SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.23 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

 

Sumário
Rev. Bras. Educ. vol.24  Rio de Janeiro  2019

 Artigos
  
 ·  Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda?
Pimenta, Selma Garrido; Lima, Maria Socorro Lucena

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Aprendizagem autorregulada do desenho artístico em estudantes universitários
Freire, Luiz Gustavo Lima; Duarte, António Manuel

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil
Lacruz, Adonai José; Américo, Bruno Luiz; Carniel, Fagner

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
Silva, Claudilene Maria; Santiago, Maria Eliete

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Observação de sala de aula em contexto: um estudo exploratório em escolas secundárias no Norte da Colômbia
Parra, Juan David; Hernández, Carola

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Currículo, ruídos e contestações: os povos indígenas na universidade
Kawakami, Érica Aparecida

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Linguagem, hermenêutica e educação
Sichelero, Junior Jonas

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural
Zequinão, Marcela Almeida; Medeiros, Pâmella de; Lise, Fábio Augusto; Trevisol, Maria Teresa Ceron; Pereira, Maria Beatriz Ferreira Leite Oliveira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O modelo liberal tecnoburocrático e as recentes reformas educacionais brasileiras: limites da tese reformista na perspectiva marxista
Maia Filho, Osterne Nonato; Mendes Segundo, Maria das Dores; Rabelo, Josefa Jackline; Jimenez, Maria Susana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação da vontade e renovação pedagógica nos contextos espanhol e brasileiro nas décadas iniciais do século XX
Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística
Foerste, Erineu; Born, Joachim; Dettmann, Jandira Marquardt

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa
Lara, Rafael da Cunha; Quartiero, Elisa Maria; Bianchetti, Lucídio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A execução orçamentária das políticas de diversidade nos governos Lula e Dilma: obstáculos e desafios
Carreira, Denise

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Aprender a ser professor em contexto de estágio: um estudo com recurso a timelines em entrevistas de natureza biográfica
Gomes, Patrícia Maria Silva; Queirós, Paula Maria Leite; Batista, Paula Maria Fazendeiro

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Crenças sobre o profissionalismo do professor e modelos de ensino na formação inicial de professores
Rodríguez, Rocío Serrano; Pedrajas, Alfonso Pontes; Gracia, Elisa Pérez

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  AÇÕES DO PROFESSOR PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE
Aguilar, Noelia Melero; Moriña, Anabel; Perera, Víctor-Hugo

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  O que os professores (não) podem dizer? A experiência canadense e a “Escola sem Partido”
Britto, Tatiana Feitosa de

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Ouvir falar o pensamento, aprender a falar o pensamento no interior da universidade: o testemunho dos “professores” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes
Ó, Jorge Ramos do

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A intelectual Maria Yedda Leite Linhares: memórias e diálogos
Matos, Sheila Cristina Monteiro; Faria, Lia Ciomar Macedo de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação
Pereira, Maria de Fátima Rodrigues; Marcoccia, Patrícia Correia de Paula

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Atitudes em relação à deficiência em uma universidade mexicana
Torres, Araceli Arellano; González, Martha Leticia Gaeta; López, Feli Peralta; Arroyo, Judith Cavazos

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá
Pereira, Verônica Mendes; Gomes, Ana Maria Rabelo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O Programa Bolsa Família e o acesso e permanência no ensino superior pelo Programa Universidade para Todos: a importância do “eu me viro”
Pires, André; Romão, Paulo Cesar Ricci; Varollo, Victor Marques

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Intenção de abandono profissional entre professores: o papel dos estressores ocupacionais
Carlotto, Mary Sandra; Câmara, Sheila Gonçalves; Oliveira, Michelle Engers Taube de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Conceitos, políticas e ações de internacionalização da Educação Superior: reflexões sobre a experiência de uma Universidade Norte-Americana
Rubin-Oliveira, Marlize; Wielewicki, Hamilton de Godoy

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Cursinho popular por estudantes da universidade: práticas político-pedagógicas e formação docente
Groppo, Luís Antonio; Oliveira, Ana Rosa Garcia de; Oliveira, Fabiana Mara de

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915)
Freitas, Itamar

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O homem e a instituição: representações sobre Felipe Tiago Gomes e seu percurso diante da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1940-2000)
Duarte, Ariane dos Reis; Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922)
Melo, Thaís de

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade
Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero; Bueno, Sinésio Ferraz

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Literatura e atenção: notas sobre um novo regime de percepção no ensino de literatura
Cechinel, André

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmico
Ferreira, Marco Paulo Maia

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores
Matavele, Hilária Joaquim; Roldão, Maria do Céu; Costa, Nilza

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Espaço Aberto
  
 ·  Le ceneri di Gramsci”, poema de Pier Paolo Pasolini: a crise de 1956 e a proposta da cultura extrema
Nosella, Paolo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Resenha
  
 ·  Passageiros da noite: do trabalho para a EJA. Itinerários pelo direito a uma vida justa
Ferreira, Edna Maria de Oliveira; Vitorino, César Costa

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar
Silva, Mônica de Oliveira Pinheiro da

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Manoel Bomfim: autêntico pensador latino-americano
Costa, Breno Augusto da; Martins, Adriano Euripedes Medeiros

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Pareceristas
  
 ·  PARECERISTAS 2018


        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Errata
  
 ·  ERRATA


        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  ERRATA: Ouvir falar o pensamento, aprender a falar o pensamento no interior da universidade: o testemunho dos “professores” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes


        · texto em Português     · Português ( pdf )
  

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons