Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 10, Número: 3, Publicado: 2005
  • Otimismo comparativo e percepções de controle face à saúde na adolescência: existirão diferenças etárias? Artigos

    Bernardes, Sónia F.; Lima, Maria Luísa

    Resumo em Português:

    O Otimismo Comparativo (OC), a tendência da maioria das pessoas para ver o seu futuro como mais positivo que o futuro dos outros, e a sua relação com a Percepção de Controle estão pouco estudados na adolescência. Os objetivos deste estudo prenderam-se com a análise das diferenças etárias na adolescência: (1) no OC e Percepções Comparativas de Controle (PCC) face a riscos para a saúde e (2) na forma como as Percepções Absolutas e Comparativas de Controle predizem o OC. Noventa e um pré-adolescentes (M = 11,92 anos) e 97 adolescentes (M = 16,86 anos) saudáveis efectuaram julgamentos de risco e controle (Próprio vs. Alvo) para 8 enfermidades. Os participantes mostraram-se comparativamente otimistas, julgando ter maior controle sobre algumas doenças que o alvo. Não existiram diferenças etárias no OC ou nas PCCs. Estas foram o principal preditor do OC, mediando a relação entre este e as Percepções Absolutas de Controle apenas na sub-amostra dos adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    Comparative Optimism (CO) is the tendency for most people to perceive their future as rosier than the future of others. Such optimistic bias and its relationship with Perceived Control have seldom been studied among adolescents. Hence, this study aimed at exploring age differences throughout adolescence in: 1) CO and Comparative Perceived Control (CPC) over health hazards; 2) the way Absolute and Comparative Perceived Control account for CO. Ninety-one pre-adolescents (M = 11.92 years) and 97 adolescents (M = 16.86 years), all considered healthy, were asked for risk and control judgements (Self vs. Target) regarding 8 health hazards. Generally, participants were comparatively optimistic and saw themselves as having more personal control over some hazards than the target. No age differences were found in CO or CPC. The latter was the best predictor of CO for both cohorts. It mediated the relationship between Absolute Perceived Control and CO in the older participants' sample.
  • O conhecimento de si nas Litterae Indipetae Artigos

    Pacheco, Paulo Roberto de Andrada; Massimi, Marina

    Resumo em Português:

    Analisando um tipo específico de correspondência jesuítica - as Litterae Indipetae -, evidenciou-se um dinamismo de elaboração da experiência revelador de um modo de vida baseado no que comumente chamamos psicologia filosófica aristotélico-tomista. É a este vivido descrito nas cartas e a este modo de viver específico (com suas devidas implicações fundamentais) que se dedica este artigo, buscando responder à pergunta: em que medida o conhecimento de si expresso a partir de lugares comuns próprios do gênero de correspondência que são e da forma de pensar dos jesuítas (num âmbito histórico-cultural-institucional peculiar) pode interessar à psicologia moderna? Resulta desta investigação, que a elaboração do conhecimento de si, neste âmbito preciso, parte do pressuposto de que o homem é uma unidade (corpo e alma, razão e fé, sensação e intelecção) e de que, vivendo ordenado (em si mesmo e no mundo que o circunda), realiza-se o seu ser por analogia ao Ser Divino.

    Resumo em Inglês:

    By the analysis of a specific type of Jesuitical correspondence - the Litterae Indipetae -, a dynamism of the experience's elaboration was outstanding, revealing a modus vivendi (way of living) based on Aristotelic-Thomist philosophical psychology, name under which this praxis has been usually referred to. This article is dedicated to this lived experience described in the letters and to this specific modus vivendi (with its due basic implications), searching to answer this question: in which measure does the category of knowledge of himself expressed, starting from proper common place as specific type of letters and of the way of thinking of the Jesuits (in a particular historical-cultural-institutional scope) can be of interest to modern psychology? It results from this inquiry that the elaboration of the experience of knowledge of himself, in this scope, starts from the assumption that man is an unit (body and soul, reason and faith, sensation and intellection) and that, living in an orderly way (in itself and in the world that surrounds it), fulfills its being by analogy to the Holy Being.
  • Eficácia psicoterapêutica: terapia de família e o efeito "Dodô" Artigos

