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REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 19, Número: 3, Publicado: 2013
  • Estudo bibliométrico de teses e dissertações em administração na dimensão ambiental da sustentabilidade Artigos Científicos

    Souza, Maria Tereza Saraiva de; Machado Júnior, Celso; Parisotto, Iara Regina dos Santos; Silva, Heloísa Helena Marques da

    Resumo em Português:

    O objetivo neste trabalho foi verificar as características da produção científica das teses e dissertações que tratam do tema sustentabilidade ambiental em programas stricto sensu de administração do Brasil, no período de 1998 a 2009. A pesquisa exploratória descritiva foi realizada por meio de análise documental e de conteúdo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados na base de dados da CAPES, da qual foram selecionados apenas os cursos stricto sensu em Administração. A Base de dados da CAPES foi escolhida após os trabalhos exploratórios de pesquisa, por ser a base com maior disponibilidade de dados no maior espaço de tempo. Tratou-se de um estudo longitudinal, com dados de um período de 12 anos. Foram lidos e classificados os títulos de 13656 teses e dissertações, das quais foram encontradas 529 relacionadas à área ambiental, classificadas em 26 categorias. Os resultados da pesquisa mostram que houve crescimento do volume total de teses e dissertações no Brasil, que foi acompanhado pelo total de trabalhos defendidos na dimensão ambiental, principalmente nos últimos cinco anos da análise. Os dados mostram uma predominância de teses e dissertações voltadas para os temas: gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade empresarial, gestão de resíduos, marketing verde, turismo sustentável, sistema de gestão ambiental, mecanismo de desenvolvimento limpo, energias alternativas e recursos hídricos que correspondem a 76,4% dos trabalhos. Observa-se maior participação em termos percentuais e absolutos, de dissertações provenientes de mestrado em relação ao mestrado profissional e ao doutorado. A região Sudeste é que apresenta o maior número de teses e dissertações na dimensão ambiental, mas a região Norte proporcionalmente tem a maior contribuição de trabalhos nessa área. De um total de 55 Instituições de Ensino Superior (IES), dez são responsáveis por 52,4% das teses e dissertações defendidas no período, a maioria nas regiões sul e sudeste. Há uma concentração de trabalhos da dimensão ambiental em um ou dois professores dos programas estudados.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to determine the characteristics of scientific production of theses and dissertations that treat the theme of environmental sustainability management graduate studies program in Brazil, from 1998 to 2009. The exploratory / descriptive was conducted through document analysis and content, with qualitative and quantitative approach. Data were collected in the database of CAPES, which were selected strictly only courses in Business Administration. The database of CAPES was chosen after exploratory research work, being the base with greater availability of data in the largest amount of time. This was a longitudinal study with data from a period of 12 years. Were read and categorized the titles of 13,656 theses and dissertations, of which 529 were found related to the environment, classified in 26 categories. The survey results show that there was growth of the total volume of theses and dissertations in Brazil, which was accompanied by the total work, defended the environmental dimension, particularly in the last five years of analysis. The data show a predominance of theses and dissertations focused on the topics: environmental management, sustainable development, corporate sustainability, waste management, green marketing, sustainable tourism, environmental management system, clean development mechanism, alternative energy and water resources that correspond 76.4% of the work. There is greater participation in percentage terms and absolute master of dissertations from in relation to the master's professional dissertations and doctoral degrees. The southeastern region with the largest number of theses and dissertations on the environmental dimension, but the North has the highest proportional contribution of work in this area. Of a total of 55 Higher Education Institutions, ten account for 52.4% of theses and dissertations in the period, mostly in south and southeast. There is a concentration of studies of the environmental dimension in one or two teachers of the programs studied.
  • "Por que sou voluntário?": etapa de construção de escala quantitativa

    Cavalcante, Carlos Eduardo; Souza, Washington José de; Fernandes, Leandro Trigueiro; Cortez, Clarisse Lorena Barreto

    Resumo em Português:

    A análise da validade de um instrumento quantitativo que permita conhecer o que conduz, o que mantém e o que faz deixar um voluntário a sua atividade é o objetivo deste trabalho. No referencial teórico são elencados aspectos inerentes ao trabalho voluntário seguidos da discussão de modelos de análise da motivação voluntária. Quanto aos objetivos, esta pesquisa é descritiva, uma vez que apresenta a análise da validade de um instrumento quantitativo que busca compreender e descrever motivos do trabalho voluntário na Pastoral da Criança. O instrumento é baseado em idéias teóricas de Souza, Medeiros e Fernandes (2006). O índice de confiabilidade - Alfa de Cronbach - alcançou valores entre 0,7 e 0,8. No que tange ao Teste de Adequação da Amostra Kaiser-Meyer-Olkin também um bom índice foi obtido: 0,74. Apesar dos bons resultados de confiabilidade e dos testes de adequação da Análise Fatorial, em nenhuma das variáveis foi encontrada a combinação esperada, qual seja: questões versus perfil. Há a necessidade de melhorar o sentido semântico de determinados fatores, ou mesmo de aumentar a quantidade de indicadores, para que eles consigam gerar outras correlações entre eles.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze the validity of a quantitative instrument to identify what attracts someone to volunteer work, as well as what makes them stay and what makes them quit such an activity. The theoretical framework lists aspects related to volunteer work, which is followed by a discussion on models of analysis of volunteer motivation. As to the objectives, this research is descriptive, since it presents the analysis of the validity of a quantitative instrument that seeks to understand and describe the reasons for volunteering at the Pastoral da Criança, a Brazilian NGO. This instrument is based on theoretical ideas by Souza, Medeiros and Fernandes (2006). Reliability - Cronbach's Alpha - reached values between 0.7 and 0.8. Regarding Kaiser-Meyer-Olkin measure of sampling adequacy a good index was also obtained: 0.74. Despite the good results of reliability and sampling adequacy of factor analysis, none of the variables resulted in the expected combination, namely: indicators versus profile. It is necessary to improve the semantic meaning of certain factors, or even increase the number of indicators so as to generate additional correlations among them.
  • Identificação com a marca: proposição de um instrumento de medida Artigos Científicos

