Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 7, Número: 1, Publicado: 2002
  • Erratas

  • Documento sem título Editorial

    Boarini, Maria Lúcia
  • Influencia del género sobre el proceso de desarrollo del síndrome de quemarse por el trabajo (Burnout) en profesionales de enfermería

    Gil-Monte, Pedro R.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es analizar si el género establece diferencias significativas en los niveles y en el proceso del síndrome de quemarse por el trabajo. Los resultados obtenidos indican que los hombres (N = 72) puntúan significativamente más alto que las mujeres (N = 258) en despersonalización. En la muestra de hombres la realización personal en el trabajo no resultó un predictor significativo de despersonalización. En la muestra de mujeres el agotamiento emocional no predijo significativamente la inclinación al absentismo. Se concluye sobre la importancia de que los gestores de personal en sanidad tengan presente la diferencia de género.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to analyze if gender differences establish significant differences in the levels and process of the burnout syndrome. Results indicate that the men (N = 72) perceive significantly more despersonalization that the women (N = 258). In the sample of men personal accomplishment was not a significant antecedent of despersonalization, while in the sample of women emotional exhaustion was not a significant antecedent of inclination to be absent. As a conclusion it is recommended that managers of personnel in health sector should take into consideration the gender differences in the intervention on the burnout syndrome.
  • A avaliação do Burnout em professores. Comparação de instrumentos: CBP-R e MBI-ED Artigos

    Moreno-Jimenez, Bernardo; Garrosa-Hernandez, Eva; Gálvez, Macarena; González, José Luis; Benevides-Pereira, Ana Maria T.

    Resumo em Português:

    A categoria de professores vem sendo apontada como uma das mais propensas ao estresse e burnout. O instrumento mais utilizado para a avaliação do burnout em docentes tem sido o MBI-Ed. No entanto, pelas especificidades da própria profissão, tem-se verificado a necessidade da elaboração de um questionário que contemple aspectos característicos da organização escolar e das atividades de ensino, inclusive avaliando os elementos antecedentes e conseqüentes da síndrome. Assim sendo foi desenvolvido o CBP. Neste trabalho apresentam-se os estudos efetuados com o CBP-R (Revisado), sua fiabilidade assim como validades interna e de convergência com o MBI-Ed. Pode-se concluir que o CBP-R e o MBI-Ed medem o mesmo fenômeno e que o primeiro destes, além do mais, permite analisar as diferentes fases do processo e explica melhor a sintomatologia dos profissionais acometidos pelo burnout, confirmando suas qualidades como instrumento.

    Resumo em Inglês:

    Teachers are being appointed as the ones more prone to stress and burnout. Up to now the most used tool for burnout evaluation on teachers are the MBI-Ed. However, due to the complexity of the profession there is a need of a specific questionnaire that involves school organization and learning activities, evaluating also the preceding and the consequential elements of the syndrome. For that, a CBP was developed. This work presents the studies done with CBP-R (revised), its reliabilities, internal validity and convergence with MBI-Ed. It was possible to conclude that CBP-R and MBI-Ed measure the same phenomenon and that the first allows the analysis of different phases of the emotional wear process and better explains the symptoms of professionals assaulted by burnout, confirming the qualities of alternative tools for the evaluation of professional wear on teachers.
  • A síndrome de Burnout e o trabalho docente Artigos

    Carlotto, Mary Sandra

    Resumo em Português:

    Este trabalho busca, a partir da literatura, apresentar a Síndrome de Burnout sob a perspectiva social-psicológica de Christina Maslach. Expõe os principais modelos explicativos de burnout em professores e, fundamentado em estudos recentes, identifica suas principais causas e conseqüências para os profissionais e para as instituições de ensino.

    Resumo em Inglês:

    This article, based on theorical references, intends to present the Burnout Syndrome following Christina Maslach social-psychological perspectives. It shows the most important causes and consequences of the syndrome to professionals and to the institution they belong to.
  • Leitura e redação entre universitários: avaliação de um programa de intervenção Artigos

    Sampaio, Isabel S.; Santos, Acácia A. Angeli dos

    Resumo em Português:

    Este trabalho avalia a aplicação de um programa de intervenção em leitura e redação realizado com alunos ingressantes de dois cursos da área de Negócios de uma universidade particular, período noturno, num total de 42 participantes. Os resultados obtidos indicam que as diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas entre o pré e o pós-teste, mas que houve mudanças qualitativas nas atitudes dos alunos em relação a esses temas. O estudo enfatiza a necessidade de incorporação de disciplinas especificas ou atividades de longa duração aos currículos dos cursos de graduação, destinadas a oferecer aos alunos a oportunidade de superarem deficiências da escolarização anterior.