    Diniz Neto, Orestes; Féres-Carneiro, Terezinha

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo rever, de modo crítico, os estudos sobre eficácia psicoterapêutica dos modelos e das escolas de terapia em geral e de terapia de família em particular, desenvolvidos sobretudo nos EUA. Discute-se o desenvolvimento do conceito de eficácia psicoterapêutica. Aborda-se o impacto da hipótese "Dodô" (Luborsky, Singer & Luborsky, 1975), que se refere à similitude de resultados dos métodos psicoterapêuticos. São revistos os resultados de estudos meta-estatísticos e discutidas suas implicações epistemológicas e metodológicas, relacionando-as com o desenvolvimento do campo da psicoterapia. Constata-se a necessidade do desenvolvimento de pesquisas que envolvam métodos mistos, quantitativos e qualitativos.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at reviewing, in a critical manner, the studies on the psychotherapeutic efficacy of therapeutic models and approaches in general and the family psychotherapy in particular. The development of the psychotherapy efficacy and efficiency concept is discussed. The impact of Dodo hypotheses (Luborsky, Singer & Luborsky, 1975), which refers to the similar results of the psychotherapeutic methods, is considered. The results of the meta-statistical studies are reviewed, and their epistemological and methodological implications are discussed, relating them to the development of the psychotherapy. The need of a research development that comprises qualitative and quantitative methodologies is verified.
  • Trajetórias de vida: repercussões da maternidade adolescente na biografia de mulheres que viveram tal experiência Artigos

    Esteves, Janine Raymundi; Menandro, Paulo Rogério Meira

    Resumo em Português:

    Parte do conhecimento disponível na sociedade sobre gravidez adolescente retrata-a como acontecimento marcante que repercute, inevitável e negativamente, na vida da jovem mãe. O trabalho investigou de que formas a maternidade adolescente interferiu na construção da biografia de mulheres que viveram tal processo. Foram entrevistadas 20 mulheres adultas, 10 de classe média e 10 de famílias de baixa renda, que engravidaram antes de completarem 18 anos, e cujos primogênitos têm entre 9 e 15 anos. Cada entrevista foi sintetizada em estruturas nas quais são destacadas informações essenciais sobre: (a) características socioeconômicas, culturais e familiares da entrevistada, de seu parceiro, e das respectivas famílias; (b) repercussões da gravidez e arranjos subseqüentes; (c) experiência da maternidade e interferências percebidas nos relacionamentos familiares e afetivos, nas atividades escolares e de lazer, e nos projetos de futuro; (d) vida conjugal. Os dados mostram que ocorreram repercussões de diversas modalidades, que nem sempre foram negativas e limitantes. A maior ou menor magnitude das repercussões decorre, fundamentalmente, das condições de inserção socioeconômica das famílias da mãe adolescente e de seu parceiro, e do contexto em que essas diferentes condições de inclusão e exclusão social ocorrem.

    Resumo em Inglês:

    Part of the knowledge available on teenage pregnancy pictures it as a defining event which influences, inevitably and negatively, the life of the young mother. This work investigated in what forms adolescent maternity has interfered in the construction of the biography of women who have lived this process. Twenty adult women were interviewed, 10 of them coming from middle-class and 10 from low-income families, who got pregnant before turning 18, and whose first-born are between 9 and 15 years old. Each interview was condensed in structures in which specific essential information are highlighted: (a) socio-economic, cultural and familial characteristics of the interviewee, of her partner, and their respective families; (b) pregnancy repercussions and subsequent arrangements; (c) motherhood experience and interferences perceived in familial and romantic relationships, in school and leisure activities, and in future projects; (d) conjugal life. The data show that repercussions occurred of different kinds, which were not always negative and limiting. The higher or lesser magnitude of the repercussions depends, fundamentally, of the socio-economic insertion condition of the families of the adolescent mother and her partner, and of the context in which these social inclusion and exclusion occur.
  • Depressão, ansiedade, competência social e problemas comportamentais em crianças obesas Artigos

    Luiz, Andreia Mara Angelo Gonçalves; Gorayeb, Ricardo; Liberatore Júnior, Raphael Del Roio; Domingos, Neide Aparecida Micelli

    Resumo em Português:

    A obesidade infantil alcança índices preocupantes e sua ocorrência na população brasileira tem adquirido grande significância na área da saúde, principalmente devido ao impacto que causa na vida das crianças, trazendo conseqüências físicas, sociais, econômicas e psicológicas. Neste artigo enfatiza-se a depressão, a ansiedade, a competência social e os problemas comportamentais, dentre os múltiplos fatores relacionados à obesidade infantil. São discutidos estudos que mostram estes fatores como causa ou como conseqüência da obesidade infantil, apesar de não haver consenso na área. Porém, a ocorrência concomitante de depressão, ansiedade e déficits de competência social com obesidade infantil demonstra a relevância deste tema. Uma maior difusão desse conhecimento e a proliferação desses estudos são importantes para proporcionar um atendimento e intervenção adequados a essa população.

    Resumo em Inglês:

    Childhood obesity has high rates of occurrence and in Brazil has acquired great importance in the area of health, mainly due to the consequences to children's lives, bringing physical, social, economical and psychological consequences. In this article we emphasize depression, anxiety, social competence and behavior problems among the multiple factors related to childhood obesity. We discuss studies that present these factors as cause or consequence of childhood obesity, despite the fact that there is no consensus in the area. However, the simultaneous occurrence of depression, anxiety and deficits in social competence and childhood obesity shows the importance of this matter. The awareness of this and more research in the area will improve the quality of life of these patients.
  • Oficinas em sexualidade humana com adolescentes Artigos

    Carvalho, Alysson Massote; Rodrigues, Cristiano Santos; Medrado, Kelma Soares

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência de intervenção em orientação sexual com adolescentes em uma cidade do interior de Minas Gerais. Foram sujeitos da intervenção 50 estudantes da 8ª série do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade, divididos em 4 grupos, sendo relatada aqui a experiência vivida em um deles, contando com 13 participantes, com idades variando entre 13 e 15 anos, sendo 8 do sexo masculino e 5 do sexo feminino. Utilizando a metodologia de Oficinas em Dinâmica de Grupo procurou-se, juntamente com os adolescentes, a reflexão e elaboração de sentimentos, comportamentos e conhecimentos compartilhados face à sexualidade, levando em consideração suas angústias e inseguranças relacionadas ao tema, e concentrando-se em dialogar sobre os aspectos afetivos e históricos envolvidos na vivência da sexualidade. A partir da análise dos processos grupais, articulados a uma conscientização ético-política dos sujeitos envolvidos, observou-se uma reconstrução/ressignificação dos sentidos atribuídos à sexualidade, ao pertencimento de gênero e ao contexto social mais amplo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to determine how the intervention in sexual guidance was experienced by adolescents in a small city in Minas Gerais. The research involved 50 8th grade students of the municipal elementary school, divided into 4 groups. This article focuses on only one of these groups, with 13 members, 8 male and 5 female, of ages varying from 13 to 15 years old. The methodology used was that of workshops in group dynamics in order for the adolescents to reflect on their feelings, behavior and knowledge, in relation to sexuality. Participants' distress and insecurity in facing the topic were taken into consideration, and emphasis was placed on the emotional aspect and the life history of the subjects involved, in their experiences with sexuality. The analysis of this group process, demonstrated a reconstruction / re-definition of meaning for the ideas related to sexuality, to gender and to the wider social context.
  • Continuum de Auto-Determinação: validade para a sua aplicação no contexto desportivo Artigos

    Fernandes, Helder Miguel; Vasconcelos-Raposo, José

    Resumo em Português:

    A motivação intrínseca e os seus benefícios têm sido uma das principais áreas de investigação da Psicologia do Desporto. Contudo, o mesmo não se verifica quanto ao conhecimento do modo como os comportamentos são regulados e internalizados intrinsecamente pelos indivíduos. O propósito do presente estudo foi definir a validade de aplicação do continuum de auto-determinação (Deci & Ryan, 1985) no contexto da Educação Física. Uma amostra de 1099 alunos (544 moças e 555 rapazes) com uma média de 14,66±0,75 anos de idade, respondeu a uma adaptação e tradução do questionário de Goudas, Biddle e Fox (1994) que visa medir as formas motivacionais definidas no continuum. Os procedimentos de modelação por equações estruturais evidenciaram suporte empírico para a utilização do continuum de auto-determinação na compreensão do modo como os alunos regulam intrinsecamente o seu comportamento neste contexto. São sugeridas algumas linhas de intervenção considerando os resultados obtidos.

