Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Volume: 18, Número: 55, Publicado: 2013
  • EDITORIAL Editorial

  • Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade Artigos

    Kondrat, Hebert; Maciel, Maria Delourdes

    Resumo em Português:

    A concretização de uma alfabetização científica em ambientes formais e não formais de educação é uma necessidade para a formação e manutenção de uma sociedade sustentável. Objetivou-se estudar os conhecimentos prévios de alunos da educação básica relacionados a temas ambientais e tomá-los como base para realizar atividades de educação ambiental. Foram efetivadas monitorias no espaço do Jardim Botânico de São Paulo para alunos do 7º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Trabalharam-se ao longo das visitas questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. A pesquisa foi qualitativa, do tipo observação participante, com registro da fala dos estudantes durante as atividades de monitoria. Categorias e subcategorias foram destacadas nas respostas dos alunos, assim como suas reflexões relacionadas à ciência, à tecnologia, à sociedade e ao meio ambiente, conquistadas ao longo das atividades de educação ambiental.

    Resumo em Espanhol:

    La aplicación de una alfabetización científica en ambientes formales y no formales de educación es una necesidad para la formación y mantenimiento de una sociedad sostenible. Este trabajo tenía como objetivo estudiar los conocimientos previos de los estudiantes de educación básica para las cuestiones ambientales, y adoptarlos para llevar a cabo actividades de educación ambiental. Se realizaron monitorías en el Jardín Botánico de São Paulo para los alumnos de 7º grado de la escuela primaria y 3er grado de la escuela secundaria. Se trabajaron, a lo largo de las visitas, cuestiones relacionadas con medio ambiente y la ciudadanía. La investigación fue cualitativa, observación de tipo participante, se grabó el discurso de los estudiantes durante las actividades monitoreadas. Categorías y subcategorías se destacaron en las respuestas de los estudiantes, así como sus reflexiones, relacionadas con la ciencia, tecnología, sociedad y ambiente; todo ello se logró durante las actividades de educación ambiental.

    Resumo em Inglês:

    Building and maintaining a sustainable society requires the achievement of scientific literacy in formal and non-formal education. We aimed to study the prior knowledge of early childhood, primary and secondary students about environmental issues and to use that knowledge as the basis for conducting environmental education activities. Those activities took place at the Botanical Garden of São Paulo for students in the 7th grade of primary education and 3rd year of secondary education. During the visits, we worked on issues related to the environment and citizenship. It was a qualitative study, with participant observation and the record of students' speech during the activities. Categories and subcategories were highlighted in the students' answers, as well as their reflections on science, technology, society and environment, obtained during the environmental education activities.
  • Uma abordagem filosófica da pesquisa em educação ambiental Artigos

    Tristão, Martha

    Resumo em Português:

