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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2011
  • Efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre desempenho individual no trabalho Artigos

    Coelho Junior, Francisco Antonio; Borges-Andrade, Jairo Eduardo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho objetivou testar empiricamente um modelo teórico multinível de predição de desempenho individual no trabalho. As variáveis antecedentes investigadas, isoladas ou em interação, corresponderam à idade, gênero, cargo, grau de escolaridade, tempo de serviço e percepção de suporte à aprendizagem, medidas no nível individual e de contexto, e satisfação no trabalho, de nível individual. A pesquisa foi realizada em uma empresa pública, do ramo de pesquisas agropecuária e atuação nacional. A amostra (N = 808) contou com funcionários distribuídos em 45 unidades centralizadas e descentralizadas da empresa pelo Brasil. A coleta de dados foi realizada à distância, via e-mail. Os resultados multiníveis corroboraram o modelo teórico de pesquisa hipotetizado e evidenciaram que a variância de desempenho foi explicada por distintos preditores de nível individual e de contexto, isoladamente ou em interação.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to empirically test a theoretical multilevel model for the prediction of individual performance at work. Antecedent variables, isolated or in interaction, were age, gender, function, scholarity, period of function and perception of learning support, in the individual and contextual levels, and satisfaction at work, an individual variable. This study was accomplished in a public corporation which deals with agricultural research in a national scope. The participants (N = 808) were distribute in 45 central and noncentral units for the Brazil. Data collection was done online, by e-mail. The multilevel results confirm the hypothetic theoretical model and make evident that the performance's variance were predicted by different individuals and context variables, isolated or in interaction.
  • Ética da psicanálise e modalidades de gozo: considerações sobre o Seminário 7 e o Seminário 20 de Jacques Lacan Artigos

    Bispo, Fábio Santos; Couto, Luis Flávio Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo busca apontar um deslocamento na concepção lacaniana sobre a ética, a partir de uma comparação entre as perspectivas do Seminário, livro 7 - a ética da psicanálise e do Seminário, livro 20 - mais, ainda. Enquanto a primeira perspectiva privilegiaria a organização de uma lei simbólica, cuja ultrapassagem culminaria na concepção do gozo impossível de das Ding, a última destacaria o gozo do corpo como não-todo organizado pelo simbólico. Passa-se, assim, de uma ética da transgressão, que visa a um ponto além do princípio do prazer e do serviço dos bens, para uma ética onde esse além do princípio do prazer já invade o campo de saída. A lógica da contingência é o modo como Lacan pretende formalizar uma maneira de fazer com que a necessidade simbólica e a impossibilidade do desejo inscrevam-se nos registros do contingente e do possível.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to demonstrate a displacement in Lacan's conception on the Ethics, using a comparison between the perspectives of The Seminar, book 7: the ethics of psychoanalysis and of The Seminar, book 20: on feminine sexuality, the limits of love and knowledge: encore. While the first perspective privileges the organization of a symbolic Law - and this one, if trespassed, culminates in the approach of an impossible jouissance (enjoyment) to das Ding - the latter emphasizes the jouissance of the body as something that is not-all organized by the symbolic. Therefore, there is a movement from an ethics of breach, which aims at a point beyond the pleasure principle and of the service of goods, to an ethic where the addition of the pleasure principle invades the field since the beginning. The logic of contingency is how Lacan intends to formalize a manner of making the symbolic necessity and the impossibility of the desire to register in the records of the contingent and the possible.
  • Revisão sistemática da literatura sobre estigma social e alcoolismo Artigos

    Silveira, Pollyanna Santos da; Martins, Leonardo Fernandes; Soares, Rhaisa Gontijo; Gomide, Henrique Pinto; Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    Diversas pesquisas têm abordado o tema estigma social e suas implicações na vida dos estigmatizados. Uma vez que o alcoolismo e problemas relacionados ao uso de álcool configuram-se como um dos principais problemas de saúde pública da América Latina, o presente artigo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliométrica de artigos científicos sobre os temas estigma social, estereotipagem e alcoolismo. Os artigos foram pesquisados em quatro bancos de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PsycInfo, PubMed e SciELO, entre 1997 e 2007, utilizando os descritores: stigma, stereotyped attitudes, stereotyping e alcoholism. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, nove artigos foram analisados. Demonstrou-se que a área ainda não apresenta convergência de objetivos, instrumentos e população, sinalizando a não existência de uma metodologia consolidada para mensurar estigma. Ademais, a literatura sobre o tema não vem crescendo como esperado, sendo necessário maior investimento em pesquisas para desenvolvimento de estratégias de prevenção e reabilitação.

