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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 8, Número: 2, Publicado: 2003
  • Dando continuidade... Editorial

  • Psicologia Ambiental: espaços construídos, problemas ambientais, sustentabilidade Apresentação

  • Olhando o passado e o futuro: revendo pressupostos sobre as inter-relações pessoa-ambiente Artigos

    Rivlin, Leanne G.

    Resumo em Português:

    Este artigo examina alguns dos pressupostos que guiaram os primeiros trabalhos em Psicologia Ambiental e os revisa à luz de perspectivas contemporâneas. Muitos desses pressupostos continuam a ter relevância, mas são necessárias algumas modificações e acréscimos para dar conta do desenvolvimento em idéias e pesquisa ao longo dos anos. É preciso: ir além da pesquisa multidisciplinar, engajando-se no pensamento interdisciplinar e pesquisa em colaboração com pessoas de outras disciplinas; ampliar a atenção com as questões éticas; examinar o papel da tecnologia na vida das pessoas; e reconhecer a natureza holística das transações pessoa-ambiente levando em consideração a diversidade criada por idade, gênero, nível de capacidade/incapacidade, cultura e economia.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines some of the assumptions that guided early work in environmental psychology and reviews them in light of contemporary perspectives. Many of these assumptions continue to have relevance to later work but some additions and modifications are needed to address developments in thinking and research, over the years. There is a need to go beyond cross-disciplinary research and to engage in interdisciplinary thinking and collaborative research with people of other disciplines; to broaden the attention to ethical concerns; to examine the role of technology in people's lives; and to recognize the holistic nature of person-environment transactions with attention to the diversities created by age, gender, ability/disability level, culture and economics.
  • Globalização, dilemas dos comuns e qualidade de vida sustentável: do que precisamos, o que podemos fazer, o que podemos conseguir? Artigos

    Vlek, Charles

    Resumo em Português:

    Apresenta-se uma visão da ciência do comportamento sobre o desenvolvimento sustentável da sociedade a partir de uma perspectiva européia. A expansão do livre-mercado implica expressivas pressões sobre qualidades ambientais e sociais em muitos países. Um modelo de dilema dos comuns ampliado (DCA) é apresentado para capturar a tensão entre interesses individuais e coletivos. Uma variedade de estudos na área das relações pessoa-ambiente podem ser alinhados com as etapas sucessivas do modelo DCA, que é aplicado ao domínio em expansão do transporte motorizado. A liberdade individual estimulada pelo mercado é insuficientemente considerada em políticas governamentais destinadas a assegurar bens coletivos vitais. Princípios políticos atuais da Holanda e União Européia são analisados criticamente e um conjunto de diretrizes para o transporte sustentável é apresentado. Com base nessa análise e em levantamento realizado com respondentes holandeses, questiona-se o crescimento econômico, trabalho e renda como fatores determinantes do bem-estar humano futuro. As conclusões se referem à pesquisa abrangente sobre sustentabilidade, à estruturação dos estudos pessoa-ambiente e ao tópico de "praticar a teoria versus teorizar a prática".

    Resumo em Inglês:

    A behavioural science view is unfolded on sustainable development of society from a European perspective. Free-market expansion implies significant pressures on environmental and social qualities in many countries. An extended commons dilemma (ExCD) model is presented to capture the tension between individual and collective interests. A variety of people-environment studies can be well aligned with the successive ExCD steps. The model is applied to the expanding domain of motorised transport. Here, market-stimulated individual freedom is insufficiently checked by government policies aimed at securing vital collective goods. Current (Dutch and EU) policy principles are criticised and a set of guidelines for sustainable transportation is advanced. In view of these and on the basis of Dutch survey research, we may question economic growth, work and income as overriding factors of future human well-being. Conclusions are drawn about comprehensive sustainability research, the structuring of people-environment studies, and the issue of 'practicing theory versus theorising practice'.
  • A gestão ambiental, novo desafio para a psicologia do desenvolvimento sustentável Artigos

    Pol, Enric

    Resumo em Português:

    Todo projeto industrial, desenvolvimento urbano ou oferta de serviço implica modificações em seu entorno, um impacto ambiental que pode afetar mais do que o local físico. Essas mudanças podem ser gestionadas positivamente, para minimizar seu impacto, ou podem ser ignoradas, deixando que o meio alterado (físico e social) siga seu curso, normalmente em um processo de degradação cada vez mais acelerado. A forma atual de entender a gestão ambiental remete ao conjunto de ações preventivas e paliativas para minimizar os efeitos ambientais da atividade humana. A gestão ambiental é antes de tudo gestão do comportamento humano, tanto dentro como fora das organizações. A pergunta que devemos nos fazer é se a Psicologia Ambiental tem suficiente bagagem - ou se está disposta a desenvolvê-la - para fazer frente ao desafio e assumir a responsabilidade de estar presente na gestão ambiental. Este artigo revisa algumas novas propostas nesse campo.

