Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Volume: 13, Número: 38, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

  • "A Revolta dos Pingüins" e o novo pacto educacional chileno Artigos

    Zibas, Dagmar M. L.

    Resumo em Português:

    O artigo resulta de pesquisa desenvolvida no Chile, entre novembro e dezembro de 2007. Traça um amplo painel do atual debate educacional chileno, estudando algumas características da mobilização estudantil de 2006 (conhecida como "a revolta dos pingüins") e seus desdobramentos legais, políticos e institucionais, de forma a trazer subsídios para a reflexão sobre a nossa própria realidade educacional. Os procedimentos incluíram levantamento de documentos oficiais, pesquisa bibliográfica e de material publicado na mídia, bem como entrevistas com agentes do atual processo de mudança política: líder do movimento estudantil, assessora do sindicato docente, especialista do Ministério da Educação, pesquisadores das políticas educacionais, vinculados a universidades e a outros organismos, e diretores de escolas. Os resultados indicam que o atual vigor do debate chileno, rigorosamente focado no questionamento do modelo educacional vigente - considerado por muitos analistas como altamente mercantilizado e segmentado - tem características de vanguarda e de fina sintonia política com a realidade social e educacional do país, o que pode acabar por impor evidências, vencer ou convencer os resistentes, passando a orientar políticas de diminuição das desigualdades.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo resulta de una pesquisa desarrollada en Chile, entre noviembre y diciembre de 2007. Traza un amplio cuadro del actual debate educacional chileno, estudiando algunas características de la movilización estudiantil de 2006 (conocida como "la rebelión de los pingüinos") y sus despliegues legales, políticos e institucionales, de forma para traer subsidios para la reflexión sobre nuestra propia realidad educacional. Los procedimientos incluyeron levantamiento de documentos oficiales, pesquisa bibliográfica y de material publicado en los medios de comunicación, bien como entrevistas con agentes del actual proceso de cambio político: líder del movimiento estudiantil, asesora del sindicato docente, especialista del Ministerio de Educación, investigadores de las políticas educacionales, vinculados a universidades y a otros organismos, y directores de escuelas. Los resultados indican que el actual vigor del debate chileno, rigorosamente enfocado en el cuestionario del modelo educacional vigente - considerado por muchos analistas como altamente mercantilizado y segmentado - tiene características de vanguardia y de fina sintonía política con la realidad social y educacional del país, lo que puede acabar por imponer evidencias, vencer o convencer los resistentes, pasando a orientar políticas de disminución de las desigualdades.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of research carried out in Chile between November and December 2007. It sketches a broad picture of the current Chilean educational debate studying some of the characteristics of the student mobilization in 2006 (know as the "revolt of the penguins") and its legal, political and institutional consequences in order to draw out elements for a reflection upon our own educational reality. The research procedures included a survey of official documents, bibliographic research and an analysis of material published by the media, as well as interviews with agents of the current process of political change: a leader of the student movement, an adviser to the teachers' union, a specialist from the Ministry of Education, researchers of educational policy linked to universities and other organisms and school directors. The results suggest that the current strength of the Chilean debate, rigorously focused on questioning the present educational model - considered by many analysts as highly market oriented and segmented - reveals vanguard characteristics and a fine political synchrony with the social and educational reality of the country which could end by imposing evidence, overcoming or convincing the resistant and coming to orient policies for diminishing inequalities.
  • As organizações não-governamentais de desenvolvimento local e a sua prática educativa de adultos: uma análise no norte de Portugal Artigos

    Loureiro, Armando

    Resumo em Português:

    Este artigo dá conta de uma investigação realizada junto a organizações não-governamentais de desenvolvimento local com actividades de educação de adultos, no norte de Portugal. Nele problematiza-se a relação teórica que vê a educação de adultos como factor de desenvolvimento local. Os dados mostram que, no caso investigado, apesar de tais organizações realizarem acções de educação de adultos variadas e frequentes, a forma como elas estão a ser postas em prática comprometerá a relação causal antes enunciada.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de una investigación realizada junto a organizaciones no gubernamentales de desarrollo local con actividades de educación de adultos, en el norte de Portugal. En él se trata el problema de la relación teórica que ve la educación de adultos como un factor de desarrollo local. Los datos muestran que, en el caso investigado, a pesar de que tales organizaciones realicen acciones de educación de adultos variadas y frecuentes, la forma como ellas están siendo puestas en práctica comprometerá la relación causal antes enunciada.

