Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Volume: 13, Número: 39, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

  • Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior "emerge" terciária Artigos

    Barreto, Raquel Goulart; Leher, Roberto

    Resumo em Português:

    O artigo discute as mudanças na educação superior produzidas pela recontextualização do discurso do Banco Mundial no Brasil, considerando os modos pelos quais as condicionalidades estabelecidas têm sido convertidas em práticas políticas. Está estruturado em duas partes. A primeira, centrada na materialidade do discurso, analisa as publicações que o banco identifica como chave para a educação superior, a partir das marcas constitutivas do "discurso das emergências". A segunda parte aborda a materialidade do novo imperialismo, explicita as contradições que o sustentam e focaliza as condições de produção do deslocamento do modelo universitário para o terciário.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo discute los cambios en la educación superior producidos por la recontextualización del discurso del Banco Mundial en Brasil, considerando los modos por los cuales las condiciones establecidas han sido convertidas en prácticas políticas. Está estructurado en dos partes. La primera, centrada en la materialidad del discurso, analiza las publicaciones que el banco identifica como clave para la educación superior, a partir de las marcas designadas del "discurso de las emergencias". La segunda parte aborda la materialidad del nuevo imperialismo, explícita las contradicciones que lo sustentan y enfoca las condiciones de producción del dislocamiento del modelo universitario para el terciario.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses changes in higher education produced by the recontextualization of the World Bank's discourse in Brazil, considering the ways in which "governance-related conditionalities" have been converted into political practices. It consists of two parts. The first one, centred on discourse as a material form of ideology, analyzes the "key publications" related to higher education, based on the features of what can be called a "discourse of emergences". The second part approaches the material dimension of the new imperialism, elicits its fundamental contradictions and focuses the conditions of production of shifting from the university-based model to the tertiary one.
  • O aperfeiçamento docente no Chile (1990-2007): estado versus mercado? Artículos

    Donoso Díaz, Sebastián

    Resumo em Português:

    A formação continuada dos docentes no Chile é uma área não regulada pelo Estado. Apesar de sua importância estratégica, reconhecida por todos os atores sociais políticos e institucionais, carece de uma política que ordene e estabeleça um marco regulatório para sua atuação. Esse fato é relevante pela deterioração da educação chilena e porque a reforma dos anos de 1990 parece não haver superado questões-chave nesse sentido; e também porque em suas raízes se encontram a reforma educativa de 1981, que alterou não somente aspectos básicos do sistema escolar, mas também a formação dos professores, cujas conseqüências estão sendo vislumbradas na atualidade. A crise é profunda e debate sobre seu futuro implica contrapor o Estado ao mercado, questão não considerada em alguns debates, mas parece que não há outra opcão senão enfrentá-la na atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    La formación continua de los docentes en Chile es un área desregulada del Estado, la cual pese a su importancia estratégica, reconocida por todos los actores sociales políticos e institucionales, ha carecido de una política que ordene y provea un marco regulatorio para su actuar. Este fenómeno es de relevancia por el deterioro general de la educación y porque la reforma de los años de 1990 parece no haber superado cuestiones claves en este sentido; y también porque en sus raíces se encuentran la reforma educativa del año de 1981, que cambió no solamente aspectos básicos del sistema escolar, sino también la formación de los maestros, cuyas consecuencias se están vislumbrando en la actualidad. La crisis es profunda y su debate sobre el futuro implica contraponer el Estado al mercado, cuestión que se evade en algunos debates, pero pareciera que ya no hay otra opción que enfrentarla.

    Resumo em Inglês:

    The in-service training of teachers in Chile is a deregulated area of the State, which in spite of its strategic importance, recognized by all social, political and institutional actors, has lacked a policy that orders and provides a regulatory framework in which to act. This phenomenon in Chile is of significant relevance for the general deterioration of education and because the reforms of the 1990's seem not to have solved key questions in this field. Secondly, because its roots are also to be found in the education reform of 1981, which changed not only basic aspects of the school system, but also the training of teachers, whose consequences are now being faced The crisis is deep and the debate on the future implies setting the State in opposition to the market, a question that is avoided in some debates, but for which apparently there is no other option except to face it.
  • Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal Artigos

    Costa, Marcio da

    Resumo em Português:

    Este trabalho explora diferenças entre escolas públicas integrantes da mesma rede de ensino. É parte de um projeto de investigação que busca compreender os elementos que conferem diferenciação a estabelecimentos de ensino que, submetidos à mesma autoridade e às mesmas regras, integrando os mesmos sistemas e dispondo de recursos equivalentes, apresentam considerável disparidade em muitos aspectos e gozam de reputações claramente opostas. Nosso esforço, ancorado em literatura de pesquisa voltada à diferenciação do efeito das escolas (school matters, school effects) e à efetividade escolar (school effectiveness), compõe-se do estudo de caso em seis escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, organizadas em pares, em três diferentes regiões geográficas - e socioeconômicas. Cada par foi escolhido procurando contemplar escolas que usufruem prestígio claramente oposto, localizadas em áreas próximas, podendo atender a populações assemelhadas. Os resultados revelam um complexo sistema de hierarquias socioeconômicas, culturais e educacionais entrelaçadas.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo investiga diferencias entre las escuelas públicas integrantes del mismo sistema de enseñanza. Integra un proyecto investigador que busca hallar los elementos que otorgan diferencias entre los establecimientos de enseñanza que, sujetos a la misma autoridad y a las mismas reglas, integrando los mismos sistemas y disponiendo de recursos equivalentes, presentan diferencias considerables en muchos aspectos y gozan de reputaciones claramente opuestas. Nuestro esfuerzo, amparado en literatura de pesquisa direccionado a la diferencia del resultado de las escuelas (school matters, school effects) y a la efectividad escolar (school effectiveness), se compone del estudio en seis escuelas municipales de la ciudad de Río de Janeiro, organizadas en pares, en tres diferentes regiones geográficas - y socioeconómicas . Cada par fue escogido procurando contemplar escuelas que usufructen de un prestigio claramente opuesto, localizadas en áreas próximas, pudiendo atender a poblaciones semejantes. Los resultados revelan un complejo sistema de jerarquías socioeconómicas, culturales y educacionales entrelazadas.

    Resumo em Inglês:

    This paper explores the differences between public schools which are part of the same educational system. It is part of a research project that seeks to understand the elements which differentiate the quality of educational institutions which, when submitted to the same authority and to the same rules, and integrating the same system and having equivalent resources, present considerable disparity in many aspects and clearly have opposing reputations. Our endeavour, based on research literature directed at the differentiation between schools ("school matters" or "school effects") and school effectiveness, is composed of a case study in six municipal schools of the city of Rio de Janeiro, organized in pairs, in three different geographical and socioeconomic regions of the city. Each pair was chosen in the attempt to contemplate schools that clearly posses opposing prestige, located in neighbouring areas, with the capacity to attend similar kinds of people. The results show a complex socioeconomic and cultural differentiation that closely intertwines social and educational hierarchies.
  • Rebeldia e democracia na escola Artigos

    Fleuri, Reinaldo Matias

    Resumo em Português:

    O pensamento de Michel Foucault ajuda-nos a compreender os dispositivos de poder disciplinar vigentes na organização escolar que promovem a sujeição dos indivíduos. Ajuda-nos também a entender os processos de resistência expressos por vezes em ações de rebeldia individual ou coletiva. O artigo busca entender - pela óptica da complexidade (Gregory Bateson) e na perspectiva pedagógica de Paulo Freire e de Céléstin Freinet - como trabalhar com as manifestações de rebeldia, na direção de uma prática educativa emancipatória, dialógica e democrática. As práticas de transgressão podem constituir as bases para processos educativos que superem as relações de saber-poder disciplinar, na medida em que forem assumidas coletivamente (consolidando relações de reciprocidade e solidariedade) e ativamente (cultivando a diversidade de iniciativas e interações). Para isso, é preciso desvencilhá-la do caráter de delinqüência que lhe é impingido pelo sistema examinatório de vigilância e sanção.