    Resumo em Inglês:

    Any industrial project, urban development or service provision leads to changes in its setting - an environmental impact that can extend well beyond the immediate site. These changes can be managed positively, in an attempt to mitigate this impact, or they can be ignored allowing the transformed environment (in its physical and social aspects) to continue along its path of change, often in an increasingly rapid process of degradation. Environmental management is today understood to include preventive and palliative actions aimed at minimizing the environmental impact of human activity. Environmental management is above all concerned with management of human behavior both within and outside organizations. The question that should be posed therefore is whether Environmental Psychology has sufficient experience - or whether is willing to develop it - to face the challenge and take on the responsibilities of being present within environmental management. This paper examines some new propositions in the field.
  • Determinantes psicológicos e situacionais do comportamento de conservação de água: um modelo estrutural Artigos

    Corral-Verdugo, Víctor

    Resumo em Português:

    Um modelo de fatores psicológicos e situacionais que afetam o consumo de água foi especificado e testado. Foram sujeitos deste estudo 500 indivíduos moradores de duas cidades do estado de Sonora, no México. Uma dessas cidades sofre escassez crônica de água, enquanto a outra tem provisão suficiente do líquido. Foram realizadas observações diretas do consumo de água e de habilidades para conservação de indivíduos em diferentes atividades. Através de um questionário também foram avaliadas crenças utilitárias relativas ao uso de água e motivos para sua conservação. A posse de utensílios que envolvem o uso de água foi considerada como um fator situacional que promove seu consumo, ao passo que a escassez de água foi considerada um inibidor potencial desse consumo. Estas variáveis foram incorporadas em um modelo estrutural, cujos resultados revelaram que o consumo de água foi significativa e positivamente influenciado por crenças utilitárias e pela posse de equipamentos domésticos facilitadores do consumo, enquanto que motivos e habilidades de conservação bem como escassez de água inibiam tal consumo. Motivos de conservação foram positivamente afetados pela escassez de água e habilidades de conservação, e negativamente influenciados por crenças utilitárias. Covariâncias significativas entre os determinantes de consumo de água revelaram a interdependência de variáveis situacionais e psicológicas ao influenciarem o uso da água.

    Resumo em Inglês:

    A model of psychological and situational factors affecting water consumption was specified and tested. 500 individuals living at two cities of Sonora, Mexico were the subjects for this study. One of those cities experienced a chronic scarcity of water, while the other one had a sufficient supply of the liquid. Direct observations of individuals' water consumption (in different activities) and of their conservation skills were conducted. Also, their utilitarian beliefs regarding the use of water, and their conservation motives were assessed using a questionnaire. The possession of furniture for using water was considered as one situational factor promoting water consumption, and water scarcity was considered as a potential inhibitor of that consumption. These variables were incorporated in a structural model. Results of this model revealed that water consumption was significantly and positively influenced by utilitarian beliefs and the possession of furniture, while conservation motives, conservation skills and water scarcity inhibited such consumption. Conservation motives were positively affected by water scarcity and conservation skills, and negatively influenced by utilitarian beliefs. Significant covariances between the determinants of water consumption revealed the interdependence of situational and psychological variables affecting water use.
  • La Psicología Ambiental y el desarrollo sostenible. Cual psicología ambiental? Cual desarrollo sostenible?

    Wiesenfeld, Esther

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta algunas reflexiones sobre los enfoques de desarrollo centrados en la sostenibilidad y los aportes que la Psicología Ambiental (PA) puede hacer para promover comunidades sostenibles en el contexto latinoamericano. Para ello expongo algunas de las propuestas para el desarrollo sostenible (DS), formuladas desde distintos contextos y ámbitos disciplinares y las analizo en términos del lugar que le asignan a la dimensión psicosocial y a la manera de abordarla. Seguidamente, describo brevemente algunos enfoques teóricos y estrategias metodológicas que, en términos generales, han orientado el quehacer de algunos profesionales de la PA y sus posibles contribuciones para un DS en nuestro continente latinoamericano. Adicionalmente, presento algunas consideraciones sobre los requerimientos para una PA orientada a la producción de conocimiento relevante para el DS. Finalmente, y tomando como ejemplo la articulación entre asentamientos urbanos no regulados y la "ciudad formal", expongo los desafíos que debe enfrentar y los requerimientos que debe satisfacer una PA orientada a promover la sostenibilidad.

