Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2019
  • CONSEQUÊNCIAS PRETENDIDAS E NÃO PRETENDIDAS DA ADOÇÃO DE INOVAÇÕES: A ADOÇÃO DE DADOS ABERTOS PELO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL DO BRASIL Articles

    Oliveira, Leonardo Ferreira de; Santos, Carlos Denner dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é discutir as consequências pretendidas e não pretendidas em relação à adoção de inovações. Partindo das premissas apresentadas no trabalho seminal de Everett M. Rogers (Diffusion of Innovations), uma estrutura para a análise das consequências da adoção de inovações foi desenvolvida e depois aplicada ao caso da adoção de dados abertos pelo Governo do Distrito Federal do Brasil. O modelo é útil, pois demonstra que diferentes partes interessadas de uma inovação podem perceber de forma inversa os efeitos da mesma consequência, o que traz novas perspectivas na gestão do processo de inovação dentro de uma sociedade de viés pró-inovação. Com o modelo é possível analisar que alguns grupos exercem pressão contra a adoção da inovação não pela resistência à mudança, mas por perceber consequências negativas relacionadas à adoção da inovação. O estudo apresenta duas contribuições principais. Primeira teórica, apresentando um modelo para análise das consequências da adoção de inovações com base em revisão de literatura e entrevistas com especialistas. Segundo empírica, fornecendo uma maneira de mapear o processo de adoção de inovações em relação à visão dos diferentes papéis exercidos pelas partes interessadas, podendo ser utilizado tanto no setor privado quanto no setor público.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El propósito de este documento es discutir las consecuencias previstas y no previstas de la adopción de innovaciones. A partir de los supuestos presentados en el trabajo fundacional de Everett M. Rogers “Diffusion of Innovations”, se ha desarrollado un marco de trabajo para el análisis de las consecuencias de la adopción de la innovación y luego se ha aplicado al caso de la adopción de datos abiertos por parte del Gobierno del Distrito Federal de Brasil. El modelo es útil porque muestra que las diferentes partes interesadas de un proceso de innovación pueden percibir de manera opuesta los efectos de una misma consecuencia, lo que aporta nuevas perspectivas en la gestión del proceso de innovación en el contexto de una sociedad con un sesgo favorable a la innovación. Con el modelo, es posible analizar que algunos grupos presionan en contra la adopción de la innovación, no por la resistencia al cambio, sino porque perciben consecuencias negativas relacionadas con la adopción de la innovación. El estudio presenta dos grandes contribuciones. La primera teórica, presentando un modelo para el análisis de las consecuencias de la adopción de la innovación basado en la revisión de la literatura y entrevistas a especialistas. El segundo empírico, al proporcionar una manera de mapear el proceso de adopción de la innovación con respecto a la visión de los diferentes papeles de las partes interesadas ​​y que puede ser utilizado por el sector privado y el sector público.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper is to discuss intended and unintended consequences regarding innovation adoption. Starting with the assumptions presented on the seminal work of Everett M. Rogers’ Diffusion of Innovations, a framework to the analysis of the consequences of innovation adoption has been developed and then applied to the case of the open government data adoption by the Federal District Government of Brazil. The model is useful because it shows that different stakeholders of an innovation can perceive inversely the effects of the very same consequence, which brings new perspectives in the management of the innovation process inside a pro-innovation bias society. With the model, it is possible to analyze that some groups put pressure against innovation adoption, not because of resistance to change but because they are perceiving negative consequences related to the innovation adoption. The study presents two major contributions. First theoretical, presenting a model for analysis of the consequences of innovation adoption based on literature review and interview of specialists. Second empirical, providing a way to map the innovation adoption process regarding the view of the different stakeholders’ roles and can be used by the private and public sector.
  • INTERACIONISMO SIMBÓLICO E CARREIRA OUTSIDER: UMA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA O ESTUDO DE CARREIRA Articles

