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Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, Volume: 33, Número: 118, Publicado: 2008
  • Dr. Bernardo Editorial

    Algranti, Eduardo
  • A dimensão do cuidar no trabalho hospitalar: abordagem psicodinâmica do trabalho de enfermagem e dos serviços de manutenção Artigos

    Molinier, Pascale

    Resumo em Português:

    A partir da clínica e da teoria em psicodinâmica do trabalho, este artigo mostra a importância da dimensão da compaixão nas diversas atividades de cuidados hospitalares. Os resultados de investigações realizadas junto à enfermagem e às chefias de serviços técnicos revelam a dimensão de care contida em toda forma de trabalho no hospital. No entanto, cuidar não repousa apenas na boa vontade ou na grandeza da alma, mas pressupõe condições organizacionais concretas.

    Resumo em Inglês:

    Starting from both clinic and theory on work psychodynamics, this article shows the importance of the compassion dimension in several activities involving hospital care. The results of investigations held within nursing staff and technical service managers revealed a care dimension included in all kinds of hospital tasks. However, care taking depends not only on good will or greatness of the soul, but it implies concrete organizational conditions.
  • Análise de barreiras e o modelo de ressonância funcional de acidentes de Erik Hollnagel Artigos

    Almeida, Ildeberto Muniz de

    Resumo em Português:

    Partindo de apresentação da proposta de análise de acidentes baseada no modelo sistêmico e não linear de acidentes, dito de ressonância funcional, desenvolvido por Erik Hollnagel, este texto discute críticas às concepções deterministas de acidente e aos modelos lineares de representação desses eventos. Aspectos do modelo de ressonância funcional são usados como eixo definidor de proposta de agenda de discussões a ser desenvolvida pelos interessados no tema da análise de acidentes, destacando-se: a) a defesa do abandono da idéia de causas de acidentes e sua substituição pela de explicação desses eventos; b) apresentação dos conceitos de variabilidade de desempenhos e adaptações locais e a proposta de sua utilização como bases para a identificação de perfis ou aspectos típicos de acidentes. Por fim, discute-se a necessidade de incorporação dos conceitos apresentados no debate sobre novos caminhos para as práticas de análises e de prevenção de acidentes em nosso país.

    Resumo em Inglês:

    Starting from presentation of accident analysis proposals based on systemic and non-linear model of accidents called functional resonance, developed by Erik Hollnagel, this paper discusses criticism of deterministic accident conceptions and linear models representing these events. Aspects of Functional Resonance Accident Model are used as an axis to define an agenda for discussions to be developed by those interested in the accident analysis subject, specifically: a) the need to cease using the idea of accident causes in favor of explaining these events; b) presenting the concepts of performance variability and local adaptations and their utilization as bases to identify patterns of accidents. Finally, it discusses the need to include these concepts in the debate on new practices for accident analysis and prevention in Brazil.
  • Prevalência de hipertensão arterial entre motoristas de ônibus em Santa Maria, Rio Grande do Sul Artigos

    Benvegnú, Luís Antônio; Fassa, Anaclaudia Gastal; Facchini, Luiz Augusto; Breitenbach, Fabiana

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de hipertensão arterial sistêmica (HAS) em motoristas de ônibus urbanos de Santa Maria/RS e estudar fatores associados à mesma nesta categoria profissional. METODOLOGIA: Realizou-se um estudo epidemiológico do tipo transversal com 214 motoristas e igual número de vizinhos, selecionados por sexo e idade. Foi utilizado um questionário individual padronizado e realizadas medidas da pressão arterial, peso e altura no domicílio do entrevistado. RESULTADOS: A prevalência de HAS entre os motoristas foi de 22,4%, não apresentando diferença significativa entre os grupos, mesmo controlados os fatores de confusão. Entretanto, entre os motoristas, a obesidade (RP 2,30 IC95% 1,04-5,07) e os problemas psiquiátricos menores (RP 2,26 IC95% 1,15-4,43) estiveram associados à HAS. CONCLUSÕES: O FAto de Santa Maria ser uma cidade do interior, com um trânsito menos intenso e de menor complexidade pode ser uma explicação para que os motoristas não apresentem maior prevalência de HAS do que seus vizinhos. O perfil de classe parece ser mais importante do que as características específicas do trabalho de dirigir ônibus.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: The goal of this study was to verify the prevalence and to study associations between hypertension and bus drivers' professional activity. METHODS: A cross sectional study was conduced in the town of Santa Maria, involving 214 urban bus drivers and the same number of their neighbors, selected by sex and age. A standardized questionnaire was applied to each individual and their arterial tension, weight and height were measured at their home. RESULTS: The hypertension prevalence among bus drivers was 22.4%. A significant difference was not observed with the control group, even after confounders were controlled. However, among drivers, obesity (RP 2.30 IC95% 1.04-5.07) and minor psychiatric disorders (RP 2.26 IC95%1.15-4.43) were associated to hypertension. CONCLUSIONS: The fact of Santa Maria being located in the country side, without such intense and complex traffic, can be the explanation for the drivers not presenting a greater prevalence of hypertension when compared to their neighbors. The class profile probably surpasses bus drivers' professional activity in hypertension determination.
  • Acidentes de trabalho entre os trabalhadores de uma universidade pública Artigos

