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REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2015
  • CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO DEFINIDAS POR TRABALHADORES Artigos

    Gondim, Sônia Maria Guedes; Loiola, Elisabeth; Morais, Franciane Andrade de; Dutra, Silvia Cristina da Costa; Rovira, Dario Paéz; Rodrígues, Marta; Lima, Daniela Cristina Ribeiro de; Mourão, Luciana

    Resumo em Português:

    RESUMO A criatividade e inovação passam a ser requeridas em virtude das novas configurações nos processos de trabalho, nos formatos organizacionais, nas tecnologias físicas e intangíveis, e ainda nos produtos e mercados. Em paralelo à crescente centralidade e interesse pelos fenômenos de criatividade e de inovação, observa-se o alargamento de seus conceitos. A inflação e banalização de usos tendem a torná-los autoexplicáveis e pouco elucidativos de situações a que se aplicam e dos efeitos associados. A ausência de clareza conceitual contribui, assim, tanto para fragilizar as políticas de promoção da criatividade e inovação nas organizações, quanto para dificultar a adesão dos trabalhadores a tais políticas. O estudo objetivou caracterizar os elementos-chave das definições livres de criatividade e inovação de trabalhadores e a identificação de seu alinhamento a definições e perspectivas teóricas presentes na literatura sobre o tema. Participaram do estudo 231 trabalhadores de países de língua portuguesa, espanhola e euskera, com idade entre 22 a 75 anos de idade. Fez-se uso do software de análise de dados qualitativos Atlas TI 7 versão 1.8 para codificação e categorização. Um ponto de convergência com a literatura especializada foi que a criatividade e inovação apresentaram-se fortemente associadas à novidade no desenvolvimento de uma ideia/produto/processo/serviço. A criatividade, no entanto, é definida mais em termos de fatores disposicionais que de fatores contextuais e situacionais, distanciando-se das perspectivas teóricas atuais. O planejamento como um aspecto-chave para o desenvolvimento da inovação organizacional está praticamente ausente das definições dos trabalhadores. Analisam-se os impactos dessas definições para as práticas de gestão organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Tanto la creatividad como la innovación son necesarias si tenemos en cuenta las nuevas configuraciones en los procesos del trabajo, en los formatos organizacionales, en las tecnologías físicas e intangibles, así como en los productos y mercados. Al tiempo que se produce una mayor centralidad e interés en el fenómeno de la creatividad y la innovación, asistimos a un desarrollo de sus conceptos asociados. La inflación y trivialización en sus usos tienden a hacerlos autoexplicativos y sin capacidad para ilustrarnos sobre aquellas situaciones a las que hacen referencia y sus efectos asociados. La falta de claridad conceptual contribuye a socavar políticas que promuevan la creatividad e innovación en las organizaciones y dificultan la implicación de los trabajadores en dichas politicas. El objetivo de este estudio fue caracterizar los elementos principales que forman parte de las definiciones informales de creatividad dadas por los trabajadores e identificar su pertenencia a distintas definiciones y perspectivas teóricas existentes en la literatura sobre el tema. En este estudio participaron 231 trabajadores de lengua portuguesa, española y vasca, entre 22 y 75 años de edad. Para la categorización y codificación de los datos se utilizó el atlas Ti 7, versión 1.8. Una característica convergente con la bibliografía especializada fue que la creatividad y la innovación se encontraban fuertemente asociadas a novedad en el desarrollo de una idea/producto/proceso/servicio. La creatividad, sin embargo, era definida más en términos de factores disposicionales que de factores contextuales y situacionales, distanciándose de las perspectivas teóricas actuales. La planificación como aspecto clave en el desarrollo de la inovación organizacional está prácticamente ausente en las definiciones dadas por los trabajadores. Se analizan los efectos de estas definiciones en las prácticas de gestión organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Creativity and innovation are now required given the new configurations in work processes, in organizational formats, in physical and intangible technologies, as well as in products and markets. In parallel with the growing centrality and interest in the phenomena of creativity and innovation, a broadening of its concepts is observed. The inflation and trivialization of uses tend to make them self-explanatory and not very enlightening regarding situations to which they apply and the associated effects. The lack of conceptual clarity thus contributes both to undermining policies to promote creativity and innovation in organizations, as well as to hinder the employees' adherence to such policies. The study aimed to characterize the key elements of workers' informal definitions of creativity and innovation, and identify their alignment with definitions and theoretical perspectives. The study included 231 workers from Portuguese-, Spanish-, and Basque-speaking countries, aged 22-75 years. The qualitative data analysis software ATLAS.ti 7 was used for coding and categorization. One point of convergence with the specialized literature was that creativity and innovation strongly associated with novelty in the development of an idea / product / process / service. Creativity, however, is defined more in terms of dispositional factors rather than contextual and situational factors, diverging from current theoretical perspectives. Planning as a key aspect for organizational innovation development is practically absent from the workers' definitions. It discusses some impacts of these settings for organizational management practices.
  • SATISFAÇÃO NO TRABALHO, COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E INTENÇÃO DE SAIR: UM ESTUDO ENTRE AS GERAÇÕES X E Y Artigos