    Barros, Leandro Eduardo Vieira; Cappelle, Mônica Carvalho Alves; Guerra, Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo se apresenta uma discussão teórica e metodológica para o estudo de carreira na perspectiva do interacionismo simbólico. Uma possível abordagem neste âmbito conduz-nos ao que pode designar-se por carreira outsider. A carreira outsider consiste em um conceito desenvolvido por Becker (2008), a partir do qual o indivíduo é considerado pelos demais membros da sociedade um outsider - uma pessoa “de fora” - por ter um comportamento não convencional. Desta forma, essa abordagem para o estudo de carreira considera o contexto social do indivíduo, suas interações, suas características e o processo de rotulação. O recurso ao interacionismo simbólico para a análise da carreira outsider nos implica numa perspectiva teórica e metodológica próprias, nos abrindo possibilidades de novas pesquisas com um olhar interdisciplinar, voltadas para o contexto social, considerando todos os atores sociais envolvidos na carreira outsider.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo se presenta una discusión teórica y metodológica para el estudio de la carrera en la perspectiva del interaccionismo simbólico. Un posible abordaje en este ámbito nos conduce al concepto de carrera outsider. La carrera outsider consiste en un concepto desarrollado por Becker (2008), a partir del cual el individuo es considerado por los demás miembros de la sociedad como un outsider - una persona “de afuera” - por tener un comportamiento no convencional. De esta forma, ese abordaje para el estudio de carrera considera el contexto social del individuo, sus interacciones, sus características y el proceso de rotulación. El recurso al interaccionismo simbólico para el análisis de la carrera outsider nos coloca en una perspectiva teórica y metodológica propias, abriéndonos la posibilidad de nuevas investigaciones con una mirada interdisciplinar, direccionadas para el contexto social, considerando todos los actores sociales envueltos en la carrera outsider.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article we present a theoretical and methodological discussion for the study of career in the perspective of symbolic interactionism. A possible approach in this scope leads us to what can be termed as an outsider career. The outsider career consists of a concept developed by Becker¹ (2008), from which the individual is considered by the other members of society an "outsider" person for having an unconventional behavior. In this way, this approach to career study considers the individual's social context, their interactions, their characteristics and the process of labeling. The use of symbolic interactionism for the analysis of the outsider career implies their own theoretical and methodological perspective, opening up possibilities for new research with an interdisciplinary look, focused on the social context, considering all the social actors involved in the outsider career.
  • [ARTIGO RETRATADO] CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL E A AGENDA DE PESQUISA NACIONAL Artigos

    Bandeira, Emanuella Lustosa; Ferreira, Virgínia Carmo; Cabral, Augusto Cézar de Aquino

    Resumo em Português:

    RESUMO O conflito trabalho-família, resultante de demandas de difícil compatibilização, afeta cada vez mais trabalhadores, devido à intensificação dos ritmos de trabalho e ao acúmulo de papeis. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é apresentar a produção científica internacional sobre o conflito trabalho-família por meio da análise dos polos epistemológico, teórico, morfológico e técnico (modelo quadripolar). Trata-se de uma revisão sistemática que faz o levantamento das publicações disponíveis na base de dados Scopus entre 2008 e 2018, totalizando 41 artigos. Os resultados da estatística descritiva e análise de conteúdo indicam que no polo epistemológico é definido um objetivo amplo e robusto, atingido pelo teste de hipóteses; no polo teórico, destacam-se abordagens teóricas sobre o modelo multidimensional, a teoria dos papeis, a teoria da bidirecionalidade e a teoria do enriquecimento; no polo morfológico, identifica-se a abordagem metodológica positivista para mensurar variáveis; no polo técnico, há alinhamento entre estudos de natureza quantitativa, estratégia de pesquisa survey e coleta de dados por meio de questionários. Este estudo sugere a promoção de políticas de trabalho-família em organizações, bem como de políticas públicas que forneçam infraestrutura de suporte às mulheres. Também se propõe uma agenda de pesquisa aos estudos brasileiros.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El conflicto trabajo-familia, resultante de demandas incompatibles, ha afectado cada vez más trabajadores, debido a la intensificación de los ritmos de trabajo y la acumulación de papeles. En esta perspectiva, el objetivo de esta investigación es presentar la producción científica internacional sobre el conflicto trabajo-familia a través del análisis de los polos epistemológico, teórico, morfológico y técnico (modelo cuadripolar). Se trata de una revisión sistemática que hace el levantamiento de las publicaciones disponibles en la base de datos Scopus entre 2008 y 2018, totalizando 41 artículos. Los resultados de la estadística descriptiva y análisis de contenido indican que en el polo epistemológico se define un objetivo amplio y robusto, alcanzado por el test de hipótesis; en el polo teórico, se destacan enfoques teóricos sobre el modelo multidimensional, la teoría de los papeles, la teoría de la bidireccionalidad y la teoría del enriquecimiento; en el polo morfológico, se identifica un enfoque metodológico positivista para medir variables; en el polo técnico, hay alineación entre estudios de naturaleza cuantitativa, estrategia de investigación survey y recolección de datos por medio de cuestionarios. Este estudio sugiere la promoción de políticas de trabajo-familia en organizaciones, así como de políticas públicas que proporcionen infraestructura de apoyo a las mujeres. También se propone una agenda de investigación a los estudios brasileños.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The work-family conflict, resulting from irreconcilable demands, affects more and more workers, due to the intensification of work rhythms and to the accumulation of roles. In this perspective, the objective of this research is to present the international scientific production on the labor-family conflict experienced by women through the analysis of the epistemological, theoretical, morphological and technical poles (quadripolar model). This is a systematic review that surveys the publications available in the Scopus database between 2008 and 2018, totalizing 41 articles. The results of descriptive statistics and content analysis indicate that in the epistemological pole a broad and robust objective is defined, reached by the test of hypotheses; in the theoretical pole, approaches on the multidimensional model, the theory of the roles, the theory of the bidirectionality and the theory of the enrichment stand out; in the morphological pole, we identify a positivist methodological approach to measure variables; in the technical field, there is an alignment between quantitative studies, survey research strategy and data collection through questionnaires. This study suggests the promotion of work-family policies in organizations as well as public policies that provide support infrastructure for women. It also proposes a research agenda for Brazilian studies.
  • COMPETÊNCIAS REQUERIDAS ÀS CHEFIAS INTERMEDIÁRIAS DA PRODEGESP/UFSC: DO MAPEAMENTO À CAPACITAÇÃO Artigos

