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Mana, Volume: 11, Número: 2, Publicado: 2005
  • A troca das palavras e a troca das coisas: Política e linguagem no Congresso Nacional Artigos

    Abreu, Luiz Eduardo

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve as relações políticas no Congresso Nacional brasileiro utilizando o modelo da linguagem. O empreendimento tem sua "inspiração" na idéia lévi-straussiana de que a lingüística teria a chave para a compreensão da sociedade; esta inspiração é, no entanto, desenvolvida em uma outra direção. O artigo faz uma etnografia da política, valendo-se da idéia wittgensteiniana de que o significado de uma palavra é o seu uso em situações concretas; o uso, por sua vez, estaria vinculado a regras. Dentre elas, a mais importante, seria justamente a de que a política é percebida como relações de troca, nos moldes da dádiva descrita por Mauss. Argumenta-se que em certas situações a palavra, ela mesma, é uma prestação, ou seja, faz parte do sistema de trocas. O ponto central do artigo funda-se na percepção da política a partir da relação entre a troca das palavras e a troca das coisas.

    Resumo em Inglês:

    Since Lévi-Strauss, anthropologists have been trained to see the exchange rela-tionship identified by Mauss in The Gift as a form of communication. Linguistics, reasoned Lévi-Strauss, holds the key to our understanding of society. This paper develops this anthropological interest in language by pursuing an altogether different approach. Applying Wittgenstein's idea that the meaning of a word is set by its use in actual situations (actual language games), the paper describes the rules for the language games played by politicians in the Brazilian Congress. The most striking of these rules is that politics should be understood as the exchange of material and immaterial things, following the same patterns of gift exchange explored by Mauss. Arguing that, at least in some contexts, the word itself is part of such exchanges, the paper aims to provide an ethnographical investigation of politics as the relationship between the exchange of words and the exchange of things.
  • A cena: lançando sombra sobre o real Artigos

    Crapanzano, Vincent

    Resumo em Português:

    Este artigo explora a relação entre o que se considera como realidade 'objetiva' ou 'suprema' - e digamos - a sua subjetivação: um mundo de sombras, na fronteira da imaginação, que chamo de 'cena'. Sugiro que essas duas 'realidades' são mutuamente implicadas. Argumento que, na medida em que reagimos a (ou criamos) essas cenas que colorem a nossa experiência da realidade objetiva, elas merecem atenção antropológica. Enfatizo a natureza intersubjetiva da própria subjetividade e apresento uma tentativa preliminar de entendimento dos dramas interlocutórios complexos (que ocorrem no ritual, por exemplo, ou na psicanálise) que constituem a cena.

    Resumo em Inglês:

    The paper explores the relationship between what we take to be objective or paramount reality and, roughly, its subjectification: a shadowy world, edging on the imaginative, which I call the scene. I suggest that the two "realities" are mutually implicated. I argue that insofar as we respond to (as we create) these scenes that color our experiences of objective reality, they demand anthropological consideration. I stress the intersubjective nature of subjectivity itself and offer a preliminary attempt at understanding the complex interlocutory dramas, occurring in ritual, for example, or psychoanalysis, that constitute the scene.
  • Se Deus fosse jaguar: canibalismo e cristianismo entre os Guarani (séculos XVI-XX) Artigos

    Fausto, Carlos

    Resumo em Português:

    Por meio de uma reanálise da literatura sobre a "religião guarani", pretende-se indicar como e em que direções ela se transformou, desde o século XVI, recriando-se como a "religião guarani" contemporânea, tal qual a descreveu a etnologia do século XX. O pano de fundo dessa análise é a leitura crítica da noção de um "modo de ser guarani" fundado em uma religiosidade impermeável à mudança. Busca-se sugerir que o contato com o cristianismo missionário e a experiência colonial conduziram a uma crescente negação do canibalismo enquanto fundamento do poder xamânico e da reprodução social, processo aqui denominado "desjaguarificação". Esse processo conduziu a mudanças na noção de pessoa e permitiu o surgimento de um novo modo de conceber a relação com animais e divindades, fundado agora em uma categoria nativa de amor.

    Resumo em Inglês:

    Launching a reanalysis of the literature concerning 'Guarani religion,' this article explores how and in which directions it has transformed since the 16th century to eventually recreate itself as the contemporary 'Guarani religion' described by 20th century ethnology. The background to this analysis is a critical reading of the notion of a 'Guarani way of being' founded on a religiosity impervious to change. The article suggests that contact with Mission Christianity and the colonial experience led to the gradual negation of cannibalism as the basis of shamanic power and social reproduction a process here termed 'dejaguarization.' This process led to changes in the Guarani notion of personhood and enabled the emergence of a new way of conceiving the human relationship to animals and divinities; a relationship henceforth founded on a native category of love.
  • As sociedades contra o Estado existem?: Reciprocidade e poder em Pierre Clastres Artigos

    Lanna, Marcos

    Resumo em Português:

    Este artigo avalia criticamente a contribuição de Pierre Clastres para o entendimento do poder, enfatizando sua noção de "sociedade contra o Estado". Mostra que a crítica de Clastres a Lévi-Strauss não exclui uma proposta particular de atualização daquilo que o primeiro denomina "troca recíproca" e indica que sua reflexão depende de uma concepção da reciprocidade que a confunde simultaneamente com simetria, equivalência e igualdade. Mostra ainda que a noção de "sociedade contra o Estado" não deixa de se fundamentar, em última análise, na proposição de um modo específico de relação de troca entre os termos "sociedade" e "Estado". Esta troca, cuja existência é negada por Clastres, é implícita e inconscientemente afirmada por ele.

