Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2012
  • Alinhamento estratégico nas cadeias de suprimento da indústria automobilística brasileira Artigos Científicos

    Martins, Ricardo S.; Souza Filho, Osmar V.; Pereira, Susana Carla Farias

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi analisar o alinhamento nas estratégias de suprimento adotadas pelos elos nas cadeias de suprimentos da indústria automobilística no Brasil. O conceito de alinhamento seguido foi aquele proposto por Vachon et al. (2009), de que o alinhamento se relaciona com a intensidade dos gaps entre os requisitos de um cliente e a ênfase dada por um fornecedor de primeira camada nestes mesmos requisitos ao lidar com os fornecedores de segunda camada. A unidade de análise são empresas industriais localizadas no Brasil, fornecedores de primeira camada de montadoras de automóveis. A amostra de vinte e oito empresas foi selecionada por critério de acessibilidade, a partir de uma relação de empresas do setor disponibilizada pelo Sindipeças, o principal sindicato patronal da categoria. As unidades de observação foram os gestores da área de suprimentos dessas empresas. Os resultados apontam que a dependência de um fornecedor em relação a uma montadora específica reforça o alinhamento estratégico nesta cadeia de suprimentos, e que as montadoras europeias possuem uma base de fornecedores diretos que adotam estratégias de suprimentos mais alinhadas com as suas próprias, quando comparadas com as montadoras norteamericanas e respectivas bases de fornecedores. No entanto, as cadeias se desalinham quando prevalece a adoção de práticas colaborativas nas relações entre montadoras e primeira camada de fornecedores.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue examinar el alineamiento de las estrategias adoptadas por relaciones de suministro en cadenas de suministro de la industria automotriz en Brasil. El concepto de alineación que siguió fue la propuesta por Vachon et al. (2009), que la alineación se refiere a la intensidad de las diferencias entre los requisitos del cliente y el énfasis dado por un proveedor de primer nivel de estos mismos requisitos cuando se trata de proveedores de segundo nivel. La unidad de análisis son las empresas ubicadas en Brasil, proveedores de primer nivel a los fabricantes de automóviles. La muestra de veintiocho empresas fueron seleccionadas por criterios de accesibilidad, de una lista de las empresas del sector proporcionada por Sindipeças, el sindicato patronal principal. Las unidades de observación fueron los gestores de estas empresas de la zona de suministro. Los resultados muestran que la dependencia de un único proveedor para un fabricante específico refuerza el alineamiento estratégico en esa cadena de suministro, y los fabricantes europeos tienen una base de proveedores directos que adoptan estrategias para la oferta más acorde con sus propios, en comparación con los fabricantes de automóviles de EE.UU. y sus bases de proveedores. Sin embargo, las cadenas de la desalineación cuando la adopción de las prácticas vigentes de colaboración en las relaciones entre los ensambladores y los proveedores de primer nivel.

    Resumo em Inglês:

    This study evaluates the degree of strategic alignment in the supply strategies adopted by the Brazilian automotive supply chains. The concept of alignment followed was that proposed by Vachon et al. (2009), that alignment is related to the intensity of the gaps between the requirements of a client and an emphasis on first-tier supplier in these same requirements when dealing with suppliers second tier. The unit of analysis are companies located in Brazil, first-tier suppliers to automobile manufacturers. The sample of twenty-eight companies were selected by criteria of accessibility, provided by SINDIPEÇAS. The units of observation were their supply managers. The results pointed that, the stronger the bonds between the automaker and its suppliers are, higher is the degree of alignment in the adopted supply strategies. Furthermore, European automakers supply chains have higher levels of strategic alignment compared to North-American automakers ones. However, the supply chains characterized by lower levels of strategic alignment are the ones where collaborative practices prevail in the relations.
  • A recomendação MMOG/LE: uma análise da influência prática de sua adoção na melhoria de processos logísticos Artigos Científicos

