Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2015
  • Um modelo de simulação para gestão da capacidade dos aeroportos brasileiros Artigos

    Marcos, Antonio Rodolfo Araujo; Ferreira, Luciano

    Resumo em Português:

    A importância do setor aéreo para o desenvolvimento de um país e o crescimento da demanda aérea brasileira implica na necessidade de uma gestão eficiente dos aeroportos, buscando o equilíbrio entre a capacidade e a demanda aérea. Diante disso, este artigo apresenta um modelo em Dinâmica de Sistemas capaz de auxiliar a gestão aeroportuária brasileira em relação ao dimensionamento dos subsistemas de um aeroporto (Terminal de Passageiros, Pistas e Pátio). O modelo utiliza dados sobre demanda aérea de passageiros, número médio de passageiros por voo, demanda hora-pico, nível de serviço do terminal de passageiros e tempo médio de estacionamento das aeronaves para analisar a situação de treze aeroportos brasileiros. Por fim, através da comparação da capacidade ideal produzida pelo modelo de simulação com a capacidade real instalada, o artigo classifica a situação de cada um dos subsistemas dos aeroportos estudados em adequada, crítica e preocupante. Entre os principais resultados obtidos pode-se destacar que: a Pista é o subsistema que apresenta melhores condições, enquanto que o terminal de passageiros é o subsistema em pior condição; os investimentos e aumento da capacidade são insuficientes para atender uma demanda de crescimento de 5% ao ano na hora-pico.

    Resumo em Espanhol:

    La importancia de la industria aérea para el desarrollo de un país y el crecimiento de la demanda de la aerolínea brasileña implican la necesidad de una gestión eficiente de los aeropuertos, la búsqueda del equilibrio entre la capacidad y la demanda de aire. Por lo tanto, en este trabajo se presenta un modelo de dinámica de sistemas capaces de ayudar a la administración brasileña aeropuerto en relación con el diseño de los subsistemas de un aeropuerto (Terminal de Pasajeros , Esquí y Patio). El modelo utiliza datos sobre la demanda de transporte aéreo de pasajeros, el número promedio de pasajeros por vuelo, la demanda en horas pico, nivel de servicio y de estacionamiento de tiempo promedio de pasajeros de la terminal de aviones para analizar la situación de los trece aeropuertos. Por último, mediante la comparación de la capacidad óptima producida por la simulación con el modelo de la capacidad instalada real, el papel clasifica la situación de cada uno de los subsistemas de aeropuertos de estudios apropiados, críticos y preocupantes. Entre los principales resultados se puede observar que: carril es el subsistema que presenta las mejores condiciones, mientras que el subsistema de la terminal de pasajeros se encuentra en peores condiciones; inversiones y aumento de la capacidad es insuficiente para atender el crecimiento de la demanda de 5 % anual en la hora pico.

    Resumo em Inglês:

    The importance of air transportation to the development of a country and the growth of the Brazilian airline industry imply the need for an efficient management of the airports, aiming to balance the passenger demand and the capacity of the system. Thus, this paper presents a System Dynamics model in order to assist airport management to evaluate the size of the subsystems of an airport, such as Passenger Terminals, Runways, and Patios. Using data on air passenger demand, average number of passengers per flight, peak-hour demand, service level of the passenger terminal, and average time in the patio, this paper analyzes the situation of the thirteen Brazilian airports. Finally, by comparing the simulation data with the installed capacity, this paper classifies the situation of each subsystem of the airports studied into three categories: adequate, worrying, and critical. Among the main results obtained, we can highlight different factors, such as the subsystem that presents the best condition (the Runway), while the Passenger Terminal is the one in the worst condition. The investments and the capacity increases are insufficient to meet the passenger demand in the peak-hour with an annual growth rate of 5%.
  • Fatores de impacto na Atitude e na Intenção de uso do M-learning: um teste empírico Artigos

    Kurtz, Renata; Macedo-Soares, T. Diana de; Ferreira, Jorge Brantes; Freitas, Angilberto Sabino de; Silva, Jorge Ferreira da

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica em que se propõe um modelo para avaliar a atitude e a intenção de uso do mobile-learning(m-learning) por estudantes do ensino superior de um curso de administração baseado na teoria do flow, no Modelo de Aceitação de Tecnologia e na Teoria do Comportamento Planejado. A partir deste arcabouço teórico elaborou-se uma atividade prática envolvendo o uso de dispositivos com tecnologia móvel digital (celulares) em que se buscou aplicar o m-learning para estimular os estudantes a unir a teoria à prática. Em seguida, foi feita uma survey respondida por 235 universitários, em que se buscou compreender os fatores que influenciam a atitude e a intenção de uso do m-learning para o processo de ensino-aprendizagem. Os dados coletados foram tratados por meio de equações estruturais e os resultados mostraram fortes efeitos positivos dos fatores utilidade, diversão e controle do comportamento percebidos pelos estudantes na atitude e na intenção de uso do m-learning. Por fim, verificou-se que a atividade de uso prático realizada com os alunos mostrou que o uso do celular em uma atividade acadêmica pôde proporcionar a construção e o entendimento deles das relações entre a teoria apresentada e a prática em um ambiente real.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta los resultados de una investigación empírica que propone un modelo para evaluar la actitud y la intención de uso del mobile-learning (m-learning) por estudiantes de educación superior en un curso de administración con base en la teoria de flow, en el Modelo de Acceptación de Tecnologia y Teoria del Comportamiento Planificado. A partir de este marco teórico se elaboró una actividad práctica envolviendo el uso de dispositivos con tecnología móvil digital (celular) con que se buscó compreender los factores que influencian la actidud y la intención del uso del m-learning para unir la teoría y la práctica. Luego hicimos una survey respondida por 235 estudiantes, para comprender los factores que influencian la actitud y la intención de utilizar m-learning para el proceso de enseñanza-aprendizaje. Los datos colectados fueron tratados por medio de ecuaciones estructurales y los resultados mostraron fuertes efectos positivos de los factores de utilidad, diversión y control del comportamiento por los estudiantes en la actitud y en la intención de uso del m-learning. Por último, la actividad práctica realizada con los estudiantes mostró que el uso del teléfono móvil en una actividad académica puede proporcionar la construcción y el entendimiento de la relación entre la teoría y la práctica en un ambiente real.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of an empirical research, in which is proposed a model to evaluate the attitude and intention of mobile-learning (m-learning) use for higher education students in management education based on the flow theory, the Technology Acceptance Model and the Theory of Planned Behavior. Based on this theoretical framework, a practical activity was elaborated involving the use of digital mobile technology devices (cell phones) that sought to apply the m-learning to encourage students to combine theory with practice. Following that a survey was applied, answered by 235 students, in order to understand the factors that influence the attitude and intention to use m-learning by the students in their learning process. Structural equation modeling was used to analyze the collected data and the results showed strong positive effects of the factors perceived usefulness, enjoyment and perceived behavioral control in the attitude and intention to use m-learning by the students. Finally, it was found that the practical use of cell phone by the students in an academic activity could foster their knowledge building and learning improving their understanding of the relationship between theory and practice in a real environment.
  • A produção sobre aprendizagem informal nas organizações no Brasil: mapeando o terreno e rastreando possibilidades futuras Artigos

    Reatto, Diogo; Godoy, Arilda Schmidt

    Resumo em Português:

    A aprendizagem informal é entendida como aquela baseada na experiência intencional, mas não formalmente estruturada; induzida por um processo de reflexão crítica, ação, pró-atividade e criatividade; incrustada no contexto organizacional e nas práticas cotidianas. Pode ser planejada ou não, embora envolva algum grau de consciência de quem aprende. Sua relevância para o ambiente de trabalho tem sido atestada por vários autores. Este trabalho tem como objetivo identificar, descrever e analisar a produção a respeito dessa temática no Brasil, no período de 2006 a 2012. O conjunto de 21 artigos selecionados para fazer parte desta revisão reúne estudos teóricos e empíricos publicados em periódicos nacionais da área de Administração e avaliados com conceito B2 ou superior pelo WebQualis da CAPES. O estudo envolveu duas etapas. Numa primeira etapa definiram-se as fontes de dados e amostra a ser trabalhada. Uma segunda etapa consistiu na análise dos artigos a partir das seguintes dimensões: foco dos estudos (origem, tema e objetivos), nível de aprendizagem, autores referenciados, perspectivas teóricas, posicionamentos epistemológicos, tipos de pesquisa, dados de contexto da produção e principais achados. Os resultados mostram uma produção dispersa que ainda precisa ser aprimorada em relação aos arcabouços teóricos tomados como referência para o aprofundamento do tema.

    Resumo em Espanhol:

    El aprendizaje informal es aquel basado en la experiencia intencional, pero no formalmente estructurado; inducido por un proceso de reflexión crítica, acción, proactividad y creatividad; incrustado en el contexto organizacional y en las prácticas cotidianas. Puede ser planificado o no, aunque comprende cierto grado de concienciación de quien aprende. Su relevancia para el ambiente de trabajo ha sido asegurada por varios autores. Este trabajo tiene el objetivo identificar, describir y analizar la producción sobre esta temática en el Brasil, en el período de 2006 a 2012. El conjunto de 21 trabajos seleccionados para formar esta revisión reúne estudios teóricos y empíricos publicados en periódicos nacionales del área de la Administración y evaluados con calificación B2 o superior por el WebQualis de la CAPES. El estudio tuvo dos etapas. En la primera etapa se definieron las fuentes de datos y muestra a ser trabajada. En la segunda hubo el análisis de los artículos desde las siguientes dimensiones: foco del estudio (origen, tema y objetivos), nivel de aprendizaje, autores citados, perspectivas teóricas, posicionamientos epistemológicos, tipos de investigación, datos de contexto de la producción y principales conclusiones. Los resultados muestran una producción dispersa que todavía necesita ser mejorada en relación con los andamiajes teóricos tomados como referencia para la profundización del tema.