    Resumo em Inglês:

    A large number of studies have focused on stigma and its health consequences. Drugs related disorders are pointed as the most stigmatized conditions in Latin America. Thus this paper aims to review the scientific literature about social stigma and alcoholism. A systematic review of literature was accomplished among four databases: LILACS (Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information), PsycInfo, PubMed and SciELO between 1997 and 2007 with these following keywords: stigma, stereotyped attitudes, stereotyping and alcoholism. Nine articles remained after exclusion and inclusion criteria application and were analyzed. In sum, the studies had no objectives, instruments and population convergence, illustrating an absence of a clear stigma measure method. Moreover the number of studies is not increasing as expected. As a public health concern, more funding and research is needed to development of prevention and rehabilitation procedures.
  • Atenção a si: da auto-observação à autoprodução Artigos

    Sade, Christian; Kastrup, Virginia

    Resumo em Português:

    A atenção é habitualmente investigada como um processo voltado para o mundo exterior. Nos últimos vinte anos tem aumentado nas ciências cognitivas o interesse por metodologias de primeira pessoa para investigar a experiência. Acrescente utilização de tais metodologias tem colocado o problema de como acionar e mobilizar uma atenção a si, acessando aquilo que se apresenta como experiência. A partir da abordagem enativa de Francisco Varela, o objetivo do artigo é discutir como a mobilização da atenção a si depende da maneira como ela é corporificada num contexto e situação concreta. Através da abordagem da enação, ampliamos a noção de atenção e concluímos que a atenção a si não se resume a um processo de auto-observação, mas pode constituir um processo de autoprodução.

    Resumo em Inglês:

    Attention is usually investigated as a process toward the outside world. In the last twenty years has increased in the cognitive sciences interest for first person methodologies to investigate the experience. The increasing use of such methodologies has placed the problem of how to activate and mobilize inward attention, by accessing what is presented as experience. From the enactive approach of Francisco Varela, the article aims to discuss how the deployment of inward attention depends on how it is embodied in a context and situation. With the enactive approach, we broaden the notion of attention and conclude that attention turned inward is not just a process of self-observation, but may be a process of self-production.
  • Coping e saúde mental de adolescentes vestibulandos Artigos

    Silva, Lorena Soares Dias e; Zanini, Daniela S

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo investigar o uso de estratégias de enfrentamento de problemas (coping) por adolescentes vestibulandos e sua possível repercussão na saúde mental desses indivíduos. Participaram deste estudo 292 estudantes, sendo 59,6% mulheres e 38,0% homens com idades entre 16 e 19 anos (M = 17,09; DP = 0,71), contatados em escolas públicas, particulares e conveniadas, que declararam intenção de realizar o processo seletivo vestibular. Foram utilizados o Coping Response Inventory Youth Form (CRI-Y) para avaliar as estratégias de coping e o Youth Self Report (YSR) para avaliar as psicopatologias. O estudo demonstrou que os adolescentes avaliaram o vestibular como evento estressante, e aqueles que utilizaram mais estratégias de coping de aproximação para enfrentá-lo relataram menos psicopatologias. Os resultados deste estudo põem em evidência a relação entre vestibular como evento estressante e saúde mental dos adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the use of coping strategies by adolescents preparing to take the Brazilian university entrance exam and its possible repercussion on their mental health. A total of 292 students participated in the study, 59.6% women and 38.0% men, aged between 16 and 19 years (M = 17.09; SD = 0.71), contacted in public, private, and private schools with state government covenant, who declared the intention to take the Brazilian university entrance exam. The Coping Response Inventory Youth Form (CRI-Y) was used to assess coping strategies and the Youth Self Report (YSR) to evaluate psychopathologies. The study demonstrated that the adolescents' appraise the Brazilian university entrance exam as a stressful event, and those who used more approach coping strategies reported less psychopathologies. The results of this study highlighted the relationship between the Brazilian university entrance exam as a stressful event and the adolescents' mental health.
  • Aceitação e rejeição entre pares e habilidades sociais em universitários Artigos