    Peinado, Jurandir; Graeml, Alexandre Reis

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a influência prática de uma ferramenta de avaliação do desempenho logístico de empresas do setor automotivo no Brasil. Os participantes, que receberam treinamento e implantaram a recomendação MMOG/LE (Materials Management Operating Guideline/Logistics Evaluation) em suas empresas, responderam a um questionário com perguntas de escala Likert. Foi utilizado um conjuntos de variáveis constituído por 32 perguntas elaboradas de forma a cobrir as diversas áreas de preocupação da MMOG-LE e os processos logísticos a elas relacionados, na tentativa de compreender a sua influência na melhoria dos processos logísticos das empresas pesquisadas, a partir da percepção dos respondentes. Também se buscou identificar "dimensões logísticas" em torno das quais os participantes percebem contribuição mais efetiva da MMOG/LE. O principal resultado consistiu na identificação de três dimensões logísticas valorizadas pelos respondentes. Os respondentes evidenciaram ter percepções alinhadas para três grupos (fatores) de variáveis: (1) preocupações com os processos produtivos e logísticos; (2) preocupações com os detalhes do relacionamento com os clientes; e (3) preocupações com uma visão sistêmica da importância das operações e logística no contexto de suas organizações e com o alinhamento dos objetivos funcionais à estratégia das empresas. Os respondentes consideram que a MMOG/LE foi mais importante no sentido de proporcionar a visão sistêmica sobre os processos logísticos, tão necessária quando estes começam a ficar mais complexos e envolver uma quantidade maior de partes envolvidas.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the practical influence of a logistics performance assessment tool as perceived by operations managers from the automotive industry in Brazil. Participants that had been trained and had implemented the MMOG/LE Recommendation (Materials Management Operating Guideline/Logistics Evaluation) in their organizations filled in a Likert scale survey. A set of variables was used comprising 32 questions covering all areas of concern of the MMOG/LE and the logistics processes related to them, in an attempt to understand its contribution to the improvement of the logistics processes in the surveyed organizations. There was also an attempt to identify "logistics dimensions" for which the recommendation provides most effective contributions. The main result was the identification of three such dimensions that were value by the respondents: (1) concerns with the manufacturing and logistics processes; (2) concerns with the details involved in the relationship with customers; and (3) concerns with the development of a systemic understanding of the importance of operations and logistics to the organization as a whole and the alignment of functional objectives to the organization's strategy. Respondents consider that MMOG/LE is more important to provide a holistic view of the logistics processes that anything else, which is really important considering that such processes are becoming more and more complex and each time involve a greater number of different parties.
  • Heterogeneidade de desempenho das pequenas empresas brasileiras: uma abordagem da Visão Baseada em Recursos (VBR) Artigos Científicos

    Leite Filho, Geraldo Alemandro; Carvalho, Francisval de Melo; Antonialli, Luiz Marcelo

    Resumo em Português:

    O objetivo do trabalho foi verificar se as diferenças de desempenho econômico (Taxa de Crescimento das Vendas -TCV) de pequenas empresas brasileiras, dentro de um mesmo setor, foram maiores do que as diferenças de desempenho econômico entre os setores. Sugeriu-se que os fatores internos (capacidades e competências organizacionais) exerceriam maior influência do que os fatores externos (posicionamento estratégico e localização) na heterogeneidade de desempenho econômico das pequenas empresas brasileiras. Os dados foram coletados de uma amostra de 328 pequenas empresas que mais cresceram no Brasil no ano de 2010. Os principais resultados evidenciaram diferenças significativas de desempenho econômico (TCV) entre as pequenas empresas brasileiras independentemente do setor de atuação, confirmando o efeito firma na variação de desempenho. O efeito setor foi não significativo, uma vez que os resultados sugeriram não haver diferenças significativas de desempenho econômico (TCV) nas pequenas empresas brasileiras a nível setorial. Observou-se ainda que a variância de desempenho econômico (TCV) entre os setores de atuação das empresas foi menor do que a variância de desempenho econômico (TCV) dentro do setor de atuação das empresas. Reforçou assim, o pressuposto de que os fatores internos, relacionados às empresas de forma individual, exerceram influência mais significativa do que os fatores externos na heterogeneidade de desempenho econômico. Concluiu-se que as capacidades e competências organizacionais foram distribuídas de forma heterogênea entre as firmas, causando influências diversas em seus indicadores de desempenho econômico (TCV), validando os fundamentos teóricos da Visão baseada em recursos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify whether the differences in performance (Sales growth rate -SGR) of Brazilian's small firms within the same sector were higher than the differences in economic performance between sectors. It was suggested that the internal factors (organizational capabilities and skills) would exert greater influence than the external factors (strategic positioning and location) in the heterogeneity of performance of Brazilian's small firms. Data were collected from a sample of 328 fastest growing Brazilian's small firms in 2010. The main results showed significant differences in performance (Sales growth rate -SGR) between the Brazilian's small firms regardless of industry sector, confirming the effect of variation in firm performance. The industry effect was not significant, since the results suggested no significant differences in performance (Sales growth rate -SGR) in Brazilian's small firms at the sectoral level. It was also observed that the variance of performance (Sales growth rate -SGR) among the sectors where the companies was lower than the variance of performance within the sector where the companies operate. Thus reinforcing the assumption that the internal factors related to the companies individually, able to influence more significant than external factors in the performance heterogeneity. It was concluded that the skills and organizational skills were unevenly distributed among firms, causing various influences on their performance (Sales growth rate -SGR), validating the theoretical foundations of the resource based view.
  • Correlacionando tipos de cultura organizacional com estratégias de remuneração utilizando a tipologia de Charles Handy Artigos Científicos

