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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 3, Número: 2, Publicado: 1998
  • Editorial

  • Relatos de mães sobre transformações familiares em três gerações Artigos

    Benincá, Ciomara Ribeiro Silva; Gomes, William B.

    Resumo em Português:

    Examinou-se um conjunto de descrições e entendimentos de mudanças em idéias e comportamentos familiares através de três gerações. As informantes foram doze mães provenientes de quatro diferentes famílias, seguindo a linearidade geracional de avó, mãe e neta. Todas elas residiam na região de Passo Fundo - RS. Utilizando-se uma análise qualitativa baseada na teoria fenomenológica, interpretou-se as continuidades e descontinuidades de comportamentos e idéias em duas perspectivas: 1) redimensionamento no poder do pai e da mãe e na coesão familiar; e 2) transformação da identidade coletiva em identidade individual, com a ampliação do espaço para a realização pessoal. Continuidades mostraram-se associadas a princípios ideais como a ética familiar. Em contraste, descontinuidades aconteceram de acordo com pressões contextuais nos aspectos práticos da vida familiar.

    Resumo em Inglês:

    Examined a set of mothers' descriptions and understandings of family values and behaviors across three generations. The informants were twelve mothers, from four different families, following a generational linearity of grandmother, mother and granddaughter. All of them were residents in the area of Passo Fundo/RS. By using a qualitative analysis based on a phenomenological theory, the continuities and discontinuities of behavior and ideas were interpreted in two perspectives: 1) new arrangement in the power of father and mother and in the family cohesion and 2) changing from collective to personal identity with an increasing in the space for self realization. Continuities were related to general principles as family ethics. In contrast, discontinuities happened according to contextual pressures in the practical aspects of family life.
  • Reflexões sobre o estudo da História da Psicologia Artigos

    Cambaúva, Lenita Gama; Silva, Lucia Cecilia da; Ferreira, Walterlice

    Resumo em Português:

    Neste artigo as autoras argumentam sobre a necessidade de alguns subsídios fundamentais para se entender a psicologia como produção humana e, consequentemente, entender suas problemáticas atuais bem como as possibilidades de sua transformação. Apontam a importância de se apreender os conhecimentos psicológicos - sejam as idéias psicológicas, seja a psicologia científica, seja a própria formação do psicólogo - pela e através da história dos homens que os construíram.

    Resumo em Inglês:

    The authors of this article argue about the necessity of some basic subsidies to understand psychology itself as a human production, and therefore, to understand its present problems as well as its possibilities of transformation. They point out the importance of understanding the psychological knowledge - whether the psychological ideas, scientific psychology or the psychologist formation itself - by and through the history of those men who built this knowledge.
  • Grafitos de banheiro: um estudo de diferenças de gênero Artigos

    Teixeira, Renata Plaza; Otta, Emma

    Resumo em Português:

    Foram analisadas diferenças de gênero em grafitos de banheiro (N = 1349), focalizando-se aspectos da sexualidade humana. Grafitos foram coletados em banheiros de "cursinhos" pré-vestibulares e de uma universidade, localizados em São Paulo, SP, Brasil. Não foram encontradas diferenças de gênero significativas em termos de freqüência de grafitos sexuais. Contudo, a análise do conteúdo sexual das inscrições revelou diferenças significativas. Foi utilizado o Modelo de Regressão Logística para verificar quais categorias de grafitos sexuais diferenciavam homens de mulheres. Nos "cursinhos", as categorias diferenciadoras foram "analidade" (B: 1,7560, gl = 1, p <= 0,01) e "xingamento" (B: 0,8843, gl = 1, p <= 0,01), temas preferidos pelos homens. Na universidade, as categorias diferenciadoras foram "xingamento" (B: 0,4445, gl = 1, p <= 0,05) e "elogio sexual" (B: -0,7654, gl = 1, p <= 0,05): os homens produziram maior número de xingamentos, enquanto que as mulheres realizaram mais elogios. "Xingamento", portanto, foi uma categoria diferenciadora de gêneros nos dois ambientes: os homens se mostraram mais agressivos que as mulheres ao produzirem grafitos sexuais. Este resultado indica que pode haver alguma relação entre agressividade e sexualidade.

    Resumo em Inglês:

    Gender differences in restroom graffiti (N = 1349) were analyzed, focusing on aspects of the human sexuality. Graffiti were collected in restrooms from secondary schools ("cursinhos") and from a university, located in São Paulo, SP, Brazil. No significant gender differences were found in terms of frequency of sexual graffiti. However, the analysis of the sexual content of the inscriptions revealed significant differences. We used the Logistic Regression Model to verify the categories of sexual graffiti that differentiated men from women. At the secondary schools, the distinguishing categories were "anality" (B: 1,7560, df = 1, p < .01) and "insult" (B: .8843, df = 1, p < .01), themes preferred by men. At the university, the distinguishing categories were "insult" (B: .4445, df = 1, p < .05) and "sexual compliment" (B: -.7654, df = 1, p < .05): men produced a larger number of insults while women made more compliments. "Insult", therefore, was a category that differentiated genders in both locations: men were more aggressive than women when producing sexual graffiti. This result indicates that there may be some kind of connection between aggressiveness and sexuality.
  • As variáveis número de experimentadores e tipo de contexto alterando o desempenho de crianças em tarefas de conservação: o problema da padronização do método clínico em testagens clássicas Artigos

