Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2009
  • Assumindo a Editoria Editorial

  • Paternidade no contexto da depressão pós-parto materna: revisando a literatura Artigos

    Silva, Milena da Rosa; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    Esta revisão da literatura examina os achados de estudos recentes a respeito da paternidade no contexto da depressão pós-parto materna. Os estudos sobre este tema demonstram forte associação negativa entre depressão pós-parto materna e qualidade do relacionamento conjugal, apoio emocional oferecido pelo pai e seu envolvimento nos cuidados do bebê e no trabalho doméstico. Também têm mostrado que o pai pode diminuir o impacto da depressão materna sobre os filhos, caso mostre-se envolvido e mentalmente saudável, embora sejam raros os estudos descrevendo o modo como se dá a participação do pai nestas famílias. A literatura aponta, ainda, que os maridos de mulheres com depressão encontram-se em situação de risco para o desenvolvimento de psicopatologias, o que sugere que as intervenções clínicas neste contexto devem focalizar também as relações familiares.

    Resumo em Inglês:

    The literature review examines the findings of recent studies regarding fatherhood in the context of maternal postpartum depression. The studies on this theme demonstrate strong negative association between maternal postpartum depression and the quality of marital relationship, emotional support offered by the father and his involvement in taking care of the baby and in domestic work. They have also shown that the father can reduce the impact of maternal depression on children if he is involved and mentally healthy, although there are few studies describing how fathers participate in these families. The literature also shows that husbands of depressive women are in a risk situation for the development of psychopathology, suggesting that the clinical interventions in this context should also focus on family relationships.
  • Relações entre desempenho escolar e orientações motivacionais Artigos

    Martinelli, Selma de Cássia; Genari, Carla Helena Manzini

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre desempenho escolar de alunos do ensino fundamental e suas orientações motivacionais. Participaram 150 estudantes, entre 9 e 12 anos de idade, de uma escola pública do Estado de São Paulo, que cursavam a 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Os resultados revelaram que na terceira série houve uma correlação significativa e negativa entre motivação extrínseca e desempenho escolar, ou seja, quanto menor o desempenho escolar maior a motivação extrínseca. No que diz respeito à motivação intrínseca e o desempenho escolar, as variáveis não apresentaram correlação significativa. Na 4ª série houve uma correlação significativa e negativa entre motivação extrínseca e desempenho escolar, ou seja, quanto menor o desempenho escolar maior a motivação extrínseca. No que diz respeito à motivação intrínseca e o desempenho escolar as variáveis apresentaram correlação significativa e positiva, indicando que quanto maior o desempenho maior a motivação intrínseca.

    Resumo em Inglês:

    The intent of this research was to investigate if a relationship exists between the school performance and the motivational orientations from elementary students. Participants were 150 male and female elementary school children, aged between 9 and 12 years of two public schools from Sao Paulo State. The results indicated that in the third-grade there was a negative and significant correlation between extrinsic motivation and the school performance, that is, the lower the school performance the higher the extrinsic motivation. For the intrinsic motivation and school performance, variables showed no significant correlation and extrinsic motivation and in the fourth-grade, the results showed a significant and positive correlation. For the fourth-grade, there was a negative and significant correlation between extrinsic motivation and school performance, that is, the lower the school performance the higher the extrinsic motivation. For the intrinsic motivation and school performance, variables showed a positive and significant correlation, indicating that the higher the school performance the higher the intrinsic motivation.
  • As representações sociais de transgênicos nos jornais brasileiros Artigos

    Allain, Juliana Mezzomo; Nascimento-Schulze, Clélia Maria; Camargo, Brígido Vizeu

    Resumo em Português:

    Em alguns países que haviam passado recentemente por graves crises alimentares, os transgênicos receberam forte resistência da população. Nesses países, a mídia teve uma papel importante na discussão crítica e na veiculação dos argumentos de movimentos ambientais e de consumidores sobre os transgênicos. O objetivo dessa pesquisa foi verificar quais as representações sobre transgênicos divulgadas pela mídia impressa brasileira. Foram coletados todos os artigos publicados sobre esse tema nos jornais A Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, entre 2000 e 2005. Os dados foram analisados com ajuda do programa ALCESTE. Os resultados mostram que a mídia nacional ainda contribui mais para uma legitimação dos riscos do que para a construção de representações sociais que possam ser usadas como armas críticas em relação ao modelo de desenvolvimento do país e suas conseqüências para as gerações futuras.