    Maffezzolli, Eliane Cristine Francisco; Prado, Paulo Henrique Muller

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo desenvolver um modelo de mensuração sobre a identificação com a marca. Este construto compreende a congruência entre a imagem pessoal e a imagem de marca, desde que a marca consumida seja um símbolo significativo para a vida do consumidor e para os grupos sociais aos quais ele está vinculado. O suporte teórico desta variável contempla a Teoria de Identidade Social - SIT (TAJFEL, 1984) e a Teoria de Congruência do Self - SCT (SIRGY, 1986). A relevância deste construto se dá enquanto elemento facilitador e orientador das heurísticas de decisão do consumidor. O estudo empírico foi realizado em três etapas no contexto brasileiro: (1) estudo qualitativo exploratório, com 19 entrevistas em profundidade; (2) survey com 194 casos, com coleta via internet, e (3) levantamento com 780 casos, por meio de abordagem pessoal. Quatro marcas foram avaliadas na última etapa empírica: Volkswagen, Fiat, Honda e Renault. Os resultados demonstram que a identificação com marcas pode ser refletida por quatro dimensões: (1) cognitiva: relacionada com o conhecimento e experiência com a marca; (2) afetiva: que contempla o afeto e a conexão emocional desenvolvidos com a marca; (3) avaliativa: está associada ao julgamento pessoal e de terceiros sobre a marca utilizada; e (4) comportamental: observada pelo envolvimento e pelas ações tomadas em prol da marca. A Honda obteve o maior índice de identificação, seguida, respectivamente, da Volkswagen, Fiat e Renault. Por fim, também foi observado que, quanto maior é a identificação com a marca, maior é a tendência em permanecer com a marca em compras futuras. Portanto, a identificação com a marca pode oferecer à empresa uma fonte única de vantagem competitiva.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this research was to develop the brand identification measurement model. This construct reflects the congruence between the personal image and the brand image, since the consumed brand is an important symbol to the consumer life and for his/her social groups. The theoretical concept is based in the Social Identity Theory - SIT (TAJFEL, 1984) and the Self-Congruity Theory - SCT (SIRGY, 1986). The importance of this construct is given as a facilitator and advisor of the consumer decision heuristics. This study was conducted considering three steps in the Brazilian context: (1) exploratory qualitative research, with 19 deep interviews; (2) survey with 194 observations collected by internet, and (3) survey with 780 respondents, collected by personal approach. Four brands were evaluated in the last step: Volkswagen, Fiat, Honda and Renault. Results suggest that brand identification can be reflected by four dimensions: (1) cognitive: related to the consumer knowledge and experience with the brand; (2) affective: related to the affective and the emotional connection developed with the brand; (3) evaluative: related to the personal and others judgments about the consumed brand; and (4) behavioral: observed by the involvement and actions taken towards the brand. Honda has the highest rate of identification, then, respectively, Volkswagen, Fiat and Renault. Finally, it was also observed that the greater the identification with the brand, the greater the tendency to stay with the brand in future purchases. Therefore, identification with the brand can offer the company a unique source of competitive advantage.
  • Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre o comportamento do consumidor de alimento orgânico entre 1997 a 2011 Artigos Científicos

    Sampaio, Danilo de Oliveira; Gosling, Marlusa; Fagundes, André Francisco Alcântara; Sousa, Caissa Veloso e