    Oliva, Angela Donato; Moura, Maria Lúcia Seidl de

    Resumo em Português:

    Esse estudo testou a influência das variáveis número de experimentadores (um ou dois) e tipo de contexto (com jogo ou sem jogo) no desempenho de crianças em tarefa de conservação. Noventa e seis crianças entre 5-7 anos de uma escola do Rio de Janeiro foram divididas em 4 condições e testadas individualmente numa tarefa envolvendo conservação de substância descontínua. As condições foram: contexto de jogo e um experimentador, contexto de jogo e dois experimentadores, dois experimentadores sem contexto de jogo e forma clássica (um experimentador sem jogo). Os resultados foram analisados pela Regressão Logística e ofereceram clara evidência de aumento na freqüência de respostas corretas nos grupos com contexto de jogo com 1 ou 2 experimentadores, e na condição com 2 experimentadores sem jogo, mas não foi observada interação. Possíveis problemas sobre procedimentos regularmente empregados em pesquisas piagetianas são discutidos.

    Resumo em Inglês:

    This study tested the influence of the variables number of experimenters (one or two) and type of context (with game or with no-game) in children's performance in conservation task. Ninety six 5-7 years old children from a Rio de Janeiro's school were randomly distributed between 4 conditions and tested individually on a task involving conservation of discontinuous quantity. The conditions were: game context and one experimenter, game context and two experimenters, two experimenters and no-game context, and classical context (one experimenter and no-game). The results were analyzed by the Logistic Regression and offered clear evidence of the increasing frequency of correct responses in the groups with game context with 1 or 2 experimenters, and in the no-game context with 2 experimenters, but no interaction was observed. Possible problems with the procedures regularly employed in piagetian researches are discussed.
  • O conceito de coping: uma revisão teórica Artigos

    Antoniazzi, Adriane Scomazzon; Dell'Aglio, Débora Dalbosco; Bandeira, Denise Ruschel

    Resumo em Português:

    O conceito de coping tem sido descrito como o conjunto das estratégias utilizadas pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias adversas ou estressantes. O presente artigo apresenta os modelos de coping de Folkman e Lazarus, e de Rudolph, Denning e Weisz, bem como suas diferentes posições teóricas e metodológicas. As definições de estilos e estratégias de coping, sua eficácia e possíveis relações com traços de personalidade são discutidas. É salientada a necessidade de uma teoria de stress-coping específica para crianças, tendo em vista as mudanças cognitivas que ocorrem no curso de seu desenvolvimento. Este artigo apresenta também questões controversas sobre o tema e aponta a necessidade de pesquisas sobre coping no Brasil, para auxiliar na compreensão e desenvolvimento deste conceito.

    Resumo em Inglês:

    The concept of coping has been described as the set of strategies utilized by individuals in order to adapt themselves to adverse or stressful events. This review presents two process models of coping: one by Folkman and Lazarus, and the other by Rudolfh, Denning and Weisz, as well as their different theoretical and methodological assumptions. The definitions of styles and strategies of coping, their effectiveness and possible relationships to personality traits are discussed. The need for a theory of stress-coping specific for children is emphasized, due to the cognitive changes which occur along their development. Controversial issues about the subject are discussed and the need for research in Brazil about coping is pointed. This procedure would be helpful for the understanding and development of this concept.
  • A necessidade de contextuação cultural das práticas psi: considerações preliminares Artigos

    Vieira, Sarita Brazão

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a predominância, no campo da saúde mental, de um modelo explicativo no qual a ênfase é a esfera físico-orgânica do sujeito em detrimento de outras formas de abordar o processo saúde/doença. Discute-se a questão da eficácia terapêutica considerando a existência, na população trabalhadora, de formas distintas de interpretação e tratamento para lidar com o sofrimento denominado "psíquico". Na tentativa de compreender o porquê destas serem praticamente desconsideradas pelos sistemas de conhecimento e intervenção terapêutica da psiquiatria, psicanálise e psicologia é que se recorreu às investigações desenvolvidas no campo antropológico sobre a concepção moderna de pessoa.

    Resumo em Inglês:

    The predominance of an explicative model in the field of mental health which emphasizes the physical-organic sphere of the subject, regardless of other forms of approaching the health/disease process is discussed. The understanding of aspects regarding the therapeutic effectiveness and the different interpretations and treatments to deal with the psychical suffering is sought. The main axis of the analysis is grounded on anthropological investigations about the modern concept of person.
  • Antônio Jayro Fagundes Entrevista

  • Em busca do tempo vivido Resenha

    Carvalho, Denis Barros de
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
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