    Este artigo tem a intenção de associar o pensamento filosófico ambiental ou os princípios de uma ecofilosofia à pesquisa narrativa em educação ambiental, considerando o seu impacto na ciência, na vida e no desenvolvimento de sociedades sustentáveis. A abordagem metodológica defendida passa por uma investigação filosófica. O pensamento ecológico, como paradigma espistemológico, preconiza princípios metodológicos em que a abordagem da natureza envolve valores humanos e não se reduz ao aspecto científico apenas. Tal entendimento reconhece a existência de uma razão sensível como integrante da natureza humana, seus efeitos sociais e impactos ambientais. As bases ontológicas e epistemológicas que guiam pressupostos metodológicos e informam métodos e ações podem potencializar e enriquecer a área da educação ambiental. Busca ainda estabelecer um movimento congruente de metodologias de pesquisa com epistemologias e ontologias, questionar a natureza e os usos que são feitos da interpretação da educação ambiental.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene la intención de vincular el pensamiento filosófico ambiental, o los principios de una ecofilosofía, a la investigación narrativa en educación ambiental, teniendo en cuenta su impacto en la ciencia, la vida y el desarrollo de sociedades sostenibles. El enfoque metodológico propuesto incluye una investigación filosófica. El pensamiento ecológico, como paradigma epistemológico, preconiza principios metodológicos en los que el abordaje de la naturaleza envuelve valores humanos y no se reduce a su aspecto científico. Reconoce la existencia de una razón sensible como parte integrante de la naturaleza humana, sus impactos sociales y ambientales. Las bases ontológicas y epistemológicas que orientan presupuestos metodológicos e informan métodos y acciones pueden potenciar y enriquecer el campo de la educación ambiental. Establecer un movimiento congruente de metodologías de investigación con epistemologías y ontologías, cuestionar la naturaleza y los usos que se hacen de la interpretación de la educación ambiental.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at associating the environmental philosophical thought or the principles of an ecophilosophy with a narrative study about environmental education, considering its impact on science, life and the development of sustainable societies. The methodological approach advocated includes a philosophical investigation. As an epistemological paradigm, the ecological thinking advocates methodological principles in which environmental issues involve human values and are not limited to scientific aspects. It recognizes the existence of a sensible reason as part of human nature, and its social effects and environmental impacts as well. The ontological and epistemological bases that guide the methodological assumptions and inform methods and actions can enhance and enrich the environmental education field. It seeks to establish a consistent movement of research methodologies, epistemologies and ontologies, and also question the nature and the uses of the interpretation of environmental education.
  • Currículo e representações sociais de homem e natureza: implicações à prática pedagógica Artigos

    Silva, Ana Tereza Reis da

    Resumo em Português:

    O presente trabalho analisa a influência da racionalidade científica moderna nas opções curriculares e consequentemente nas representações sociais predominantes acerca do homem e da natureza. Para tanto, a análise em questão articula três campos conceituais: a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, as teorias críticas e pós-críticas de currículo e a teoria da complexidade de Edgar Morin. Em síntese, as reflexões sinalizam para o entendimento de que as representações sociais sobre a relação homem/natureza encontradas nas estruturas curriculares e, portanto, nos conhecimentos instituídos, comportam duas características correlacionadas: o dualismo e a herança do cânone disciplinar moderno. Por fim, a análise busca evidenciar as implicações éticas e epistêmicas que as representações dualistas da relação homem/natureza colocam às práticas pedagógicas contemporâneas.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo analiza la influencia de la racionalidad científica moderna en las opciones curriculares y, consencuentemente, en las representaciones sociales predominantes acerca del hombre y de la naturaleza. Para tanto, el análisis en cuestión articula tres campos conceptuales: la teoría de las representaciones sociales de Serge Moscovici, las teorías críticas y poscríticas de currículo y la teoría de la complejidad de Edgar Morin. En síntesis, las reflexiones apuntan hacia el entendimiento de que las representaciones sociales sobre la relación hombre/naturaleza encontradas en las estructuras curriculares y, luego, en los conocimientos establecidos, comportan dos características correlacionadas: el dualismo y la herencia del canon disciplinar moderno. Por fin, el análisis busca evidenciar las implicaciones éticas y epistémicas que las representaciones dualistas de la relación hombre/naturaleza plantean a las prácticas pedagógicas contemporáneas.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the influence of modern scientific rationality in curriculum options and, consequently, in the prevailing social representations about man and nature. To this end, the analysis articulates three conceptual fields: the social representation theory of Serge Moscovici, the critical and post-critical theories of curriculum and the complexity theory of Edgar Morin. In short, the reflections point out to the understanding that the social representations about the relationship man-nature found in the curriculum structures and, thus, in the established knowledge hold two correlated characteristics: dualism and the heritage of the modern canon of disciplines. Finally, the analysis seeks to evidence the ethical and epistemic implications of the dualist representations of the relationship man-nature for the contemporary pedagogical practices.
  • Pedagogia ambiental e da didática ambiental como fundações do currículo para a educação ambiental Artículos

    Tovar-Gálvez, Julio César

    Resumo em Português:

    Trata-se da questão da fundação do currículo para a educação ambiental no ensino superior, perante a qual é necessário construir os conceitos de pedagogia ambiental e de ensino ambiental. O referencial teórico é utilizado para definir as categorias de "pedagogia" e "ensinar", e com base nele analisa-se a literatura e, assim, define-se a pedagogia ambiental e da didática ambiental. O estado da arte permite identificar duas bases teóricas: a) uma que se baseia na posse de conhecimento especializado e no ativismo, para o qual a formação do sujeito deve ser orientada para o cuidado, conscientização e preservação, o que é construído pelo estudo das disciplinas e da experiência; b) e outra que estabelece uma visão e uma ação complexa sobre o meio ambiente, para o qual a formação do sujeito é uma construção dos contextos, que é obtida por meio dos processos em estudo e estão envolvidos contextos.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata el problema de la fundamentación del currículo para la formación ambiental en la educación superior, frente a lo cual es necesario construir los conceptos de pedagogía ambiental y de didáctica ambiental. El marco teórico permite definir las categorías "lo pedagógico" y "lo didáctico", a partir de lo cual se analiza la literatura y con ello definir pedagogía ambiental y didáctica ambiental. El estado del arte permite establecer que existen dos sustentos teóricos: a) uno que se cimenta en la posesión de saberes especializados y en el activismo, para el cual la formación de los sujetos debe ser orientada hacia la conciencia, el cuidado y la preservación, lo que se construye a través del estudio de las disciplinas y desde la experiencia; b) y otro que se instituye en una visión y acción compleja sobre el ambiente, para el cual la formación de los sujetos es una construcción desde los contextos, lo que se logra a través de procesos en los que se estudia e intervienen los contextos.

    Resumo em Inglês:

    The problem of the foundation of the curriculum for environmental education in higher education is studied. In this order is necessary to build the concepts of environmental pedagogy and environmental didactic. The theoretical framework is used to define the categories "pedagogy" and "didactic", from which we analyze the literature and thus define environmental pedagogy and environmental didactic. The state of the art allows identify two theoretical underpinnings: a) one that is founded on the possession of specialized knowledge and activism, for which the formation of the subject should be oriented towards awareness, care and preservation, what is built through the study of the disciplines and from experience; b) and another that establishing a vision and complex action on the environment, for which the formation of the subject is a construction from the contexts, which is accomplished through the processes being studied and are involved contexts.
  • As temáticas gênero e sexualidades nas reuniões da ANPEd de 2000 a 2006 Artigos

    Ferreira, Márcia Ondina Vieira; Nunes, Georgina Helena Lima; Klumb, Márcia Cristiane Völz

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda resultados de um estado da arte sobre educação, gênero e sexualidades no âmbito da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Para tanto, primeiramente apresenta as características do estudo e do recorte trazido à discussão. Em seguida, com base no campo teórico dos estudos de gênero e de revisão de estados da arte brasileiros sobre gênero e educação, comenta as formas pelas quais os conceitos de gênero e de sexualidade foram usados para selecionar os textos examinados. Por fim, destaca alguns dos achados, começando pelo período anterior ao ano 2000 (antes da publicação on-line dos textos na página da associação) e abordando de forma mais específica o período 2000-2006: tema com uma produção ainda pequena, mas consistente e com crescimento perceptível com o avanço do tempo; inserido em poucos Grupos de Trabalho da ANPEd; de autoria majoritariamente feminina; centralizado em algumas instituições das regiões Sul e Sudeste do país e em determinados grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo discute resultados de una revisión del estado del arte sobre educación, género y sexualidades en la ANPEd (Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación - Brasil). Para tanto, primero presenta las características del estudio. A continuación, desde el campo teórico de los estudios de género y revisión de balances brasileños sobre género y educación comenta las formas con que los conceptos de género y sexualidades se han usado en la recogida de datos, con el propósito de seleccionar los textos examinados. Por fin, subraya unos hallazgos, empezando por el periodo anterior al año 2000 (antes de la publicación on-line de los textos en el sitio de la organización) y profundizando la presentación de los resultados en lo que se refiere al periodo 2000-2006: una producción todavía pequeña, pero consistente y creciente; inserta en pocos grupos de trabajo de la ANPEd; de autoría mayoritariamente femenina; ubicada en algunas universidades de las regiones sur y sudeste del país y en determinados grupos de investigación registrados en el CNPq.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the results of a state-of-the-art report on education, gender and sexualities, within ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - National Association of Graduate Studies and Research on Education). To this end, it first presents the study features and the themes brought to discussion. After that, based on the theoretical field of gender studies and the review of Brazilian state-of-the-art studies on gender and education, it comments on the ways the concepts of gender and sexualities were used to select the texts examined. Finally, it highlights some of the findings, beginning in the period before 2000(before the publication on-line of texts on the association website) and approaching more specifically the results related to the period 2000-2006: a still small production, but consistent; there has been a noticeable growth over time; the theme was introduced in few Work Groups at ANPEd; was mostly female-authored; was centralized in some institutions in the South and Southeast of the country and in certain research groups registered in the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq).
  • Práticas de numeramento e relações de gênero: tensões e desigualdades nas atividades laborais de alunas e alunos da EJA Artigos