    Resumo em Inglês:

    This article critically evaluates P. Clastres's contribution to our understanding of power, with particular emphasis on his notion of "society against the State". It demonstrates that Clastres's critique of Lévi-Strauss does not exclude a particular understanding of what he calls 'reciprocal exchange' and also indicates the extent to which the author's reflections are based on an understanding of the notion of reciprocity which mistakes it simultaneously for symmetry, equivalence and equality. The article likewise shows that the notion of "society against the State" depends on a specific kind of exchange relationship between 'society' and 'the State'. The existence of this exchange - explicitly denied by Clastres - is at once implicitly and unconsciously presumed by him.
  • Identidade e alteridade entre os Ese Ejja da Bolívia setentrional Artigos

    Lepri, Isabella

    Resumo em Português:

    Este artigo explora a construção da identidade própria, que se dá na relação com os outros, em uma sociedade da Amazônia boliviana. Ele tem como foco as atitudes ambíguas dos Ese Ejja em relação aos bolivianos (não-indígenas). Sustento que a ambivalência dos Ese Ejja reflete a natureza mutável, contextual e relacional da identidade, entendida como auto-imagem. A relação descrita é caracterizada pela autodepreciação dos Ese Ejja, parcialmente atribuível a fatores históricos, econômicos e políticos, mas também coerente com a estratégia indígena de evitar confrontação direta com entidades perigosas. Além disso, sugiro que essa postura em relação aos estranhos poderosos também pode ser lida segundo as noções sociocosmológicas indígenas relativas à alteridade e ao tornar-se outro, e a partir do sentido que têm os próprios Ese Ejja de estarem na história

    Resumo em Inglês:

    This paper explores the construction of self-identity in relation to others in a Bolivian Amazon society, through the lens of the ambivalent attitudes of the Ese Ejja towards non-indigenous Bolivians. I argue that the Ese Ejja's ambivalence reflects the mutable, contextual and relational nature of identity, understood as self-image. The relationship described here is characterised by self-debasement on the part of the Ese Ejja. This is partly attributable to historical, economic and political factors, but is also consistent with the indigenous strategy of avoiding direct confrontation with dangerous entities. Moreover, it is suggested that this stance towards powerful foreigners can also be read in terms of indigenous socio-cosmological notions of otherness and of Other-becoming and of the Ese Ejja's own sense of being in history
  • Entre a "violência" e a "espontaneidade" reflexões sobre os processos de mobilização para ocupações de terra no Rio de Janeiro Artigos

    Macedo, Marcelo Ernandez

    Resumo em Português:

    No segundo semestre de 2000, acompanhei a etapa final de um processo de mobilização para uma ocupação de terras no estado do Rio de Janeiro. Esse processo, organizado pelo MST/RJ, envolveu a realização de reuniões preparatórias, as chamadas reuniões de frente de massa. Por meio da descrição e da análise de algumas dessas reuniões, examino neste artigo como foi o processo de mobilização. Focalizando o ponto de vista dos organizadores, apresento as estratégias adotadas e discuto seus limites, possibilidades e contradições. De um ponto de vista mais amplo, o texto insere-se na discussão sobre a constituição dos movimentos sociais no Brasil. Nesse sentido, aponto para os limites de dois tipos de abordagens: aquelas que reivindicam um caráter espontâneo para a formação dos movimentos sociais, e aquelas que percebem esses processos como novas formas de se reproduzirem antigos modelos da relação patrão-empregados.

    Resumo em Inglês:

    In the second half of 2000, I accompanied the final phase of a land occupation campaign in Rio de Janeiro state. Organized by the Rio de Janeiro Landless Workers Movement (MST/RJ), this campaign involved a series of preparatory meetings, called mass front meetings. Starting with a description and analysis of some of these meetings, I examine how the campaign process unfolded. Focusing on the viewpoint of the organizers, I present the adopted strategies and discuss their limitations, possibilities and contradictions. From a wider viewpoint, the text looks to contribute to the current debate concerning the formation of social movements in Brazil. To this end, I point out the limitations of two kinds of approach: those which claim social movements form more or less spontaneously, and those which perceive these processes as new forms of reproducing old models of the boss-employee relationship.
  • Mitos coletivos, narrativas pessoais: cura ritual, trabalho terapêutico e emergência do sujeito nas culturas da "Nova Era" Artigos

