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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 13, Número: 3, Publicado: 2008
  • Passando o bastão Editorial

    Pinheiro, José Q.
  • Uma intervenção cognitivo-comportamental com uma criança com dificuldades alimentares: Pedro descobriu que gostava de comer Artigos

    Ramalho, Vera Lúcia Moreira; Ribeiro, António Miguel Pereira

    Resumo em Português:

    Este artigo visa descrever a intervenção com uma criança de 7 anos de idade com problemas alimentares: Pedro recusava-se a comer alimentos sólidos desde bebê. A intervenção baseou-se nos princípios cognitivo-comportamentais, incluindo treino parental e exposição gradual aos alimentos evitados, seguida de reforço positivo. Contudo, na fase final, seguiu-se uma orientação narrativa, no sentido de promover a consolidação da mudança, por meio da elaboração de resultados únicos e validação social da mudança. O comportamento alimentar de Pedro melhorou ao longo das 13 sessões. Vale destacar que os ganhos se mantiveram até a última consulta de follow-up que aconteceu 6 meses depois da finalização.

    Resumo em Inglês:

    This case study aims to describe an intervention with a 7-years-old child with feeding problems: Pedro refused to eat any solid food since he was a baby. The intervention was based on cognitive-behavioural principles and included parental training and exposure to the avoided aliments followed by positive reinforcement. In the final stage, however, the intervention was inspired by the narrative therapy, in order to consolidate the change. This phase included elaboration of unique outcomes and social validation of the change. The child's feeding behaviour considerably improved throughout the 13 sessions. The positive changes have been maintained until the last follow-up session, 6 months after de finalization.
  • Estudo psicossocial de um seminário teológico: a formação do clero católico em análise Artigos

    Benelli, Silvio José

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta dados preliminares e discussões de uma investigação em psicologia social sobre a produção da subjetividade eclesiástica. Utilizando o instrumental teórico da análise institucional, estudamos o dispositivo pedagógico seminário. Nosso campo de pesquisa é um seminário católico de teologia, onde vivem 50 seminaristas em regime de internato, na etapa final de preparação para o sacerdócio, os quais, uma vez ordenados, passarão a ocupar posições de relevância que consistem na coordenação de comunidades paroquiais amplas. Os dados foram obtidos por meio da observação do cotidiano institucional. Apresentamos algumas conclusões preliminares. Encontramos fortes contradições entre os discursos oficiais e as práticas cotidianas no seminário teológico.

    Resumo em Inglês:

    This article introduces preliminary data and debates from a social psychology inquiry about the production of ecclesiastical subjectivity. By taken institutional analysis as a theoretical tool, we study the seminary as a pedagogical device. Our field research is at a catholic theological seminary, where 50 seminarians live in boarding system, at the final stage of preparation to the priesthood; once ordained, the new priests will be in relevant position to coordinate extended parish communities. Data were obtained by means of observation of the institutional daily life. Some preliminary conclusions are presented. We have found deep contradictions between official discourses and daily practices at the theological seminary.
  • Efeitos da atribuição de causalidade e custo pessoal sobre a intenção de ajuda Artigos

    Pilati, Ronaldo; Leão, Mariana; Vieira, Julianna Neves; Fonseca, Marcus de Miranda

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo avaliar o efeito da atribuição de responsabilidade e o custo em ajudar sobre a intenção de comportamento de ajuda, bem como a mediação exercida pelo estado emocional sobre a relação entre atribuição e ajuda. Realizou-se um estudo de simulação de cenários experimentais, do qual participaram 181 estudantes universitários. Foi desenvolvido um cenário organizado em um delineamento fatorial 2 (atribuição: controlabilidade X incontrolabilidade) X 3 (custo: alto, médio e baixo). Os resultados apontam que a percepção de falta de controle do alvo sobre a situação leva a estados de afeto positivo e maior intenção de ajuda e que quanto maior o custo, menor a intenção de ajuda. Conclui-se que o custo e a atribuição de culpa são fatores relevantes na determinação da intenção de ajuda.