    Mendes, Mônica Scóz; Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem por objetivo analisar como desenvolver as competências requeridas aos gestores de nível intermediário da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PRODEGESP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa foi aplicada, descritiva e de caráter qualitativo. Apresentou características de pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso. Para a coleta de dados, fez-se uso de observação, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário. Para a sua análise, utilizou-se o estudo da fala dos entrevistados e a aplicação da Escala Likert. Os dados obtidos evidenciam que as competências requeridas aos gestores são também por eles apresentadas, destacando um pequeno gap (lacuna) quando seus graus são avaliados. A partir desse gap, foram levantadas as sete competências mais relevantes, para as quais foram propostas ações de capacitação. Por fim, recomenda-se que outros estudos sejam realizados, evidenciando mudanças e/ou estagnações tanto das competências quanto da realidade vivenciada. Ademais, importante mencionar que a metodologia utilizada neste estudo pode ser replicada por outras Pró-Reitorias da UFSC com estruturas funcionais semelhantes à PRODEGESP, haja vista a relevância do cargo ocupado junto ao dirigente máximo e também junto à sociedade de uma maneira geral.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tiene por objetivo analizar cómo desarrollar las competencias requeridas a los gestores de nivel intermedio de la Pro-Rectoría de Desarrollo y Gestión de Personas (PRODEGESP) de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC). La investigación fue aplicada, descriptiva y de carácter cualitativo. Presentó características de investigación bibliográfica, documental, investigación de campo y estudio de caso. Para la recolección de datos, se hizo uso de observación, entrevistas semiestructuradas y cuestionario. Para su análisis, se utilizó el estudio del habla de los entrevistados y la aplicación de la Escala Likert. Los datos obtenidos evidencian que las competencias requeridas a los gestores son también por ellos presentadas, destacando un pequeño gap (laguna) cuando sus grados son evaluados. A partir de ese gap, se levantaron las siete competencias más relevantes, para las cuales se propusieron acciones de capacitación. Por último, se recomienda que otros estudios sean realizados, evidenciando cambios y/o estancamientos tanto de las competencias como de la realidad vivenciada. Además, es importante mencionar que la metodología utilizada en este estudio puede ser replicada por otras Pro-Rectorías de la UFSC con estructuras funcionales semejantes a la PRODEGESP, teniendo en cuenta la relevancia del cargo ocupado junto al dirigente máximo y también junto a la sociedad de una manera general.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to analyze how to develop the competences required to middle managers at the Pro-Rectory of Development and People Management (PRODEGESP) of Federal University of Santa Catarina (UFSC). The research was applied, descriptive, with qualitative character. It presented bibliographic, documental, field research and case study characteristics. For data collect, besides documental and bibliographic analysis, observation was used, as well as semi-structured interviews and questionnaires. To analyze the collected data, the speeches of the interviewee were studied, and Likert Scale was applied. These collected data evidenced that the competences required to middle managers are also shown by them at their performances, presenting a small gap when compared. From this gap, seven competences were selected as the most relevant, to which training actions were suggested. At last, it is recommended other studies involving this thematic, evidencing changes and/or stagnations to both competences and the reality experienced. In addition, it is important to mention that the methodology used in this study can be replied at different Pro-Rectories at UFSC, regarding its similarities to PRODEGESP, since this study showed the relevance of the middle manager role for the higher manager and also to society in general.
  • AÇÕES E PROGRAMAS DE SAÚDE EM HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA BRASILEIROS: CUIDANDO DO CUIDADOR Artigos