    Resumo em Inglês:

    This article raises some reflections on some approaches to sustainable development (SD) and on the contributions environmental psychology (EP) can make in order to promote sustainable communities, in the Latin American context. For this purpose: a) some of the proposals for SD, formulated in various contexts and disciplines, are analysed in terms of the place they assign to the psychosocial dimension and the way they deal with it, b) some of the theoretical approaches and methodological strategies which, in general terms, have oriented professional practice in EP are briefly described on the basis of their potential contributions for a SD in our continent, c) some considerations on the requirements for an EP oriented towards producing relevant knowledge for SD are outlined. Finally, and taking as example the articulation between urban unplanned settlements and the "formal city", some of the challenges and requirements for a model of SD, based on the principles suggested for an EP oriented towards promoting sustainability are pointed out.
  • Pensar a natureza e o ambiente: alguns contributos a partir da Teoria das Representações Sociais Artigos

    Castro, Paula

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta dois estudos conduzidos em Portugal, sob a orientação da Teoria das Representações Sociais (TRS), que analisaram como os portugueses pensam e falam sobre o ambiente e a natureza. É primeiro apresentada uma perspectiva geral do campo de estudos das crenças e atitudes em relação ao ambiente e à natureza e são esboçadas as ideias da TRS que podem contribuir para suprir algumas das suas lacunas. Depois é sumarizado um primeiro estudo por questionário que procurou identificar as representações do ambiente em Portugal. Para responder a questões levantadas pelos resultados deste primeiro estudo foi feito um segundo, com grupos de discussão, e apresentam-se as principais características dos quatro discursos que foram identificados com este. Nas conclusões discute-se qual o valor acrescentado da TRS para este campo, em termos de maior integração teórica e do aprofundamento do diálogo entre os vários quadros teóricos que mais estruturam o campo.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents two studies, conducted in Portugal within the framework of Social Representations Theory (SRT), and aiming at analyzing how the Portuguese think and talk about environment and nature. A general overview of the field of environmental beliefs and attitudes is first presented, and some of SRT ideas that may help advance this field of studies are advanced. A questionnaire study that aimed at identifying the social representations of the environment present in Portugal is then summarized, and, departing from some of the question it points to, a second study is afterwards presented. It resulted from a series of focus groups, in which four discourses were identified whose main features are summarized. Finally, the value that SRT may add to this field of studies is discussed, in terms of a more consistent theoretical integration.
  • Mobilidade e affordance como cerne dos Estudos Pessoa-Ambiente Artigos

    Günther, Hartmut

    Resumo em Português:

    Partindo de uma reflexão sobre a multiplicidade disciplinar, teórica, metodológica e terminológica e utilizando uma analogia com o modelo multivariado da correlação canônica, propõe-se o rótulo Estudos Pessoa-Ambiente para englobar as diferentes sub-áreas disciplinares e temáticas que lidam com as relações recíprocas pessoa-espaço físico. Segue uma discussão de quatro conceitos do espaço (espaço pessoal, territorialidade, apinhamento e privacidade) e sua relação com mobilidade. Após algumas considerações sobre affordance sugere-se o elo mobilidade-affordance como elemento molecular da relação recíproca pessoa-espaço físico no cerne dos estudos pessoa-ambiente.

    Resumo em Inglês:

    Starting with a reflection on the disciplinary, theoretical, methodological and terminological multiplicity, and using the analogy of the multivariate model of the canonical correlation, the use of the label Person-Environment Studies is justified. This is followed by a discussion of four spatial concepts (personal space, territoriality, crowding and privacy) and their relationship to mobility. After some comments about affordance, it is suggested that the mobility-affordance link constitutes the molecular element of the reciprocal person-physical space relationship at the core of the Person-Environment Studies.
  • A porta e suas múltiplas significações Artigos

    Cavalcante, Sylvia

    Resumo em Português:

    A porta é um dos elementos mais antigos e fundamentais da estrutura espacial. Ela assume funções de barreira mecânica, térmica, visual e acústica. Assegura funções topológicas de junção ou disjunção entre os espaços para diferenciá-los ou fundi-los. Visando a compreendê-la em sua riqueza de significações, buscamos desvendar suas dimensões subjetivas, reconhecer o papel que tem nos relacionamentos sociais e expressar os estados psicológicos daí advindos. Este artigo evidencia também a possibilidade de se conhecer aspectos fundamentais da vida humana através da análise da inter-relação dos indivíduos com um elemento espacial. Do ponto de vista metodológico, este trabalho define-se, principalmente, como uma descrição apoiada numa reflexão fenomenológica.

