Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2019
  • “Naquela época não se ouvia falar de desaparecido”: família e maternidade na militância do desaparecimento de pessoas no Brasil Artigos

    Leal, Eduardo Martinelli

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo analiso as condições históricas do surgimento da militância a partir da trajetória de três mães engajadas na causa do desaparecimento no Brasil. Através de entrevistas semiestruturadas, de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental no Jornal do Brasil, exploro as condições de possibilidade para a militância de mães que buscam seus familiares desaparecidos no Brasil. Enfatizo como a emergência da militância esteve atrelada à construção de um drama familiar por meio de atores estratégicos fundamentais como os meios de comunicação e outros movimentos associados à denúncia da violência urbana no Rio de Janeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo analizo las condiciones históricas del surgimiento de la militancia a partir de la trayectoria de tres madres comprometidas en la causa de la desaparición en Brasil. A través de entrevistas semiestructuradas, de investigación bibliográfica y de investigación documental en el Jornal do Brasil, exploro las condiciones de posibilidad para la militancia de madres que buscan a sus familiares desaparecidos en Brasil. Enfatizo cómo la emergencia de la militancia estuvo ligada a la construcción de un drama familiar por medio de actores estratégicos fundamentales como los medios de comunicación y otros movimientos asociados a la denuncia de la violencia urbana en Río de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article I analyze the historical conditions for the emergence of activism in the biography of three mothers engaged with missing persons Brazil. Through semi-structured interviews, bibliographic research and documentary research in the Jornal do Brasil, I explore the conditions for the possibility of the activism of mothers who seek out their missing family members in Brazil. I emphasize how the emergence of activism was linked to the construction of a family drama through key strategic actors such as the media and other movements associated with the denunciation of urban violence in Rio de Janeiro.
  • Das memórias de Nise da Silveira no hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro Artigos

    Magaldi, Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo consiste em um estudo sobre a construção da memória da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999), conhecida a partir da década de 1940 por sua luta contra intervenções biomédicas consideradas violentas e pela defesa de atividades expressivas (sobretudo pintura e modelagem) como forma de tratamento em saúde mental. Concentra-se aqui em projetos desenvolvidos atualmente no âmbito do Instituto Municipal Nise da Silveira, complexo hospitalar centenário localizado no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, com ênfase no Museu de Imagens do Inconsciente, no Hotel da Loucura e seus respectivos líderes. Através de trabalho de campo, aponta-se para uma hierarquia de legitimidade concernente ao contato pessoal com a médica, na qual se inscreve uma tensão entre uma memória oficial e uma memória oficiosa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo consiste en un estudio sobre la construcción de la memoria de la psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999), oriunda del Estado de Alagoas, conocida a partir de la década de 1940 por su lucha contra intervenciones biomédicas consideradas violentas y por la defensa de actividades expresivas (sobre todo pintura y modelado) como forma de tratamiento en la salud mental. Se centra aquí en proyectos desarrollados actualmente en el ámbito del Instituto Municipal Nise da Silveira, complejo hospitalario centenario ubicado en el barrio del Engenho de Dentro, en Río de Janeiro, con énfasis en el Museo de Imágenes del Inconsciente, en el Hotel de la Locura y sus respectivos líderes. A través de trabajo de campo, se apunta a una jerarquía de legitimidad concerniente al contacto personal con la médica, en la que se inscribe una tensión entre una memoria oficial y una memoria oficiosa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article studies the construction of the memory of the Alagoas-born psychiatrist Nise da Silveira (1905-1999), reknown since the 1940s for her struggle against biomedical interventions considered violent and for the defense of expressive activities (mainly painting and modeling) as a form of mental health treatment. It focuses on projects currently developed at the Nise da Silveira Mental Health Institute, a centennial hospital complex located in the district of Engenho de Dentro, in Rio de Janeiro, emphasizing the Museum of Images of the Unconscious, the Madness Hotel and their respective leaders. Through fieldwork, it reveals a hierarchy of legitimacy concerning personal contact with the physician, which inscribes a tension between an official memory and an unofficial memory.
  • “Ídolos tras los altares”: a (re)construção da arte mexicana no período pós-revolucionário Artigos