    Resumo em Inglês:

    Informal learning is understood as the learning process based on intentional experience, however, not formally structured; lead by a process of critical reflection, action, proactive behavior and creativity; embedded in the social context and daily practices. It may be planned or not, although it involves some level of consciousness from the learner. Its relevancy for the workplace has been attested for several authors. This research has the objective of identifying, describing and analyzing the production concerning this subject in Brazil, from 2006 through 2012. The set of 21 articles selected to be part of this research reunite theoretical and empirical studies published in national journals of the Business Administration field, evaluated with a B2 or superior concept by the CAPES's WebQualis. The study involved two steps. The first step was to define the data and sample sources to be used in the work. The second step consisted in the analyses of articles considering the following dimensions: study focus (origin, theme and objective), learning level, referenced authors, theoretical perspective, epistemological positioning, types of research, production context data and main discoveries. The results show a scattered production that still needs to be developed in relation to theoretical drafts taken as reference for the deepening of the theme.
  • O efeito país de origem e o comportamento do consumidor em relação a vinhos Artigos

    Silva, Susiane Marques da; Lazzari, Fernanda; Milan, Gabriel Sperandio; Eberle, Luciene

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa analisou o efeito do país de origem sobre a qualidade percebida, a intenção de compra e a disposição de preço a pagar dos consumidores de Caxias do Sul (RS) em relação a vinhos. Para tanto, foi implementada uma pesquisa de caráter experimental na qual foram distribuídas amostras de um mesmo vinho para três grupos diferentes que o avaliaram através de degustação e, posteriormente, responderam a um questionário. A única diferença entre os três grupos diz respeito às informações sobre o país de origem do vinho recebido para a degustação. Os resultados mostraram que o grupo que recebeu o vinho pensando este ser produzido no Chile (grupo 1) apresentou médias mais altas em relação à qualidade percebida do produto, à intenção de compra e à disposição de preço a pagar, quando comparado ao grupo de controle (sem informações sobre o país de origem do produto) (grupo 3) e ao grupo que recebeu o vinho com informação de que se tratava de um vinho chinês (grupo 2).

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analizó el efecto país de origen en la calidad percibida, la intención de compra y los precios que los consumidores de Caxias do Sul (RS, Brasil) están dispuestos a pagar por los vinos. Por lo tanto, fue implementado un estudio de investigación experimental en el que se distribuyeron muestras del mismo vino a tres grupos diferentes que lo evaluaron a través de degustación y luego respondieron a un cuestionario. La única diferencia entre los tres grupos se refiere a la información sobre el país de origen del vino recibido para la degustación. Los resultados mostraron que el grupo que recibió el vino pensando que fue producido en Chile (grupo 1) mostró puntuaciones más altas en la calidad percibida del producto, la intención de compra y el precio que estaban dispuestos a pagar, en comparación con el grupo de control (sin informaciones sobre el país de origen del producto) (grupo 3) y el grupo que recibió el vino con la información de que era un vino chino (grupo 2).

    Resumo em Inglês:

    The present research analyzed the county of origin effect in Caxias do Sul (RS) consumers' in quality perception, purchase intention and willingness to pay the price about wine. For this matter, it was done an experimental research with distribution of the same sample of wine in three different groups, which evaluated it by tasting it, and filling up a questionnaire. The only difference in the application of the experiment among three groups was in reference to the country of origin of the product. The results showed that the group which received the wine thinking it was produced in Chile (group 1) had higher averages about perception of product quality, purchase intentions and willingness to pay the price, than the control group (without any information about the country of origin) (group 3) and the group that received the wine with Chinese origin information (group 2).
  • Impacto do planejamento de compras no desempenho financeiro da indústria de transformação do Brasil Artigos

    Mondini, Luis Cesar; Machado, Denise Del Prá Netto; Scarpin, Marcia Regina Santiago; Mondini, Vanessa Edy Dagnoni

    Resumo em Português:

    O planejamento estratégico de compras pode ser definido como um processo de avaliação, implementação e controle de importantes decisões de abastecimento usadas para cumprir os planos e metas de longo prazo de uma empresa. Desta maneira, o envolvimento dos profissionais de compras em questões estratégicas é fundamental, pois lhes permite demonstrar que o gerenciamento dos fornecedores tem um impacto direto sobre o desempenho financeiro da empresa. Sob esta perspectiva, o objetivo geral deste estudo é verificar o impacto da estratégia do planejamento de compras no desempenho financeiro da indústria de transformação brasileira. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, transversal. A amostra foi composta por 312 respondentes que atuam em empresas da indústria de transformação, de diversos ramos de atuação, tanto nacionais como multinacionais. Os dados foram analisados por meio de modelagem de equação estrutural. Como principais resultados, observaram-se os impactos: do Planejamento de Compras sobre o Sistema de Avaliação de Fornecedores e sobre o Relacionamento Comprador-Fornecedor; do Sistema de Avaliação de Fornecedores sobre o Relacionamento Comprador-Fornecedor; e, Relacionamento Comprador-Fornecedor sobre o Desempenho Financeiro percebido. Não foi encontrada significância entre o planejamento de compras e o desempenho financeiro.

