Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Volume: 16, Número: 47, Publicado: 2011
  • Documento sem título Editorial

  • Mutações cruzadas: a cidadania e a escola Artigos

    Dubet, François

    Resumo em Português:

    Neste artigo, o autor discute a cidadania ontem e hoje, considerando-a um tema complexo porque supõe a igualdade e a autonomia dos sujeitos. Ele tem como referência a escola republicana francesa, deliberadamente pensada como a escola da cidadania. A partir de uma retrospectiva histórica de movimentos que caracterizam a construção da escola republicana, tecida sob a influência da Igreja, o autor desvela contradições e paradoxos desse processo. Sua reflexão mostra que a educação foi configurando-se por uma forma escolar particular, que denomina de "programa institucional", e que, em decorrência das mutações recentes do Estado-nação, este implicou transformações da própria natureza do trabalho sobre outrem. Por fim, o autor desenvolve um modelo de cidadania pós-nacional e pós-institucional, delineando apostas em torno das quais se constituiriam as novas figuras de uma "formação cidadã."

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, el autor discute la ciudadanía de ayer y de hoy, considerándola como un tema complejo porque supone la igualdad y la autonomía de los sujetos. Él tiene como referencia la escuela republicana francesa, que deliberadamente fue pensada como la escuela de la ciudadanía. A partir de una retrospectiva histórica de movimientos que caracterizan la construcción de la escuela republicana, elaborada bajo la influencia de la Iglesia, el autor descubre contradicciones y paradojos de ese proceso. Su reflexión muestra que la educación se fue configurando en una forma escolar particular, que denomina de "programa institucional", y que, en el transcurso de las mutaciones recientes del Estado nación, éste acarretó transformaciones de la propia naturaleza del trabajo sobre otro. Por fin, el autor desenvuelve un modelo de ciudadanía post nacional y post institucional, delineando apuestas alrededor de las cuales se constituirían las nuevas figuras de una "formación ciudadana".

    Resumo em Inglês:

    In this article the author discusses citizenship of both yesterday and today, considering it as a complex theme because it supposes the equality and autonomy of an individual. The French republican school is used as a reference, deliberately thought of as a school of citizenship. Based on an historical retrospective of movements which characterize the construction of the republican school, woven under the influence of the Church, the author unveils the contradictions and paradoxes of this process. His way of thinking shows that the education was taking shape in the form of a private school which he denominates an "institutional program", and that, as a result of recent mutations of the Nation-States, this led to transformations of the work's own nature upon others. Finally, the author develops a post-national and a post-institutional model for citizenship delineating possibilities around which the new figures of a citizenship background are constituted.
  • A teoria na prática é outra? Considerações sobre as relações entre teoria e prática em discursos educacionais Artigos

    Carvalho, José Sérgio F. de

    Resumo em Português:

    O tema das relações entre teoria e prática na formação de professores é um caso particular de um problema amplo e complexo, cujos esforços de elucidação remontam ao próprio início da tradição filosófica. No presente artigo, ele é focalizado a partir de sua incidência em duas modalidades de discurso pedagógico que exerceram grande influência na formação de professores ao longo do século XX: as teorias da educação vinculadas a grandes sistemas filosóficos e os discursos pedagógicos construtivistas de Jean Piaget. O artigo examina as tentativas de transposição de teorias desses campos para os da prática educativa, ressaltando o caráter abstrato de prescrições que ignoram as práticas e os problemas característicos da cultura do trabalho escolar e dos princípios éticos e políticos que historicamente se associaram aos ideais da escolarização.

    Resumo em Espanhol:

    La cuestión de las relaciones entre la teoría y la práctica en la formación docente es un caso particular de un problema grande y complejo, cuyos esfuerzos de esclarecimiento se remontan al principio de la tradición filosófica. En este trabajo se enfocan dos tipos de discursos pedagógicos que ejerceran gran influencia en la formación docente en todo el siglo XX: las teorías de la educación pertenecientes a los grandes sistemas filosóficos y el discurso pedagógico constructivista de Jean Piaget. El artículo examina los intentos de adaptar las teorías a los campos de la práctica educativa, resaltando el carácter abstracto de las recetas que hacen caso omiso de las prácticas y los problemas propios de la cultura de trabajo de la escuela y de los principios éticos y políticos que históricamente han estado asociadas con los ideales de la educación.

