Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 22, Número: 3, Publicado: 2016
  • REDE SOCIAL INFORMAL E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TÉCNICO EM P&D Artigos

    Ribeiro, Lourdes Carniello; Rodriguez Y Rodriguez, Martius Vicente

    Resumo em Português:

    RESUMO No mundo corporativo há um crescente interesse em Gestão de Conhecimento (CG). A capacidade das empresas de compilar o conhecimento acumulado, organizá-lo e torná-lo uma vantagem competitiva, é hoje o grande desafio das empresas modernas. Cada vez mais, as organizações são valoradas por aquilo que sabem. Conhecer a organização, sua cultura e como seus funcionários se relacionam formal ou informalmente, torna-se fundamental para a elaboração de estratégias para implantação de uma GC eficiente. O relacionamento formal é facilmente identificado nos organogramas de qualquer tipo de organização já os relacionamentos informais, que geram grande sinergia, são pouco explorados como forma de compartilhamento de conhecimento. O presente artigo tem como objetivo apresentar como ocorre o relacionamento interpessoal numa gerência geral do CENPES (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello) que desenvolve projetos de engenharia básica para a indústria do petróleo e gás, identificando seus principais atores através da técnica da Análise das Redes Sociais (ARS). Buscou-se revelar como a amostra de funcionários está organizada, levando-se em consideração quatro fatores de análise, a saber: informação, conhecimento, amizade e confiança. Para obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa através de questionários aplicados aos funcionários da unidade estudada. Para as análises foram utilizadas as ferramentas UCINET e NETDRAW. Como resultados foram identificados os principais atores dos quatro fatores de análise e qual o relacionamento entre o grupo. Verificou-se gargalo na transferência de informação e conhecimento bem como pouca interação entre as gerências estudadas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En el mundo corporativo hay un creciente interés por Gestión del Conocimiento (CG). La capacidad de las empresas de compilar el conocimiento acumulado, organizarlo y convertirlo en una ventaja competitiva es hoy el gran desafío de las empresas modernas. Cada vez más, las organizaciones son valoradas por lo que saben. Conocer la organización, su cultura y cómo sus empleados se relacionan formal e informalmente, se hace fundamental para la elaboración de estrategias para implementación de una CG eficiente. El relacionamiento formal es fácilmente identificado en los organigramas de cualquier tipo de organización, por otra parte los relacionamientos informales, los cuales generan gran sinergia, son poco explorados como forma de compartir el conocimiento. El presente artículo objetiva presentar cómo ocurre el relacionamiento interpersonal en un gerencia general del CENPES (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello), la cual desarrolla proyectos de ingeniería básica para la industria de petróleo y gas, identificando sus actores principales por intermedio de la técnica de análisis de las redes sociales (ARS). Se trató de revelar como la muestra de empleados está organizada, teniendo en cuenta cuatro factores de análisis, o sea: información, conocimiento, amistad y confianza. Para la obtención de los datos fue realizada una investigación por medio de encuestas aplicadas a los funcionarios de la unidad investigada. Para el análisis fueron utilizadas herramientas UCINET y NETDRAW. Como resultados se identificaron los actores principales de los cuatro factores de análisis y el relacionamiento entre los elementos del grupo. Se verificó un cuello de botella respecto a la transferencia de información y conocimiento, así como muy poca interacción entre las gerencias investigadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT There’s a growing interest in Knowledge Management (KM) in the corporate world. The company’s ability to compile the accrued knowledge, organize are valued by what they know. Knowing the organization, its culture and how your employees relate themselves formal or informally, became fundamental for elaborating strategies for an efficient KM application. The formal relationship is easily recognized in the organizational charts of any organization type; however the informal relationships, which generate high synergy, are not much explored as a manner of knowledge sharing. The present article has the purpose of presenting how the interpersonal relationship occurs in a general management of CENPES (Research Center Leopoldo Américo Miguez de Mello) which develops basic engineering projects for the oil and gas industry, identifying its key actors through the Social Network Analysis (SNA). We aimed to reveal how the employee sample is organized, considering four analysis factors: information, knowledge, friendship and trust. For data source, a survey was performed through questionnaires applied for the employees of the studied unit. For the analysis, UCINET and NETDRAW tools were used. As results, the key actors were identified for the four analysis factors and which is the relationship among the group. We have verified a bottleneck in information and knowledge transfer as well as little interaction among the groups of studied management teams.
  • E-PROCUREMENT: CONCEITOS, MODELOS E FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Artigos

    Grande, Márcia Mazzeo; Olhê, Enrico Arnaldo; Rodello, Ildeberto Aparecido; Gomes, Erasmo José