    Resumo em Inglês:

    This paper has the purpose of evaluating the effect of attribution of responsibility and helping cost on the helping intention, as well as the meditational role of emotional state over the relationship of attribution and helping intention. A study of experimental simulation was conducted, with the participation of 181 university students. A scenario organized in a factorial design of 2 (attribution: controllability X uncontrollability) X 3 (cost: high, medium and low) was developed. The results point that the perception of lack of control of the target on the situation leads to positive affective states and higher helping intention. It also indicated that the higher the cost the lesser the helping intention. We concluded that the cost and the attribution of guilty are important factors in the determination of helping intention.
  • A prática desportiva dos estudantes universitários e suas relações com as autopercepções físicas, bem-estar subjectivo e felicidade Artigos

    Dias, Cláudia; Corte-Real, Nuno; Corredeira, Rui; Barreiros, André; Bastos, Tânia; Fonseca, António Manuel

    Resumo em Português:

    A presente investigação analisou as relações entre a prática desportiva de estudantes universitários e o modo como estes se percepcionavam a si próprios e às suas vidas. Participaram nesta investigação 2284 estudantes de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 30 anos (M = 21,87 ±2,37), que preencheram um questionário sobre a sua prática desportiva, bem como versões portuguesas do Physical Self-Perception Profile (Fox & Corbin, 1989), da Subjective Happiness Scale (Lyubomirsky & Lepper, 1999), da Satisfaction With Life Scale (Diener, Emmons, Larsen, & Griffin, 1985) e da Positive and Negative Affect Schedule (Watson, Clark, & Tellegen, 1988). Em geral, a análise dos resultados revelou que os indivíduos que possuíam mais confiança física e que avaliavam a sua vida mais positivamente praticavam desporto mais regularmente; porém, verificou-se igualmente que quem se percebia menos forte fisicamente e tinha uma auto-estima mais baixa também praticava desporto mais regularmente do que os pares.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to examine the relationships between university students' sport practice and the way they perceived themselves and their lives. Participated in this investigation 2284 male and female students, with ages between 18 and 30 years (M = 21.87 ±2.37), who filled out a questionnaire to assess their levels of sport practice, as well the Portuguese versions of the Physical Self-Perception Profile (Fox & Corbin, 1989), the Subjective Happiness Scale (Lyubomirsky & Lepper, 1999), the Satisfaction With Life Scale (Diener, Emmons, Larsen, & Griffin, 1985) and the Positive and Negative Affect Schedule (Watson, Clark, & Tellegen, 1988). Overall, the analysis of the results showed that students who were more physically confident and evaluated their lives more positively did sport more regularly; however, results also showed that students who reported lower levels of physical strength and self-esteem practiced sport more regularly than their peers.
  • Predictores de satisfacción laboral en médicos y enfermeros

    Paris, Laura; Omar, Alicia

    Resumo em Português:

    Os objetivos da presente investigação foram: (a) identificar estressores e estratégias de enfrentamento comumente empregadas por parte dos profissionais de saúde; (b) explorar as vinculações entre o estresse assistencial, o bem-estar e satisfação laboral; e (c) individualizar as variáveis explicativas da satisfação laboral assistencial. Foi realizada uma verificação empírica com uma amostra integrada por 196 profissionais argentinos (97 médicos e 99 enfermeiros). A amostra respondeu uma bateria desenvolvida para avaliar estressores, enfrentamento, bem-estar e satisfação laboral. Foram realizadas análises descritivas, correlacionais e de regressão múltipla. Os resultados obtidos indicaram que os estressores que mais afligem aos profissionais da saúde são a sobrecarga, a falta de apoio e a percepção de injustiça organizacional. Tanto a estratégia de resolução de problemas como a de distanciamento surgiram como potenciadoras de satisfação e bem-estar. As variáveis que melhor explicaram a satisfação laboral foram a intenção de permanecer no cargo, a quantidade de horas de trabalho semanal e o apoio do grupo familiar. São apresentadas sugestões para futuras investigações na área.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of this research were: (a) to identify the major stressors and the coping strategies commonly used by health professionals; (b) to explore the links among health care stressors, subjective wellbeing and job satisfaction; and (c) to individualize the explanatory variables of care job satisfaction. Empirical verification was conducted with a sample of 196 Argentinean professionals (97 doctors and 99 nurses). The sample answered a battery developed for assessing stress, coping, wellbeing, and work satisfaction. Data were subjected to descriptive, correlation, and multiple regression analysis. The results indicated that work overload, lack of support, and perceptions of organizational injustice are the main health care stressors. The employment of problem-solving and distancing coping emerged as the best strategies for enhancing job satisfaction and wellbeing. The perception of familiar support, more working hours, and the intention to stay were the variables that proved to be the best predictors of work satisfaction. Suggestions are made for future research in the area.
  • Filhas que cuidam de pais/mães com provável/possível Doença de Alzheimer Artigos