    Resumo em Inglês:

    Discussions concerning the relationship between theory and practice in teachers' preparation courses are a particular topic of a long lasting and wide subject, which may go as far back as the beginning of our philosophical tradition. In this article it is analyzed through the exam of two very influential models of pedagogical discourses: the first one which derives theories of education from the great philosophical systems and Jean Piaget's constructivist approach to education. The article analyses the attempts of transplanting theories from these two fields to educational practice, stressing the abstract character of its prescriptions and the problems which come up from the fact that they simply ignore the culture of everyday school work and its ethical and political basis.
  • A volta do papel das crianças no contrato geracional Artigos

    Qvortrup, Jens

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta as relações entre as categorias infância, adultez e velhice, estabelecendo sua correlação econômica, política e social. Retoma a lógica histórica a respeito das relações sociais entre as categorias e discute as consequências do aumento do número de idosos em relação à escassez de crianças, apontando os riscos causados por esse desequilíbrio. Por meio do conceito de contrato geracional, destaca o papel do investimento nas crianças, e em seu trabalho escolar, como uma vantagem para a sociedade como um todo, uma vez que os resultados do trabalho serão visíveis posteriormente. A argumentação busca, sobretudo, inserir as crianças em seu papel histórico como participantes e contribuintes da sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta las relaciones entre las categorías infancia, madurez y vejez estableciendo su correlación económica, política y social. Retoma la lógica histórica sobre las relaciones sociales entre las categorías y discute las consecuencias del incremento del número de ancianos en relación a la escasez de niños, señalando los riesgos causados por ese desequilibrio. Por medio del concepto de contrato generacional, el estudio destaca el papel de la inversión en los niños y en su trabajo escolar, como una ventaja para la sociedad de manera general, una vez que los resultados de ese trabajo se harán visibles posteriormente. La argumentación procura, en especial, insertar a los niños en su papel histórico como participantes y contribuyentes de la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the relationships among the categories of childhood, adulthood and old age, establishing economic, political and social correlations. It retraces the historical logic of the social relations among these categories and discusses the consequences of the increase of the elderly population and the decrease of the population of children, pointing out the risks that derive from this imbalance. Based on the concept of generation contract, it highlights the role of investing in children and in school work as a benefit for society at large, due to the visibility of the results of such work in the near future. The discussion attempts to embed children in their historical role as participants and contributors in society.
  • Movimentos sociais na contemporaneidade Artigos

    Gohn, Maria da Glória

    Resumo em Português:

    O trabalho objetiva apresentar um panorama geral dos movimentos sociais da atualidade, com destaque para a América Latina, e apresentar um mapeamento de suas principais formas no Brasil. Nesse sentido, reflete sobre o caráter educativo de suas ações, tanto para seus participantes como para a sociedade em geral e para os órgãos públicos. A premissa básica é de que os movimentos sociais são fontes de inovação e matrizes geradoras de saber. Entretanto, como não se trata de um processo isolado, mas de caráter político-social, o trabalho analisa as articulações na rede de relações que os movimentos estabelecem na conjuntura política, econômica e sociocultural do país, para compreender os fatores que geram as aprendizagens e os valores da cultura política que vão sendo construídos. Destacam-se os movimentos que ocorrem nas áreas da educação formal e da educação não formal.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo tiene como objetivo presentar una visión general de los movimientos sociales en la actualidad en la América Latina y presenta una asignación de sus principales formas en Brasil. Busca reflexionar sobre el carácter educativo de sus acciones, tanto para sus participantes, como para la sociedad en general y para los organismos públicos gubernamentales. La premisa básica es la afirmación de que los movimientos sociales son fuentes de innovación y arreglos de discos de generación de conocimiento. Sin embargo, porque no es un proceso aislado sino de carácter social y política, el trabajo de buscar las articulaciones en la red de relaciones que establece los movimientos en la cena política, económica y socio-culturales del país, para comprender los factores que generan el aprendizaje y valores de la cultura política que se están construyendo. El texto pone de relieve los movimientos que se producen en las áreas de educación, educación formal y no formal.