    Resumo em Inglês:

    This article is based on an investigation carried out among non-governmental local development organizations devoted to adult education in the north of Portugal. In it, we question the theoretical relation which considers adult education as a factor of local development. The data show that in the case under study, although these organizations carry out varied and frequent activities of adult education, the way in which they are put into practice will compromise the previously enunciated causal relationship.
  • Reformas educativas, formação e subjectividades dos professores Artigos

    Ferreira, Fernando Ilídio

    Resumo em Português:

    No contexto das reformas educativas iniciadas em Portugal nos anos de 1980, a formação contínua de professores teve forte incremento, associado a financiamentos avultados da União Européia e a uma lógica de oferta e procura induzida por um enquadramento legal que estabeleceu uma ligação entre a formação e a progressão na carreira. Neste artigo, defende-se que esse incremento não teve equivalente na transformação das concepções e práticas de formação, gerando até lógicas contrárias aos princípios participativos e emancipatórios da educação de adultos. A formação desenvolveu-se predominantemente à imagem do modelo formal e académico da escolarização e com influências de políticas de racionalização das reformas educativas. Nas primeiras secções do artigo, abordam-se essas lógicas, salientando-se seus efeitos nas subjectividades dos professores. Em seguida, abordam-se concepções alternativas, considerando a formação contínua numa perspectiva de educação de adultos e pressupondo, assim, outro tipo de relação dos professores com a formação.

    Resumo em Espanhol:

    En el contexto de las reformas educativas iniciadas en Portugal en los años de 1980, la formación continua de profesores tuvo un fuerte incremento, asociado a financiamientos de gran porte de la Unión Europea y a una lógica de oferta y procura inducida por un encuadramiento legal que estableció una unión entre la formación y la progresión en la carrera. En este artículo, se defiende que ese incremento no tuvo equivalente en la transformación de las concepciones y prácticas de formación, generando lógicas hasta contrarias a los principios participativos y de emancipación de la educación de adultos. La formación se desarrolló predominantemente a la imagen del modelo formal y académico de la escolarización y con influencias de políticas de racionalización de las reformas educativas. En las primeras secciones del artículo, se abordan esas lógicas, acentuándose sus defectos en las subjetividades de los profesores. En seguida, se abordan concepciones alternativas, considerando la formación continua en una perspectiva de educación de adultos y previendo, así, otro tipo de relación de los profesores con la formación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the context of the educational reforms initiated in Portugal in the 1980s, the in-service training of teachers experienced a significant increase, associated both with strong financial backing from the European Union and a logic of supply and demand induced by a legal framework which established a link between training and career progression. This article defends the position that this increase found no equivalence in the transformation of conceptions and practices of training, and even generated an opposing logic to the participatory and emancipatory principles of adult education. Teacher training has predominantly developed as a reflection of the formal and academic model of schooling and influenced by policies of rationalization of educational reforms. In the first sections of this article, the effects of these logics on teacher subjectivities are analysed. Later, alternative conceptions of training are dealt with, considering in-service teacher training in a perspective of adult education and presupposing, in this way, a different relationship between teachers and training.
  • As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? Artigos

    Albuquerque, Eliana Borges Correia de; Morais, Artur Gomes de; Ferreira, Andréa Tereza Brito

    Resumo em Português:

    Este trabalho buscou analisar como as práticas de alfabetização se têm caracterizado atualmente, tomando como eixo de investigação a "fabricação" do cotidiano escolar por professoras do 1º ano do primeiro ciclo da prefeitura da cidade do Recife. No campo teórico, apoiamo-nos em dois modelos distintos que analisam a dinâmica da construção/produção dos saberes escolares: o da transposição didática e o da construção dos saberes da ação. Para registrar como as professoras estavam transpondo as "mudanças didáticas" relacionadas à alfabetização para suas práticas de ensino e como "fabricavam" suas práticas pedagógicas cotidianas, utilizamos a observação de aulas como procedimento metodológico. As práticas das professoras quanto ao ensino do sistema de escrita alfabético foram classificadas em dois tipos: sistemática e assistemática. Os dados analisados reforçam nosso entendimento de que é na dinâmica da sala de aula que as professoras recriam as orientações oficiais e acadêmicas.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo buscó analizar como las prácticas de alfabetización se han caracterizado actualmente, tomando como eje de investigación la "fabricación" del cotidiano escolar por profesoras del 1º año del primer ciclo de la alcaldía de la ciudad de Recife. En el campo teórico, nos apoyamos en dos modelos diferentes que analizan la dinámica de la construcción/producción del saber escolar: el de la transposición didáctica y el de la construcción del saber de la acción. Para registrar como las profesoras estaban transponiendo las "transformaciones didácticas" relacionadas a la alfabetización para sus prácticas de enseñanza y como "fabricaban" sus prácticas pedagógicas cotidianas, utilizamos la observación de las clases como procedimiento metodológico. Las prácticas de las profesoras en cuanto a la enseñanza del sistema de la escritura alfabética fueron clasificadas en dos tipos: sistemática y asistemática. Los datos analizados refuerzan nuestro entendimiento de que es en la dinámica de la sala de clase que las profesoras recrean las orientaciones oficiales y académicas.

