Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 14, Número: 2, Publicado: 2008
  • Gabriel Tarde e as ciências sociais francesas: afinidades eletivas Artigos

    Consolim, Marcia Cristina

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga os fatores que contribuíram para a ascensão intelectual de Tarde nos anos 1890, tendo-se em conta o fato de que o autor não tinha as credenciais acadêmicas necessárias para a carreira universitária. Procuro mostrar que Tarde conquistou prestígio junto a instâncias do poder intelectual e político contrárias à crescente autonomia da universidade e das ciências sociais. Os grupos pertencentes ao pólo pedagógico e ao pólo técnico-profissional ainda eram hegemônicos nos anos 1890, mas passaram a disputar com Durkheim a definição legítima das novas disciplinas. Como parte de uma estratégia estamental, esses grupos elegeram a psicologia social de Tarde como instrumento de combate, autor que correspondeu às expectativas e acumulou capital social nas mais diversas instâncias intelectuais e políticas, sendo por isso amplamente recompensado.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates the factors that contributed to the intellectual ascension of Tarde during the 1890's. Taking into account the fact that the author lacked the necessary academic credentials for a university career, I seek to show that Tarde obtained prestige among circles of intellectual and political power that were contrary to the growing autonomy of the university and the social sciences. Groups affiliated to the pedagogic pole and the technical-professional pole were still hegemonic in the 1890's, but they began to contend with Durkheim for the legitimate definition of the new disciplines. As part of a strategy of maintaining hierarchy, these groups elected the social psychology of Tarde as an instrument for combat. The author lived up to expectations and accumulated social capital in diverse intellectual and political fields, being thereby amply rewarded.
  • Estruturas de diferença no palin, esporte mapuche Artigos

    Course, Magnus

    Resumo em Português:

    Combinando dados históricos e etnográficos, este artigo explora a importância dos vários níveis de oposição dentro do esporte do palin e as práticas sociais que o cercam, nas comunidades indígenas mapuche, no sul do Chile. Empregando o conceito de afinidade potencial, procuro analisar de que modo a oposição entre identidade e diferença toma formas distintas - como a guerra, o ritual ou o intercâmbio - em níveis distintos de análise, tais como os grupos étnicos, o grupo local e a pessoa. Essa multiplicidade de oposições está relacionada com a variedade dos contextos históricos nos quais o palin tem sido importante. Concentrando a atenção na relevância das relações de alteridade dentro do palin, este artigo procura expandir para o domínio do esporte indígena a aplicação da abordagem antropológica da socialidade ameríndia, abordagem esta geralmente restrita ao parentesco e à mitologia.

    Resumo em Inglês:

    Combining historical and ethnographical data, this paper explores the importance of various levels of opposition in the sport of palin and the social practices that surround it in the Mapuche communities of southern Chile. Using the concept of potential affinity, I seek to analyse the way in which the opposition between identity and difference takes distinct forms - such as those of warfare, ritual and exchange - at different levels of analysis, such as that of the ethnic group, the local group and the person. This multiplicity of oppositions is related to the variety of historical contexts in which palin has been important. Focusing on the relevance of relations of alterity in palin, the article looks to apply to the domain of Indigenous sport the anthropological approach to Amerindian sociality, which has generally been restricted to kinship and myth.
  • Donos demais: maestria e domínio na Amazônia Artigos

    Fausto, Carlos

    Resumo em Português:

    O texto versa sobre certa categoria indígena - usualmente traduzida por "dono" ou "mestre" - que, na Amazônia, transcende em muito a simples expressão de uma relação de propriedade ou domínio. A categoria e seus recíprocos designam um modo generalizado de relação, que caracteriza interações entre humanos, entre não-humanos, entre humanos e não-humanos e entre pessoas e coisas. Trata-se de uma categoria-chave para a compreensão da sociologia e da cosmologia indígenas que, não obstante, recebeu relativamente pouca atenção. Esse texto visa explorar, a partir de um conjunto de evidências etnográficas, as conseqüências de imaginar-se o universo ameríndio como um mundo de donos e o dono como o modelo da pessoa magnificada, com o objetivo de discutir noções de posse, domínio e poder nas terras baixas da América do Sul.

    Resumo em Inglês:

    This text is concerned with a specific Indigenous category - usually translated as "owner" or "master" - which, in Amazonia, transcends the simple expression of a relationship of property or domain. The category and its reciprocal terms designate a generalized mode of relating that characterizes interactions between humans, between non-humans, between humans and non-humans and between persons and things. It is a key category for understanding Indigenous sociologies and cosmologies, which, notwithstanding its importance, has received relatively little attention. Through the analysis of ethnographical evidence, this text seeks to explore the consequences of imagining the Amerindian universe as a world of owners and the owner as a model for the magnified person, in order to discuss notions of ownership, domain and power in lowland South America.
  • As condições sociais de produção das lembranças entre imigrantes ucranianos Artigos

    Guérios, Paulo Renato

    Resumo em Português:

    O presente artigo propõe um enfoque para o estudo das relações entre "memória" e pertencimento social. A partir de uma crítica dos objetivos e dos instrumentos propostos nas obras de Maurice Halbwachs acerca da "memória coletiva", enceta uma discussão sobre as condições sociais que infletem a produção de lembranças entre pessoas ligadas a uma dada configuração social. São utilizadas como material empírico as lembranças produzidas por imigrantes camponeses de origem eslava - os "rutenos" ou "ucranianos" - a respeito de sua vinda ao Brasil no final do século XIX. O artigo inicia com um estudo crítico das idéias de Halbwachs sobre as relações entre "memória" e "sociedade"; após uma breve apresentação dos imigrantes ucranianos, explora seus relatos em torno de sua imigração para discutir os mecanismos sociais que incidem em suas lembranças em sentidos convergentes ou divergentes entre si; e conclui-se com o exame de algumas implicações da análise empreendida.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to put into focus the study of the relationship between "memory" and social belonging. Beginning with a critique of the objectives and tools advanced in Maurice Halbwachs's writings on "collective memory", the article embarks on a discussion of the social conditions that inflect upon the production of memories among people linked to a given social configuration. The empirical bases for the analysis are the recollections produced by peasant immigrants of Slavic origin - the "Rusyns" or "Ukrainians" - concerning their journey to Brazil in the end of the nineteenth century. The article starts with a critical study of Halbwachs's ideas on the relationship between "memory" and "society", and, after a brief presentation of the Ukrainian immigrants, explores the stories concerning their migrations in order to discuss the social mechanisms that impress upon their recollections meanings that both converge or diverge amongst themselves. It concludes by an examination of some of the implications of the analysis.
  • Imagem social ou luta política e cultural pelo controle do mercado Artigos

    Laferté, Gilles

    Resumo em Português:

    A partir de uma história dos usos da noção de identidade, na França, pode-se isolar uma compreensão essencialista própria ao senso comum e a alguns trabalhos de ciências sociais e uma outra, construtivista, que se impôs amplamente nas ciências sociais contra a noção de cultura, consagrando a fórmula hoje corriqueira da construção de identidades. Parece-nos que os ganhos heurísticos trazidos pela fórmula estão atualmente esgotados, já que tendem a privilegiar a análise de discursos em detrimento daquela das práticas, conferindo uma visão excessivamente plástica ao social. Desejando reintroduzir as instituições e as estruturas sociais diretamente na análise, propomos um vocabulário alternativo, em torno das identificações, imagens sociais e pertencimento. Desenvolvemos, então, o caso da construção de uma imagem social, aquela da Borgonha na III República, para dar a justa medida do conjunto das evoluções estruturais e institucionais indispensáveis ao êxito de uma mudança discursiva sobre os territórios.