    Resumo em Inglês:

    The work aims to present an overview of social movements in actuality, in the Latin America, and presents a mapping of their main forms in Brazil. The search ponders the educational character of their actions, both for its participants, as for society in general and public agencies. The basic premise of assertion that social movements are sources of innovation and knowledge-generating arrays. However, because it is not an isolated process but social-political character, the paper search joints in the network of relationships that establish movements in political, economic and socio-cultural country, to understand the factors that generate learning built and values of political culture that are being built. . The text highlights movements that occurs in the areas of education - formal and non-formal education.
  • Globalização e reformas educacionais na América Latina: uma análise inter-textual Artículos

    Gorostiaga, Jorge M; Tello, César G

    Resumo em Português:

    Este artigo trata sobre as relações entre os processos de globalização e as reformas educacionais implementadas na América Latina nas últimas duas décadas. Reportamos uma pesquisa que procurou caracterizar e comparar as principais perspectivas sobre este tema através da análise de textos produzidos por acadêmicos e por organizações governamentais e não governamentais. Empregando a metodologia da cartografia social, combinam-se ferramentas da análise textual com uma representação visual do discurso como campo intertextual. No mapeamento, identificamos sete perspectivas principais: Economicista, Inserção Imperativa, Integracionista, Crítica Normativa, Crítica Analítica e Mundialização Alternativa.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo aborda la relación entre los procesos de globalización y las reformas educativas que han tenido lugar en América Latina durante las últimas dos décadas. Damos cuenta de una investigación que buscó caracterizar y comparar las principales perspectivas sobre esta temática a través del análisis de textos producidos por académicos y por organizaciones gubernamentales y no gubernamentales. Siguiendo la metodología de la cartografía social, se combinan herramientas del análisis textual con una representación visual del discurso como campo intertextual. En el mapeo que presentamos, hemos identificado siete perspectivas principales: Economicista, Inserción Imperativa, Integracionista, Humanista, Crítica Normativa, Crítica Analítica y Mundialización Alternativa.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses the relationships between globalization processes and the education reforms implemented in Latin America during the last two decades. We report a study that aimed at characterizing and comparing the main perspectives on this issue through the analysis of texts produced by academics and by governmental and non-governmental organizations. Employing the methodology of social cartography, we combine textual analysis tools with a visual representation of the discourse as an intertextual field. In our mapping we identify seven main perspectives: Economicist, Imperative Insertion, Integrationist, Normative Critique, Analytic Critique, and Alternative Globalization.
  • Pensar a educação do corpo na e para a escola: indícios no debate educacional brasileiro (1882-1927) Artigos

    Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de; Linhales, Meily Assbú

    Resumo em Português:

    O trabalho procura pontuar um debate sobre a educação do corpo na escola primária brasileira entre os anos finais do século XIX e iniciais do XX, articulando uma dimensão local - a província do Paraná - com outra nacional - a I Conferência Nacional de Educação, de 1927. Percorrendo fontes de naturezas diversas, localiza em diferentes registros a ênfase sobre uma necessária educação do corpo dos escolares como uma das principais vias de modernização e civilização da sociedade. Inscrito na perspectiva de uma história do currículo, o trabalho pretende problematizar a hipótese de que a dimensão física ajudou a conformar o currículo da escola primária brasileira, ainda a ser refinada, mais do que afirmar como definitivo os pressupostos aqui explorados.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo busca analizar un debate sobre la educación del cuerpo en la escuela primaria brasileña desde los años finales del siglo XIX hacia los años iniciales del siglo XX. Articula una dimensión local de la Provincia de Paraná con la dimensión nacional de la I Conferencia Nacional de Educación, en 1927. Mirando fuentes de naturaleza diversa,analiza en distintos registros el énfasis en la necesidad de educación de los cuerpos de los escolares como una de las principales vías de modernización y civilización de la sociedad. Desde la perspectiva de la historia del curriculum, el trabajo intenta problematizar una hipótesis aun provisoria más que afirmar como definitivas las ideas aquí exploradas.

    Resumo em Inglês:

    This work intends to situate a Brazilian debate concerning body education in the primary school in the period between the late 19th century and early 20th century. To this purpose, we analyzed, jointly, a local educational context - in the Province of Paraná - and a national event on education - the 1st National Conference of Education, happened in 1927. Going through a variety of sources, we found a frequent emphasis on the need of body education for the schoolchildren as the main way to reach a modern and civilized society. Engaged with the approach from the history of curriculum, this work aims to debate and, thus, to refine one hypothesis, more than assert as definite the presuppositions here explored.
  • Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual Artigos

    Devechi, Catia Piccolo Viero; Trevisan, Amarildo Luiz

    Resumo em Português:

    A formação de professores é tema provocativo de um debate infindável, ao mesmo tempo, porém, muito frutífero para o avanço da investigação educativa no Brasil. São muitas as pesquisas, principalmente de pós-graduação, que discutem o assunto. E não é por acaso, pois se trata de uma preocupação característica do momento histórico atual, que busca aclarar as bases teóricas da formação para que seja possível uma educação de qualidade a todos. As motivações deste estudo buscam aliar-se à urgência no enfrentamento desses problemas do campo da formação detectados nas pesquisas acadêmicas, que infelizmente têm sido tratados por vezes de forma apenas corriqueira. Porém, mais do que isso, exigiriam na verdade uma reformulação de seu campo conceitual. Em vista dessa enorme exigência, pretendemos neste trabalho cumprir uma tarefa, definida pela filosofia da educação, de maneira apenas aproximativa, propondo um olhar hermenêutico-reconstrutivo com o intuito de repensar os eventuais equívocos nos rumos do debate.

    Resumo em Espanhol:

    La formación de profesores es un tema provocativo para un debate sin fin, pero, al mismo tiempo, demasiado fructífero para el avance de la investigación educativa en Brasil. Son muchas las pesquisas educacionales, principalmente de posgrado, que realizan discuciones sobre ese tema. No es al acaso que eso se sucede, pues se trata de una preocupación característica del hecho historico actual, que busca esclarecer las bases teóricas de la formación para que sea posible una educación de calidad para todos. Las motivaciones deste estudio buscan aliarse a la emergencia en el enfrentamiento de eses problemas del campo de la formación detectados en las pesquisas académicas, los cuales desafortunadamente han tratados por veces de forma solamente habitual. Pero, más que todo eso, ellos exigen en la verdad una reformulación de su esfera conceptual. Por esta grande exigencia, pretendemos, en este trabajo, cumplir una tarea, definida por la filosofía de la educación, de modo solamente aproximativa, proponiendo una mirada hermenéutico-reconstructivo con la meta de repensar los eventuales equívocos en los rumbos del debate.

    Resumo em Inglês:

    The formation of teachers is a provocative subject of endless debate, but at the same time very fruitful for the advancement of educational research in Brazil. There are many educational researches, especially of post-graduate level, that conduct discussions on this subject. It is no coincidence that this happens because it is a characteristic concern of the current historical moment, which seeks to clarify the theoretical basis of the formation making possible a quality education for all. The motivations of this study seek to combine the urgency to address these problems in the field of formation of teachers identified in academic research, which unfortunately have been treated sometimes in an unexceptional way. But more than that, it would actually require a reformulation of its conceptual field. In view of this huge demand, we intend to accomplish a task in this work, defined by the Philosophy of the Education, in an approximate way, proposing an hermeneutic-reconstructive view in order to rethink the possible mistakes in the course of the debate.
  • A vida do bebê: a constituição de infâncias saudáveis e normais nos manuais de puericultura brasileiros Artigos

    Santos, Cláudia Amaral dos

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo investigar como o livro A vida do bebê, escrito pelo pediatra brasileiro Rinaldo De Lamare, promove/promoveu biopolíticas dirigidas às mães para a constituição de infâncias saudáveis e normais. Ressalto o quanto o manual analisado desempenhou/desempenha uma função pedagógica, ensinando mães e pais a como agir com suas/seus filhas/filhos, produzindo, assim, subjetividades, identidades e saberes. Para a realização da análise, foram utilizados, como referencial teórico, os Estudos Culturais, a partir de um olhar pós-estruturalista, e os estudos de Michel Foucault. Como material de análise foram utilizadas duas edições do manual, a saber, a 17ª edição (de 1963) e a 41ª edição (de 2002). A partir da análise verificou-se a força do discurso da psicologia como forma de subjetivar as mães e a visão evolutiva do desenvolvimento da criança normal na publicação ora objeto de estudo.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tiene por objetivo investigar como el libro A vida do bebê, escrito por el pediatra brasileño Rinaldo De Lamare, fomenta/fomentó biopolíticas dirigidas a las madres hacia la constitución de infancias sanas y normales. Se enfatiza el valor que el manual analisado ejerce/ejerció como función pedagógica, enseñando madres y padres a como actuar hacia sus hijas/hijos, produciendo de ese modo subjetividades, identidades y saberes. A la realización del análisis, fueron utilizados como referencial teórico los Estudios Culturales a partir de una mirada postestructuralista y los escritos de Michel Foucault. Como material de análisis fueron utilizadas dos ediciones del manual. La primera, la 17ª edición (de 1963); y la segunda, la 41ª edición (de 2002). A partir del análisis se verificó la fuerza del discurso de la psicología como forma de subjetivar las madres y la visión evolutiva del desarrollo del niño normal en la publicación que ahora se hace objeto de este estudio.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at investigating how Brazilian paediatrician Rinaldo De Lamare's book A vida do bebê has lead to mother-directed biopolitics to make healthy childhoods. I highlight how the analysed book has played a teaching role, teaching parents how to act upon their children to make subjectivities, identities and knowledge. For this analysis I have used the Cultural Studies in a poststructuralist perspective and Foucault's studies as a theoretical referential. I have used two the 17th (1963) and 41st (2002) editions of the book as the analysing material. Upon the analysis I have found the psychology discourse as a way to subjectify mothers and how the healthy child has been grown in the edition studied.
  • Trabalho, educação e perspectiva histórica da classe trabalhadora: continuando o debate Espaço Aberto