    Resumo em Inglês:

    The present study sought to analyse the current traits of literacy practice performed by first grade teachers in public schools in Recife, Brazil. With regard to theoretical considerations, we were inspired by two different models which analyse the dynamics of the production/construction of school knowledge: studies on didactic transposition and those on the construction of the knowledge of action. In order to register how teachers were transposing "didactic changes" related to literacy into their teaching practice and to understand how they "fabricated" their everyday teaching practices, we employed classroom observation techniques. Practices related to teaching the alphabetic writing system were classified in two types: systematic and non-systematic. Our data support the interpretation that it is in classroom dynamics that teachers recreate official and academic prescriptions.
  • Historiografia e significação histórica em Fernando de Azevedo Artigos

    Rocha, Marlos Bessa Mendes da

    Resumo em Português:

    Buscou-se investigar as razões históricas relativas aos eventos e aos conceitos que levaram Fernando de Azevedo, em sua obra A cultura brasileira, a posicionar-se em defesa das reformas educacionais implementadas pelo Estado Novo, em grande medida em contraposição a formulações defendidas na primeira metade dos anos de 1930, especialmente no Manifesto dos Pioneiros. Num segundo momento, procurou-se entender o porquê do paradoxo entre esses dois momentos. O método, inicialmente, foi desenvolver um exercício de hermenêutica sobre a textualidade do autor naquela obra, querendo compreender o que o leva a um entusiasmo com aquelas reformas que, aos olhos de hoje, nos parece despropositado. Para estabelecer o confronto entre pontos de vista do próprio autor, trabalhou-se sobre três aspectos: 1) o papel da União nos sistemas de ensino; 2) a questão da nacionalização da educação; 3) a visão de ensino profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Buscamos investigar las razones históricas en relación a los acontecimientos y a los conceptos que llevaron a Fernando de Azevedo, en su obra A cultura brasileira, a posicionarse en defensa de las reformas educacionales implementadas por el Estado Nuevo, en grande medida en contraposición a formulaciones defendidas en la primera mitad de los años de 1930, especialmente en el Manifiesto dos Pioneros. En un segundo momento, quisimos entender el porqué de la paradoja entre esos dos momentos. El método, inicialmente, fue desarrollar un ejercicio de hermenéutica sobre la composición del autor en aquella obra, queriendo comprender lo que lo lleva a un entusiasmo con aquellas reformas que, hoy a nuestros ojos, nos parece despropositado. Para establecer un confronto entre los puntos de vista del propio autor, trabajamos sobre tres aspectos: el papel de la Unión en los sistemas de enseñanza; la cuestión de la nacionalización de la educación; y la visión de la enseñanza profesional.

    Resumo em Inglês:

    We seek to investigate the historical reasons, related to events and concepts, which made Fernando de Azevedo, in his work A cultura brasileira, defend strongly the educational reforms implemented by the New State Regime, largely contradicting those views held in the first half of 1930´s, particularly in "Manifesto dos Pioneiros" (The Pioneers' Manifesto). Secondly, our purpose is to understand this paradox. The method initially involves an exercise of hermeneutics on the author's textuality in the work in question, seeking to understand what raised his enthusiasm for such reforms, which, from today's viewpoint, seem unreasonable. In order to compare the author's points of view, we focus on three aspects: 1) the role played by the State in the educational systems; 2) the issue of the nationalization of education; 3) the views on professional education.
  • Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no Brasil Artigos

    Ferreira, Márcia Santos

    Resumo em Português:

    O Centro Brasileiro e os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais foram criados na estrutura do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) em 1955, com o propósito principal de incentivar o desenvolvimento de pesquisas em ciências sociais sobre questões relacionadas à educação brasileira. Esses centros promoveram a realização de pesquisas no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. Pelas pesquisas desenvolvidas, sobretudo entre os anos de 1956 e 1961, os centros do INEP obtiveram a colaboração de um diversificado grupo de cientistas sociais que sugeriram interpretações, algumas vezes inovadoras, sobre as relações entre a educação escolarizada e as mudanças sociais que se processavam, em diferentes ritmos, nas diversas regiões brasileiras naquele momento histórico.