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi analisar os trabalhos acadêmicos que tratam sobre o comportamento do consumidor de alimento orgânico publicados nos principais periódicos e eventos científicos brasileiros de Administração entre janeiro de 1997 a março de 2011. Optou-se por um meta-estudo que, segundo Richardson (2007), contribui para o melhor conhecimento do tema analisado além de possibilitar o aperfeiçoamento de estudos futuros referentes ao assunto pesquisado. Foram pesquisados os periódicos classificados como A1, A2, B1 e B2 no Sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ademais, também foram considerados os eventos científicos organizados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Para filtrar os artigos analisados optou-se por selecionar os trabalhos que continham a palavra "orgânico" no título, assunto ou palavra-chave. Nesta primeira seleção foram apontados 54 artigos publicados em periódicos e 63 em eventos científicos. Na segunda fase analisaram-se quais desses 117 trabalhos tratavam de comportamento do consumidor de orgânicos, identificando-se nesse último filtro 04 artigos publicados em periódicos e 10 em eventos científicos. A análise dos artigos possibilitou conclusões como: (a) a maioria das publicações tanto em periódicos quanto em anais são oriundas de Instituições de Ensino Superior localizadas nas Regiões Sul (41,38%) e Sudeste (34,48%); (b) com relação aos artigos publicados em periódicos e anais, notou-se que a maioria prefere enquanto metodologia trabalhar com entrevistas em profundidade e análise de conteúdo, contudo, há uma sinalização principalmente nos congressos de que a metodologia survey está demonstrando interesses dos pesquisadores; (c) constatou-se que os artigos adotam preferencialmente a coleta de dados primários e estudos do tipo empírico; (d) quanto ao tipo de pesquisa, destaca-se a exploratória seguida da descritiva e explicativa. Outras análises mostraram que com relação às teorias e conceitos base apurados, há um bom entendimento da academia quanto à importância de fundamentar a base conceitual, bem como há preocupações metodológicas como apoiar os estudos segundo o tipo de amostra e o objetivo de pesquisa. Notou-se que o ponto mais frágil das publicações está no pouco uso de formulação de hipóteses e pressupostos e falta também nos artigos sugestões de recomendações de pesquisas futuras e contribuições que visassem a aplicação gerencial. Por fim, conclui-se que uma amostra envolvendo outros periódicos além daqueles pesquisados e a realização de um novo estudo a partir do ano de 2011 poderão analisar o incremento da pesquisa sobre o comportamento de consumidor de alimentos orgânicos.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este estudio fue analizar los trabajos académicos que tratan sobre el comportamiento de los consumidores de alimentos orgánicos publicados en las principales revistas científicas y conferencias de Administración de Brasil entre enero de 1997-marzo de 2011. Se realizó un meta-estudio que, de acuerdo con Richardson (2007), contribuye a una mejor comprensión del tema, así como búsquedas en el perfeccionamiento de los futuros estudios sobre el tema. Se realizaron búsquedas en las revistas clasificadas como A1, A2, B1 y B2 en el Sistema Qualis del la Coordinación de Perfeccionamiento de Nivel Superior (CAPES). Además, ha considerado también los eventos científicos organizados por la Asociación Nacional de Estudios de Posgrado e Investigación en Administración (ANPAD). Para filtrar los artículos analizados se decidió seleccionar las obras que contenían la palabra "orgánico" en el título, tema o una palabra clave. En esta primera selección se identificaron 54 artículos publicados en 63 revistas y en reuniones científicas. En la segunda fase se analizaron cuáles de estos 117 documentos han considerado el comportamiento de los consumidores de alimentos orgánicos, destaca de este filtro final 04 artículos publicados en revistas y 10 en reuniones científicas. El análisis de los artículos como las posibles conclusiones indican que: (a) la mayoría de las publicaciones en revistas y en ambos procedimientos son de las instituciones de educación superior ubicado en el Sur (41,38%) y Sudeste (34,48%); (b) con respecto a los artículos publicados en revistas y actas de congresos, se observó que la mayoría prefiere trabajar en una metodología de entrevistas en profundidad y análisis de contenido. Sin embargo, hay una señal sobre todo en el Congreso que la metodología de la encuesta ha indicado interés para investigadores; (c) se encontró que los artículos aprobados en lugar de la recolección de datos primarios y los estudios empíricos sobre el tipo; (d) el tipo de investigación, está la exploración seguido descriptiva y explicativa. Un análisis posterior mostró que, en relación con las teorías establecidas y los conceptos básicos, hay una buena comprensión de la academia sobre la base de la importancia de los problemas conceptuales y metodológicos es la forma de apoyar los estudios de acuerdo al tipo de muestra y con fines de investigación. Se observó que el punto más débil de las publicaciones es la poca utilidad en la formulación de hipótesis y suposiciones, y también carecen en los artículos las sugerencias y recomendaciones para contribuciones en futuras investigaciones que buscan la aplicación en la gestión empresarial. Finalmente, se concluye que una muestra considerando otras revistas de reconocimiento y la realización de un nuevo estudio del año 2011 se puede analizar el crecimiento de la investigación sobre el comportamiento del consumidor de alimentos orgánicos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research was to analyze the academic papers that discourse about the organic product consumer behavior published on the main journals and scientific Administration Brazilian events from January 1997 to March 2011. It was chosen a meta-study which, according to Richardson (2007), contributes for a better knowledge of the analyzed theme, in addition to enable the improvement of future studies related to the surveyed subject. The journals that have been surveyed are classified as A1, A2, B1 and B2 in the Qualis System Coordination Improvement of Higher Personnel Level (CAPES). Moreover, the scientific events organized by the National Association of Post-Graduation and Research in Administration (ANPAD) have been also considered. In order to filter the analyzed articles, it was chosen to select all the papers which contained the word "organic" or in the headline, or in the theme or as a keyword. In this first selection were pointed 54 articles and 63 scientific events. In the second phase were analyzed which ones of these 117 papers talked about the consumer's behavior towards organic food, identifying on the former selection 4 articles published on journals and 10 scientific events. The articles analysis enabled conclusions as: a. most part of the publications as in journals as in proceedings arise from Higher Educational Institutions located on the South (41,38%) and Southeast (34,48%); b. in relation to the articles published on journals and proceedings it was noticed that the majority prefers as a methodology work with surveys in depth and content analysis, nevertheless there is a sign identified during congress showing that this kind of methodology called survey has been showing the researchers' interest; c. it was found that the articles rather adopt the primary data collection and studies of the empirical kind; d. as to the researchers type it was highlighted the exploratory followed by the descriptive and explanatory. Other analysis showed that with respect to the theories and basic concepts established, there is a good stand-in from the academy as to the importance of substantiate the conceptual basis as well as to support the studies according to the kind of sample or the research's purpose. It was noticed that the weakest part of these publications is the sparse use of formulation of hypothesis and assumptions, missing also in the articles suggested recommendations for future researches and contributions aimed at the management application. Finally, it is concluded that a sample involving other journals in addition to those surveyed and the following study from 2011, it will be possible to analyze the research's increasing about the consumer's behavior towards organic food.
  • A percepção da imagem de preço em serviços: um estudo de abordagem quantitativa sobre os cursos de lato sensu de uma Universidade Artigos Científicos

