Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 16, Número: 1, Publicado: 2010
  • Sobre a fabricação contextual de pessoas e coisas: as técnicas jurídicas e o estatuto do ser humano após a morte Artigos

    Bevilaqua, Ciméa Barbato

    Resumo em Português:

    A partir do exame de decisões de tribunais estaduais brasileiros envolvendo a consideração jurídica do ser humano após a morte, este artigo procura identificar diferentes formas pelas quais as técnicas jurídicas constituem e distinguem pessoas e coisas. A análise dos julgamentos evidencia que a categorização de um ente como pessoa ou coisa depende de distinções contingentes efetuadas no exame de situações particulares, o que implica reconhecer o direito como um poderoso operador ontológico que efetivamente constrói o mundo ao qual suas disposições se referem. Em parte associado à complexa topografia de ramos e especialidades do direito, o caráter contextual da distinção entre pessoas e coisas permite identificar nas decisões judiciais diferentes graus de personificação e reificação, assim como a possibilidade de constituição de pessoas e coisas pela articulação de atributos de entes distintos.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the fabrication of persons and things through legal techniques, taking as reference a study of Brazilian court rulings involving human beings after death. Analysis of these decisions reveals that any categorization of an entity as a person or thing depends on contingent distinctions made in particular situations, which in turn implies that law is in fact a powerful ontological device creating the world to which it refers. The contextuality of the person/thing distinction, partly associated with the complex topography of legal branches and specialities, allows different degrees of personification and reification to be identified, along with the possibility of fabricating persons and things by combining specific attributes from different entities.
  • Ashis Nandy e as vicissitudes do self: crítica, subjetividade e civilização indiana Artigos

    Domingues, José Maurício

    Resumo em Português:

    Este texto trata da obra de Ashis Nandy, um dos principais intelectuais indianos contemporâneos, psicólogo social, psicanalista, bem como cientista político, que busca desenvolver o que chamou de "tradicionalismo crítico". Sua discussão da personalidade e do indivíduo, dentro de uma concepção ampla da civilização da Índia, com a modernidade fazendo-se presente como ameaça explícita (e elemento implícito, mais ambiguamente), é crucial em vários sentidos - em particular teoricamente - para o entendimento da Índia e para uma teoria da civilização. A composição múltipla do self e suas relações tanto com a cultura índica quanto com a ocidental se destacam em sua discussão.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the work of Ashis Nandy, one of Indian's foremost contemporary intellectuals, a social psychologist, psychoanalyst and political scientist, responsible for developing what he calls a ‘critical traditionalism.' Adopting a broad conception of Indian civilization in which modernity poses an explicit threat (and, more ambiguously, an implicit element), Nandy's discussion of personality and the individual is crucial at various levels - in particular theoretical - to understanding India and developing a theory of civilization. One of the prominent features of his discussion is the multiple composition of the self and its relations to both Indian and Western civilizations.
  • Colecionando pensamentos: sobre os atos de colecionar Artigos

    Fabian, Johannes

    Resumo em Português:

    Desde que a antropologia se tornou uma disciplina, o trabalho de campo e a pesquisa in situ, bem como os estudos de objetos materiais guardados/exibidos em museus tornaram-se ambos parte da produção de conhecimento antropológico. O colecionismo científico/acadêmico tornou-se cheio de premissas teóricas e procedimentos metodológicos concebidos sob o paradigma da "história natural". Lidar com essa herança é tão importante quanto e não menos difícil do que responder aos desafios pós-coloniais enfrentados pelos museus etnográficos em qualquer lugar. O renascimento dos estudos de cultura material desempenhou um papel crucial nessas reorientações e desenvolvimentos e foi pelo menos tão significativo quanto a "virada literária" da antropologia na direção do movimento da cultura como texto. A criação de arquivos de textos virtuais pode ser (e provavelmente já é) relevante para a documentação de coleções.

    Resumo em Inglês:

    Ever since anthropology became a discipline, fieldwork and in situ research, combined with the study of material objects stored/displayed in museums, both formed an integral part of the way anthropological knowledge is produced. Scientific/academic collectionism became stocked with theoretical premises and methodological procedures conceived under the paradigm of ‘natural history.' Dealing with this heritage is as important as it is difficult to respond to the post-colonial challenges faced by ethnographic museums wherever they are located. The rebirth of material culture studies played a crucial role in these reorientations and developments and was just as significant as anthropology's ‘literary turn' towards reading culture as a text. The creation of virtual archives of texts can be (and probably already is) a significant element in any documentation of collections.
  • A construção intelectual dos mercados agrícolas: a sociedade francesa dos economistas rurais e a revista Economie Rurale Artigos

    Parpet, Marie-France Garcia

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe-se a analisar o papel das instituições de pesquisa e científicas que contribuíram, juntamente com os sindicatos e as organizações profissionais agrícolas, para modelar a identidade social do campesinato e fazer com que as explorações agrícolas fossem pensadas e geradas como uma empresa como qualquer outra. Nós nos debruçaremos, particularmente, sobre a criação e a produção da Revista Economie Rurale, seus enunciados e a identidade social de seus autores, confrontando-os com a produção intelectual difundida por outras revistas para estudar o modo como os modelos econômicos importados do universo intelectual norte-americano contribuíram para o reconhecimento de uma racionalidade econômica tida como a única via da evolução histórica.