    Falcão, Deusivânia Vieira da Silva; Bucher-Maluschke, Julia Sursis Nobre Ferro

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou 32 filhas cuidadoras de pais/mães com provável/possível doença de Alzheimer (DA). Objetivou avaliar as reações iniciais delas diante do diagnóstico; as concepções sobre as características pessoais dos portadores antes e após a DA; os principais motivos que levaram a cuidar de seus genitores e quais os sentimentos diante do papel exercido. Elaborou-se uma entrevista que foi gravada, transcrita e analisada segundo a técnica de Bardin (1977/2000). Constatou-se que elas apresentaram uma reação inicial desfavorável diante da doença. Os motivos mais apontados para exercerem o papel, foram os sentimentos de obrigação filial e gratidão. No geral, elas não se sentiam bem executando essa tarefa. Entrementes, benefícios foram apontados por algumas, tais como crescimento pessoal. Conclui-se que a atividade de cuidar é heterogênea, multifacetada e as avaliações subjetivas das entrevistadas eram influenciadas por crenças, regras familiares, relacionamento com o idoso e percepções acerca da velhice e do cuidado.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated 32 daughters who take care of fathers/mothers with probable/possible Alzheimer's Disease (AD). It focused on evaluating daughters initial reactions facing the diagnosis; their conceptions concerning the personal characteristics of the diseased before and after AD; the main reasons that brought them to be the caregivers, nurses, of their parents and what are the feelings towards the activity role. An interview was elaborated, then recorded, transcribed and analyzed according to Bardin's technique (1977/2000). It was verified that they presented an unfavorable first reaction facing the disease. The most appointed motivations were the feelings of obligation and gratitude. In general, they did not feel at easy executing this duty. Nevertheless benefits as self-growth were appointed by some. It is concluded that the activity of care giving is heterogenic, multiply faced and the subjective evaluations of the interviewed were influenced by religious beliefs, familiar rules, the relationship with the elderly and perceptions of old age and care giving.
  • Atitudes de professores e futuros professores em relação à Matemática Artigos

    Faria, Paulo Cézar; Moro, Maria Lucia Faria; Brito, Márcia Regina Ferreira de

    Resumo em Português:

    O estudo compara a existência e a direção da atitude em relação à Matemática de quatro grupos amostrais: estudantes de licenciatura em matemática em dois momentos de sua formação, e professores de matemática em dois momentos de exercício profissional. Os dados foram obtidos de participantes voluntários (N = 440), por meio de escala de atitude, texto autobiográfico, questionário e entrevista semi-estruturada. A análise estatística dos dados permitiu constatar diferenças na medida de atitudes em relação à Matemática entre os grupos amostrais, sendo significativa a presença de atitude favorável de alunos do início da licenciatura em comparação à de professores em exercício. Essas diferenças foram corroboradas por traços característicos dos tipos de atitude, identificados por análise qualitativa. A mudança de atitude em relação à Matemática pode ser explicada pelas particularidades das diferentes circunstâncias da vida estudantil e profissional. Recomendações para a formação docente em Matemática são sugeridas.

    Resumo em Inglês:

    This study compares the existence and direction of attitude towards Mathematics shown by four sample groups composed of students enrolled at Mathematics teachers' College in two moments of their training courses, and Mathematics teachers in two moments of their professional life. Data were obtained from volunteer participants (N = 440), by means of an attitude scale, an autobiographical text, a questionnaire and a semi-structured interview. The statistical analysis show differences in attitude measurements concerning Mathematics among the sample groups, with a significant presence of favorable attitude in students at the beginning of College when compared to attitudes of practicing teachers. These differences were corroborated by the characteristic traits of attitude types, identified by a qualitative analysis. The attitude change toward Mathematics can be explained by the peculiarities of the different circumstances on the students' and the teachers' lives. Recommendations for teaching training in Mathematics are pointed out.
  • A máquina do psiquismo Artigos

    Vidal, Paulo Eduardo Viana

    Resumo em Português:

    A invenção da psicanálise por Freud ocorreu num campo do saber estruturado pelo cientificismo, a crença que investe a ciência do poder de abarcar todos os domínios do real. Segundo autores, este ponto de partida cientificista fragilizaria epistemologicamente o discurso freudiano, o qual se veria assolado por uma insuperável contradição entre um programa mecanicista (baseado em conceitos tais como determinismo, energia, etc.) e uma hermenêutica infinitamente aberta à produção subjetiva de sentido. Focalizando particularmente o "Projeto para uma psicologia científica", no qual Freud constrói uma verdadeira máquina do psiquismo, projetando conceitos das ciências naturais no psiquismo, demonstraremos que a originalidade da racionalidade inventada por Freud consiste justamente em ser uma razão limítrofe, de borda, que conjuga e separa sentido e pulsão, desestabilizando as fronteiras entre os saberes estabelecidos. Concluímos, portanto, que não há no discurso freudiano uma contradição que nos forçaria a optar entre a força e o sentido.