    Resumo em Inglês:

    In some countries that had recently experienced severe food crisis, transgenics received a strong rejection from the population. In such countries, the media had an important role in the critical discussion and in the dissemination of environmental organizations or consumers' arguments about transgenics. The goal of this research was to verify which are the social representations of transgenic displayed by Brazilian media. All articles published on this theme by A Folha de São Paulo and O Estado de São Paulo, from 2000 to 2005, were gathered. Data were analyzed with the aid of the software ALCESTE. Results show that the national media tend to legitimate risk rather than to build social representations that could be used as critical arms towards the country's development models and its consequences on future generations.
  • Versão abreviada da Escala Triangular do Amor: evidências de validade fatorial e consistência interna Artigos

    Gouveia, Valdiney Veloso; Fonseca, Patrícia Nunes da; Cavalcanti, Jane Palmeira Nóbrega; Diniz, Pollyane K. da Costa; Dória, Luciana Chacon

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo conhecer os parâmetros psicométricos de uma versão reduzida da Escala Triangular do Amor. Especificamente, procurou-se reunir evidências de sua validade fatorial e consistência interna no contexto paraibano. Participaram 307 estudantes universitários da cidade de João Pessoa (PB), que mantinham um relacionamento heterossexual estável, com idade média de 23,4 anos (dp = 6,22; amplitude de 17 a 56 anos). A maioria foi do sexo feminino (69,4%) e solteira (73%). Os participantes responderam a Escala Triangular do Amor e perguntas demográficas. Os resultados apoiaram a adequação psicométrica dessa medida, que apresentou três componentes (rotação varimax; explicando 67,7% da variância total), com Alfas de Cronbach satisfatórios: compromisso (α = 0,88), paixão (α = 0,87) e intimidade (α = 0,86). As mulheres pontuaram mais em compromisso do que fizeram os homens. Estes resultados foram discutidos à luz da literatura, confirmando-se a adequação desta medida. Pesquisas futuras foram sugeridas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at knowing the psychometric parameters of a shorted version of the Triangular Love Scale. Specifically, it tried to joint evidences of its factor validity and reliability in the Paraibano milieu. Participants were 307 undergraduate students from João Pessoa (PB), which have a stable heterosexual relationship. Their mean age was 23.4 years old (sd = 6.22; ranging from 17 to 56), most of them female (69.4%) and single (73%). They answered the Triangular Love Scale and demographic asks. Results support the psychometric adequacy of this measure, which showed three components (varimax rotation; accounting for 67.7% of the total variance), with satisfactory Cronbach's Alpha: commitment (α = 0.88), passion (α = 0.87), and intimacy (α = 0.86). Women scored higher than men in commitment. These findings were discussed based on literature, confirming the adequacy of the scale. Future studies were suggested too.
  • Vivências e discursos de mulheres mastectomizadas: negociações e desafios do câncer de mama Artigos

    Scorsolini-Comin, Fabio; Santos, Manoel Antônio dos; Souza, Laura Vilela e

    Resumo em Português:

    O presente artigo investiga as experiências de mulheres mastectomizadas tais como estas se presentificam em seus discursos sobre a vivência do câncer de mama, bem como suas estratégias de negociação dos desafios da doença. Foram analisadas 11 sessões de um grupo de apoio ocorridas em um serviço de atendimento público. A partir da análise temática das sessões, com o auxílio dos princípios do dialogismo e da polifonia, a partir do referencial histórico-cultural, pôde ser percebida a oposição entre o saber científico ("sentença" médica) e o saber popular (possibilidade de cura), bem como a questão do estigma social associado ao câncer e ao gênero feminino. O grupo constituiu-se como um espaço para que esses diferentes saberes se atualizassem e fossem transmitidos, refletindo uma construção coletiva das ideias em torno do câncer, o que permitiu ressignificar os modos de enfrentamento e as diversas vivências relacionadas à doença.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates the mastectomized women's experiences and discourses about breast cancer, and also their strategies of negociation about the disease's challenges. 11 sessions of a support group for these women, carried out in a public service, were analyzed. The sessions were analyzed using thematic analysis and the dialogism and polyphony notions, within an historical and cultural approach that showed the opposition between the scientific knowledge (medical verdict) and the popular knowledge (possibility of cure), also the social stigma of the disease and the feminine gender . The group offered the setting for different knowledge to be updated and conveyed, reflecting a joint construction of the ideas about cancer and giving new meanings to facing and living with the disease.
  • Uso de substâncias psicoativas entre estudantes de Goianá, MG Artigos

