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REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2011
  • Um estudo sobre os significados de consumo associados ao corpo feminino em peças publicitárias de suplementos alimentares Artigos Científicos

    Sauerbronn, João Felipe Rammelt; Tonini, Karla Andrea Dulce; Lodi, Marluce Dantas de Freitas

    Resumo em Português:

    O presente artigo buscou analisar os significados atribuídos aos corpos femininos e transferidos através de propagandas de suplementos alimentares. O corpo se transformou em objeto de pesquisa de pesquisadores interessados em explorar a construção de significados de consumo de diversas áreas. Sua expressão como mercadoria já foi apontada por pesquisadores como Malysse 2007 que propôs a objetificação do corpo e Goldenberg 2007 que construiu o conceito de corpo como capital. Segundo MacCracken 2003 , a publicidade atua na transferência de significados, desde o mundo culturalmente constituído até os indivíduos. As nove peças publicitárias coletadas foram analisadas com base no método de análise do discurso publicitário proposto por Pinto 2002 . As funções de mostração construção do universo do discurso , de interação estabelecimento de vínculos socioculturais e de sedução distribuição de afetos positivos e negativos serviram como direção para que os pesquisadores buscassem compreender as formas de transferência de significado do corpo feminino através das peças publicitárias de suplementos alimentares. Alguns componentes do discurso publicitário foram comuns a todas as peças coletadas e evidenciaram o corpo como um objeto que pode ser modificado, ter suas medidas alteradas a partir do que é transmitido como desejável um corpo sem gordura, magro e firme . Entretanto, puderam ser diferenciadas quatro categorias de discurso de transferência de significado do corpo. A primeira categoria de peças publicitárias coloca o corpo como objeto de poder e o supervaloriza como objeto. Nessa categoria, a interação com os indivíduos é baseada no status que o corpo pode oferecer ao sujeito e as emoções envolvidas tratam de elevar a auto-estima do indivíduo. A segunda categoria congrega peças publicitárias que apresentam o corpo como local da ação do produto. A interação, nesse caso, é baseada em técnica e as emoções envolvidas destacam a sensualidade e a feminilidade. As peças que compõem a terceira categoria tratam o corpo como confirmador da ação do produto. A interação é baseada em gestual reproduzido em imagens e as emoções estão associadas a prazer e praticidade. A quarta categoria apresentou significado diferente para o corpo feminino, tratando-o como objeto subordinado ao evento, comportado e feliz. Ao fim, ficou claro o tratamento do corpo como objeto que pode ser modificado, alterado, adequado de acordo com a intenção de seu proprietário, o que ajuda a explicar como o significado do corpo é construído socialmente e transferido do mundo culturalmente constituído até o espaço de consumo dos indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze the meanings that are attributed to the female body and are transferred through dietary supplements' advertisements. The body became a research theme for researchers interested in exploring the construction of meanings of consumption in many areas. Its expression as a commodity has already been pointed out by researchers as Malysse (2007) who proposed the objectification of the body and Goldenberg (2007) who built the concept of the body as a capital. According to MacCracken (2003), advertising works in the transfer of meaning from the culturally constituted world to the individuals. Nine ads were collected and analyzed through the advertising discourse analysis proposed by Pinto (2002). The functions of showing (mostração -the construction of the universe of discourse), interaction (interação - social and cultural linkages set) and seduction (sedução - distribution of positive and negative affects) were used as direction for researchers to seek ways to understand the meaning transfer of the female body through the ads. Some components of the advertising discourse were common to all materials collected and showed the body as an object that can be modified to what is transmitted as desirable (without a body fat, lean and firm). However, it could be distinguished four discourse categories of body meanings transferring. The first category shows the body as an object of power that is overvalued as an object. In this category, the interaction with individuals is based on the status provided by the body and deal with the emotions involved raise the self-esteem of the individual. The second category gathers advertisements that feature the body as site of action of the product. The interaction in this case is based on technique and the emotions involved emphasize sensuality and femininity. The pieces comprised in the third category treat the body as a confirmer of the product's action. The gesture-based interaction is reproduced in images and emotions associated with pleasure and practicality. The fourth category deals with different meanings for the female body, treating it as an object subordinate to the event, well behaved and happy. In the end it became clear the treatment of the body is treated as an object that can be modified, altered, turned appropriate according to the intention of its owner, which helps explain how the body meanings are socially constructed and transferred from the culturally constituted world to the space consumption of individuals.
  • Oportunidade e desafio em marketing: como e por que as pessoas se desfazem de seus bens? Artigos Científicos

    Suarez, Maribel Carvalho; Macedo-Soares, T. Diana L. van Aduard de; Chauvel, Marie Agnes; Casotti, Letícia Moreira

    Resumo em Português:

    Ainda que o campo de estudos do comportamento do consumidor inclua não apenas a aquisição, mas também o uso e o descarte de bens, serviços, tempo e idéias pelos consumidores, poucos estudos se voltaram para o tema do descarte. Apesar da importância crescente desse tópico, a literatura sobre o descarte, mais do que restrita, encontra-se dispersa em trabalhos que nem sempre se articulam em um diálogo que possibilite o desenvolvimento do conhecimento e sua aplicação pelos gestores. Adotando uma metodologia para realizar investigações bibliográficas de forma sistemática com seleção de fontes “journals” com base em rankings múltiplos, a pesquisa em questão neste artigo procurou avançar no conhecimento sobre o tema de duas maneiras distintas. Primeiro, organizou de maneira crítica a literatura já produzida sobre o tema. Segundo, propôs um novo arcabouço conceitual a ser testado empiricamente em trabalhos futuros. O arcabouço articula a distinção entre cinco tipos distintos de benefícios de descarte, e propõe possíveis relações com o envolvimento no ato do descarte, dissonância e rituais de descarte. Ao final do artigo são discutidas as implicações dos resultados da pesquisa para o conhecimento do comportamento do consumidor e para as práticas gerenciais de marketing.

    Resumo em Inglês:

    Despite the fact that the field of consumer behavior is defined by acquisition, consumption, and disposition of goods, services, time and ideas, very few studies have addressed the disposition issue. Indeed, in spite of its relevance, the literature on the subject is scant and dispersed, failing to foster a dialogue that could contribute to knowledge building and recommendations for practitioners. Adopting a methodology for carrying out systematic bibliographical investigations, with selection of journals on the basis of multiple rankings, the research at issue in this article aimed at filling this gap in two different ways. First it reviewed and organized what had been published on this topic. Second, it proposed an analytical framework with a view to analyzing and reflecting upon the dynamic interaction of the elements that define disposal behavior. The framework made a distinction between five types of benefits of disposal, and proposed possible relationships between involvement in the disposal act, dissonance and disposal rituals. Finally, the article discusses the implications of the research´s results for understanding consumer behavior and marketing management.
  • Examinando a relação entre aprendizagem individual, grupal e organizacional em uma instituição financeira Artigos Científicos

    Bido, Diógenes de Souza; Godoy, Arilda Schmidt; Ferreira, Jorge Flavio; Kenski, Julia Moreira; Scartezini, Vivian Neri

    Resumo em Português:

    O fenômeno da aprendizagem pode ser estudado em diferentes níveis - individual, grupal, organizacional e inter-organizacional - os quais estão interconectados e envolvem um conjunto de complexas variáveis. Este trabalho tem como objetivo verificar e analisar empiricamente a articulação entre a aprendizagem individual, grupal e organizacional. O arcabouço teórico apresenta e analisa como diferentes autores estudam a possibilidade de relação entre esses níveis apoiando-se, especialmente, nos autores alinhados à perspectiva técnica e que propõem instrumentos de mensuração focados em algumas dimensões do fenômeno. O levantamento realizado envolveu uma amostra de 105 funcionários de uma instituição financeira. O instrumento elaborado por Chan 2003 foi utilizado na operacionalização dos construtos e para a análise dos dados foi utilizada a análise de componentes principais seguida pela modelagem em equações estruturais. Além da validação do instrumento de mensuração da aprendizagem individual, em grupos e organizacional, outra contribuição deste estudo foi a operacionalização dos três construtos como variáveis latentes de segunda ordem, o que tornou o modelo estrutural mais parcimonioso. Os resultados mostraram que tanto a aprendizagem individual como a aprendizagem grupal influenciaram a aprendizagem organizacional na amostra estudada, havendo confirmação das três hipóteses testadas. Ao final do trabalho são discutidas as suas limitações e apontadas algumas direções para novas pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    The phenomenon of learning can be studied at different levels - individual, group, organizational and inter-organizational - which are interconnected and involve a complex set of variables. This work aims to verify and analyze empirically the relationship between individual learning, group and organizational. The theoretical framework presents and analyzes how different authors studied the possible relationship between these levels, relying, in particular, in authors aligned with the technical perspective and proposed measurement instruments focused on some aspects of the phenomenon. The survey involved a sample of 105 employees of a financial institution. The instrument developed by Chan (2003) was used in the operationalization of the constructs, and for the data analysis, the principal component analysis was used followed by structural equation modeling. In addition to the validation of the measurement of individual learning in groups and organizational, another contribution of this study was the operationalization of the three constructs as second order latent variables, which made the structural model more parsimonious. The results showed that both individual and group learning influenced the organizational learning in the sample, with confirmation of the three hypotheses tested. At the end of the work are discussed their limitations and pointed out some directions for further research.
  • Papel das relações interorganizacionais e da capacidade de inovação na propensão para exportar Artigos Científicos