    Resumo em Espanhol:

    La planificación de las adquisiciones estratégica puede definirse como un proceso de evaluación, ejecución en el control de las decisiones importantes de la alimentación se utiliza para cumplir con los planes y objetivos a largo plazo de una empresa. Por lo tanto, la participación de los profesionales de las adquisiciones sobre asuntos estratégicos es fundamental, ya que les permite demostrar que la gestión de los proveedores tiene un impacto directo en el desempeño financiero de la empresa. Desde esta perspectiva, el objetivo de este estudio es evaluar el impacto de la estrategia de la planificación de las adquisiciones en el desempeño financiero de la industria manufacturera brasileña. Para esto, se realizó un estudio cuantitativo descriptivo y transversal. La muestra fue compuesta por 312 encuestados que trabajan en empresas de la industria manufacturera, en distintos ramos de la actividad, tanto nacionales como multinacionales, y los datos fueron analizados utilizando modelos de ecuaciones estructurales. En los principales resultados se observaron los impactos: La planificación de los Productores de los Equipos de Evaluación y de la relación comprador-proveedor; el Sistema de Evaluación de Proveedores en la relación comprador-proveedor; y relaciones comprador-proveedor en el desempeño financiero notado. No se ha encontrado ninguna significación entre la planificación de las adquisiciones y los resultados financieros.

    Resumo em Inglês:

    Strategic procurement planning can be defined as a process of evaluation, implementation and control of important decisions of supply used to meet the plans and long-term goals of a company. Thus, the involvement of purchase professionals on strategic issues is critical because it allows them to demonstrate that the management of suppliers have a direct impact on the financial performance of the company. From this perspective, the objective of this study is to assess the impact of procurement planning strategy in the financial performance of the Brazilian manufacturing industry. For this, a descriptive, cross-sectional quantitative survey was conducted. The sample consisted of 312 respondents working in companies in the manufacturing industry, various branches of activity, both domestic and multinationals, and data were analyzed using structural equation modeling. The main results were observed impacts: Planning cart on the Evaluation System Suppliers and the Buyer-Supplier Relationship; the Supplier Evaluation System on the Buyer-Supplier Relationship; and Buyer-Supplier Relationships on Financial Performance noticed. Not found any significance between procurement planning and financial performance.
  • O efeito do tipo de produto e das capabilidades logísticas sobre o ciclo do pedido Artigos

    Moori, Roberto Giro; Felix, Ester; Lelis, Eliacy Cavalvanti; Caldeira, Adilson

    Resumo em Português:

    A logística admite liberdade na seleção de locais de produção como meio para vantagens competitivas. Graças a transporte rápido, armazenagem e sistema de informação é possível, por exemplo, em pleno inverno, adquirir frutas tropicais ou qualquer outro produto sazonal da América do Sul em países do hemisfério norte. Nesse sentido, as capabilidades logísticas assumem papel importante para a rapidez no atendimento e oferta de produtos de preços baixos aos consumidores. Com base nesse contexto, realizou-se este estudo com o objetivo de verificar o efeito do tipo do produto exportado (commodity ou industrializado) e das capabilidades logísticas sobre o ciclo de entrega de pedido. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória do tipo quantitativo junto a 56 profissionais atuantes na gestão de logística e cadeias de suprimentos em empresas exportadoras de café, açúcar, soja, carne e bens de capital. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, previamente, submetido a pré-testes junto a sete gestores de empresas exportadoras de commodities e produtos industrializados para refinamento e validação de conteúdo. Os dados, tratados pelas técnicas da regressão linear e ANOVA para dois fatores, revelaram não haver interação entre tipo de produto exportado e capabilidades logísticas. Este resultado levou a deduzir que outros fatores como taxa de câmbio, infraestrutura logística (portos, rodovias, armazéns e terminais de transbordos) podem estar influenciando na eficiência logística, necessitando assim, de um maior aprofundamento da pesquisa para se ter maior conhecimento do assunto.