    Resumo em Inglês:

    This work evaluates a remedial program focused in reading and writing skills developed with 42 freshmen of two undergraduate courses of Business area. Final results demonstrate that there wasn’t significative increasing in the performance of the participants (considering pre and post tests) at reading and writing activities. A qualitative change was observed in their opinions and atitudes throughout these subjects. It’s suggested the inclusion of long duration disciplines or activities in the curricula of these courses, offering the freshmen the opportunity to overcome their difficulties.
  • A escola e o ensino da leitura<A NAME="roda1"></A> Artigos

    Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde; Dias, Maria da Graça Bompastor Borges

    Resumo em Português:

    O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. No presente artigo, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que os mesmos possam evidenciar a idéia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura. Além disso, como insiste Solé, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro, a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. Depois, continuando com algumas evidências empíricas, são tratadas as estratégias de compreensão e o lugar destas no processo de aprendizagem da leitura.

    Resumo em Inglês:

    The access to the reading process comes as one of the various challenges to school and, perhaps, as the highly regarded and most claimed one by society. In the present article, what is firstly discussed is the need to propose students reading activities in which they can realise the idea that the meaning of the text to be built depends on the objectives and on the reader's questions, as well as on the nature of the text and its macro and super structure. Besides, as insisted by Solé, it is important and essential those children learn how to use the reading strategies used by the experienced reader, so that they also become efficient and independent readers. Then, carrying on with some empirical evidences, comprehension strategies are dealt with as well as the place they occupy in the reading learning process.
  • A psicologia frente a educação e o trabalho docente Artigos

    Carvalho, Diana Carvalho de

    Resumo em Português:

    A influência da Psicologia na construção do ideário pedagógico, no início do século XX, teve como cenário o ingresso de uma grande massa de crianças nas escolas nas sociedades industrializadas e o advento das idéias evolucionistas, que apontavam a necessidade imperiosa de estudo e compreensão do desenvolvimento infantil. Entre as temáticas que expressam as discussões educacionais que ocorreram em todo esse século e, até hoje, são questões presentes no debate da área, podemos destacar: a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, a importância da educação para o desenvolvimento do psiquismo e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. O objetivo do presente artigo é examinar como aparecem tais temáticas no pensamento de J. Dewey, E. Claparède, J. Piaget, H. Wallon e L.S. Vygotsky. É possível identificar duas posições entre as quais se situam esses autores: a) aqueles que subordinam o processo pedagógico ao desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança, considerando que o conteúdo básico a ser desenvolvido na educação é o próprio processo de pensamento; b) os que consideram que há um papel definido para a escola, o de ensinar conteúdos científicos e socialmente relevantes, ou seja, possibilitar à criança o domínio dos conhecimentos exigidos pela sociedade para o futuro, considerando que tal aprendizagem é um dos principais motores do desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    The influence of psychology on constructing the pedagogic principles at the beginning of the 20th century had as its scenario a great number of children entering schools in the industrialized societies and the advent of evolutionist ideas which pointed out the absolute necessity to study and understand children’s development. Among the themes which run through educational debates and occurred all along the century and, until today are present, we can highlight: the relation between development and learning, the importance of education in developing psychism, and the teacher role in the teaching/learning process. The purpose of the present article is to examine how these themes appear in the thoughts of J.Dewey, E. Claparède, J. Piaget, H. Wallon, and L.S. Vygotsky. It is possible to identify two differing groups in relation to these themes: (i) those who subordinate the pedagogical process to the development of the child’s cognitive structure, considering that the basic content to be developed by education is the thinking process itself; (ii) those who consider that there is a definite role to be played by the school, that of teaching scientific and social relevant contents, that is to say, enable the child to control the knowledge demanded by society, considering that such learning process is one of the main vehicles of development.
  • Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade<A NAME="roda1"></A> Artigos

    Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Del Prette, Almir

    Resumo em Português:

    A literatura sobre avaliação da competência social e das habilidades sociais é permeada de resultados controvertidos, provavelmente devidos ao uso de diferentes indicadores, informantes e conceitos norteadores. Dada a relevância dessas questões, em particular da auto-avaliação de crianças, e a relativa escassez de estudos a seu respeito, este artigo relata uma pesquisa que teve por objetivo comparar diferenças e semelhanças em algumas propriedades psicométricas, associadas a indicadores de freqüência e dificuldade de desempenhos sociais obtidos com o "Inventário multimídia de habilidades sociais para crianças" (IMHSC-Del-Prette). O IMHSC-Del-Prette foi aplicado inicialmente a 406 escolares de 7 a 13 anos (média =8), de ambos os sexos, com diferentes graus de dificuldade de aprendizagem, e reaplicado um mês depois com 191 (47%) estudantes dessa amostra. Os resultados foram mais favoráveis ao indicador de dificuldade que ao de freqüência nos seguintes aspectos: simetria na distribuição dos escores, consistência interna, correlação entre teste e reteste, índices de discriminação entre itens e escores e estrutura fatorial (quatro ao invés de três fatores). São discutidas as implicações metodológicas e práticas desses resultados, indicando-se novas direções de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The field of the social competence and social skills evaluation are permeated of contradictory results, largely associated to the use, in many studies, of different indexes, informers and concepts. Given the relevance and relative scarcity of studies on that subject, in particular about children's self-evaluation, the present paper aims to compare differences and similarities, in some psychometric properties associated to two indicators - frequency and difficulty of skilled social reactions - obtained with a Multimedia Social Skills Inventoire for Children (MUSSIC-Del-Prette). MUSSIC-Del-Prette was applied initially to 406 children of 7 a 13 years old (medium=8), of both sexes, with different degrees of learning difficulty and retested, one month later with 191 (47%) students from that sample. The results were more favorable to the difficulty index than to frequency in some aspects analyzed in this study: more symmetrical scores distribution, larger internal consistency, better correlation between test and re-test, bigger discrimination items-scores, contemplating positive and negative demands in the items of larger discrimination and a differentiated factorial structure (four instead of three factors). It is discussed the methodological and practical implications of those results as well as new research directions.
  • A comunicação em famílias com filhos adolescentes Artigos

    Wagner, Adriana; Falcke, Denise; Silveira, Luiza Maria Braga de Oliveira; Mosmann, Clarisse Pereira

    Resumo em Português:

    A adolescência é considerada um período no qual ocorre um incremento nos confrontos entre pais e filhos. Objetivou-se, então, conhecer como os adolescentes avaliam a comunicação que estabelecem na família. Foram investigados 295 jovens com idades entre 11 e 16 anos. Aplicou-se um questionário que avaliava a comunicação do adolescente com os membros da sua família. Os resultados apontam que a mãe é a pessoa mais procurada para conversar (49,8%), seguida pelo irmão mais velho (17,6%) e depois pelo pai (12,2%) e pelo irmão mais novo (2,4%). Os dados refletem uma estrutura familiar na qual a mãe aparece como a principal responsável pelo cuidado e mediação das relações familiares, enquanto o pai ocupa um lugar mais periférico. Os adolescentes também informaram ter um bom nível de comunicação em casa, sendo que 96% consideram a comunicação familiar como algo muito importante.

    Resumo em Inglês:

    Adolescence is regarded as a period in which difficulties in family communication and an increase in confrontations between parents and children take place. We set out to understand how adolescents evaluate the frequency and quality of the communication they establish with their parents and siblings. 295 youngsters were investigated, 141 males and 154 females, ages ranging between 11 and 16 years old. A questionnaire was administered, with simple choice closed questions which aimed to evaluate the communication of the adolescent with differents members of the family. Results point at the mother as the most sought out person for conversation (49,8%), followed by the eldest sibling (17,6%) and then the father (12,2%) and the youngest sibling (2,4%). Data reflect a family structure in which the mother appears as the main responsible for care and mediation of the familiar relationships, whereas the father occupies a more peripheral place. The adolescents report a good level of communication at home and 96% of them evaluate family communication as very important.
  • O individualismo e o coletivismo como indicadores de culturas nacionais: convergências e divergências teórico-metodológicas Artigos

    Ferreira, Maria Cristina; Assmar, Eveline Maria Leal; Souto, Solange de Oliveira

    Resumo em Português:

    O trabalho aborda as convergências e divergências teórico-metodológicas que cercam a produção científica atual a respeito do individualismo e do coletivismo e suas implicações para a avaliação das culturas nacionais. Examina, inicialmente, alguns modelos conceituais sobre os valores, detendo-se, posteriormente, nas questões subjacentes à teorização e mensuração do individualismo e do coletivismo e nas controvérsias presentes neste campo de estudos. À guisa de conclusão, destacam-se pontos críticos da literatura a serem levados em conta pelos investigadores interessados no estudo das influências da cultura no comportamento psicossocial, assim como as possibilidades de aplicação de tal arcabouço teórico ao contexto sociocultural brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Theoretical and methodological controversies that are present in the scientific literature about individualism and collectivism, as well as its implications for the evaluation of national cultures are reviewed. Some value conceptual models, as well as the issues related to theory and measurement of individualism and collectivism and the controversies that are present in this area are discussed. As a conclusion, some critical aspects in the literature that should be taken into account by researchers interested in the study of culture influences in social behavior, as well as the range of application of this theoretical background to the Brazilian sociocultural context are highlighted.
  • Da norma ao risco: transformações na produção de subjetividades contemporâneas Artigos

    Moraes, Thiago Drumond; Nascimento, Maria Lívia do

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente artigo é demonstrar, com base na premissa foucaultiana de que a resistência é sempre primeira, algumas transformações que se deram com o movimento social de recusa à sociedade disciplinar a partir de profundas mudanças nos processos de produção de subjetividade e de controle sobre os corpos e os comportamentos. As transformações em análise dizem respeito à passagem de uma sociedade fundada na normatização dos sujeitos para uma sociedade de controle dos riscos do cotidiano, o que permitiu, em grande parte, uma revitalização da capacidade de comando social do capitalismo sobre as pessoas. Resulta dessa análise, portanto, a apreensão de alguns mecanismos de poder que vêm sendo impostos e naturalizados hoje em dia e que subjetividades são produzidas por eles.

    Resumo em Inglês:

    The following article is based on the Foucautian premise that resistance is always the first step. The article also functions as a barometer of the transformations stemming from the social movements that rejected the disciplinarian society. These transformations include: changes on production of subjectivity and changes in the control of bodily behavior. These transformations will then chart the transition from a society based on the normatization of the subjects to that of a society which controls the risks of the everyday life. Secondly, the article will show this transition leading to the revitalization for the capacity of social command of capitalism over the people. Finally, it will reveal the institutionalization of some power mechanisms which have been imposed and naturalized nowadays, and to the subjectivities which they have in sequentially produced.
  • Inventário de sexismo ambivalente: sua adaptação e relação com o gênero Artigos

    Formiga, Nilton S.; Golveia, Valdiney V.; Santos, Maria Neusa dos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi adaptar para o Brasil o Inventário de Sexismo Ambivalente (Glick & Fiske, 1996), assim como conhecer em que medida suas pontuações são diferentes em função do gênero. Este instrumento é constituído por 22 itens, respondidos em escala de cinco pontos, tipo Likert e teoricamente avalia dois fatores: sexismo hostil e sexismo benévolo. A amostra foi composta de 200 graduandos do curso de Psicologia de uma universidade privada, de ambos os sexos. A aplicação deste inventário foi coletiva, nas salas de aula, garantido o anonimato das respostas. Os resultados confirmaram a existência dos dois fatores hipotetizados, e indicaram uma correlação do sexismo com o gênero; especificamente, os homens apresentam maior sexismo hostil, enquanto as mulheres pontuaram mais em relação ao sexismo benévolo. Estes resultados são discutidos à luz da literatura sobre os estereótipos de gênero.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed (1) to adapt the Ambivalent Sexism Inventory (Glick & Fiske, 1996) to the Brazilian reality, and (2) to evaluate the variability of its scores in relation to gender. This instrument is composed of 22 items that should be responded to on 5-point Likert-scale; theoretically, it evaluates two factors: hostile sexism and benevolent sexism. Two hundred (male and female) Psychology undergraduate students of a private university took part in the sample. The questionnaires were completed collectively during class, and the subjects were assured of the anonymity of their answers. The results confirmed the existence of both hypothesized factors, and indicated a correlation of sexism with gender. Specifically, male score were higher in hostile sexism, while female scores were higher in benevolent sexism. These results are discussed with the stereotype of gender background found in the literature.
  • Liberdade e compulsão: uma análise da programação dos doze passos dos alcoólicos anônimos Artigos

