Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2014
  • POVOAMENTO DOS ESTRATOS CONCEITOS 6 E 7 NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CAPES PELA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO NAS AVALIAÇÕES TRIENAIS 2010 E 2013 Artigos

    Maccari, Emerson Antonio; Nishimura, Augusto Takerissa

    Resumo em Português:

    O modelo brasileiro de produção da ciência e tecnologia tem como principal vetor os programas de pós-graduação, que se apropriam dos parâmetros e dos resultados do Sistema de Avaliação da CAPES para estabelecer as metas visando o seu próprio desenvolvimento. Este estudo visa responder a seguinte questão: Como se caracteriza o povoamento dos estratos conceitos 6 e 7 da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo nas Avaliações da CAPES? O objetivo desta pesquisa é, portanto, discutir a respeito do povoamento dos conceitos 6 e 7 pela área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo nas avaliações trienais de 2010 e 2013, comparativamente com as demais áreas que compõe o sistema de avaliação da CAPES. O estudo, de caráter exploratório, foi baseado na análise de dados secundários disponibilizados pela CAPES, com os resultados das avaliações trienais de 2010 e 2013. Os resultados demonstraram que, apesar do crescimento percentual da produção científica em periódicos A1 e A2 e da elevação do percentual de formação de doutores em comparação com as demais áreas de conhecimento, a área não obteve crescimento do povoamento dos estratos 6 e 7 na avaliação trienal de 2013 em relação a trienal de 2010. Essa situação induz distorções no sistema de avaliação, pois a despeito das principais variáveis analisadas indicar a evolução da área, os resultados finais, com a atribuição dos conceitos 6 e 7 aos programas, não retratam esse progresso. Assim sendo, o aumento da ocupação desses estratos nas avaliações trienais poderá corrigir essas contradições e, ao mesmo tempo, permitir que programas utilizem as informações oriundas da avaliação como subsídio para sua gestão, visando o seu aprimoramento e possibilitando o desenvolvimento da área.

    Resumo em Espanhol:

    El modelo de producción brasileña de la ciencia y la tecnología tiene como principal vector de los programas de posgrado, que utilizan parámetros y resultados del Sistema de Evaluación de CAPES para establecer metas para su propio desarrollo. Este estudio tiene como objetivo responder a la siguiente pregunta: ¿Cómo caracterizar la población de los niveles 6 y 7 por la Administración, Contabilidad y área de Turismo en el programa de evaluación de la CAPES? El objetivo de esta investigación es, por lo tanto, para discutir acerca de la población de los niveles 6 y 7 por la Administración, Contabilidad y el área de Turismo en las evaluaciones trienales de 2010 y 2013, en comparación con otras áreas que se incluyen en el programa de evaluación de la CAPES. El estudio exploratorio se basa en el análisis de datos secundarios suministrados por la CAPES, con los resultados de los exámenes trienales de 2010 y 2013. Los resultados mostraron que, si bien el crecimiento del porcentaje porcentaje de la producción científica en A1 y A2 revistas y el aumento de porcentaje de la formación doctoral en comparación con otras áreas del conocimiento, esta área no logró el crecimiento de la población de los niveles 6 y 7 en el examen trienal de 2013 en comparación con 2010. este escenario provoca distorsión en el sistema de evaluación, ya que, a pesar de las principales variables analizadas indican la evolución de la área, los resultados finales, con la asignación de los conceptos 6 y 7 a los programas, no reflejan este progreso. Por lo tanto, el aumento de la población de estos estratos en las evaluaciones trienales puede corregir estas contradicciones y al mismo tiempo permitir que los programas utilizan la información de la evaluación como una ayuda a la gestión, con el objetivo su mejora y permitiendo el desarrollo de la zona.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian production model of science and technology has as main vector the graduate programs, which use parameters and results of the Evaluation System of CAPES to establish goals for their own development. This study aims to answer the following question: How to characterize the population of levels 6 and 7 by Administration, Accounting and Tourism area in CAPES evaluation program? The objective of this research is, therefore, to discuss about the population of the levels 6 and 7 by Administration, Accounting and Tourism area in triennial evaluations of 2010 and 2013, compared with other areas which are included in CAPES evaluation program. The exploratory study was based on analysis of secondary data provided by CAPES, with the results of the triennial reviews of 2010 and 2013. Results showed that although the growth of percentage scientific production percentage in A1 and A2 journals and rising percentage of doctoral education in comparison with other areas of knowledge, this area didn't achieve growth of population of levels 6 and 7 in the triennial review in 2013 compared to 2010. This scenario induces distortion in the evaluation system, because, despite main analyzed variables indicate the evolution of the area, the final results, with the assignment of concepts 6 and 7 to the programs, don't reflect this progress. Thus, the increased population of these strata in triennial evaluations can correct these contradictions and at the same time allow programs to use the information from the evaluation as an aid to management, aiming its improvement and enabling the development of the area.
  • A INFLUÊNCIA DOS VALORES RELATIVOS AO TRABALHO NAS DECISÕES DE CARREIRA: UM ESTUDO SOBRE AS PERSPECTIVAS DE DISCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Artigos

