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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2003
  • Documento sem título Editorial

    Yamamoto, Oswaldo H.
  • Construtivismo ou construcionismo? Contribuições deste debate para a Psicologia Social Artigos

    Arendt, Ronald João Jacques

    Resumo em Português:

    Neste artigo serão discutidas duas abordagens contemporâneas da Psicologia, o Construcionismo e o Construtivismo, a primeira proveniente da Psicologia Social, a segunda da Psicologia do Desenvolvimento. Ainda que aparentemente conflitantes - o Construcionismo procura dar conta das construções que os indivíduos elaboram coletivamente, enquanto o Construtivismo busca dar conta da construção das estruturas cognitivas que o indivíduo elabora no decorrer do seu desenvolvimento -, o argumento do trabalho busca indicar que ambas as propostas teóricas se reportam aos princípios conceituais da filosofia pós-moderna: crítica ao acesso possível a uma realidade independente do indivíduo, rejeição de um enfoque cartesiano de investigação científica fundado no rigor e na objetividade. Entretanto, as análises efetuadas permitem concluir que os modelos considerados efetuam uma redução, seja para o nível social, seja para o individual. O artigo finaliza com uma tentativa de integração de ambos, como proposta de fugir ao desequilíbrio típico das teorizações na Psicologia Social que, tradicionalmente, sempre colocou ênfase ou no indivíduo ou no contexto em seus modelos teóricos.

    Resumo em Inglês:

    This paper will discuss two contemporary approaches of psychology, constructionism and constructivism, the first one coming from Social Psychology, the other from Developmental Psychology. Even seemingly conflicting - constructionism tries to cope with constructions collectively elaborated by individuals, while constructivism tries to cope with the construction of cognitive structures elaborated by the individual during his development -, the argument seeks to indicate that both theoretical proposals are related to the conceptual basis of postmodern philosophical thought: critique of a possible access by the individual to an independent reality, rejection of a Cartesian approach of scientific inquiry grounded in the search of rigor and objectivity. However, the analysis fulfilled allows to the conclusion that the models considered accomplish a reduction, be it to the social or to the individual level. The paper finishes with a trial to integrate both models, a proposal to escape to the typical absence of balance in the psychological theorizations of social psychology, whose tradition is to emphasize the social or the individual in its theoretical models.
  • Predictores de la conducta antisocial juvenil: un modelo ecológico

    Frías-Armenta, Martha; López-Escobar, Amelia Eréndida; Díaz-Méndez, Sylvia Guadalupe

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio pone a prueba un modelo ecológico como marco teórico explicativo de la antisocialidad juvenil. 204 jóvenes mexicanos que cursaban la educación secundaria o preparatoria contestaron un cuestionario con preguntas acerca de la violencia intrafamiliar, su conducta antisocial, la ingesta de alcohol de sus madres, los problemas de conducta escolar, algunas características del ambiente familiar, escolar y del barrio y las actitudes acerca de la violencia. Los datos fueron analizados a través de un modelo estructural en el cual las variables investigadas constituyeron factores e índices que representaban a los niveles de la teoría ecológica. Los resultados mostraron que el microsistema tuvo un efecto directo en la conducta antisocial de los menores, el exosistema mostró un efecto también directo en el microsistema y por lo tanto uno indirecto en la conducta antisocial de los menores, y el macrosistema tuvo un efecto directo en el exosistema y uno indirecto en la antisocialidad de los jóvenes. Lo anterior parece respaldar el modelo ecológico, como explicación coherente de la conducta antisocial en los menores.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research was to test an ecological model as explanation of juvenile delinquency. 204 Mexican students of junior and high school answered a questionnaire containing questions about family violence, antisocial behavior, child abuse, mother and father alcohol consumption, as well as some family, school, and neighborhood environmental characteristics. Observed variables constituted factors and indexes that represented the ecological theory. Structural equation modeling was used to analyze data. Results showed that the microsystem had a direct effect on antisocial behavior of youths, the exosystem had also a direct effect on the microsystem and an indirect effect on antisocial behavior, while the macrosystem had a direct effect on the exosystem and an indirect effect on antisocial behavior. These results seem to support the ecological model as an appropriate explanation of juvenile antisocial behavior.
  • Reflexão social, controle percebido e motivações à adoção: características psicossociais das mães adotivas Artigos

    Reppold, Caroline Tozzi; Hutz, Claudio Simon

    Resumo em Português:

    A literatura mostra que a adoção é associada no imaginário social ao altruísmo e ao hedonismo dos adotantes. O objetivo deste estudo foi investigar algumas características psicossociais de mães adotivas, como as motivações à adoção, o nível de julgamento moral, as crenças de locus de controle e a percepção de apoio social. A amostra foi composta por 20 mães adotivas e 20 mães biológicas. Os dados foram coletados utilizando um questionário com itens psicossociais, o Sociomoral Reflection Objective Measure e a Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson. Os resultados revelaram que 60% das participantes relacionaram a adoção a problemas de fertilidade, mas as análises não indicaram diferenças significativas entre o tipo de maternidade e as variáveis investigadas, à exceção do apoio social percebido. Os resultados sugerem novas direções às pesquisas sobre os fatores moderadores da adaptação psicológica das famílias adotivas.