    Resumo em Espanhol:

    El pensamiento de Michel Foucault nos ayuda a comprender los dispositivos de poder diciplinar vigentes en la organización escolar, que promueven el sometimiento de los individuos.Nos ayuda también a entender los procesos de resistencia expresos por veces en acciones de rebeldía individual o colectiva. El artículoa busca entender - en la óptica de la complejidad (Gregory Bateson) y en la perspectiva pedagógica de Paulo Freire y de Céléstin Freinet - como trabajar con las manifestaciones de rebeldía, en la dirección de una práctica educativa emancipadora, dialógica y democrática. Las prácticas de transgresión pueden constituír las bases para procesos educativos que superen las relaciones de saber-poder diciplinar, en la medida en que sean asumidas colectivamente (consolidando relaciones de reciprocidad y solidariedad) y ativamente (cultivando la diversidad de iniciativas e interaciones). Para eso, es preciso desvencijarla del carácter de delincuencia que le es impuesto por el sistema examinador de vigilancia y sanción.

    Resumo em Inglês:

    Michel Foucault's thinking helps us to understand the disciplinary power apparatus in the school system, which promotes the subjection of the individual. It also helps us to understand the processes of resistance, sometimes expressed in individual or collective acts of rebellion. This article seeks to understand - from the perspective of complexity (Gregory Bateson) and from Paulo Freire's and Céléstin Freinet's pedagogic perspective - how to work with manifestations of resistance aiming at an emancipating, dialogic and democratic educational practice. The practice of transgression may constitute the bases for educational processes that can overcome the disciplinary knowledge-power relationships, as they are collectively (consolidating relations of reciprocity and solidarity) and actively assumed (cultivating the diversity of initiatives and interactions). For this, it is necessary to disentangle it from the label of delinquency which is forced upon it by the examination system aimed at surveillance and punishment.
  • A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico Artigos

    Felgueiras, Margarida Louro

    Resumo em Português:

    Na historiografia da história da educação, vários autores têm salientado a posição "entre-dois" que a disciplina ocupa (Nóvoa, 1994, p. 21; Depaepe, 1993, p. 31). Disciplina histórica, elemento estruturante da incipiente ciência da educação, só se desenvolveu historicamente no campo institucional da formação de professores, a que ficou vinculada. A partir dessa situação, propomo-nos analisar a questão de forma semi-retrospectiva, evocando recordações da experiência pessoal. A partir delas, caminhamos na interrogação ao passado, tomando Portugal por campo de observação, ao mesmo tempo em que lançamos um olhar sobre a situação da história da educação em outros países europeus. Pretendemos problematizar o lugar da história da educação no sistema de ensino, compreender como se sedimentou a história da educação na área da formação dos docentes e que papel aí representou. Da sistematização de algumas questões em torno dessa problemática pretendemos discutir o carácter híbrido da história da educação, com as dificuldades e oportunidades daí decorrentes.

    Resumo em Espanhol:

    En la historiografía de la historia de la educación, varios autores han resaltado la posición "entre dos" que la diciplina ocupa (Nóvoa, 1994, p. 21; Depaepe, 1993, p. 31). Diciplina histórica, elemento estructural de la incipiente ciencia de la educación, sólo se desarrolla históricamente en el campo institucional de la formación de profesores, a la que quedó vinculada. A partir de esa situación nos proponemos analizar la cuestión de forma semi retrospectiva, evocando recordaciones de la experiencia personal. A partir de ellas, caminamos en la interrogación al pasado, tomando Portugal por campo de observación, al mismo tiempo que lanzamos una ojeada sobre la situación de la historia de la educación en otros países europeos. Pretendemos problematizar el lugar de la historia de la educación en el sistema de enseñanza, comprender como se sedimentó la historia de la educación en el área de la formación de los docentes y que papel ahí representó. De la sistematización de algunas cuestiones en vuelta de esa problemática, pretendemos discutir el carácter híbrido de la historia de la educación, con las dificultades y oportunidades de ahí transcurridas.