    Toffoli, Denise Balchiunas; Malik, Ana Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO A construção da Cultura de Saúde compreende a implantação de programas de saúde e bem-estar no local de trabalho, como um conjunto de estratégias compostas por programas, políticas, benefícios e suportes ambientais, atendendo às necessidades de saúde e segurança dos funcionários e familiares, sendo necessário ainda que hospitais realizem diagnósticos para avaliar suas ações. O estudo objetivou analisar ações de saúde e bem-estar nos hospitais de excelência visando a construção de uma cultura de saúde sob a ótica dos gestores e membros dos comitês de promoção de saúde e bem-estar e verificar a aplicabilidade do questionário da versão brasileira do Centers for Disease Control and Prevention - CDC - Worksite Health ScoreCard - HSC na realidade brasileira. Foi aplicado aos sujeitos de pesquisa o questionário da versão brasileira do CDC Worksite Health ScoreCard, com tratamento dos dados por análise estatística descritiva. A partir das respostas fornecidas, evidenciou-se que os hospitais possuem programas efetivos de saúde e bem-estar, com peculiaridades que refletem as políticas e cultura de cada um. Observaram-se lacunas na aplicação do questionário resultante da existência de políticas públicas de prevenção e tratamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La construcción de la Cultura de Salud comprende que la implantación de programas de salud y bien estar en el trabajo, entendidos como un conjunto de estrategias compuestas por programas, políticas, beneficios y suportes ambientales, atendiendo a las necesidades de salud y seguridad de los funcionarios y familiares, siendo imprescindible que los hospitales realicen diagnósticos para evaluar sus acciones. La investigación analizó las acciones de salud y bien estar en los hospitales de excelencia, visando la construcción de una cultura de salud sob la óptica de los gestores y miembros de los comités de promoción de salud y bien estar y verificó la aplicabilidad del cuestionario de la versión brasileña del Centers for Disease Control and Prevention - CDC - Worksite Health ScoreCard - HSC en la realidad brasileña con tratamiento de datos por el analisis estatistico descriptivo. A partir de las respuestas fornecidas por los sujetos investigados, los hospitales poseen programas efectivos de salud y bien estar, con pecularidades que reflejan en la política y la cultura. Fue observado lacunas en la aplicación del cuestionário resultante de la existencia de políticas de prevención y tratamiento de las enfermedades crónicas no transmisibles.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The building of a Health Culture includes the implementation of health and wellness programs in the workplace. They consist of programs, policies, benefits and environmental support, in order to meet health and safety needs of employees and their families. It is essential that hospitals perform diagnoses to evaluate their actions. The study aimed to identify actions of health promotion and well-being implemented in hospitals to build a health culture according to the views of managers and committees related to the promotion of health and wellness and to assess the applicability of the Brazilian version of the Centers for Disease Control and Prevention - CDC - Worksite Health ScoreCard - HSC to the Brazilian reality. The translated questionnaire was applied to research subjects. Data were presented through descriptive statistical analysis. Based on the answers, it can be said that the hospitals have effective health and wellness programs, with peculiarities that reflect their policies and culture. There were issues regarding the applicability of the questionnaire due to the existence of public policies for the prevention and treatment of some risk factors for chronic non-communicable diseases.
  • O DESAFIO MUNICIPAL DE INSERÇÃO DA MEDICINA INTEGRATIVA NA SAÚDE PÚBLICA: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE STRATEGIZING E ORGANIZING Artigos

    Pinhal, Vanessa Alves; Borges, Jacquelaine Florindo

    Resumo em Português:

    RESUMO O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer práticas da Medicina Integrativa (MI), desde a regulamentação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, em 2006. Este artigo analisa os modos de configuração das práticas de strategizing e de organizing com a inserção da MI no sistema público de saúde, a partir dos estudos da estratégia como prática social. A pesquisa foi realizada em três unidades de atendimento, utilizando pesquisa documental, observação/caderno de campo e entrevistas. Os resultados mostram relações desequilibrada e interdependente das práticas de strategizing e organizing em um contexto de tensão relacional entre as práticas tradicionais e as práticas integrativas de saúde pública. A pesquisa contribui com o estudo sobre a mudança nas práticas organizacionais ao mostrar os praticantes fazendo uso de recursos conforme as regras, mas também criando alternativas,transformando as regras e desenvolvendo novos recursos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El Sistema Único de Salud (SUS) pasó a ofrecer prácticas de la Medicina Integradora (MI), desde la reglamentación de la Política Nacional de Prácticas Integrativas y Complementarias, en 2006. Este artículo analiza los modos de configuración de las prácticas de strategizing y de organizing com la inserción de la MI em el sistema público de salud, a partir de los estudios de la estrategia como práctica social. La investigación se realizo entres unidades de atención, utilizando investigación documental, observación/cuaderno de campo y entrevistas. Los resultados muestran relaciones desequilibradas e interdependientes entre las prácticas de strategizing y de organizing en un contexto de tensión relacional entre las prácticas tradicionales y las prácticas integradoras de salud pública. La investigación contribuye com el estudio sobre cambio em las prácticas organizacionales al mostrar a los practicantes haciendo uso de recursos conforme a las reglas, pero también creando alternativas, transformando las reglas y desarrollando nuevos recursos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Unified Health System (SUS) started to offer Integrative Medicine (IM) practices since the regulation of National Policy on Integrative and Complementary Practices, in 2006. Thisstudy analyses the modes of association between strategizing and organizing with the insertion of IM in the public health system, from the perspective of studies about strategy as practice. The research was performed in three service units, using documentary research, observation/field notes and interviews. The results show unbalanced and interdependent relations between strategizing and organizing practices in a context of relational tension between traditional practices and integrative practices in public health. The research contributes with studies about changes in organizational practices by showing practitioners making use of resources according to the rules, but also by creating alternatives, transforming rules, and developing new resources.
  • PROCESSO PARTICIPATIVO NO CONTROLE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUIZ DE FORA (MG) Artigos

    Magalhães, Fernanda Gabriela Gandra Pimenta; Xavier, Wescley Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Impulsionados pela mobilização da sociedade civil a partir década de 1980 e idealizados inicialmente pela mobilização de profissionais, em 1990 foram criados os conselhos municipais de saúde. Hoje, difundidos em todo Brasil, a existência desses confere caráter de controle social à gestão pública, permitindo ao povo participar na definição, execução e acompanhamento de políticas públicas. Nesse contexto, este estudo objetiva caracterizar o processo participativo no controle social, no âmbito do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora (CMS/JF). Metodologicamente o trabalho se caracteriza como essencialmente qualitativo, sendo utilizadas como abordagens de coleta dos dados entrevistas semiestruturadas, análise documental das atas das reuniões e observação não participante, todas analisadas à luz da Análise de Conteúdo. A partir das categorias processo de escuta e exercício do papel do conselheiro, os resultados sinalizam que os temas debatidos no conselho são amplos e diversos, sendo destacada também, a forte participação dos usuários. Não obstante esses aspectos positivos, pontos críticos foram encontrados, como tentativas de coerção, falta de debates profícuos, tempo escasso para discussões profundas e a existência de barreiras ao processo deliberativo e assimetrias discursivas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Estimulados ​​por la movilización de la sociedad civil a partir de la década de 1980 e diseñado inicialmente por la movilización de profesionales, en 1990 se crearon los consejos municipales de salud. Hoy, difundidos en todo Brasil, la existencia de esos confiere carácter de control social a la gestión pública, permitiendo al pueblo participar en la definición, ejecución y acompañamiento de políticas públicas. En este contexto, este artículo busca caracterizar el proceso participativo en el control social, en el ámbito del Consejo Municipal de Salud de Juiz de Fora (CMS / JF). Metodológicamente el trabajo se caracteriza como esencialmente cualitativo, siendo utilizadas como abordajes de recolección de los datos entrevistas semiestructuradas, análisis documental de las actas de las reuniones y observación no participante, todas analizadas a la luz del Análisis de Contenido. A partir de las categorías proceso de escucha y ejercicio del papel del consejero, los resultados señalan que los temas debatidos en el consejo son amplios y diversos, siendo destacada, también la fuerte participación de los usuarios. A pesar de estos aspectos positivos, se encontraron puntos críticos, como intentos de coerción, falta de debates profundos, tiempo escaso para discusiones profundas y la existencia de barreras al proceso deliberativo y asimetrías discursivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Stimulated by the mobilization of civil society since the 80s and first idealized by professionals, municipal health councils were created in Brazil in 1990. Present now in all over Brazil, its existence gives features of social control on the public management, allowing the citizens to participate of definition, execution and monitoring on public policies. In this context, this paper aims to characterize the participatory process in the social control of Municipal Health Council in Juiz de Fora (CMS/FJ). Methodologically this paper is essentially qualitative, in which the data were collected by semi structured interviews, documental analysis and non-participant observation. All these data had been analyzed by content analysis. Based on two categories - listening process and the role of counselor, the findings show that the debated topics in the health council are vast and diverse, as well as the participation of users is strong. Despite these positive findings, critical points have raised up, as attempts to coercion, lack of fruitful debate, scarce time for discussions in deep, existence of barriers to the deliberative process, and discursive asymmetry.
  • RELAÇÕES DE CONFIANÇA E SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO NO CONTROLE DE DOCENTES EM IES PRIVADAS Artigos