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre o tema e-procurement e foi motivada pela importância crescente da atividade de compras para as empresas, pelo aumento do uso da tecnologia da informação na cadeia de suprimentos e pela escassez de trabalhos sobre o tema no Brasil. O objetivo foi compreender as práticas de e-procurement nas empresas, identificando os modelos existentes, as vantagens, benefícios, fatores críticos para a implementação e dificuldades de seu uso. Adicionalmente, foi realizado um balanço das publicações sobre o tema na coleção principal da Web of Science, indicando os períodos onde houveram mais publicações e também os periódicos que mais tem artigos relacionados. Assim, foi possível perceber as tendências sobre as pesquisas no assunto. Ao fim deste trabalho foi também possível chegar a conclusões importantes sobre a função estratégica do e-procurement, uma vez que modifica a maneira como as empresas se inserem na cadeia de suprimentos; o foco atual da tecnologia em compras de materiais indiretos, e uma série de benefícios não financeiros. O trabalho ainda contribui apresentando sugestões de assuntos para condução de pesquisas na área.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo es uma revisión bibliográfica sobre el tema e-procurement y fue motivada por la importancia creciente de la actividad de compras para las empresas, por el aumento de uso de la tecnologia de la informacion em la cadena de suprimentos y por la escazes de trabajos sobre el tema en Brasil. El objetivo fue compreender las prácticas de e-procurement en las empresas, identificando los modelos existentes, las ventajas, benefícios, factores críticos para la implementación y dificultades de su uso. Adicionalmente, fue realizado un analise de las publicaciones sobre el tema em la colección principal de la web of Science, indicando los períodos donde hubierón mas publicaciones y tambien los periódicos que mas tienen artículos relacionados. Luego, fue posible identificar las tendencias sobre las investigaciones en el tema. Al final del trabajo fue tambien posible llegar a las conclusiones importantes sobre la función estratégica de e-procurement, una vez que se modifica la manera como las empresas se incluyen em la cadena de suprimentos. El trabajo todavia contribuye presentando sugerencias de assuntos para condución de investigaciones en la área.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper is a literature review on e-procurement and was motivated by the increasing importance of the purchasing activity for the companies, by increased use of information technology in the supply chain and by the lack of papers about this subject in Brazil. It aims at understanding the practices of e-procurement in the companies, identifying existing models, the advantages, benefits, critical success factors for implementation and difficulties of its use. In addition, a balance of the publications was performed considering the principal collection in the Web of Science, pointing to the main periods for publications, as well as, the journals on which the papers were published. It is possible to observe tendencies about the researches related to the subject. At the end of this study it was also possible to find important conclusions on the subject, among them are the strategic role of e-procurement, since it changes the way companies are inserted in the supply chain; the current focus on technology purchases of indirect materials, and a set of non-financial benefits. The work also contributes presenting suggestions of subjects to conduct future research on this area.
  • AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA BANCÁRIA POR MEIO DA ABORDAGEM DE INTERMEDIAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS Artigos

    Carneiro, Murilo; Salgado Junior, Alexandre Pereira; Macoris, Lucas Serrão

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo avalia, de forma comparativa, por meio da abordagem de intermediação, o grau de eficiência de 99 instituições financeiras que atuaram, em 2013, no mercado financeiro brasileiro. Foi a atividade de intermediação financeira que gerou o surgimento e a consolidação das instituições financeiras por todo o mundo. Portanto, essa foi uma das razões que motivou a escolha da abordagem de intermediação para se avaliar a eficiência das instituições financeiras. Acredita-se que seja relevante avaliar se tais instituições, no Brasil, estão conseguindo ser eficientes em sua atividade mais tradicional, a intermediação financeira. É importante ressaltar que, além da abordagem de intermediação, há também duas outras principais abordagens para se avaliar a eficiência das instituições financeiras: produção e rentabilidade. A técnica data envelopment analysis (DEA), cuja aplicabilidade para avaliação da eficiência bancária é muito difundida na literatura, foi adotada para calcular os escores de eficiência das instituições, que foram classificadas de acordo com quatro critérios: origem do capital, porte, risco (rating de crédito) e setor de atuação. Foram identificadas 22 instituições com maior grau de eficiência, havendo certa heterogeneidade em relação à origem do capital, porte e setor de atuação. Por outro lado, foi identificado um indício de que há uma relação diretamente proporcional positiva entre o rating de crédito e a eficiência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio evalúa, comparativamente, através del enfoque de la intermediación, el grado de eficiencia de 99 instituciones financieras que actuó, en 2013, en el mercado financiero brasileño. Fue la actividad de intermediación financiera que ha generado el surgimiento y consolidación de las instituciones financieras de todo el mundo. Así que esta fue una de las razones que motivaron la elección del enfoque de intermediación para evaluar la eficiencia de las instituciones financieras. Se cree que es pertinente para evaluar si tales instituciones en Brasil están llegando a ser más eficientes en su actividad tradicional , la intermediación financiera . Es importante destacar que , además del enfoque de intermediación , también hay otros dos enfoques principales para evaluar la eficiencia de las instituciones financieras : la producción y la rentabilidad. El técnica data envelopment analysis (DEA), cuya aplicabilidad a la evaluación de la eficiencia bancaria está muy extendida en la literatura, fue adoptado para el cálculo de los índices de eficiencia de las instituciones, que fueron clasificados de acuerdo a cuatro criterios: el origen del capital, el tamaño, el riesgo (calificación crediticia) y sector de actividad. 22 instituciones con mayor eficiencia han sido identificados, con alguna heterogeneidad en relación con el origen del capital, el tamaño y sector de actividad. Por otro lado, una indicación de que existe una relación directamente proporcional entre la calificación de crédito positivo y la eficiencia fue identificado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study evaluates, comparatively, through the intermediation approach, the degree of efficiency of 99 financial institutions that acted, in 2013, in the Brazilian financial market. It was the financial intermediation activity that generated the emergence and consolidation of financial institutions around the world. So this was one of the reasons that motivated the choice of intermediation approach to assess the efficiency of financial institutions. It is believed to be relevant to assess whether such institutions in Brazil are getting to be more efficient in their traditional activity, financial intermediation. Importantly, in addition to the intermediation approach, there are also two other major approaches to evaluate the efficiency of financial institutions: production and profitability. The technical data envelopment analysis (DEA), whose applicability to evaluation of bank efficiency is widespread in literature, was adopted to calculate the efficiency scores of institutions, which were classified according to four criteria: the origin of capital, size, risk (credit rating) and sector of activity. 22 institutions with higher efficiency have been identified, with some heterogeneity in relation to the origin of capital, size and sector of activity. On the other hand, an indication that there is a directly proportional relationship between the positive credit rating and efficiency was identified.
  • DISPOSITIVOS LEGAIS NO TRABALHO DE CUIDADORES: APLICAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA Artigos