    Miranzi, Sybelle de Souza Castro; Gaspar, Aidê A. Coelho dos Santos; Iwamoto, Helena Hemiko; Miranzi, Mário Alfredo Silveira; Dziabas, Daniel Cavarette

    Resumo em Português:

    O estudo teve como objetivo descrever os acidentes de trabalho ocorridos entre os trabalhadores do regime jurídico único e celetista. Trata-se de um estudo descritivo utilizando como fonte de dados a estatística anual do Setor de Ocorrência de Acidentes de Trabalho de uma universidade pública federal, localizada no interior do estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados no período entre 2000 e 2005, quando foram notificados 1.008 acidentes de trabalho. A maioria ocorreu no hospital universitário, entre trabalhadores de enfermagem (69,94%), no contato com material perfurocortante e exposição de mucosa e pele (60,32%). As partes mais atingidas do corpo foram os membros superiores (61,14%) e, como conseqüência, 18,07% das pessoas foram afastadas do trabalho. Os resultados demonstram que a maior parte dos acidentes foi registrada como decorrente de falha pessoal (85%), o que indica a necessidade de serem implementados novos métodos de análise de acidentes de trabalho para investigar suas reais causas.

    Resumo em Inglês:

    The current research aims at characterizing work related accidents among workers under the Brazilian legal labor system for private and public organizations. The study was based on database (years 2000 to 2005) from an annual publication on work accidents issued by a Brazilian public university located in the countryside of the state of Minas Gerais. During the above mentioned period there were 1,008 reported work related accidents. Most of them happened at the University Hospital, among the nursing staff (69.94%), in contact with sharp-edged material and mucouse and skin exposition (60.32%). The most affected parts of the body were the superior limbs (61.14%). As a consequence, 18.07% of the workers were unable to continue working. The results indicated that most of the accidents were registered as personal errors (85%), what indicates the necessity to implement new methods on work accident analysis to investigate their real causes.
  • Acidentes de trabalho fatais e desproteção social na indústria da construção civil do Rio de Janeiro Artigos

    Mangas, Raimunda Matilde do Nascimento; Gómez, Carlos Minayo; Thedim-Costa, Sonia Maria da Fonseca

    Resumo em Português:

    Neste texto, apresentamos o resultado de um estudo que teve por objetivo: analisar os acidentes de trabalho fatais ocorridos no setor da construção civil do Rio de Janeiro no período de l997 a 2001; descrever suas causas imediatas e a prática das empresas onde ocorreram quanto ao tratamento dado a esses eventos; e, especialmente, demonstrar os impactos sociais nos núcleos familiares das vítimas decorrentes dos entraves encontrados para obtenção dos seus direitos. Realizou-se uma busca ativa em diversas fontes de informação para quantificá-los e caracterizá-los: Comunicações de Acidentes de Trabalho, Registros de Ocorrência Policial, notícias publicadas na imprensa, relatórios sindicais, Certidões de Óbito, Boletins de Emergência de hospitais da rede pública, laudos do Instituto Médico Legal, carteiras de trabalho e fichas de empresas onde aconteceram esses acidentes. Em entrevistas com trabalhadores e técnicos nos locais dos acidentes e com famílias das vítimas, identificaram-se as circunstâncias em que ocorreram as mortes e seus impactos no núcleo familiar. Do total de 74 óbitos, a CAT foi emitida apenas em cerca de 30% dos casos, o que representa grande entrave para as famílias das vítimas obterem os benefícios previdenciários. O expressivo número de acidentes fatais ocorridos reflete a ausência de uma política de segurança efetiva nas empresas e a adoção de práticas de terceirização caracterizadas por uma seqüência de subcontratações, inclusive ilegais, que expõem operários a condições e relações laborais precárias e a desproteção social.

    Resumo em Inglês:

    In this text, we present the results of a study that had the following goals: to analyze the fatal work accidents in the construction field in Rio de Janeiro between 1997 and 2001; to describe their immediate causes and the practices adopted by the companies where the accidents happened regarding the way they dealt with them and mainly to show the social impacts for the victims' families caused by their difficulties in claiming for their rights. In order to quantify and characterize these issues we conducted an active search using different information sources: work accident communications, police records, news published in the media, labor union reports, death certificates, public hospitals emergency reports, reports from the Forensic Medicine Institute, employment and social security cards and the records produced by the companies where the accidents occurred. The deaths circumstances and their impact upon the families where identified by interviewing technicians and workers. A work accident communication, a document which allows the victms' families to claim for their social benefits, was issued in only about 30% of the 74 deaths. The expressive number of fatal accidents reflects the lack of an effective policy regarding security in the companies and reveals outsourcing practices characterized by a succession of subcontracts, some of them being out of law and exposing workers to precarious labor conditions and to lack of social protection.
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