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Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 13, Número: 3, Publicado: 2007
  • Editorial

    Manzini, Eduardo José; Almeida, Maria Amélia; Petean, Eucia Beatriz Lopes; Marquezine, Maria Cristina; Braccialli, Lígia Maria Presumido
  • A dêixis como um "complicador/facilitador" no contexto cognitivo e lingüístico em ambiente educacional face aos alunos com deficiência visual Ensaio

    Lavarda, Santa Terezinha Falcade; Bidarra, Jorge

    Resumo em Português:

    Chama-se dêixis a expressão de referenciação lingüística que tem por função relacionar, no ato de enunciação, certas unidades gramaticais às coordenadas espaço-temporais. O uso de dêiticos ao longo de uma exposição oral é um recurso bastante freqüente e, na maioria das vezes, indispensável. Nesse artigo, tomamos como ponto de observação, falas de professores em sala de aula, de uma forma genérica. Nelas temos verificado que o uso do dêitico, principalmente o espacial que necessita da articulação visual/auditiva, quando não trabalhado com cuidado e atenção pelo professor, constitui um problema sério. Desenvolvemos, a partir daí, uma discussão teórica, preliminar, a respeito da dêixis, bem como o impacto que a dêixis surte sobre um público muito particular de estudantes com deficiência visual (DVs). Um resgate teórico sobre as categorias e os objetos de discurso pelos quais os sujeitos compreendem o mundo é feito aqui.

    Resumo em Inglês:

    Deixis means the linguistic referencing expression the function of which is to relate, during the act of enunciation, certain grammatical units to space-time coordinates. The use of deictics throughout oral exposition is a very frequent and usually essential device. In this article, the starting point for the observation are teachers' enunciations in the classroom, considered generically. In these speeches, we have identified that the use of deictics, especially spatial ones, constitutes a serious problem when not carefully and attentively dealt with by the teacher. Based on this phenomenon, we have carried out a theoretical discussion, still in preliminary stages, on deixis and on its impact on a very particular audience, made up of students with visual disability. This paper presents a theoretical review of the categories and objects of discourse by means of which the subjects understand the world.
  • Como avaliar a percepção de competência e aceitação social de crianças com paralisia cerebral?Estudo inicial para a determinação das propriedades psicométricas da versão portuguesa da Dutch Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance in Children with Cerebral Palsy Relato De Pesquisa

    Corredeira, Rui Manuel Nunes; Côrte-Real, Nuno José Correia Alves; Dias, Cláudia Salomé Lima; Silva, Maria Adília Sá Pinto Marques da; Fonseca, António Manuel Leal Ferreira Mendonça da

    Resumo em Português:

    O principal objectivo deste estudo consistiu na determinação das propriedades psicométricas da versão portuguesa da Dutch Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance in Children with Cerebral Palsy. Participaram neste estudo 108 crianças (60 rapazes e 48 raparigas) com paralisia cerebral, com idades entre os 4 e os 9 anos, distribuídas em hemiplegicas, diplégicas e tetraplégicas e com um QI igual ou superior a 70. A maioria (n=98) frequentava o ensino regular, enquanto apenas 10 frequentavam escolas especiais. O instrumento foi aplicado num segundo momento a 41 das crianças, com um intervalo máximo de duas semanas. Os resultados da correlação de Pearson relativamente aos dois momentos (entre 0.80 e 0.98) bem como o valor do alfa de Cronbach (entre 0.69 e 0.93) evidenciam uma boa fiabilidade da versão portuguesa. Também os valores das inter-correlações entre as quatro subescalas (r=0.60 ou superior) bem como os valores médios das respostas das crianças em função de diferentes características (idade, sexo, condição médica) para as diferentes subescalas apoiam a validade interna do instrumento. Em suma, os resultados do nosso estudo, na sua globalidade, parecem confirmar as propriedades psicométricas da versão portuguesa da Dutch Pictorial Scale, pelo que esta parece constituir-se como um instrumento fiável e válido para a avaliação do modo como as crianças portuguesas com Paralisia Cerebral se percebem no domínio cognitivo, físico e social.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this study was to examine the psychometric properties of the Portuguese version of the Dutch Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance in Children with Cerebral Palsy. The sample was made up of 108 children (60 boys and 48 girls) with cerebral palsy, aged between 4 and 9 years, who suffered hemiplegia, diplegia or quadriplegia and had an IQ of 70 or higher. Most of the children (n=98) attended regular schools (integrated in kindergarten or primary school); indeed, only 10 children attended special schools for children with special needs. A sub-sample of 41 children filled out the scale in two different moments, separated one to two weeks maximum. The results of Pearson correlations between the two administrations (ranging 0.80 to 0.98) and the Cronbach's alpha (ranging 0.69 to 0.93) showed good reliability of the Portuguese version of the Dutch Pictorial Scale. Moreover, the inter-correlations between the four subscales (r=0.60 or higher) as well the mean scores associated by children with different characteristics (age, sex, medical condition) to the different subscales supported the internal validity of the instrument. Therefore, this study provides initial evidence about the psychometric properties of the Portuguese version of the Dutch Pictorial Scale, which is why its use is recommended to assess the perceived competence and social acceptance of Portuguese children with cerebral palsy.
  • Autismo e ensino de habilidades acadêmicas: adição e subtração Relato De Pesquisa