    Resumo em Inglês:

    The literature points out that the social imaginary of adoption is associated with altruism and hedonism of adopters. Thus, the present study aimed to investigate some psychosocial characteristics of adoptive mothers, such as the motivation to adopt, moral judgment, locus of control, and perceived social support. The participants were 20 adoptive and 20 biological mothers. Data were collected using a questionnaire of psychosocial items, the Sociomoral Reflection Objective Measure, and Levenson's Multidimensional Locus of Control Scale. The results indicated that 60% of participants related adoption to fertility problems. However except for perceived social support, there were no significant differences between the type of maternity and the variables investigated. The results suggest new directions for studies about the moderator factors of psychological adaptation of adoptive families.
  • Padrão do ciclo sono-vigília e sua relação com a ansiedade em estudantes universitários Artigos

    Almondes, Katie Moraes de; Araújo, John Fontenele de

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, foram investigadas as relações entre o ciclo sono-vigília e a ansiedade. O ciclo sono-vigília e traço e estado de ansiedade foram avaliados em 37 estudantes do segundo ano do curso médico. Os estudantes responderam ao Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh - IQSP, ao Inventário de Estado e Traço de Ansiedade - IDATE e a um questionário de matutinidade - vespertinidade (cronotipo). Todos registraram seu sono em um diário durante duas semanas. Os resultados mostraram que os estudantes de medicina tinham altos escores de traço e estado de ansiedade. Aqueles que tinham maiores escores de traço de ansiedade acordavam mais cedo nos dias de semana e finais de semana enquanto os que apresentavam irregularidade do seu ciclo sono-vigília apresentaram maior estado de ansiedade. Sugere-se que há uma relação entre o ciclo sono-vigília e a ansiedade.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the relationship between the sleep/wake cycle and anxiety in medical students. The sleep/wake cycle and anxiety were evaluated in 37 second year medical school students. The volunteers answered a morningness-eveningness questionnaire, Pittsburgh Sleep Quality Index - PSQI and state and trait of anxiety inventory - STAI; all kept a sleep/wake diary for two weeks. The results showed that the students had high anxiety trait and state. Students who had high anxiety trait had an earlier sleep offset on weekdays and weekend, and students who displayed irregularity in the sleep/wake cycle had high anxiety state. These results suggest a relationship between the sleep/wake cycle and anxiety.
  • Pobreza, violência e trabalho: a produção de sentidos de meninos e meninas de uma favela Artigos

    Guareschi, Neuza Maria de Fátima; Oliveira, Fernanda Pacheco de; Giannechini, Letícia Goldenberg; Comunello, Luciele Nardi; Nardini, Milena; Pacheco, Milena Leal

    Resumo em Português:

    Este artigo se propõe a discutir os sentidos que são produzidos em relação à pobreza, à violência e ao trabalho. Considerando as condições sociais, econômicas, culturais e políticas de exclusão de onde vivem, procurou-se compreender como os sentidos produzidos interpelam meninos e meninas na construção das identidades de gênero, raça, classe social e sexo, nos espaços da casa, da rua, da escola e da comunidade. Para isso, foram realizados 6 grupos de discussão e 16 entrevistas individuais com meninos e meninas, entre 15 e 18 anos, de uma 5ª e uma 8ª séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal da zona leste de Porto Alegre, de uma comunidade carente. A análise e compreensão desses sentidos foram construídos a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Produção de Sentidos, dentro do paradigma do Construcionismo Social. A pobreza produz um sofrimento e, esses são aspectos que fazem parte da vida desses jovens. A violência é tratada com uma certa naturalidade, mas ao mesmo tempo com uma preocupação, além de ser localizada geograficamente. Já o trabalho é usado como critério para identificar e caracterizar quem mora na favela, especificando, os que trabalham como pessoas honestas, e os que não trabalham como marginais ou bandidos.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the production of meanings about poverty, violence and work. According to the social, economic and cultural conditions, this work analyzes the intersections of gender, racial, social class and sexual girl's and boy's identities construction in the community spaces such as the street, the school and the home. Sixteen interviews and six discussion groups were carried out with girls and boys, between fifteen and eighteen years old, from fifth and eight grade in school. The understanding of the meanings of these girls and boys was based on theoretical and methodological social constructionism approach. The meaning of poverty is perceived by these girls and boys as burden. The violence is taken as concerning, but also as something natural. Work is used as a criterion to classify people, differentiating honest persons from delinquents, who do not work.
  • Grupo de apoio aberto para pessoas portadoras do HIV: a construção da homogeneidade Artigos