    Resumo em Inglês:

    The following study assesses the contribution of research bodies, individual scientists, farming unions and agricultural trade organisations to shaping the social identity of the peasant classes and gradually causing agriculture to be conceived and managed like any other business enterprise. Special attention is given to the launch and published issues of Economie rurale, including the ideas championed in the journal and the social profile of its contributors. These are compared and contrasted with the ideas and authors promoted in other journals in order to study the way in which economic models imported from the United States led to economic rationality becoming recognized as the only path to historical evolution.
  • Emoções e política: a vítima e a construção de comunidades emocionais Artigos

    Jimeno, Myriam

    Resumo em Português:

    No presente texto, detenho-me na construção cultural da categoria vítima como forma de afirmação da civilidade. Ao longo dos últimos anos, temos presenciado na Colômbia a afirmação de uma linguagem que narra experiências pessoais de sofrimento na forma de testemunho pessoal. Essa linguagem, eminentemente emocional, cria laços entre pessoas diversas, naquilo que podemos chamar sociedade civil, ao redor do compartilhamento da "verdade" a respeito dos fatos de violência ocorridos recentemente. Argumento que esta linguagem do testemunho pessoal tem efeitos políticos, na medida em que constrói uma versão compartilhada dos acontecimentos de violência da última década e serve de alicerce para uma ética do reconhecimento e para ações de protesto e de reparação, visto que é um mediador simbólico entre a experiência subjetiva e a generalização social. Examino a construção social da categoria vítima em três cenários sociais: a encenação e a mobilização por parte da comunidade indígena diante de fatos de violência, as manifestações massivas de 2008 e a luta pela promulgação da Lei de Vítimas. Destaco o papel relevante de mulheres e indígenas ao realizarem testemunhos públicos sobre os fatos de violência, como forma de chegar à verdade, o que aponta para a criação de uma narrativa compartilhada e para a generalização de princípios morais diante dos atos de violência feitos em nome da "política".

    Resumo em Inglês:

    This text focuses on the cultural construction of the category of victim as an affirmation of civility. Over the last few years Colombia has seen the emergence of a genre of language dedicated to narrating experiences of suffering in the form of personal testimony. This highly emotive language creates bonds between different members of ‘civil society' who find common ground in sharing ‘the truth' concerning the acts of violence perpetrated in recent years. I argue that the idiom of personal testimony produces political effects since it creates a shared version of the violent events occurring over the last decade. Moreover it opens the way for an ethics based on the recognition of demands for reparation by providing a symbolic mediation between subjective experience and the society at large. I examine the social construction of the category of victim in three different settings: the mobilization of the indigenous community in response to violent acts; the massive protests held in 2008 against these acts; and the campaign for approval of the Victims Law. I also highlight the crucial role played by women and indigenous peoples in testifying publicly about this violence as a way of arriving at the truth, a process leading to the construction of a shared narrative and to the generalization of moral principles vis-à-vis acts of violence perpetrated in the name of ‘politics.'
  • A trajetória dos chiru na construção da tradição de conhecimento Kaiowa Artigos

    Mura, Fabio

    Resumo em Português:

    Os Kaiowa atribuem grande importância a certos tipos de "objetos", que exigem um cuidado especial: os chiru (cruzes e varas). No tempo das origens, cada família extensa recebeu os primeiros chiru, potencialmente podendo obter os benefícios derivados de seu poder. Estes "objetos", contudo, se descuidados, podem surtir o efeito contrário, provocando pragas e doenças. Por tal razão, muitos chiru foram cuidadosamente conservados e transmitidos por gerações, até os dias de hoje. Pretendo aqui retraçar a trajetória dos chiru, procurando reconstruir sua distribuição e redistribuição, bem como das relações e interações desenvolvidas por xamãs e aprendizes. Estes fatos são relevantes para a construção da tradição de conhecimento indígena, bem como de sua historicidade, na situação histórica contemporânea, em que os índios buscam constantemente alcançar o equilíbrio cósmico almejado.