    Muzardo, Fabiane Tais

    Resumo em Português:

    Resumo Anita Brenner, Tina Modotti e Edward Weston viajaram pelo interior mexicano, no início dos anos 1920, para produzir um registro escrito e imagético sobre a arte popular e religiosa. Desse projeto resultou o livro “Ídolos tras los altares”, publicado pela primeira vez nos Estados Unidos no ano de 1929. Esse artigo visa analisar essa obra a partir dos diálogos que ocorriam no México sobre os indígenas e a questão cultural, no pós-revolução. Defende-se que tal obra ora se aproxima da teoria indigenista, de Manuel Gamio; ora da mestiçagem, de José Vasconcelos; ora cria algo novo, mais próximo a teorias antropológicas atuais, como a de Serge Gruzinski. Em “Ídolos...”, Brenner mescla crônicas populares, resultados de sua observação, descobertas e suas próprias lembranças, em uma narrativa que, apesar da organização cronológica da obra, tem o período pós-revolucionário como referência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Anita Brenner, Tina Modotti y Edward Weston viajaron por el interior de México a principios de la década de 1920 para producir un registro escrito e imaginativo sobre el arte popular y religiosa. Este proyecto dio como resultado el libro "Ídolos tras los altares", publicado por primera vez en los Estados Unidos en 1929. El objetivo de este artículo es analizar esta obra a partir de los diálogos que tuvieron lugar en México sobre los indios y la problemática cultural en el periodo posrevolucionario. Se argumenta que este trabajo a veces se acerca a la teoría indigenista de Manuel Gamio; a veces al mestizaje, de José Vasconcelos; a veces crea algo nuevo, más cercano a las teorías antropológicas actuales, como la de Serge Gruzinski. En "Ídolos ..." Brenner mezcla crónicas populares, resultados de sus observaciones, descubrimientos y sus propios recuerdos, en una narrativa que, a pesar de la organización cronológica de la obra, tiene como referencia el período posrevolucionario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Anita Brenner, Tina Modotti and Edward Weston traveled throughout the mexican interior in the early 1920’s, producing a written and imagetic record of popular and religious art. From this project resulted a book, “Ídolos tras los altares”, published first in the United States, in 1929. This article aims to analyze this book, starting from the dialogues that occurred in post-revolutionary Mexico concerning indigenous and cultural issues. It argues that this book sometimes approaches Manuel Gamio´s Indigenist theory, while sometimes it comes closer to the miscegenation, of José Vasconcelos; at other times it creates something new, close to current anthropological theories, such as those of Serge Gruzinski. In“Ídolos...”, Brenner blends popular chronicals, the results of the observation, discoveries and her own memories, in a narrative that, despite the chronological organization of the book, has the post revolution period as its reference.
  • A cerâmica paulista: cinco séculos de persistência de práticas tupiniquim em São Paulo e Paraná, Brasil Artigos

    Noelli, Francisco Silva; Sallum, Marianne

    Resumo em Português:

    Resumo A Arqueologia do Colonialismo no Brasil tem sido concebida na última década na tentativa de descolonizar o seu campo de pesquisa. Passou a perceber e a construir histórias de persistência, valorizando múltiplas perspectivas e ontologias. Este estudo faz uma comparação entre três conjuntos cerâmicos e interpreta a relação peculiar entre Tupiniquim e portugueses como aliados e parceiros no processo colonial de São Paulo. As mulheres tupiniquim se apropriaram e transformaram o “outro português” e sua tecnologia em uma das materialidades coloniais - a cerâmica paulista. Tal fato não significou perda cultural, mas sim persistência de práticas por cinco séculos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La arqueología del colonialismo en Brasil ha sido concebida desde la última década como el intento descolonizador de su campo de investigación. Ha buscado percibir y construir historias de persistencia, valorando perspectivas y ontologías múltiples. Esta investigación hace una comparación entre tres conjuntos alfareros e interpreta la relación peculiar entre los Tupiniquim y los portugueses cómo aliados y compañeros en el proceso colonial de São Paulo. Las mujeres Tupiniquim apropiaron y transformaron el “otro portugués” y su tecnología en una de las materialidades coloniales: la cerámica paulista. Este hecho no significó una pérdida cultural, y si la persistencia de prácticas por cinco siglos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Archeology of Colonialism in Brazil of the last decade is thought to decolonize the field. It has begun to reveal and build stories of persistence, valuing multiple perspectives, and ontologies. This study compares three types of ceramics and interprets the relationship between Tupiniquim and Portuguese as allies and partners in the colonial process of Sao Paulo. The women appropriated and transformed the “Portuguese other” and their technology into one of the Tupiniquim colonial materialities - the paulistaware, which signifies not a cultural loss, but cultural persistence of practices for five centuries.
  • O Corpo do Patriarca: uma etnografia do silêncio, da morte e da ausência Artigos