    Resumo em Inglês:

    The door is one of the oldest and most fundamental elements of the space structure. It takes over functions of a mechanical, thermal, visual, and acoustic barrier. It also assures topological functions of junctions or disjunctions between spaces to differentiate or to unite them. In order to understand the door in all its richness of meanings we searched for uncovering its subjective dimensions, recognizing the valuable role that it plays in social relationships and tried to indicate the psychological states that can arise from them. This article also makes evident the possibility of getting to know fundamental aspects of human ways of life through the analysis of the inter-relationship between individuals and a spatial element. From a methodological point of view this paper can be defined as a descriptive study supported by a phenomenological reflection.
  • Pesquisas contextuais e seus desafios: uma contribuição a partir de investigações sobre arranjos espaciais em creches Artigos

    Campos-de-Carvalho, Mara I.

    Resumo em Português:

    Objetivando caracterizar pesquisas ecológicas, diferenciando-as de pesquisas não ecológicas, são apresentados pressupostos compartilhados por vários autores, apesar de suas divergências na análise da relação pessoa-ambiente (nas dimensões focalizadas, metodologia ou teoria). Uma breve visão introdutória da abordagem ecológica em psicologia é descrita. São discutidos dois critérios, interligados entre si e conectados aos pressupostos básicos, que diferenciam pesquisas ecológicas ou contextuais das não ecológicas ou não contextuais. Nossa experiência de condução de pesquisas contextuais, sobre a relação entre arranjo espacial e ocupação do espaço por crianças em creches, ilustra vários aspectos abordados; são descritos, resumidamente, três conjuntos de variáveis contextuais adicionais, estudadas para verificar se afetariam a ocupação espacial. São apresentados certos desafios metodológicos em pesquisas contextuais.

    Resumo em Inglês:

    The assumptions of the ecological research are presented, with the objective of characterizing the ecological research and its differentiation from nonecological research. These assumptions are shared by several authors, in spite of their divergences in the analysis of man-environment relationship (such as the ones on focused dimensions, methodology and theory). A brief view of the introduction of ecological ideas into psychology is given. Two criteria connected to the shared assumptions are useful to distinguish ecological and nonecological research. Our experience in carrying out contextual research on the relationship between spatial arrangement and the use of space by children in day care centers is used to illustrate many of the focused aspects; three groups of additional contextual variables are briefly presented, which are studied to examine their influence on spatial distribution. Some methodological challenges in contextual research are presented.
  • Lugares favoritos de adolescentes no Distrito Federal Artigos

    Günther, Isolda de Araújo; Nepomuceno, Gustavo Murici; Spehar, Mariana Costa; Günther, Hartmut

    Resumo em Português:

    Explorou-se neste estudo quais os lugares preferidos e não preferidos por 562 jovens (292 F e 270 M), com idades entre 13 e 19 anos (média = 15 anos e 7 meses e desvio padrão = 1 ano e 1 mês), freqüentando a primeira série do ensino médio, sendo 274 de escolas públicas e 288 de escolas particulares. Dentre os participantes 39,5% moram no Plano Piloto de Brasília e 60,5% em Cidades Satélites do DF. Em casas, moram 341, em apartamento, 215. Os resultados mostram que o lugar favorito mais freqüentemente mencionado foi a própria casa, indicado por 195 (35,3%) dos respondentes, seguido por Shopping (n = 108; 19,6%) e bar/boate/festa (n = 103; 18,7%). O lugar que obteve maior freqüência como não sendo preferido foi bar, boate, festa, indicado por 108 (21,3%) dos participantes, seguido por escola (n = 90; 17,7%) e lugares que provocam sentimentos ruins (n = 32; 6,3%). As diferenças encontradas são discutidas em termos de gênero, tipo de escola (pública ou privada) e tipo de moradia (casa ou apartamento).