    Russo, Giuseppe Maria; Tomei, Patricia Amelia; Linhares, Antonio José Braga; Santos, Andre Moreira

    Resumo em Português:

    Este estudo identificou as correlações entre as estratégias de remuneração e a tipologia de cultura organizacional proposta por Handy (2003) baseada nas dimensões do grau de formalização e centralização que identifica a cultura: Zeus (poder), Apolo (papéis), Atena (tarefa), e Dionísio (pessoa). A pesquisa foi aplicada a gestores de remuneração de 76 empresas associadas ao Grupo de Permuta de Informações Salariais (Grupisa), e os questionários com um construto composto por doze componentes da remuneração organizacional foram analisados utilizando Correlação de Pearson e Regressão Múltipla. Concluímos que as variáveis de remuneração se correlacionam de forma diferente com cada um dos tipos de cultura: (i) organizações "Zeus" devem enfatizar os fatores comportamentais em todas as esferas do sistema de remuneração; (ii) para as organizações "Apolo" a ênfase deve ser aplicada nas oportunidades de crescimento e desenvolvimento, (iii) nas organizações "Atena" o foco deve ser nas recompensas financeiras, e, (iv) organizações "Dionísio" devem dar ênfase à qualidade da remuneração.

    Resumo em Inglês:

    This study identified the correlations between compensation strategies and the organizational culture typology proposed by Handy (2003), based on the degree of formalization and centralization that identifies the culture: Zeus (power), Apollo (roles), Athena (task) and Dionysus (person). A survey was performed of compensation managers at 76 companies associated with the Salary Information Exchange Group (GRUPISA), and the questionnaires with a construct composed of twelve organizational compensation components were analyzed using Pearson's correlation coefficient and multiple regression We concluded that the compensation variables were correlated in a different fashion with each of the culture types: (i) "Zeus" organizations should emphasize behavioral factors in all spheres of the compensation system; (ii) in the case of "Apollo" organizations the emphasis should be on growth and development opportunities; (iii) in "Athena" organizations the focus should be on financial rewards, and, "Dionysus" organizations should place emphasis on the quality of compensation
  • O endosso por celebridade e a gestão da imagem da marca: evidências empíricas a partir do estudo da marca Ipanema Gisele Bündchen Artigos Científicos

    Dal Bó, Giancarlo; Milan, Gabriel Sperandio; De Toni, Deonir

    Resumo em Português:

    Um conceito fundamental para a compreensão do papel desempenhado pelas marcas nas sociedades é o de posicionamento. De acordo com Ries e Trout (1986), o enfoque essencial do posicionamento não está em criar algo novo ou diferente, e sim em reconhecer o que está dentro da mente dos consumidores e posicionar o produto valendo-se das conexões existentes. Uma abordagem que tem despertado interesse é o paradigma do arquétipo, que postula a existência do inconsciente coletivo, uma estrutura da psiqué que conteria as "imagens coletivas" comuns ao gênero humano que representam uma tendência inata para perceber a realidade de uma determinada forma. Neste sentido, pesquisadores propõem que a utilização de celebridades endossantes é uma forma poderosa de transferir significados simbólicos para as marcas. Assim sendo, este estudo integra os conceitos da Teoria dos Arquétipos de Jung e de posicionamento de marca, tendo como objetivo compreender como uma empresa realiza o processo de transferência do significado simbólico proveniente de uma celebridade endossante para a imagem de uma marca, dotando-as dos elementos arquetípicos que possibilitem a conexão entre a imagem da marca e as inclinações psicológicas dos consumidores, resultando em um posicionamento de marca efetivo. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória relacionada às estratégias de posicionamento adotadas para a marca Ipanema Gisele Bündchen, por meio da qual foi possível compreender de que forma ocorre a transferência do significado simbólico de uma celebridade para a imagem da marca, resultando em considerações teóricas e empíricas capazes de oferecer suporte aos processos estratégicos e gerenciais de posicionamento de marca.

    Resumo em Inglês:

    A key concept for understanding the role of brands in societies is the positioning. According to Ries and Trout (1986), the focus of the position is not essential in creating something new or different, but to recognize what's inside the mind of consumers and positioning the product taking advantage of existing connections. One approach that has attracted attention is the paradigm of the archetype, which postulates the existence of the collective unconscious, a structure of the psyche that would contain the "collective images" common to mankind that represents an innate tendency to perceive reality in a certain way. In this sense, researchers suggest that the use of celebrity endorsers is a powerful way to transfer symbolic meanings for brands. Thus, this study integrates the concepts of the Theory of Archetypes of Jung and brand positioning aiming to understand how a company performs the transfer process of the symbolic meaning from a celebrity endorser for the brand image, providing them with the archetypal elements that enable the connection between the brand image and psychological consumers' inclinations, resulting in an effective brand positioning. For this purpose, was developed an exploratory research related to the strategies adopted for positioning the brand Ipanema Gisele Bündchen, whereby it was possible to understand how occurs the transfer of the symbolic meaning related to a celebrity for the brand image, resulting in theoretical and empirical considerations that could support the strategic and managerial processes of brand positioning.
  • De onde vem o endividamento feminino?: construção e validação de um modelo PLS-PM Artigos Científicos

    Trindade, Larissa de Lima; Righi, Marcelo Brutti; Vieira, Kelmara Mendes

    Resumo em Português:

    O consumo exacerbado pode levar muitos indivíduos a contraírem dívidas comprometendo uma parcela significativa de suas rendas e, em muitos casos, acabando por ser tornarem inadimplentes. A inadimplência trás consigo efeitos muitas vezes arrasadores tanto do ponto de vista macroeconômico, aumentando o risco das operações e produtos financeiros, como do ponto de vista do indivíduo, ao afetar suas relações sociais, seu estado psicológico e sua vida familiar. Por outro lado, a maior participação da mulher no mercado de trabalho trouxe uma maior independência financeira e consequentente maior poder na decisão de consumo e ao mesmo tempo, maiores responsabilidades sobre o gerenciamento financeiro e nas decisões de endividamento. Neste sentido, este estudo centrou-se na identificação e análise dos fatores que afetam na propensão ao endividamento, nas mulheres da Mesorregião Centro Ocidental Rio-grandense. Assim, este trabalho propõe um modelo estrutural para explorar as relações entre os fatores determinantes da propensão ao endividamento junto às mulheres da referida Mesorregião, considerando variáveis que compõem os construtos de STATUS SOCIAL, PREOCUPAÇÃO, ESTABILIDADE, PRAZER, PODER, ORÇAMENTO, ILUSÃO e MATERIALISMO. Para isso, foram aplicados 2.500 questionários espalhados estatisticamente entre os 31 municípios que compõem esta Mesorregião. Os dados foram analisados através da metodologia Partial Least Squares - Path Modeling (PLS-PM). Sumariamente, os resultados sugerem que o construto ENDIVIDAMENTO está associado aos construtos STATUS, PREOCUPAÇÃO e MATERIALISMO, corroborando com as teorias das Finanças Comportamentais, ao sugerir que as decisões que envolvem endividamento vão além da simples relação consumo e renda, ou seja, existem outras variáveis comportamentais que são importantes na hora do indivíduo contrair dívidas, tais como, o significado que o indivíduo atribui ao dinheiro e o nível de materialismo.