    Rasera, Emerson F.; Japur, Marisa

    Resumo em Português:

    Há um debate na literatura a respeito da homogeneidade na composição dos grupos para portadores do HIV, segundo estágios da doença, formas de infecção e sexo dos participantes. Este estudo, baseado em uma concepção construcionista da terapia e da produção do conhecimento, buscou analisar como os sentidos sobre a soropositividade e o apoio eram negociados em uma sessão de um grupo de apoio voltado a esta população. Observamos que a homogeneidade e o apoio, antes de serem categorias a priori usadas para organizar o grupo, são ativamente construídas na e através da situação grupal por seus participantes. Implicações éticas e metodológicas decorrentes dessa análise apontam para o reconhecimento das condições sócio-históricas de construção dos sentidos da soropositividade e da hegemonia de algumas de suas descrições.

    Resumo em Inglês:

    There is a debate in the literature regarding the homogeneity in the composition of the groups for persons with HIV/AIDS, according to stages of the disease, infection forms, and the participants' sex. This study, based on a constructionist conception of the therapy and of the production of the knowledge, sought analyzing how the senses on the seropositivity and the support were negotiated in a session of a support group oriented to this population. We observed that the homogeneity and the support, before being a priori categories used to organize the group, are actively built in and through the group setting by its participants. Ethical and methodological implications of this analysis point to the recognition of the social-historical conditions for the construction of the senses of the seropositivity and of the hegemony of some of its descriptions.
  • Equivalência de estímulos após treino de pareamento consistente de estímulos com atraso do modelo Artigos

    Assis, Grauben José Alves de; Baptista, Marcelo Quintino Galvão; Kato, Olívia Missae; Cardoso, Danielle Grain

    Resumo em Português:

    Estudos anteriores documentaram a formação de relações de equivalência a partir do treino com pareamento consistente de estímulos. Este estudo, com figuras usuais, objetivou verificar os efeitos de um procedimento similar, mas com atraso na apresentação do modelo, em oito universitários de ambos os sexos. Foi usado um microcomputador com tela sensível ao toque. No ensino das discriminações condicionais AB e AC, intercalado aos testes de simetria BA e CA, e de equivalência BC e CB, o modelo era apresentado na "janela" central da tela; após a resposta ao modelo, este ficava ausente, e três estímulos de comparação, um dos quais o consistente (Sc), eram apresentados, simultaneamente, nas "janelas" laterais, sem conseqüências diferenciais para as respostas corretas e incorretas. Sete participantes alcançaram o critério (100% de acerto), cinco demonstraram as relações de simetria e um demonstrou equivalência. Esses resultados replicaram parcialmente os estudos anteriores.

    Resumo em Inglês:

    Previous studies have shown the formation of equivalence relations following training by stimulus consistency matching. Using common figures as stimuli, the aim of this experiment was to verify the effects of a similar procedure involving, however, delayed smaple stimulus presentation among eight university students of both sexes. A microcomputer with a touch-sensitive screen was utilized. Between training of conditional discriminations, AB and AC, symmetry (BA, CA) and equivalence tests (BC, CB) were inserted; the sample stimulus appeared in the center of the screen. Following response, the sample was withdrawn, and three comparison stimuli - one of them consistent - were shown simultaneously in the side windows, without differential consequences for correct or incorrect responses. Seven respondents reached criterion, five demonstrated having attained symmetry, and one, equivalence relations. These results replicated, in part, the outcomes of previous experiments.
  • A doença crônica orgânica na infância e as práticas educativas maternas Artigos

    Piccinini, Cesar Augusto; Castro, Elisa Kern; Alvarenga, Patrícia; Vargas, Silvia; Oliveira, Viviane Z.