    Resumo em Inglês:

    Intrinsic motivation and associated benefits has been one of the main investigation areas in Sport Psychology. However, the same is not denoted for the knowledge as behaviors are intrinsically regulated and internalized by individuals. The purpose of the present study is to define the validity of the self-determination's continuum application (Deci & Ryan, 1985) in the Physical Education context. A sample of 1099 students (544 girls and 555 boys) with an average age of 14.66±0.75 years old answered an adaptation and translation of the Goudas, Biddle and Fox (1994) questionnaire that measures the motivational types delimited in the continuum. Structural equation modeling procedures evidenced empiric support for the self-determination's continuum use in the understanding of the way students intrinsically regulate their behavior in this context. Some lines of intervention are suggested considering the obtained results.
  • Versão eletrônica de questionário e o controle de erros de resposta Artigos

    Omote, Sadao; Prado, Paulo Sérgio Teixeira do; Carrara, Kester

    Resumo em Português:

    O artigo relata a análise de erros cometidos em questionário impresso e a aplicabilidade de uma versão eletrônica do mesmo questionário para o controle desses erros. Sessenta estudantes de pós-graduação em Educação responderam à versão eletrônica programada em Visual Basice outros 52 responderam à versão impressa. No questionário impresso, foram cometidos 95 erros, dos quais 28 não invalidam as respostas. Os demais erros podem levar à exclusão dos participantes que os cometeram, se todos os itens forem analisados rigorosamente de acordo com as instruções. Os erros cometidos na versão impressa podem ser controlados na versão eletrônica mediante adequada programação. Nenhuma dificuldade para responder a versão eletrônica foi identificada. As vantagens apontadas pelos respondentes e a possibilidade de controle total dos erros de resposta, aliadas à eliminação de erro de tabulação mediante a inserção automática das respostas em banco de dados, recomendam o uso de versão eletrônica de questionário.

    Resumo em Inglês:

    The article reports the analysis of errors made in a printed questionnaire and the possibility of using an electronic version of the same questionnaire aiming to control those errors. Sixty Education graduate students answered an electronic version, programmed in Visual Basic, and another 52 answered a printed version. In the printed questionnaire, 95 errors were made of which 28 errors may be ignored. The other errors may cause the exclusion of respondents that made them, if all items were analyzed strictly in agreement with the instructions. The errors made in the printed version may be controlled in an electronic version by means of appropriate programming. No difficulty in answering the electronic version was reported. The advantages pointed out by the respondents and the possibility of total control of answer errors, allied with the elimination of tabulation errors by means of automatic database insertion of the responses, recommend the use of electronic version questionnaire.
  • Consciência fonológica no início da escolarização e o desempenho ulterior em leitura e escrita: estudo correlacional Artigos

    Pestun, Magda Solange Vanzo

    Resumo em Português:

    Pesquisas contemporâneas têm demonstrado que habilidades metalingüísticas são fundamentais para aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita. Com o propósito de verificar se crianças que não haviam freqüentado a escola até sua inserção no pré III e que não possuíam conhecimento de leitura e soletração apresentavam consciência fonológica ao ingressarem no ensino formal, e se a presença dessa habilidade favorecia a aquisição da leitura e escrita, 167 crianças de ambos os sexos, com idade média de 5 anos e 8 meses, de nível sócio-econômico semelhante, participaram deste estudo, que foi realizado em três etapas. Na primeira etapa (início do pré III), a habilidade de consciência fonológica foi avaliada por meio da Prova de Consciência Fonológica. Nas segunda e terceira etapas (início e término do 1º ano), as crianças foram reavaliadas em consciência fonológica e avaliadas em leitura oral e escrita sob ditado de palavras e de pseudopalavras. Os resultados indicaram correlação positiva entre consciência fonológica e ulterior desempenho em leitura e em escrita.