    Andrade, Taís de; Vieira, Kelmara Mendes; Estivalete, Vania de Fátima Barros; Filho, Reisoli Bender

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo analisar a influência dos Valores Relativos ao Trabalho sobre as Âncoras de Carreira, a partir da perspectiva de discentes de instituições de ensino superior. Para o alcance deste objetivo, partiu-se de duas perspectivas teóricas: a abordagem de Valores do Trabalho proposta por Ros, Schwartz e Surkis (1999) e Porto e Pilati (2010) e as Âncoras de Carreira propostas por Schein (1993). Visando atingir o objetivo do estudo, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo do tipo survey. O instrumento preenchido por 958 discentes foi baseado na Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R), de Porto e Pilati (2010), e no Inventário de Âncoras de Carreira, desenvolvido por Schein (1993). Considerando o modelo proposto, optou-se por trabalhar com modelagem de equações estruturais. Os principais resultados encontrados expõem que os valores prioritários entre os discentes investigados, foram Segurança e Realização. Em relação à carreira, houve o predomínio das âncoras Segurança/estabilidade e Desafio Puro. Ainda, a análise do modelo estrutural permitiu identificar que o construto Valores do Trabalho explica 30,5% (R2) da variância do construto Âncoras de Carreira. De maneira geral, tal achado sustenta a importância das demandas internas, representadas pelos valores que os indivíduos atribuem ao trabalho, sobre as decisões de carreira, pressuposto esse com poucas evidências empíricas, até então.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene el objetivo de analizar la influencia de los Valores Relativos al Trabajo sobre las Áncoras de Carrera, a partir de la perspectiva de discentes de instituciones de enseñanza superior. Para el alcance de este objetivo, se partió de la perspectiva de dos vertientes teóricas: el abordaje de Valores del Trabajo propuesta por Ros, Schwartz y Surkis (1999) y Porto y Pilati (2010), y las de Áncoras de Carrera propuestas por Schein (1993). Anhelando atingir el objetivo de este estudio, se realizó una pesquisa cuantitativa, de carácter descriptivo del tipo survey. El instrumento rellenado por 958 discentes tuvo como base la Escala Revisada de Valores Relativos al Trabajo (EVT-R), de Porto y Pilati (2010) y el Inventario de Áncoras de Carrera, desarrollado por Schein (1993). Considerando el modelo propuesto, se optó por trabajar con modelaje de ecuaciones estructurales. Los principales resultados encontrados señalan que los valores prioritarios entre los discentes investigados fueron Seguridad y Realización. En relación a la carrera hubo predominio de las áncoras Seguridad/Estabilidad y Desafío Puro. Todavía, el análisis del modelo estructural permitió identificar que el constructo Valores del Trabajo explica 30,5% (R²) de la valencia del constructo Áncoras de Carrera. De manera general, tal hallazgo sostiene la importancia de las demandas internas, representadas por los valores que los individuos atribuyen al trabajo sobre las decisiones de carrera, presupuesto este con pocas evidencias empíricas hasta el momento.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to analyze the influence of values related to work over the values related to it over career anchors, from university students' perspective. To achieve the objective, two theoretical perspectives were assumed: the work values' approach proposed by Ros, Schwartz and Surkis (1999) and Porto and Pilati (2010) and the career anchors proposed by Schein (1993). To achieve the article's purpose a quantitative research has been made with a descriptive character like survey. The research's instrument has been answered by 958 students based on Revised Scale of Work Values ​​(EVT-R) from Porto and Pilati (2010) and inventory of Career Anchors, developed by Schein (1993). Considering the model proposed, we have chosen to work with structural equation modeling. The main results found reveal that the priority values ​​among the students in the survey were Safety and Achievement. In relation to career, a predominance of anchors Security/stability and Pure Challenge could be found. The structural model analysis has also identified that the construct of Work Values ​​explains 30,5% (R2) of the construct of Career Anchors' variance. In general, this result stands the importance of internal demands, represented by values ​​that individuals attribute to work on career decisions, which still has this little empirical evidence.
  • ESTRESSE NO TRABALHO: ESTUDO COM GESTORES PÚBLICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS Artigos