    Panizzon, Mateus; De Toni, Deonir; Larentis, Fabiano; Milan, Gabriel Sperandio

    Resumo em Português:

    A imagem de preço pode ser definida como uma variável latente e multidimensional que consiste numa convicção subjetiva e emocional associada a fatores relacionados com o preço de um produto ou serviço (ZIELKE, 2006; 2011). Assim, este estudo identifica que a imagem de preço de serviço pode ser mensurada a partir de quatro dimensões: Dimensão Funcional, Valor Percebido, Nível de Preço e Dimensão Emocional. A partir destes fatores este trabalho buscou testar e validar uma escala de imagem de preço de serviço de modo a identificar a influência destas dimensões sobre as intenções de recompra. Tal escala foi aplicada a uma amostra de 159 estudantes dos cursos de pós-graduação lato sensu de uma Universidade privada. Os resultados apontam que esta escala apresenta uma boa confiabilidade, validade e que as dimensões funcionais, relacionadas aos aspectos da infra-estrutura, ao corpo docente e a qualidade, e a dimensão de valor percebido, relacionada à percepção de custo versus benefícios são as que mais influenciam na intenção de recompra dos estudantes. Ainda, as análises multivariadas de regressão, ANOVA e cluster apontaram diferenças significativas na percepção das dimensões e na intenção de recompra entre os estudantes no início, meio e final do curso, o que reflete a natureza e a complexidade deste constructo, uma vez que está associado à experiência de consumo.

    Resumo em Inglês:

    The concept of price image can be defined as a multidimensional latent variable that consists in a subjective and emotional conviction, which is associated to several factors related to a product or service price (ZIELKE, 2006; 2011). This study identifies that the price image of a service can be measured by four dimensions: Functional Dimension, Perceived Value, Price Level and Emotional Dimension. Grounded in these factors, this paper seeks to test and validate an service price image scale and investigate the relationship of this variables with the re-buy intention. The scale was applied to a sample of 159 postgraduate students of a private University. The results point that this scale presented a good degree of reliability and validity. The findings showed that the functional dimensional, related to infra-structure, university faculty, and quality, and the perceived value dimension, related to perception of cost versus benefits, have the most influence in the re-buy intention. Yet, multivariate analysis like regression, ANOVA, and cluster pointed significant differences in the perception of this dimensions and the re-buy intention of this students in the beginning, middle and final stage of the course, which suggest a complex and dynamic nature of this construct, due your association to consumption experience.
  • Transformações em organizações de fruticultura irrigada e a dinâmica do comprometimento organizacional Artigos Científicos

    Costa, Fabíola Marinho; Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt

    Resumo em Português:

    As transformações no mundo do trabalho e suas consequências sobre as relações de trabalho enfatizam a importância de se considerar o comprometimento organizacional como um fenômeno que é construído processualmente e que pode se alterar ao longo do tempo, destacando a pertinência da realização de estudos longitudinais. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva avaliar o processo de comprometimento afetivo (CA), de comprometimento de continuação (CC), de percepção de suporte organizacional (PSO) e de intenção de deixar a organização (IDO), associando-os às transformações organizacionais percebidas pelo gestor e trabalhadores. Foram coletados dados em três organizações de fruticultura irrigada de um mesmo grupo econômico do Vale do São Francisco, em quatro momentos, com intervalos de seis meses. Foram aplicados questionários com questões sobre transformações organizacionais percebidas e quatro escalas: CA, CC, PSO e IDO. Nos quatro tempos, participaram 114, 135, 162 e 162 trabalhadores, respectivamente, tendo 46 participado nos quatro tempos. Os participantes foram, em sua maioria, homens, jovens e de baixa escolaridade. Realizaram-se análises descritivas e comparações de médias. Ao longo dos dois anos investigados, os trabalhadores perceberam mudanças na estrutura física, no processo de trabalho, nas chefias, no quadro de funcionários e destacaram o atraso no pagamento dos salários como uma importante mudança. Na amostra total, observou-se uma redução nas médias de CA e de CC, acompanhadas por uma queda da média de PSO até o tempo 3 e por um aumento de IDO até o tempo 3. A mesma tendência foi observada entre os 46 trabalhadores, tendo ocorrido reduções estatisticamente significativas das médias de PSO entre os tempos 1 e 3, e entre os tempos 2 e 3, e de CA e de CC entre os tempos 2 e 3. Também foi verificado um aumento estatisticamente significativo de IDO entre os tempos 1 e 3. Os achados contribuem para a compreensão de que os fenômenos organizacionais investigados são construídos processualmente e se alteram ao longo do tempo. Os decréscimos de PSO, CA e CC, e o aumento de IDO podem estar relacionados ao contexto de mudanças nas organizações, ocorridas ao longo de um período de crise no Vale do São Francisco, e marcadas pela queda nos preços das frutas no mercado externo, pelo aumento de demissões e por reestruturações organizacionais. Conclui-se que há grande relevância em estudos longitudinais que analisem o processo de comprometimento, sendo necessária sua compreensão à luz do contexto organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Change in the world of work and its impact on labor relations emphasizes the importance of considering organizational commitment as a process that may change overtime, reinforcing the need for longitudinal studies. The present study seeks to assess the process of affective commitment (AC), continuation commitment (CC), perception of organizational support (POS) and intention to leave the organization in relation to organizational change as perceived by managers and workers. In this sense, data were collected from three companies in four different points in time over a six month period. The organizations belong to the same economic group with activities targeting irrigated fruit culture at the São Francisco Valley- BA. Data was collected, in four different points of time, within three different organizations in the primary sector of the economy, all of them belonging to the same economic group. The samples consisted of 114 workers in time 1, 135 in time 2, 162 in time 3 and 162 in time 4. A total of 46 workers took part in all four data collection. The participants were mostly young males with low schooling level. The main analysis consisted of descriptive statistics and mean comparisons. Over the years workers perceived changes in the companies' physical structure, in the work process, in leadership, in the workforce and an important trend towards wage's payments delay. A mean reduction in AC, CC and OSP coupled with a mean increase in ILO was observed in time 3. The same trend was observed among 46 workers, with statistically significant OSP mean reductions between time 1 and 3, and time 2 and 3. The same pattern was observed with AC and CC between time 2 and 3. On the other hand, a statistically significant increase in ILO mean was observed from time 1 and 3. The findings contribute to the understanding of organizational commitment as a process that has to be understood over time. The decreases in OSP, AC and CC, and the increases in ILO may be related the organizations change context due to a long price crises that hit the fruit market and was characterized by increases in lay-offs and organizations restructuring during the period under investigation. It can be said that there is great relevance in longitudinal studies analyzing the commitment processes that has to be understood under the light of organizational context.
  • Confiança, aprendizagem e conhecimento nos relacionamentos interorganizacionais: diagnóstico e análise dos avanços sobre o tema Artigos Científicos

    Alves, Juliano Nunes; Pereira, Breno Augusto Diniz; Andrade, Taís de; Reis, Eliete dos

    Resumo em Português:

    Compreender o estado de evolução de um tema é necessário, em determinado momento, para o processo de evolução da ciência, afim de que se ordene periodicamente o conjunto de informações e resultados já obtidos, ordenação que permita indicação das possibilidades de integração de diferentes perspectivas, aparentemente autônomas, a identificação de duplicações ou contradições, e a determinação de lacunas e vieses. Dessa forma, busca-se verificar a agenda da pesquisa atual sobre os três construtos principais: confiança, aprendizagem e conhecimento, estabelecida por diversas publicações em periódicos internacionais (101 periódicos). Esses periódicos foram extraídos do Qualis da área de Administração, Contabilidade e Turismo. Foram avaliados primeiramente os títulos e resumos de todos os artigos publicados e posteriormente lidos todos os artigos encontrados sobre o tema foco do estudo. Foram encontrados e lidos 55 artigos publicados sobre o tema em seis anos de análise (2004 a 2009). Os principais resultados estão comprovação da importância que os temas confiança, aprendizagem e conhecimento, independentes ou relacionados contribuindo para uma melhor velocidade, a flexibilidade e agilidade em competitividade frente as variações do ambiente onde as redes estão inseridas.