    Resumo em Inglês:

    In the historiography of the history of education, different authors have emphasized the "in-between" position which the discipline occupies (Nóvoa, 1994, p. 21; Depaepe, 1993, p. 31). The discipline, a structuring element in the incipient science of education, developed historically only in the institutional field of the training of teachers, to which it became linked. Based on this situation, we propose to analyze the question in a semi-retrospective manner, evoking memories of personal experience. Based on these, we shall interrogate the past, taking Portugal as our field of observation whilst at the same time taking a look at the situation of the history of education in other European countries. We intend to problematize the place of the history of education in the field of teacher training and the role which it represents there. Starting with a systematization of some questions related to this theme, we intend to discuss the hybrid nature of the history of education, with the difficulties and opportunities inherent in it.
  • Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial Artigos

    Veiga, Cynthia Greive

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta dados finais de pesquisa sobre a escolarização de crianças pobres, negras e mestiças no Brasil, especificamente na província de Minas Gerais, durante a vigência da Monarquia constitucional (1824-1889). Para seu desenvolvimento, foram investigados diferentes documentos da instrução pública; a principal tese é demonstrar o caráter popular da escola do Império e discutir que o seu fracasso na função de instruir e civilizar pobres, negros e mestiços pode estar exatamente relacionada à desqualificação da condição de educabilidade da clientela à qual se destinava a escola pública do século XIX. Destaca ainda a importância da temática para ampliação dos debates sobre a história da escola no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta datos finales de estudios sobre la escolarización de niños pobres, negros y mestizos en Brasil, específicamente en la provincia de Minas Gerais durante la vigencia de la Monarquía constitucional (1824-1889). Para su desarrollo fueron investigados diferentes documentos de la instrucción pública y la principal tesis es demostrar el carácter popular de la escuela del Imperio y discutir sobre como su fracaso en la función de instruir y civilizar pobres, negros y mestizos puede estar exactamente relacionada con la descalificación de la condición de educabilidad de la clientela a la cual se destinaba la escuela pública del siglo XIX. Destaca también la importancia de la temática para la ampliación de los debates sobre la historia de la escuela en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the final research data on the schooling of poor, negro and mixed-race children in Brazil, particularly in the province of Minas Gerais during the constitutionalist Monarchy (1824-1889). The main objective of this dissertation which analysed diverse documents on public education is to demonstrate the popular character of the school in the Empire and argument that its failure in the function of educating and civilizing poor, negro and mixed-race children is exactly in the characterization of the clientele at whom the public school was aimed in the XIX century as non-educable. The importance of the theme for deepening the debate on the history of the school in Brazil is also highlighted.
  • Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação Artigos

    Domingues, Petrônio

    Resumo em Português:

    O artigo examina como a Frente Negra Brasileira (1931-1937) - considerada a maior e mais importante organização negra que se projetou no cenário nacional após a abolição da escravatura - discutiu, problematizou e tratou a questão da educação. Verifica-se como as lideranças dessa organização tinham uma visão crítica em relação à falta de políticas públicas voltadas à população negra e concebiam a educação como uma ferramenta estratégica para a inserção desse segmento populacional à sociedade. Além da integração social, a educação possibilitaria a eliminação dos preconceitos e, em última instância, garantiria as condições para o exercício da cidadania plena.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo examina como la Frente Negra Brasileña (1931-1937) - considerada la mayor y la más importante organización negra que se ha proyectado en el escenario nacional después de la abolición de la esclavitud - discutió, problematizó y trató la cuestión de la educación. Se comprueba como las lideranzas de esa organización tenían una visión crítica en relación a la falta de políticas públicas destinadas a la populación negra y concebían la educación como una herramienta estratégica para la inserción de ese segmento popular a la sociedad. Además de la integración social, la educación posibilitaría la eliminación de los perjuicios y, en última instancia, garantiría las condiciones para el ejercicio da la plena ciudadanía.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses how the Brazilian Negro Front (1931-1937) - considered the largest and most important black organization to be projected on the national scene after the abolition of slavery - discussed, questioned and dealt with the issue of education. It can be observed that the leaders of that organization had a critical vision of the lack of public policies for the black population and saw education as a strategic tool for the social integration of this segment of the population. In addition to social integration, education would make possible the elimination of prejudice and, ultimately, would ensure the conditions for the exercise of full citizenship.
  • Instrução e assistência na capitania de Minas Gerais: das ações das câmaras às escolas para meninos pobres (1750-1814) Artigos