    Cappi, Mariana Nitz; Araujo, Bruno Felix von Borell de

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa analisa se há diferenças entre indivíduos das gerações X e Y quanto ao grau com que os antecedentes "satisfação no trabalho" e "comprometimento organizacional" precedem a intenção de sair do emprego. Para mensuração dos construtos foram utilizados três questionários validados em estudos anteriores, apresentados em uma escala tipo Likert de 5 pontos: o primeiro de Price e Mueller (1981) para analisar a satisfação no trabalho; segundo o de Mowday, Steers e Porter (1979) para verificar o comprometimento organizacional; em terceiro, a análise da intenção de sair do emprego foi feita por meio do questionário de Shoere e Martin (1989). Em adição aos questionários, foram inseridas na pesquisa questões para levantamento de dados demográficos como idade, sexo, grau de escolaridade, ramo de atuação, nível hierárquico e local de residência. Foram obtidas um total de 320 respostas válidas e a relação entre as variáveis foi estudada por meio do método de Modelagem de Equações Estruturais, a fim de testar as hipóteses apresentadas, com a estimação PLS (Partial Least Squares - Path Modeling), através do software SmartPLS 2.0. Identificou-se um padrão de relações positivas e altamente significantes entre a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional, e relações negativas e significantes entre esses construtos e a intenção de sair do emprego para ambas as gerações X e Y. Na comparação entre gerações, os resultados sugerem que, para a geração X, a satisfação no trabalho mostrou-se como um antecedente mais forte do comprometimento organizacional e da intenção de sair do emprego, ao contrário do esperado. Entretanto, o comprometimento organizacional mostrou-se um antecedente mais forte da intenção de sair do emprego para a geração Y, conforme as expectativas. O estudo apresenta limitações quanto à amostra, ao método e à interpretação dos dados, bem como sugere estudos futuros apontando a necessidade de superar tais limitações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación examina si existen diferencias entre los individuos de las generaciones X e Y en el grado en que la satisfacción en el trabajo y el compromiso organizacional preceden la intención de dejar el trabajo. Para medir los constructos se utilizaron tres cuestionarios validados en estudios previos, que se presentan en una escala Likert de 5 puntos: el primero desde Price y Mueller (1981) para analizar la satisfacción laboral; el segundo de Mowday, Steers y Porter (1979) para evaluar el compromiso organizacional; en tercer, un análisis de intención de dejar el trabajo hecho por el Shoere y Martin (1989) cuestionario. Además de los cuestionarios, se incluyeron en las preguntas de la investigación datos demográficos. Se obtuvo un total de 320 respuestas válidas y para evaluar la relación entre las variables se utilizó el método de modelos de ecuaciones estructurales con el fin de probar la hipótesis presentada con estimación de el PLS por software SmartPLS 2.0. Se ha identificado un padrón de relación positiva y altamente significativa entre la satisfacción laboral y el compromiso organizacional, y relaciones negativas y significativas entre estes constructos y la intención de dejar el trabajo, tanto para las generaciones X e Y. En la comparación entre las generaciones, los resultados sugieren que para la generación X, la satisfacción laboral ha demostrado ser un antecedente más fuerte de compromiso organizacional y la intención de abandonar sus puestos de trabajo, en contra de las expectativas. Sin embargo, el compromiso de la organización resultó ser un antecedente más fuerte de la intención de dejar el trabajo para la Generación Y, como era de esperar. El estudio tiene limitaciones en cuanto a la muestra, el método y la interpretación de los datos, y se sugieren futuros estudios para superar tales limitaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research examines whether there are differences between individuals from generations X and Y on the degree to which the backgrounds job satisfaction and organizational commitment precede the intention of quitting the job. In order to measure the constructs there were used three questionnaires, which were validated in previous studies, presented in a Likert scale of 5 points: the first is from Price and Mueller (1981) to analyze job satisfaction, the second is from Mowday, Steers and Porter (1979) to check the organizational commitment; the third is the analysis of intention of quitting the job, which was done by using the questionnaire of Benkhoff (1997). In addition to the questionnaires, it was included in the survey questions to collect demographics data such as age, sex, education level, field of expertise, hierarchical level and place of residence. There were obtained a total of 320 valid responses and the relation between the variables was studied by the method of Structural Equation Modeling in order to test the hypotheses presented, with the estimation PLS ( Partial Least Squares - Path Modeling) through the software SmartPLS 2.0. It was identified a pattern of positive and highly significant relation between job satisfaction and organizational commitment, and negative and significant relation between these constructs and the intention of quitting the job for both generations X and Y. Comparing the generations, the results suggest that for generation X job satisfaction proved to be a stronger antecedent to organizational commitment and intention to quit the job, contrary to expectations. However, as expected, organizational commitment proved to be a stronger antecedent to the intention of quitting the job for Generation Y. The study has limitations regarding the sampling, the methodology and the interpretation of data and suggests future studies indicating the need to overcome such limitations.
  • ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Artigos