    Maluf, Sônia Weidner

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, observa-se no cenário urbano brasileiro o cruzamento entre novas formas de espiritualidade e práticas terapêuticas alternativas. Diferentes denominações têm sido utilizadas para definir tais experiências. Diversas publicações antropológicas e sociológicas, porém, já convencionam tratar o fenômeno com a denominação geral de culturas da Nova Era. Neste texto, pretende-se realizar uma reflexão, do ponto de vista terapêutico, sobre este tipo de trabalho e também sobre o exercício espiritual, além dos procedimentos visando ao alívio e à cura dos males ou sintomas no interior desse universo. Questões como a noção de trabalho, o espaço e os comportamentos ritualísticos, o tempo ritual e o tempo terapêutico, a relação terapêutica, as performances narrativas, os mediadores simbólicos, a relação entre mitos coletivos e narrativas pessoais são discutidas e relacionadas aos significados deste tipo de trabalho. Observa-se que, no decorrer de cada processo de tratamento, o objeto da cura dá lugar ao indivíduo como um todo. Um dos sentidos do presente trabalho é o empoderamento do indivíduo e a emergência do sujeito.

    Resumo em Inglês:

    Over the last few years, urban Brazil has seen the merging of new forms of spirituality with alternative therapeutic practices. Different labels have been used to define these experiences. Many anthropological and sociological publications, however, have already classified the phenomenon under the general rubric of New Age cultures. This text aims to reconsider this type of work - and the accompanying spiritual practices - from the therapeutic point of view, as well as examining the procedures used to alleviate and cure illnesses or symptoms. Issues such as the notion of work, ritual space and behaviours, ritual time and therapeutic time, the therapeutic relationship, narrative performances, symbolic mediators, the relation between collective myths and personal narratives are discussed and related to the central meanings of this type of work. The text concludes that each process of treatment involves substituting the object of the cure with the individual as a whole. One of the key meanings to emerge in the present work is the empowermnent of the individual and the emergence of the subject.
  • Illusio: aquém e além de Bourdieu Artigos

    Oliveira, Pedro Paulo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é trabalhar a idéia de illusio tal como foi formulada por Bourdieu, enriquecendo-a com aportes teóricos da psicanálise e da reflexão desenvolvidos por autores distintos, como Clifford Geertz e Cornelius Castoriadis. A aproximação entre a reflexão sociológica cunhada como socioanálise, por Bourdieu, e a psicanálise pode ser efetuada no momento em que o conceito de illusio sugere uma aproximação efetiva com o conceito de sublimação, como buscam esclarecer os argumentos aduzidos no trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to explore the idea of illusio as formulated by Bourdieu, enriching his notion with theoretical contributions from psychoanalysis and the thinking of such distinct authors as Clifford Geertz and Cornelius Castoriadis. The text argues that the sociological reflection dubbed socioanalysis by Bourdieu is compatible with psychoanalysis insofar as the concept of illusio displays close affinities with the concept of sublimation.
  • À luz da tragédia: Édipo e o apotropaico Artigos

    Serra, Ordep

    Resumo em Português:

    Focalizando as tragédias sofocleanas Rei Édipo e Édipo em Colono, mas considerando também outras versões e documentos iconográficos relativos ao mito de Édipo, busca-se evidenciar que a noção do apotropaico desempenha, nesse contexto, um papel significativo. Sugere-se que as crenças e as práticas nas quais este valor se exprime têm raízes no plano mais profundo de uma cosmovisão tradicional dos helenos: têm a ver com idéias sobre o destino e com categorias fundamentais do pensamento religioso dos gregos. Sustenta-se que o código do apotropaico tem na magia (domínio ao qual inúmeros estudos tendem a cingi-lo), apenas uma de suas expressões, cuja interpretação depende da análise de outros discursos da cultura grega. Na encenação da história de Édipo, a tragédia evidencia com singular clareza o sentido mais profundo do apotropaico.

    Resumo em Inglês:

    Focusing mainly on the Sophoclean tragedies Oedipus Rex and Oedipus at Colonnus, but also considering other versions of the Oedipus myth and some of the iconographic documents relating to it, this article looks to show that the apotropaic element plays an important role in this mythic context. It suggests that the beliefs and practices through which the apotropaic value is expressed are rooted in the deepest grounds of the Greek Weltanschauung and related to conceptions of fate and the basic categories of Greek religious thought. Although many studies usually restrict its operation to this circle, the article argues that magic is just one of the fields in which the apotropaic code is expressed, and that the interpretation of this code requires the consideration of other discourses and the analysis of other aspects of Greek culture. In theatrical presentations of the Oedipus tale, the tragedy reveals the deepest meaning of the apotropaic with singular clarity.
  • As grandes cidades e a vida do espírito (1903) Documenta

    Simmel, Georg
  • A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos Resenhas

    Shanon, Benny
  • Bom para brincar, bom para comer: a polêmica da Farra do Boi no Brasil Resenhas

    Süssekind, Felipe
  • Resenhas

    Lacombe, Andrea
  • Resenhas

    Benítez, María Elvira Díaz
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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