    Fonseca, Thais Nivia de Lima e

    Resumo em Português:

    Neste artigo, pretende-se discutir as relações entre a função civilizadora da instrução e de seu papel assistencial pelo estudo das ações das câmaras e de instituições pias para a educação de meninos pobres. No Antigo Regime, a educação para as camadas mais baixas da população associava-se à difusão da doutrina cristã e à formação profissional como meios de controle e era realizada em instituições assistencialistas. O ensino das primeiras letras visava facilitar o aprendizado da doutrina, sem criar possibilidades de ascensão social pela educação. Sobressaía a solução da educação profissional, do aprendizado de ofícios que pudessem servir de ocupação e de sustento. A legislação portuguesa definia os destinos a serem dados aos órfãos, e a educação que lhes seria destinada deveria ser compatível com seu nível social de origem. Na América portuguesa, especialmente na capitania de Minas Gerais, a presença das ordens religiosas foi proibida no início do século XVIII, e a assistência associada à instrução limitou-se à sua dimensão leiga ou esteve a cargo do Estado. Somente no final dos Setecentos é que surgiram instituições para a instrução dos pobres.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, se pretende discutir las relaciones entre la función civilizadora de la instrucción y de su papel de asistencia por el estudio de las acciones de las cámaras y de instituciones propias para la educación de niños pobres. En el Antiguo Régimen, la educación para las clases más bajas de la población se asociaba a la difusión de la doctrina cristiana y a la formación profesional como medios de control y, era realizada en instituciones de asistencia. La enseñanza de las primeras letras visaba facilitar el aprendizaje de la doctrina, sin crear posibilidades de ascensión social por la educación. Sobresalía la solución de la educación profesional, del aprendizaje de oficios que pudieran servir de ocupación y de sustento. La legislación portuguesa definía los destinos que serían dados a los huérfanos y, la educación que les sería destinada devería ser compatible con su nivel social de origen. En la América portuguesa, especialmente en la capitanía de Minas Gerais, la presencia de las órdenes religiosas fue prohibida en el inicio del siglo XVIII y, la asistencia asociada a la instrucción se limitó a su dimensión lega o estuvo a cargo del Estado. Solamente al final de los Setecientos es que surgieron instituciones para la instrucción de los pobres.

    Resumo em Inglês:

    In this article we discuss the relations between the civilizing function of instruction and its charitable role based on a study of the actions of the chambers and religious institutions in favour of education for poor children. In the Ancient Regime, education for the lowest strata of the population was associated with the diffusion of the Christian doctrine and vocational training as a means of control carried out by charitable institutions. The teaching of the first letters was aimed at facilitating the learning of doctrine without creating the possibility of social ascension by means of education. The solution of vocational education, the learning of trades which could serve as an occupation and sustenance, was emphasized. The Portuguese legislation defined the destination to be given to orphans and the education which was destined to them had to be compatible with their original social status. In Portuguese America, especially in the captaincy of Minas Gerais, the presence of religious orders was prohibited at the beginning of the 18th century and the assistance associated with instruction was limited to its lay dimension or was the responsibility of the State. Only at the end of the century did institutions for the instruction of the poor arise.
  • A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem Artigos

    Thiesen, Juares da Silva

    Resumo em Português:

    Discute a interdisciplinaridade como um movimento contemporâneo presente nas dimensões da epistemologia e da pedagogia, que vem marcando o rompimento com uma visão cartesiana e mecanicista de mundo e de educação e, ao mesmo tempo, assumindo uma concepção mais integradora, dialética e totalizadora na construção do conhecimento e da prática pedagógica. Inicialmente, faz-se uma breve apresentação da origem histórica desse movimento, discutem-se aspectos de sua conceituação e suas implicações no campo das diferentes ciências contemporâneas para então apresentar a interdisciplinaridade como um importante fenômeno de articulação do processo de ensino e aprendizagem. A argumentação apresentada no texto busca destacar que o movimento da interdisciplinaridade pode transformar profundamente a qualidade da educação escolar por intermédio de seus processos de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    Discute la interdisciplinariedad como un movimiento contemporáneo presente en las dimensiones de la epistemología y de la pedagogía, que viene marcando el rompimiento con una visión cartesiana y mecanicista de mundo y de educación y, al mismo tiempo asumiendo una concepción más integradora, dialéctica y totalizadora en la construcción del conocimiento y de la práctica pedagógica. Inicialmente, se hace una breve presentación del origen histórico de ese movimiento, se discuten aspectos de su conceptuación y sus implicaciones en el campo de las diferentes ciencias contemporáneas para entonces presentar la interdisciplinariedad como un importante fenómeno de articulación del proceso de enseñanza y aprendizaje. El argumento presentado en el texto busca destacar que el movimiento de la interdisciplinariedad puede transformar profundamente la calidad de la educación escolar por intermedio de sus procesos de enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    The text discusses interdisciplinarity as a contemporary movement, present in epistemological and pedagogical dimensions. This movement is marking a break with the Cartesian and mechanist vision of the world and education and, at the same time, assuming a more integrated, dialectic and totalizing conception in the construction of knowledge and in pedagogic practice. To begin with, I make a brief presentation of the historical origin of the movement and discuss aspects of its conceptualization and its implications in the field of different contemporary sciences before presenting interdisciplinarity as an important phenomenon of the articulation of the teaching-learning process. The argument presented in the text seeks to emphasize that the interdisciplinarity movement can profoundly transform the quality of school education by means of its teaching processes.
  • Discursos produzidos por colonos do sul do país sobre a matemática e a escola de seu tempo Artigos

    Wanderer, Fernanda; Knijnik, Gelsa

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta resultados parciais de uma investigação que teve como propósito analisar discursos sobre a escola e a matemática escolar produzidos por um grupo de colonos, descendentes de alemães e evangélico-luteranos que freqüentavam uma escola rural do município de Estrela (RS), quando da efetivação dos decretos que instituíram a Campanha de Nacionalização - uma das medidas do Estado Novo (1937-1945), implementado no Brasil por Getúlio Vargas. A sustentação teórica do estudo encontra-se no campo da etnomatemática - constituído mediante os entrecruzamentos das teorizações pós-estruturalistas, em especial o pensamento de Michel Foucault, e das idéias formuladas por Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações filosóficas. O material de pesquisa examinado no artigo consiste em narrativas produzidas por sete colonos que estudaram naquela escola no período enfocado e em um texto elaborado por um dos participantes da pesquisa. O exercício analítico realizado mostrou que: a matemática escolar praticada naquela instituição foi sendo constituída como um conjunto de jogos de linguagem marcados pela escrita e pelo formalismo; as matemáticas geradas nas atividades cotidianas dos participantes do estudo podem ser significadas como conformando jogos de linguagem regidos por outra gramática, que utilizava regras como a oralidade, a decomposição, a estimativa e o arredondamento, constituindo critérios de racionalidade diferentes daqueles presentes nos jogos que engendravam a matemática escolar.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta resultados parciales de una investigación que tuvo como finalidad analizar discursos sobre la escuela y la matemática escolar producidos por un grupo de colonos, descendientes de alemanes y evangelistas luteranos que frecuentaban una escuela rural del municipio de Estrela (RS), cuando la efectividad de los decretos que establecieron la Campaña de Nacionalización - una de las medidas del Estado Nuevo (1937-1945), implementado en Brasil por Getúlio Vargas. La sustentación teórica del estudio se encuentra en el campo de la etnomatemática - constituido mediante los entrecruzamientos de las teorías post estructuralistas, en especial el pensamiento de Michel Foucault, y de las ideas formuladas por Ludwig Wittgenstein en su obra Investigações filosóficas. El material de investigación examinado en el artículo consiste en narraciones producidas por siete colonos que estudiaron en aquella escuela en el período enfocado y en un texto elaborado por uno de los participantes de la pesquisa. El ejercicio analítico realizado, mostró que: la matemática escolar practicada en aquella institución fue siendo constituida como un conjunto de juegos de lenguaje marcados por la escritura y por el formalismo; las matemáticas generadas en las actividades cotidianas de los participantes del estudio, pueden ser significadas como ajustando juegos de lenguaje regidos por otra gramática, que utilizaba reglas como la oral, la desorganización, la estimativa y arredondando las cifras, constituyendo criterios de racionalidad diferentes de aquellos presentes en los juegos que engendraban la matemática local.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents the partial results of research carried out with the aim of analysing the discourses on school and school mathematics of a group of German-descendant Evangelical-Lutheran settlers who attended a rural school in Estrela (State of Rio Grande do Sul), at the time of the Nationalization Campaign - one of the actions taken by Getúlio Vargas during the Estado Novo (1937-1945) in Brazil. The theoretical framework of the study is the field of ethno-mathematics - shaped by post-structuralist theorizing, especially Michel Foucault's thinking, and the ideas of Ludwig Wittgenstein in his work Philosophical investigations. The data examined in the article consist of narratives produced by seven settlers who studied at the school during that period and a text written by one of the research participants. The analytical exercise carried out showed that: a) the school mathematics developed in that institution was instituted as a set of language games marked by writing and formalism; b) the mathematics generated by the settlers' everyday activities shaped language games constituted by another grammar, marked by rules such as orality, decomposition, estimations and rounding, which constitute rationality criteria that are different from those of the school mathematics language games.
  • Memórias e odores: experiências curriculares na formação docente Artigos