    Biage, Verlany Souza Marinho de; Calado, Luiz Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Temas como a responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, estão levando as organizações a incluírem a sustentabilidade nas suas estratégias, valendo-se também para a Administração Pública. Assim, nessa procura por soluções e estratégias para um desenvolvimento sustentável surgiu um novo papel para o poder público, que é a busca de novas práticas de compras e contratações voltadas à sustentabilidade, portanto, este artigo científico pretende colaborar na caracterização do processo de compra e contratação pública tendo como objetivo principal analisar os Benefícios e Resultados das Compras e Contratações Públicas Sustentáveis adotado nos últimos 4 anos (2010, 2011, 2012 e 2013) pelos órgãos do Governo Federal do Brasil, no que se refere ao uso de critérios de sustentabilidade no processo de compra e contratação pública. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva com uso de dados divulgados pelo governo. Neste estudo, buscamos aprofundar nas principais referências bibliográficas: contextualização dos conceitos de compras, sustentabilidade, licitações no Brasil; e ainda avaliar os números disponíveis para o setor. Foram ainda avaliados os aspectos positivos e as dificuldades existentes no processo de implantação de critérios de sustentabilidade nas compras e contratações públicas dos órgãos analisados. Portanto, os resultados evidenciam que os órgãos do governo federal já têm aplicado critérios sustentáveis nas compras e contratações e são atores relevantes para o sucesso na implementação desses critérios em todos os processos de compra e contratação pública.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Temas tales como la responsabilidad social, el desarrollo sostenible y la preservación del medio ambiente están impulsando las organizaciones para incluir la sostenibilidad en sus estrategias, también vale la pena hasta la administración pública. Así que en esta búsqueda de soluciones y estrategias para el desarrollo sostenible ha emergido un nuevo papel para el gobierno, que es la búsqueda de nuevas compras y las prácticas de contratación dirigidas a la sostenibilidad, por lo que este trabajo de investigación tiene la intención de colaborar en la caracterización del proceso de compra y contratación con el objetivo principal de analizar los beneficios y resultados de la Compra y Contratación Pública Sostenible adoptado en los últimos cuatro años (2010, 2011, 2012 y 2013) por las agencias del Gobierno Federal de Brasil, en lo que respecta a la utilización de criterios de sostenibilidad en proceso de compra y adquisiciones. Con este fin, una investigación bibliográfica, se celebró descriptivos, utilizando los datos publicados por el gobierno. También evaluaron los aspectos positivos y las dificultades en el proceso de aplicación de criterios de sostenibilidad en las compras y contrataciones de los órganos analizados. Por lo tanto, los resultados muestran que las agencias federales ya han aplicado criterios de sostenibilidad en las compras y contratos y son actores clave para la implementación exitosa de estos criterios en todos los procesos de adquisición y contratación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Social responsibility, sustainable development and the preservation of the environment are driving state owned organizations to include sustainability in their strategies. In this search for solutions and strategies for sustainable development has emerged a new role for the government, which is the search for new purchases and hiring practices aimed at sustainability. So this research paper intends to collaborate in the characterization of the buying process and procurement with the main objective to analyze the benefits and results of adopting Sustainable Public Procurement during the period of 2010-2013 by the agencies of the Federal Government of Brazil, with regard to the use of sustainability criteria in process of buying and procurement. Therefore, the results show that federal agencies have already applied sustainability criteria in purchases and contracts and are key stakeholders for the successful implementation of these criteria in all procurement processes and procurement.
  • POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO BANCÁRIA: DISTINTOS ATORES E PERSPECTIVAS Artigos