    Maffia, Lyovan Neves; Pereira, Luciano Zille

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho consistiu em analisar o estresse no trabalho de gestores públicos que atuam nas secretarias de estado de Minas Gerais. A base teórica relacionada ao estresse ocupacional foi fundamentada em Zille (2005), Chanlat (2005), Cooper et al. (2002, 1988), Couto (1987) e Selye (1959). Em relação à gestão, baseou-se em OCDE (2010), Bresser-Pereira (2009), Madureira e Rodrigues (2006) e Davel e Melo (2005); Rezende (2002) e Marini (2002). Este trabalho pode ser classificado como um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Foram analisados 181 gestores das secretarias de estado de Minas Gerais, sendo que o Modelo Teórico de Explicação do Estresse Ocupacional em Gerentes (MTEG), desenvolvido por Zille (2005), foi a referência principal. Os softwares Excel e SPSS - Statistical Package for the Social Sciences foram utilizados para a análise dos dados. Os resultados evidenciaram que 26,0% dos gestores pesquisados apresentaram ausência de estresse ocupacional; 26,0%, nível de estresse leve a moderado; 43,0%, nível de estresse intenso; e 5,0% nível de estresse muito intenso. Foram identificadas as principais fontes de tensão excessivas existentes no ambiente de trabalho, os mecanismos de regulação mais utilizados pelos gestores públicos estaduais para enfrentar as situações tensionantes e os indicadores de impacto do estresse na produtividade dos gestores. Este estudo mostrou-se oportuno uma vez que há estudos sobre o estresse ocupacional em gestores da iniciativa privada, mas pouco se sabe sobre o impacto das reformas administrativas do serviço público na saúde laboral dos gestores. Os resultados deste trabalho apresentaram relação direta com outros estudos e espera-se que possa contribuir com o balizamento de projetos institucionais do estado de Minas Gerais para redução ou controle dos níveis de estresse ocupacional dos gestores.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue analizar el estrés en el trabajo de los gestores públicos que trabajan en Secretarías de Gobierno del Estado de Minas Gerais. La teoría sobre el estrés en el trabajo se basó en Zille (2005), Chanlat (2005), Cooper et al. (2002, 1988), Couto (1987) y Selye (1959). Las informaciones sobre gestión tienen como fuente OCDE (2010), Bresser-Pereira (2009), Madureira y Rodrigues(2006) y Davel y Melo (2005); Rao (2002) y Marini (2002). Este trabajo puede ser clasificado como un estudio descriptivo con abordaje cuantitativo. Se analizó el comportamiento de 181 jefes de departamentos del Gobierno del estado de Minas Gerais y el Modelo Teórico de Explicación de Estrés Ocupacional en Administradores (MTEG) desarrollados por Zille (2005) fue la principal referencia. Las herramientas computacionales Excel y SPSS - Statistical Package for Social Sciences fueron utilizadas para el análisis de datos. Los resultados obtenidos mostraron que el 26,0% de los directivos encuestados no tenían el estrés en el trabajo; 26,0%, nivel de estrés leve a moderado; 43,0%, nivel de estrés intenso; y 5,0% nivel de estrés muy intenso. Se identificó las principales fuentes de tensión excesiva en el lugar de trabajo, los mecanismos de regulación utilizados por la mayoría de los jefes de órganos estaduales para hacer frente a las situaciones de tensión y los indicadores de impacto del estrés sobre la productividad de eses gestores. Este estudio se demostró oportuno, una vez que hay estudios sobre el estrés laboral de los administradores privados, pero poco se sabe sobre el impacto de las reformas administrativas del servicio público en la salud en el trabajo de los administradores públicos. Estos resultados muestran una relación directa con otros estudios y se espera que contribuyan para delinear proyectos institucionales en el estado de Minas Gerais que tengan como objetivo reducir o controlar los niveles de estrés ocupacional de los jefes.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze stress during job in public managers who work in secretariats of state of Minas Gerais. The theoretical basis related to occupational stress was based on Zille (2005), Chanlat (2005), Cooper et al. (2002, 1988), Couto (1987) and Selye (1959). Regarding management, drew on OCDE (2010), Bresser-Pereira (2009), Madureira e Rodrigues (2006) e Davel e Melo (2005); Rezende (2002) and Marini (2002). This work can be classified as a descriptive study with a quantitative approach. The Theoretical Model for Explanation of Occupational Stress in Managers (MTEG) developed by Zille (2005), was the main reference. With this approach, 181 managers from secretariats of state of Minas Gerais were analyzed. The softwares Excel and SPSS - Statistical Package for the Social Sciences were used for data analysis. The results evidenced that 26.0% of the surveyed managers had no occupational stress; 26.0% had light to moderate stress levels; 43.0% intense stress; and 5.0% very intense stress level. The main sources of excessive tension existing in the work environment, the regulatory mechanisms used by most state public managers to face the tensioning situations and indicators of stress impact on the productivity of the managers were identified. This study was proven to be appropriate since there are studies on occupational stress on managers from private enterprise, but little is known about the impact of administrative reforms in the public service on the occupational health of the public managers.
  • OS USOS DO FACEBOOK NAS MANIFESTAÇÕES DOS SIMBOLISMOS ORGANIZACIONAIS Artigos

    Donna, Camila Uliana; Silva, Alfredo Rodrigues Leite da

    Resumo em Português:

    Este artigo tem o objetivo de compreender a relação entre os usos do Facebook pelos membros do jornal on-line XYZ e as manifestações dos simbolismos organizacionais. Para contextualizar o caminho adotado para tratar do objetivo foram articuladas contribuições teóricas sobre interacionismo simbólico, interpretativismo e simbolismo organizacional. Tais contribuições baseiam a discussão de que a interação social, a comunicação e os usos do Facebook estão relacionados entre si no cotidiano organizacional. A partir dessa relação no cotidiano, diferentes grupos sociais elaboram construções simbólicas com o potencial de marcar o contexto organizacional. Parte-se do entendimento de que isso ocorre na medida em que os simbolismos construídos interferem nas articulações entre os próprios grupos sociais nas organizações. O método qualitativo norteou a abordagem empírica neste estudo. A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa bibliográfica e documental, netnografia e entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, na modalidade temática. Após a análise, observou-se que o Facebook é um canal de trocas simbólicas entre os sujeitos na organização, porém, nessa mídia, essas trocas são veladas. Evidenciou-se um entendimento compartilhado de que no Facebook há muita exposição e por isso as pessoas têm medo de postar informações pessoais ou sobre o trabalho, pois acreditam estar sendo vigiadas. Nesse contexto, outras redes sociais digitais também foram identificadas como veículo de troca de conteúdos simbólicos.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo comprender la relación entre los usos de Facebook por miembros del periódico on-line XYZ y manifestaciones de simbolismos organizacionales. Para contextualizar el enfoque adoptado para tratar de los objetivos fueron articulados aportes teóricos sobre el interaccionismo simbólico, interpretativismo y el simbolismo organizacional. Dichas contribuciones se basan en el análisis de que la interacción social, la comunicación y los usos de Facebook están relacionados entre sí en la rutina organizacional. A partir de esta relación en la vida diaria, los diferentes grupos sociales elaboran construcciones simbólicas con el potencial de marcar el contexto organizacional. Partido es el entendimiento de que esto ocurre en la medida en que los simbolismos construidos interfieren en las articulaciones entre los grupos sociales propias en las organizaciones. Lo método cualitativo guían el enfoque empírico en este estudio. La recolección de datos fue realizada por la investigación bibliográfica y documentos, netnografia y entrevistas semi -estructuradas. El análisis de datos se realizó a través del análisis de contenido, en la modalidad temática. Tras el análisis, se observó que Facebook es un canal de intercambios simbólicos entre los individuos dentro de la organización, sin embargo, que los medios de comunicación, estos intercambios son velados. Se hizo evidente que un compartir en Facebook y hay una gran cantidad de exposición para entender por qué las personas tienen miedo de publicar información personal o sobre el trabajo porque creen que están siendo vigilados. En este contexto, otras redes sociales en línea también han sido identificadas como un vehículo para el intercambio de contenido simbólico.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to understand the relation between the uses of Facebook by members of the online newspaper XYZ and the manifestations of organizational symbolisms. In order to contextualize the approach adopted to deal with the objective, theoretical contributions on symbolic interactionism, interpretivism and organizational symbolism were articulated. Such contributions are the basis to the discussion according to which social interaction, communication and the uses of Facebook are related to each other in the organizational routine. From this relationship in daily life, different social groups elaborate symbolic constructions with the potential to mark the organizational context. We start from the understanding that this occurs to the extent that the built symbolisms interfere in the articulations between the social groups in the organizations. The qualitative method guided the empirical approach in this study. Data collection was performed by literature and desk research, netnography and semi-structured interviews. The data were treated by content analysis, in the thematic mode. After analysis, it was observed that Facebook is a channel of symbolic exchanges between individuals in the organization, however, in that media, these exchanges are veiled. It became evident the existence of a shared understanding that, on Facebook, there is a lot of exposure which is why people are afraid to post personal information or information about their jobs, because they believe they are being watched. In this context, other digital social networks have also been identified as means for exchanging symbolic content.
  • AS DIMENSÕES DOS MODELOS MENTAIS DOS EMPREENDEDORES E SEUS IMPACTOS SOBRE O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Artigos

    Toni, Deonir de; Mioranza, Gustavo; Milan, Gabriel Sperandio; Larentis, Fabiano

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetiva identificar as dimensões e variáveis básicas dos modelos mentais dos empreendedores, bem como os seus impactos sobre o desempenho de suas empresas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com seis empreendedores, e uma pesquisa quantitativa com 113 empresas do setor metalomecânico na Serra Gaúcha. Dentre as contribuições deste trabalho, destaca-se, primeiramente a proposição de um modelo teórico no qual se identificam sete dimensões dos modelos mentais dos empreendedores relacionadas ao desempenho organizacional. Uma segunda contribuição é a proposição de uma escala para a mensuração dos modelos mentais dos dirigentes das empresas. Os resultados da pesquisa confirmam que a escala proposta se ajustou bem às dimensões identificadas na revisão da literatura e que dentre as sete dimensões apresentadas, as que estão relacionadas ao conhecimento, ao relacionamento, à missão e à estratégia, à criatividade e à vocação apresentaram um impacto significativo sobre o desempenho das organizações analisadas. Verificou-se que 27,5% do poder explicativo do desempenho organizacional pode estar associado às dimensões formadoras dos modelos mentais dos empreendedores.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify the dimensions and basic variables of entrepreuners' mental models and their impacts on performance of their companies. For this, we conducted a qualitative study with six entrepreneurs and a quantitative survey with 113 companies in the metal-mechanic sector, from Serra Gaucha, Brazil. Among the contributions of this work, first we propose a theoretical model that identifies seven dimensions of entrepreneurs' mental models related to organizational performance. A second contribution is the proposition of a scale to measure the mental models of business leaders. The survey results confirm that the proposed scale fits well to the dimensions identified in the literature review. On the other hand, from among the seven dimensions presented, those related to knowledge, relationships, mission and strategy, creativity and vocation had a significant impact on performance of organizations analyzed. It was found that 27.5% of the organizational performance explanatory power can be associated to entrepreneurs' mental models forming dimensions.
  • ANÁLISE DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO EM CALL CENTERS Artigos