    Teixeira, Andréia Fernandes; Aliane, Poliana Patrício; Ribeiro, Luiz Claudio; Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    O objetivo foi avaliar o consumo de substâncias psicoativas entre estudantes, do ensino fundamental e médio, da rede pública de ensino do município de Goianá, Minas Gerais. Foi realizado um estudo descritivo, transversal, utilizando um instrumento desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde. Participaram 415 estudantes, 57,1% do Ensino Fundamental e 42,9% do Ensino Médio, sendo 49,4% do sexo feminino e 47,5% do masculino, predominando a faixa etária de 13 a 15 anos e a classe social C. O álcool foi a substância mais utilizada entre os jovens, tendo uso inicial precoce, assim como nos levantamentos nacionais. Sobre o uso na vida, as substâncias mais relatadas foram: solventes, anfetamínicos, ansiolíticos, maconha e alucinógenos. As mulheres apresentaram maior padrão de uso de substâncias psicoativas ilícitas na vida, no ano, no mês, uso freqüente e uso pesado. Em comparação com a capital mineira, foi observado um menor uso de maconha e cocaína entre os estudantes de Goianá. A pesquisa aponta a necessidade de formulação de políticas públicas, considerando particularidades locais e a importância de novos estudos que ampliem a discussão sobre o uso de substâncias psicoativas.

    Resumo em Inglês:

    The aim was to evaluate the prevalence of the consumption of psychoactive substances among students from the public school in Goianá, Minas Gerais. A descriptive, cross sectional study was performed using a structured questionnaire developed by the World Health Organization. The participants were 415 students, 57.1% were elementary school students and 42.9% were high school students. 49.4% were female and 47.5% were male. The majority of the students were 13-15 years old and from the C social class. Alcohol was the substance most frequently used among the young people (64.6%), as the prevalence founded in the national sample. The main used substances were: solvents (11.1%), amphetamines (2.9%), anxyolitics (2.9%), cannabis (2.7%) and hallucinogens (1.4%). Women presented a higher pattern of use for the illicit psychoactive substances. The Goianá students presented a lower consumption of marijuana and cocaine in comparison with students from Belo Horizonte, the state capital. The epidemiologic research points to the necessity of formulating public policies, considering local particularities.
  • O diagnóstico psiquiátrico e a produção de vida em serviços de saúde mental Artigos

    Severo, Ana Kalliny de Sousa; Dimenstein, Magda

    Resumo em Português:

    A Reforma Psiquiátrica objetiva desconstruir a relação de tutela e objetificação sustentada pelo saber/práticas psiquiátricas para com a loucura. Um dos pilares dessa relação é o diagnóstico psiquiátrico que produz efeitos importantes nas trajetórias vital e institucional dos portadores de transtornos mentais. Essa pesquisa objetivou conhecer os sentidos do diagnóstico psiquiátrico para usuários do Ambulatório de Saúde Mental na cidade de Natal/RN e os efeitos produzidos em suas vidas. Trabalhamos com observações e um roteiro semi-estruturado de entrevista. Identificamos variações na concepção do diagnóstico, alterações nas suas vidas em função do mesmo tais como a perda do trabalho, a dependência familiar, mudanças nas relações sociais, as quais são sustentadas pelo saberes médico e jurídico. Entendemos que as relações tutelares com a família e os serviços de saúde se estabelecem a partir do momento que o diagnóstico é atestado e a vida passa a ser norteada pela "existência" do transtorno mental.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the Psychiatric Reform is to deconstruct the tutelage relation and the objetivation produced by the psychiatric knowledge and practices regarding madness. One of the pillars of that relationship is the psychiatric diagnosis. This tool produces important life process effects, as well as institutional, amongst individuals that are diagnosed with Mental Disorders. The purpose of this work is to present a research study conducted with clients of the Mental Health Ambulatory Unit in the city of Natal, RN. The objective of the study was to identify the meanings of the psychiatric diagnoses of the clients and the effects they produce on their daily lives. Working with observations and with a semi-structured interview, we identified that the diagnosis concept varies amongst the clients and that the diagnosis alters their lives in ways such as loss of a job, family dependence and disruption of social relations, effects that are sustained by the medical and judicial knowledge. We understand that the tutelage relations with the family and the health services are established when the diagnosis is made and the life style is then oriented by the "existence" of the mental illness/disorder.
  • Eventos de vida estressantes entre idosos brasileiros residentes na comunidade Artigos