    Resumo em Espanhol:

    Logística permite libertad en la selección de sitios de producción para obtener ventaja competitiva. Así, gracias a el envío rápido, el almacenamiento y sistema de información es posible, por ejemplo, en invierno, adquirir frutas tropicales o cualquier otro producto de temporada de América del Sur en el hemisferio norte. En este sentido, la capabilidad logística asume papel importante para la capacidad de respuesta rápida de atención y de bajo coste para los consumidores. A partir de este contexto, el presente estudio tuvo como objetivo verificar el efecto del tipo de producto exportado (materia prima o procesado) y capabilidad logística en el ciclo de pedido. Para eso se realizó una investigación exploratorio descriptivo junto a 56 gerentes de logística y cadenas de suministro de empresas que exportan productos como el café, el azúcar, la soja, la carne y los bienes de capital. El instrumento de recolección utilizado fue un cuestionario, que antes, se sometió a pruebas previas para refinar y validar el contenido en siete directivos de las empresas que exportan productos de materias primas y productos industrializados. Los datos procesados ​​por las técnicas de regresión lineal y ANOVA para dos factores, no mostraron ninguna interacción entre el tipo del producto de exportación y capabilidad logística. Este resultado nos llevó a deducir que los factores externos, tales como deficiencias en la infraestructura logística relacionada a los puertos, carreteras, almacenes y terminales de transbordo, pueden estar influyendo en la eficiencia logística, por lo que requiere una mayor investigación para tener un mayor conocimiento de la materia.

    Resumo em Inglês:

    Logistics allows freedom in the production's sites selection to obtain competitive advantage. Thus, due to fast shipping, warehousing and information systems it is possible, in the winter, for instance, buy tropical fruits or any other seasonal product from South America in countries located in the northern hemisphere. In this sense, the logistics capabilities play an important role for the quick responsiveness and low cost to consumers. In this context, this study aimed to answer how the different types of exported products (commodities or industrialized) and the logistics capability affects on the delivery cycle order. For thus, it were realized a exploratory research of the descriptive type with 56 logistics and supply chain managers related to coffee, sugar, soy bean, meat and capital goods companies. The data collection tool used was a questionnaire that, at first, was submitted to pre-tests for refinement and contents validation with seven managers related to commodity and industrialized product companies. The data collected were treated by linear regression and two-way ANOVA and showed that there is no relation between the type of exported product and logistics capability on the delivery cycle order. This result led to the deduction that external factors such as exchange tax, logistics infrastructures deficiencies related to ports, highways, warehouses and transshipment terminals may be influencing in the logistic efficiency, requiring thus a further research to have more knowledge of the subject.
  • Marketing de relacionamento com a Apple: o papel do julgamento e significado de produto na escolha do iPhone Artigos

    Demo, Gisela; Guanabara, Morgana

    Resumo em Português:

    Em um cenário de competitividade recrudescente, a gestão de relacionamento com clientes (CRM) apresenta-se como profícuo diferencial organizacional. A maneira pela qual os consumidores processam seu julgamento, passo-a-passo ou afetivo, e atribuem significados, utilitário ou simbólico, a produtos é particularmente relevante para entender seu comportamento de consumo e seu relacionamento com as marcas. Igualmente importante é a tomada de decisões realizada com base nesse processo. Haja vista a escassez na literatura de estudos científicos que relacionem o CRM a variáveis de comportamento do consumidor, esse estudo, de natureza quantitativa, teve como objetivo identificar se o relacionamento dos consumidores com a Apple pode ser influenciado pelo julgamento e significado que eles atribuem ao produto iPhone. Os resultados mostraram a influência do julgamento afetivo no estabelecimento do relacionamento com a marca. Além disso, foi possível concluir que os usuários pesquisados são influenciados mormente pelo julgamento passo-a-passo e dão mais importância ao significado utilitário no processo de escolha e compra do iPhone. Quanto à percepção do relacionamento com a Apple, os respondentes demonstraram que a alta qualidade dos smartphones vendidos pela marca e a confiança na marca são os fatores mais preponderantes na sua escolha. A contribuição acadêmica deste trabalho reside em preencher a lacuna na literatura ao identificar antecedentes do CRM. Outrossim, em uma perspectiva gerencial, tanto para a Apple como para outras fabricantes de smartphones, os resultados por ora obtidos podem ser utilizados como diagnóstico para auxiliar os gestores em suas estratégias de promoção de produtos e fidelização de clientes.

    Resumo em Espanhol:

    En un escenario de competitividad creciente, gestión de relacionamiento con clientes (CRM) presentase como diferencial provechoso organizacional. La manera en la cual consumidores procesan su juzgamiento, paso a paso o afectivo, y atribuyen significados, utilitario o simbólico, a producto es particularmente relevante para entender su comportamiento de consumo y su relacionamiento con las marcas. Similarmente importante es la toma de decisiones realizada con base en este proceso. En vista de la escasez en la literatura de estudios científicos que relacionen CRM a variables de comportamiento del consumidor, este estudio cuantitativo tuve como objetivo identificar si el relacionamiento de los consumidores con Apple puede ser influenciado por el juzgamiento y significado que ellos atribuyen al producto iPhone. Los resultados muestran la influencia del juzgamiento afectivo en el establecimiento del relacionamiento con la marca. Además, fue posible concluir que los usuarios investigados son influenciados principalmente por el juzgamiento paso a paso y dan más importancia al significado utilitario en el proceso de escoja y compra del iPhone. Cuanto a la percepción del relacionamiento con Apple, os respondientes demuestran que la alta calidad de los smartphones vendido por la marca y la confianza en la marca son los factores más preponderantes en su escoja. La contribución académica de este trabajo reside en llenar una brecha en la literatura, identificando predictores de CRM. Igualmente, en una perspectiva gerencial, tanto para Apple como para otros fabricantes de smartphones, los resultados ahora obtenidos pueden ser utilizados como diagnóstico para auxiliar los gestores en sus estrategias de promoción de productos y lealtad de clientes.