    Carvalho, Sirley de; Mourão, Luciana

    Resumo em Português:

    Os sistemas de atendimento representam o elo entre a organização e os consumidores e, nesse sentido, deveriam ser entendidos como ferramenta estratégica. Porém, a falta de qualificação dos profissionais de call centers é um fato que tem trazido muitas implicações para a vida das pessoas. O primeiro passo para as ações de capacitação consiste na avaliação de suas necessidades de treinamento. Contudo, apesar de a avaliação de necessidades de treinamento influenciar em todo o processo de Treinamento e Desenvolvimento - T&D, este aspecto ainda tem sido pouco pesquisado. A presente pesquisa objetivou identificar a percepção de necessidades de treinamento de supervisores de call centers e se variáveis pessoais como idade, escolaridade, tempo de serviço, tempo como supervisor e motivação para aprender influenciam nessa percepção de necessidade de treinamento. Participaram do survey 251 supervisores de uma grande empresa de call center e foram realizadas 6 entrevistas em profundidade. Os resultados apontam para: (i) uma baixa percepção de necessidades de capacitação; e (ii) uma predição da motivação para aprender e da percepção de importância e de domínio prévio das competências do curso sobre a percepção de necessidade de treinamento. As variáveis idade, escolaridade, tempo de serviço e tempo como supervisor não figuraram como variáveis preditoras da percepção de necessidades de treinamento. O estudo corrobora outros achados da literatura e aponta contribuições teóricas e metodológicas, além de algumas reflexões que podem ser úteis para os profissionais que atuam na área.

    Resumo em Espanhol:

    Los sistemas de atención a la población representan el eslabón entre la organización y los consumidores y en este sentido, deberían ser entendidos como una herramienta estratégica. Pero la falta de calificación de los profesionales de los llamados call centers es un hecho que ha traído muchas implicaciones para la vida de las personas. El primer paso para las acciones de capacitación consiste en la evaluación de sus necesidades de entrenamiento. Sin embargo, a pesar de la evaluación de las necesidades de entrenamiento influir en todo el proceso de Entrenamiento y Desarrollo - T&D, este aspecto aún ha sido poco investigado. Esta investigación objetivó identificar la percepción de las necesidades de entrenamiento de los supervisores de los call centers y ver si variables personales como la edad, escolaridad, tiempo de servicio, tiempo como supervisor y la motivación para aprender influyen en esta percepción de necesidad de entrenamiento. Para esto, fue investigada una muestra de 251 supervisores de una gran empresa de call center, además se realizaron 6 entrevistas. Los resultados apuntan para la baja percepción de las necesidades de capacitación y para la predicación de la motivación para aprender y de la percepción de la importancia y del dominio previo de las competencias del curso sobre la percepción de la necesidad de entrenamiento. Las variables edad, escolaridad, tiempo de servicio y tiempo como supervisor no constan como variables predictoras de la percepción de la necesidad de entrenamiento. El estudio corrobora otros hallazgos en la literatura y apunta contribuciones teóricas y metodológicas, además de algunas reflexiones que pueden ser útiles para los profesionales que actúan en el área.

    Resumo em Inglês:

    The customer service systems are the link between the organization and customers and should be understood as a strategic tool. However, the lack of professional qualification of operators and supervisors of call centers has brought many implications for people's lives. The first step in the training activities consists in assessing the training needs. However, despite the assessment of training needs influence the whole process of Training and Development - T & D, this aspect has not been well studied yet. This study aimed to identify the perceived training needs of call center supervisors and the possible influence of age, education, length of service time as a supervisor and motivation to learn about the perceived need for training. To that end, it was investigated a sample of 251 supervisors from a company call center and 6 additional interviews were conducted. The results point to the prediction of motivation to learn and also the perception of importance and prior knowledge course on the general perception of training needs. The variables age, education length of service time, and length of service time as a supervisor not figured as predictors of perceived need for training. This study supports other findings in the literature and points theoretical and methodological contributions, and some thoughts that may be useful for professionals who work in personnel management of call centers.
  • PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É... CHILLI BEANS! A PERSONALIDADE DA MARCA AOS "OLHOS" DOS CONSUMIDORES Artigos

    Leão, André Luiz Maranhão de Souza; Camargo, Thiago Ianatoni; Cavalcanti, Rodrigo César Tavares

    Resumo em Português:

    Cada vez mais as organizações buscam estabelecer vínculos entre suas marcas e os consumidores como estratégia para construção de valor de modo a estabelecer trocas. Na academia, esta questão aparece em estudos que se localizam na interseção entre as áreas de branding e de marketing de relacionamento. Neste intuito, a personalidade de marca, referente à atribuição de características humanas à mesma, se apresenta como uma noção primordial no fomento a esse elo. O presente estudo investiga a percepção dos consumidores da Chilli Beans, maior vendedora de óculos escuros da América Latina, sobre a marca. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar e avaliar as características humanas que compõem a personalidade da marca Chilli Beans sob a ótica de seus consumidores. A investigação se caracteriza como um estudo qualitativo exploratório, realizado por meio de entrevistas em profundidade e analisadas mediante a análise de discurso funcional. Nossos achados indicam treze categorias que, em suas relações, nos levaram à identificação de três perfis que compõem as características ônticas da marca. Implicações teóricas e práticas, bem como indicações de futuras pesquisas são consideradas.

    Resumo em Espanhol:

    Cada vez más las organizaciones buscan establecer vínculos entre sus marcas y los consumidores como una estrategia para crear valor con el fin de establecer intercambios. En el ámbito académico, este problema aparece en los estudios que se encuentran en la intersección entre las áreas de branding y marketing relacional. Para este fin, la personalidad de la marca, que se refiere a la atribución de características humanas a esta, se presenta como un concepto primordial en el fomento de este enlace. Este estudio investiga la percepción del consumidor de Chilli Beans, el mayor vendedor de gafas de sol de América Latina, sobre la marca. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación fue identificar y evaluar las características humanas que componen la personalidad de la marca Chilli Beans desde la perspectiva de sus clientes. La investigación se caracteriza como un estudio cualitativo exploratorio realizado a través de entrevistas en profundidad y analizados mediante análisis de discurso funcional. Nuestros hallazgos indican trece categorías que, en sus relaciones, nos ha llevado a identificar tres perfiles que componen las características de la marca. Se consideran las implicaciones teóricas y prácticas, así como direcciones para investigaciones futuras.

    Resumo em Inglês:

    More and more organizations seek to establish links between their brands and consumers as value construction strategy in pursuit to establish exchanges. Within the academy, this point appears in studies located at the intersection between branding and relationship marketing. To this end, brand personality, referred to the assignment of human characteristics to it, serves as a primary notion in foresting this link. Present study investigates the perception of Chilli Beans' consumers, the Latin America's sunglasses largest seller, about the brand. Thou, the objective of this research was to identify and evaluate human characteristics that make up Chilli Beans' personality based on its consumers' perspective. The research is characterized as an exploratory qualitative study, conducted through in depth interviews and analyzed using functional discourse analysis. Our findings indicate thirteen categories that, in their relations, propitiated us to identify three profiles that make up the brand ontic characteristics. Theoretical and practical implications, as well as directions for future research, are considered.
  • UMA ANÁLISE DO PROJETO SETORIAL INTEGRADO WINES OF BRASIL COMO ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO SETOR VITIVINÍCOLA BRASILEIRO Estudos De Caso

    Zancan, Claudio; Dantas, Anderson de Barros; Campos, Vanessa Oliveira; Santos, Paulo da Cruz Freire dos

    Resumo em Português:

    Este artigo objetivou a análise do desenvolvimento do Projeto Setorial Integrado Wines of Brasil a partir da abordagem comportamental do processo de internacionalização de redes de relacionamentos. A literatura utilizada compreendeu uma abordagem comportamental do processo de internacionalização, consubstanciada na abordagem de redes de relacionamentos da Escola Nórdica de Negócios Internacionais. A metodologia consistiu na realização de um estudo de caso, na análise das ações de internacionalização adotadas por empresas vinculadas ao projeto setorial integrado Wines of Brasil, no período de 2002 a 2012. Os resultados indicaram que: na formação do projeto, houve orientação estratégica voltada ao desenvolvimento de mercado externo para os vinhos finos brasileiros; durante a consolidação, a orientação estratégica esteve voltada ao desenvolvimento econômico do setor vitivinícola nacional; no desenvolvimento, o estabelecimento da presença física nos principais mercados consumidores de vinhos finos e espumantes globais, resultando na necessidade de descentralização de algumas das atividades de gestão de relacionamentos estabelecidos por meio das organizações participantes. Futuros estudos sugerem a consideração desta abordagem comportamental em outros setores produtivos brasileiros que utilizam estratégias de internacionalização para obtenção de maior participação de mercado consumidor.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tuvo como objetivo analizar el desarrollo del proyecto para el sector de vinos brasileño a partir de un enfoque conductual para el proceso de internacionalización de las redes sociales. La bibliografía utilizada incluía un enfoque conductual para el proceso de internacionalización, con base en el enfoque de las redes sociales de la Escuela Nórdica de Asuntos Internacionales. La metodología consistió en la realización de un estudio de caso con el análisis de las acciones de internacionalización adoptadas por las empresas vinculadas a Wines of Brasil en el período 2002-2012. Los resultados indicaron que la formación del proyecto no había dirección estratégica dedicada al desarrollo de los mercados extranjeros para los vinos finos de Brasil; durante la consolidación la orientación estratégica se ha orientado al desarrollo económico de la industria vitivinícola nacional; el desarrollo, el establecimiento de una presencia física en los principales mercados de consumo de vinos finos y espumosos en general, dando lugar a la necesidad de descentralización de parte de la gestión de las relaciones establecidas por las organizaciones de las actividades que participan. Futuros estudios sugieren la consideración de este enfoque conductual en otros sectores productivos en Brasil por medio de estrategias de internacionalización para lograr una mayor participación del mercado de consumo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper was to analyze the development of the Integrated Sector Project Wines of Brasil from the behavioral approach to the networks internationalization process. The literature included a view of the internationalization process based on the approach of social networks of Nordic School International Business. The methodology consisted in a case study with the analysis of the actions of internationalization adopted by companies linked to the sector project integrated Wines of Brasil during 2002 to 2012. The results show that the formation phase of the project was focused on the strategic development of foreign markets for Brazilian fine wines; during consolidation phase, strategic guidance was aimed at economic development of the national wine industry as well as to service the segment international consumer market interested in new products from fine wine producing regions; the development phase the project establishment of a physical presence in key markets for fine wines and sparkling overall resulting in the need for decentralization of some of the management activities of relationships established by half of the participating organizations. Future studies are suggested taking into consideration the analysis of this behavioral approach in other productive sectors in Brazil using internationalization strategies to obtain greater share of the consumer market.
  • SERVICE DESK, POSSO AJUDÁ-LO? OU MELHOR, VOCÊ PODE ME AJUDAR? Casos De Ensino