    Resumo em Inglês:

    Through a history of the uses of the concept of identity in France, it is possible to identify an essentialist definition that is typical of both common sense and of some of the social science literature, and another, constructivist meaning that has imposed itself on the social sciences against the concept of culture, thereby establishing the current approach to the construction of identities. It seems as if the heuristic advantages of the latter formula have drained themselves, since they tend to privilege the analysis of discourse at the expense of practice, conferring an excessively plastic view of the social. Hoping to re-introduce institutions and social structure into the analysis, I propose an alternative vocabulary of identifications, social images and belonging. I then proceed to a case study of the construction of social image, that of Burgundy in the 3rd Republic, so as to make evident the set of structural and institutional evolutions that are indispensable to the success of a discursive change concerning territories.
  • Irmã de índio, mulher de branco: perspectivas femininas no alto rio Negro Artigos

    Lasmar, Cristiane

    Resumo em Português:

    A posição "deslocada" das mulheres é um traço constitutivo da experiência social feminina no alto rio Negro, em contraste com a masculina, esta fortemente centrada na noção de "pertencimento". Tomando isso por pressuposto, realiza-se, neste artigo, uma reflexão sobre a experiência social das mulheres indígenas que residem na cidade de São Gabriel da Cachoeira, principal pólo urbano da bacia do alto rio Negro. Com base em análise etnográfica, discute-se o modo como os casamentos com brancos na cidade contribuem para o processo de transformação da experiência social feminina.

    Resumo em Inglês:

    The "displaced" position of women is a constitutive feature of female social experience in the Upper Rio Negro, in contrast to the male position which is centred on the notion of "belonging". Starting from this premise, the article reflects on the social experience of Indigenous women who live in the city of São Gabriel da Cachoeira, the principal urban centre in the Upper Rio Negro basin. Through ethnographic analysis, it explores how marriages with white men in the city contribute to the process of transforming female social experience.
  • Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico Artigos

    Novaes, Sylvia Caiuby

    Resumo em Português:

    Quais as diferentes formas de engajamento que imagem e texto propiciam ao espectador/leitor? Sabemos que texto e imagem comunicam e que toda comunicação depende de uma relação entre aqueles que se comunicam; o objetivo deste texto é entender as novas possibilidades para a antropologia da expressão do conhecimento que se utiliza de imagens, como fotografias ou filmes.

    Resumo em Inglês:

    What different forms of engagement do image and text allow the spectator/reader? We know that text and image communicate, and that all communication depends on a relationship between those who communicate. The objective of this text is therefore to understand the new possibilities available to an anthropology of the expression of knowledge that makes use of images, such as photographs and films.
  • O sujeito cerebral e o movimento da neurodiversidade Artigos

    Ortega, Francisco

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o movimento da neurodiversidade organizado basicamente por autistas chamados de alto funcionamento que consideram que o autismo não é uma doença a ser tratada, mas uma diferença humana, a qual deve ser respeitada como outras diferenças. O movimento da "neurodiversidade" deve ser inserido em um marco sociocultural e histórico mais amplo que incorpore o impacto crescente no imaginário cultural dos saberes e das práticas neurocientíficas com o paradigma do sujeito cerebral e a expansão da neurocultura. No contexto do sujeito cerebral, o cérebro responde por tudo o que outrora costumávamos atribuir à pessoa e vem se tornando um critério biossocial de agrupamento fundamental. O artigo mostra como uma ideologia solipsista, reducionista e cientificista - o sujeito cerebral - pode servir de base para a formação de identidade e de redes de sociabilidade e comunidade.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the neurodiversity movement, organized mostly by so-called high-functioning autists, who consider that autism is not a disease to be treated, but rather a human difference that should be respected alongside other differences. The "neurodiversity" movement must be set within a wider sociocultural and historical field that incorporates the growing impact of neuroscientific knowledge and practices in the cultural imagination with the paradigm of the cerebral subject and the expansion of neuroculture. In the context of the cerebral subject, the brain accounts for all that we used to attribute to the person, and it is becoming a fundamental criterion for biosocial grouping. The article shows how a solipsist, reductionist and scientificist ideology - the cerebral subject - can act as the basis for the formation of identity and networks of sociability and community.
  • Crítica de cultura no feminino Artigos

