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Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2009
  • Editorial

    Manzini, Eduardo José; Almeida, Maria Amélia; Freitas, Soraia Napoleão; Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Marquezine, Maria Cristina
  • Disseminação de conhecimento em Educação Especial no Brasil: as contribuições da ABPEE Ensaio

    Manzini, Eduardo José; Corrêa, Priscila Moreira; Silva, Michele Oliveira da

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta e discute o desenvolvimento da Revista Brasileira de Educação Especial e sua relação com a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. O contexto de fundação da Associação e da Revista esteve relacionado ao crescimento dos Programas de Pós-graduação - mestrado e doutorado - em Educação e Psicologia. Pouco a pouco, os artigos enviados para a revista aumentaram a participação de autores de diferentes Estados do Brasil. Os dados demonstram que, desde a criação, a Associação e a Revista estiveram conectados, o que reflete no elo entre autores e membros da ABPEE. A partir de 2005, a Revista passou a receber artigos internacionais e expandiu sua participação no cenário nacional e internacional. Conclui-se que a Revista trouxe inestimável contribuição para a área de Educação Especial no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article presents and discusses the development of the Brazilian Journal of Special Education and its relation to the Brazilian Association of Researchers in Special Education - ABPEE. The context for the foundation of the Association and the Journal was related to the development of Brazilian graduate level courses (Masters and Doctorate) in education and psychology. Gradually, the articles that were sent in from various Brazilian states increased the number of authors from various parts of the country. The data shows that from the beginning, the Association and the Journal have been connected, revealing a relationship between authors and members of the ABPEE. In 2005, the Journal started receiving international papers, broadening the journal's participation from a national to an international sphere. We conclude that the Journal has become a highly regarded contribution in the field of Special Education in Brazil.
  • Percursos educativos, formativos e profissionais na Síndrome de Down Relato De Pesquisa

    Pereira, Maria Elisabeth Soares; Fernández Batanero, José Mª

    Resumo em Português:

    O emprego e a sua manutenção são aspectos fundamentais para todas as pessoas sobretudo para os portadores de deficiência, não só em termos da respectiva autonomia, mas também ao nível da conservação de uma saudável autoestima e bem-estar. Mas, para que estas pessoas se sintam verdadeiramente integradas e felizes com a sua condição de trabalhadores não basta possuírem um emprego. É necessário que se sintam capacitadas para o respectivo posto de trabalho e que nele se sintam felizes. Face a estes considerandos entendemos desenvolver para este estudo o seguinte objetivo principal: conhecer o grau de satisfação dos trabalhadores com Síndrome de Down relativamente à sua integração profissional (satisfação laboral, satisfação com o processo de integração na vida ativa). A amostra desta investigação é constituída por 14 sujeitos com Síndrome de Down, de ambos os sexos com idades compreendidas entre 20 e os 36 anos, todos residentes na zona que abrange Lisboa e Vale do Tejo.

    Resumo em Inglês:

    Being employed and staying employed are essential aspects in the lives of most people, above all, for those who have a disability, not only in terms of enabling autonomy, but also for maintaining a healthy level of self esteem and wellbeing. However, in order for these persons to feel that they are actually integrated and happy in their work environments, it is not enough merely to have a job. It is necessary that they feel prepared for their respective work placement and that they feel comfortable in their work environments. In light of these considerations, we deemed it important to conduct this study, the main objective of which was to uncover the level of satisfaction of workers with Down syndrome related to their professional integration (work satisfaction, satisfaction with their process of integration in active life). The sample in this investigation was made up of fourteen subjects with Down syndrome, both male and female, with ages ranging from 20 to 36 years, all living in an area extending from Lisbon to the Tejo Valley in Portugal.
  • Pessoas com deficiência no mercado de trabalho: considerações sobre políticas públicas nos Estados Unidos, União Europeia e Brasil Relato De Pesquisa

    Oliveira, Marileide Antunes de; Goulart Júnior, Edward; Fernandes, José Munhoz

    Resumo em Português:

    Atualmente, discussões a respeito da construção de uma sociedade inclusiva, ou seja, responsiva às diferenças, têm ocorrido em diversos países. De acordo com os princípios da inclusão social, a participação das pessoas com deficiência na sociedade depende de profundas transformações, cabendo à sociedade prover os suportes necessários para que esses indivíduos tenham acesso a todos os recursos disponíveis no meio social e, além disso, ao convívio de maneira não-segregada. Uma questão importante, nesse sentido, é a elaboração de políticas públicas no âmbito do trabalho voltadas para pessoas com deficiência. Embora o acesso ao trabalho seja considerado um dos principais direitos civis dos indivíduos, as pessoas com deficiência ainda encontram diversas barreiras para ingressar no mercado profissional. Partindo dessas afirmações, este artigo teve como objetivo discutir alguns dos principais aspectos das políticas de emprego adotadas nos Estados Unidos, na União Europeia e no Brasil para favorecer a inserção desses indivíduos no mercado de trabalho. Para tanto, três documentos legais, sendo um Nacional, um procedente dos Estados Unidos e outro, da União Europeia, foram analisados quanto aos itens: a) ano de publicação do documento; b) objetivos; c) definição de deficiência; e d) estratégias de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A partir das considerações realizadas, pode-se dizer que existem avanços e divergências nas políticas de emprego e que estas estão relacionadas às particularidades de cada um dos contextos; no entanto, existe uma preocupação comum em garantir à pessoa com deficiência o ingresso na atividade profissional.

    Resumo em Inglês:

    Currently, discussions related to the building of an inclusive society, i.e., sensitive to diversities, have been occurring in many countries. According to the principles of social inclusion, the participation in society of people with disabilities depends on profound changes, and requires that society provide the necessary support so as to guarantee accessibility to all resources available in the social environment and also to living conditions that do not exclude them. In this sense, an important issue is the development of employment policies for people with disabilities. Even though employment accessibility is considered one of the most important civil rights for the individual, people with disabilities still find many barriers when they attempt to enter the labor market. Based on these arguments, this paper aimed to discuss some of the main aspects related to employment policies adopted in the United States, the European Union and Brazil to enable people with disabilities to participate in the labor market. Three official documents, one Brazilian and two others from the United States and the European Union, were analyzed according to: a) year of publication; b); objectives; c) definitions of disability; and d) strategies for inserting people with disabilities in the labor market. The analysis showed advances as well as different positions in employment policies and it also showed that policies are different depending on the characteristics of each context; however, there is a common interest in guaranteeing employment opportunities for people with disabilities.
  • Análise da flexão verbal de tempo na escrita de surdos sinalizadores Relato De Pesquisa

    Crato, Aline Nascimento; Cárnio, Maria Silvia

    Resumo em Português:

    A produção escrita de estudantes surdos tem sido objeto de estudos nacionais e internacionais devido às histórias recorrentes de fracassos escolares e as dificuldades de ensino por parte dos educadores em propiciar a significação da Língua Escrita para esta população especifica. Pesquisas nacionais enfatizam que os surdos apresentam dificuldades na escrita do português, principalmente no uso de verbos. Buscando compreender melhor este processo, o presente estudo teve por objetivo avaliar a flexão verbal de tempo na escrita de surdos sinalizadores e observar a presença de outros marcadores de tempo em suas frases. O estudo foi realizado com vinte e dois sujeitos, com idade entre 14 e 24 anos e escolaridade de 3ª a 7ª série do Ensino Fundamental. Estes indivíduos foram avaliados quanto ao conhecimento em Língua Brasileira de Sinais de seis verbos de ação (por meio de cartelas contendo figuras representando estas ações) e em seguida foram orientados a escrever três frases com cada verbo, sendo uma no tempo passado, uma no presente e uma no futuro. Os dados foram avaliados qualitativa e quantitativamente e demonstraram que os sujeitos apresentaram dificuldade na flexão verbal de tempo, havendo o predomínio do verbo na forma nominal do infinitivo. Quanto a outros marcadores de tempo utilizados nas frases, os advérbios de tempo foram os mais freqüentes. Os sujeitos que estavam matriculados em séries mais avançadas apresentaram melhor uso das flexões verbais de tempo e fizeram uso mais freqüente de outros marcadores de tempo. Conclui-se que apesar de um longo tempo de escolaridade, a maioria dos surdos do estudo não sabe realizar a flexão verbal de tempo da Língua Portuguesa. Este fato demonstra a necessidade de repensar as práticas de ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua, para que os surdos tenham a oportunidade de apropriar-se cada vez mais cedo da escrita, e participar ativamente da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Written production of deaf students has been the focus of national and international studies due to recurrent cases of academic failure and to the problems teachers encounter as they attempt to ensure understanding of the written language for this specific population. National research emphasizes that deaf students present difficulties in writing in Portuguese, specifically in verb use. In order to better understand this process, this study aimed to assess verbal inflection for tense in deaf signers' written production and to observe the presence of other tense markers in their sentences. The study was carried out with twenty two subjects, ranging in age from 14 to 24 years, with an educational level varying from the 3rd to the 7th grade Elementary School level. Subjects were assessed concerning their knowledge of six action verbs in Brazilian Sign Language (using boards with pictures representing the actions) and then they were asked to write three sentences with each verb, one in the past tense, one in the present and one in the future tense. Analysis of data was carried out in terms of qualitative and quantitative results. The results showed that subjects presented difficulty in tense inflection, using predominantly the verb in the nominal form of the infinitive. Adverbs of time were the most frequent tense markers used in the sentences. Subjects enrolled in the most advanced grades presented better use of tense inflection and used other tense markers more frequently. The conclusion was that despite many years of schooling, most deaf students do not know how to use verbal inflection for tense in Portuguese. This fact demonstrates the need for rethinking practices of Portuguese teaching as a second language in order that deaf students may have the opportunity to master writing earlier, which will help them to participate more actively in society.
  • As práticas de letramento na escola e na família no contexto da surdez: reflexões a partir do discurso dos pais e professores Relato De Pesquisa

    Schemberg, Simone; Guarinello, Ana Cristina; Santana, Ana Paula de Oliveira

    Resumo em Português:

    As experiências com situações significativas de leitura e escrita desempenham um papel fundamental na constituição do sujeito enquanto leitor e autor. No caso das crianças surdas, a participação em práticas sociais de escrita é, desde cedo, restrita, deixando-as em desvantagem em relação às expectativas e hipóteses sobre esta modalidade. Considerando ser na família que se inicia o contato com textos escritos e que é função da escola oferecer o ensino e a diversidade da linguagem escrita, o presente artigo objetiva analisar e discutir as práticas de letramento que permeiam os meios familiar e escolar de um grupo de crianças surdas. A pesquisa foi desenvolvida com 12 professores do ensino regular e 12 pais, tendo como foco alunos surdos, que freqüentam no contraturno, o Centro de Atendimento Especializado em Surdez (CAES) em município da região metropolitana de Curitiba. Com os pais foram desenvolvidas entrevistas enfatizando as práticas de leitura no âmbito familiar. Com os professores foram utilizados questionários (questões fechadas e abertas), enfocando aspectos referentes a práticas de leitura e escrita em sala de aula. Os resultados demonstram que as práticas de leitura são restritas no âmbito familiar, o que implica em refletir sobre como a criança surda está sendo inserida no mundo da escrita e constituindo-se (ou não) como sujeito letrado. Da mesma forma, no espaço escolar as práticas de leitura e escrita são constituídas, ainda, em grande parte a partir do uso do livro didático, o que revela a falta de diversidade de gênero textual em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    Meaningful experiences in reading and writing have a major role in constituting subjects who see themselves as readers and authors. Early on, deaf children generally have little participation in social practices related to writing, which puts them at a disadvantage in relation to their expectations and hypotheses about this mode. Considering that children have their first contact with this language modality in the family and that the role of the school is to teach writing in its full diversity, this study aims to analyze and discuss literacy practices encountered at the home and school environments of a group of deaf children. The study was conducted with 12 teachers from regular schools and 12 parents, centering on deaf students who were registered at the Centro de Atendimento Especializado em Surdez (CAES), an in-service program in a neighbor city in the metropolitan area of Curitiba, Paraná. Interviews were conducted with the parents focusing on aspects related to reading practices at home. Questionnaires (with open and closed questions) were used to collect data with the teachers, focusing on written language practices in the classroom. Results show that reading and writing practices are quite limited in the family environment. This raises issues about how deaf children are (or are not) being immersed in the world of writing in order to constitute themselves as literate beings. Likewise, in school environments, reading and writing practices are still mainly conducted using textbooks, revealing a lack of diversity in the kinds of written material that makes its way into the classroom.
  • A inclusão nas escolas de 1º ciclo de ensino básico de Lisboa: algumas considerações Relato De Pesquisa

