Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 8, Número: 2, Publicado: 2003
  • É hora de avaliar o caminho percorrido Editorial

    Boarini, Maria Lúcia
  • La globalización y la enseñanza de la psicología en Argentina

    Klappenbach, Hugo

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo aborda tres cuestiones. En primer lugar, analiza brevemente a la historia de la enseñanza de la psicología en Argentina, subrayando la importancia adquirida por el psicoanálisis en la tradición universitaria psicológica. En segundo lugar, desarrolla algunos de los estudios y algunas de las líneas de debate contemporáneo sobre formación universitaria del psicólogo, comenzando por algunos estudios clásicos en los Estados Unidos y concluyendo en la propuesta de diplomatura en psicología, actualmente en debate en los países miembros de la Unión Europea. En tercer lugar, analiza el impacto generado por la globalización en los procesos de formación del psicólogo en Argentina, especialmente a partir del impacto del llamado Mercosur educativo. En ese marco, se analiza críticamente la situación de los programas de psicología en las universidades argentinas.

    Resumo em Inglês:

    This paper approaches three subjects. Firstly, it briefly analyzes the history of psychology undergraduate programs of in Argentina, in which psychoanalytical bias is emphasized. Secondly, it reviews some important studies and reports concerning undergraduate programs and professional training in Psychology, beginning with some classical reports in USA, finishing with the proposal of an European Diploma in Psychology, which is now under evaluation in European countries. Thirdly, globalization effects, specially those from educational Mercosur, on teaching of psychology at undergradute programs and professional training in psychology in Argentina are analyzed. In such context, a critical report on psychology undergraduate programs in the country is reviewed.
  • O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização Artigos

    Pereira, Fernanda Martins; Pereira Neto, André

    Resumo em Português:

    O artigo trata do processo de profissionalização da psicologia no Brasil. Utiliza o referencial teórico da sociologia das profissões e faz uma revisão bibliográfica sobre a história da psicologia brasileira. Apresenta uma proposta de periodização para a história desta profissão, dividindo-a em três momentos: pré-profissional (1833-1890), de profissionalização (1890/1906-1975) e profissional (1975 −). No primeiro momento, há uma gama de saberes psi pulverizados. No segundo, a psicologia começa a organizar-se em institutos de pesquisa, faculdades e associações e a regulamentar suas leis. No último, a profissão, já estabelecida e reconhecida oficialmente, passa a sofrer fortes alterações sócioeconômicas e disputas interprofissionais.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the professionalization process of psychology in Brazil. It utilizes the sociology of professions as theoretical reference and makes a bibliographical revision of the Brazilian psychology history. It presents a proposal of periodization about the history of this profession, which is divided in three moments: pre-professional (1833-1890), professionalization (1890/1906) and professional (1975−). In the first place, there were many psychology's knowledges. In a second moment, psychology began to be organized through research institutes, universities, associations and professional laws. Finally, the profession, already established and recognized, started to suffer strong social and economical alterations and interprofessional disputes.
  • Nina Rodrigues: sua interpretação do evolucionismo social e da psicologia das massas nos primórdios da psicologia social brasileira Artigos

    Chaves, Evenice Santos

    Resumo em Português:

    O artigo aborda a influência de idéias advindas do Evolucionismo Biológico, Social e da Psicologia das Massas nos primórdios da Psicologia Social brasileira. No final do século XIX, formulações de Spencer e Darwin sobre as culturas e raças influenciaram na estruturação do paradigma do evolucionismo social, o qual foi impulsionado na Bahia por Nina Rodrigues. Ele elaborou descrições de aspectos culturais brasileiros e de tipos humanos e teorizou sobre o movimento social de Canudos. O racismo científico manteve-se hegemônico até a década de 1930. Perdeu terreno; entretanto, o racismo permaneceu como uma categoria ideológica. Na Psicologia Social contemporânea são escassos os estudos sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    The article is about the ideas that came upon the Biological and Social Evolutionism and from Psychology of Masses, during the early beginnings of Brazilian Social Psychology. By the end of the 19th century, Spencer’s and Darwin’s formulations about cultures and races influenced the way social evolutionism’s paradigm was structured, which was launched by Nina Rodrigues. He elaborated descriptions of Brazilian cultural aspects, of human types and theorized about the social movement of Canudos. The scientific racism kept itself hegemonic until the decade of 1930. It lost space, though the racism, maintained itself as an ideological category. In contemporary Brazilian Social Psychology, studies of this matter are scarce.
  • A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica Artigos