    Resumo em Inglês:

    Contemporary research has demonstrated that metalinguistic skills are fundamental for the acquisition and development of reading and writing skills. With the purpose of verifying if children who had not attended school before preschool III, with no knowledge of reading and spelling, presented phonological awareness when entering formal schooling and if the presence of this skill favored reading and writing acquisition, 167 children from both sexes with an average age of 5 years and 8 months old, similar social-economical level, took part in this study which was carried out in three stages. In the first stage (beginning of preschool III), the phonological awareness skill was evaluated by means of the Phonological Awareness Test. In the second and third stages (beginning and ending of the first grade of the elementary school), the children were reassessed in their phonological awareness and evaluated in oral reading and writing with dictation of words and pseudowords. The results showed a positive correlation between phonological awareness and ulterior performance in reading as well as in writing.
  • Prevalência de transtornos mentais menores em estudantes universitários Artigos

    Cerchiari, Ednéia Albino Nunes; Caetano, Dorgival; Faccenda, Odival

    Resumo em Português:

    O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado que teve por objetivo estimar a prevalência de Transtornos Mentais Menores (TMM) na população de estudantes universitários dos cursos de Ciência da Computação, Direito, Letras e Enfermagem, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como também verificar a associação de algumas variáveis sociais e acadêmicas com os TMM. O estudo incluiu todos os estudantes dos referidos cursos, matriculados no primeiro semestre de 2002, e foi do tipo corte transversal. A pesquisa contou com uma amostra de 558 sujeitos, sendo 396 (71%) do sexo feminino e 161 (29%) do sexo masculino. Para coleta dos dados utilizaram-se dois questionários auto-aplicáveis: QSG-60 e QDSD. Constatou-se uma prevalência de 25% de TMM entre os estudantes, destacando-se, como transtorno principal, os distúrbios psicossomáticos.

    Resumo em Inglês:

    The present study had as its main objective to estimate the prevalence of Minor Mental Disorders (TMM) in students enrolled in the courses offered at State University of Mato Grosso do Sul (Computer Science, Law, Arts, and Nursing), and at Federal University of Mato Grosso do Sul (Nursing) to investigate the relationship of MMD with both sociodemographic variables and learning process. This was a transversal study that included all students of all years in each course, enrolled in the first semester of 2002. The sample was composed of 558 students: 396 (71%) females and 161 (29%) males. Two self-report questionnaires (QSG-60 and QDSD) were used for collection of data. A prevalence of 25% of MMT was found among the students and the main disorder was psychosomatic disturbance.
  • Validação da Escala de Julgamento e Significado do Produto Artigos

    Nepomuceno, Marcelo Vinhal; Torres, Cláudio V.

    Resumo em Português:

    O significado que um produto tem para o consumidor - considerado como simbólico ou utilitário - e o julgamento que o indivíduo realiza para avaliar o significado do produto têm sido variáveis estudadas na predição do comportamento de compra. O objetivo deste estudo foi verificar a fidedignidade e confiabilidade do modelo teórico proposto por Allen (1997), através da tradução e validação da Escala de Significado e Julgamento do Produto. A amostra foi composta de 588 participantes, possuindo uma boa distribuição demográfica entre sexos e idade. Os resultados desta pesquisa indicaram dois fatores: Julgamento e Significado Racional (variância explicada de 18,33; alfa de 0,76) e Julgamento e Significado Emotivo (variância explicada de 15,97; alfa de 0,73). Após as análises, todos os 19 itens iniciais permaneceram na escala. Os dados encontrados indicam a necessidade de adaptação e melhoria da escala para a realidade nacional. Aparentemente, a contradição encontrada entre o modelo proposto por Allen (1997) e os resultados advêm de problemas psicométricos da escala, o que sugere a necessidade de novas pesquisas para confirmação dessa possibilidade.