    Klumb, Rosangela; Ferreira, Francieli Murila; Alperstedt, Graziela Dias; Feuerschütte, Simone Ghisi

    Resumo em Português:

    O caso de ensino sobre a organização X tem como objetivo oportunizar aos alunos a vivência de situações de conflito relacionadas à gestão da mudança, para a qual a etapa de planejamento foi pouco considerada, gerando um efeito cascata de resistências e de dificuldades. O caso ilustra um processo de mudança organizacional, seus limites e desafios considerando, em um primeiro momento, a inexistência de uma etapa de planejamento e, no segundo momento, a sua realização ao mesmo tempo em que eram sistematizadas as ações adotadas. Após um processo de reestruturação da Organização X, houve a implementação de uma nova ferramenta de Service Desk, amparada em processos de gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação (TI) e preconizada por um conjunto de melhores práticas de infraestrutura, operação e manutenção de serviços de TI, denominada ITIL - Information Technology Infrastructure Library. O objetivo dessa mudança era melhorar a qualidade da prestação dos serviços de TI na referida organização, de natureza pública, possibilitando, por meio de indicadores de eficiência, eficácia e efetividade, mensurar e avaliar a qualidade dos serviços de TI prestados a seus usuários. Como instrumento de ensino, o caso foi desenvolvido para ser usado em cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Administração e Administração Pública, quando do debate em torno de temas como planejamento e gestão da mudança, desenvolvidos em disciplinas como Mudança Organizacional, Comportamento Organizacional, Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas. O caso também pode ser utilizado na discussão sobre a implementação de sistemas gerenciais no âmbito da Gestão de Sistemas de Informação e outras disciplinas da área de Tecnologia de Informação e Comunicação.

    Resumo em Espanhol:

    El caso de la enseñanza en la organización X tiene como objetivo crear oportunidades a los alumnos la experiencia de los conflictos relacionados con la gestión del cambio, para el que la etapa de planificación fue poco considerada, creando un efecto dominó de resistencias y dificultades. El caso ilustra un proceso de cambio en la organización, teniendo en cuenta sus limitaciones y desafíos, en un primer momento, la ausencia de una etapa de planificación, y la segunda vez, su logro, mientras que las acciones fueron sistematizados adoptado. Después de una reestructuración de la organización X, fue la implementación de una nueva herramienta de Service Desk, con el apoyo de los servicios de gestión de procesos de tecnología de la información (IT) y un conjunto de las mejores prácticas recomendadas para los servicios de infraestructura, operación y mantenimiento IT, llamado ITIL - Information Technology Infrastructure Library. El propósito de este cambio es mejorar la calidad de la prestación de servicios de TI en la organización de carácter público, lo que permite, a través de indicadores de eficiencia, eficacia y efectividad, medir y evaluar la calidad de los servicios de TI que presta a sus usuarios. Como una herramienta de enseñanza, el caso fue desarrollado para su uso en pregrado y postgrado en las áreas de Gestión y Administración Pública, cuando el debate sobre temas como la planificación y la gestión del cambio, desarrolladas en disciplinas tales como el cambio organizacional, Comportamiento Organizacional, Planificación Estratégica y Gestión de Personal. El caso también se puede utilizar en el debate sobre la aplicación de sistemas de gestión dentro de los Sistemas de Gestión de la Información y otras disciplinas de las Tecnologías de la Información y la Comunicación.