    Resumo em Inglês:

    Certain ‘objects' requiring special care have a great relevance for the Kaiowa: the chiru (crosses and sticks). At the beginning of time, every extended family received their first chiru, allowing them to obtain the benefits of their power. Failing to care properly for these ‘objects,' however, can generate the opposite effect, causing misfortune and diseases. Consequently many chiru have been carefully conserved and passed on from one generation to the next. Here I trace the trajectory taken by the chiru, reconstituting their paths of distribution and redistribution, as well as the relationships and interactions between shamans and their apprentices. These facts play a key role in the construction of the indigenous knowledge tradition and historicity, all of which influence the contemporary historical situation in which the Kaiowa strive to attain and maintain a desired cosmic equilibrium.
  • Reflexividade Nativa: quando a crença dialoga com a dúvida no período de Finados Artigos

    Reesink, Mísia Lins

    Resumo em Português:

    A análise dos processos de reflexividade religiosa vem ganhando espaço no campo da antropologia da religião, em que se busca examinar de que forma práticas e crenças se tornam objeto de reflexão de pessoas ou grupos religiosos. Nesse sentido, e a partir de dados etnográficos, este trabalho pretende refletir sobre o "dialógo" que se estabelece entre a dúvida, o ceticismo e a crença na realização do ritual católico de Finados, em particular, o ritual de acender velas, em cemitérios de Recife. Este artigo toma, assim, o período de Finados como lócus privilegiado para pensar a dinâmica reflexiva da dúvida-ceticismo-crença entre católicos recifenses, considerando ainda que o ritual e as suas implicações reflexivas não podem ser compreendidas sem levar em conta as representações que estes católicos elaboram sobre as relações entre os mortos, os vivos e o "outro mundo".

    Resumo em Inglês:

    Analysis of religious reflexivity has becomes increasingly present in the anthropology of religion, in particular investigations into how practices and beliefs the object of reflection of believers and religious groups. Here I turn to ethnographic data to explore the ‘dialogue' between doubt, scepticism and belief in the performance of the Catholic ritual of All Souls' Day at cemeteries in Recife, especially the ritual lighting of candles. All Souls' Day provides an ideal context for discussing the reflexive dynamics of doubt-scepticism-belief of Catholics living in Recife. The ritual and its reflexive implications cannot be understood without taking into account the representations of these believers concerning the relations between the dead, the living and the ‘other world.'
  • "Abraços de mono": elos perdidos e encontros intersubjetivos em etnografia com primatólogos no Brasil Artigos

    Silva e Sá, Guilherme José da

    Resumo em Português:

    A partir de pesquisa etnográfica junto a um grupo de primatólogos atuando em um fragmento da Mata Atlântica mineira, proponho tratar de algumas questões caras à antropologia da ciência, em especial daquela que da perspectiva etnológica se interessa pelas relações entre humanos e não humanos e pelas dinâmicas cosmológicas de atuação deste coletivo. Neste trabalho dedico-me à analise das formas de construção da imagem e agenciamento dos primatas estudados [conhecidos como "muriquis" ou "mono-carvoeiros"] que permeiam o discurso-cultura dos pesquisadores. Procura-se apresentar este coletivo de humanos e não humanos mapeando suas relações e variações dispostas na circulação de imagens, comportamentos e performances transespecíficas.

    Resumo em Inglês:

    Based on ethnographic fieldwork with a team of primatologists working in a small area of Brazilian Atlantic Forest, this paper engages with some of the classical issues in the anthropology of science, especially the ethnological interest in the relations between humans and non-humans and the cosmological dynamics that shape this collective. The paper focuses on how the image and agency of the primates is constructed (woolly-spider monkeys known as ‘muriquis' or ‘mono-carvoeiros') and also analyzes their appropriation by primatological discourse-culture. As well as tracing the relations forming this collective of humans and non-humans, the text maps the variations composed of images, behaviours and transpecific performances.
  • Os novos sentidos da interdisciplinaridade Artigos

    Velho, Otávio

    Resumo em Português:

    O artigo-conferência sugere que a partir de meados do século XX foi sendo gestado no campo científico um novo paradigma associado umbilicalmente à interdisciplinaridade. Explora as consequências disso para as ciências sociais e para as atividades de ciência e tecnologia em nosso país, bem como as suas implicações políticas e para o senso-comum do nosso tempo.

    Resumo em Inglês:

    This paper suggests that from the mid 20th century onwards a new paradigm umbilically associated with interdisciplinarity began to gestate within the scientific field. It explores the consequences of the birth of this paradigm for the social sciences and for scientific and technological activities in Brazil, as well as its political implications and its effect on our present-day common sense.
  • Três famílias: identidades e trajetórias transgeracionais nas classes populares Resenhas

    Salem, Tania
  • Polícia e proximidade: uma etnografia da polícia em Lisboa Resenhas

    Poncioni, Paula
  • O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch Resenhas

    Altmann, Eliska
  • Une maison sans fille est une maison morte: la personne et le genre en sociétés matrilinéaires et/ou uxorilocales Resenhas

    Lea, Vanessa
  • Anthropology and the new genetics Resenhas

    Gaspar Neto, Verlan Valle; Santos, Ricardo Ventura
  • Pierre Fatumbi Verger: du regard détaché à la connaissance initiatique Resenhas

    Banaggia, Gabriel
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com