    Martins, João Batista

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a noção de clínica no contexto da psicologia escolar. Na medida em que nós sugerimos como metodologia de pesquisa e de intervenção para o psicólogo escolar a observação participante, entendemos que tal discussão também se refere a questões epistemológicas - uma vez que a produção de conhecimento se dá na ordem da implicação, pois é construção intersubjetiva. Além disso, considerando a complexidade do cotidiano escolar, apresentamos a abordagem multirreferencial e a escuta clínica como perspectivas para a compreensão dos fenômenos que ali se desenrolam.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the notion of clinic in the school psychology context. As we suggest the participant observation as research methodology and of intervention for the school psychologist, we understand that such discussion also refers to epistemological questions - once the knowledge production occurs in the order of implication, because it is an intersubjective production. Besides, considering the complexity of the school quotidian, we present the multi-referential approach and clinic listening as perspectives for the understanding of the phenomena that are developed in the school context.
  • Modelos organizadores do pensamento: uma perspectiva de pesquisa sobre o raciocínio moral com adolescentes autores de infração Artigos

    Souza, Leonardo Lemos de; Vasconcelos, Mário Sérgio

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como propósito ampliar as perspectivas de investigação no campo da moralidade. Mais especificamente, apresentamos uma proposta para o estudo da moralidade de adolescentes autores de infração, utilizando o referencial teórico=metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Buscamos, através da idéia de complexidade, compreender o funcionamento cognitivo na elaboração de raciocínios morais diante de situações de conflito. Com essa perspectiva, fizemos uma investigação que teve por objetivo identificar os modelos organizadores aplicados na resolução de conflitos morais hipotéticos por 20 adolescentes masculinos autores de infração que cumprem medida socioeducativa. Através de entrevistas, narramos uma situação de conflito moral envolvendo uma relação de amizade, agressão física e roubo. Foram identificados 10 modelos organizadores, os quais foram agrupados em 3 categorias. Tais modelos refletiram a diversidade e as regularidades presentes nos raciocínios elaborados para resolver os conflitos apresentados. Concluiu-se que a variedade dos modelos organizadores identificados evidencia a importância dos conteúdos na construção dos raciocínios morais.

    Resumo em Inglês:

    This article has the aim to expand the perspective of research in the field of morality. We present a proposal of morality study of outlaw teenagers according to Thinking Organizer Models Theory. Through the idea of complexity we search to understand the cognitive process in the elaboration of moral reasoning inside situations of conflict. With this perspective, we developed a research that aimed to identify which organizer models were applied by 20 outlaw male teenagers who abide by social punishment to solve the hypothetical moral conflicts. Through interviews we told them a situation of moral conflict that involved friendship relation, physical aggression and steal. We could identified several models which were joined in three categories. Such models reflected the diversity and regularity that are present inside the elaborated reasoning to solve the conflicts shown by us. We conclude that the diversity of organizer models identified shows the importance of the contents in the construction of moral reasoning.
  • O sujeito na epistemologia genética Artigos

    Abib, José Antônio Damásio

    Resumo em Português:

    Sugere-se neste ensaio que, na epistemologia genética, o sujeito se dirige ao mundo, se interessa por ele e é um princípio de auto-organização. Ontologicamente, seu modo de existência é o do encontro: encontro com o mundo. Epistemologicamente, seu modo de conhecimento é o da presença: presença do mundo. O construtivismo, a tese de que o conhecimento é construção de relações, começa como presença, o que exclui a noção de conhecimento como representação. Destaca-se a centralidade da noção de auto-organização na elucidação do conceito de sujeito, bem como um limite dessa noção, quando se trata de transformar o mundo. Na conclusão, são feitas algumas sugestões para superá-lo.