    Boehe, Dirk Michael; Larentis, Fabiano; De Toni, Deonir; Mattia, Adilene Álvares

    Resumo em Português:

    Os recursos organizacionais, como fatores internos que impulsionam o desempenho das organizações, constituem também uma base conceitual para explicar a propensão para exportar das organizações. Esta pesquisa apresenta algumas hipóteses em que alguns recursos, tais como a capacidade de inovação, o tamanho da empresa, a afiliação da empresa a uma associação local, a orientação para o mercado e a capacidade de relacionamento com fornecedores, são positivamente associados com a propensão para exportar. Utilizando-se da técnica de regressão logística multinominal e de cruzamentos com testes Chi²; em uma amostra de 223 empresas do setor moveleiro do Rio Grande do Sul, sendo 96 exportadoras e 127 não-exportadoras, identificaram-se dois grandes fatores relevantes na propensão para exportar: o tamanho das e as relações interorganizacionais locais. Com base nos resultados, ressalta-se que, dentre os recursos estudados, as relações interorganizacionais locais são provavelmente mais importantes, pois podem possibilitar às empresas o acesso a diversos outros tipos de recursos e capacidades.

    Resumo em Inglês:

    Organizational resources, such as internal factors that drive the performance of organizations, indicate also a conceptual basis for explaining the propensity to export. This study presents some hypotheses in which some resources such as innovation capability, the size of the company, the company's affiliation to a local association, market orientation and relationships with suppliers are positively associated with the propensity to export. Using a logistic regression and Chi square tests on a sample of 223 furniture companies located in the state of Rio Grande do Sul (Brazil), 96 of them exporters, was identified two major factors relevant to the propensity to export. First, the relationship between size of companies and propensity to export is highly significant. Second, local interorganizational relationships present a significant effect on the propensity to export. Thus, the results indicate that, considering the resources studied, the local interorganizational relationships are probably the most important, because it may enable companies to access to various other types of resources and capabilities.
  • Gestão de risco nas atividades de investimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul Artigos Científicos