    Pontes, Heloisa

    Resumo em Português:

    O artigo analisa as inflexões de gênero no campo intelectual brasileiro, em sua interface com a crítica de cultura e literária, entre os anos de 1920 e 1960, por meio das trajetórias sociais de três mulheres expressivas, que fizeram "nome" como críticas de cultura, ensaístas e escritoras: Lúcia Miguel Pereira, Patrícia Galvão e Gilda de Mello e Souza. As três pertencem a gerações distintas e cobrem o espectro político da época: do comunismo ao socialismo, no caso de Patrícia Galvão, passando pelos círculos dos intelectuais católicos, no caso de Lúcia Miguel Pereira, ou mantendo certa distância destas questões e firmando uma identidade intelectual de tipo acadêmico, como Gilda de Mello e Souza. Vistas em conjunto e em meio aos constrangimentos derivados das relações de gênero, elas delineiam alguns dos espaços possíveis para a atuação intelectual das mulheres na época. Para não essencializar marcadores sociais que só ganham vigor analítico quando postos em relação, o artigo se fecha com uma comparação entre o campo intelectual e teatral, com o propósito de contrastar as oportunidades de carreiras e as maneiras distintas de fazer um "nome" que se abriram para as intelectuais e as atrizes no período.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses the inflections of gender upon the Brazilian intellectual field, in its interface with literary and cultural critique, from the 1920's to the 1960's. It focuses on the trajectory of three expressive women who achieved renown as critics of culture, essayists and writers: Lúcia Miguel Pereira, Patrícia Galvão and Gilda Mello e Souza. The three belong to distinct generations and cover the political spectrum of the time: from Communism to Socialism, for Patrícia Galvão, through the intellectual circles of Catholicism, for Lúcia Miguel Pereira, or else maintaining a certain distance from these issues and establishing an academic intellectual identity, in the case of Gilde de Mello e Souza. When taken as a set and in the context of the constraints that derive from gender relations, they delineate some of the possible fields for the intellectual activity of women at the time. So as to avoid essentializing social markers that only become analytically potent when placed in relationship, the article concludes by a comparison of the intellectual and theatrical fields, in order to contrast career opportunities and the distinct ways of making a "name" for oneself that were available to intellectuals and actresses at the time.
  • Introdução Dossiê - Homenagem Aos Fundadores

    Velho, Gilberto
  • Trajetórias convergentes: Cardoso de Oliveira e Maybury-Lewis Dossiê - Homenagem Aos Fundadores

    Laraia, Roque de Barros
  • A terceira margem de RCO Dossiê - Homenagem Aos Fundadores

    Velho, Otávio
  • Lembranças Dossiê - Homenagem Aos Fundadores

    Peirano, Mariza
  • Diversidade cultural e direitos dos povos indígenas Dossiê - Homenagem Aos Fundadores

    Davis, Shelton H.
  • Um semeador da antropologia: os antropólogos como nativos e seus ritos Dossiê - Homenagem Aos Fundadores

    Oliveira, João Pacheco de
  • Shane, the lone ethnographer: a beginner's guide to ethnography Resenhas

    Fleischer, Soraya
  • O Instituto Rio Branco e a diplomacia brasileira: um estudo de carreira e socialização Resenhas

    Siciliano, Tatiana Oliveira
  • Lengua e cultura yanomami: diccionario ilustrado yanomami-español / español-yanomami Resenhas

    Fargetti, Cristina Martins
  • O casal grávido: disposições e dilemas da parceria igualitária Resenhas

    Silveira, Liane Maria Braga da
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com