    Lampert, Claudia Daiane Trentin; Scortegagna, Silvana Alba; Grzybovski, Denize

    Resumo em Português:

    RESUMO Em razão do aumento da longevidade da população, do incremento da demanda por cuidadores formais e da necessidade de amparar legalmente a profissão de cuidador no Brasil, questionam-se as competências requeridas do cuidador. O objetivo deste artigo científico foi investigar a aplicação dos dispositivos legais para o trabalho de cuidadores em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Participaram do estudo 10 cuidadores de ILPIs, do estado do Rio Grande do Sul, que responderam a um questionário do perfil sociodemográfico e da função de cuidar. Os resultados indicaram que a maior parte dos profissionais são mulheres, com idades, escolaridade e formação condizentes com os preceitos preconizados pelas legislações, ainda em discussão. Entre as principais funções desempenhadas, os cuidados com a higiene, a alimentação e a locomoção foram predominantes. A formação para o trabalho com idosos foi destacada como a principal competência necessária para atuação profissional. A aprovação e a aplicação dos dispositivos legais para cuidadores de idosos é uma ação urgente e necessária tanto como proteção do trabalhador quanto para qualificar os serviços prestados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Con el aumento de la longevidad de la población, el aumento de la demanda de cuidadores formales y la necesidad de amparar legalmente la profesión de cuidador en Brasil, se cuestionan las competencias necesarias del cuidador. El objetivo de este artículo científico fue investigar la aplicación de los dispositivos legales para el trabajo de cuidadores en Instituciones de Larga Duración (ILPIs). Participaron del estudio 10 cuidadores de ILPIs, del estado del Rio Grande do Sul, que contestaron a un cuestionario de perfil sociodemográfico y sobre la función de cuidar. Los resultados indicaron que la gran mayoría de los profesionales son mujeres, con edades, educación y formación de acuerdo a los preceptos recomendados por la legislación, aún en discusión. Entre las principales funciones desempeñadas, los cuidados con la higiene, la alimentación y la locomoción fueron predominantes. La formación para el trabajo con mayores fue destacada como la principal competencia necesaria para la actuación profesional. La aprobación y la aplicación de los dispositivos legales para cuidadores de mayores es una acción urgente y necesaria tanto como protección del trabajador cuanto para calificar los servicios ofrecidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Due to the increase in population longevity, increased demand for formal caregivers and the need to legally protect the caregiver profession in Brazil, question themselves the skills required of the caregiver. The objective of this article was to investigate the application of legal provisions for working caregivers in long term care facilities (ILPIs), identifying the competencies (knowledge, skills and attitudes) caregiver. The study enrolled 10 caregivers from Rio Grande do Sul state, which answered a questionnaire regarding the sociodemographic profile and the function of care itself. Results indicated that the majority of professionals are women, with ages, education and training consistent with the precepts advocated by the legislation, which is still in discussion. Among the main functions performed, the care with hygiene, feeding and commute were predominant. Formal education for the work with the elderly was highlighted as the main competency necessary for professional placement. The approval and implementation of the legal provisions for elderly caregivers is an urgent and necessary action to be taken, and serves as a means of protecting the worker and to improve the quality of the services provided.
  • INVENTÁRIO DE BARREIRAS E FACILITADORES AO EMPREENDEDORISMO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO Artigos

    Souza, Gustavo Henrique Silva de; Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Esteves, Germano Gabriel Lima; Lima, Nilton Cesar; Santos, Paulo da Cruz Freire dos