    Dorziat, Ana

    Resumo em Português:

    A inclusão nas escolas regulares de pessoas consideradas com necessidades educativas especiais tem sido contemplada nas políticas educacionais de vários países. Os estudos mostram que, no Brasil, as iniciativas acontecem de forma lenta e gradual, devido às mais variadas questões, como a ausência de condições físicas, materiais e humanas das escolas e a indefinição do papel da educação especial nesse processo. A partir dessa problemática, buscamos conhecer outra realidade - a portuguesa -, na expectativa de contribuir com reflexões mais amplas sobre o tema. Assim, desenvolvemos uma investigação, visando a analisar a materialidade das políticas de inclusão em algumas escolas públicas de 1º Ciclo do Ensino Básico da cidade de Lisboa/Portugal, a partir de informações prestadas pelos gestores, coordenadores e professores de ensino especial. Os dados mostraram que as escolas inclusivas de Lisboa, embora contem com a presença de professores de ensino especial em seus quadros, ainda não possuem, em termos físico e material, as condições ideais e, sobretudo, carecem de uma visão de educação e de inclusão mais ampla, que permita revisitar antigos conceitos, presentes na educação especial. No entanto, se, por um lado, a presença dos profissionais do ensino especial pode ser vista como a permanência, em novos espaços, de antigas práticas clínicas e de compartimentalização do fazer educacional; por outro, pode apresentar-se como uma possibilidade de dar visibilidade às diferenças, de enfrentamento de conflitos e de busca de alternativas aos desafios, colocados por uma nova realidade escolar.

    Resumo em Inglês:

    Admission in regular schools of students with special needs has been part of several educational policies in various countries. Studies have shown that in Brazil, this initiative has occurred slowly and gradually due to several problems, such as the lack of physical, material and human conditions in schools, as well as the non definition of the role of special education in this process. Based on this drawback, we endeavored to understand another reality - in Portugal -, hoping to contribute with further reflections on the theme. We conducted the investigation aiming to analyz material evidence of inclusion policies related to elementary education in public schools in Lisbon, Portugal. We based our investigation on information provided by managers, supervisors and teachers involved with special education. The data showed that although special education teachers are part of the staff in inclusive schools in Lisbon, conditions for inclusion are not as yet ideal in physical and material terms, mainly because schools lack a broader view of education and inclusion to enable them to review old concepts related to special education. Nevertheless, if on the one hand, the presence of special education professionals can be seen as a form of maintaining old clinical practices in new environments and compartmentalizing educational practices, on the other hand, it can present new possibilities for visualizing differences, for facing conflicts and searching for alternate ways of coping with the challenges presented by a new reality in schools.
  • Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico Relato De Pesquisa

    Leonardo, Nilza Sanches Tessaro; Bray, Cristiane Toller; Rossato, Solange Pereira Marques