    Medeiros, Bárbara Novaes; Siqueira, Marcus Vinicius Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este estudio es analizar, bajo un enfoque crítico y reflexivo, la confianza y su instrumentalización en el discurso de gerentes como modalidad de control de docentes en Instituciones de Enseñanza Superior (IES) privadas a la luz de la ideología gerencialista en tiempos de avance neoliberal. Es una investigación exploratoria-descriptiva, con las contribuciones del análisis crítico del discurso (FAIRCLOUGH, 2016), de la ideología gerencialista y de la sociología clínica, realizada en un municipio de Minas Gerais con 12 gerentes de 3 IES privadas. Los resultados revelaron que la comunicación y expresión de la confianza en las IES es instrumentalizada en el discurso gerencial para eufemizar las relaciones de control y dominación, por medio de estrategias ideológicas como: la creación de una relación más cercana con los docentes en favor del compromiso (por medio de la gestión de afectos); la responsabilización del docente por su contratación y permanencia (por medio de la represión de la postura crítica); y la búsqueda por la identificación total de ellos con la IES (por medio de la idealización de la instituición). De este modo, hay la inserción del docente en una masa acrítica, bajo los auspicios del poder gerencialista que lo coloca como un fiel siervo de la IES y no sólo de ella, sino de una lógica que lo aprisiona afectivamente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study is to analyze, under a critical and reflexive approach, the trust and its instrumentalization in the discourse of managers as a modality of control of teachers in Private Higher Education Institutions (HEI) in the light of the managerialist ideology in times of neoliberal advancement. It is an exploratory-descriptive research, with contributions the critical analysis of discourse (FAIRCLOUGH, 2016), managerialist ideology and clinical sociology, fulfilled in a municipality of Minas Gerais with 12 managers of 3 private HEIs. The results revealed that the communication and expression of trust in HEIs is instrumental in managerial discourse to euphemize the relations of control and domination, through ideological strategies such as: creating a closer relationship with teachers in favor of engagement (through management of affections); the teacher's responsibility for their hiring and permanence (through the repression of the critical posture); and the search for their total identification with the HEI (through the idealization of the institution). Thus, there is a teaching insertion in an uncritical mass, under the auspices of the managerial power that poses as a faithful servant of HEI and not only of it, but of a logic that imprisons him affectively.
  • SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE: REVISITAR O CONCEITO E APREENDER O REAL Debate

    Ferraz, Deise

    Resumo em Português:

    RESUMO O conceito sequestro da subjetividade, desenvolvido por Faria e Meneghetti (2007), tem sido acionado para explicar fenômenos intra-organizacionais, sobretudo quando os objetos de estudo são as relações de trabalho. Muitas reflexões já resultaram desses estudos, porém, quando analisado o conceito em si observo que ele expressa a aparência do fenômeno, pois na essência trata-se da produção de uma subjetividade correspondente ao modo de produção metabólico do capital e de sua apropriação privada. Assim, o objetivo deste ensaio é discutir o conceito de "sequestro da subjetividade" e a realidade que ele se propõe explicar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El concepto secuestro de la subjetividad, desarrollado por Faria y Meneghetti (2007), ha sido accionado para explicar fenómenos intra-organizacionales, sobre todo cuando los objetos de estudio son las relaciones de trabajo. Muchas reflexiones ya resultaron de esos estudios, pero cuando analizamos el concepto en sí observamos que él expresa la apariencia del fenómeno, pues en la esencia se trata de la producción de una subjetividad correspondiente al modo de producción metabólico del capital y de su apropiación privada. De este modo, el objetivo de este ensayo es discutir el concepto "secuestro de la subjetividad" y la realidad que él se propone explicar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The concept of the kidnapping of subjectivity, developed by Faria and Meneghetti (2007), has been used to explain intra-organizational phenomena, especially when the objects of study are labor relations. Many reflections have already resulted from these studies, however, when we analyze the concept itself, we see that it expresses the appearance of the phenomenon, whereas in essence it is the production of a subjectivity corresponding to the metabolic mode of production of capital and its private appropriation. Thus, the goal of this essay is to discuss the concept of "subjectivity kidnapping" and the reality it proposes to explain.
  • A REALIDADE E SEU CONCEITO: COMENTÁRIOS SOBRE A CRÍTICA AO “SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE” Debate

    Faria, José Henrique de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo consiste em comentários sobre a crítica ao conceito de sequestro da subjetividade proposto por Deise Luiza Ferraz em “Sequestro da Subjetividade: revisitando o conceito e capturando o real”. Neste artigo, argumento a favor do conceito de controle e sequestro da subjetividade, valorizando as críticas de Ferraz, naquilo que este conceito tem de essencial. Especialmente porque entendo que o propósito dos conceitos de controle e de sequestro da subjetividade foi exatamente o de primeiramente “capturar o real” em sua dimensão imediata, que se me apresentou à observação primeira (em uma aproximação precária) em sua aparência fenomênica, para desenvolvê-lo para além de sua pseudoconcreticidade. Faço os comentários a partir de duas questões: (i) conceitos são desenvolvidos à medida que as práticas se modificam historicamente e à medida que o conhecimento sobre o objeto se aprofunda com a evolução da ciência: (ii) toda pesquisa tem como projeto a condição de esclarecer, inovar, acrescentar, surpreender, provocar e transformar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo consiste en comentarios sobre la crítica al concepto de secuestro de la subjetividad propuesto por Deise Luiza Ferraz en “Secuestro de la subjetividad: revisitando el concept y capturando lo real”. En este artículo argumento a favor del concepto de control y secuestro de la subjetividad, valorizando las críticas de Ferraz en lo que el concepto tiene de esencial. Especialmente porque entiendo que el propósito de los conceptos de control y de secuestro de la subjetividad fue exactamente el de primero “capturar lo real” en su dimensión inmediata, que se me presentó a la observación primera (en una aproximación precaria) en su apariencia fenoménica, para desarrollarlo más ala de su pseudo-concreticidad. Hago los comentarios a partir de dos cuestiones: (i) conceptos son desarrollados en la medida en que las practicas cambian históricamente y en la medida en que el conocimiento sobre el objeto se profundiza con la evolución de la ciencia; (ii) toda investigación tiene como proyecto la condición de aclarar, innovar, acrecentar, sorprender, provocar y transformar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article consists in a commentary about the critique of the concept of kidnapping of subjectivity by Deize Luiza Ferraz in "Kidnapping of subjectivity: revisiting the concept and capturing the real." In this article I argument on the defense of the concept of kidnapping and control of subjectivity just in what this concept is essential, considering the critique of Ferraz. Especially because I understand that the purpose of the concepts of control and of kidnapping of subjectivity was exactly the first "capture of the real" in its immediate dimension, which introduced me to the first observation (in a precarious approach) in its appearance, to develop it beyond its pseudoconcreticity. I do this commentary from two issues: (i) concepts are developed as the reality changes historically and as the knowledge about the object deepens with the evolution of Science: (ii) all research should contain the condition of to clarify, innovate, add, surprise, provoke and transform.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br