    Bogoni, Nadia Mar; Fernandes, Francisco Carlos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é identificar os mecanismos de controle de riscos adotados pelos gestores dos RPPS nas atividades de investimento. A metodologia da pesquisa é descritiva, do tipo levantamento ou survey, com abordagem quantitativa e com uso da análise de clusters. A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2007 a fevereiro de 2008 nos 303 municípios do estado do Rio Grande do Sul que possuem RPPS constituído, sendo que 84 municípios participaram da pesquisa respondendo ao questionário. Os resultados mostram que 58 dos gestores dos RPPS pesquisados declararam não possuir uma política de investimentos formalizada; 70 declararam não adotar as práticas de gestão de investimentos investigadas e 74 informaram não possuir sistemas de apoio à gestão de investimentos formalizados. O uso da análise de clusters possibilitou a caracterização dos municípios segundo suas práticas de gestão de riscos combinadas com outros indicadores sócio-econômicos. Foram identificados 3 agrupamentos distintos, cuja análise demonstra que as melhores práticas de gestão de riscos nas atividades de investimentos são adotadas pelos RPPS dos municípios mais populosos, onde também foram verificados os maiores volumes de investimento. Conclui-se que, apesar da legislação vigente apresentar avanços com relação à formalização e à adoção de práticas que devem ser consideradas na ocasião da elaboração de uma política de investimentos eficaz, os resultados demonstram que não são adotados mecanismos de controle de riscos para as atividades de investimentos desses fundos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to identify the mechanisms of risk management currently adopted in investment activities of municipal retirement plans (RPPS) of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The methodology applied in the research is descriptive (using survey techniques) and quantitative (using probabilistic research). The research was accomplished in the period of December 2007 to February 2008 in the 303 municipal districts of the State of Rio Grande do Sul that maintain constituted RPPS. The survey received 84 municipal districts responses, allowing the research to reach a 9% error level in the probabilistic approach. The results of the research demonstrate 58% of the managers of RPPS declare not to possess a formalized investment policy; 70% declared not to maintain specific investment management sound practices and 74% informed they not to have investment management specific support systems. The cluster analysis provided the characterization of districts grouped by risk management practices combined with other socio-economic indicators. Three distinct clusters were identified, showing, as expected, the best practices among the RPPS are adopted by larger districts with larger investment volumes. Finally, in spite of Brazilian regulation recent advances, the results of the research demonstrate that mechanisms of risk control are not adopted in risk management of the investment activities of municipal retirement plans.
  • Competências gerenciais: um estudo em pequenas empresas de confecções Artigos Científicos

    Pelissari, Anderson Soncini; Gonzalez, Inayara Valéria Defreitas Pedroso; Vanalle, Rosângela Maria

    Resumo em Português:

    O atual cenário globalizado colocou as pequenas empresas brasileiras sob pressão de novas forças competitivas. O grande desafio dos gestores das pequenas empresas é o de buscar a sensibilidade no mercado para sua empresa, a inovação e a tecnologia do produto e sua adequação a novos modelos de gestão. O presente artigo resulta de uma pesquisa que aborda os diversos aspectos das competências gerenciais em pequenas empresas, e o objetivo geral é analisar as competências gerenciais consideradas essenciais na visão dos gestores das pequenas empresas de confecções do município de Vila Velha/ES. A análise foi conduzida através de pesquisa exploratório-descritiva e utilizou-se como delineamento o levantamento survey. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a 48 gestores das Pequenas Empresas do Município de Vila Velha/ES. Os gestores entrevistados revelaram dar maior ênfase as competências técnica e conceitual, visto que valorizam o conhecimento do negócio e seu ambiente, além da identificação tanto das vantagens competitivas como das oportunidades, ambos relevantes na condução de suas empresas.

    Resumo em Inglês:

    The actual global scenery places the Brazilian small business under the pressure of new competitive forces. The big challenge for their managers is to determine the market's sensibility, the innovation and the technology of the product, as well as their adaptation to new management models. This paper results from a research that approaches the various aspects of managerial competence in small businesses, and the objective general is analyze managerial competencies considered essential in view of managers of small clothing companies in the city of Vila Velha/ES. The analysis was conducted through exploratory-descriptive research and the design used was the survey. A questionnaire was applied to open and closed questions to 48 entrepreneurs of Small Companies in the City of Vila Velha/ES. The managers interviewed revealed greater emphasis to technical and conceptual skills, because they value the knowledge of the business and its environment, beyond the identification of both the competitive advantage of opportunities, both relevant in the conduct of their businesses.
  • Decisão de sazonalização de contratos de fornecimento de energia elétrica no Brasil através da otimização da medida Ômega (Ω) Artigos Científicos

    Simões, Mario Domingues de Paula; Gomes, Leonardo Lima

    Resumo em Português:

    Desde o final dos anos 90, o setor elétrico brasileiro vem passando por grandes reformas, cujos principais objetivos são aumentar a competição e a eficiência na alocação de recursos. Exatamente em função deste aumento de eficiência na alocação de recursos e devido ao consumo sazonal de energia no Brasil, foi estabelecida uma flexibilidade para as hidrelétricas conhecida como sazonalização. A sazonalização permite que a cada ano o agente de geração declare para o próximo ano o quanto é a energia mensal respeitando-se certos limites. Neste artigo, propõe-se um modelo de análise de decisão da sazonalização a partir da otimização da medida ômega com restrições de valor em risco, a qual consegue incorporar todos os momentos de uma distribuição de probabilidade numa análise de decisão. Para o cálculo desta medida, utiliza-se simulação dos preços de curto prazo. Aplica-se este modelo ao caso de uma pequena central hidrelétrica. Os resultados indicam que a decisão de sazonalização muda substancialmente quando há restrição de valor em risco (Value at Risk - VaR), fazendo com que a decisão ótima fique mais próxima de uma alocação uniforme ao longo do ano. Quando não há restrição de VaR, a decisão ótima difere consideravelmente da alocação uniforme.