    Queiroz, Vítor

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo inicia-se com uma descrição, mediada por fontes on-line, do enterro do músico Dorival Caymmi e com o relato de uma visita que fiz ao local de sua morte, um apartamento no Rio de Janeiro. Em seguida, trato de problematizar e complexificar - à luz das noções clássicas de corpo e pessoa, bem como de um aparato conceitual inspirado nas formas de conhecimento do candomblé brasileiro - a figura pública deste artista, ora subdividindo, ora multiplicando-a em entidades analíticas diversas. Apresentadas as personas de Caymmi e o que chamei de temas transversais, um conjunto de imagens criado a partir da sua trajetória, refletirei brevemente sobre uma categoria êmica, indispensável tanto para as religiões afro-brasileiras quanto para o próprio Caymmi: o silêncio. Concluo com algumas considerações a respeito dos constrangimentos necessariamente implicados nas narrativas, nas lembranças e, de um modo geral, nos testemunhos históricos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo empieza con una descripción apoyada por fuentes on-line, del entierro del músico Dorival Caymmi y con el relato de una visita que hice al departamento donde él falleció, en Río de Janeiro. A continuación, problematizo y complejizo - a través de las nociones clásicas de cuerpo y de persona y, también, de un aparato conceptual inspirado en los modos de conocimiento del candomblé brasileño - su figura pública, subdividiéndola y multiplicándola en diferentes entidades analíticas. Después de haber presentado las personas de Caymmi y lo que nombré por temas transversales, un conjunto de imágenes creado a partir de su trayecto, reflexiono brevemente sobre una categoría nativa esencial para todas las religiones afro-brasileñas, así como para el propio Caymmi: el silencio. Concluyo con breves observaciones acerca de los constreñimientos implicados en los relatos, los recuerdos y los testimonios históricos en general.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article begins with a description of Dorival Caymmi´s funeral and an ethnographic description of his last place of residence, in Rio de Janeiro. Guided not only by classical notions of body and personhood, but also by concepts deriving from Brazilian candomblé, I then discuss the public image of this famous popular musician, subdividing it and multiplying it into various analytical entities. Having presented the personas and what I have called cross-cutting themes related to Caymmi´s life and oeuvre, I reflect on an emic category, essential for him and Afro-Brazilian cults: silence. I conclude the article by considering a few questions usually involved in narrative settings, recollections or historical testimonies.
  • Entre játa e waweamu: HIV/AIDS em comunidades awajún da Amazônia Peruana Artigos