    Resumo em Espanhol:

    El Centro Brasileño y los Centros Regionales de Investigaciones Educacionales fueron creados en la estructura del Instituto Nacional de Estudios Pedagógicos (INEP) en 1955, con el objetivo principal de estimular el desarrollo de investigaciones en ciencias sociales sobre cuestiones relacionadas a la educación brasileña. Actuando en variadas regiones del país, los centros promovieron la realización de investigaciones en el Distrito Federal y en los estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia y Rio Grande do Sul. Por medio de las actividades de investigación desarrolladas, principalmente entre los años de 1956 y 1961, los centros del INEP obtuvieron la colaboración de un diversificado grupo de investigadores sociales que sugirieron interpretaciones - algunas veces innovadoras - sobre las relaciones entre la educación escolarizada y los cambios sociales que se procesaban en diferentes ritmos, en las diversas regiones brasileñas, en aquel momento histórico.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian Centre and the Regional Centres for Educational Research were created within the structure of the National Institute for Pedagogical Studies (INEP) in 1955. The main objective of these centres was to promote the development of social science research on questions related to Brazilian education. These centres encouraged the development of research in the Federal District and in the states of São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia and Rio Grande do Sul. In order to develop the research projects, above all in the period 1956-1961, the INEP centres obtained the collaboration of a diversified group of social scientists who suggested interpretations, at times innovative, of the relations between schooling and social change in course at that time, at different speeds, in different regions of the country.
  • As aparências não enganam: as representações sociais de qualidade suscitadas pelos prédios escolares Artigos

    Sales, Luís Carlos; Passos, Guiomar de Oliveira

    Resumo em Português:

    Neste trabalho são investigadas as representações sociais presentes nas apreciações de escolas feitas por pais entrevistados por Sales (2000) em pesquisa sobre "o valor simbólico do prédio escolar". Objetiva-se identificar elementos para um conceito de ensino de qualidade, buscando o que está subjacente a essas apreciações. O material explorado consiste num corpus formado por depoimentos de pais de estudantes do ensino fundamental e médio de Teresina (PI) e Natal (RN), destacando os critérios de julgamento envolvidos na classificação das escolas, ou seja, os princípios norteadores da ação. Os depoimentos mostraram que ensino de qualidade envolve instalações físicas, disciplina rigorosa, ensino exigente e avançado; seletividade e professores qualificados e bem remunerados, sendo parte do sistema simbólico que tem por função transfigurar e dissimular relações reais que estão em estreita ligação com o sistema social de que fazem parte.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo son investigadas las representaciones sociales presentes en las apreciaciones de escuelas hechas por padres entrevistados por Sales (2000) en pesquisa sobre "el valor simbólico del edificio escolar". Tiene como objetivo identificar elementos para un concepto de enseñanza de calidad, buscando lo que está subyacente en esas apreciaciones. El material averiguado consiste en un corpus formado por declaraciones de padres de estudiantes de enseñanza primaria y secundaria de Teresina (PI) y Natal (RN), destacando los criterios del juicio involucrados en la clasificación de las escuelas, o sea, los principios indicadores de la acción. Las declaraciones mostraron que la enseñanza de calidad envuelve instalaciones físicas, disciplina rigurosa, Enseñanza exigente y avanzada; selección y profesores calificados y bien pagos, siendo parte del sistema simbólico que tiene por función transfigurar y encubrir relaciones reales que están en estrecha relación con el sistema social del que forman parte.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the social representations present in the appreciation of schools by parents who were interviewed by Sales (2000) during a research on "the symbolic value of the school building". The aim of this work is to identify elements which contribute to build the concept of quality teaching, searching for what is subjacent to these appreciations. The material explored consists of a corpus made up by statements of parents with children at primary and secondary school in Teresina, the state capital of Piauí and Natal, capital of Rio Grande do Norte, highlighting the judgment criteria involved in the classification of schools, that is, the guiding principles of action. The statements showed that quality teaching involves the physical features of the building, severe discipline, strict and advanced teaching; selectivity and well paid and qualified teachers, all of them being part of the symbolic system whose function is to transfigure and dissemble real relationships that are linked to the social system of which they are part.
  • Aulas compartilhadas na formação de licenciandos em matemática Artigos