    Resumo em Português:

    Estudos apontam que a presença de doença crônica orgânica na infância pode se constituir num importante fator de mediação da qualidade da interação mãe-criança. Entretanto, poucos estudos investigam as práticas educativas maternas em crianças portadoras de doença crônica. Os cuidados diários exigidos pelo tratamento da enfermidade, bem como a fragilidade física e emocional da criança podem afetar as práticas educativas maternas. Participaram do estudo 40 mães, metade das quais eram mães de crianças portadoras de doença crônica orgânica e as demais de crianças sem doença crônica. As crianças eram de ambos os sexos e tinham entre 03 e 05 anos de idade. Os participantes foram recrutados em hospitais e pré-escolas públicas. Uma entrevista semi-estruturada foi utilizada para se investigar as práticas educativas maternas, examinadas através de análise de conteúdo. Os resultados revelaram uma tendência marginalmente significativa no grupo com doença crônica a utilizar um número menor de práticas coercitivas. Além disso, houve uma diferença significativa entre os grupos quanto ao uso de punição física e privação/castigo, indicando que as mães de crianças com doença crônica utilizaram com menor freqüência este tipo de prática. Os resultados apóiam a expectativa inicial de que as mães de crianças com doença crônica seriam menos coercitivas quando comparadas às mães do outro grupo.

    Resumo em Inglês:

    Studies indicate that the presence of physical chronic disease in childhood may constitute an important factor to the quality of mother-child interaction. However, few studies investigate the childrearing practices in children with physical chronic disease. The daily care demand by the disease treatment as well as the child physical and emotional fragility may affect the childrearing practices. Fourty mothers participated in this study, half of them with a child with physical chronic disease and the other with a child without this condition. The children were of both sexes, 3 to 4 years old. The participants were selected in public hospitals and schools. A semi-structured interview was used to investigate the mother's childrearing practices, examined by content analysis. The results show a marginally significant difference showing that the group of mothers of the chronic disease children uses coercive practices less frequently. Moreover, there was a significant difference between the groups in relation to the use of physical punishment and privation/penalty, suggesting that mothers of chronic disease children use less frequently this type of practice. The results support the initial hypothesis that mothers of chronic disease children would be less coercive when compared to mothers of the other group.
  • Relações sociais e poder em um contexto grupal: reflexões a partir de uma atividade específica Artigos

    Zanella, Andréa Vieira; Prado Filho, Kléber; Abella, Sandra Iris Sobrera

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa as relações sociais de sujeitos participantes de um programa de formação em serviço, envolvidos em uma atividade cuja tarefa consistia em retratar a instituição em que trabalhavam. A coordenação do processo foi assumida, após um certo período de indefinição, por uma das participantes de maneira democrática, com o consentimento dos demais; num segundo momento, compartilhou esse lugar social com outro colega, o qual havia disputado com ela anteriormente a coordenação. Tal atividade possibilitou visualizar a forma como assumiram diferentes lugares sociais e a intrincada trama de relações de poder que estabeleceram, sendo que a análise das relações estabelecidas permitiu constatar que quando o lugar máximo de poder foi assumido com clareza, o trabalho do grupo fluiu e foi desenvolvido com o envolvimento de todos.

    Resumo em Inglês:

    This work analyses the social relations of the participants who took part in a program of manager formation at work. They had realized a task which consisted of describing the institution where they work. Firstly, one of the participants assumed the co-ordination of the process in a democratic way by common consent. Secondly, she shared those social place with other colleague, which had disputed with her foregoing the co-ordination. Such activity permitted to visualize the form as they assumed different social places and the complicated web of power relations, and it also permitted to verify that when the place of maximum power was assumed clearly, the work of the group was developed with the involvement of all.
  • O senso de auto-eficácia e o comportamento orientado para aprendizagem em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem Artigos

    Medeiros, Paula Cristina; Loureiro, Sonia Regina; Linhares, Maria Beatriz Martins; Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    Objetiva-se avaliar aspectos do desempenho acadêmico de crianças, relacionando indicadores da produção e do comportamento orientado para aprendizagem com indicadores de percepção do senso de auto-eficácia. Procedeu-se a avaliação por meio do Roteiro de Observação Clínica Comportamental da Criança e do Roteiro de Avaliação do Senso de Auto-Eficácia de 52 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de oito a 12 anos, alunos de 1ª a 4ª série, divididas em: 26 crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, encaminhadas para atendimento psicológico e 26 crianças com bom desempenho acadêmico avaliado por Teste de Desempenho Escolar. Observou-se que as crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, quando comparadas às crianças com bom desempenho, apresentaram diferença estatisticamente significativa; a) quanto à produção: atividades de qualidade média; b) quanto ao comportamento: baixa capacidade de organização, atenção, iniciativa, decisão, comunicação e interação espontânea; c) quanto à percepção: baixo senso de auto-eficácia.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work has been to assess children's academic performance, relating indicators of production, and behavior oriented towards learning, with indicators of self-efficacy sense perception. Fifty-two children, from 8 and 12 years old, from both sexes have been assessed through the Guideline for Children's Behavioral Clinical Observation and through the Guideline for the Assessment of Self-efficacy Sense. They had been attending from the 1st to the 4th primary school levels and were divided in: 26 children with complaint of learning difficulty, forwarded to psychological attendance and 26 children with good academic performance assessed through the School Performance Test. It has been seen that the children with complaint of learning difficulty, as compared to children with good academic performance, presented statistically significant difference in the: a) production: average quality activities; b) behavior: low organization capacity, attention, initiative, decision, communication and spontaneous interaction: c) perception: low sense of self-efficacy.
  • A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório Artigos

    Schoen-Ferreira, Teresa Helena; Aznar-Farias, Maria; Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos

    Resumo em Português:

    De acordo com a teoria psicossocial de Erikson, a tarefa mais importante da adolescência é a construção da identidade. Partindo desse pressuposto, este estudo, abrangendo 25 estudantes (de 15 a 17 anos) de Ensino Médio, comparou empiricamente informações fornecidas pela GIDS - The Groningen Identity Development Scale (escala que avalia o desenvolvimento de identidade) e pelo YSR - Young Self Report (checklist auto-aplicável que rastreia problemas mentais). A maioria dos adolescentes encontrava-se nos estados iniciais no desenvolvimento da identidade: difusão e execução de identidade. Foi ainda observada uma relação significativa do ponto de vista estatístico entre baixo comprometimento e problemas de comportamento.

    Resumo em Inglês:

    According to Erikson's psychosocial theory, the most important task during adolescence is identity construction. Based on this assertion, this study, undertaken with 25 high school students (15 to 17 years old), compared the Groningen Identity Development Scale (GIDS), a identity evolution scale, with the Youth Self-Report (YSR), a screening mental problems checklist. Most of the teenagers were on two initial identity phases: diffusion and foreclosure. A significant relationship between low commitment and behavior problems was also found.
  • Concepções sobre a doença mental em profissionais, usuários e seus familiares Artigos

    Rodrigues, Cássia Regina; Figueiredo, Marco Antonio de Castro

    Resumo em Português:

    O processo de transformação institucional em Saúde Mental tem sido um desafio, pois é preciso realizar a desconstrução das ideologias e dos diversos campos do conhecimento. Por esta razão, objetiva-se colocar em discussão conteúdos, crenças e valores que os profissionais, pacientes dos serviços de saúde mental e seus familiares, apresentam em relação à doença mental. Dentro do referencial teórico da Psicologia Social, tendo como pressuposto o conceito de reificação, foram discutidas as concepções dessas pessoas visando colher dados que busquem refletir sobre questões relativas à compreensão da doença mental. O estudo foi desenvolvido com trinta participantes, sendo 10 profissionais, 10 usuários e 10 familiares dos serviços extra-hospitalares da região de Marília (SP). Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, seguindo uma técnica desenvolvida por Figueiredo (1989). As entrevistas foram gravadas e transcritas, sendo posteriormente categorizadas e analisadas. Os dados foram analisados através de uma adaptação da técnica de análise de conteúdo, e encontramos as subcategorias: instabilidade emocional, perda do padrão de normalidade, visão biológica, predisposição hereditária e estigma. Estas seis subcategorias sugeriram que muitas vezes as concepções presentes no trabalho em Saúde Mental se caracterizam pela reprodução estereotipada de conhecimentos adquiridos e a práxis passa a se constituir pela manutenção do estabelecido, sem a criação de novos modelos de intervenção.

    Resumo em Inglês:

    Transforming mental health institutions has been defying because it is necessary to deconstruct ideologies in all areas of knowledge. Therefore we want to discuss contents, beliefs and values held by professionals, mental health service patients and their families in relation to mental health. Reification is a concept of the Social Psychological Theory and it has been used to discuss people's concepts towards mental health. This study has been developed with thirty people: 10 professionals, 10 users and 10 family members in Marília area (SP) outpatient service. Data were collected in semi-structured interviews, according to a technique developed by Figueiredo (1989). The interviews were a technical adaptation of content analysis. Based on these data analysis, the following subcategories were found: emotional instability, loss of normality pattern, biological vision, inherited predisposition and stigma. These six subcategories suggested that often mental health concepts are stereotyped from acquired knowledge and praxis maintains the status quo, without creating new intervention models.
  • Problemas no casamento: uma análise qualitativa Artigos

    Garcia, Maria Lúcia Teixeira; Tassara, Eda Terezinha de Oliveira

    Resumo em Português:

    O presente trabalho objetiva identificar e analisar os tipos de problemas vividos no casamento referidos por mulheres casadas há mais de 15 anos e pertencentes a estrato econômico médio e alto residentes na Grande Vitória, Espírito Santo. Foram entrevistadas 20 mulheres utilizando roteiro de entrevista semi-estruturada. As entrevistas, gravadas e transcritas, foram analisadas utilizando-se a análise do discurso. Foram relacionados dois grupos de problemas: os problemas referidos pelas entrevistadas e os problemas identificados pelas pesquisadoras. Os problemas refletem as mudanças ocorridas no cenário social que, ao incidirem sobre o casamento, resultam em alterações nas expectativas sociais quanto ao projeto de relação afetivo-sexual. De um projeto marcado por sua durabilidade assegurada mesmo antes do casamento, as novas formas de conjugalidade apontam para o caráter distópico das relações na qual a premissa de sua durabilidade é contestada mesmo antes do início do relacionamento.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at identifying and analyzing the sorts for longer than 15 years from high and middle classes and dwelling in Grande Vitória, Espírito Santo. Semi-structured interviews were used on approaching 20 women. The interviews were tape recorded, written down, then analyzed in the light of discourse analysis. Two dissimilar groups of problems have arisen: those as acknowledged by the women and those as identified by the investigators. The problems reflect the changes in the social setting, which change the social expectancies as for an ideal of a sexual affectionate relationship, when they are inserted into marriage. Hence, from an ideal of long lasting relationship guaranteed even before marriage, the new styles of espousing tend to break its lifelong likelihood even before the beginning of relationship.
  • A maternidade na perspectiva de mães adolescentes e avós maternas dos bebês Artigos

    Silva, Deusivania Vieira da; Salomão, Nádia Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou investigar o subsistema avós maternas dos bebês-mães adolescentes, de baixa renda. Averiguou-se especificamente: a reação inicial frente à gravidez, as concepções sobre o exercício da maternidade adolescente e o papel desempenhado pelas avós frente a esta situação. Elaborou-se uma entrevista semi-estruturada a partir de um estudo piloto. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1976). Participaram da pesquisa 25 avós maternas dos bebês e 25 mães adolescentes. Verificou-se que, as reações iniciais desfavoráveis frente à notícia da gravidez prevaleceram nos relatos das adolescentes e de suas mães. No que se refere ao exercício da maternidade constatou-se que, houve uma concepção favorável, principalmente por parte das adolescentes. Contudo, algumas avós ressaltaram a imaturidade e a impaciência das mães para com suas crianças. Verificou-se também que as avós maternas dos bebês exerciam os seguintes papéis: cuidar/apoiar; ensinar/orientar; papel de mãe; avaliar e controlar.

    Resumo em Inglês:

    In the present study it was investigated the subsystem adolescent mothers and their mothers from low income background. It was specifically investigated: the initial reaction to the pregnancy, the conceptions on the adolescent's maternity and the role carried out by the grandmothers. A semi-structured interview was elaborated based on a pilot study. The interviews were recorded, transcribed and later analyzed according to the technique of content analysis proposed by Bardin (1976). In this research 25 grandmothers and 25 adolescent mothers participated. It was verified that, the initial unfavourable reactions on pregnancy prevailed in the adolescents and their mothers reports. In what refers to the exercise of the maternity, it was verified that there was a favourable conception, mainly from the adolescents. However, some grandmothers emphasized aspects related to the adolescents' immaturity and impatience with their babies. It was also verified that the maternal grandmother exercised the following roles: taking care/ supporting; teaching/ guiding; mother's role; evaluating and controling.
  • Ética e subjetividade: indagações em Habermas e Rorty Artigos

    Teixeira, Leônia Cavalcante

    Resumo em Português:

    Considerando que o momento civilizatório atual se define como de crise epistêmica, antropológica, ontológica e ética, este breve escrito aborda, a partir da consideração da tradição iluminista, as concepções de dois pensadores emblemáticos da contemporaneidade: Jürgen Habermas e Richard Rorty. Habermas parte de uma feroz crítica ao unilitarismo em que o ideário da Ilustração desembocou, questionando o tecnicismo e optando pelo repensar o homem e o mundo através da retomada de uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na tradição linguístico-pragmática, Rorty posiciona-se vigorosamente contra as perspectivas iluministas antropológica, epistêmica e ética. O autor afirma que o cosmopolitismo pela solidariedade comunicacional deve ser alvo de nossas lutas, porém sem o norte da emancipação, que perde seu sentido com a derrocada das categorias de substância, essência, verdade, razão... A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjetividade.

    Resumo em Inglês:

    Considering that the current civilizatory moment is defined by the epistemic, anthropological, ontological and ethical crises, this short paper deals with the concepts of two emblematic thinkers of contemporaneity, from the consideration of the illuminist tradition; those thinkers being: Jurgen Habermas and Richard Rorty. Habermas starts with fierce criticism of unilateralism in which the set of ideas of the Illustration ends up questioning the technicalness of it and opting for rethinking man and the world through taking up, once again the emancipating, cosmopolitan, illuminist ethic. Based on the linguistic-pragmatic tradition, Rorty, vigorously positions himself against the anthropological, epistemic and ethical illuminist perspectives. The author affirms that cosmopolitism through communicational solidarity should be the aim of our struggles, however without the direction of emancipation, which loses its meaning with the overthrow of the categories of substance, essence, truth, reason… The discussion between the authors takes into consideration the relationships between ethics and subjectivity.
  • Enfrentando a mastectomia: análise dos relatos de mulheres mastectomizadas sobre questões ligadas à sexualidade Artigos

    Duarte, Tânia Pires; Andrade, Ângela Nobre de

    Resumo em Português:

    Este trabalho se propôs a investigar como seis mulheres mastectomizadas, com idades de 37 a 55 anos, e com tempo de cirurgia de 1 ano e meio a 8 anos, percebiam a sua sexualidade. Para exame dos relatos foi aplicada a técnica de análise de conteúdo, em que foram identificadas as seguintes categorias: informação sobre a doença, reação ao diagnóstico, relação médico-paciente, eu e o meu corpo, eu e o olhar do outro, percepção de si mesma e relacionamentos amorosos.A análise dessas categorias demonstrou que, após a mastectomia, as mulheres apresentaram algumas limitações e dificuldades em lidar com situações que envolviam a exposição do próprio corpo. No entanto, apesar dos temores, algumas mulheres produziram diversos modos de (re)significarem e expressarem a sua sexualidade de uma forma potencializadora para suas relações cotidianas.

    Resumo em Inglês:

    This research intended to analyze the self-perception of sexuality of six 37 to 55 year old women who had been submitted to radical mastectomy one and a half to eight years before. For this analysis, the author chose the technique of content analysis, according to which the following categories were identified: information about the disease, reaction to the diagnosis, relationship doctor-patient, my body and I, somebody else's look and I, looking at herself and love affairs. The analysis of these categories showed that after the mastectomy the women developed some limitation and difficulty in handling certain situations, which involved the exposition of their body. Despite their fears, however, some women generated new ways to understand and express their sexuality, giving new impulse to their daily relationships.
  • Variáveis psicológicas envolvidas na qualidade de vida de portadores de epilepsia Artigos

    Salgado, Priscila Camile Barioni; Souza, Elisabete Abib Pedroso de

    Resumo em Português:

    O diagnóstico de epilepsia acarreta um rompimento na maneira como o indivíduo se percebe, na sua vida social e econômica e nos seus planos de futuro. Este estudo buscou avaliar variáveis psicológicas (percepção de controle de crises) e características da doença na determinação da qualidade de vida (QV) de pacientes adultos com diagnóstico de epilepsia há mais de dois anos. Foram avaliados 60 participantes, aleatoriamente selecionados no ambulatório de epilepsia do HC/Unicamp, com idade entre 18 e 70 anos (M = 37,05; DP = 11,25), através do Questionário de Qualidade de Vida 65 (QQV-65). As variáveis da doença não foram significativas, com exceção da freqüência de crises, que apareceu associada à piora na QV, entre crises controladas e crises com freqüência acima de 10 por mês (p = 0,021). A percepção do controle de crises apareceu significativamente associada à QV (p = 0,005). A interpretação subjetiva de crises controla a resposta de ajustamento à doença e do senso de bem-estar geral e explicam porque a QV é melhor nos participantes livres de crises.

    Resumo em Inglês:

    The epilepsy diagnostic breaks the way people used to perceive themselves, and tends to destroy their social and economical life, as well as their plans for the future. This study searched for the evaluation of psychological variables (perception of seizure control) and the illness characteristics determining the quality of life (QoL) in patients with the diagnostic of epilepsy for over two years. The sample consisted of 60 individuals with chronic epilepsy, aging 18 to 70 (M = 37.05; SD = 11.25), chosen at random from the outpatient clinic of epilepsy - University Hospital of Campinas /UNICAMP and evaluated by means of the Questionnaire of Quality of Life 65 (QQV-65). The illness characteristics were not statistically significant, except the seizures frequency, when associated to the impairment in QoL among controlled seizures and seizures with frequency higher than 10 per month (p = 0.021). The perception of control was significantly associated to QoL (p = 0.005). The seizures subjective understanding controls the adjustment to the disease and the sense of well being and explains why the QoL is better when the individual does not have any seizure.
  • Docentes de psicologia: formação profissional Artigos

    Noronha, Ana Paula Porto

    Resumo em Português:

    O presente estudo propõe-se a fazer um levantamento sobre a formação dos docentes de Psicologia no que se relaciona aos seguintes aspectos: tempo de formado, instituição de formação, realização de pós-graduação, áreas de atuação. A amostra foi composta por 75 docentes de Psicologia, que responderam a um questionário enviado pelo correio. Os resultados demostraram que grande parte dos docentes de Psicologia possui algum tipo de pós-graduação; que os tipos de pós mais escolhidas são especialização e mestrado. A área de atuação mais desenvolvida é a clínica. Por ser este um estudo de levantamento, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    The present work aims to monitor the preparation of teachers concerning the following topics: majoring time, institution of origin, post-graduation accomplishment, area of work. The sample comprised 75 teachers of Psychology, who answered a questionnaire sent by mail. Results showed that a great number of Psychology teachers have post-graduation studies; the most common post-graduation degrees are specialization and master. Most of them work at clinical tasks and among teachers. As this has been only a monitoring study, it is important to gather further information about the topic through future research.
  • Fatores etiológicos da agressão física: uma revisão teórica Artigos

    Kristensen, Christian Haag; Lima, Juliane Silveira; Ferlin, Mirela; Flores, Renato Zamora; Hackmann, Patrícia Hauschild

    Resumo em Português:

    Considerando o fenômeno do comportamento agressivo, inicialmente são apresentadas quatro abordagens teóricas abrangentes: etologia, psicanálise, behaviorismo e teoria da aprendizagem social. Após uma análise crítica destas abordagens, modelos teóricos recentes são apresentados: cognitivismo neo-associacionista, processamento de informação social, interacionismo social e modelo geral de agressão baseado em estruturas de conhecimento. Finalmente, argumenta-se que o emprego de uma abordagem biológica pode enriquecer os modelos atuais do comportamento agressivo, oferecendo explicações tanto sobre as pressões ambientais ao longo do processo evolutivo quanto sobre a influência das interações sociais na organização e funcionamento do sistema nervoso central.

    Resumo em Inglês:

    Four theoretical approaches are initially reviewed regarding human aggressive behavior: ethology, psychoanalysis, behaviorism, and social learning theory. After a critical appraisal of these models, the recent theoretical approaches of cognitive neoassociationism, social information processing, social interactionism, and general aggression model based on knowledge structures are presented. Finally, it is proposed that a biological approach can be very useful as a way of explaining the environmental pressures throughout evolution, as well as the impact of social interactions on human brain.
  • Motivos de sucesso, afiliação e poder: um estudo de validação do constructo no Brasil Nota Técnica

    Rego, Arménio; Leite, Emanuel

    Resumo em Português:

    Esta breve nota de pesquisa almeja dar conta dos resultados de um estudo de validação empírica, no Brasil, do questionário de medida dos motivos de sucesso, afiliação e poder que Rego (1998a, 2000; Rego & Carvalho, 2001, 2002) desenvolveu em Portugal. A amostra é constituída por 162 estudantes (50% de cada sexo), oriundos de instituições de ensino superior brasileiras. Os resultados sugerem que as boas propriedades psicométricas que o instrumento de medida tem revelado em amostras portuguesas não são totalmente replicadas nesta amostra brasileira. De qualquer modo, os dados empíricos extraídos desta investigação não são desprezíveis - antes apontando para a necessidade de se aprimorarem as características do instrumento, dotando-o de atributos que lhe confiram validade psicométrica em um contexto cultural distinto do português.

    Resumo em Inglês:

    This short research note aims at showing the findings of a study that replicates in Brazil the instrument proposed by Rego (1998a, 2000; Rego & Carvalho, 2001, 2002) for measuring the motives of achievement, affiliation and power in Portugal. Data from a sample comprising 162 university students (50% from each gender) were collected. The findings suggest that the good psychometric properties obtained in Portugal are not replicated in Brazil. In any case, the results showed here have some merit, suggesting that the measurement instrument needs to (and can) be ameliorated with some changes in order to adapt it to a cultural context different from the Portuguese.
  • A mãe, seu filho hospitalizado e o brincar: um relato de experiência Comunicação Breve

    Junqueira, Maria de Fátima Pinheiro da Silva

    Resumo em Português:

    O presente relato baseia-se em um trabalho realizado nas enfermarias pediátricas do Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, que teve o objetivo de observar e fortalecer o vínculo entre a mãe e seu filho hospitalizado através do brincar. O trabalho prático é descrito a partir de seu embasamento teórico. Para finalizar, algumas reflexões são apresentadas acerca do papel do brincar na relação mãe-filho no âmbito hospitalar.

    Resumo em Inglês:

    The present report is based on a work accomplished in the pediatric wards of the Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, aiming to observe and to fortify the attachment between mother and her hospitalized child, through the act of playing. The practical work is described established on its theoretical basis. Some considerations on the role of playing in the mother-child relationship under a hospital context are presented.
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
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