    Rojas, Ximena Flores

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar as noções e as experiências awajún no viver com HIV/AIDS. A população de Awajún do distrito de El Cenepa expressa sua compreensão do HIV/AIDS como uma condição apách (não indígena) por meio das expressões "játa SIDA" e "waweamu com sintoma de SIDA", expressões que designam suas novas noções de doença e feitiçaria. Estas concepções awajún conjugam dimensões corporais, sociais e espirituais que se entrelaçam na multiplicidade do que é “estar adoecendo". Com base na análise de duas histórias de vida (Elvis e Ricardo), proponho mostrar os caminhos da busca pela saúde e da complexa relacionalidade apresentada pelas famílias awajún, especialmente pelas mães, das pessoas afetadas por essa epidemia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene por objetivo presentar las nociones y experiencias awajún de vivir con VIH/SIDA. Los Awajún del distrito de El Cenepa, expresa su comprensión del VIH/SIDA como condición apách (no indígena) por medio de las expresiones “játa SIDA” y “waweamu con síntoma de SIDA” que designan sus nuevas nociones de enfermedad y daño (brujería). Estas concepciones awajún conjugan dimensiones corporales, sociales y espirituales que se entrelazan en la multiplicidad de lo que es “estar enfermo”. Con base en el análisis de dos historias de vida (Elvis y Ricardo), propongo mostrar los caminos de búsqueda de salud y la compleja relación desplegada por las familias awajún, especialmente por las madres de las personas afectadas por esta epidemia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents the notions and experiences of awajún people living with HIV/AIDS. The awajún population of "El Cenepa" district express their understanding of HIV/AIDS as an apách (non-indigenous) condition; using the expressions "játa SIDA" and "waweamu con síntoma de SIDA", portraying their novel notions of sickness and sorcery. These awajún conceptions conjugate different corporal, social and spiritual levels that intertwine with the multiplicity of what it means to "be sick". Based on the analysis of two life stories (of Elvis and Ricardo), I show the paths taken in search of health and the complex relationality displayed by families, especially mothers, of the people affected by this epidemic.
  • Entre o futuro que já chegou e o passado que nunca passou: diplomacias chaquenhas no antropoceno Artigos

    Tola, Florencia; Santos, Antonela dos; Restrepo, Juan Pablo; Lopes, Gabriel Rodrigues; Sarra, Sonia; Chazal, Agustina De; Varela, Maximiliano

    Resumo em Português:

    Resumo Desde que Crutzen e Stoermer (2000) propuseram chamar “antropoceno” à época atual, os debates em torno a este termo se notabilizaram. As filosofias e práticas indígenas chaquenhas e amazônicas que apresentaremos neste artigo revelam concepções do desequilíbrio climático contemporâneo que diferem das posições predominantes no Ocidente. Mostraremos que certos relatos ameríndios se sustentam em noções de tempo espiralado, aceitam a latência de metamorfoses interespecíficas e repartem a agência entre múltiplos seres que devem reabilitar entre si relações de cuidado e diplomacia. Indicaremos também, que as sociedades indígenas viveram mudanças ambientais profundas desde o momento mesmo da conquista de seus territórios e que, nesse sentido, a crise global atual seria parte de um padrão mais amplo de mudanças com os que elas já vêm lidando. Sustentaremos, finalmente, que cosmologia e geopolítica são ângulos indissociáveis de um mesmo processo antropocênico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desde que Crutzen y Stoermer (2000) propusieron llamar “antropoceno” a la época actual, los debates en torno a dicho término han reverberado. Las filosofías y prácticas indígenas chaqueñas y amazónicas que presentaremos en este artículo traslucen concepciones del desequilibrio climático presente que difieren de las posiciones predominantes en Occidente. Mostraremos que ciertos relatos amerindios se sustentan en nociones de tiempo espiralado, aceptan la latencia de metamorfosis interespecíficas y reparten la agencia entre múltiples seres que deben regenerar entre sí relaciones de cuidado y diplomacia. Indicaremos, también, que las sociedades indígenas han vivido cambios ambientales profundos desde el momento mismo de la conquista de sus territorios y que, en este sentido, la crisis global actual sería parte de un patrón más amplio de cambios con los que ellas ya han venido lidiando. Sostendremos, finalmente, que cosmología y geopolítica son aristas indisociables de un mismo proceso antropocénico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since Crutzen and Stoermer (2000) proposed to name the current era “Anthropocene”, there have been a number of ongoing debates on the term. The Chaco and Amazonian Indigenous philosophies and practices presented in this article reveal understandings of the contemporary climate instability that differ from prevailing ideas in the West. We will show that certain Amerindian narratives are based on a spiral notion of time, accepting the latency of interspecific metamorphosis, and sharing out agency amongst multiple beings with whom Amerindians regenerate relationships of care and diplomacy. In addition, we will show that Indigenous societies have been submitted to profound environmental changes right from the moment that their territories were conquered. In this sense, the current global crisis is part of a broader schema of changes that Indigenous societies have already been dealing with. Finally, we will argue that cosmology and geopolitics are inseparable edges within the same anthropocenic process.
  • De venenos, escutas e assombrações: caminhos para etnografar o silêncio Ensaio Bibliográfico

