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Mana, Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2012
  • O paradoxo de Bergson: diferença e holismo na antropologia do Ocidente Artigos

    Duarte, Luiz Fernando Dias

    Resumo em Português:

    A antropologia do Ocidente, enquanto projeto de conhecimento comparado da experiência humana, decorre de uma disposição em acolher a diferença e o holismo como foco e método de sua lide, em contraposição aos valores que norteiam a ciência iluminista, redutora da complexidade e potência dos fenômenos humanos. Porém, ao assumi-la, dirigindo-se para as fronteiras da alteridade, não faz senão atender justamente àquele mandato "romântico" interno ao Ocidente. Analisam-se as características desse paradoxo, particularmente no horizonte dos saberes "pós-modernos" em sentido lato.

    Resumo em Inglês:

    Western anthropology, as a project of comparative knowledge of the human experience, is rooted in a willingness to embrace difference and holism as focus and method of dispute, as opposed to the values that guide Enlightenment science, which reduces the complexity and power of human phenomena. In assuming this, however, while exploring the borders of otherness, anthropology ends up fulfilling the west's internal "romantic" mandate. In the present article, we analyze the characteristics of this paradox, particularly with regards to "postmodern" knowledge in the broad sense.
  • Limites da autonomia e da autodefesa indígena: experiências mexicanas Artigos

    Gledhill, John

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa a situação atual das lutas dos povos indígenas mexicanos para alcançarem a autodeterminação e transcenderem os limites do multiculturalismo neoliberal. Após examinar as relações entre a radicalização das demandas indígenas e as transformações do Estado mexicano, a análise centra-se na história recente de uma comunidade indígena nahua no litoral do estado de Michoacán, que tem uma longa e bem-sucedida história de defesa de suas terras comunais, e numa comunidade purépecha no planalto central do mesmo estado, que tem sido sua aliada. A violência de atores externos, que aflige estas comunidades, revela as consequências da penetração em todos os níveis de governo do crime organizado, mas a análise também mostra como a capacidade das comunidades indígenas para resistirem pode ser prejudicada pela sua desarticulação interna pelas mesmas forças, num clima de impunidade em que a violência paramilitar pode avançar uma variedade de interesses econômicos regionais e transnacionais.

    Resumo em Inglês:

    This text analyzes the present situation of the struggles of Mexico's indigenous peoples to achieve self-determination and transcend the limits of neoliberal multiculturalism. After reviewing the relationships between the radicalization of indigenous demands and transformations of the Mexican state, our analysis focuses on the recent history of a Nahua indigenous community on the Pacific coast of Michoacán state, which has a long and successful history of defense of its communal lands. We also look at a Purhépecha community in the central highlands of Michoacán which has been the first community's ally. The violence of external actors that afflicts these communities reveals the consequences of the penetration of all levels of government by organized crime. However, our analysis also shows how the capacity of indigenous communities to resist can be undermined by their internal disarticulation by the same forces, which operate in a climate of impunity in which paramilitary violence can serve a variety of regional and transnational economic interests.
  • O Brasil: um Estado-nação a ser contruído. O papel dos símbolos nacionais, do Império à República Artigos

    Jurt, Joseph

    Resumo em Português:

    Os símbolos da República, constituída no Brasil em 1889, não indicam uma ruptura radical com o regime monárquico anterior, como foi o caso na França. As cores da bandeira imperial remetiam às cores dinásticas. Na República, sua estrutura foi mantida, sendo acrescentado o lema "Ordem e Progresso", o que atestava que os positivistas haviam conseguido impor sua interpretação do novo regime. Quanto ao Hino Nacional, a República não havia conseguido infundir uma nova versão, o povo tendo manifestado sua predileção pelo hino imperial. Quanto à alegoria da República, havia tentativas de representá-la por figuras femininas, demasiado próximas, no entanto, da Marianne francesa. A figura de Tiradentes tinha uma ressonância mais durável, porque permitia ligar várias dimensões da nação: a abolição da escravatura e a independência.

    Resumo em Inglês:

    The symbols of the Republic established in Brazil in 1889 do not indicate a radical break with the previous monarchical regime, as was the case in France. The imperial flag's colors refer to those of the Bragança dynasty. The Republic maintained the flag's structure, but added the motto "Order and Progress", which attested to the fact that the positivists had managed to impose their interpretations upon the new regime. As for the national anthem, the Republic failed to choose a new one and the people manifested their preference for the old imperial anthem. As for the allegory of the Republic, there were attempts to represent it with female figures which were, however, too similar to the French Marianne. The figure of Tiradentes had a resonance that was more durable because it permitted the intercnnection of two primary dimensions of the nation: the abolition of slavery and independence.
  • Limites, traduções e afetos: profissionais de saúde em contextos indígenas Artigos

    Pereira, Pedro Paulo Gomes

    Resumo em Português:

    Este artigo volta-se simetricamente para profissionais de saúde que atuam em contextos indígenas, elaborando as seguintes perguntas: O que acontece com profissionais de saúde que se veem diretamente relacionados a concepções diferenciadas de corpo, saúde e doença? O que sucede quando as práticas de saúde se dão num processo de tradução da própria conceituação do que seja saúde? De que forma esses profissionais são afetados por essa experiência com a alteridade radical? Na busca de refletir sobre essas indagações, o texto se detém nas histórias de uma médica e de uma enfermeira, destacando motivos constantes em suas narrativas, que nos contam algo sobre limitações, limites e processos de tradução. O cenário descrito talvez possa matizar a percepção de uma biomedicina homogênea e de profissionais de saúde exclusivamente vinculados ao poder - sempre envoltos em relações reificadas e reificadoras.