    Rosa, Maria Inês Petrucci; Ramos, Tacita Ansanello

    Resumo em Português:

    Este artigo trata de memórias escolares de estudantes de licenciatura compartilhadas na experiência do estágio, tendo como princípio de formação uma aproximação mais significativa com os fazeres do cotidiano escolar. Metodologicamente, a investigação questiona a clássica abordagem de produção de conhecimentos a partir do olhar, trazendo como elemento inovador a articulação entre a valorização de um caminho sensorial pouco usual - o olfato - e as memórias acionadas a partir dele. Na intenção de exercitar a possibilidade da escrita de histórias narrativas a partir de odores, foram propostas aos alunos as seguintes questões: que odores são sentidos no ambiente da escola onde se realiza seu estágio? Que memórias são acionadas a partir desses odores? Defendemos a idéia de que a formação docente passa também pelas memórias, muitas vezes inusitadas, pelas experiências comunicáveis e pelas sensibilidades dos professores em formação.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de memorias escolares de estudiantes de licenciatura compartidas en la experiencia de la práctica, teniendo como principio de formación una aproximación más significativa con los hechos del cotidiano escolar. Metodológicamente, la investigación cuestiona la clásica abordaje de producción de conocimientos a partir de la mirada, trayendo como elemento innovador la articulación entre la valorización de un camino sensorial poco común - el olfato - y las memorias accionadas a partir de él. Con la intención de ejercitar la posibilidad de escribir historias narrativas a partir de olores, fueron propuestas a los alumnos las siguientes cuestiones: ¿qué olores son sentidos en el ambiente de la escuela donde se realiza su práctica? ¿Qué memorias son accionadas a partir de esos olores? Defendemos la idea de que la formación docente pasa también por las memorias, muchas veces inusitadas, por las experiencias comunicables y por las sensibilidades de los profesores en formación.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the shared school memories of undergraduate students during placement experience, promoting a more meaningful approximation with the daily life of the school as a principle of teacher training. Methodologically the investigation questions the conventional approach to the production of knowledge based on looking, and introduces as the innovative element the link between the promotion of that unusual sensory path - the smell - and the memories triggered by it. The following questions were put to the students with the intention of exercising the possibility of writing stories based on these smells: what smells were perceived in the school environment where you did your placement? What memories were triggered by these odours? We defend the idea that teacher training is also transmitted by the often unusual memories, communicated by the experiences and the sensibilities of the teachers in training.
  • As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski Resenhas

    Fernandes, Adriana Hoffmann
  • Processos de construção da escolarização em Pernambuco, em fins do século XVIII e primeira metade do século XIX Resenhas

    Schueler, Alessandra Frota Martinez de
  • Entre a "cultura histórica" e a "cultura política": os ingredientes necessários para a renovação da "historiografia" e do "ensino de história"? Resenhas

    Roiz, Diogo da Silva
  • Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor Notas De Leitura

    Valle, Lílian do
  • Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas Notas De Leitura

    Marcondes, Maria Inês
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br