    Resumo em Inglês:

    The meaning that a product has for the consumer - which can be considered as symbolic or utilitarian - and the judgment made by an individual to evaluate the product meaning are both variables that have been studied to predict the buying behavior. The objective of this study was to verify the reliability of the model proposed by Allen (1997), through the translation and validation of the Scale of Judgment and Meaning of the Product. The study sample was composed by 588 participants, with a good distribution between sex and age. Results indicated the presence of two factors: Rational Judgment and Meaning (18.33% of explained variance, with alpha of 0.76) and Emotional Judgment and Meaning (15.97% of explained variance, with alpha of 0.73). After the analysis, all 19 original items of the scale were retained. The obtained data indicated the need for adaptation and enhancement of the scale to the national reality. Apparently, the contradiction between the model proposed by Allen (1997) and results found in this study reveals psychometric problems of the scale, suggesting the need for new studies to confirm this possibility.
  • O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar Artigos

    Chechia, Valéria Aparecida; Andrade, Antônio dos Santos

    Resumo em Português:

    Neste artigo investigam-se as percepções de pais sobre o desempenho escolar dos seus filhos, analisando o conteúdo de entrevistas semi-estruturadas com 32 pais, sendo dezesseis pais de alunos com desempenho classificado como sucesso e demais pais de alunos com insucesso escolar. Quanto ao desempenho escolar, tanto os pais de alunos com sucesso, como os de insucesso atribuem razões relacionadas à responsabilidade do filho, do professor e também às da própria família. Os resultados permitem evidenciar que tanto uns quanto outros revelam que a família deve promover a valorização da escola e de auxílio às tarefas, bem como a escola precisa rever os seus valores e procedimentos em relação ao aluno e à família. Assim, destacamos a necessidade de os pais serem mais bem orientados pela escola para poderem assessorar seus filhos. Estratégias sugeridas pela escola, ou outros pais, podem auxiliar pais que, por trabalharem, não possam estar presentes na escola.

    Resumo em Inglês:

    This article examines parents' perceptions of children's school performance, by analyzing the contents of semi-structured interviews with 32 parents, grouped in sixteen parents of students with performance classified as successful and, in the other half, parents of students with school failure. As for school performance, both groups attribute responsibilities to the child, to the teacher and also to the family itself. The results for both groups reveal that the family should promote valorization of school and of homework assistance, and also that school needs to revise its values and procedures concerning students and their families. So, we emphasize the need of parents being better oriented by school so that they can help their children. Strategies suggested by school, or by other parents, may help parents who, because of their work, can not be present at school.
  • A escuta participante como procedimento de pesquisa do sagrado enunciante Artigos

    Bairrão, José Francisco Miguel Henriques

    Resumo em Português:

    Ao aprofundar a análise dos textos "sociais" de Freud descobre-se que, em vez de aplicações da psicanálise ao coletivo, são prolongamentos da metapsicologia, com elevada relevância clínica e, tomados isoladamente, acentuada pobreza enquanto construtos psicossociais. Este resultado deve entender-se como preâmbulo à continuação da crítica numa direção complementar: o resgate da dimensão inerentemente social dos conceitos psicanalíticos aparentemente ligados, com exclusividade, a aspectos clínicos ou metapsicológicos. Fazê-lo abre a perspectiva de desenvolver uma psicanálise socialmente interventiva, sem prejuízo do rigor técnico e epistemológico. O eixo que o possibilita prende-se ao conceito de sujeito, não mais confundido com indivíduo nem centrado no eu. O transe, tão presente em cultos extáticos brasileiros, constitui-se numa oportunidade para verificar esta hipótese. No transe, o Outro se enuncia em primeira pessoa e a sua natureza semiótica, longe de excluir a sua dimensão psíquica, a inclui, constituindo-se em plataforma segura para uma abordagem pública e social do inconsciente.

    Resumo em Inglês:

    Deepening the analysis of Freud's social texts, we discover that, instead of mere psychoanalytic applications to the collective, they are prolongations of metapsychological boundaries, clinically relevant and, taken separately, accentuated poverty while psycho-social constructs. This result must be understood as a preamble to the continuation of the critic in a complementary direction: the rescue of the inherently social dimension presents in psychoanalytical concepts, just in appearance exclusively linked with clinical or metapsychological features. Doing it opens the perspective of developing a socially interventive psychoanalysis, without decrease of precision. The axis that enables it is linked with the concept of self, no more confused with the single person neither centered in the I. Trance, so present at ecstatic Brazilian cults, constitute an opportunity to verify this hypothesis. At trance, the Other enunciates itself in first person and its semiotic nature, far from excluding its psychic dimension, includes it, constituting a secure platform for a public and social approaching of the unconscious.
  • Psicoterapias psicodinâmicas breves: propostas atuais Resenha

    Santeiro, Tales Vilela
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br