    Resumo em Inglês:

    In this essay it is suggested that, according to genetic epistemology, the subject approaches the world, takes interest in it, and that this is a principle of self-organization. From an ontological point of view, his mode of existence is that of the encounter: the encounter with the world. From the epistemological point of view, his mode of knowledge is that of presence: presence of the world. Constructivism, the thesis that knowledge is the construction of relations, begins with presence, excluding the idea of knowledge as representation. It is emphasized the importance of a notion of self-organization to explain the concept of subject as well as a limit of this notion, when the purpose is to change the world. The conclusion brings some suggestions how to overcome it.
  • Conselho Tutelar: um novo instrumento social contra o fracasso escolar?<a name=n1></a> Artigos

    Souza, Marilene Proença Rebello de; Teixeira, Danile Caetano da Silva; Silva, Maria Carolina Yazbek Gonçalves da

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa objetivou compreender a aplicação das prerrogativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente no que tange ao direito à escolarização. Para tanto, acompanhamos o trabalho de um conselho tutelar de São Paulo, objetivando verificar como a escola comparece no conjunto de queixas que chegam aos conselheiros, como tais queixas são entendidas e os possíveis encaminhamentos dados a elas. Prontuários de atendimento e entrevistas com os conselheiros indicam que: a relação com a escola é marcada pela informalidade, embora garanta o respeito ao usuário; a maioria dos encaminhamentos poderia ser resolvida na própria escola; os casos são encaminhados individualmente, não havendo, até o momento, ações conjuntas de enfrentamento das causas educacionais que levam ao desrespeito a direitos fundamentais.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at analyzing the prerogatives of the “Estatuto da Criança e do Adolescente” (Statute for Children and Adolescents) regarding the their rights to education. We investigated the work of a “Conselho Tutelar” (Tutelary Council) in the city of São Paulo with the purpose of verify in which extent the school is included in the set of complaints taken to the counselors. The documents and interviews analized along with the counselors revealed that the relationship between school and the Council is based on the informality, and in most cases the problems could be solved by the school. The cases are individually sent to the Council and so far, there is no collective actions to face the educational problems which result in disrespect to also increased the fundamental human rights.
  • Evidência e interpretação em pesquisa: as relações entre qualidades e quantidades Artigos

    Souza, Mariane Lima de; Gomes, William B.

    Resumo em Português:

    O estudo define e discute os conceitos de dado (data) e tomado (capta) em pesquisas cuja base empírica é constituída de quantidades (escalas, questionários, experimentos) e qualidades (descrições e entrevistas). Argumenta-se que dados são essencialmente diferentes de tomados e que a diferença encontra-se nas ligações lógicas entre evidência e interpretação. As ligações lógicas são definidas em termos de tropos de linguagem: similaridade (relações de causalidade), metáfora (relações de representação) metonímia (relações observáveis) e sinédoque (relações imagináveis). Tais ligações delimitam contextos nos quais quantidades e qualidades funcionam como partes móveis de um mesmo todo, sendo, portanto, instâncias reversíveis. Ressalte-se, contudo, que quantidades e qualidades apresentam especificidades lógicas de escolha e de julgamento que devem ser consideradas pelos pesquisadores. O exame das relações lógicas e comunicantes entre evidência e interpretação parece ser um recurso importante na sustentação de julgamentos em qualquer modalidade de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This study defines and comments the concepts of given (data) and taken (capta) in empirical researches that are supported by quantities (scales, questionnaires and experiments) and qualities (descriptions and interviews). Our argument is that data are essentially different from capta and that the difference is placed in the logical relations between evidence and interpretation. Also, that logical relations are defined as language tropes: similarity (causality relations), metaphor (representation relations), metonymy (observable relations) and synecdoche (imaginative relations). The logical relations set a limit on contexts in which quantities and qualities work as moving parts from a whole, functioning as reversible instances. However, quantities and qualities preserve their logical specificity, which should be considered by the investigators. The exam of the communicational and logical relations between evidence and interpretation seems to be a useful resource to sustain the judgment decision in any kind of research study.
  • Psicopatologia e religiosidade no lugar do outro: uma escuta levinasiana Artigos

    Freire, José Célio; Moreira, Virginia

    Resumo em Português:

    Este artigo visa recolocar a discussão da religiosidade de um ponto de vista psicopatológico, levando em conta não somente o sintoma moderno da ausência da fé, mas principalmente sua utilização como forma de preencher o lugar destinado ao outro na subjetividade. Nesta direção, deve-se levar em conta a presença singular do fenômeno da religiosidade na realidade brasileira, bem como sua incorporação nos quadros psicopatológicos, para que se possa adotar uma nova ótica desta relação.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss religiosity from a psychopathological point of view. It takes into account not only the modern symptom or absence of faith, but especially how this is used as a way to fill the place destined to the other in subjectivity. In this direction, it is important to take into account the singular presence of the religiosity phenomenon in the Brazilian society and its incorporation in the psychopathological syndromes. That way it will be possible to adopt a new optic of this relationship.
  • Dispositivos disciplinares produtores de subjetividade na instituição total Artigos

    Benelli, Sílvio José

    Resumo em Português:

    Neste artigo, estamos desenvolvendo um estudo relativo às instituições totais. Pesquisamos no romance “O Ateneu” de Raul Pompéia quais são os dispositivos disciplinares produtores de subjetividade no contexto institucional. Trata-se de uma análise institucional tomando como campo de pesquisa um caso da literatura, pautada pelos referenciais de Goffman e de Foucault. Goffman diz o que são e como funcionam e indica o que produzem as instituições totais. Foucault, por sua vez, nos revela como são possíveis as instituições disciplinares e quais as razões de sua emergência. A leitura de Goffman a partir das análises de Foucault pode nos proporcionar um enriquecimento fecundo na compreensão dos processos de produção de subjetividade na sociedade contemporânea e, de modo específico, no contexto das instituições totais. Goffman analisa as práticas não-discursivas, ele as articula com grande sutileza, fazendo falar os “detalhes” mais pitorescos e aparentemente insignificantes do cotidiano institucional: percebemos então o plano microfísico das relações intra-institucionais, mergulhando nas diferentes estratégias nas quais o poder se ramifica, circula, domina e produz saberes e sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    A study about total institution was developed. We have searched into the novel “O Ateneu”, by Raul Pompéia, which are the subjectivity disciplinary producer agencies in the institution milieu. It is an institutional analysis taking as a research field a case of literature, ruled by Goffman´s and Foucault´s works. Goffman demonstrated which the agencies are, how they work and indicated the production of total institutions. Foucault provided a source of understanding of the subjectivity production process into the contemporary society, and, specifically, into the total institution milieu. Goffman analyzed the non-discursive practices, articulating them subtly, and revealing that the bizarre and apparently insignificant “details” of the quotidian institution speak by themselves. It was possible to perceive the microphysics plan of institutional relations, dipping into the different strategies where power spreads itself, circulates, dominates and produces knowledge and subjects.
  • Competência social infantil: análise discriminante entre crianças imigrantes e não imigrantes no contexto escolar de Porto Alegre Artigos

    Pizzinato, Adolfo; Sarriera, Jorge Castellá

    Resumo em Português:

    O presente estudo visa identificar como crianças imigrantes são diferenciadas de seus pares não imigrantes, no tocante à competência social, em escolas públicas e privadas de Porto Alegre. Após tradução, adaptação e análises de fidedignidade e validade do instrumento Revised Class Play, foi aplicado em 32 crianças imigrantes de diferentes países residentes e estudando em classes regulares, assim como em seus colegas de classe (543, perfazendo um total de 575 crianças participantes). Ao instrumento foram adicionadas perguntas de cunho sociodemográfico, a fim de melhor descrever o perfil dos grupos. Os dados da análise indicam haver uma percepção do grupo imigrante como mais isolado; menos agressivo e menos sociável, por parte de seus pares não imigrantes. Tais dados contrastam com a percepção de sociabilidade por parte dos próprios imigrantes.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims to identify how immigrant children differ from their non-immigrant peers, concerning social competence, on public and private schools of Porto Alegre (Brazil). After translation, adaptation and reliability analysis of the instrument Revised Class Play, was applied on 32 immigrant children from different countries, who were living and studying on regular classes, as well as their classmates (a total of 575 participant children). At the instrument social-demographical questions were added, with the objective of better describe the group’s profile. The data indicates a perception that the immigrant children were more isolated, less aggressive and less sociable than their nonimmigrant peers. Such data contrasts with the perception of sociability that the immigrant children had about themselves.
  • A dimensão social da responsabilidade pessoal Artigos