    Souza, Maria Celeste Reis Fernandes De; Fonseca, Maria Da Conceição Ferreira Reis

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir as tensões de gênero que permeiam as práticas de numeramento que se forjam nas atividades laborais de alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O material empírico aqui mobilizado foi produzido no acompanhamento de atividades laborais e escolares em uma associação de catadoras e catadores de materiais recicláveis, por meio de oficinas pedagógicas, observação de aulas, entrevistas e registros de episódios. O referencial teórico dialoga com os estudos de gênero, com os estudos no campo do numeramento e sustenta-se nas contribuições de Michel Foucault relativas ao discurso. Destacam-se na nossa análise os jogos de poder definidos pelas relações de gênero que impregnam essas atividades laborais como um alerta contra uma naturalização das desigualdades de gênero que o silenciamento desses jogos tende a perpetuar, inclusive quando se tematizam essas atividades com finalidades pedagógicas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es la discusión de las tensiones de género que impregnan las prácticas de numeracia y que se constituyen en las actividades laborales de los/las estudiantes de la Educación de personas jóvenes y adultas (EJA). El material analizado ha sido producido en el acompañamiento de las actividades laborales en una asociación de recolectores de materiales reciclables en talleres pedagógicos, observación de clases, entrevistas y registros de episodios. El supuesto teórico establece el diálogo con los estudios de género, los estudios en el campo de la numeracia y en las contribuciones de Michel Foucault a respecto del discurso. Señalamos en nuestro análisis los juegos de poder que se han definido por las relaciones de género que impregan aquellas actividades laborales como un alerta contra la naturalización de las desigualdades de género que el silenciamiento de esos juegos tienden a perpetuar, aun cuando estas actividades se utilizan con fines educativos.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the gender tensions that permeate the numeracy practices that are forged in the work activities of female and male students at Youth and Adult Education. The empirical material that served to this purpose was produced during educational workshops, observation of lessons, interviews and records of episodes in the work place of an association of recyclable material collectors. In this study, we operate with the Foucauldian concept of discourse, establishing a dialogue with the studies of gender and numeracy. In our analysis, we emphasize the power games defined by the gender relations that permeate these work activities, as a warning against the naturalization of gender inequalities that the silencing of these games tends to perpetuate, even when we discuss these activities for educational purposes.
  • Gênero como possibilidade ou limite da ação social: um olhar sobre a perspectiva de crianças pequenas em um contexto de educação infantil Artigos

    Buss-Simão, Márcia

    Resumo em Português:

    O presente texto é parte de uma pesquisa de doutorado em que a geração de dados foi realizada no ano de 2009 em uma instituição pública de educação infantil da rede municipal de Florianópolis/SC. A fim de trazer uma descrição pela perspectiva das crianças, foram utilizados procedimentos metodológicos provenientes da etnografia, lançando mão de registros escritos, fotográficos e fílmicos. O grupo pesquisado era composto por 15 crianças com idade entre 2 e 3 anos, sendo 12 meninas e 3 meninos. Na geração de dados, evidenciou-se que o pertencimento e as noções de gênero envolvem uma variedade de conhecimentos e elementos sociais e culturais, os quais requerem um estudo minucioso para se compreender como e o que as crianças sabem e aprendem sobre eles ao estabelecerem suas relações no cotidiano de uma instituição de educação infantil. Nesse sentido, tão importante como compreender o que as crianças sabem e aprendem sobre gênero, são os usos que elas dão a esse conhecimento nas relações que estabelecem com seus pares e também com os adultos e suas possibilidades de ação social.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto es un extracto de una tesis doctoral en un jardín de infancia público, en Florianópolis, en un grupo de doce niñas y tres niños de entre dos y tres años. En esa investigación, con el fin de lograr una descripción desde la perspectiva de los niños, se utilizaron los procedimientos metodológicos de la etnografía como registros escritos, fotográficos y fílmicos. La generación de los datos reveló la categoría de género como una posibilidad o como un límite para los niños de acción social, al mismo tiempo, se hizo evidente que las nociones de pertenencia y de género implican una variedad de conocimientos y elementos sociales y culturales. Por lo tanto, con base en los datos del estudio, la intención era traer elementos que demostrasen e indicasen lo que los niños sabían y habían aprendido sobre el género y qué usos le daban a esos conocimientos en las relaciones que establecen con sus pares y con adultos, y sus límites y posibilidades para la acción social.

    Resumo em Inglês:

    This text is a part of doctoral research conducted in a public institution of early childhood education, in Florianopolis, with a group of 12 girls and 3 boys aged two and three years. In the said research, in order to bring a description from the perspective of children, methodological procedures from ethnography were used, such as written, photographic and filmic records. In data generation, the category gender became evident as a possibility and as a limit for the social action of children. It was also evident that the belonging to and the notions of gender involve a variety of knowledge and social and cultural elements. In this sense, based on research data, it was intended to bring elements that pointed and indicated what children knew and learned about gender and the uses they made of such knowledge in the relations with their peers and with adults and their possibilities and limits of social action.
  • Jovens deficientes na universidade: experiências de acessibilidade? Artigos

    Oliveira, Cristina Borges de

    Resumo em Português:

    O artigo aborda as políticas de ações afirmativas na educação superior para pessoas com limitações oriundas de deficiência, problematizando condições de acessibilidade e de permanência nesse nível educacional. Com base em narrativas recolhidas em entrevistas e interpretadas hermeneuticamente, prioriza-se a experiência de estudantes cotistas de graduação de uma instituição pública de educação superior, objetivando apresentar como os sujeitos compreendem sua inserção naquele contexto, no que diz respeito à pedagogia universitária e às relações com colegas, professores e gestores. A conclusão aponta para a escassa participação cultural desses sujeitos que não integram redes de sociabilidade, não se reconhecem como parte de coletivos e enfrentam problemas relacionados à pedagogia acadêmica.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza las políticas de acciones afirmativas en la educación superior para las personas con limitaciones derivadas de discapacidades, problematizando condiciones de accesibilidad y de permanencia en este nivel de la educación. Basándose en relatos recogidos en entrevistas e interpretados hermenéuticamente, se da prioridad a la experiencia de los estudiantes cuotistas de grado de una institución pública de educación superior, con el objetivo de presentar cómo los sujetos comprenden su inserción en aquel contexto en relación con la pedagogía universitaria y las relaciones con colegas, maestros y administradores. La conclusión apunta hacia la escasa participación cultural de esos sujetos que no forman parte de las redes de sociabilidad, no se reconocen como parte de colectivos y enfrentan problemas relacionados con la pedagogía académica.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses the affirmative action policies in higher education for people with limitations due to disability and problematizes the conditions of accessibility and conditions of remaining at that level of education. Based on narratives collected in interviews and interpreted hermeneutically, it prioritizes the experience of undergraduate quota students from a public institution of higher education aiming at presenting how the subjects understand their integration in that context with regard to university pedagogy and relationships with colleagues, teachers and administrators. The conclusion points to the limited cultural participation of these subjects, who are not part of social networks, do not recognize themselves as part of collectives and face problems related to academic pedagogy.
  • Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na UNESP: história e trajetória Artigos