    Nadai, Larissa; Cesar, Rafael do Nascimento; Veiga, Cilmara

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio bibliográfico busca lançar luz sobre o caráter produtivo do ato de silenciar, bem como daquilo que se torna dizível por meio de outros expedientes que não a palavra proferida - olhares, gestos, pausas. Para tanto, propomos a leitura articulada de três obras: Life and Words, de Veena Das; Bearing Witness, de Fiona Ross; e Haunting the Korean Diaspora, de Grace Cho. Nossa escolha diz respeito à qualidade expressa pelas três etnografias em elevar o silêncio a um patamar heurístico e, com isso, colocar sob rasura as representações do silêncio como reino do incognoscível, da falta ou da ausência de linguagem. Ao recompor tais imagens e figurações, temos por intuito destacar outras modalidades e caminhos para etnografar o silêncio que sirvam de inspiração a pesquisas cujos campos empíricos exijam atenção tanto às palavras ditas quanto aos meandros pelos quais se escolhe ativamente calar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo bibliográfico pretende arrojar luz sobre el carácter productivo del acto de silenciar, así como sobre lo que se puede tornar decible por otros medios que no la palabra hablada: miradas, gestos, pausas. Para ello, proponemos la lectura articulada de tres obras: Life and Words, de Veena Das; Bearing Witness, de Fiona Ross; y Haunting the Korean Diaspora, por Grace Cho. Nuestra elección tiene que ver con la calidad expresada por estas tres etnografías al elevar el silencio a un nivel heurístico y, por lo tanto, borrar las representaciones del silencio como un reino de lo desconocido, de la falta o de la ausencia del lenguaje. Al recomponer tales imágenes y figuraciones, nuestro objetivo es resaltar otras modalidades y caminos del hacer etnográfico del silencio que podrán inspirar a las investigaciones cuyos campos empíricos demandan atención tanto a las palabras habladas como a los meandros por los cuales se elige activamente el silencio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This bibliographic essay seeks to shed light on the productive character of the act of silencing, as well as of what can be said through expedients other than the spoken word - looks, gestures, pauses. Therefore, we propose the joint reading of three works: Life and Words, by Veena Das; Bearing Witness, by Fiona Ross; and Haunting the Korean Diaspora, by Grace Cho. Our choice concerns the quality expressed by the three ethnographies in elevating silence to a heuristic level and, thereby, contradicting the representations of silence as the realm of the unknowable, the lack or absence of language. By recomposing these images and figurations, we aim to highlight other modalities and paths towards an ethnography of silence that serves as inspiration for researchers whose empirical fields demand attention both to the words spoken, and the intricacies through which one actively chooses to keep silent.
  • ZONZON, Christine. 2017. Nas rodas da capoeira e da vida: corpo, experiência e tradição. Salvador: EDUFBA. 333 pp. Resenhas

    Castanha, Taísa Domiciano
  • Chirif, Alberto: Después del Caucho. Lima: Lluvia Editores/CAAAP/IWGIA/IBC, 2017, 452 pp. ISBN 978-87-92786-82-1. Resenhas

    Córdoba, Lorena
  • FISCH, Michael. 2018. An Anthropology of the Machine: Tokyo's Commuter Train Network. Chicago: University of Chicago Press. 302 pp. Resenhas

    Macedo, Eric
  • FLEISCHER, Soraya. 2018. Descontrolada: uma etnografia dos problemas de pressão. São Carlos: EdUFSCar, 2018. 261 p. Resenhas

    Marques, Barbara M.
  • DARNTON, Robert. Censores em ação: como os estados influenciaram a literatura. Tradução Rubens Figueiredo. 1º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. 371 pp Resenhas

    Naia, Jonas
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com