    Amorim, Wilson Aparecido Costa de; Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da; Sarsur, Amyra Moyzes; Fischer, André Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO As iniciativas de educação corporativa vêm se institucionalizando como elemento de competitividade entre países (LANVIN; EVANS, 2013), organizações (EBOLI et al. 2010) e indivíduos (SARSUR, 2010). Como parte do resultado da melhor estruturação da educação corporativa, a qualificação da mão de obra traz no seu bojo os processos de certificação profissional. Neste contexto, o sistema financeiro brasileiro revela instituições mais efetivas na intermediação financeira e na geração de resultados, lastreadas em ações de educação corporativa e políticas de gestão de pessoas. O presente artigo delineia esta perspectiva analisando o movimento de certificação de trabalhadores bancários no Brasil, sob a égide de atores distintos como o órgão regulador; os bancos e suas universidades corporativas; as certificadoras; os sindicatos e os bancários. Verificaram-se por meio de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a análise documental, entrevistas e grupo de foco, as políticas de gestão de pessoas sob o escopo da educação corporativa e o processo de certificação bancária sob a perspectiva destes atores. Os principais achados indicam que o Banco Central do Brasil normatiza o mercado, os bancos induzem ao processo de certificação bancária como mecanismo de ampliação de competitividade e pressão sobre o indivíduo enquanto trabalhador, e por sua vez os sindicatos atuam como coadjuvantes no processo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las iniciativas de educación corporativa se han institucionalizado como un elemento de competitividad entre países (LANVIN; Evans, 2013), las organizaciones (EBOLI et al 2010.) y personas (Sarsur, 2010). Este artículo describe esta perspectiva el análisis del movimiento de certificación de trabajadores bancarios en Brasil, bajo la égida de los diferentes actores como el regulador; bancos y sus universidades corporativas; certificadores; los sindicatos y la banca. Al comprobar a través de la investigación descriptiva políticas de gestión de personas de naturaleza cualitativa bajo el alcance de la educación empresarial y el proceso de certificación del banco, se concluyó que el Banco Central de Brasil regula el mercado, los bancos inducen proceso de certificación bancaria como mecanismo de competitividad y la presión de la ampliación en el individuo, y los sindicatos actúan como auxiliares en el proceso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The corporate education initiatives have been institutionalized as an element of competitiveness between countries (LANVIN; EVANS, 2013), organizations (EBOLI et al 2010.) and work force (SARSUR, 2010). This article outlines this approach by analyzing the labor certification of bank workers in Brazil, under the auspices of various actors as the regulatory body; banks and their corporate universities; certifiers; and unions. It was conducted a qualitative research describing Human Resources Management policies reviewing corporate education and the process of bank certification. It is concluded that the Brazilian Central Bank regulates the market, banks induce labor certification process as a competitiveness broadening mechanism and pressure on the labor workers, and the unions act as adjuvant in the process.
  • DESEMPENHO DE MODELOS CONDICIONAIS NA GESTÃO DE RISCO DO OURO Artigos

    Schlender, Sergio Guilherme; Righi, Marcelo Brutti; Ceretta, Paulo Sergio

    Resumo em Português:

    RESUMO Mesmo com estudos que comparam diferentes modelos de risco para o ouro, não há consenso sobre qual é a melhor abordagem ou modelo quando se considera a presença de valores negativos extremos. Para isso, emprega-se um backtesting em modelos condicionais com distribuições distintas, a fim de estimar as medidas de risco VaR e ES, e, assim, encontrar um padrão para o risco dos investimentos no ouro. Verificamos que a abordagem EVT tem estimativas de risco mais conservadora e volátil, com resultados satisfatórios em situações extremas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Incluso con los estudos que comparan diferentes modelos de riesgo para el oro, no hay consenso en lo que es el mejor enfoque o modelo cuándo se considera la presencia de valores negativos extremos. Para esto, se emplea un backtesting en modelos condicionales con distribuciones distintas, a fin de estimar las medidas de riesgo VaR y ES, y, así, encontrar un padrão para el riesgo de las inversiones en el ouro. Encontramos que el enfoque EVT hay estimaciones de riesgo más conservadora y volátil, con resultados satisfactorios en situaciones extremas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Even with studies to confront different risk models for gold, there is no consensus about what is the best approach or models when considering the presence of extreme negative values. To that, we employ a backtesting in conditional models with distinct distributions in order to estimate VaR and ES risk measures and, thus, find a pattern for the risk of investments in gold. We verify that the EVT approach has more conservative and volatile risk estimates, with satisfactory results in extreme situations.
  • ECONOMIA CRIATIVA E LIDERANÇA CRIATIVA: UMA ASSOCIAÇÃO (IM) POSSÍVEL? Estudos De Caso

    Carvalhal, Felipe; Muzzio, Henrique

    Resumo em Português:

    RESUMO Atuando em uma economia caracterizada por indivíduos criativos, fontes de vantagem competitiva e crescimento nas economias pós-industriais, os líderes das organizações assumem enorme importância no ambiente competitivo atual, tornando-se um diferencial, visto que o estilo de liderar reflete sobre o desempenho da organização. Diante disso, este artigo procurou analisar a liderança exercida por gestores da economia criativa, com vistas à liderança criativa. Especificamente buscou-se conhecer a atuação deles diante dos fatores da liderança criativa e os aspectos da criatividade, além de verificar a relação da criatividade e produtividade com essa liderança. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter exploratório por meio de estudo de casos múltiplos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três gestores da economia criativa na cidade do Recife-PE, Brasil. Foi constatado que os gestores da economia criativa ainda não exercem uma liderança criativa em sua plenitude, mas parece haver um esforço nessa direção, com relevância nos fatores clima, ideias próprias, resiliência e a ativação em rede; enquanto que deve melhorar o comportamento que tangem à plataforma de entendimento, visão compartilhada, e aprendizado vindo da experiência. Observou-se que há uma relação de simultaneidade entre a liderança criativa e uma melhor produtividade, apoio e incentivo à criatividade no ambiente de trabalho, onde o aspecto primordial para as pessoas aflorarem sua criatividade é se sentirem bem no local de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Al operar en una economía caracterizada por individuos creativos, fuentes de ventaja competitiva y el crecimiento en las economías post-industriales, los dirigentes de las organizaciones asumen enorme importancia en el entorno competitivo actual, convirtiéndose en un elemento diferenciador, ya que el estilo de liderazgo se refleja en el rendimiento de organización. Lo he visto, este artículo tiene como objetivo analizar el liderazgo delos gestores de la economía creativa, con vistas aun liderazgo creativa. Específicamente dirigido a investigar el papel de estos factores en los aspectos creativos de liderazgo y la creatividad; y la relación de la creatividad y la productividad con este liderazgo. Con este fin, se realizó un estudio de naturaleza cualitativa de carácter exploratorios de múltiples estudios de caso. Fueron realizadas entrevistas semi-estructuradas con tres directivos de la economía creativa en la ciudad de Recife-PE, Brasil. Se observó que los gestores de la economía creativa no ejercen una liderazgo creativa en su plenitud, pero parece que hay un esfuerzo en esa dirección, con relevancia a los factores climáticos, propias ideas, capacidad de recuperación y la activación de la red; mientras que debería mejorar el comportamiento que se refieren a la comprensión, la plataforma de visión compartida, y el aprendizaje de la experiencia. Se observó que existe una relación de simultaneidad entre el liderazgo creativo y mejor productividad y el apoyo a la creatividad y alentador en el lugar de trabajo, donde la característica principal para que las personas salen de su creatividades sentirse bien en el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Operating in an economy characterized by creative individuals, sources of competitive advantage and grow thin post-industrial economies, the leaders of organizations assume enormous importance in today's competitive environment, becoming a differentiator, since the style of leadership reflects on the performance of organization. Seen it, this article aims to analyze the leadership exercised by managers of creative economy, with a view to creative leadership. Sought to understand the performance of them on creative leadership factors and aspects of creativity, and to verify the relationship of creativity and productivity with this leadership. We did a qualitative research nature of exploratory character of multiple case studies. Semi-structured interviews were conducted with three managers of the creative economy in the city of Recife, Brazil. It was realized that the managers of creative economy hasn't engaged in a creative leadership in its fullness, but there seems to be an effort in that direction, with relevance to climate factors, own ideas, resilience and network activation; While that should improve the behavior in relation to common ground, shared vision, and learning from the experience. It was observed that there is a relationship between concurrency creative leadership and a better productivity and support and encouragement for creativity in the workplace, where the primary feature for people to come forth your creativity is to feel good at work.
  • O TRABALHADOR COM DEFICIÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO E A ADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO Estudos De Caso

    Maia, Andréia Maria de Carvalho; Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de

    Resumo em Português:

    RESUMO Mesmo apoiados por leis que medeiam a inclusão da diversidade, ainda é difícil o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, o que muitas vezes é justificado pela baixa qualificação profissional delas ou dificultado pelas práticas adotadas pelas empresas. A pesquisa investigou as pessoas com deficiência, os profissionais de recursos humanos e os profissionais de segurança no trabalho de duas empresas para avaliar como é realizada a inserção das pessoas com deficiência dentro das organizações mediante o treinamento e desenvolvimento e sua adaptação ao ambiente de trabalho, considerando que já se passaram 23 anos da aprovação da Lei de Cotas no Brasil. Os resultados demonstram que a Lei de Cotas e o tipo de deficiência ainda influenciam no processo de contratação. Os programas de treinamento e desenvolvimento adotados não utilizam estratégias metodológicas ou tecnologias assistivas para garantir igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência. São realizados preferencialmente treinamentos on-the-job. Nem todos os respondentes reconhecem a qualificação profissional como fundamental no momento da contratação, principalmente porque a contratação de pessoas com deficiência é eminentemente para funções operacionais. Por outro lado, grande parte das pessoas com deficiência se sente satisfeita e valorizada no seu trabalho. As adaptações no ambiente e o uso de tecnologias assistivas foram reconhecidos como importantes para o desempenho desse grupo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Incluso con el apoyo de las leyes que median la inclusión de la diversidad, es todavía difícil el acceso para las personas con deficiencia al mercado de trabajo, el que muchas veces se justifica por la baja cualificación de estas personas u obstaculizado por las prácticas adoptadas por las empresas. El estudio investigó las personas con deficiencia, los profesionales de recursos humanos y los profesionales de seguridad en el trabajo de dos empresas para evaluar como se realiza la inclusión de personas con deficiencia dentro de las organizaciones mediante la entrenamiento y el desarrollo y su adaptación al lugar de trabajo, considerando que ahora han pasado 23 años de la aprobación de la Ley de Cuotas en Brasil. Los resultados muestran que la Ley de Cuotas y el tipo de deficiencia aún influyen en el proceso de contratación. Los programas de entrenamiento y el desarrollo adoptados no utilizan estrategias metodológicas o las tecnologías de asistencia para asegurar la igualdad de oportunidades para personas con deficiencia. Preferiblemente se llevan a cabo la entrenamiento on-the-job. No todos los entrevistados reconocen la cualificación como esencial en el momento de la contratación, principalmente porque la contratación de personas con deficiencia es eminentemente para funciones operacionales. Por otro lado, la mayoría de las personas con deficiencia se sienten satisfechos y valorados en su trabajo. Las adaptaciones en el lugar de trabajo y el uso de tecnologías de asistencia fueron reconocidos como importantes para el desempeño de este grupo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Even supported by laws that mediate the inclusion of diversity, the people with disabilities still have difficulty to access the job market, which is often justified by their low level of qualification or hindered by policies adopted by the companies. This research investigated the people with disabilities, the professionals of Human Resources and the professionals of Work Safety Departments of two companies to evaluate how the inclusion of people with disabilities is carried out by the organizations through training and development, and the people's with disabilities adaptation on the job, considering that it is been 23 years of the approval of Quota Law in Brazil. The results show that the Quota Law and the type of disability still influence the hiring process. The training and development programs adopted do not use methodological strategies or assistive technologies to ensure equal opportunities for people with disabilities. On-the-job trainings are preferably performed. Not all respondents recognize the professional qualification as fundamental in the hiring process, mainly because people with disabilities are eminently hired for operational functions. On the other hand, the majority of people with disabilities feel valued and satisfied in their work. The environment adaptations and the use of assistive technologies were recognized as important for the performance of this group.
  • PERSPECTIVA DA ESTRATÉGIA-COMO-PRÁTICA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA ARTICULADA PELA MÉDIA GERÊNCIA Estudos De Caso

    Cardoso, Fernando Eduardo; Lavarda, Rosalia Aldraci Barbosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar como ocorre a estratégia-como-prática (implementação da estratégia) quando a organização adota um processo de formação da estratégia deliberada, considerando a ação da média gerência neste processo. Nesta última década o foco dos estudos em estratégia tem sido colocado nas investigações sobre processo, na estratégia-como-prática. Os resultados estratégicos são encontrados nos processos e práticas que constituem o dia a dia das atividades organizacionais. Esses estudos apontam que a estratégia implantada de cima para baixo já não é suficiente e que todos os atores da organização estão envolvidos na implementação das estratégias, caracterizando a estratégia como uma atividade social, considerando que estratégia não é algo que a organização possui, mas sim algo que seus membros realizam. As estratégias podem formar-se nos distintos níveis organizacionais, ou seja, este processo pode ser tanto top-down (deliberado) como bottom-up (emergente), dependendo da necessidade da organização para fazer frente às inconstâncias do ambiente, conduzindo a um processo integrador de formação da estratégia (middle-up-down). Para o alcance do objetivo proposto foi adotada a metodologia qualitativa, por meio do estudo de caso. A partir do fluxo de atividades, das práticas e dos atores organizacionais articulados pela média gerência, se obteve um melhor entendimento da strategizing presente na empresa estudada. A média gerência contribui e influencia na estratégia organizacional, agindo como um facilitador e articulador da estratégia-como-prática. A importância da estratégia-como-prática reside em permitir examinar o que realmente é necessário para que os objetivos organizacionais sejam alcançados com sucesso. A estratégia-como-prática pode ser associada ao conhecimento e ao aprendizado e, assim, ser responsável por uma melhor performance organizacional, caracterizando o dinamismo do fluxo de atividades, das práticas e dos atores organizacionais articulados pela média gerência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tiene como objetivo analizar cómo se produce la estrategia-como-práctica (implementación de la estrategia) cuando una organización adopta un proceso de formación de la estrategia deliberada, teniendo en cuenta la acción del gestor de nivel medio en este proceso. En la última década se ha puesto el foco de estudios en el proceso estratégico y en la investigación de la estrategia como práctica. Los resultados estratégicos se encuentran en los procesos y prácticas que constituyen las actividades del día a día de la organización. La estrategia implementada desde arriba hacia abajo ya no es suficiente y todas las partes interesadas de la organización están involucrados en la ejecución de las estrategias. Estos estudios tienen como objetivo explicar la estrategia como una actividad social, mientras que la estrategia no es algo que una organización tiene sino algo que sus miembros realizan. Por lo tanto, las estrategias se pueden formar en diferentes niveles de la organización. Para lograr el objetivo propuesto se adoptó la metodología cualitativa con un estudio de caso. A través del flujo de actividades, prácticas y actores de la organización articuladas por el gestor de nivel medio se obtuvo una mejor comprensión del strategizing en la empresa estudiada. La media gerencia contribuye e influencia en la estrategia organizativa, actuando como facilitador y articulador da estrategia-como-práctica. La importancia de la estrategia-como-práctica es permitir a examinar lo que realmente se necesita para que los objetivos de la organización se logren con éxito. La estrategia-como-práctica puede estar asociada con el conocimiento, el aprendizaje y, por lo tanto, responsable por un mejor resultado en la organización, caracterizando el dinamismo del flujo de actividades, prácticas y actores organizacionales articulados por la media gerencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to analyze how the strategy as practice occurs (strategy implementation) when the organization adopts deliberate strategy formation process, considering the action of middle manager in this process. In the last decade, the focus of studies in strategy has been in the researches of process or in strategy as practice. The results are in strategic processes and practices that constitute the day-to-day of organizational activities. Strategy implemented from top-down is not enough and that all stakeholders of the organization are involved in the implementation of strategies. These studies intend to explain strategy as a social activity, whereas the strategy is not something the organization has but something that its members perform. Thus, strategies can be formed in different organizational levels, i.e., this process can be either top-down (deliberately) as bottom-up (emergent) depending on the needs of the organization to cope with environment dynamism, leading to an integrative strategy formation process (middle-up-down). To achieve the proposed objective a qualitative methodology and a case study was applied. Through the flow of activities, practices and organizational actors articulated by the middle manager, was obtained a better understanding of strategizing, proving that the strategy as practice is present in the studied company. The middle management contribution and influence, organizational strategy, acting as a facilitator and coordinator of the strategy-as-practice. The importance of the strategy-as-practice is to enable examine what is really needed so that organizational goals are successfully achieved. The strategy-as-practice can be associated with knowledge, learning, and thus be responsible for better organizational performance, characterizing the flow of activities, practices and organizational actors articulated by middle management.
  • ESTRUTURA, CONDUTA E GOVERNANÇA NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: UM ESTUDO MULTICASO NO RIO GRANDE DO SUL Estudos De Caso

    Breitenbach, Raquel; Souza, Renato Santos de

    Resumo em Português:

    RESUMO As mudanças em nível institucional e governamental que ocorreram na indústria de laticínios a partir de 1990 geraram transformações na esfera privada, com aumento no número de empresas processadoras e níveis de concorrência entre elas para a aquisição do leite produzido nas propriedades rurais do Rio Grande do Sul. Porém, essa concorrência não é uniforme em todas as regiões do RS, sendo que em algumas predominam monopsônios e, em outras, oligopsônios concorrenciais. A presente pesquisa visou identificar e analisar, em diferentes regiões do RS, quais são e como têm evoluído as estruturas de mercado da matéria-prima leite, e quais as implicações sobre o comportamento dos agentes econômicos (produtores e indústrias) e sobre a coordenação da cadeia produtiva leiteira. Foram utilizados dois métodos de pesquisa: um levantamento das estruturas de mercado existentes nas diferentes bacias leiteiras do RS, com base no número de agroindústrias processadoras e a análise em profundidade de casos reveladores, que representassem contrastes uns com os outros. Como resultados, se pode identificar duas diferentes estruturas de mercado de fatores na cadeia produtiva do leite no RS, o oligopsônio concorrencial e o monopsônio. Se constatou relação direta entre estruturas de mercado, conduta dos agentes e estruturas de governança.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los cambios en el gobierno institucional y que se produjeron en la industria láctea de 1990 transformaciones actividad generados en la esfera privada, con un aumento en el número de empresas de procesamiento y niveles de competencia entre ellos para la compra de leche producida en las granjas, en Río Grande Sur, sin embargo, que la competencia no es uniforme en todas las regiones del estado, y en algunos monopsonios y otros oligopsonios competitivos predominan. Esta investigación tuvo como objetivo identificar y analizar, en diferentes regiones del estado, que son y cómo han evolucionado las estructuras del mercado de la leche cruda y las consecuencias sobre el comportamiento de los agentes económicos (productores e industrias) y la coordinación de cadena de producción láctea. Un estudio de las estructuras de mercado existentes en diferentes regiones lecheras de RS, basado en el número de procesadores y la agroindustria de análisis en profundidad de la revelación de los casos que representan contrastes entre sí: ​​Se utilizaron dos métodos. Como resultado, podemos identificar dos estructuras diferentes de factores de mercado en la cadena de producción de leche en RS, oligopsony competitivo y monopsonio. Si has encontrado una relación directa entre las estructuras del mercado, el comportamiento de los agentes y de las estructuras de gobierno.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The changes in institutional and governmental level that occurred in the dairy industry from 1990 created transformations in the private sphere, with an increase in the number of processing companies and levels of competition between them for the purchase of the produced milk on the rural properties from Rio Grande do Sul .However, this competition isn't uniform in all regions from RS, being that in some regions predominate monopsonies , and in others, competitive oligopsonies. This research aimed to identify and analyze, in different regions from RS, which are and how the market structures of raw milk have been developing, and which are the implications on the behavior of the economic agents (producers and industries) and about the coordination of the dairy production chain. It was used 2 researches methods: a survey of the existing market structure in the different milk producing region in RS, based on the number of the agribusinesses processors and the analysis in depth of revealing cases that represent contrasts with each other. As a result, we can identify two different factors market in milk production chain in RS, the competitive oligopsony and monopsony. If was found a direct relationship between market structures, behavior of agents and structures of governance.
  • CASO AlbAm S.A. Casos De Ensino

    Serra, Ricardo Goulart

    Resumo em Português:

    RESUMO Os analistas financeiros da AlbAm, uma empresa do setor de autopeças, devem avaliar duas opções de aquisições (Cardblue e Garciadores). O objetivo do caso é servir de oportunidade para os alunos vivenciarem uma decisão de investimentos por meio do lucro econômico. Uma análise superficial certamente levará a decisão equivocada. Levando-se todos os aspectos do caso em consideração, chegar-se-á a uma solução que pode surpreender alguns alunos, uma vez que a empresa melhor gerida não será a melhor oportunidade de investimento. Também se pode aproveitar o caso para discutir a superficialidade da adoção do EBITDA como métrica de gestão comparativamente a uma métrica de valor agregado (lucro econômico) - a melhor solução também não é aquela que gera o maior aumento em EBITDA. O caso pode ser usado em disciplinas de finanças (finanças corporativas ou avaliação de empresas) em cursos de graduação, pós-graduação ou especialização. Todas as empresas e pessoas relatadas neste caso são fictícias.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los analistas financieros de Albam, una empresa en el sector de autopartes, deben evaluar dos oportunidades de adquisición (Cardblue y Garciadores). El objetivo del caso es la de servir como una oportunidad para que los estudiantes experimentan una decisión de inversión a través de lucro económico. Un análisis superficial sin duda dará lugar a una decisión equivocada. Teniendo en cuenta todos los aspectos del caso, se llegará a una solución que puede sorprender a algunos estudiantes como la empresa mejor administrada no será la mejor oportunidad de inversión. También puede tomar el caso para discutir la superficialidad de la adopción de EBITDA como una métrica de gestión en comparación con una métrica de valor agregado (lucro económico) - la mejor solución no es la que genera el mayor incremento en el EBITDA. El caso se puede utilizar en las disciplinas de finanzas (finanzas corporativas o de valoración de empresas) en pregrado, postgrado o especialización. Todas las empresas y las personas reportadas son ficticios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The financial analysts of AlbAm, a company in the auto parts industry, have to evaluate two acquisition opportunities (Cardblue and Garciadores). The objective of the case is to serve as an opportunity for students to experience an investment decision through economic profit. A superficial analysis will certainly lead to a mistaken decision. Considering all aspects of the case, one will come up with a solution that may surprise some students as the best managed company will not be the best investment opportunity. The case can also be used to discuss the superficiality of the adoption of EBITDA as a managerial metric compared to a value added metric (economic profit) - the best solution is not the one that generates the largest increase in EBITDA. The case can be used in finance courses (corporate finance or valuation) in undergraduate, graduate or specialization programs. All companies and people described herein are fictitious.
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