    Gouveia, Valdiney Veloso; Vasconcelos, Tatiana Cristina; Queiroga, Fabiana; França, Maria Luiza Pontes de; Oliveira, Suenny Fonseca de

    Resumo em Português:

    A responsabilidade pessoal é um construto importante para compreender o comportamento das pessoas no cotidiano; portanto, mereceria atenção dos pesquisadores. A escassez de informação a respeito motivou a presente pesquisa, cujo objetivo foi conhecer em que medida a responsabilidade pessoal se correlaciona com os valores e o individualismo-coletivismo apresentados pelas pessoas. Participaram 250 estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento, sendo a maioria do sexo feminino (82%), com idade média de 20 anos (DP= 2,94). Estes responderam a três instrumentos: Escala de Responsabilidade Pessoal, Questionário dos Valores Básicos e Questionário de Individualismo-Coletivismo, além de perguntas demográficas. Como esperado, a responsabilidade pessoal se correlacionou diretamente com os valores sociais, tendo feito inversamente com os pessoais e o índice de individualismo. Concluiu-se que a dimensão da responsabilidade pessoal tem uma natureza eminentemente social, principalmente em culturas como a espanhola, que dá ênfase às relações interpessoais. Sugere-se a replicação deste estudo no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The social responsibility is an important construct to understand people’s daily behavior; therefore it should attract the researchers’ attention. A lack of information about the topic motivated the present research, which aimed at knowing at what level the personal responsibility correlates with values and individualism-collectivism expressed by people. Took part in this research, a sample of 250 university students from different areas of knowledge, mainly females (82%), average of 20 years of age (SD = 2.94). These students answered three instruments: Personal Responsibility Scale, Basic Values Questionnaire and Individualism-Collectivism Questionnaire, with additional demographic questions. As expected, the personal responsibility is directly correlated with the social values and negatively with personal values and individualism index. The research concluded that personal responsibility dimension has a social nature, especially in cultures that emphasize the interpersonal relations, as the Spanish culture. It is suggested the replication of this study in Brazil.
  • Fidedignidade da escala de condutas anti-sociais e delitivas ao contexto brasileiro Artigos

    Formiga, Nilton Soares

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo avaliar a fidedignidade da Escala de Condutas Anti-sociais e Delitivas ou Delinqüente (Seidedos, 1988) para outros contextos brasileiros, a partir de um parâmetro psicométrico, o Alpha de Cronbach. Participaram dele estudantes de escolas públicas e privadas de Palmas, em duas amostras, uma, N1, com 489 sujeitos, e a outra, N2, com 400 sujeitos, de ambos os sexos, variando as idades, nas duas amostras, entre 11 e 21 anos. Estes responderam ao instrumento de condutas anti-sociais e delitivas adaptado e validado por Formiga (2002) ao contexto brasileiro. Efetuou-se o calculo do o Alpha de Cronbach e correlações de Pearson, a fim de garantir a consistência interna e sua precisão. Essas dimensões se referem ao comportamento transgressor dos jovens e comportamentos que podem caracterizar condutas fora da lei. A partir dos resultados observou-se a fidedignidade do instrumento para outro contexto brasileiro, o que vem a garantir a consistência e precisão de sua medida.

    Resumo em Inglês:

    This study has as objective to evaluate the fidedignidade of the Scale of Antisocial and Criminal Conducts (Seidedos, 1988), for different Brazilian contexts, using Alpha by Cronbach, a psychometric parameter. Male and female students of public and private schools of Palmas, Paraná State, from to 21 years of age, participated in the study, in two samples:N1, with 489 subjects, and N2, with 400 subjects. They answered to the antisocial and criminal instrument of conduct which was adapted and validated to the Brazilian context by Formiga (2002). A calculus of Cronbach’s Alpha and Pearson correlation were performed, in order to guarantee the internal consistency and its precision. Those dimensions refer to the youngsters transgressive behavior and other behaviors that may characterize conducts against the law. From the results, the dependability of the instrument was confimed for another Brazilian context, what comes to guarantee the consistency and precision of its measurement system.
  • A Internet como ferramenta para o desenvolvimento da identidade profissional Artigos