    Resumo em Inglês:

    The present article symmetrically deals with health professionals who work in indigenous contexts, developing the following questions: what happens to health professionals who find themselves directly relating to different conceptions of body, health and disease? What happens when health practices take place in the context of the process of translating the very concept of health itself? How are these professionals affected by the experience of contact with radical otherness? In seeking to reflect upon these questions, we focus upon the stories of a doctor and a nurse, highlighting points contained in their narratives which tell us something about constraints, limits and translation processes. The scenario described here might temper belief in a homogeneous biomedicine and healthcare professionalism that is exclusively rooted in power: always wrapped in reified and reifying relations.
  • Crescendo em catingueira: criança, família e organização social no semiárido nordestino Artigos

    Pires, Flávia F.

    Resumo em Português:

    Este artigo etnográfico tem como objetivo apresentar as crianças catingueirenses (semiárido da Paraíba), destacando sua participação na vida social e familiar, através do desvelamento das contingências cotidianas que enfrentam, assim como as expectativas adultas em relação a elas. Para isso, minha estratégia é, através de três memórias etnográficas - um evento na igreja envolvendo uma criança de 3 anos, o ritual de apresentação dos novos membros à comunidade e um cortejo fúnebre de um anjinho - pensar as crianças pequenas como risíveis, as crianças maiores como aprendizes e a infância como período de trabalho e de aprendizado moral. O texto revela um universo em que as crianças se tornam agentes imprescindíveis para o bom funcionamento da unidade familiar e, de modo mais geral, de toda a comunidade.

    Resumo em Inglês:

    The focus of the present article is ethnographic, aiming to describe the children of the catingueira (a semiarid region in Paraíba state), highlighting their participation in social and family life. I reveal the contingencies these children face an daily life as well as adults' expectations regarding them, focusing on three ethnographic memories: an event in church involving a three year old child; the ritual presentation of new members to the community and a funeral procession for a "little angel" (a dead child). Here I propose to think of small children as laughable, of older children apprentices and of childhood as a period of work and moral learning. The text reveals a universe in which children become agents who are essential for the proper functioning of the family unit and, more generally, of the whole community.
  • A voz dos bandos: colectivos de justiça e ritos da palavra portuguesa em Timor-Leste colonial Artigos

    Roque, Ricardo

    Resumo em Português:

    Este artigo examina as relações entre o discurso da justiça e a prática do ritual nos bandos do governo colonial português em Timor Leste, entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Os bandos consistiam em ordens e instruções de comando emanadas pelo governador português em Díli, e comunicadas de forma cerimonial por oficiais às populações dos diversos reinos timorenses dispersos pelo país. Bandos eram um instrumento por excelência de governação colonial dos assuntos indígenas, servindo para arbitrar conflitos, punir transgressões e, em geral, instituir realidades no mundo timorense. Contudo, esta instituição assumiu igualmente uma singular expressão nos usos timorenses, servindo bandos para comunicar também as ordens de autoridades tradicionais, os liurais. O artigo acompanha as variações coloniais e indígenas que os bandos adquiriram em Timor Leste, conceptualizando-os enquanto colectivos de justiça. Ao considerar assim os bandos como colectivos - formações heterogéneas em que elementos linguísticos e não linguísticos se combinam na produção de efeitos de poder sobre as populações - o artigo propõe uma via conceptual alternativa às perspectivas linguísticas e literárias de análise do discurso colonial.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the relations between juridical discourse and ritual practice in the bandos issued by the Portuguese colonial government in East Timor between the second-half of the nineteenth century and the early decades of the twentieth century. Bandos consisted of orders and instructions of command issued by the Portuguese governor in Dilly and ceremonially transmitted by colonial officers to the populations of the various Timorese kingdoms. Bandos were a principal tool of colonial governance with regards to indigenous matters. They were used by the Portuguese to arbitrate conflicts, punish transgressions and, generally, to institute realities in the Timorese world. However, this institution also came to acquire a singular expression in the indigenous cultures, such that the Timorese traditional authorities, the liurais, also used it to communicate their own instructions and commands. The essay conceptualizes bandos as colectives of justice and explores their colonial and indigenous variants. In thus considering the bandos as collectives - heterogeneous associations in which both linguistic and non-linguistic elements combine to produce power effects upon the populations - the article proposes a conceptual alternative to linguistic and literary perspectives in the analysis of colonial discourse.
  • Os Yoruba do Novo Mundo: religião, etnicidade e nacionalismo negro nos Estados Unidos Resenhas

    Brissac, Sérgio
  • Oniska: poética do xamanismo na Amazônia Resenhas

    Naveira, Miguel
  • O papel social do antropólogo: a aplicação do fazer antropológico e do conhecimento disciplinar nos debates públicos do Brasil contemporâneo Resenhas

    Bronz, Deborah
  • Quem tem medo de mal-assombro?: religião e infância no semiárido nordestino Resenhas

    Gomes, Lilian Alves
  • Xicrin: uma coleção etnográfica Resenhas

    Lea, Vanessa R.
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