    Resumo em Espanhol:

    Conocer el estado de la evolución de un tema es necesario, en algún momento, para el proceso de evolución de la ciencia, por lo que periódicamente se ordene el conjunto de la información y los resultados ya obtenidos, categorización que permita indicación de las posibilidades de la integración de diferentes perspectivas, aparentemente autónoma, la identificación de duplicaciones y contradicciones, vacíos y oblicuidades. De este modo, se busca comprobar la programación de la investigación actual sobre las tres construcciones, creado por varias publicaciones en revistas internacionales(101 revistas). Estas revistas fueron tomados del Qualis de zona de la Administración, Contabilidad y Turismo. En primer lugar, evaluaron los títulos y los resúmenes de todos los artículos publicados y después se leyó todos los artículos sobre el foco objeto del estudio. Ha se encontrado 55 artículos publicados sobre el tema de análisis en seis años (2004 a 2009). Los principales resultados son una prueba de la importancia que el fideicomiso temas, el aprendizaje y el conocimiento, independientes o relacionados que contribuye a mejorar la velocidad, la flexibilidad y agilidad de competitividad frente a cambios en el entorno en que las redes se encuentran.

    Resumo em Inglês:

    Understanding the state of evolution of a theme is necessary in certain moment for the process of science evolution, in order for the set of information and results already obtained to be periodically ordered, ordination which allows indicating the possibilities of integration of different perspectives, apparently autonomous, identifying duplications or contradictions and determining gaps and deviations. Thus, it is intended to verify the agenda of the current research on the three constructs, established by several publications in international journals (101 journals). These journals were extracted from Qualis in the areas of Business Administration, Counting and Tourism. First, the titles and abstracts of all published articles were evaluated and afterwards all the articles about the theme in study were read. Within six years of analysis (2004 to 2009), 55 articles published on the theme were found and read. The main results are proof of the importance that the topics trust, learning and knowledge, independent or related contributing to improved speed, flexibility and agility in competitiveness against changes in environment where networks are located.
  • A influência do sistema de avaliação da AACSB na gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração nos Estados Unidos Estudos De Caso

    Maccari, Emerson Antonio; Riccio, Edson Luiz; Martins, Cibele Barsalini

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos percebe-se a preocupação das Instituições de Ensino Superior - IES no aprimoramento e monitoramento do desempenho dos seus cursos de pós-graduação, por meio de sistemas de avaliação. Para aprimorar o entendimento do sistema de avaliação da pós-graduação no Brasil, é importante estudar os sistemas de avaliação de países que possuem experiência em avaliação ao longo dos anos. O artigo tem como objetivo identificar a influência do sistema de avaliação da Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB) na gestão dos programas de pós-graduação em administração dos Estados Unidos. O método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos, em quatro programas de Pós-Graduação credenciados pela AACSB. Os principais resultados indicam que os programas utilizam o sistema da AACSB para assegurar o cumprimento de sua missão no contexto de cada programa atua. Os programas precisam atender a um padrão mínimo de qualidade, nos moldes do sistema ISO. Existe pouca exigência para produção científica por parte dos professores que podem ser credenciados com o perfil acadêmico ou profissional, respeitando os limites impostos pelo sistema. Existe uma grande exigência do sistema para que os programas atendam as necessidades dos stakeholders. Nesse sentido, a formação adequada do aluno e seu desenvolvimento profissional são tratados com profissionalismo pelos programas, pois parte importante de sua reputação é advinda da atuação do egresso do programa na sociedade.

    Resumo em Inglês:

    In the last few years concern of Higher Education Institutions regarding the improvement and the monitoring of the performance of its graduate courses through evaluations systems has been noticeable. In order to improve the understanding of graduate program evaluation systems in Brazil, it is important to study the evaluation systems of countries which have more experience in evaluation techniques throughout the years. The goal of this paper is to identify the Influence of the Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB) evaluation system on the management of graduate programs in the American business field. The method of research was a study of multiple cases, in four Graduate programs accredited by the AACSB. The main results indicate that the programs use the system of AACSB to ensure the fulfillment of its mission in the context of each program operates. The programs must meet a minimum standard of quality, similar to the ISO system. There is little demand for scientific production by teachers that can be accredited with academic or professional profile, within the limits imposed by the system. There is a great system requirement for programs to meet stakeholder needs. In this sense, the proper training of the student and their professional development are handled with professionalism by the programs, because an important part of his reputation is arising from the performance of former students in the society.
  • Posicionamento estratégico de MPE'S com base na inovação através do modelo Hélice Tríplice Estudos De Caso

    Schreiber, Dusan; Bessi, Vânia Gisele; Puffal, Daniel Pedro; Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves

    Resumo em Português:

    A globalização dos mercados, os avanços da ciência e da tecnologia, estimulou o surgimento de novos nichos de mercado, com consumidores mais exigentes, e, também, o aumento da competitividade entre empresas (ORTIZ, 2003). Nesse panorama, destacam-se as micro e pequenas empresas - MPE's, que se responsabilizam por parcela relevante de geração de oportunidades de emprego e de renda no país. No entanto,estudos apontam para a fragilidade técnica e produtiva das MPE'sque se reflete em índices mais elevados de encerramento de operações e de inadimplência de obrigações sociais e tributárias (SEBRAE, 2009). Esses agentes econômicos, por vezes menos preparados para competir, mas essenciais para o sistema econômico e social dos países, foram contemplados com políticas públicas, voltadas para o estímulo ao empreendedorismo, priorizando a capacitação em gestão e métodos de produção (CASSIOLATO & LASTRES, 2001). Dentre elas destacam-se a constituição de redes colaborativas de MPE's, a capacitação de seus gestores e equipes operacionais, além da disponibilização de acesso ao conhecimento técnico, com vistas a subsidiar a atividade de inovação de produtos e processos (MATTOS et al., 2009). Com o objetivo de otimizar a alocação de recursos públicos para o referido fim, os agentes governamentais optam pela adoção do modelo de Hélice Tríplice, por meio do qual o governo media a interação entre a academia e as empresas e fomenta o compartilhamento da infra-estrutura universitária, dos conhecimentos, métodos e técnicas, desde a gestão até a operação. O objetivo deste trabalho visa evidenciar as características do posicionamento estratégico de empresas de pequeno porte, que participam de duas redes de cooperação, atuantes na região sul do país, com destaque para o processo de concepção de estratégias individuais e coletivas construídas com base em programas de capacitação em inovação, de produtos e processos, na interação com a equipe de extensionistas da universidade local, visando a constituição de diferencial competitivo. Para a realização da pesquisa optou-se pelo estudo de caso múltiplo, de caráter exploratório, entrevistas em profundidade e análise de narrativas, devido ao seu alinhamento com o foco do estudo. Os resultados permitem afirmar que o desenvolvimento de competências, para inovar produtos e processos, decorrente do programa de extensão empresarial, dentro do modelo de Hélice Tríplice, contribuiu de forma efetiva para a concepção de estratégias das organizações associadas nas duas redes de cooperação pesquisadas, que priorizaram, no seu posicionamento estratégico, a inovação de produtos e de processos.

    Resumo em Espanhol:

    La globalización de los mercados, los avances en ciencia y tecnología, estimuló el surgimiento de nuevos nichos de mercado, con consumidores más exigentes, y también aumentó la competencia entre las empresas (Ortiz, 2003). En este escenario, se encuentran las micro y pequeñas empresas - las PYME, que cargan con parte importante de la generación de oportunidades de empleo e ingresos en el país. Sin embargo, los estudios apuntan dificultades de estas empresas, técnica y productiva, que se traduce en ejecución hipotecaria e incumplimiento de las obligaciones sociales y fiscales (SEBRAE, 2009). Menos preparadas para competir, pero esencial para el sistema económico y social del país, PYME se adjudicaron las políticas públicas destinadas a fomentar el espíritu emprendedor, la formación en gestión y priorización de los métodos de producción (Cassiolato y Lastres, 2001 ). Entre ellos se encuentra la creación de redes de colaboración de MSE, la capacitación de sus gerentes y equipos operativos, para facilitar el acceso a los conocimientos técnicos, con el fin de apoyar la inovación de productos y procesos (Mattos et al. , 2009). Con el objetivo de optimizar la asignación de recursos públicos para la finalidad mencionada anteriormente, surgió modelo de triple hélice, mediante el cual el gobierno interviene en la relación entre la academia y la industria y promueve el intercambio de infraestructura universitarios, los conocimientos, métodos y técnicas, que van desde la gestión hasta la operación. En este trabajo se demuestran las características de la posición estratégica de las pequeñas empresas que participan en dos redes de cooperación, que actúan en el sur del país, destacando el concepto de estrategias individuales y colectivas construidas en los programas de formación en innovación, productos y procesos, em interacción con los agentes locales de extensión universitaria, para crear ventajas competitivas. Para la investigación se optó por el estudio de casos múltiples, las entrevistas en profundidad y el análisis de las narrativas, debido a su alineamiento con el enfoque del estudio. Los resultados indican que el desarrollo de habilidades para innovar productos y procesos, como resultado del programa de extensión de negocios, en el modelo de triple hélice, contribuyó para diseño de estrategias efectivas de las organizaciones que participan en las dos redes cooperativas, priorizando, en su posicionamiento estratégico, la innovación de productos y procesos.

    Resumo em Inglês:

    Market globalization, advances in science and technology, especially in the media and transportation sectors, have allowed the emergence of new market niches, with more demanding consumers, and also, increased competition among companies (ORTIZ, 2003). In this scenario, there are micro and small enterprises - MSE, which in some way, promote distribution of income and ensure social stability, since they are responsible for significant portion of employment generation opportunities and income in the country. However, studies highlight MSEs' technical and productive vulnerability, which is reflected in higher rates of bankruptcy and social obligations and tax default (SEBRAE, 2009).These economic agents, often less prepared to compete, but essential to countries economic and social development, have been awarded with public policies, which are aimed at encouraging entrepreneurship, giving priority to training in management and production methods (CASSIOLATO & LASTRES, 2001). Among them, it is possible to emphasize the establishment of MSEs collaborative networks, as well as, training of their managers and operational teams, and providing access to technical expertise, in order to support innovation activity in products and processes (MATTOS et al., 2009).In order to optimize the distribution of public resources for the aforementioned purpose, government officials have been opted for adoption of the Triple Helix model, whereby government coordinates the interaction between academia and industry and encourages the sharing of universities' infrastructure, knowledge, methods and techniques, from management to operation area. This paper aims to highlight the characteristics of the strategic positioning of small businesses that participate in two networks of cooperation, operating in the south of the country, paying attention, especially, to the process of the conception of the individual and collective strategies built on programs training in innovation, products and processes, in interaction with the staff of the local university extension agents, aiming the creation of competitive advantage. In order to achieve the research aim, it was conduct a multi-case and exploratory study through semi-structured interviews and narrative analysis. The results have revealed that the development capabilities to innovate in products and processes, arising from the public program inside the Triple Helix model, have contributed to the design of effective strategies of the organizations involved in two cooperation networks analyzed, which gave priority in their strategic positioning, product innovation and processes.
  • Unimed Leste Fluminense: alinhando os canais para crescer Casos De Ensino