    Soares, Eduardo Sarquis; Goulart, Maria Inês Mafra

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve e analisa uma experiência inserida no processo de formação de alunos de licenciatura. São sujeitos da pesquisa quatro licenciandos de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor de prática de ensino de matemática da mesma universidade, a professora e os alunos de uma turma da sétima série do ensino fundamental. Os licenciandos planejaram duas aulas de geometria e compartilharam a posição de professor com os demais professores. O compartilhamento das aulas seguiu uma proposta teórico-metodológica, coteaching, difundida na literatura acadêmica. As aulas foram filmadas e um episódio foi selecionado para análises posteriores. Em três sessões separadas, as análises incluíram todos os sujeitos participantes. Os resultados obtidos destacam a importância de aprendizagens que só ocorrem na atuação prática e sugere a utilização da metodologia de maneira mais ampla na formação de professores.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo describe y analiza una experiencia incluida en el proceso de formación de alumnos de licenciatura. Son sujetos de la pesquisa cuatro licenciados de matemáticas de la Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), el profesor de práctica de enseñanza de matemáticas de la misma universidad, la profesora y los alumnos de una clase del octavo año de la enseñanza primaria. Los licenciados planearon dos clases de geometría y compartieron la posición de profesor con los demás profesores. Después de compartir las clases siguió una propuesta teórica metodológica, coteaching, difundida en la literatura académica. Las clases fueron filmadas y un episodio fue seleccionado para análisis posteriores. En tres sesiones separadas, los análisis incluyeron todos los sujetos participantes. Los resultados obtenidos destacan la importancia de aprendizajes que sólo ocurren en la actuación práctica y sugiere la utilización de la metodología de manera más amplia en la formación de profesores.

    Resumo em Inglês:

    This article describes and analyses an experience which was part of a student teacher training course involving four mathematics students from the Federal University of Minas Gerais (UFMG), the lecturer of the practice of teaching in mathematics and a teacher and students from the seventh grade of elementary education. The student teachers planned two geometry classes and shared their position as teachers with other teachers. The practice of shared classes follows a theoretical methodological approach known in the academic literature as "co-teaching". The classes were videotaped and one episode was selected for detailed analysis. Analysis took place in three sessions, with the participation of all the students and teachers. The results show the importance of learning from practice and suggest that co-teaching is a fertile way to improve teachers' practice.
  • Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso Artigos

    Buzato, Marcelo El Khouri

    Resumo em Português:

    Versão resumida de um estudo de caso exploratório realizado em um telecentro na periferia da cidade de Guarulhos. Toma pressupostos da sociologia do quotidiano, de Michel de Certeau, para investigar os caminhos da inclusão digital concebida como um processo de apropriação e enunciação das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Descreve as diferentes formas dessa apropriação, incluindo os conflitos nelas imbricados, a partir do estudo dos letramentos digitais ali reinantes. Conclui que certas apropriações são, ao mesmo tempo, viabilizadas por letramentos oriundos de outros contextos, especialmente da escola, e potencialmente viabilizadoras de outras experiências ante as TIC que não a da passividade ou da responsividade. Problematiza as relações entre escola e telecentro enquanto agentes de inclusão digital e sugere questões relativas a essa relação como temas de futuros estudos.

    Resumo em Espanhol:

    Versión resumida de un estudio de caso exploratorio realizado en un telecentro en la periferia de la ciudad de Guarulhos. Toma presuposiciones de la sociología del cotidiano, de Michel de Certeau, para investigar los caminos de la inclusión digital concebida como un proceso de apropiación y enunciación de las nuevas tecnologías de la información y de la comunicación (TIC). Describe las diferentes formas de esa apropiación, incluyendo los conflictos en ellas imbricados, a partir del estudio de los letramientos digitales allí reinantes. Concluí que ciertas apropiaciones son, al mismo tiempo, viabilizadas por letramientos oriundos de otros contextos, especialmente de la escuela, y potencialmente viabilizadotas de otras experiencias frente a las TIC que no a de la pasividad o de la responsividade. Surgen problemas en las relaciones entre escuela y telecentro en cuanto agentes de inclusión digital y sugiere cuestiones relativas a esa relación como temas de futuros estudios.