    Resumo em Português:

    RESUMO A identificação do comportamento empreendedor vem encontrando dificuldades de mensuração, uma vez que os resultados e instrumentos, até então desenvolvidos, não têm apresentado um modelo comportamental de compatibilidade universal para o empreendedor e não têm seguido algumas recomendações encontradas na literatura para a pesquisa em empreendedorismo, considerando elementos circunstanciais e comportamentais. Nesse sentido, visando preencher essa lacuna, este artigo reporta um estudo sobre a construção e validação do Inventário de Barreiras e Facilitadores ao Empreendedorismo, composto por 8 subescalas independentes que mensuram as seguintes facetas: Intenção de Empreender; Risco; Acesso à Capital; Inovação; Oportunidade; Liderança e Gerenciamento; Rede de Relacionamento; Paixão. O estudo parte da premissa de que o indivíduo se depara com Barreiras e Facilitadores, de ordem comportamental e contextual (fatores sociais, econômicos e ambientais), que podem impelir ou inibir a ação de empreender. Por meio de técnicas de validação, chegou-se a um instrumento de baixo custo (lápis e papel) e de fácil aplicação (autorrelato), com parâmetros psicométricos adequados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La identificación del comportamiento emprendedor viene encontrando algunas dificultades en medir, ya que los resultados y los instrumentos desarrollados hasta ahora no han mostrado un modelo de comportamiento de compatibilidad universal para el empresario y no han seguido algunas recomendaciones de la literatura para la investigación sobre el emprendimiento, teniendo en cuenta los elementos circunstanciales y de comportamiento. En este sentido, con el objetivo de llenar este vacío, este trabajo reporta un estudio sobre la construcción y validación del Inventario de Barreras y Facilitadores para el Emprendimiento, que consta de 8 sub-escalas independientes que miden las siguientes facetas: Intención de Emprender; Riesgo; Acceso al capital; Innovación; Oportunidad; Liderazgo y Gestión; Red de relaciones; Pasión. El estudio supone que el individuo se depara con barreras y facilitadores de orden de comportamiento y contextual (social y ambiental) que puede impulsar o inhibir la acción de emprender. A través de técnicas de validación, se llegó a un instrumento de bajo costo (lápiz y papel) y fácil de aplicar (auto-informe), con buenas propiedades psicométricas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The identification of entrepreneurial behavior has finding difficulty to measure it, since the results and instruments developed so far, have not shown a behavioral model of universal compatibility for the entrepreneur and not have followed some recommendations from the literature for the research on entrepreneurship, considering circumstantial and behavioral elements. In this sense, aiming to fill this gap, this work reports a study on the construction and validation of the Inventory of Barriers and Facilitators towards the Entrepreneurship, which consists of 8 independent subscales that measure the following facets: Entrepreneurial Intention; Risk; Access to capital; Innovation; Opportunity; Leadership; Relationship network; Passion. The study assumes that the individual is faced with Barriers and Facilitators of behavioral and contextual order (social and environmental) which can propel or inhibit the action of entrepreneurship. By validation techniques, we reached a low-cost instrument (pencil and paper) and easy to apply (self-report) with good psychometric properties.
  • FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA Artigos

    Damacena, Cláudio; Petroll, Martin De La Martinière; Melo, Bruna Silva de

    Resumo em Português:

    RESUMO A estatística é vista por muitos estudantes como um mal necessário, um obstáculo para a obtenção do tão sonhado diploma. Pesquisas anteriores comprovam que grande parte do desafio do ensino e aprendizagem da estatística é explicado pelas atitudes que os estudantes possuem sobre a disciplina. No Brasil, entretanto, não foram encontrados estudos que ratifiquem tais achados. É nesse sentido, portanto, que se insere o presente trabalho, com o objetivo de analisar os antecedentes do interesse e da ansiedade dos estudantes de Administração em relação à estatística a partir do modelo proposto por Mondéjar-Jiménez e Vargas-Vargas (2010). Além disso, incluiu-se o construto da autoeficácia, que nada mais é do que as crenças que um indivíduo tem sobre suas habilidades para desempenhar um determinado comportamento. A importância da autoeficácia está no fato de que ela pode afetar o interesse e a ansiedade do estudante ao encarar a estatística. A partir de uma abordagem quantitativa, foram coletados dados de 120 alunos de 7 instituições de ensino superior do Sul do Brasil. Os resultados da análise a partir da Modelagem de Equações Estruturais mostram que a percepção da utilidade da estatística para os estudos e para a profissão, e a autoeficácia afetam o interesse e a ansiedade do estudante. Por fim, discutem-se tais achados e sugerem-se táticas de como tornar o processo de ensino e aprendizagem de estatística mais eficaz.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La Estadística es considerada por muchos estudiantes como un mal necesario, un obstáculo para el título deseado. Gran parte del reto de la enseñanza y del aprendizaje de la Estadística se explica, según estudios previos, por las actitudes que los estudiantes tienen sobre la misma. En Brasil, sin embargo, no fueron encontrados estudios que confirmen estos resultados. El objetivo de esta investigación fue analizar las variables que influencian el interés y la ansiedad de los estudiantes de gestión en relación a Estadística, a partir del modelo propuesto por Mondéjar-Jiménez y Vargas-Vargas (2010). Además, incluye el constructo auto-eficacia, que no es más que la creencia de que una persona tiene sobre su capacidad para realizar un determinado comportamiento. La importancia de la auto-eficacia esta en el hecho de que puede afectar el interés y la ansiedad del estudiante para enfrentar la Estadística. Desde un enfoque cuantitativo, se recogieron datos de 120 estudiantes de siete instituciones de educación superior en el sur de Brasil. Los resultados del examen del modelo de ecuaciones estructurales muestran que la percepción de la utilidad de la Estadística para el estudio y para la profesión, y la auto-eficacia afectan el interés y la ansiedad del estudiante. Finalmente, se discuten estos hallazgos y se indican tácticas para que el proceso de enseñanza y aprendizaje estadístico sea más eficiente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Statistics is seen by many students as a necessary evil, an obstacle to obtain the so desired diploma. Previous research show that much of the challenge of teaching and learning statistics is explained by the attitudes that students have about the subject. In Brazil, however, there are no studies to ratify such findings. Therefore, this study was conducted with the objective of analyzing the antecedents of interest and anxiety of students regarded to statistics, from the model proposed by Mondejar-Jiménez and Vargas-Vargas (2010). Also included is the construct of self-efficacy, which is the beliefs that an individual has on his or her ability to perform a particular behavior. The importance of self-efficacy is the fact that it can affect the interest and anxiety the student has on statistic. Following a quantitative approach, data were collected from 120 management students from seven higher education institutions in southern Brazil. The analysis done with Structural Equation Modeling show that the perception of the statistical utility for studies and for the profession and self-efficacy affect the interest and anxiety of the student. Finally, we discuss these findings and suggest tactics on how to make the process of teaching and learning more effective.
  • CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL Artigos

    Palassi, Márcia Prezzotti; Martins, Geruza Ferreira; Paula, Ana Paula Paes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a dinâmica da consciência política dos estudantes de graduação em Administração de uma universidade pública federal brasileira quanto à participação cidadã em lugares públicos participativos. A discussão se baseia no modelo de análise da consciência política para compreensão da participação em ações coletivas de Sandoval (2001). Os dados foram coletados e analisados em duas etapas, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas em 2014, submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os resultados revelam como justificativas citadas pelos estudantes que participam o interesse em exercer a cidadania, em melhorar as políticas públicas, o gosto por assuntos públicos e defesa de seus interesses em circunstâncias de conflito. Nos estudantes com participação mais ativa, evidenciam-se crenças, valores e expectativas societais, articuladas à eficácia política, identidade coletiva, interesses antagônicos, sentimentos de justiça e injustiça, favorecendo a vontade de agir coletivamente, devido à percepção de conexão de seus interesses com as metas e ações coletivas dos movimentos que se envolvem. Os estudantes que não participam desconfiam dos lugares públicos participativos e demonstram desinteresse pelos assuntos públicos, embora apontem um desconforto em não participar. Suas crenças, valores e expectativas societais, associadas aos sentimentos de ineficácia política dificultam o desenvolvimento da consciência política. Conclui-se que estes estudantes possuem uma consciência política de senso comum, demonstrando valores inerentes aos modismos presentes na vida cotidiana das pessoas. Já os estudantes com participação mais ativa apresentam uma consciência política de conflito, motivando-os à participação nos lugares avaliados como eficazes às suas proposições. Entretanto, o Centro Acadêmico, principal lugar de representação e participação dos interesses dos estudantes dos cursos em estudo, encontra-se sem direção e participação nas instâncias institucionalizadas na universidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo se analiza la dinámica de la conciencia política que los estudiantes de Administración de una universidad pública federal brasileña tienen sobre la participación ciudadana en lugares públicos participativos. La discusión se basa en el modelo de análisis de la conciencia política para la comprensión de la participación en acciones colectivas de Sandoval (2001). Los datos se recogieron y se analizaron en dos etapas, a través de cuestionarios y entrevistas semiestructuradas en 2014, sometidos al análisis de contenido (BARDIN, 2004). Los resultados demuestran, como justificaciones citadas por los estudiantes que participan, el interés en ejercer la ciudadanía, en mejorar las políticas públicas, el gusto por asuntos públicos y la defensa de sus intereses en circunstancias conflictivas. En los estudiantes con una participación más activa, se observaron creencias, valores y expectativas sociales, articuladas a la eficiencia política, identidad colectiva, intereses antagónicos, sentimientos de justicia e injusticia, lo que favorece a las ganas de actuar colectivamente, debido a la percepción de conexión de sus intereses con las metas y acciones colectivas de los movimientos en los que se involucran. Los estudiantes que no participan desconfían de los lugares públicos participativos y demuestran desinterés por los asuntos públicos, aunque señalan un malestar por no participar. Sus creencias, valores y expectativas sociales, asociadas a los sentimientos de ineficacia política dificultan el desarrollo de la conciencia política. Se concluye que estos estudiantes tienen una conciencia política de sentido común, demostrando valores inherentes a los modismos presentes en la vida cotidiana de las personas. Mientras tanto, los estudiantes con una participación más activa presentan una conciencia política de conflicto, lo que les motiva a participar en los lugares considerados como eficaces para sus proposiciones. Sin embargo, el Centro Académico, principal lugar de representación y participación de los intereses de los estudiantes de los cursos en estudio, se encuentra sin dirección y participación en las instancias institucionalizadas en la universidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzes the dynamics of business undergraduate students’ political awareness at a Brazilian public federal university concerning their citizen participation in participatory public spaces. The data were gathered and analyzed in two stages, through questionnaires and semistructured interviews in 2014, submitted to content analysis approach. Interest in exercising citizenship, improving public policies, getting involving in political issues and defending their interest in conflict circumstances are justifications listed by those who participate. Students with more active participation show beliefs, social values and expectations connected to political efficacy, collective identity, antagonistic interests, feelings of justice and injustice, which favor the will of acting collectively because they see their interests match the goals of collective actions in the movements they are involved. The students who do not participate suspect these participatory public spaces and show to be uninterested in public issues, even though they seem to be uncomfortable with not participating. Their beliefs, social values and expectations, associated to feelings of political inefficacy hinder their development of political awareness. We concluded that these students have common sense political awareness. They show social and political values that are inherent to current fads of people’s everyday life. On the other hand, students with more active participation display conflict political awareness, which motivates them to participate in places deemed as effective to their propositions. However, the Centro Acadêmico, main space for representing students' interests and participation shows to have no direction and participation in institutionalized bodies of the university.
  • POR QUE ANALISAR A GESTÃO DAS INCUBADORAS DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA SOB A ÓTICA DA RESOURCE-BASED VIEW ? Artigos