    Resumo em Inglês:

    Freud's invention of psychoanalysis emerged from a field of knowledge structured by scientism, the creed that empowers science to embrace all reality. For some authors, this scientistic starting point would weaken Freud's discourse epistemologically, which would be overcome by an insuperable contradiction between a mechanist program (based on concepts such as determinism, energy etc.) and a hermeneutics that is infinitely open to the subject's production of meaning. Focusing especially the "Project for a scientific psychology", in which Freud projects concepts of natural science in the psyche, in order to build a true psyche machine, we will show that the originality of the rationality invented by Freud consists exactly on being a borderline reason, that conjugates and separates sense from drive, blurring the line between established fields. We have therefore concluded that there is no contradiction in Freud's discourse that would force us to choose between force and sense.
  • Documentário: um outro campo experimental no estudo dos processos de subjetivação Artigos

    Marco, Giovanna De; Andrade, Ana Lorena Oliveira de; Santo, Cíntia Sacramento do Espírito

    Resumo em Português:

    Este artigo traz os problemas colocados para a pesquisa ao propor fazer um mapa audiovisual das configurações subjetivas em processo nas comunidades rurais de Massaroca, Juazeiro, Bahia, finalizando-o em um documentário. Foi feito um estudo bibliográfico e fílmico, particularmente sobre documentário nacional, de modo a adquirir as ferramentas conceituais e instrumentais próprias à linguagem audiovisual. Esse estudo e o trabalho de filmagem, montagem e edição problematizaram o modo de produção do documentário em questões que foram sistematizadas em três pontos: os processos de subjetivação na produção fílmica; o filme enquanto realidade ou ficção; o documentário como uma outra perspectiva metodológica. O documentário no qual a pesquisa estará se apresentando trará em imagens e sons fragmentos dos territórios existenciais das comunidades estudadas, nos quais a tensão existente entre o excesso e a escassez de água é processada, parcialmente, em linguagem; práticas produtivas, econômicas, políticas e éticas; manifestações culturais; religiosidade; afetividade; modos de cognição e percepção, etc.

    Resumo em Inglês:

    This article brings the problems discussed in the research, which aim at the creation of an audiovisual map of the subjective configurations that are taking place in the rural communities of Massaroca - a district of the city of Juazeiro, Bahia - and produce a documentary with this material. Bibliographic and cinematographic studies mainly about the Brazilian documentaries have been done in order to acquire conceptual and practical tools related to the audiovisual language. This study and the filming works and edition analyzed the documentary production method in three main points: the subjective processes in the cinematographic production; the film as reality or fiction; the documentary as another methodological perspective.
  • Entrevista clínica com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual Nota Técnica

    Habigzang, Luísa Fernanda; Koller, Sílvia Helena; Stroeher, Fernanda Helena; Hatzenberger, Roberta; Cunha, Rafaela Cassol; Ramos, Michele da Silva

    Resumo em Português:

    O abuso sexual contra crianças e adolescentes é atualmente um problema de saúde pública. A complexidade do fenômeno requer a capacitação dos profissionais que atuam na avaliação e intervenção clínica das vítimas. O presente artigo tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos sobre a entrevista clínica com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, visando à obtenção do relato sobre a experiência abusiva. Aspectos como as possíveis conseqüências do abuso sexual, o setting da entrevista, a postura dos entrevistadores e as características da revelação pela criança estão apresentadas, bem como um roteiro de entrevista.

    Resumo em Inglês:

    The sexual abuse against children and adolescents is an actual public health concern. The complexity of phenomenon requires special training of professionals who work in the clinic evaluation of victims and intervention. This study aims to provide theoretical and practical information about the clinic interview with victims of child sexual abuse, aiming at the attainment of the abusive experience report. An interview protocol is presented and the aspects discussed include: sexual abuse potential outcomes, the interview setting, the professional attitude, and children's disclosure.
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