    Terêncio, Marlos Gonçalves; Soares, Dulce Helena Penna

    Resumo em Português:

    Este estudo discute a identidade profissional do adolescente e o mundo da Internet, analisando suas implicações para o trabalho do psicólogo no campo da orientação profissional. A partir da bibliografia consultada, sugere-se uma nova compreensão do conceito de identidade pessoal, especialmente em seu âmbito ocupacional, visto agora como descentrado e multifacetado. Somando-se a isso, propõe-se um entendimento da Internet não apenas como tecnologia de comunicação e informação, mas como ferramenta para a expressão e transformação da identidade pessoal em seus múltiplos aspectos. Em conseqüência, considera-se que o orientador profissional não pode ficar alheio a essa nova ferramenta, pois o adolescente que busca orientação - entendido aqui como um sujeito em crise de identidade - pode beneficiar-se de serviços desenvolvidos via Internet, em especial, porque esta última pode lhe facilitar o desenvolvimento de uma identidade profissional flexível, necessária ao mercado de trabalho atual.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses the adolescent’s professional identity and the world of Internet, analyzing their implications for psychologists working in the career guidance field. Through bibliographical research a new comprehension of the personal identity concept - as uncentered and multifaceted - is suggested, specially in occupational terms. Also, the article proposes an understanding of the Internet not only as a communication and information technology, but also as a tool for personal identity expression and transformation in its multiple aspects. Therefore, career counselors should not turn away from such tool, specifically because the adolescent who demands career guidance - seen here as a subject in identity crisis - can take advantage of new services developed specially for the Internet by career counselors, due to the fact that the ‘global computer network’ can facilitate the user’s development of a flexible professional identity, which is necessary for successful insertion in the current labor market.
  • Processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky<a name=n1></a> Artigos

    Maheirie, Kátia

    Resumo em Português:

    O sujeito é compreendido neste trabalho como constituído e constituinte do contexto social, e a música como uma linguagem reflexivo-afetiva, capaz de construir sentidos coletivos e singulares. Entendemos como reflexiva toda atividade humana que objetiva predominantemente uma racionalidade; e, como afetivas as objetivações que, embora mediadas por uma racionalidade, contemplam sobremaneira emoções e sentimentos. A partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky, compreendemos que nos processos de criação musical os sujeitos unificam dialeticamente a aprendizagem dos conhecimentos técnicos, numa postura afetiva, a qual implica em relações entre percepção, imaginação, sentimentos e emoções. O músico, no processo criativo, transforma os sons numa objetividade subjetivada, como negação dialética do determinismo de um contexto, já que nele deixa, necessariamente, a marca da sua subjetividade. O processo de criação musical deve ser compreendido sempre como um produto histórico-social, completamente inserido no contexto no qual se dá.

    Resumo em Inglês:

    In this workthe subject is understood as constituted and constituent of the social context, and the music, as a reflexive-affectionate language, capable to build collective and singular sense. We understand as reflexive every human activity that, above all,aims at a rationality; and, we understand as affectionate the objectifications that, although mediated by a rationality, they contemplate emotions and feelings. Based on works of Sartre and Vygotsky, we understand that in the process of musical creation, the subjects unify dialectically the learning of the technical knowledge, in an affectionate posture, which implicates in relation among perception, imagination, feelings and emotions. The musician, in the creative process, transforms the sounds in a subjectfied objectivity, as a dialectical denial of the determinism of a context, since it he leaves, necessarily, the mark of the his subjectivity. The process of musical creation should always be understood as a historical-social product, completely inserted in the context in which it occurs.
  • O que delimitar numa reflexão sobre o método?<a name=n1></a> Resenhas

    Araújo, Dulcinéa
  • Para onde andará o “lobo mau” da psicologia?<a name=n1></a> Resenhas

    Tomanik, Eduardo A.
  • Inventando o prazer de trabalhar na escola<a name=n1></a> Resenhas

    Louzada, Rita de Cássia Ramos
  • Errata

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br