    Fonseca-Janes, Cristiane Regina Xavier; Silva Júnior, Celestino Alves da; Oliveira, Anna Augusta Sampaio de

    Resumo em Português:

    O presente artigo trata da constituição histórica dos cursos de pedagogia e de sua proposta atual de formação para a docência e para a gestão de sistemas educacionais. Também são discutidos neste trabalho a constituição dos cursos de pedagogia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), o movimento de cada um, suas especificidades, a relação com a tendência nacional, os aspectos políticos e ainda as implicações das diretrizes nacionais para a formação em educação especial e a perspectiva de educação inclusiva na formação de professores. Atualmente, a UNESP conta com seis cursos de pedagogia fortemente consolidados e atuantes no cenário educacional brasileiro na área do ensino, da extensão universitária e da pesquisa e, embora tenha caminhado para uma adequação com base nas diretrizes nacionais, cada curso mantém particularidades em seu projeto pedagógico. Em decorrência desse contexto e pela história da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, encontramos uma organização que contempla a perspectiva de uma educação inclusiva.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de la constitución histórica de la pedagogía y su actual propuesta de formación de docentes y la gestión de los sistemas educativos. Otro aspecto tratado en el texto es la constitución de los cursos de pedagogía de la Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho" (UNESP), el movimiento de cada uno, sus características específicas, la relación con la tendencia nacional, los aspectos políticos, y también las implicaciones de las directrices nacionales para la formación en educación especial y el enfoque de educación inclusiva en la formación docente. En la actualidad, la UNESP tiene seis cursos de pedagogía fuertemente consolidados y activos en el escenario brasileño de educación en el área de la enseñanza, la extensión universitaria y de investigación, y aunque haya caminado hacia un ajuste basado en las directrices nacionales, cada curso mantiene sus peculiaridades en sus proyectos pedagógicos. Como resultado de esto y la historia de la Facultad de Filosofía y Ciencias en Marília, encontramos una organización que incluye la perspectiva de una educación inclusiva.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses the historical constitution of Pedagogy undergraduate courses and their current proposal for teacher education and for the management of education systems. Another aspect discussed in the text is the constitution of the Pedagogy undergraduate courses at UNESP, the movement of each one, its specificities, relationship with the national trend, political aspects, and also the implications of the national guidelines for training in special education and the inclusive education approach in teacher education. Nowadays, UNESP has six Pedagogy undergraduate courses that are strongly consolidated and active in the Brazilian educational scenario in the area of teaching, research and extension education, and although UNESP has progressed towards conforming the national guidelines, each course has peculiarities in its pedagogical projects. As a result of this and of the history of the FFC in Marília, we found an organization that includes the perspective of an inclusive education.
  • Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado Artigos

    Rodrigues, Micaías Andrade

    Resumo em Português:

    O estágio supervisionado de ensino é um momento muito importante para os estudantes durante os cursos de formação inicial de professores. Buscando compreender melhor esse momento, foi realizada uma pesquisa que objetivou compreender quatro diferentes visões sobre o estágio: a visão legal, a visão dos autores que estudam a temática e a visão dos professores colaboradores. Além de pesquisas bibliográficas e documentais, foram coletadas respostas de 72 alunos de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que frequentavam diferentes disciplinas de estágio supervisionado e de 13 professores que receberam esses estagiários nas escolas. Podemos perceber que as diferentes visões encontram-se, de forma geral, em sintonia, demonstrando que as leis, os autores, os alunos e os professores nas escolas pensam de maneira semelhante. Cabe a nós, professores universitários, buscar maneira de aperfeiçoar o estágio supervisionado, melhorando a preparação dos futuros docentes para a atuação em sala de aula.