    Rodrigues, Joelson Tavares; Almeida, Leonardo Pinto de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho se propõe a questionar se a admissão da impotência, inserida nos Doze Passos dos Alcoólicos Anônimos, se confronta com a noção sartreana de liberdade, marcando uma posição tomada pelo AA de entender o alcoolismo como uma compulsão, em que somente a ação de uma força externa pode proporcionar a recuperação. Os autores concluem que, se a programação dos Doze Passos tem sido tão repleta de êxitos, é porque ela, mesmo sem disso dar-se conta, vem trabalhando com a dimensão da escolha, que permite que cada um possa, a todo momento, determinar seu destino.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims to question if the admission of impotence, included in the twelve steps of alcoholics anonymous, it is against Sartre’s notion of freedom, indicating a position taken by AA of understanding alcoholism as a compulsion, where only the action of an external power can provide recuperation. The authors conclude that, if the programming of twelve steps has been having so effective is because, even when not aware, it has been working with the dimension of choice that allows that each person can at every moment determinate his own destiny.
  • Um modelo de supervisão clínica na formação do estudante de psicologia: a experiência da UFC Artigos

    Tavora, Mônica Teles

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um modelo de supervisão que tem por objetivo promover o crescimento pessoal e técnico de terapeutas iniciantes. Embora os princípios gerais da Abordagem Centrada na Pessoa e da Socionomia (referencial psicodramático) sejam os pilares da metodologia de supervisão desenvolvida no estágio clínico do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, a proposta é ampla o suficiente para ser aplicada em treinamentos de orientações humanistas em geral. A utilização da Socionomia no trabalho em grupo pressupõe uma aprendizagem compartilhada na qual cada participante é promotor de seu próprio crescimento e dos demais.

    Resumo em Inglês:

    This work presents a supervision model with the objective of promoting the personal and technical growth of new therapists. Although the general principles of the Person-Centered Approach and Socionomy (psychodrama referential) are pillars of the supervision methodology developed in a clinical training of the Psychology curriculum at the Federal University of Ceará, the proposal is flexible enough to be applied to humanist orientation training in general. The use of Socionomy in group sessions presupposes shared learning where each participant is the promoter of his own as well as the growth of others.
  • Modernização urbana e a consolidação da psicologia em Natal - Rio Grande do Norte Artigos

    Carvalho, Denis Barros de; Seixas, Pablo de Sousa; Yamamoto, Oswaldo H.

    Resumo em Português:

    Partindo do pressuposto de que a Psicologia, como construção socioistórica, somente pode ser compreendida se remetida às condições histórico-culturais de sua produção, este trabalho teve como objetivo estudar a implantação da Psicologia da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em conexão com o seu processo de modernização urbana. São apresentados e discutidos os três momentos dessa implantação: a introdução das idéias psicológicas e seu impacto no desenvolvimento da escola secundária nos primeiros anos do século XX, a inserção da Psicologia no ensino superior e a consolidação da Psicologia, com a criação dos cursos e serviços de Psicologia.

    Resumo em Inglês:

    From the standpoint that Psychology, as a social-historical construct, is connected with cultural and historical contexts, this study aimed to investigate the development of Psychology in Natal, Rio Grande do Norte, Northeast of Brazil, relating to its process of urban modernization. Three moments of this process are presented and discussed: the early development of psychological ideas and their impact on the secondary education in the first years of the twentieth century, the introduction of Psychology in universities and the establishment of Psychology together with the emergence of undergratuated courses and applied psychology services.
  • Informações contidas nos manuais de testes de personalidade Artigos

    Noronha, Ana Paula Porto; Freitas, Fernanda Andrade; Sartori, Fernanda Argentini; Ottati, Fernanda

    Resumo em Português:

    O objetivo da pesquisa foi avaliar testes de personalidade no que se refere à presença ou ausência de informações nos manuaisde testes de personalidade. Foram consultados vinte e dois desses manuais com o objetivo de verificar se continham as seguintes informações: nome do autor, editor e data de publicação do manual em português, variável medida, áreas de aplicação, formato e número dos itens, suporte, correção, transformação da pontuação, escala utilizada, tempo de aplicação, documentação fornecida e bibliografia utilizada. Os resultados indicaram que as informações autor e editor estavam presentes em todos os testes e dez dos instrumentos consultados apresentaram todas as informações analisadas nos seus respectivos manuais.

    Resumo em Inglês:

    The research had as objective to evaluate personality tests in which it relates to the presence or absence of information in the respective manuals. Twenty two manuals of tests had been consulted with the objective of verifying if they had the following information: name of the author, publisher and date of the manual publication in Portuguese, the construct, publication areas, shape and number of the items, support, correction, changing of punctuation, used scales, application time, supplied documentation and used bibliography. The results have indicated that the information about the author and publisher were written in all the tests and that ten of the consulted instruments have presented all the information analyzed in its respective manuals.
  • Corpo e conhecimento: uma visão psicanalítica<A NAME="roda1"></A> Resenha

    Freire, Roberto de Barros
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br