    Gomes, Camila Graciella Santos

    Resumo em Português:

    O ensino de habilidades acadêmicas para pessoas com autismo tem recebido pouca atenção de estudos, provavelmente porque os comprometimentos clássicos do transtorno relacionados à comunicação, interação social e comportamentos são vistos como prioritários no desenvolvimento de pesquisas. Porém, o desenvolvimento de tecnologias para o ensino de habilidades acadêmicas que atinjam esse público é fundamental, principalmente na realidade brasileira em que, com o advento da filosofia de inclusão escolar, a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, incluindo autistas, passou a ser direcionada para a escola regular. Assim, crianças com autismo estão cada vez mais expostas aos conteúdos acadêmicos nas salas de aula regulares e estratégias de ensino adequadas às suas necessidades são fundamentais para a entrada, permanência e progresso destas pessoas na escola. Assim, este trabalho descreve o ensino de habilidades de adição e subtração para uma adolescente com autismo e utilizou procedimentos adaptados com base em descrições sobre o quadro de autismo, princípios de aprendizagem da análise experimental do comportamento, técnicas de ensino e observação direta do repertório da participante. Para as tarefas acadêmicas foram utilizados estímulos visuais - gráficos e uso das mãos - que indicavam relações visualmente óbvias para explicar à participante como as operações aritméticas deveriam ser realizadas. Gradualmente, aumentou-se a complexidade das operações ensinadas, à medida que ia aumentando o número de acertos dela nas tarefas. Esses procedimentos foram realizados no decorrer de nove sessões. Os erros e acertos foram computados e serviram para representação gráfica. Os resultados demonstram a aprendizagem gradativa das habilidades ensinadas à medida que a intervenção ocorreu.

    Resumo em Inglês:

    The teaching of academic skills to individuals with autism has received little attention from research literature, probably because the classical deficits in communication, reciprocal social interaction and behaviors are seen as priorities in scientific investigations. Nevertheless, the development of technologies for teaching academic skills to this population is necessary, mainly in the context of Brazilian school inclusion. People with autism are being included with greater frequency in regular classes and, consequently, need adequate strategies to learn academic contents for their entrance, permanence and progress in the schools. Many studies describe characteristics and difficulties that people with autism have, which can influence the way they learn. These variables need to be considered when planning appropriate teaching strategies for this population. Among these variables are the ways in which these individuals respond to environmental stimuli, the way they think and their typical behaviors. This study describes strategies for teaching addition and subtraction to an adolescent with autism. These teaching procedures were elaborated based on the general characteristics of autism, principles derived from Applied Behavior Analysis, and the repertoire of the participant. The results show gradual learning of the taught skills.
  • Os efeitos da aprendizagem psicomotora no controle das atividades de locomoção sobre obstáculos em crianças com deficiência da visão Relato De Pesquisa

    Santos, Luiz Cezar dos; Passos, Janine Eliza de Oliveira Silva; Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de

    Resumo em Português:

    Considerando que a visão é um dos sistemas sensoriais mais importantes na locomoção pois fornece informação tanto do ambiente quanto da postura e dos movimentos corporais, este estudo analisou os efeitos de um programa de treinamento perceptivo-motor no controle das atividades de locomoção em seis crianças com deficiências da visão. Para tanto, realizou-se a avaliação da locomoção durante a transposição de obstáculos com alturas diferentes, utilizando-se indicadores qualitativos: postura / equilíbrio / direção / velocidade / contato visual com o obstáculo / erro na tarefa, e indicadores cinemáticos, obtidos por meio de filmagem (SVHS) através do sistema Peak Motus (Versão 7.0 - Vicon Peak) para medir: a distância do pé de apoio em relação ao obstáculo / a elevação máxima do joelho / a altura do pé em relação à altura do obstáculo. Os indicadores foram novamente avaliados após a realização do programa de treinamento, fornecendo evidências de sua contribuição positiva tanto na estratégia de aproximação quanto na estratégia de ultrapassagem dos obstáculos. Durante a aproximação, a velocidade da locomoção tornou-se mais constante e as passadas foram realizadas de forma mais retilínea. Durante a ultrapassagem, o número de toques no obstáculo diminuiu. Os resultados auxiliam na reflexão sobre a importância da aprendizagem psicomotora nos programas educacionais, particularmente na Educação Física Especial, como uma forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças com baixa visão.

