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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 2, Número: 2, Publicado: 1997
  • Documento sem título Editorial

  • Desenvolvimento moral pró-social: Semelhanças e diferenças entre os modelos teóricos de Eisenberg e Kohlberg Artigos

    Koller, Sílvia Helena; Bernardes, Nara M. G.

    Resumo em Português:

    O presente artigo consiste em uma revisão crítica da literatura na área do desenvolvimento moral pró-social. O modelo teórico do desenvolvimento pró-social de Eisenberg é apresentado e discutido em comparação com o modelo teórico de julgamento moral de Kohlberg. Esses modelos apresentam enfoques complementares no estudo da moralidade. Enquanto Kohlberg estudava o julgamento moral a partir de transgressão, Eisenberg investiga a moralidade em funções de ações pró-sociais como comportamentos de ajuda. Os fatores psicológicos que podem ser concebidos como determinantes da pró-sociabilidade são também apresentados e discutidos. Finalmente, a pesquisa recente crítica ou corroboradora de ambos os modelos é sumarizada.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a critical review of the literature on pro-social moral development. Eisenberg's pro-social development model is presented and discussed in contrast to Kohlberg's theory. These models focus on complementary views in the study of morality. Whereas Kohlberg studied moral judgment using dilemmas involving transgressions, Eisenberg looks at pro-social actions, such as helping behavior. Psychological factors that might determine pro-social reasoning are also presented and discussed. Finally, recent research criticizing or corroborating either model is summarized.
  • Desnutrição e desenvolvimento comportamental: questões metodológicas Artigos

    Costa Junior, Áderson Luiz; Zannon, Célia Maria L. da Costa

    Resumo em Português:

    Este texto, de caráter introdutório, examina criticamente a relação entre desnutrição e desenvolvimento comportamental na infância, discutindo aspectos metodológicos envolvidos no estudo dessa relação. São apontadas implicações de resultados de estudos psicométricos e epidemiológicos em que se utilizam escalas cognitivas e avaliações estatísticas mais comuns. Ressalta-se a importância de tecnologia comportamental para a análise funcional do desenvolvimento de crianças desnutridas, e para o esclarecimento dos efeitos de intervenções ambientais que visam a promoção de condições favoráveis ao desenvolvimento comportamental.

    Resumo em Inglês:

    This introductory critical review addresses childhood malnutrition and its relation to child behavioral development. Methodological issues concerning the study of this relationship are presented. Implications of psychometric and epidemiological studies are pointed, focusing on results obtained with cognitive scales and the most common statistical measurement. The relevance of behavioral technology for functional analysis of the malnourished children development is emphasized. Its importance is also pointed for the elucidation of the effects of environmental intervention towards the establishment of favorable conditions for behavioral development.
  • Avaliação do raciocínio verbal em estudantes do 2º grau Artigos

    Andriola, Wagner Bandeira

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa objetivou avaliar a capacidade cognitiva denominada de raciocínio verbal em estudantes do 2º grau. Trata-se da capacidade que possuímos para expressar as idéais utilizando símbolos verbais. A amostra foi composta por 658 estudantes do 2º grau, de escolas públicas e privadas de Fortaleza (CE) e o instrumento utilizado foi o Teste de Raciocínio Verbal (RV) desenvolvido por Andriola e Pasquali (1995). Através do Teste da Análise de Variância (ANOVA), compararam-se as variáveis sexo, idade e série escolar quanto ao desempenho no Teste RV, utilizando-se o software SPSS for Windows (V. 6.1).

    Resumo em Inglês:

    This research has as its objective the assessment of the cognitive capacity called verbal reasoning in high school students. It deals with our capacity to express ideas using verbal symbols. The random sample was composed of 658 high school students from public and private schools in the city of Fortaleza in the state of Ceará (Brazil), while the instrument used was the Verbal Reasoning Test developed by Andriola & Pasquali (1995). By using analysis of variance (ANOVA) it was possible to compare the variables: sex, age and academic level with the performance on the Verbal Reasoning Test, using the software SPSS for Windows (V. 6.1).
  • Democracia: velhas e novas controvérsias Artigos

    Cabral Neto, Antônio

    Resumo em Português:

    A discussão realizada neste artigo busca sistematizar elementos essenciais em torno do tema democracia. Sistematiza fragmentos da democracia dos antigos; analisa a origem e evolução da democracia dos modernos, explicitando a sua relação com o liberalismo e discute a relação democracia e bem-estar social em países de capitalismo avançado e no Brasil. A conclusão sinaliza para a necessidade de ampliação da democracia, articulando as suas dimensões política, econômica e cultural. Isso implicaria a incorporação organizada dos atores sociais aos processos políticos e administrativos e o acesso da população aos bens materiais, culturais e educacionais.