    Resumo em Inglês:

    The exacerbate consumption may lead many individuals to contract debts which commite a significant portion of their income and, in many cases, eventually taking into default. The default often brings with it devastating effects in both macroeconomic point of view, increasing the risk of operations and financial products, such as from the individual standpoint, affecting his social, psychological state and family life. Moreover, the bigger women participation in labor market brought greater financial independence and empowerment in decision and consequently larger power of consumption decision and at the same time, more responsibility on financial management and borrowing decisions. Thus, this study focused on the identification and analysis of factors which affect the indebtedness propensity, among women in the Rio Grande do Sul western-central mesoregion. This study proposes a structural model to determine the relationships among the women indebtedness propensity determinants of that mesoregion, considering variables which compose the constructs of SOCIAL STATUS, CONCERN, STABILITY, PLEASURE, POWER, BUDGET, ILLUSION and MATERIALISM. For this, were applied 2,500 questionnaires statistically scattered among the 31 cities which compose the mesoregion. Data were analyzed by Partial Least Squares -Path Modeling (PLS-PM) methodology. In summary, the results suggest that the construct INDEBTEDNESS is associated with SOCIAL STATUS, CONCERN and MATERIALISM, corroborating with the Behavioral Finance theories, suggesting that decisions involving borrowing go beyond the simple consumption and income relationship, i.e., there are other behavioral variables which are important in the time that individual contract debts, such as the meaning that the individual attaches to money and the materialism level.
  • Uma análise dos serviços de telefonia móvel no Brasil: uma proposta de modelo empírico Artigos Científicos

    Mota, Márcio de Oliveira; Nogueira, Cláudio André Gondim; Almeida, Felipe Cavalcante de; Lima, Paulo Giovanni Nogueira de; Moura, Heber José de

    Resumo em Português:

    O presente artigo busca preencher uma lacuna que os estudos efetuados anteriormente deixaram no que diz respeito à falta de informações acerca da satisfação dos consumidores dos serviços de telefonia móvel após a portabilidade numérica. No caso, realizou-se, de forma inédita, um estudo longitudinal por um período de aproximadamente três anos, com usuários de telefonia móvel antes e depois da portabilidade numérica no intuito de avaliar os serviços prestados pelas concessionárias por meio da percepção desses consumidores em períodos de distinta legislação. Há também uma segunda lacuna que se refere ao desenvolvimento de um modelo que responda e consiga atender aos atributos inerentes ao setor de telefonia móvel no que concerne à satisfação dos serviços prestados. Esse estudo tem como objetivo analisar a avaliação dos serviços de telefonia móvel brasileiro. Especificamente, pretende-se: (1) verificar empiricamente o ajustamento de um modelo de satisfação no setor de telefonia móvel baseado em modelos de satisfação do consumidor; (2) examinar a influência dos antecedentes e consequentes da satisfação de serviços de telefonia móvel; (3) analisar a avaliação dos serviços de telefonia móvel por meio de seus usuários antes e depois da portabilidade numérica; e (4) propor um índice de satisfação do consumidor para o setor de telefonia móvel brasileiro. O estudo compreendeu uma pesquisa descritiva do tipo survey.A pesquisa de campo foi realizada durante três anos junto a 1596 usuários de telefonia móvel pesquisados, sendo estes divididos entre usuários antes do início da portabilidade numérica e com usuários que realizaram a portabilidade numérica com pelo menos 12 meses após o início da autorização pela ANATEL. Os dados coletados foram submetidos a procedimentos estatísticos por meio da técnica de modelagem em equações estruturais. Os resultados apontam que não houve diferentes percepções por parte dos usuários de telefonia móvel antes e depois da portabilidade numérica, portanto, há ainda muito a se aprofundar sobre o que levou os usuários a avaliar de uma forma tão semelhante as operadoras em períodos e situações tão distintos. Verificou-se ainda que as relações entre o valor percebido e a imagem e entre a satisfação e o valor percebido se manifestaram negativamente no período antes da portabilidade numérica e que os impactos mais fortes e significativos do modelo proposto se referenciam ao relacionamento da imagem com a satisfação e da satisfação com a gestão das reclamações.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es cumplir con la falta de los estudios anteriores sobre la falta de información respecto a la satisfacción de los consumidores de telefonía móvil después de la portabilidad numérica en Brasil. Una investigación longitudinal inicial fue conducida durante tres años con los consumidores de telefonía móvil antes y después de la portabilidad numérica con el fin de evaluar los proveedores de servicios telefónicos. También hay una falta en la literatura que se refiere al desarrollo de un modelo que podríamos considerar los atributos inherentes al sector de la telefonía móvil brasileño en relación a la satisfacción por los servicios prestados. Este estudio tiene como objetivo analizar los servicios de telefonía móvil de Brasil. En concreto, hay otros objetivos: (1) verificar empíricamente el ajuste de un modelo basado en el sector de la telefonía móvil; (2) examinar la influencia de los antecedentes y consecuentes de la satisfacción en servicios de telefonía móvil; (3) analizar los servicios de telefonía móvil antes y después de la portabilidad numérica en Brasil; y (4) proponer un índice de satisfacción con el sector de la telefonía móvil brasileño. Por lo tanto, hemos desarrollado un estudio descriptivo de tipo survey durante tres años con 1596 consumidores de telefonía móvil, que se dividieron en dos grupos: a) antes de la portabilidad numérica; y b) después de la portabilidad numérica después de 12 meses de la autorización de ANATEL. Los datos obtenidos fueron analizados mediante pruebas estadísticas, incluidos los modelos de ecuaciones estructurales. Los resultados indican que no hubo grandes diferencias sobre las percepciones de los consumidores de teléfonos móviles antes y después de la portabilidad numérica. Por lo tanto, todavía hay mucho que profundizar sobre lo que llevó a los consumidores a evaluar de una manera tan similar a los proveedores de telefonía móvil en los dos períodos de tiempo distintos. También se verificó que la relación entre el valor percibido y la imagen, y la satisfacción y el valor percibido se calificaron negativamente durante estos dos períodos de tiempo distintos. De hecho, los más fuertes impactos significativos a partir del modelo propuesto se refieren a la relación entre la imagen y la satisfacción, y entre la satisfacción y la gestión de las reclamaciones.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to fulfill a lack from the previous studies about the insufficient information concerning satisfaction from mobile telephone consumers after number portability in Brazil. An original longitudinal research was conducted over three years with mobile telephone consumers after and before number portability in order to evaluate the telephone services providers. There is also a second lack in the literature that refers to the development of a model that could consider the inherent attributes to the mobile phone sector concerning to satisfaction over the provided services. This study aims to analyze the Brazilian mobile phone services. Specifically, it also aims to: (1) verify empirically the fit of a model based on the mobile phone sector; (2) examine the influence of the antecedents and consequents of the satisfaction in mobile phone services; (3) analyze the mobile phone services before and after the number portability in Brazil; and (4) propose a satisfaction index to the Brazilian mobile phone sector. A descriptive survey type study was conducted and the field research was carried out during three years with 1596 telephone mobile consumers, which were divided into two groups: a) before the mobile number portability; and b) after mobile number portability after 12 months the number portability authorization by ANATEL. The collected data were analyzed by statistical tests, including structural equation modeling. The outcomes indicate that there were no great differences concerning the perceptions of the mobile phone consumers before and after the mobile number portability. Thus, there is still a lot to deepen about what led consumers to evaluate from a so similar way the mobile phone providers in the two different periods of time. We also verified that the relationship between perceived value and image, and satisfaction and perceived value were negatively scored during these two different periods of time. Indeed, the strongest significant impacts from the proposed model referred to the relationship between image and satisfaction, and satisfaction and management of complaining.
  • O processo de análise do ambiente e sua relação com a aprendizagem organizacional: um estudo de caso Estudos De Caso