    Tumolo, Paulo Sergio

    Resumo em Português:

    O artigo pretende dar prosseguimento ao debate teórico-político em torno do tema do trabalho como princípio educativo estabelecendo uma interlocução privilegiada com o texto de Gaudêncio Frigotto intitulado "A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe" publicado na Revista Brasileira de Educação n. 40, 2009, no qual o autor faz uma série de considerações críticas a um artigo de Paulo Tumolo publicado originalmente na forma eletrônica em 2003 e posteriormente na bevista Educação & Sociedade n. 90, 2005, com o título de "O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?". Primeiramente, o presente artigo faz uma avaliação crítica das críticas apresentadas por Frigotto contra o texto de Tumolo, com ênfase em dois conjuntos de questões centrais. A primeira diz respeito à historicidade, à ideia de que devemos "Pensar com Marx para além de Marx", e à questão da práxis política, e a segunda refere-se aos temas da contradição, da antinomia e do trabalho alienado. Finalmente o artigo discute outras questões concernentes à relação entre trabalho, educação e estratégia de superação do capitalismo.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo pretende dar seguimiento al debate teórico y político en relación al tema del trabajo como principio educativo estableciendo una interlocución privilegiada con el texto de Gaudencio Frigotto titulado "La polisemia de la categoría trabajo y la batalla de las ideas en las sociedades de clase", publicado en la Revista Brasileira de Educação n. 40, de 2009, en la cual el autor realiza una serie de consideraciones críticas a un artículo de Paulo Tumolo publicado originalmente en versión electrónica en el año de 2003 y posteriormente en la revista Educação & Sociedade n. 90, de 2005, con el título "El trabajo en la forma social del capital y el trabajo como principio educativo: una articulación posible?". Primeramente, se realiza, en este artículo, una evaluación crítica de las críticas presentadas por Frigotto contra el texto de Tumolo, con énfasis en dos conjuntos de cuestiones centrales. La primera sobre la historicidad, la idea de que debemos "pensar con Marx más allá de Marx" y la cuestión de la praxis política, y la segunda se refiere a los temas de la contradicción, de la antinomia y del trabajo alienado. Para finalizar, el artículo discute otros aspectos concernientes a la relación entre trabajo, educación y estrategia de superación del capitalismo.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at continuing the theoretical and political debate on the theme labour as an educational principle by establishing an interlocution with the text by Gaudêncio Frigotto entitled "A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe" published in Revista Brasileira de Educação n. 40, 2009, in which the author critiques an article by Paulo Tumolo, originally published as an electronic media in 2003 and, in 2005, published in revista Educação & Sociedade n. 90, with the title "O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível?". This article presents an appraisal of the critiques by Frigotto addressed to the text by Tumolo, with the focus on two main issues. The first concerns the historicity, the idea that we must "Think with Marx beyond Marx", as well as the political praxis, and the second concerns the issues of contradiction, of antinomy, and of the alienated work. The article also presents other issues concerning the relationship among labour, education, and strategy for surpassing capitalism.
  • Por um Plano Nacional de Educação (2011-2020) como política de Estado Documento

    Oliveira, Dalila Andrade; Dourado, Luiz Fernandes; Cabral Neto, Antonio; Cury, Carlos Roberto Jamil; Oliveira, João Ferreira de; Pinto, José Marcelino de Rezende; Vieira, Lívia Maria Fraga; Machado, Maria Margarida; Gomes, Nilma Lino
  • Documento sem título Resenhas

  • Documento sem título Nota De Leitura

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br