    Resumo em Inglês:

    In this article the author searches for clarification of essential elements around the theme democracy. He analyses fragments of old democracy, the origin and evolution of modern democracy, making clear its relationship with liberalism. He also discusses the relationship between democracy and social well being in countries of advanced capitalism and Brazil. The conclusion identifies the need for the expansion of democracy, articulating its political, economic and cultural dimensions. This would imply in an organised linking of the social actors to political and administrative processes, as well as the access of the population to goods, both cultural and educational.
  • Paulo Rosas Entrevista

  • Apresentação Especial: Dossiê Psicologia Ambiental

    Pinheiro, José Q.
  • Teoría del comportamiento planificado e intención de infringir normas de transito en peatones

    Moyano Díaz, Emilio

    Resumo em Espanhol:

    Desde la teoría del comportamiento planificado, se explora el comportamiento infractor de normas de tránsito en peatones y se prueba una escala de autoreporte acerca de cuán frecuentemente éstos infringen normas de tránsito, cometen errores y tienen lapsus al usar las vías. Participaran 146 habitantes de la ciudad de Santiago de Chile seleccionados intencionalmente, constituyendo un grupo balanceado a) por sexo, b) con y sin licencia para conducir, c) por edad (jóvenes de 17 a 25 años y adultos de 26 y más), y d) habiendo tenido y no alguna experiencia de accidente de tránsito, quienes completaron voluntaria y anónimamente un "Cuestionario de opinión sobre el comportamiento peatonal" y una "Escala de Comportamiento Peatonal". La actitud hacia la conducta, la norma subjetiva y el control percibido explican alrededor de un 40% de la varianza en la intención de realizar el comportamiento infractor (R Múltiple= .6266; R2=.3927; F=30.609; Sig.F p<.0000). También se registra que el comportamiento peatonal difiere significativamente (p<.001) en las tres variables del modelo para los jóvenes vs. los adultos, mostrándose que los primeros tienen una actitud más positiva hacia el comportamiento infractor, perciben la norma subjetiva como menos inhibidora de la transgresión, aparecen con un menor control sobre el comportamiento infractor y con una intención conductual de mayor probabilidad a desarrollarlo. El resultado de la Escala de Comportamiento Peatonal muestra que los peatones jóvenes cometen más transgresiones, errores y lapsus al transitar que los adultos (p<.001).

    Resumo em Inglês:

    Based on the Theory of Planned Behavior, the paper analyzes traffic rules violating behavior in pedestrians, testing a self-report scale that deals with frequency of transit norms violations, error committing and having lapses when using the streets. 146 inhabitants of the city of Santiago were intentionally selected, making up a balanced sample in terms of a) genre, b) having or not driving license, c) age (young, 17-25 years, or adult, 26 years or more), and d) with experience of transit accident or not, who voluntarily and anonymously completed a "Questionnaire of opinion about pedestrian behavior" and a "Scale of Pedestrian Behavior". The attitude towards behavior, the subjective norm and the perceived control explain about 40% of the variance of intention to transgress. Pedestrian behavior is also significantly different for young vs. adults for the three variables of the model, demonstrating that the first are more prone to violating behavior, perceive the subjective norm as less inhibiting of transgression, and exhibit less control over violating behavior with behavioral intention of higher probability to make it happen. The results of the Scale of Pedestrian Behavior indicate that young pedestrians perpetrate more transgressions, errors and lapses when in transit than adults.
  • Psicologia e Arquitetura: em busca do locus interdisciplinar Especial: Dossiê Psicologia Ambiental

    Elali, Gleice Azambuja

    Resumo em Português:

    Partindo do reconhecimento da inevitável interdisciplinaridade no estudo da relação pessoa-ambiente, o artigo discute a Psicologia Ambiental enquanto locus privilegiado na interseção entre Psicologia e Arquitetura, com especial ênfase para a interrelação ambiente construído - comportamento humano. Definindo a escolha dos métodos de pesquisa como fator crucial a esta posição interdisciplinar, o texto aponta os principais métodos atualmente utilizados, facilidades de aplicação e vantagens/desvantagens dos mesmos, defendendo a propriedade do uso de multimétodos na realização de trabalhos na área.