    Silva, Silvana Alves; Baêta, Adelaide Maria Coelho; Oliveira, Janete Lara de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aponta o campo da Resource-based View (RBV) como uma importante abordagem teórica para o entendimento da gestão das incubadoras de empresas de base tecnológica (IEBTs), tendo em vista que essas organizações lidam com uma série de recursos internos e externos, tangíveis e intangíveis, que, combinados, tornam viável o processo de inovação. Estudos teóricos e empíricos já realizados abordam, principalmente, aspectos relacionados aos resultados alcançados pelas empresas incubadas. Contudo, não se tem visto na literatura uma preocupação em compreender a organização interna das IEBTs, indo além de suas características e identificando como a gestão obtém e lida com os recursos necessários à concretização de seus objetivos. Partiu-se de uma revisão bibliográfica dos principais textos publicados desde o final da década de 1990 sobre a RBV a fim de se apropriar de suas contribuições para compreensão das organizações enquanto um conjunto de recursos e competências. Buscou-se, ainda, estudos publicados sobre as IEBTs para identificação dos principais recursos desenvolvidos e acessados por elas. Essa análise revela que as incubadoras são um conjunto amplo de recursos e, por isso, é importante que os gestores identifiquem, organizem, combinem e explorem recursos específicos que claramente geram vantagens competitivas. Por essa ótica, a diferença de desempenho observada nessas incubadoras é explicada pela maneira de lidar com os recursos. O enfoque nos recursos acessados e desenvolvidos pelas IEBTs apontou para a necessidade de uma análise específica a cerca das competências em lidar com esses recursos de forma a assegurar a sustentabilidade dessas organizações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo señala el campo de la Resource-based View (RBV) como un enfoque teórico importante para la comprensión de la gestión de las incubadoras de empresas de base tecnológica (IEBTs), dado que estas organizaciones se ocupan de una amplia gama de recursos internos y externos, tangibles e intangibles que hacen posible el proceso de innovación. Los estudios teóricos y empíricos ya abordan principalmente temas relacionados con los resultados obtenidos por las empresas incubadas. Sin embargo, no es común ver en la literatura una preocupación con la comprensión de la organización interna de las IEBTs yendo más allá de sus características, para identificar cómo la administración recoge y maneja los recursos necesarios para cumplir con sus objetivos. Se realizó una revisión bibliográfica de los principales textos publicados desde finales de 1990 acerca de la RBV con el fin de entender su contribución en la comprensión de las organizaciones como un conjunto de recursos y capacidades. También fueron buscados estudios publicados sobre IEBTs para identificar los principales recursos desarrollados y a los que se accede con ellas. Este análisis revela que las incubadoras tienen una amplia gama de recursos importantes que los gerentes deben identificar, organizar, combinar y explotar para crear una clara ventaja competitiva. De esta manera, los diferentes desempeños observados en estas incubadoras se explican por medio del manejo de sus recursos. Los recursos a los que se tuvieron acceso y los que fueron desarrollados por las IEBTs señalan la necesidad de un análisis específico sobre las habilidades en el manejo de dichos recursos para asegurar la sostenibilidad de estas organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article points out the Resource-based View (RBV) field as an important theoretical approach to understanding the management of incubators of technology-based companies (IEBTs), given that these organizations need to access a number of internal and external resources, tangible and intangible, which, combined, make the process of innovation feasible. Theoretical and empirical studies already address mainly issues related to the results achieved by incubated companies. However, a concern in understanding the internal organization of IEBTs cannot be seen in the literature, beyond their features and identifying how management collects and handles the resources needed to meet their goals. It started from a literature review of the main texts published since the late 1990s on the RBV to appropriate their contribution to the understanding of organizations as a set of resources and expertise. It sought to also published studies on IEBTs to identify the main features developed and accessed by them. This analysis reveals that the incubators are a wide range of resources and, therefore, it is important that managers identify, organize, combine and exploit specific features that clearly create competitive advantage. By this light, the performance difference observed in these incubators is explained by way of handling resources. The focus on resources accessed and developed by IEBTs pointed to the need for a specific analysis about the skills in handling these resources to ensure the sustainability of these organizations.
  • A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE DOS PROFISSIONAIS. Artigos