    Resumo em Espanhol:

    La práctica supervisada es un momento muy importante para los estudiantes durante los cursos de formación inicial del profesorado. Tratando de comprender mejor este momento, hemos realizado una encuesta que tuvo como objetivo comprender las cuatro perspectivas diferentes de la práctica: el punto de vista legal, según los autores que estudian el tema, el punto de vista de los estudiantes y de los profesores colaboradores. Además de la investigación bibliográfica y documental, las respuestas se obtuvieron de 72 estudiantes de las licenciaturas que asisten a las diferentes asignaturas de la práctica supervisada y trece maestros que reciben a esos alumnos en las escuelas. Nos damos cuenta de que diferentes puntos de vista se encuentran, en general, en sintonía, lo cual nos muestra que las leyes, los autores, los estudiantes y los maestros de las escuelas piensan de forma parecida. Nos corresponde, en cuanto académicos, buscar maneras de mejorar la práctica, mejorando la preparación de los futuros docentes para actuar en el aula.

    Resumo em Inglês:

    The supervised teaching practice is a very important time for students during the courses of initial teacher education. Seeking to better understand this moment, we conducted a study that aimed to understand four different views on the supervised practice: the legal view, the sight of authors who study the subject' view, students and collaborating teachers. In addition to bibliographic and documentary research, we collected responses from 72 students in two undergraduate courses at UFPI, who attended different disciplines of supervised teaching practice, and of 13 teachers who received these trainees in schools. We realize that different views are overall in line, which evidences that the laws, authors, students and teachers in schools are like-minded. It behooves us, professors, to seek ways to improve the supervised training, improving the preparation of future teachers for working in classrooms.
  • Experiência moderna e as dificuldades para a educação formal Espaço Aberto

    Silva, Cesar Augusto Alves da

    Resumo em Português:

    O presente texto possui como objetivo refletir sobre o estreitamento e a padronização da formação dos seres humanos pelo âmbito conceituado de "experiência". Valendo-se dessas reflexões, verifica a influência da nova constituição desse âmbito sobre a percepção e aceitação de indivíduos da educação formal de ensino fundamental e médio. Tal reflexão se deve às ideias desenvolvidas por Walter Benjamin sobre essa possibilidade humana. O autor percebe que a redução do espaço para o desenvolvimento autônomo de atos e atividades que constituem a experiência começa a acontecer no momento do aparecimento e expansão do modo de produção capitalista. Além disso, Benjamin afirma que essa nova forma de produção da vida provocava a destruição de caminhos inteiros da tradição que os seres humanos trilhavam para desenvolver suas capacidades, sensibilidades e percepções que hoje seriam fundamentais para a relação de ensino e aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto tiene el objetivo de reflexionar sobre el estrechamiento y la estandarización de la formación de los seres humanos a través del marco conceptualizado como "experiencia". A partir de esas reflexiones comprueba la influencia de la nueva constitución de ese ámbito en la percepción y aceptación por parte de individuos de la educación formal de la escuela primaria y secundaria. Dicha reflexión se debe a las ideas desarrolladas por Walter Benjamin acerca de esa posibilidad humana. El autor se da cuenta de que la reducción del espacio para el desarrollo autónomo de los actos y actividades que constituyen el experimento ocurrió en el momento de surgimiento y expansión del modo de producción capitalista. Además, benjamín afirma que esa nueva forma de producción de la vida destroza porciones enteras de toda la tradición de que los seres humanos transcurrían para desarrollar sus habilidades, sensibilidades y percepciones que hoy serían fundamentales para la relación entre enseñanza y aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to reflect on the narrowing and standardization of the formation of human beings through the framework conceptualized as "experience". Drawing on these reflections, it examines the influence of the new constitution of this context on the perception and acceptance of formal primary and secondary education by individuals. This reflection stems from the ideas developed by Walter Benjamin about this human possibility. He realized that reducing the space for autonomous development of acts and activities that constitute the experience occurred at the time of the emergence and expansion of the capitalist mode of production. In addition, Benjamin argues that this new form of production of life destroyed entire paths of the tradition that humans trod to develop their skills, sensitivities and perceptions that today would be fundamental to the teaching and learning relationship.
  • Multiletramentos na escola Resenha

    Karwoski, Acir Mário; Gaydeczka, Beatriz
  • Pareceristas 2013 Lista De Pareceristas

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br