    Resumo em Inglês:

    Since the late 1990s, the Brazilian electric power industry has been undergoing significant structural changes, the main objective being to increase competition and resources allocation efficiency. Due to this increase in efficiency and because of seasonal electricity consumption, there is the inclusion of a contractual flexibility, named seazonalization. This flexibility in the contract allows the generation agent (hydropower plant) to choose the monthly electricity amount generated and supplied to the system, each year, within certain limits. In this article it is proposed a model for the analysis and decision of the best energy supply profile, for the twelve months of the contract time span, based on the optimization of the omega measurement (consider all moments), subjected to value at risk restrictions. In order for this omega measurement to be employed, the simulation of short term prices is used and the model then applied to a small hydroelectric generation facility. The results indicate that the seazonalization decision will change substantially when there are value at risk restrictions, forcing the optimal decision to be closer the flat allocation throughout the year.
  • Gestão social e ambiental em pequenas e médias empresas: influência e poder dos stakeholders Estudo De Caso

    Moysés Filho, José Edson; Rodrigues, Andrea Leite; Moretti, Sérgio Luiz do Amaral

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi analisar como grandes empresas influenciam seus fornecedores, nesse caso Pequenas e Médias Empresas PME , em prol da adoção de práticas de gestão sociais e ambientais responsáveis. Utilizou-se para esse propósito a perspectiva da Responsabilidade Social Empresarial RSE que, embora careça de uma unidade teórica consistente, revelou-se mais adequada ao caso. A relevância do estudo se justifica pelo número restrito de trabalhos sobre a RSE em PME e a influência que os stakeholders - conceito usado neste caso no sentido de grupos de interesse - exercem sobre essa relação. O estudo foi realizado dentro do âmbito do Programa Tear - Tecendo Redes Sustentáveis -, que teve como objetivo mobilizar, por meio de grandes empresas ou âncoras, a adoção de práticas de gestão sociais e ambientais responsáveis por seus fornecedores. Utilizou-se a metodologia do estudo múltiplo de casos com o propósito de analisar tais impactos por meio de três empresas-âncoras e seis PME. Pelos resultados auferidos, pode-se verificar que a influência dos stakeholders acentua a importância e acelera a adoção das práticas de RSE, contudo carece de força para garantir incremento no desempenho, competitividade e oportunidades de mercado. Tal descoberta contraria o objetivo inicial do Programa Tear, conforme foi pregado às PME por seus organizadores.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze how large companies influence their suppliers, in this case Small and Medium Enterprises (SMEs), in favor of adopting social and environmental responsibility practices. It was used for this purpose the perspective of Corporate Social Responsibility (CSR) that, although lacks a consistent theoretical unit, was more appropriate to the case. The relevance of the study was justified by the limited number of studies on CSR on SMEs and the influence that stakeholders - in this particular case the concept was used in the sense of interested groups - have on this relationship. The study was conducted within the framework of the Tear Program - Weaving Sustainable Networks - that aimed to mobilize, through large companies (or anchors), the adoption of social and environmental responsibility practices management for its suppliers. The methodology of multiple cases study was used with the purpose of considering such impacts through three anchors companies and six SMEs. According to results, it can be seen that the influence of stakeholders stressed the importance and accelerate the adoption of CSR practices but lacks the strength to ensure an increase in performance, competitiveness and market opportunities. This finding is contrary to the initial objective of the Tear Program, as was nailed to SMEs by its organizers.
  • Relacionamento, cooperação e governança em arranjos produtivos locais: o caso do APL de madeira e móveis do estado de Rondônia Estudo De Caso

    Teixeira, Marcia Cristina; Teixeira, Rivanda Meira

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo identificar os agentes econômicos e institucionais do arranjo produtivo local APL de madeira e móveis do Estado de Rondônia e analisar suas formas de relacionamento, cooperação e governança. Foram utilizados os procedimentos metodológicos relativos ao estudo de caso, com a adoção de uma perspectiva de análise transversal. O nível de análise considerado foi o APL e a unidade de análise foram os gestores tanto das empresas quando das instituições envolvidas. A população abrangida na pesquisa somou trinta e cinco organizações integrantes do arranjo produtivo local de madeira e móveis de Rondônia, das quais vinte e quatro foram visitadas e seus dirigentes, entrevistados. Para a realização da pesquisa, foram utilizados dados primários, coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação direta não-participante do pesquisador, além de dados secundários. Os resultados levam a concluir que o APL de madeira e móveis do Estado de Rondônia ainda não existe como um arranjo propriamente dito, mas sim como três subgrupos com estágios diferentes em seus laços de cooperação. A colaboração foi percebida dentro de um dos subgrupos, tornando as empresas participantes mais bem preparadas e capacitadas. Portanto, o desafio é entender esse APL com necessidades e capacidades diferentes, onde as empresas se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    This research had as objective to identify economic and institutional agents of Rondônia wood and furniture cluster and analyze its relationship, cooperation and governance. The methodological approach were the case study, with the adoption of a perspective of transversal analysis. The analysis level was the cluster and the analysis unit were the cluster and institutional management. The population was of thirty-five participant organizations of the wood and furniture cluster of Rondônia and, from those, twenty-four were visited and their managers interviewed. For the accomplishment of the research, sources of primary and secondary data were used, semi-structured interviews and non-participant observation were adopted. Results conclude that the wood and furniture cluster of Rondônia does not exist as a cluster yet, but as three sub-groups in different stages in their cooperation ties. Collaboration was perceived in one of the three sub-groups, making the companies more prepared and skilled. Thereby, the main challenge is understand this cluster with different necessities and capabilities where organizations are in the different levels of development.
  • Impactos tributários dos métodos de cálculo de preços de transferência em operações de importação Estudo De Caso

    Pedó, Mônica Gisele Brancher; Müller, Cláudio José; Cortimiglia, Marcelo Nogueira

    Resumo em Português:

    Na medida em que a economia global se expande e os mercados se tornam mais abertos para os investimentos, as empresas dividem atividades entre as suas unidades estabelecidas em diferentes países. A determinação dos preços praticados em operações de transferência entre companhias associadas situadas em diferentes jurisdições fiscais é chamada de Preços de Transferência. Para fins tributários, os preços de transferência determinam o valor de receita que cada empresa recebe e o referente valor de tributos incidentes sobre receitas e/ou resultados no país exportador e no país importador, sendo um assunto relevante para as administrações tributárias dos países onde essas operações ocorrem e para as empresas com unidades em mais de um país. O presente estudo apresenta uma análise relacionada aos Preços de Transferência praticados por uma empresa brasileira que importa matéria-prima de suas empresas vinculadas estabelecidas em outras jurisdições tributárias. É apresentado um estudo de caso descritivo que ilustra essa situação e as regras brasileiras de Preço de Transferência. Ao final, conclui-se que o contribuinte deve aplicar mais de uma metodologia de cálculo dentre as disponibilizadas pela legislação brasileira, a fim de identificar a que resulte em menor ajuste tributário. Conclui-se, adicionalmente, que a temática dos preços de transferência depende de muitas variáveis individuais, as quais devem ser estudadas e analisadas caso a caso, de acordo com as particularidades envolvidas em cada situação.

    Resumo em Inglês:

    As the global economy continues to expand and markets become more open to investment, enterprises share activities among their units established in different countries. The prices determination for the transfer of goods between affiliated companies situated in different tax jurisdictions is called Transfer Pricing. For tax purposes, transfer pricing determines the amount of income that each party earns and thus, the amount of income tax due in both the export and import countries, representing a relevant issue to the tax administrations in countries where these operations occur and to the companies which have units in more than one country. This study presents an analysis related to Transfer Prices practiced by a Brazilian company that imports raw material from its associated units established in other tax jurisdictions. A case study that shows this situation and the Brazilian Transfer Pricing rules are presented. The conclusion is that the company should apply more than one of the available calculus methodologies in order to identify which one results in the lower tax adjustment. In addition to that, it is concluded that the Transfer Pricing is an issue that depends on many variables that should be carefully analyzed for each situation or company, considering the particularities of each situation.
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