    Pires, Juliana Maffazioli; Torres, Alice Souto de Vasconcelos; Almeida, Victor Manoel Cunha de

    Resumo em Português:

    O caso de ensino Unimed Leste Fluminense apresenta uma situação decisória que deve ser enfrentada por Dilson Reis, diretor de mercado da organização. O caso descreve a trajetória da empresa desde a sua fundação e apresenta o momento em que o diretor, pressionado pela concorrência e pela grande regulação do setor, questiona como aumentar a sua base de clientes. No momento da decisão, o setor apresenta forte intensificação na competição, sendo a maior disputa pelos grandes clientes empresariais, tanto entre os operadores de planos de saúde quanto entre os corretores que vendiam esses planos. A preferência por clientes empresariais decorria principalmente das restrições impostas pela regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, aplicáveis aos clientes pessoa física. A estrutura de canais da Unimed Leste Fluminense não era bem definida, já que seus canais de venda competiam pelo atendimento de clientes pessoa física e jurídica, não havendo uma gestão coordenada de lojas, vendedores próprios, concessionárias e corretores. Nesse contexto, os possíveis conflitos de canal desgastavam a operadora, que fazia de tudo para conquistar o cliente, mas tinha pouco poder de influência sobre os parceiros de canais. O caso proporciona uma oportunidade para a discussão sobre a necessidade de alinhamento de estrutura dos canais de marketing aos objetivos de crescimento da firma. Possibilita ainda uma reflexão sobre a natureza dos conflitos multicanal e as ações requeridas para o gerenciamento de canais. Trata-se de um caso real, elaborado a partir de entrevistas em profundidade com Benito Petraglia, Dilson Reis e Jair da Costa Jr., respectivamente diretor administrativo, diretor de mercado e gerente de mercado da Unimed Leste Fluminense. Para facilitar o processo de envolvimento dos alunos, o dilema do caso foi apresentado na perspectiva de Dilson Reis. Informações secundárias foram utilizadas para triangulação dos dados e para complementação da descrição do caso. Utilizaram-se ainda dados secundários para descrever o setor de saúde suplementar, mais especificamente o segmento de planos de saúde, de forma a oferecer ao aluno a possibilidade de contextualização do caso. Recomenda-se a discussão do caso nas disciplinas de canais de distribuição ou canais de marketing em cursos de pós-graduação lato ou stricto sensu, especialmente para programas cujo método supõe a aprendizagem centrada no participante. Espera-se que o aluno assuma papel ativo na preparação individual do caso, discussão em grupo e na sessão plenária.

    Resumo em Inglês:

    The Unimed Leste Fluminense teaching case presents a decisive situation faced by Dilson Reis, the organization market director. The case describes the company's history since its foundation and highlights the moment in which the director, pressured by both competition and extensive regulations of the industry, wonders how to increase its customer base. At the time of the decision, the industry had greatly intensified competition, with the most intense disputes being for large corporate clients, including both among health insurance sales agents and among the brokers who sold these plans. The preference for corporate clients stemmed primarily from the restrictions imposed by the regulations of the National Agency for Supplementary Health (ANS), which apply only to individual customers. The structure of sales channels of the Unimed Leste Fluminense was not well defined, as they competed for both individual customers and corporate clients, without any form of coordination of management of the stores, sales representatives, dealers or brokers. The company was worried about the potential sales channels conflicts, since it was doing everything to win over customers, but had little influence over its sales partners. The case provides an opportunity for discussion on the need to align the marketing channels structure to the firm's growth objectives. It also allows for reflection on the nature of multi-channel conflicts and the actions required for their management. This is a real life case, drawn from interviews with Benito Petraglia, Dilson Reis and Jair da Costa Jr., managing director, director of marketing and market manager of the Unimed Leste Fluminense office respectively. To facilitate the process of student involvement, the dilemma of the case was presented from Dilson Reis' perspective. Secondary information was used for data triangulation and to enrich the case description. Secondary data was also used to describe the private health care sector, more specifically the segment of health insurance plans, to offer students the opportunity to contextualize the case. The discussion of the case in the disciplines of distribution and marketing channels in post-graduate courses is recommended, especially for programs whose method assumes a participant-centered learning approach. It is expected that the student takes an active role in the individual case preparation, group discussions and the plenary session.
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