    Resumo em Inglês:

    Since vision is one of the most important sensory systems called upon for locomotion because it provides information not only about the environment, but also about posture and movement of corporal segments, this study analyzed the effects of a psychomotor training program on the control of locomotion with six children with low vision. Thus, an assessment of locomotion during obstacle avoidance with different obstacle heights was performed based on the qualitative parameters: posture / balance / direction / velocity / visual contact with the obstacle / error on the task, and on kinematics parameters collected via motion analysis system (Peak Motus - 7.0 - Vicon Peak) to assess: the distance of the base foot in relation to obstacle position / the maximum elevation of the knee / the height of the foot in relation to obstacle height. The parameters were again analyzed after the training program, showing evidence of the positive effect of both the strategy of approximation and the strategy of going over the obstacle. On approximation, the walking velocity became more stable and the subjects walked straighter. During obstacle crossing, there was less contact between the foot and the obstacle. These results will help to understand the importance of psychomotor learning in educational programs, especially on adapted physical education, so as to contribute to better quality of life for children with low vision.
  • A manifestação da afetividade em sujeitos jovens e adultos com deficiência mental: perspectivas de Wallon e Bakhtin Relato De Pesquisa

    Guhur, Maria de Lourdes Perioto

    Resumo em Português:

    No presente texto discute-se a objetivação das emoções na trama discursiva desenvolvida por jovens e adultos com deficiência mental participantes de um programa de atendimento pedagógico alternativo. Como recurso metodológico utiliza-se na construção dos dados a análise microgenética de episódios de curta duração, episódios recortados da dinâmica interativa da qual participavam os sujeitos. Os resultados obtidos evidenciam formas diferenciadas de inter-relações se concretizando, a exteriorização das emoções sendo mediada por linguagens simbólicas, tais como aparecem referenciadas em Wallon (como função adaptativa e comunicativa) e em Bakhtin (como função mediadora e ato de significação), autores fundamentados na matriz epistemológica do materialismo histórico dialético.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of emotions within discourse developed by young people with intellectual disabilities and adults who participate in an alternative pedagogical program for people with special needs is discussed. Micro-genetic analyses of short duration episodes are employed in data construction as a methodological resource. Episodes are cross-sections of interactive dynamics in which the subjects participate. Results show a variety of inter-relationships being established, as well as the overt manifestation of affect mediated by symbolic language, as referred to by authors based on the historical and dialectical materialism epistemology, such as Wallon (as an adaptive and communicative function) and by Bakhtin (as a mediating function and significant action).
  • Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais Relato De Pesquisa

    Vitalino, Célia Regina

    Resumo em Português:

    A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) requer professores capazes de promover sua aprendizagem e participação. No entanto, a maioria dos professores atuantes nos diversos níveis de ensino se encontra despreparada para assumir esta responsabilidade. Visando contribuir para melhorar esta situação, este estudo teve como objetivos: 1) verificar se os professores dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) têm conhecimento suficiente para incluir alunos com NEE em suas atividades acadêmicas; 2) identificar se estes professores percebem a necessidade de participar de um programa de preparação pedagógica para incluir alunos com NEE e de que maneira deveria dar-se esta preparação. Em vista dos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa descritiva. Participaram desta pesquisa 178 professores atuantes em 13 cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 17 questões objetivas. Os resultados evidenciaram que 84% dos participantes consideraram que não tinham conhecimento suficiente para incluir alunos com NEE. 63% dos participantes se interessaram em participar de um programa de formação para inclusão de alunos com NEE e indicaram os temas a serem abordados, bem como a metodologia de ensino a ser utilizada. Consideramos que os resultados obtidos possibilitaram a organização de diretrizes para o planejamento de um programa de formação pedagógica junto a professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com NEE.