    Resumo em Inglês:

    Acknowledging interdisciplinarity as an inevitable condition for the study of person-environment relationship, the article discusses Environmental Psychology as locus of intersection between Psychology and Architecture, converging upon the interrelationship human behavior - built environment. Considering that the choice of research methods is an essential element to such an approach, the text defines the main methods and techniques used in this area, their application and advantages/disadvantages, emphasizing a multi-method strategy.
  • A Psicologia Ecológica e o estudo dos acontecimentos da vida diária Especial: Dossiê Psicologia Ambiental

    Carneiro, Clarisse; Bindé, Pitágoras José

    Resumo em Português:

    Neste artigo os autores discutem a relação entre a Psicologia Ecológica (ou Psicologia Ambiental), e o contexto dos acontecimentos da vida diária. Com essa intenção, é oferecido um desenvolvimento histórico da Psicologia Ecológica desde as contribuições de Kurt Lewin para esta área, do precursor Roger G. Barker e seus associados, até os avanços atuais. Além disso, em particular, são discutidos aspectos relevantes do conceito de behavior setting, como as limitações e perspectivas da concepção barkeriana, os avanços para a análise de behavior setting e sua aplicabilidade para os diferentes setores da vida.

    Resumo em Inglês:

    In this paper the authors discuss the relationship between Ecological Psychology (or Environmental Psychology) and the context of daily life events. With this purpose in mind a historical development of Ecological Psychology is offered, since the contributions of Kurt Lewin, the pioneer Roger G. Barker and followers, up to the present expansions of the area. Furthermore, this paper particularly discusses relevant aspects of the concept of behavior setting, such as the limitations and perspectives of Barker's creation, the expansion of behavior setting analysis, and its applicability to different life sectors.
  • Psicologia Ambiental: a busca de um ambiente melhor Especial: Dossiê Psicologia Ambiental

    Pinheiro, José Q.

    Resumo em Português:

    A Psicologia precisa se engajar na análise e no encaminhamento de soluções para os problemas ambientais, pois estes são, de fato, problemas humano-ambientais. Para contribuir com esse propósito, um breve histórico da Psicologia Ambiental é apresentado, com destaque para as implicações teóricas e práticas de suas origens, internas e externas à Psicologia, tendo como pano de fundo a crise ambiental global. Descrevem-se alguns desdobramentos dessas fontes no contexto brasileiro, com o intuito de estimular uma crescente integração de esforços na área de estudo das inter-relações pessoa-ambiente. Aspectos teóricos e metodológicos são analisados, principalmente em vista da recente tendência internacional verificada na Psicologia Ambiental de enfatizar a determinação humana e social da chamada crise ambiental.

    Resumo em Inglês:

    Psychology should engage in the analysis of environmental problems, which are, in fact, human-environmental problems, aiming at their solution. To help accomplishing this goal, a brief historical account of Environmental Psychology is presented, emphasizing the theoretical and practical implications of its origins, internal and external to Psychology, with the environmental global crisis as background. Some developments of those sources within the Brazilian context are introduced to favor the integration of studies in the area of person-environment relationships. Some theoretical and methodological aspects are analyzed, especially in terms of the recent international tendency in Environmental Psychology to consider the human and social determination of the so called environmental crisis.
  • Algumas considerações sobre a consciência na perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty Comunicação Breve

    Moreira, Ana Regina de Lima

    Resumo em Português:

    O presente estudo aborda, em caráter introdutório, a evolução do conceito de consciência na Filosofia Ocidental, especialmente na fenomenologia de Merleau-Ponty. Em quase toda a História da Filosofia, a consciência é considerada como uma função puramente intelectual, em oposição ao corpo, através da qual o homem pode alcançar o verdadeiro conhecimento. Merleau-Ponty apresenta uma nova concepção da consciência, na qual a realidade do cogito e a realidade corporal compõem uma unidade.

    Resumo em Inglês:

    The paper is an introduction to the study of the concept of conscience in Western Philosophy, especially in the Merleau-Ponty's phenomenology. In almost the whole History of Philosophy, conscience is primarily taken as an intellectual function, with no bodily constitution, enabling human beings to achieve true knowledge. Merleau-Ponty proposes a new concept of conscience, in which the realities of cogito and the body are taken as an unit.
  • A razão das emoções: um ensaio sobre "O erro de Descartes" Resenhas

    Tomaz, Carlos; Giugliano, Lilian G.
  • Inteligência emocional: da revolução à controvérsia Resenhas

    Correia, Mônica F. B.
  • 1º Encontro Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial Informe

    Alencar, Anuska Irene de
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
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