    Resumo em Inglês:

    In a scenario of growing competitiveness, customer relationship management (CRM) is presented as an effective competitive advantage. The manner in which consumers process their judgment, either rational or emotional, and attribute meanings, either objective or symbolic, to products is particularly relevant to understanding consumer behavior and their relationship with brands. Equally important are the decision-making styles. Considering the lack of scientific studies correlating CRM variables to consumer behavior ones, this quantitative study aimed to identify if the relationship among Apple and its costumers might be influenced by the meaning and judgement they attribute to the smartphone iPhone. The results showed the influence of the emotional judgment on establishing the relationship with the brand. Furthermore, it was concluded that the specific sample surveyed is influenced mainly by rational judgement whereas they impute more importance to objective meaning when purchasing an iPhone. Regarding the perception of the relationship with Apple, the respondents indicated that higher quality of the iPhones as well as their trust on the brand are the most important aspects that influence their choice. The academic contribution of this work is to fill the gap in the literature by identifying CRM predictors. Also, as a managerial perspective, for both Apple and other smartphone companies, the results obtained so far can be used as a diagnostic to assist managers in their strategies concerning product promotion and customer loyalty.
  • Estilos de liderança e desempenho de equipes no setor público Artigos

    Dias, Maria Aparecida Muniz Jorge; Borges, Renata Simões Guimarães e

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem por objetivo analisar como os estilos de liderança dos gestores públicos influenciam o desempenho das equipes. Com base em pesquisas anteriores, a hipótese colocada neste estudo é que o estilo de liderança transformacional levaria aos melhores resultados de desempenho. Com isso, foi realizado um survey no poder executivo do estado de Minas Gerais, cuja amostra obtida foi de 315 servidores representando 82 equipes. Questionários padronizados e baseados em instrumentos amplamente testados foram aplicados. Os resultados desta pesquisa não confirmam a literatura sobre liderança, pois os servidores apontam que o desempenho das equipes é influenciado positivamente pelo estilo de liderança transacional e não transformacional. Ou seja, os líderes que utilizam mecanismos de negociação que atrelam o desempenho a recompensa são os que obtêm melhores resultados. Esta pesquisa revela que na administração pública o estilo de liderança transacional está associado ao melhor desempenho das equipes, cujas características possuem uma interface com o novo modelo da política de gestão de pessoas, que tem como um de seus pilares a meritocracia. No entanto, é preciso repensar o papel da liderança no setor público uma vez que a liderança transacional excessiva leva a um baixo envolvimento do funcionário. Este aspecto é evidenciado na medida de desempenho que revela que o comprometimento profissional das equipes é o mais baixo índice de desempenho.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo examinar cómo los estilos de liderazgo de los gestores públicos influyen en el rendimiento del equipo. Basado en la investigación anterior, la hipótesis planteada en este estudio es que el estilo de liderazgo transformacional conduciría a mejores resultados en el rendimiento. Con eso, se realizó una encuesta en la rama ejecutiva del estado de Minas Gerais, cuya muestra incluyó 82 equipos que representan a 315 empleados públicos. Se aplicaron cuestionarios estandarizados basados ​​en instrumentos ya probados disponibles en la literatura. Los resultados de esta investigación no son compatibles con la literatura sobre el liderazgo porque los empleados públicos sugieren que el rendimiento del equipo se ve influenciado positivamente por el estilo de liderazgo transaccional en lugar del estilo de liderazgo transformacional. En otras palabras, los líderes que emplean mecanismo de negociación que vinculan el rendimiento y la recompensa son los que obtienen mejores resultados. Esta investigación revela que en la administración pública el estilo de liderazgo transaccional se asocia más con un mejor rendimiento del equipo, que incorpora el nuevo modelo de la política de gestión de personal que tiene uno de sus pilares representados por la meritocracia. Sin embargo, es necesario repensar el papel de los líderes en el sector público porque el liderazgo transaccional en exceso conduce a una baja participación de los empleados. Este aspecto se ilustra en la medición del rendimiento de compromiso profesional, que es el índice más bajo de rendimiento.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to evaluate how leadership styles influence team performance in public administration. Based on previous research, the hypothesis of this study posits that the transformational leadership style would lead to better results on performance. With that, a survey was employed in the executive branch of Minas Gerais state, in which a sample size of 315 public employees representing 82 work teams was obtained. We applied standardized questionnaires based on well tested instruments available in the literature. The results of this research do not support the literature on leadership because public employees suggest that team performance is influenced positively by the transactional leadership style instead of transformational leadership style. In other words, leaders who employ negotiation mechanism to link performance and reward are those who obtain better results. This research reveals that in public administration the transactional leadership style is more associated with better team performance, which embodies the new model of personnel management politics that has one of its pillars represented by meritocracy. Nevertheless, it is necessary to rethink the role of leaders in public sector because transactional leadership style in excess leads to a low employee involvement. This aspect is illustrated at the performance measurement of professional commitment, which is the lowest index of performance.
  • O que as organizações entendem por gestão de talentos? Estudos De Caso