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo verificar como estão sendo implantados os projetos de Educação Inclusiva no ensino básico, em escolas públicas e privadas, do interior do Paraná. A amostra da pesquisa foi constituída por dois grupos de professores que possuem em sala de aula alunos com deficiência incluídos: (G1- professores de duas escolas públicas) e (G2- professores de duas escolas privadas), totalizando 26 participantes. Foram aplicados questionários, cujos dados foram examinados mediante análise de conteúdo e organizados em categoria. Os resultados obtidos revelaram que, tanto as escolas públicas como as privadas, ainda não possuem infraestrutura adequada para desenvolver projetos inclusivos, principalmente no que diz respeito a recursos humanos. Os profissionais, em sua maioria, mostraram-se sem conhecimento e preparo para lidar com a diversidade dentro da sala de aula. Ademais, em nenhuma das quatro escolas da pesquisa estão sendo aplicadas metodologias ou desenvolvidos recursos didático-pedagógicos adequados às necessidades dos alunos especiais. Assim, as práticas de inclusão escolar apresentam-se de modo restrito e, consequentemente, com poucas condições de realizar um ensino inclusivo de qualidade, negligenciando, desta forma, os direitos dos alunos com deficiência à aprendizagem, ao desenvolvimento e à participação efetiva na sociedade.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed at verifying how Inclusive Education projects have been implemented in regular education public and private schools located in a small town in the State of Paraná. The research sample was made up of two groups of teachers who have students with disability in their classrooms: (G1- two public school teachers) and (G2- two private school teachers) with a total of 26 participants. Questionnaires were applied and the results were examined according to content analysis and organized in categories. The results showed that, as yet, neither public nor private schools have adequate infrastructure to enable them to develop inclusive projects, and human resources are one of the main concerns. Most of the professionals showed their lack of understanding and preparation for coping with diversity in the classroom. Neither didactic and pedagogic resources nor proper methodologies suited to special students' needs were being developed in any of the four schools that were studied. Thus, inclusive practices in these schools are limited, with poor conditions for conducting quality inclusive teaching; these results hinder the students´ with disabilities rights to to learning, development and effective participation in society.
  • Textura do recurso pedagógico e implicações em atividade de encaixe realizada por indivíduos com paralisia cerebral Relato De Pesquisa

    Paiva, Paula do Carmo; Braccialli, Lígia Maria Presumido

    Resumo em Português:

    O estudo teve o propósito de verificar a influência da textura do recurso pedagógico no tempo despendido e no índice de retidão para execução de uma atividade de encaixe realizada por indivíduos com paralisia cerebral. Participaram do estudo 6 alunos com sequelas de paralisia cerebral do tipo espástica, com idade entre 7 anos e 8 meses e 28 anos e 1 mês. O participante deveria segurar o objeto e levá-lo a um ponto demarcado previamente para o encaixe e, após, retorná-lo à posição inicial. O objeto foi apresentado nas texturas lisa, intermediária e áspera, de forma aleatória. Para a coleta de dados, foi utilizada filmagem para posterior leitura pelo programa Kavideo, que possibilitou cálculos para observar o tempo despendido na tarefa e o índice de retidão. Foi realizado o estudo da normalidade das distribuições, verificada por meio do teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov (Teste KS) e a comparação entre as texturas lisa, intermediária e áspera, no movimento de encaixe, por meio da análise de variância de medidas repetidas. Adotou-se para todos os testes nível de significância de 5% de probabilidade para a rejeição da hipótese de normalidade. O resultado do teste de análise de variância de medidas repetidas mostrou que não houve significância para as variáveis estudadas com o recurso apresentado nas três texturas. Porém, os dados da estatística descritiva mostraram que o encaixe do recurso com a textura lisa despendeu um menor tempo para execução da tarefa e, também, determinou um melhor desempenho com relação à trajetória do movimento.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed to verify how the texture of a pedagogic resource influenced the time individuals with cerebral palsy took fitting the correct piece in a puzzle. Six students with spastic type sequelae between the ages of 7 years and 8 months and 28 years and 1 month participated in the study The participants were expected to hold the puzzle piece and take it to the previously marked spot where it fit, and then take it back to its original position. The object was randomly presented in three textures: smooth, intermediate and rough. The data collected was filmed and later processed using the Kavideo program which enabled the researchers to calculate the time spent in the task and the index of correct responses. The study of normality distribution was conducted and verified using the Kolmogorov-Smirnov test for normality (KS Tests) and fitting movements were compared for smooth, intermediate and rough textures through variance analysis of repeated measures. For all tests a 5% rejection probability rate was adopted as a significant level for the normality hypothesis. The results of the variance analysis of repeated measures test showed that there was no statistical significance for the variables studied with the resource presented in the three textures. However, descriptive statistics data showed that less time was spent fitting the piece that had smooth texture during task performance and it also determined better performance related to the path of movement.
  • Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR Relato De Pesquisa

    Lourenço, Érica Aparecida Garrutti de; Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini; Almeida, Maria Amélia de

    Resumo em Português:

    Os delineamentos experimentais intrassujeitos constituem importante alternativa metodológica para questionamentos inerentes às pesquisas de intervenção, desenvolvidas na Educação Especial. Em vista disso, objetivou-se identificar e caracterizar as dissertações e teses com delineamentos intrassujeitos, produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde a implementação do referido programa, em 1978, até o ano de 2004. Inicialmente, efetuou-se a leitura dos títulos, resumos e outros elementos pré-textuais das dissertações e teses para identificar as que empregaram delineamentos intrassujeitos. A seguir, coletaram-se informações sobre a caracterização da população-alvo, do tema e dos procedimentos metodológicos: tipo de delineamento intrassujeito, variáveis dependente e independente, presentes na introdução, no método e nos resultados das dissertações e teses selecionadas. Os resultados revelaram que, dentre as 21 dissertações e teses com delineamentos intrassujeitos, a maioria fez uso do delineamento A-B e do delineamento de linha de base múltipla, no total de 43% e 38%, respectivamente. As demais dissertações e teses (19%) apresentaram os delineamentos A-B-A e múltiplas sondagens. Finalizando, os delineamentos intrassujeitos podem possibilitar suficiente demonstração do controle experimental e impacto das intervenções, e sua utilização em pesquisas sobre Educação Especial pode minimizar as lacunas no conhecimento desta temática.

    Resumo em Inglês:

    Experimental single-subject research design constitutes an important methodology alternative for issues related to intervention research developed in Special Education. The objective of this study was to identify and characterize theses and dissertations that employed single-subject research design in the Graduate Program of Special Education at the Federal University of São Carlos (UFSCar), from the implementation of the referred program, in 1978, up to 2004. Initially, titles, abstracts, and other pre-text elements were scanned in theses and dissertations to identify the ones that employed single-subject research design. Next, information was collected about the characterization of the targeted public, the theme, and methodological procedures: type of design, dependent and independent variables, to be found in the introduction, method, and results of the selected theses and dissertations. The results showed that among the 21 theses and dissertations that employed single-subject design, most used A-B and multiple baseline designs, in a total of 43% and 38%, respectively. The other theses and dissertations (19%) used ABA and multiple probe designs. In conclusion, single-subject research design can effectively demonstrate experimental control and impact of interventions. Their use in Special Education research can minimize the gap in knowledge of this theme.
  • Deficiência mental e inclusão escolar: produção científica em Educação e Psicologia Relato De Pesquisa

    Barbosa, Altemir José Gonçalves; Moreira, Priscila de Souza

    Resumo em Português:

    Para efetuar uma análise metacientífica nas áreas de Educação e Psicologia sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental, analisaram-se 103 resumos de artigos indexados nas bases de dados ERIC e PSYCInfo. Constatou-se que 40,48% dos 42 periódicos tabulados concentram 75,75% dos resumos e que 61,17% da produção científica está indexada principalmente na ERIC. Prevalecem artigos com autoria múltipla e que relatam pesquisas que tendem a ser descritivas com delineamento correlacional. O tema estratégias para a inclusão escolar foi o mais freqüente. Foram encontradas diferenças significantes entre as duas bases de dados somente nos casos do ano de publicação e dos periódicos que publicam artigos com o tema-alvo. Os resultados evidenciam que a produção científica sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental é bastante escassa e que, enquanto tema psicoeducacional, tem recebido mais atenção na área de Educação.

    Resumo em Inglês:

    In order to conduct a meta-scientific analysis in the fields of education and educational psychology about the inclusion of people with intellectual disabilities, 103 abstracts of articles indexed in the ERIC and PSYCInfo databases were analyzed. Results showed that 40.48% of the 42 tabulated journals concentrate 75.75% of the abstracts and that 61.17% of the scientific production is indexed mainly in ERIC. The articles that predominate are those with multiple authors that report research that tends to be descriptive with a correlation design. The theme 'strategies for school inclusion' was the most prevalent. Significant differences were found between the two databases only as to the year of publication and the journals that publish articles on the targeted theme. The results show that scientific production on school inclusion of people with intellectual disabilities is quite low and has received more attention in the field of Education as a psycho-educational theme.
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