    Caldeira, Adilson; Godoy, Arilda Schmidt

    Resumo em Português:

    Este estudo foi realizado a partir da questão: "Quais as contribuições do processo de análise do ambiente para a aprendizagem organizacional?" Em busca da resposta, efetuou-se, a princípio, uma revisão da literatura que aborda os conceitos e principais aplicações relativos às formas pelas quais a aprendizagem se processa nas organizações. Na seqüência procurou-se igualmente contextualizar a fundamentação teórico-conceitual que permeia os estudos atinentes à estratégia empresarial na atualidade. No plano empírico, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso na empresa Petrobras, na qual os dados foram colhidos utilizando-se entrevistas. Em primeiro lugar, são apresentados os dados históricos e a descrição do processo de análise do ambiente efetuada no processo de planejamento estratégico na organização pesquisada. A seguir, apresenta-se a visão dos gestores a respeito do aprendizado decorrente desse processo. As declarações dos executivos foram classificadas por categorias e submetidas a análise de conteúdo. Os resultados revelam que os entrevistados vêem a análise do ambiente como meio de aprendizagem organizacional e demonstram acreditar que a aprendizagem resultante contribui para o desempenho da empresa por desenvolver sua capacitação para aprimorar suas ações administrativas. Assim sendo, o estudo proporciona a visão de uma associação entre os processos de planejamento estratégico e aprendizagem nas organizações.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio se realizó sobre la base de la pregunta: «¿Cuáles son los aportes del proceso de analizar el entorno para el aprendizaje organizacional?" Buscando una respuesta, el estudio fue iniciado por una revisión de la literatura que trata sobre los conceptos clave y aplicaciones relacionadas con la forma en que el aprendizaje tiene lugar dentro de las organizaciones. Posteriormente se discute el teórico y conceptual en la literatura para los estudios sobre la estrategia de negocios de hoy. En el plano empírico, se presenta una investigación cualitativa que hace un estudio de caso en Petrobras, en que los datos se recopilaron mediante entrevistas. En primer lugar, presentamos los datos históricos y la descripción del análisis ambiental realizado en el proceso de planificación estratégica en la organización estudiada. A continuación, se presentan las opiniones de los directivos en relación con el aprendizaje derivado del proceso. Las declaraciones de los ejecutivos fueron clasificados por categorías y sometidos a análisis de contenido. Los resultados muestran que los consultados entienden que el análisis del medio ambiente es un medio de aprendizaje en la organización y dicen que que el aprendizaje contribuye al rendimiento del negocio mediante el desarrollo de sus habilidades para mejorar su actuación administrativa. Así, el estudio proporciona la visión de una asociación entre los procesos de planificación estratégica y el aprendizaje en las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    This study considered the question: "Which are the contributions of environment analysis to organizational learning?" It principiates by means of a literature review that discusses the key concepts and applications related to ways in which learning occurs in organizations. Subsequently, a brief frame concerning to business strategy contextualizes the theoretical and conceptual studies that permeates the discussion of this matter presently. Empirically, a qualitative research was conducted by means of a single case study approach conducted at Petrobras, using interviews . After presenting the history of company and its strategic planning process, the study discusses how managers see their learning when analysing environment. The research reveals that managers see environment analysis as a way to provide learning. They also believe that outcoming learning contributes to company's performance by improving its management ability. The study provided a first look at the nature and composition of both phenomena -Learning and Strategy -in the context of an organization.
  • A perspectiva dialógica no agir empreendedor: um estudo de caso em uma lan house Estudos De Caso

    Marçal, Maria Christianni Coutinho; Mello, Sérgio C. Benício de; Guerra, José Roberto Ferreira; Rocha, Denis Dayvison Soares da

    Resumo em Português:

    A tecnocultura é um fenômeno atual e abrangente que age como um mediador entre o homem e o mundo alterando algumas das suas características fundamentais (e.g., as interações sociais, a relação do homem com o tempo/espaço, a construção da subjetividade e a percepção do próprio corpo). Um ambiente de negócios característico desse fenômeno social é a lan house e o objetivo deste artigo é fazer uma modelização do fenômeno empreendedorismo à luz do modelo de Thierry Verstraete (2001) aplicado a esse tipo de negócio. A abordagem integra dois níveis de análise: o empreendedor e a organização impulsionada por ele através do estudo da relação dialógica entre as dimensões que o compõem (cognitiva, praxiológica e estrutural). A metodologia utilizada foi um estudo de caso e a coleta dos dados foi efetuada através de entrevista. Pôde-se concluir que o modelo explorado é abrangente e aborda aspectos fundamentais para a compreensão do fenômeno empreendedorismo.

    Resumo em Inglês:

    Technoculture is a contemporary and including phenomenon that acts as a mediador between man and the world modifying some of its fundamental characteristcs (e.g., social interactions, the relation of men with time/space, the subjectivity's construction and the perception of the own body). A typical business environment of this social phenomenon is a lan house and the objective of this article is to modelize the entrepreneurship phenomenom through the Thierry Verstraete (2001)'s theory applied to this kind of business. This approach integrates two levels of analysis: the entrepreneur and the organization through a study of the dialogical relation among three dimensions (cognitive, practical and structural). The methodology used was a case study and the data was collected through interview. It was concluded that the explored model is including and that it contains fundamental aspects to comprehend the entrepreneurship phenomenon.
  • Aprendizagem organizacional a partir das práticas de educação a distância da Escola de Administração/UFRGS Estudos De Caso

    Silva, Francielle Molon da; Carvalho, Mario Cesar dos Santos de; Costa, Camila Furlan da; Rhoden, Marisa Ignez dos Santos

    Resumo em Português:

    Estudos sobre aprendizagem e Educação a Distância (EAD) são encontrados em diversos meios de publicação. Entretanto, a articulação entre estas duas temáticas ainda se encontra como um campo aberto a novos debates. Para contribuir com esta discussão, o objetivo desse estudo é analisar o modo como ocorreu o processo de aprendizagem organizacional na EA/UFRGS, a partir das experiências dos cursos de EAD por ela ofertados no período de 2005 a 2010. Para isso, utilizamos um método qualitativo estudo de caso, analisando a gestão de quatro cursos de EAD da EA/UFRGS. Os dados foram obtidos através de documentos e da observação participante e foram analisados através do emprego da técnica qualitativa da análise interpretativa. Os resultados demonstram que uma série de práticas e papéis foram estabelecidas e alteradas mais através de um processo de tentativa e erro, do que fruto de ações coordenadas, planejadas e formalizadas pelos membros das equipes de EAD. Concluímos, que as práticas refletidas, mantidas e/ou alteradas adotadas na gestão dos cursos de EAD da EA/UFRGS resultaram em aprendizagem organizacional. Porém, a ação integrada de debate e avaliação das rotinas entre os gestores dos quatro cursos analisados, poderia trazer mais benefícios à instituição. O que poderia também reduzir a subjetividade das ações administrativas e pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    Studies on Learning and Distance Education are found in various forms of publication. However, the articulation between these areas is still an open field for debates. To enhance this discussion, the purpose of this study is to analysis the way that has been occurred the organizational learning in the EA/UFRGS, after the experiences of the courses in distance in the period of 2005 to 2010. We used a qualitative case study method to analyze these four on-line courses at UFRGS. Data were obtained through participant observation and documentation and analyzed through the use of qualitative interpretive analysis technique. Information was collected through participant observation and was analyzed thru a qualitative interpretative technique. Findings showed that a series of practices and roles were set and changed much more as a result of trial and error process than as a result of coordinated and planned actions done by the on-line staff group. We inferred that UFRGS online course management practices that were adopted resulted in organizational learning. However, an integrated discussion and routine evaluation between the managers of the four analyzed courses could bring more benefits to the Business School, reducing the administrative and teaching subjectivity.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br