    Vasconcelos, Kátia Cyrlene de Araujo; Silva Junior, Annor da; Nascimento, Adelson Pereira do; Goulart, Vania Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisou-se neste artigo a relação entre a percepção de práticas de responsabilidade social corporativa (RSCORP) e a intenção de rotatividade (IR) de profissionais brasileiros de diferentes Estados e setores econômicos. Coletou-se dados por meio de questionário baseado nas escalas de percepção de práticas de responsabilidade social corporativa (TURKEY, 2009b) e escala de intenção de rotatividade (SIQUEIRA et al., 2012) junto a 100 profissionais. Os dados foram analisados por meio de modelagem em equações estruturais utilizando o software Smart PLS 3. A síntese dos resultados indica que a percepção de práticas de responsabilidade social corporativa influencia negativamente a intenção de rotatividade dos profissionais. Em outros termos, quanto mais positiva for a percepção de práticas de responsabilidade social corporativa menor será a intenção de rotatividade. Os resultados sugerem uma interdependência entre as dimensões individual e organizacional que determinam o pensamento, o planejamento e vontade de deixar uma organização. Esta interdependência faz com que o profissional ao perceber que a sua organização adota práticas de responsabilidade social tenha um sentimento de comprometimento e confiança com a organização, diminuindo com isso, a intenção de rotatividade. Os dados revelaram ainda que ações de responsabilidade social voltadas para os grupos de stakeholders sociais e não sociais e empregados afetam positivamente a percepção de práticas de responsabilidade social corporativa. Os resultados levam à rejeição das hipóteses de que as ações destinadas a consumidores e governo afetam positivamente esta percepção.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Se analizó en este artículo la relación entre la percepción de prácticas de responsabilidad social corporativa (RSCORP) y la intención de rotación (IR) de los profesionales brasileños de diferentes Estados y sectores económicos. Se recogieron los datos a través de un cuestionario basado en las escalas de percepción de prácticas de responsabilidad social corporativa (TURKEY, 2009b) y la escala de intención de rotación (SIQUEIRA et al, 2012) hecho a 100 profesionales. Los datos se analizaron con modelos de ecuaciones estructurales, utilizando el software Smart PLS 3. La síntesis de los resultados indica que la percepción de prácticas de responsabilidad social corporativa influye negativamente la intención de rotación de los profesionales. En otras palabras, cuanto más positiva sea la percepción de prácticas de responsabilidad social corporativa, menor será la intención de rotación. Los resultados sugieren una interdependencia entre las dimensiones individual y organizacional que determinan el pensamiento, la planificación y el deseo de dejar una organización. Esta interdependencia hace con que el profesional, al percibir que su organización adopta prácticas de responsabilidad social, tenga un sentimiento de compromiso y confianza con la organización, disminuyendo así la intención de rotación. Los datos muestran aún que las acciones de responsabilidad social dirigidas a grupos de stakeholders sociales y no sociales y empleados afectan positivamente la percepción de prácticas de responsabilidad social corporativa. Los resultados conducen al rechazo de las hipótesis de que las acciones destinadas a consumidores y gobierno afectan positivamente esta percepción.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT It has been analyzed in this paper the relation between the corporate social responsibility (CSR) practices perception and the turnover intention (TI) of Brazilian professionals from different states and economic sectors. The data has been collected through a questionnaire based on perceived scales of corporate social responsibility practices (TURKEY, 2009b) and turnover intention scale (Siqueira et al., 2012) with 100 professionals. The data has been analyzed by a structural equation modeling using the Smart PLS software 3. A summary of the results indicates that the perception of corporate social responsibility practices negatively influences the intention of professionals’ turnover. In other words, the more positive is the corporate social responsibility practices perception implies less turnover intention. The results suggest an interdependence between the individual and organizational dimensions, which determine the thought, the planning and the desire to leave an organization. This interdependence causes the professional to realize that if his organization adopts social responsibility practices have a sense of commitment and trust towards the company, reducing then the turnover intention. The data has also revealed that social responsibility actions towards the groups of social stakeholders, not social and employees positively affect the perception of corporate social responsibility practices. The results lead to a rejection of the hypothesis that the actions aimed at consumers and government positively affect this perception.
  • TECNOGRAN: TODO PISO SERÁ PALCO. TODA PAREDE, MURAL. E A CIDADE INTEIRA, POESIA. Casos De Ensino