    Bartholomeu, Daniel; Carvalho, Lucas de Francisco; Silva, Marjorie Cristina Rocha da; Miguel, Fabiano Koich; Machado, Afonso Antonio

    Resumo em Português:

    Nesse estudo, investigaram-se as associações entre habilidades sociais e aceitação-rejeição em estudantes universitários. Foram estudados 126 estudantes universitários do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior particular de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para fins de avaliação foi utilizado um Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e uma Medida Sociométrica que avalia a aceitação ou rejeição do estudante por seus colegas de classe para as atividades de sair e estudar. A aceitação para ambas as situações não foi explicada por nenhuma faceta das habilidades sociais para os homens. Já nas mulheres, foi explicada somente pela medida de autoexposição a desconhecidos. Essa pesquisa elucida algumas das condutas socialmente hábeis de homens e mulheres universitários que podem ser empregadas em treinamentos em habilidades sociais para se evitar a rejeição entre pares, e maximizar a aceitação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was investigate relations between social skills and acceptance-rejection in college students. 126 college students attending at physical education course from a university of the interior of the state of São Paulo were studied. The social skills assessment was taken by the Inventário de Habilidades Sociais (IHS) and the sociometric measure was related to the rejection or acceptation of the students by their peers in the studying and go out situations. Among the results, the acceptance in both situations was not explained by any of the social skills measures to men. To the women, in both situations acceptance were explained by the self-exposition to stranger's measure. This research clarifies some of the social behaviors that can be used in social skills training with men and women to avoid its rejection in the group and maximizes the acceptance.
  • Cenários experimentais: efeito sobre a emoção e o comportamento pró-social Artigos

    Pilati, Ronaldo

    Resumo em Português:

    Emoções antecedentes ao comportamento pró-social são influenciadas pela forma como os eventos são interpretados. Estudos têm demonstrado que a atribuição de incontrolabilidade do comportamento de alguém está associada à produção de estados afetivos de simpatia ou pena. Esta asserção teórica tem sido corroborada por meio do uso de cenários de simulação experimental. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito que a variação dos cenários, como a proximidade social do protagonista e as normas sociais subjacentes ao cenário, possuem sobre a relação atribuição-ajuda. Foi desenvolvido um estudo com 24 cenários do qual participaram 547 estudantes universitários. Os resultados indicaram que, independentemente do cenário, a percepção de incontrolabilidade levou a emoções simpáticas (ou de compaixão) que, por sua vez, estão associadas a uma maior intenção de ajuda. Além disto, cenários que emulam normas de reciprocidade estão associados à maior intenção de ajuda

    Resumo em Inglês:

    Prosocial behavior emotions are influenced by how events are interpreted. Studies have shown that the attribution of incontrolabitily to one's behavior is associated with the production of sympathy emotions. This theoretical assertion has been corroborated with experimental scenarios. This study aimed to evaluate the effect of variations of the scenarios, such as the social proximity of the protagonist and social norms have over prosocial behavior intentions. An experimental study with 24 scenarios was conducted and 547 university students took part. The results indicate that regardless of the scenario content perceived misfortune leads to sympathy or pity emotions which, in turn, are associated with greater helping intention. Reciprocity norm scenarios were associated with greater helping intentions
  • Laços intergeracionais no contexto contemporâneo Artigos

    Borges, Carolina de Campos; Magalhães, Andrea Seixas

    Resumo em Português:

    O presente estudo aborda a articulação entre diferentes gerações na contemporaneidade. No contexto de transformações sociais aceleradas, discute-se a constituição dos laços intergeracionais, analisando mudanças subjetivas e relacionais. Ressalta-se que as diferenças geracionais estão na base do processo de transmissão sociocultural. A partir de estudos psicossociais, abordam-se distintas perspectivas teóricas do conceito de geração em contraposição à categoria idade. Destaca-se o caráter subjetivo da experiência de pessoas de diferentes idades e reflete-se sobre distanciamentos e aproximações entre esses sujeitos. Considera-se que, na contemporaneidade, os laços intergeracionais se estruturam de modo distinto e analisam-se as repercussões da homogeneização de valores baseada na juventude como ideal no processo de identificação intergeracional.