    Resumo em Inglês:

    The teaching case on the organization X aims to create opportunities to pupils the experience of conflict related to change management, for which the planning stage was shortly considered, creating a ripple effect of resistance and difficulties. The case illustrates a process of organizational change, considering its limitations and challenges, at first, the absence of a planning step, and the second time, their achievement while they were systematized actions taken. After a restructuring of Organization X, was the implementation of a new Service Desk tool, supported by process management services for Information Technology (IT) and a set of recommended best practices for infrastructure, operation and maintenance services IT, called ITIL - Information Technology Infrastructure Library. The purpose of this change was to improve the quality of the provision of IT services in that organization, of a public nature, enabling, through indicators of efficiency, efficacy and effectiveness, measure and evaluate the quality of IT services provided to its users. As a teaching tool, the case was developed for use in undergraduate and graduate in the areas of Management and Public Administration, when the debate on topics such as planning and change management, developed in disciplines such as Organizational Change, Organizational Behavior, Strategic Planning and Personnel Management. The case can also be used in the discussion on the implementation of management systems within the Management Information Systems and other disciplines of Information Technology and Communication.
  • DIFERENCIAÇÃO E FOCO PARA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA: O CASO DA BETA SISTEMAS Casos De Ensino

    Faoro, Roberta Rodrigues; Olea, Pelayo Munhoz; Roesch, Sylvia Maria Azevedo; Abreu, Marcelo Faoro de

    Resumo em Português:

    Este caso expõe elementos para reflexões e discussões sobre posicionamentos estratégicos em uma empresa de desenvolvimento de softwares e consultoria em tecnologia da informação. Com sede na Serra Gaúcha, a empresa atua em todo o território nacional, sendo que os seus principais clientes estão localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. O caso se desdobra a partir da volta de uma viagem do jovem proprietário da empresa de desenvolvimento de softwares e consultoria em tecnologia da informação à Salvador, onde o mesmo fechou mais um grande projeto com um dos seus melhores clientes do setor de fruticultura, mas ao invés de estar contente estava muito preocupado sobre como iria entregar o projeto no prazo acordado entre as partes, em virtude de sua equipe estar sobrecarregada de trabalho. Afinal, atendendo clientes de mais de trinta ramos de atividades a empresa enfrenta um dilema estratégico: especializar-se ou pulverizar sua atuação em diversos setores? Portanto, qual estratégia a empresa deveria escolher? Os dados para a elaboração deste caso de ensino foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com os gestores e por meio de dados secundários como documentos internos, sites e observação direta. Este caso pode ser utilizado como ferramenta auxiliar de ensino, principalmente em disciplinas relacionadas à estratégia, na graduação e pós-graduação lato sensu do curso de administração.

    Resumo em Espanhol:

    Este caso expone elementos para reflexiones y discusiones sobre el posicionamiento estratégico en un desarrollo de software empresarial y consultoría en tecnologías de la información. Con sede en Serra Gaucha, la compañía opera en todo el territorio nacional, y sus principales clientes se encuentran en los estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sao Paulo, Bahía y Mato Grosso do Sul. El caso se desarrolla a partir de un viaje por el joven propietario de la empresa de desarrollo de software y consultoría en tecnologías de la información a Salvador, donde cerró otro gran proyecto con uno de sus mejores clientes de la industria frutícola, pero la en lugar de ser el contenido estaba muy preocupado por cómo iba a entregar el proyecto en el plazo acordado entre las partes, en virtud de su personal de exceso de trabajo. Después de todo, que atienden a clientes en más de treinta áreas de actividad de la empresa se enfrenta a un dilema estratégico: a especializarse o pulverizar su actuación en diversos sectores? Entonces, ¿qué estrategia debe elegir la empresa? Los datos para la elaboración de este caso de enseñanza se obtuvieron a través de entrevistas semi-estructuradas con los administradores ya través de datos secundarios como documentos internos, sitios web, y la observación directa. Este caso puede ser utilizado como una herramienta de enseñanza auxiliar, especialmente en disciplinas relacionadas con la estrategia de la graduación y cursos de post-graduación en el curso de la administración.

    Resumo em Inglês:

    This case exposes elements for reflections and discussions about strategic positioning in an enterprise software development and consulting in information technology. Based in Serra Gaucha, the company operates throughout the national territory, with its main customers are located in the states of Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sao Paulo, Bahia and Mato Grosso do Sul. The case unfolds from the back of a journey of the young owner of the company software development and consulting in information technology to Salvador, where it shut another big project with one of its best customers in the industry of fruit, but instead of being content was very worried about how he would deliver the project within agreed between the parties, by virtue of its staff being overworked. After all, serving customers in more than thirty areas of activity the company faces a strategic dilemma: to specialize or spray your performance in various sectors? So what strategy should the firm choose? The data for the preparation of this teaching case were obtained through semi-structured interviews with managers and through secondary data such as internal documents, websites, and direct observation. This case can be used as an auxiliary tool for teaching, especially in disciplines related to strategy, undergraduate and post-graduation management courses.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br