    Carstens, Danielle Denes dos Santos; Vincenzi, Ticiana Braga De; Fernandes, Bruno Henrique Rocha; Galvão, Franciani Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este caso apresenta a Tecnogran, empresa paranaense de revestimentos de alto tráfego atuante no segmento de pisos para supermercados, shopping centers, áreas externas, obras públicas e de acessibilidade. O caso descreve o histórico, as características da organização e do setor, abordando impasses enfrentados pela Tecnogran: pressões por preço e demandas de mercado. A empresa é líder no mercado nacional e, apesar disso, encontra dilemas ao buscar se consolidar como inovadora frente a seus concorrentes. O caso é analisado sob as perspectivas das teorias: Estratégias Genéricas e Vantagem Competitiva Ambiental; Teoria Baseada em Recursos; e Teoria de Recursos, Processos e Valores na Inovação. O caso apresenta também as respostas da empresa: inovações em produtos e serviços, e alterações em processos produtivos para manutenção de sua liderança no mercado nacional. As informações para a elaboração do caso foram obtidas por entrevistas semiestruturadas com os gestores da Tecnogran e por dados secundários, tais como publicações, documentos da empresa e sites. Este caso de ensino poderá ser utilizado nas disciplinas de Administração Estratégica, Gestão da Inovação, Marketing e disciplinas correlatas, em cursos de graduação e pós-graduação com foco em negócios de empresas. Os principais objetivos educacionais são: sensibilizar alunos para perceber as estratégias empresariais; analisar os modelos de gestão em busca de vantagem competitiva; identificar modelos estratégicos organizacionais; assinalar a relação entre competências organizacionais e vantagem competitiva sustentável; e compreender a importância e os desafios da inovação para as organizações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este caso presenta Tecnogran, una empresa brasileña de revestimientos para alto tránsito que actúa en el segmento de pisos para supermercados, centros comerciales, áreas externas, obras públicas y de acceso. El caso describe la historia y las características organizacionales de la industria, frente a los impasses que enfrenta Tecnogran: presión de precios y demandas del mercado. La compañía es líder en el mercado nacional, pero encuentra dilemas en la búsqueda por consolidarse como innovadora en relación a sus competidores. El caso, que se analiza desde las perspectivas teóricas de las Estrategias Genéricas y Ventaja Competitiva; de la Teoría Basada en Recursos y Teoría de los Recursos, Procesos y Valores, también muestra la respuesta de la empresa: innovaciones en productos y servicios y cambios en los procesos de producción para mantener su liderazgo en el mercado nacional. Las informaciones para la preparación del caso se obtuvieron mediante entrevistas semiestructuradas con los directores de Tecnogran y datos secundarios, tales como publicaciones, documentos comerciales y sitios. Este caso se puede utilizar en la enseñanza de las disciplinas de Gestión Estratégica, Gestión de la Innovación, Marketing y disciplinas afines en los programas de pregrado y postgrado enfocados en negocios corporativos. Las principales metas educativas son: sensibilizar a los estudiantes frente a las estrategias de negocio; analizar los modelos de gestión en la búsqueda por la ventaja competitiva; identificar los modelos estratégicos de la organización; señalar la relación entre competencias organizacionales y ventaja competitiva sostenible y entender la importancia y los desafíos de la innovación para las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This case presents Tecnogran, a Brazilian producer of high traffic floorings for supermarkets, shopping malls, outdoors, public works and accessibility works. The case describes the history and characteristics of the organization, addressing impasses faced by Tecnogran: price pressures and market demands. Tecnogran is the domestic market leader, and yet faces dilemmas to endorse itself as an innovative company. The case analysis is based on the following theories: Generic Strategies and Competitive Advantage; Resource-Based Theory; and Resources, Processes and Values Theory. The case also shows the company’s response: products and services innovations, and production processes changes to maintain the domestic market leadership. The data for the preparation of this teaching case were obtained through semi-structured interviews with Tecnogran managers and through secondary data, such as business documents, internal reports, publications and websites. This teaching case can be used in disciplines related to strategic management, innovation studies, marketing and other related disciplines in undergraduate and post-graduation management courses. The main learning objectives are: to help students comprehend business strategies; to analyze competitive advantage management models; to identify organizational strategic models; to verify the relationship between organizational competencies and sustainable competitive advantage; and to understand the importance and challenges of innovation for organizations.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br