    Resumo em Inglês:

    This is an abbreviated version of an exploratory case study conducted in a tele-centre on the outskirts of Guarulhos. Assumptions from Michel de Certeau's sociology of everyday life are used in the investigation of the ways of digital inclusion conceived as a process of appropriation and enunciation of the new information and communication technologies (ICTs). Different forms of such appropriation, including conflicts embedded in them, are described based on the digital literacies found in the context. The study concludes that certain appropriations are, at the same time, enabled by literacies brought from other contexts, specially the school, and potentially enable other experiences confronted by ICTs that go beyond passiveness or responsiveness. The relations between school and tele-centre, both seen as agents of digital inclusion, are problematised, and research questions pertaining to such relations are suggested for future studies.
  • Cinema e educação: da criança que nos convoca à imagem que nos afronta Artigos

    Marcello, Fabiana de Amorim

    Resumo em Português:

    Neste artigo, desenvolvo o conceito de criança a partir de uma perspectiva que privilegia analisar, em imagens fílmicas, não uma vontade de verdade sobre a criança, mas uma vontade de potência afirmativa da criança. Num primeiro momento, apresento a distinção entre vontade de verdade (de saber) sobre a criança e vontade de potência afirmativa da criança. Em seguida, baseada em autores como Foucault, Badiou e Xavier, trago algumas discussões de cunho metodológico sobre o conceito de imagem, relacionando-as com o meio cinematográfico. Apóio-me em leituras que abordam tal conceito como integralmente afastado de noções de representação e de perspectivas que procedem como se a imagem pudesse dar conta, apreender em si um "real" que lhe é exterior. Por fim, discuto brevemente alguns filmes e a forma como eles nos lançam ao universo da criança-potência e à dispersão da imagem: ao universo da criação, do novo e do imprevisível.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, desarrollo el concepto del niño a partir de una perspectiva que privilegia analizar, en imágenes filmadas, no una voluntad de verdad a respecto del niño, mas una voluntad de potencia afirmativa del niño. En un primer momento, presento la diferencia entre voluntad de verdad (de saber) sobre el niño y voluntad de potencia afirmativa del niño. Enseguida, fundamentada en autores como Foucault, Badiou y Xavier, traigo algunas discusiones de carácter metodológico sobre el concepto de imagen relacionándolas con el medio cinematográfico. Me apoyo en lecturas que abordan tal concepto como integralmente apartado de nociones de representación y de perspectivas que proceden como si la imagen pudiera dar cuenta, aprender en sí un "real" que le es exterior. Por fin, discuto brevemente algunos filmes y la forma como ellos nos lanzan al universo del niño potencia y a la dispersión de la imagen: al universo de la creación, de lo nuevo y de lo imprevisible.

    Resumo em Inglês:

    In this article, I develop the concept of the child by analysing, by means of film images, not a wishful truth about the child, but rather the child's desire for affirmative power. First, I present the distinction between wishful truth (for knowledge) about the child and the child's desire for affirmative power. Then, based on authors such as Foucault, Badiou and Xavier, I present some methodological conclusions about the concept of image, relating them to the world of cinema. My arguments are based on texts that deal with this concept as something completely distanced from notions of representation and perspectives that function as if the image were able to capture in itself a "something real" that is external to itself. Finally, I briefly discuss some films and the way in which they pitch us into the universe of child-power and the dispersion of the image: from the universe of creation, the new and the unpredictable.
  • Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Artigos

    Silva, Obdália Santana Ferraz

    Resumo em Português:

    Esse estudo tem como finalidade discutir sobre o plágio no contexto acadêmico, enquanto ato que se vem afirmando significativamente a partir dos hipertextos digitais, e considerando que, à medida que textos de todos os tipos, referentes às várias áreas do conhecimento, circulam velozmente pela rede, se vão ampliando entre os graduandos as facilidades de fazer cópias, em detrimento da construção da autoria. Na intenção de contribuir com essa discussão, objetivou-se refletir sobre a necessidade de abrir espaços objetivos e subjetivos na universidade - lugar de produção da linguagem - para que, na dialética entre o coletivo e o individual, a construção da autoria se efetive. E que, nesse sentido, as práticas de leitura e escrita, no contexto da sociedade digital, possam ser vivenciadas na perspectiva de incentivo à produção intelectual, bem como na intenção de proporcionar ao graduando - professor em formação - a autonomia para escrever e inscrever-se como autor, no seu percurso labiríntico pelas malhas da rede digital, entendendo que é o ato de escrever que faz o autor.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como finalidad discutir sobre el plagio en el contexto académico, entretanto, hecho que viene afirmándose significativamente a partir de los hipertextos digitales, y considerando que, a medida que textos de todos los tipos, se refieren a las varias áreas del conocimiento, circulan velozmente por la red, se van ampliando entre los graduados las facilidades de hacerse copias, en detrimento de la construcción de la autoría. En la intención de contribuir con esa discusión, se pretende pensar sobre la necesidad de abrir espacios objetivos y subjetivos en la universidad - lugar de producción del lenguaje - para que, en la dialéctica entre el colectivo y lo individual, la construcción de la autoría se concretice. Y que, en este sentido, las prácticas de la lectura y de la escrita, en el contexto de la sociedad digital, puedan ser experimentadas en la perspectiva de incentivo a la producción intelectual, bien como en la intención de proporcionar al graduado profesor en formación - la autonomía para escribir e inscribirse como autor, en su trayecto laberíntico por las mallas de la red digital, entendiendo que es el acto de escribir el que hace al autor.

    Resumo em Inglês:

    This study seeks to discuss plagiarism in the academic context as an act that has increased significantly due to free access to digital hypertexts. Considering that there are texts from diverse fields of knowledge circulating on the internet, undergraduate students find it easier to copy than to construct their own authorship. In order to contribute to this discussion, this study intends to reflect on the need to open objective and subjective spaces in the University - the place for the production of language - in order to make construction of authorship effective in the dialectic between the individual and the collective. In this sense, reading and writing practices should be experienced as the motivation for intellectual production, with the intention of providing the student, as a future teacher, with the autonomy needed to write and to establish him or herself as author, as he or she navigates the digital network.
  • Entrevista Maria Célia Marcondes de Moraes Entrevista

    Bianchetti, Lucídio; Machado, Ana Maria Netto
  • Áreas e subáreas do conhecimento, vínculos epistemológicos: o GT de Educação Matemática da ANPEd Espaço Aberto

    Miguel, Antonio

    Resumo em Português:

    Neste artigo temos como propósito discutir a questão da compartimentalização do conhecimento, considerando-a tanto em sua dimensão epistemológica mais ampla quanto no modo como ela se apresenta hoje à comunidade de prática acadêmico-científica da ANPEd. Nessa segunda dimensão, damos destaque ao caso particular da situação do Grupo de Trabalho de Educação Matemática relativamente aos demais grupos de trabalho já institucionalizados pela ANPEd no âmbito da pesquisa brasileira na área de educação.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, es nuestro propósito discutir la cuestión de la compartimentalización del conocimiento, considerándola tanto en su dimensión epistemológica más amplia en cuanto al modo como ella se presenta hoy a la comunidad de práctica académico científica de ANPEd. En esta segunda dimensión, destacamos el caso particular de la situación del grupo de Educación Matemáticas relativamente a los demás grupos de trabajo ya institucionalizados por ANPEd en el ámbito de la pesquisa brasileña en el área de educación.

    Resumo em Inglês:

    In this article, our purpose is to discuss the question of knowledge compartmentalization considering it both in its wider epistemological dimension as in the way it presents itself, nowadays, to the ANPEd community of academic-scientific practice. In that more restricted aspect, we stress, particularly, the situation of the mathematics education working group in relation to the other working groups already institutionalized by ANPEd in the field of Brazilian educational research.
  • A pedagogia social e as racionalidades do campo socioeducativo Resenhas

    Zucchetti, Dinora Tereza
  • Adolescência - violência: desperdícios de vidas Resenhas

    Guralh, Soeli Andrea; Migliorini, Silvia Regina Ott
  • Pesquisa em história da educação no Brasil Resenhas

    Martins, Laudeci
  • Pedagogia libertária: anarquistas, anarquismos e educação Resenhas

    Barchi, Rodrigo
  • Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira Resenhas

    Vianna, Cláudia; Neves, Paulo Rogério
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br