    Ferrazza, Dayane Scopel; Burtet, Cecília Gerhardt; Scheffer, Angela Beatriz Busato

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva discorrer sobre práticas que constituem a denominada Gestão de Talentos (GT) no universo corporativo. O tema que, segundo o estudo da SHRM (2013), ocupa, desde 2010, a primeira posição na lista de prioridades dos líderes de RH, aparece também no Brasil como tendência principal em políticas e práticas de Gestão de Pessoas (GP). A denominada guerra pelos talentos associa-se a um momento de transição da sociedade industrial para a pós-industrial. Apesar de ser um tema emergente e presente em muitos debates mundiais que abordam o futuro da GP, observa-se ainda confusão nas definições existentes sobre os termos talento e Gestão de Talentos, instigando o questionamento: o que especificamente é Gestão de Talentos? Embora reconheçam a carência de uma definição consistente sobre o termo, alguns autores afirmam que uma boa GT é muito importante para a estratégia da empresa. A Gestão de Talentos não tem ainda um significado claro. A multiplicidade de conceitos revela a necessidade de estudos que ofereçam avanços significativos no entendimento do assunto. Em que realmente acreditam as empresas que hoje utilizam a expressão Gestão de Talentos em seus discursos e práticas de gestão? Em que a GT se diferencia da GP? Qual o objetivo da identificação e/ou diferenciação dos talentos dentro de cada estrutura organizacional pesquisada? A presente pesquisa propõe, através de análise comparativa, uma reflexão sobre tais inquietações. Para isso foram entrevistados gestores de três organizações de natureza distinta, todas de grande porte, localizadas no estado do Rio Grande do Sul, região sul do Brasil, tendo elas um elemento em comum: a presença do termo Gestão de Talentos em suas retóricas. A análise comparativa dos resultados oferece avanços na compreensão do assunto e demonstra a confusão de conceitos ainda existente, possível reflexo da atual miscelânea literária de definições.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo discutir las prácticas que constituyen la denominada Gestión de Talento (GT) en el universo corporativo. El tema, según el estudio de SHRM (2013), ocupa el primer lugar en la lista de prioridades de los líderes de RRHH desde 2010, también aparece en Brasil como tendencia importante en las políticas y prácticas de Gestión de Personal (GP). La llamada guerra por talentos se asocia con un tiempo de transición de una sociedad industrial a post-industrial. A pesar de ser un tema emergente presente en muchos debates globales que abordan el futuro del GP, todavía se observa cierta confusión en las definiciones existentes en términos de talento y Gestión de Talento, lo que llevó a la pregunta: ¿Qué es la Gestión de Talento en concreto? Aunque reconozcan la falta de una definición coherente del término, algunos autores afirman que una buena GT es de suma importancia para la estrategia de la empresa. Eso porque la Gestión del Talento no tiene un significado claro. La multiplicidad de conceptos indica la necesidad de estudios que ofrezcan avances significativos en la comprensión de la materia. ¿En que creen las empresas que hoy en día utilizan la expresión de Gestión de Talento en sus discursos y prácticas de gestión? ¿Cómo se difiere la GT de la GP? ¿Cuál es el propósito de la identificación y/o diferenciación de talento dentro de cada estructura organizacional investigada? Esta investigación propone, a través de un análisis comparativo, una reflexión sobre estas preocupaciones. Para ello, se entrevistaron directivos de tres organizaciones de distintas naturalezas situadas en el estado de Rio Grande do Sul, en la región sur de Brasil. Todas las tres son de grande porte y poseen un elemento común: la presencia del término "Gestión de Talento" en su retórica. El análisis comparativo de los resultados ofrece avances en la comprensión de la materia y demuestra una confusión de conceptos que todavía existe y el posible efecto de la miscelánea literaria actual de las definiciones.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to discuss practices that constitute the so-called Talent Management (TM) in the corporate universe. The subject, according to the SHRM study (2013), has ranked first in the priority list of HR leaders since 2010, also appears in Brazil as a major trend in policies and practices Personnel Management (PM). The so-called war for talent is associated with a time of transition from an industrial society to post-industrial one. Despite being an emerging issue present in many global debates that address the future of PM, it is still observed that there is some confusion in the existing definitions on talent and Talent Management terms, prompting the question: What is Talent Management specifically? While acknowledging the lack of a consistent definition of the term, some authors state that a good TM is of utmost importance to the company's strategy. It is a known fact that Talent Management does not have, in fact, a clear meaning. The multiplicity of concepts indicates the need for studies that provide significant advances in the understanding of the subject. In what do these companies which currently use the expression Talent Management in its speeches and management practices truly believe? How does TM differs from PM? What is the purpose of identification and/or differentiation of talent within each organizational structure searched? This Research proposes, through a comparative analysis, a reflection on these concerns. To do so, three managers from three different and distinct nature organizations were interviewed. These three companies were all large companies, located in the state of Rio Grande do Sul, southern area of Brazil and have an element in common: the term Talent Management in their rethoric. The comparative analysis of the results offers advances in the understanding of the subject and demonstrates a confusion of concepts that still exists, the possible effect of the current literary miscellany of definitions.
  • A internacionalização da marca aliança: ações graduais no mercado externo Casos De Ensino

    Moura, Graziela Breitenbauch de; Alberton, Anete; Marinho, Sidnei Vieira; Platcheck, Renata Granemann Bertoldi

    Resumo em Português:

    Este caso para ensino descreve a trajetória da internacionalização da marca Aliança, uma marca de suco de uva integral e orgânico da Cooperativa Nova Aliança, localizada em Caxias do Sul (RS). O caso se desenvolve a partir do interesse da técnica da cooperativa Márcia e do cooperado Márcio em marcar uma reunião com o presidente da cooperativa para discutir a ampliação para novos mercados. É importante para a cooperativa a sua inserção no mercado internacional. O caso apresenta o processo da primeira exportação e traz uma discussão sobre decisões importantes que ocorreram na negociação internacional, para a inserção da marca no mercado líbio entre o importador Mr. Harmed, a coordenadora da cooperativa, Sra. Ana e o consultor da empresa júnior Lorran. O caso atende os seguintes objetivos de ensino: compreender como se dá o processo de internacionalização da marca na linha de sucos de uva da cooperativa, verificar os principais desafios encontrados para a consolidação do preço de exportação, identificar as principais exigências documentais e verificar a(s) estratégia(s) de internacionalização para a ampliação da marca no mercado internacional. O caso pode ser aplicado nas disciplinas de negociações internacionais, marketing internacional, estratégia de inserção internacional, logística, câmbio e sistemática de comércio exterior.

    Resumo em Espanhol:

    Este caso para la enseñanza describe la trayectoria de la internacionalización de la marca Aliança, una marca de jugo de uva entero y orgánico de la Cooperativa Nova Aliança, situado en Caxias do Sul (RS). El caso se desarrolla a partir del interés de Márcia, la técnica de la cooperativa y del cooperado Márcio en concertar una reunión con el Presidente de la cooperativa para discutir la expansión a nuevos mercados. Es importante para la cooperativa su inserción en el mercado internacional. El caso presenta el proceso de la primera exportación y trae un debate sobre las decisiones importantes que ocurrieron en la negociación internacional para la inserción de la etiqueta en el mercado libio entre el importador, Sr. Harmed, la coordinadora de la cooperativa, Doña Ana y el consultor de la empresa junior, Lorran. El caso cumple con los siguientes objetivos educativos: comprender cómo se realiza el proceso de internacionalización de la marca en la línea de jugos de uva de la cooperativa, verificar los principales retos para la consolidación del precio de exportación, identificar los principales requisitos documentales y revisar las estrategias de internacionalización para la expansión de la marca en el mercado internacional. El caso puede ser aplicado en las disciplinas de negociaciones internacionales, marketing internacional, estrategia de inserción internacional, logística, cambio y sistemática de comercio exterior.

    Resumo em Inglês:

    This teaching case describes the path to the internationalization of the brand Aliança, a brand for organic whole grape juice, from the Cooperative Nova Aliança, located in Caxias do Sul (RS). The case is developed from the interest of the cooperative technician Marcia and the cooperated Marcio to have an appointment with the president of the cooperative to discuss expanding into new markets. It is important for the cooperative its insertion in the international market. The case presents the process of the first export and brings a discussion about the important decisions that have occurred in the international negotiations, in order to introduce the brand in the Lybian market, between the importer Mr. Harmed, the coordinator of the company, Ms. Anna and the junior company consultant Lorran. The case meets the following learning objectives: to understand the process of internationalization of the brand in the line of juices of a cooperative, to check the main challenges encountered in consolidating the export price, to identify the key documentary requirements and to verify the strategy(ies) for the internationalization expansion of the brand in the international market. The case can be applied in the disciplines of international negotiations, international marketing, international insertion strategy, logistics, and foreign trade systematic and exchange.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br