    Resumo em Inglês:

    The present work concerns the articulation among different generations in the contemporary context. It discusses the constitution of intergenerational bonds, analyzing subjective and relational changes, in a context of accelerated social transformations. Generational differences are highlighted, since they are the basis of the socio-cultural transmission process. Different theoretical approaches of the generation concept are confronted with the category of age, from the perspective of psycho-social studies. It emphasizes experience subjective character and it discusses distances and proximities of people with different ages. It considers that contemporary intergenerational bonds are currently structured in a different way. The intergenerational identification process, based on the ideal of youth, stemming from the homogenization of social values, is analyzed.
  • Proposta de reflexão teórica e análise de padrões conceituais com data mining Artigos

    Dias, Álvaro Machado

    Resumo em Português:

    Mais do que uma teoria ou modelo, a Teoria da Mente se refere a um campo de estudos voltado à habilidade de se prospectar intenções alheias. Visando contribuir para a discussão teórica e a interpretação da literatura no tema, o presente estudo apresenta: 1. Um mapa conceitual do campo, baseado em data mining/text mining; 2. Uma abordagem conceitual inovadora e mais eficiente aos estudos de ToM informacional; 3. Uma discussão crítica da extensão e limites dos principais modelos, baseada na análise da literatura com data/text mining e nas perspectivas teóricas anteriormente alinhavadas.

    Resumo em Inglês:

    More than just a theory or a model, Theory of Mind represents a field of studies concerned with the ability to prospect someone else's intentions. Aiming to contribute to theoretical discussion and the interpretation of the literature on the matter, this study presents: 1. A conceptual map of the field, based on data mining/text mining techniques; 2. A new and advanced conceptual framework focused on informational ToM studies; 3. A critical discussion of the extensions and limits of the most prominent models, based on the outputs of the data/text mining analysis and on the theoretical perspectives that were previously raised.
  • Cidadania e inserção laboral assistida: a experiência do trabalho formal de adolescentes pobres Artigos

    Silva, Victor Hugo da

    Resumo em Português:

    Investiga o cotidiano de adolescentes pobres partindo do relato do processo de entrada no mercado de trabalho. Participaram 15 adolescentes, sexo masculino, estudantes do Ensino Médio, de famílias de baixa renda, com 18 meses de inserção profissional, assistidos por instituição que capacita, insere e acompanha adolescentes no mercado de trabalho formal numa capital brasileira. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, considerando que a inserção profissional é uma forma de exercício da cidadania, mostram que: a inserção assistida no mercado de trabalho formal não constitui garantia absoluta de proteção aos seus direitos; as redes sociais às quais se vinculam podem ocultar violações de direitos ao se basear em relações de clientelismo; a assimilação de valores sociais do contexto de relações do ambiente laboral pode implicar afastamento do grupo de pares. Entretanto, os adolescentes avaliaram positivamente o acompanhamento fornecido pela instituição.

    Resumo em Inglês:

    It investigates the everyday of poor adolescents based on the report of their job market insertion process. 15 male adolescents have participated on the survey, high school students coming from low-income families, with 18 months of professional insertion, assisted by institutions that empower, insert and accompany adolescents in the formal job market in a Brazilian capital. Data were collected through semi-structured interviews. Considering that professional insertion is a way of citizenship practice, the results show that: assisted insertion in the formal job market is not a total guarantee of protection to their rights; social networks to which they are linked to, can conceal violations of rights when based on relationships of currying favor; the assimilation of social values in the context of relationships in the workplace can result in removal from the Group of peers. However, adolescents have evaluated positively the monitoring provided by the institution.
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
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