Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2013
  • Os sonhos e os dias: xamanismo no México atual Artigos

    Bartolomé, Miguel A.; Barabas, Alicia M.

    Resumo em Português:

    Com base em uma pesquisa etnográfica realizada em todo o México e coordenada pelos autores, da qual participaram mais de 100 antropólogos, este ensaio reflete sobre as concepções e as práticas xamânicas contemporâneas das populações indígenas. Argumenta-se sobre a profundidade histórica de tal instituição na Mesoamérica, rastreável durante diferentes períodos, propondo-se que, embora com importantes transformações, ela mantém evidentes parentescos com a compreensão e a praxis dos atuais especialistas rituais. Uma das conclusões da pesquisa etnográfica sobre a qual nos debruçamos especificamente é a relevância do sonho, a viagem onírica, na configuração social atual da prática xamânica e de seus diferentes campos de ação.

    Resumo em Inglês:

    Based on an ethnographic research conducted throughout Mexico in which more than one hundred anthropologists participated, guided by the authors, this essay ponders the conceptions and contemporary shamanic practices of indigenous peoples. We discuss the historical depth of the shamanic institution in Mesoamerica. We can follow through different periods suggesting that, although there are important changes, it maintains a close kinship with the understandings and practices of ritual specialists today. One of the main findings of this research is the relevance of dreams and dream journeys in the shamanic practices and in their different fields of action.
  • "Apenas preencher papel": reflexões sobre registros policiais de desaparecimento de pessoa e outros documentos Artigos

    Ferreira, Letícia Carvalho de Mesquita

    Resumo em Português:

    O artigo analisa registros policiais de casos de desaparecimento de pessoa produzidos e arquivados em delegacias de Polícia Civil do Rio de Janeiro entre 2005 e 2009. Argumenta-se que esses papéis não são apenas rastros materiais das ocorrências neles registradas, e sim forças motrizes de dois processos principais através dos quais desaparecimentos de pessoa são administrados. O primeiro é a tomada de posição por parte de policiais diante dos casos, a partir do par de opostos "problemas de família" e "problemas de polícia". O segundo, que ganha sentido no marco do primeiro, é a delegação de responsabilidades às famílias dos desaparecidos, que acabam por gerir e mesmo solucionar os casos por meio de compromissos, obrigações e afetos.

    Resumo em Inglês:

    The present article analyses police records for missing persons that were registered and filed in police stations of Rio de Janeiro from 2005 to 2009. It argues that these documents are not only material traces of the facts therein registered, but also the driving forces for two main processes through which missing persons cases are managed. The first process is a statement of position towards the cases constructed by police officers out of the opposing pair "a family problem" and "a police problem". The second process, which makes sense within the framework of the first, is the delegation of responsibilities to the missing persons families, who ultimately manage and even solve the cases by means of commitments, obligations and affection.
  • Imagens da humanidade: metamorfose e moralidade na mitologia Yanomami Artigos

    Leite, Tainah Víctor Silva

    Resumo em Português:

    O artigo revisita o tema da conceitualização da humanidade pelos povos indígenas da Amazônia, tomando por referência a mitologia dos Yanomami, povo habitante da região do Norte Amazônico. Destacamos os sentidos aparentemente contraditórios que o conceito de humanidade pode ter nas cosmologias indígenas. Apesar do fato de este problema não ter sido objeto de muitos debates, nós argumentamos que ele está na base de uma série de antinomias presentes na etnologia amazônica. A mais evidente dentre elas é a caracterização das socialidades ameríndias ora como etnocêntricas, ora como marcadas por uma "abertura ao Outro". Tentamos demonstrar que os Yanomami conceitualizam humanidade ou como uma condição imanente compartilhada por diferentes espécies, ou como uma qualidade que é exclusiva da comunidade de parentes. Estabelecendo um diálogo com a teoria do simbolismo de Roy Wagner, afirmamos que ambos os significados são articulados dialeticamente, e que essa articulação é um aspecto-chave da construção da socialidade nativa.

    Resumo em Inglês:

    This present article revisits the theme of how the indigenous people of Amazonia conceptualize humanity, taking as its reference the mythology of the Yanomami, a people who inhabit northern Amazonia. We highlight the apparently contradictory meanings that the concept of humanity may have in native cosmologies. Despite the fact that this problem has not been a matter of much debate, we argue that it is the base for a series of antinomies present in Amazonian ethnology. The most evident of these is the characterization of Amerindian socialities as either "ethnocentric" or marked by an "openness to the Other". We try to demonstrate that the Yanomami conceptualize humanity either as an immanent condition, shared by different species, or as a quality that is exclusive to the kinship community. By establishing a dialogue with Roy Wagner's theory of symbolism, we argue that both of these meanings are dialectically linked and that this articulation is a key aspect of the construction of native sociality.
  • O inverso do embrião: reflexões sobre a substancialidade da pessoa em bebês prematuros Artigos

    Machado, Igor José de Renó

    Resumo em Português:

    A partir de uma etnografia numa UTI neonatal, articulo uma reflexão sobre a relação entre corpo, substância, subjetividade e pessoa que era ali atribuída aos bebês prematuros. A intenção é demonstrar que há um cálculo inconsciente de substancialização do bebê, ou seja, a ideia de que a partir de determinado peso há uma existência reconhecida do bebê enquanto pessoa dotada de subjetividade. Antes dessa linha demarcatória de atribuição de existência social, o prematuro é tratado como uma espécie de apêndice da mãe, sem subjetividade. Busca-se fazer uma reflexão substantiva que depende da formação do corpo para a atribuição de pessoalidade, contrastando tal "fato etnográfico" com as discussões teóricas que indicam um processo de antecipação sistemática da atribuição de pessoalidade, possibilitado pelo avanço das tecnologias reprodutivas.

    Resumo em Inglês:

    Based on ethnography undertaken in a neonatal intensive care unit, I reflect upon the relationship between body, substance, subjectivity and person. My intention is to demonstrate the medical staff 's unconscious calculation of "substancialization" of the baby. This is the idea that from, based upon a baby's weight, it can be recognized as a person endowed with subjectivity. Before this attribution of social existence, the premature newborn infant is seen as the mother's subjectivity-less appendix. I aim reflect here upon the formation of the body as a prerequisite for the formation of personhood. I compare my ethnographic data with theoretical approaches that indicate a process of systematic anticipation of the attribution of personhood, which have been made possible by advances in reproductive technologies.
  • Intimidade com estranhos: uma perspectiva Kaxinawá sobre confiança e a construção de pessoas na Amazônia Artigos

    McCallum, Cecilia

    Resumo em Português:

    Este artigo reexamina distintas abordagens que tratam da constituição da socialidade em contextos indígenas amazônicos, as quais diferem no que diz respeito ao valor heurístico atribuído à "confiança" e à "intimidade", à luz da etnografia dos Huni Kuin (Kaxinawá) sobre o corpo, a noção de pessoa, a confiança e o pensamento. Para os Huni Kuin, o pensar e o confiar são processos incorporados e constitutivos da socialidade vivida. Partindo de uma apreciação crítica dos usos de esquemas analíticos que emergem das discussões sobre o "perspectivismo amazônico" e a "fractalidade", desse modo colocando em relevo ontologias indígenas em ação, o artigo mostra que é necessário ir além de uma ênfase ontológica para considerar sua interface com a epistemologia e a fenomenologia indígenas. Concluo que o entendimento perspectivista huni kuin da dinâmica entre socialidade virtual e socialidade vivida em um universo multinatural se apoia nesta interface.

    Resumo em Inglês:

    The paper reexamines distinct approaches to the constitution of sociality in indigenous Amazonian contexts that differ with respect to the heuristic value attributed to "trust" and "intimacy", in the light of Huni Kuin (Cashinahua) ethnography of the body, personhood, trust and thought. For Huni Kuin people thinking and trusting are embodied processes that are constitutive of sociality among living persons. Grounded in a critical appreciation of the uses of the analytical frameworks emerging from discussions of "Amazonian perspectivism" and "fractality" for revealing the indigenous ontologies at work, the paper argues that it is necessary to go beyond an ontological emphasis and also take into consideration its interface with indigenous epistemology and phenomenology. It argues that Huni Kuin perspectivist understanding of the engagement of virtual sociality and lived sociality in a multinatural universe depends upon this interface.
  • Efervescência, dinamogenia e a ontogênese social do sagrado Artigos

    Weiss, Raquel Andrade

    Resumo em Português:

    O tema central do presente artigo é a ideia de sagrado apresentada por Émile Durkheim em diversos momentos de sua obra, mas que ocupa um papel central no livro As formas elementares da vida religiosa. Trata-se de uma ideia de difícil definição, mas que é fundamental para explicar tanto a religião quanto a moral, e que é compreendida pelo autor como um dos fenômenos mais importantes da vida social. O que se propõe aqui é explicar de que modo Durkheim concebe osurgimento e o desenvolvimento desse fenômeno. Defendo a tese de que tal explicação demanda que se compreenda o que é a efervescência e, por conseguinte, a dinamogenia. Ao apreender o pleno significado desses conceitos, torna-se possível um maior entendimento sobre o que é realmente o sagrado e sobre o significado de este ser um fenômeno social por excelência.

    Resumo em Inglês:

    The main theme of the present paper is the idea of "sacred" as presented by Émile Durkheim on several occasions, most particularly as the central theme of his book, The Elementary Forms of Religious Life. It is an idea that is quite hard to define, but fundamental in explaining not only religion but also morality, understood by the author as one of the most crucial elements of social life. What is intended here is an explanation of how Durkheim conceived of the genesis and the development of this phenomenon, sustaining the thesis that this explanation requires understanding what is effervescence and, therefore, dynamogenics. In understanding the full meaning of these concepts, we can better comprehend what is the sacred and its meaning as a social phenomenon.
  • Palavras ditas e escutadas Entrevista

    Melià, Bartomeu
  • Documento sem título Resenhas

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com