    Resumo em Inglês:

    The inclusion of students with special educational needs requires teachers capable of promoting their learning and participation. However, most active teachers and professors at various teaching levels are not prepared to take that responsibility. Looking for a way to contribute, the present study aimed to: 1) verify whether the professors who teach undergraduates of teacher preparation courses at the State University of Londrina (UEL) have enough knowledge to include students with special educational needs in their academic activities; 2) identify whether these professors recognize the need to participate in a program of pedagogical preparation aiming to include such students and how this preparation should be designed. A descriptive research project was set up, so as to answer the questions at hand. One hundred and seventy eight professors who teach in 13 different teacher preparation programs took part in this research. Data were collected through a questionnaire containing 17 objective questions. The results showed that 84% of the participants considered that they didn't have enough knowledge to include students with special educational needs. Sixty-three percent were interested in taking part in a formation program to include students with special needs, and indicated the themes that should be included and methodology to be used. The results enabled us to prepare guidelines for pedagogical formation program for bachelor degree teacher preparation courses for inclusive educational contexts.
  • Estresse e suporte social em mães de crianças com necessidades especiais Relato De Pesquisa

    Matsukura, Thelma Simões; Marturano, Edna Maria; Oishi, Jorge; Borasche, Graciele

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre estresse e suporte social em mães de crianças com necessidades especiais e mães de crianças com desenvolvimento típico, em famílias de baixa renda. Trata-se de estudo quantitativo com 75 mães de crianças com idade entre quatro e 8 anos, com renda familiar de até quatro salários mínimos, alocadas em dois grupos: mães de crianças com desenvolvimento típico e mães de crianças com necessidades especiais. As participantes responderam ao Inventário de Sintoma de Stress e ao Questionário de Suporte Social. Os resultados indicaram, em ambos os grupos, elevada porcentagem de mães estressadas. Mães de crianças com necessidades especiais contam com um menor número de pessoas suportivas. Observou-se associação negativa entre stress e satisfação com o suporte social. Discute-se que o presente estudo confirma achados de pesquisas anteriores e identifica o papel do suporte social nos processos de adaptação familiar. A associação encontrada entre a satisfação com o suporte social e o estresse aponta para adequação de proposições e implantação de programas de intervenções em saúde para famílias de crianças com necessidades especiais.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to assess the relationship between stress and social support in mothers of children with special needs, as contrasted with mothers of children with typical development, from low income families. In this quantitative study, participants included 75 mothers with children aged four to eight years, with income up to four minimum wages, divided in two groups: mothers of children with typical development and mothers of children with special needs. The mothers answered the Inventory of Stress Symptom and the Social Support Questionnaire. The results showed that mothers of both groups suffered stress. The mothers of children with special needs have a smaller number of people to support them. A negative relationship between stress and satisfaction with social support was observed. This study agrees with earlier research findings and confirms the importance of the role of social support in family adaptation processes. The association found between satisfaction with social support and the stress signals the importance of health intervention programs for families of children with special needs.
  • Crianças com e sem síndrome de Down: valores e crenças de pais e professores Relato De Pesquisa

    Pereira-Silva, Nara Liana; Dessen, Maria Auxiliadora

    Resumo em Português:

    Os valores e as crenças de pais e professores permeiam as práticas de cuidados e socialização das crianças e se expressam nas atividades rotineiras em que elas se engajam com seus diversos cuidadores. Este estudo descreve os valores e as crenças de 10 famílias e 10 professoras a respeito dos seguintes aspectos do desenvolvimento de crianças com e sem síndrome de Down: desenvolvimento motor, escolarização, profissionalização, relações íntimas e expectativas quanto ao futuro. As famílias eram compostas por pai, mãe e filhos, sendo que, em cinco delas, havia uma criança com síndrome de Down e, nas outras cinco, todas as crianças tinham desenvolvimento típico. Os dados foram coletados na residência das famílias, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com os genitores e aplicado um questionário de caracterização do sistema familiar. Já as professoras foram entrevistadas no próprio local de trabalho. Os resultados mostraram diferenças nos valores e crenças relatados pelos genitores de crianças com e sem síndrome de Down, especialmente no que se refere ao desenvolvimento motor do filho. As professoras relataram mudanças no desempenho acadêmico das crianças, bem como em seus relacionamentos sociais. Enquanto as professoras do ensino especial esperam progressos nos resultados acadêmicos, em longo prazo, as professoras do ensino regular esperam resultados mais imediatos de suas crianças com desenvolvimento típico. Os dados indicam algumas similaridades entre as crenças de pais e professoras, as quais acreditam que o apoio e o envolvimento da família podem propiciar à criança com síndrome de Down os avanços necessários ao seu desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    Parental and teacher values and beliefs permeate the care and socialization practices of children and are expressed in the daily activities that children engage in with their various caretakers. This study describes the values and beliefs of 10 families and 10 teachers in relation to some aspects of the development of children with and without Down syndrome, such as motor development, academic performance, preparation for work, social and intimate relationships and expectation for the future. The families were composed of both parents and their offspring; five families had one child with Down syndrome and the other five had all children with typical development. The data were collected in the families' homes and the parents participated in semi-structured interviews and answered a questionnaire about the characterization of the family system. The teachers were interviewed in their workplace. The results showed some differences in the values and beliefs reported by the parents of children with and without Down syndrome, particularly in relation to the child's motor development. The teachers reported changes in the children's academic performance as well as in their social relationships. While the teachers of children with special educational needs expect long-term academic performance advances from the children with Down syndrome, the teachers of children with typical development expect more immediate advances from them. The results indicate some similarities between the parents' and the teachers' beliefs; both groups understand that family support and involvement is crucial to the development of the children with Down syndrome.
  • Atitudes parentais em relação à educação inclusiva Relato De Pesquisa