    Resumo em Inglês:

    This study explored which are the most and least favorite places among 562 adolescents (292 F e 270 M), with ages between 13 and 19 (mean age 15 yr 7 mo, s.d. 1 yr 1 mo), attending 9th grade, with 274 respondents in public and 288 in private schools. Some 39.5% live in the central area of Brasília, 60.5% in the surrounding cities. Some 215 live in apartments, 314 in single occupancy houses. Results indicate that the most frequently mentioned favorite place was the home (n = 195, 35.3%), followed by Shopping Malls (n = 108, 19.6%) and bar/disco/parties (n = 103, 18.7%). The least favorite places were bar/disco/parties (n = 108, 21.3%), school (n = 90, 17.7%) and places that provoke negative feelings (n = 32, 6.3%). Differences are discussed in terms of gender, type of school and type of residence.
  • O ambiente da escola - o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educação infantil Artigos

    Elali, Gleice Azambuja

    Resumo em Português:

    Em um momento sócio-histórico no qual ecologia, sustentabilidade e educação ambiental perderam o status de temas emergentes e palavras-de-ordem para se tornarem fatores essenciais à sobrevivência humana, é essencial investigar "o que nossas escolas ensinam em termos de relações pessoa-ambiente". Partindo dessa questão-geradora são abordados aspectos relativos à presença da natureza em estabelecimentos de ensino. Evitando discutir o conteúdo disciplinar ministrado pelos professores, optou-se por abordar tal tema avaliando o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários. A pesquisa, utilizando multi-métodos, envolveu vistoria técnica (levantamento e documentação arquitetônica), observação comportamental (traços e mapeamento), questionários, entrevistas e desenhos-temáticos. Como na primeira infância o contato com o ambiente é fundamental, optou-se por estudar escolas para educação infantil (até sete anos) em Natal-RN, tendo se evidenciado a dicotomia entre o discurso e a prática tanto na definição quanto no uso do ambiente escolar.

    Resumo em Inglês:

    During a social and historic moment at which ecology, sustainability and environmental education have lost the status of emergent themes and slogans to become essential factors to human life, an important aspect to investigate is "what our schools are teaching to their students in terms of person-environment relationships". Taking this question as its generating point, this paper dedicates special attention to contact with the nature. Avoiding examination of subjects taught in class, we opted to discuss this theme by evaluating the schools' environment, analyzing their space occupation, and users' perception. The investigation used multi-methods involving: technical inspection (architectural survey and documentation), behavioral observation (traces and mapping), questionnaires, interviews and thematic-drawing. Since the contact with the environment is fundamental to child development, schools for children up to 7 years old in Natal-RN were studied, and a dichotomy between speech and practice was verified in the definition and use of the school environment.
  • O potencial das representações sociais para a compreensão interdisciplinar da realidade: Geografia e Psicologia Ambiental Artigos

    Peluso, Marília L.

    Resumo em Português:

    O artigo pretende ser uma contribuição para as discussões sobre a interdisciplinaridade em Psicologia Ambiental e Geografia. Espera-se contribuir para o debate dentro do pressuposto de que a afinidade entre as duas áreas se tece quando se entende o espaço e o ambiente como atores sociais, isto é, eles não são neutros, mas atuam sobre as sociedades e os sujeitos que os produziram, construíram e organizaram. Vai-se trabalhar com os pressupostos de que as fronteiras entre as ciências são tênues e que, para ultrapassá-las, deve-se romper com a compartimentação e articular pensamento e práticas sobre a realidade de maneira interdisciplinar. Considera-se que as representações sociais permitem ultrapassar as fronteiras entre as duas ciências e desvendar complexas relações psíquicas e sociais, tendo como objeto empírico as periferias do Distrito Federal.

    Resumo em Inglês:

    The article intends to be a contribution for the discussions involving the interdisciplinarity between Geography and Environmental Psychology. This paper is expected to contribute to that debate based on the affinity between the two areas when space and environment are understood as social actors, that is, they are not neutral, but act upon societies and individuals who had produced, constructed and organized them. The limits among sciences are seen as tenuous and should be exceeded in order to surpass such partitioning of reality by means of interdisciplinary articulation of ideas and practices. It is considered that the social representations allow to overrun the limits between the two sciences and to unmask complex psychic and social relations within the surrounding areas of the Federal District.
  • Los desarrollos de la Psicología Ambiental en los próximos años

    Aragonés, Juan Ignacio
  • Examinando a congruência pessoa-ambiente: o principal desafio para a Psicologia Ambiental Especial - Pontos De Vista

    Moser, Gabriel
  • Direcciones en que se desarrollará la Psicología Ambiental en los años futuros

    Granada, Henry
  • Perspectivas da Psicologia Ambiental Especial - Pontos De Vista

    Tassara, Eda Terezinha de Oliveira; Rabinovich, Elaine Pedreira
  • Espaços de vida. Aspectos da relação homem-ambiente Resenha

    Günther, Isolda de Araújo
  • Errata

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