    Fortes-Burgos, Andréa Cristina Garofe; Neri, Anita Liberalesso; Cupertino, Ana Paula Fabrino Bretas

    Resumo em Português:

    Foram investigados eventos de vida estressantes em 544 idosos participantes do estudo PENSA, em Minas Gerais (74,6% de mulheres e 25,4% de homens; média de idade = 72,11; DP ± 8,29; sendo 42,1% de 60 a 69 anos; 39%, de 70 a 79 e 18,9%, 80 a 99). Os eventos compuseram as seguintes categorias: eventos relacionados à finitude (morte ou doença), problemas que afetam os descendentes, relacionados ao cuidado, eventos pontuais e bem-estar psicológico. Os homens relataram eventos pontuais (60-69), problemas dos descendentes (70-79), e finitude e bem-estar (> 80); as mulheres relataram eventos pontuais (60-69), problemas dos descendentes (60-79) e finitude (> 80). As mulheres consideraram os eventos como mais estressantes do que os homens. Resultados semelhantes têm sido relatados na literatura.

    Resumo em Inglês:

    We examined stressful life events in 544 elderly participants of PENSA, in Minas Gerais (74.6% women and 25.4% men; age = 72.11; ± 8.29; 42.1% aged 60-69; 39% 70-79 and 18.9%, 80-99). Stressful life events were classified into categories related to: death and illness, problems affecting children, caregiving, turning points (transitions), and psychological well-being. Men reported turning points (60-69), problems affecting their children (70-79), death and illness and psychological well-being (> 80); women reported turning points (transitions) (60-69), problems affecting their children (60-79), and own death and illness (> 80). Women evaluated events as more stressful than men did. There are similar results in the literature.
  • A idéia de referência: o acompanhamento terapêutico como paradigma de trabalho em um serviço de saúde mental Nota Técnica

    Ribeiro, Alessandra Monachesi

    Resumo em Português:

    Este trabalho visa explorar a idéia de que o Acompanhamento Terapêutico serve como paradigma de manejo na clínica das psicoses em instituições de saúde mental. Com base em experiência como psicóloga, psicanalista e acompanhante terapêutica em um desses serviços, o CAPS-Itapeva, faço uma reflexão sobre como essa clínica do acompanhamento é necessária no cotidiano institucional, permeando todos os espaços de tratamento. A partir da idéia de referência, segundo a qual cabe a um profissional qualquer do serviço acompanhar o percurso de determinado paciente ali, servindo de intermediário entre ele e as atividades, tanto quanto entre ele e o fora da instituição, busco problematizar os pontos em que a clínica do AT se aproxima dessa clínica institucional das psicoses.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text aims to explore the idea that the Therapeutic Accompaniment can be used as a paradigm to the holding concept at the clinic of psychosis within mental health institutions. Based on my personal experience as psychologist, psychoanalyst and therapeutic accompanier at one of these institutions, named CAPS-Itapeva (Psychossocial Attention Center - Itapeva), I think on how this accompaniment clinic is necessary to the institutional routine, crossing all the treatment spaces. From the idea of reference, which stands that it's up to each professional working within the institution to accompany the route of each single patient, standing as a intermediate between him and his activities, as well as between him and what is out of there, I try to seeks where the Therapeutic Accompaniment's clinic approaches to the psychosis institutional clinic.
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br