    Barbosa, Altemir José Gonçalves; Rosini, Daniella Collado; Pereira, Alessandra Almeida

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de descrever as atitudes parentais em relação à inclusão escolar, 445 pais de alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental de duas escolas municipais da cidade de São Paulo, responderam um questionário e uma escala de atitudes tipo Likert denominada Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (IGAEI). Participaram do estudo 169 (37,98%) pais de alunos com necessidades educacionais especiais em processo de inclusão (G1) e 276 (62,02%) progenitores de discentes que, de acordo com as instituições, não possuíam tal característica (G2). Os instrumentos foram aplicados coletivamente em reunião de pais e mestres com resposta individual. Os resultados obtidos revelam que ambos os grupos de pais tendiam a possuir atitudes favoráveis em relação à educação inclusiva. Porém, as atitudes dos pais de estudantes com necessidades educacionais especiais eram mais favoráveis à inclusão. São apresentados, ainda, resultados referentes a outras variáveis pesquisadas, como, por exemplo, tipos de necessidades educacionais em processo de inclusão. O estudo tende a corroborar resultados obtidos em pesquisas realizadas em outros países, ainda que algumas discrepâncias tenham sido percebidas. Conclui-se enfatizando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema no contexto brasileiro e ressaltando a importância dos pais no desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos.

    Resumo em Inglês:

    In order to describe parental attitudes toward school inclusion, 445 parents of elementary school students from first to fourth grade of two municipal schools of the city of São Paulo answered a questionnaire and the Likert scale General Inventory of Attitudes toward Inclusive Education (IGAEI) for assessing attitudes. The participants were 169 (37,98%) parents of students with special educational needs included in regular schools (G1) and 276 (62,02%) parents of students the school directors said did not have special needs (G2). The instruments were collectively applied during a parent teacher meeting using individual answer sheets. The results showed that both groups of parents tended to have positive attitudes in relation to inclusive education. However, parents of special educational needs students' attitudes were more positive. Results referring to other researched variables, i.e. types of special educational needs in inclusion process, are also presented. This study tends to corroborate research results from other countries, though some discrepancies have been perceived. In conclusion, this study highlights the importance of parental involvement in the development of inclusive educational systems and suggests that more research is required in the Brazilian educational context.
  • As famílias e a classe especial em um colégio de elite Relato De Pesquisa

    Dallabrida, Adarzilse Mazzuco

    Resumo em Português:

    O presente trabalho aborda as expectativas familiares na escolha de um colégio privado e confessional que atende à elite catarinense há mais de um século. Os dados foram coletados através de entrevistas e análise documental. Os principais resultados apontam que as famílias foram buscar nesta instituição um atendimento mais escolarizante e, a escola, desacreditando no potencial de aprendizagem dos conteúdos escolares destes alunos, buscava implementar atividades de vida diária. Concluiu-se que essas famílias travaram uma luta contra a exclusão de seus filhos nos espaços destinados aos não-deficientes, abriram caminhos para que estes filhos pudessem percorrer suas trajetórias de vida dentro do padrão que eles almejavam.

    Resumo em Inglês:

    The present study presents family expectations about the choice of a private school of religious orientation that has catered to the elite in the state of Santa Catarina for over a century. The data was collected by means of interviews and documentary analysis. The main results show that the families enrolled their children with disability in this school, expecting academic services from the institution, while the school underestimated the students' learning potential and proposed instead a program of daily living skills. We concluded that these families put up a fight against the exclusion of their children from places open exclusively to non disabled individuals, so as to create new possibilities their children could follow that were compatible with family expectations.
  • Conceitos e práticas na educação de alunos com altas habilidades/superdotação Resenhas

    Fleith, Denise de Souza
  • Ensaios pedagógicos Resenhas

    Campos, Juliane Ap. de Paula Perez
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