Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

  • Diferenças individuais no ciclo de energia-tensão e autocontrole emocional

    Garrosa, Eva; Moreno-Jiménez, Bernardo; Benadero, María Eugenia Morante; Rodríguez-Carvajal, Raquel

    Resumo em Português:

    Este estudo examinou a teoria do autocontrole emocional proposta por Thayer em uma amostra de estudantes de Psicologia da Espanha (N=176). Os resultados mostram a existência de um padrão dos níveis de energia em tensão, assim como diferenças individuais em função do sexo, ritmos cardíacos (matutino ou vespertino) e algumas diferenças possíveis entre as diferentes culturas, não obstante, as diferenças nos níveis de energia na amostra americana e espanhola não são significativos. Os dados obtidos indicam também diferenças na avaliação da interpretação dos problemas pessoais em relação ao estado de ânimo: em função dos níveis de energia e tensão, os problemas cotidianos e as situações estressantes são interpretadas de formas diferentes. Finalmente, os resultados mostram que as pessoas controlam a emoção de diferentes formas. Implicações dos resultados para investigação e futuras pesquisas são discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio examina la teoría de autorregulación emocional propuesta por Thayer en una muestra de estudiantes de psicología de España (N = 176). Los resultados muestran la existencia de un patrón de los niveles de energía y tensión, así como diferencias individuales en función del género, los ritmos circadianos (matutino o vespertino) y algunas posibles diferencias entre las distintas culturas, no obstante, las diferencias en los niveles de energía en la muestra americana y española no resultaron significativas. Los datos obtenidos indican también diferencias en la evaluación de la interpretación de los problemas personales en relación al estado de ánimo: en función de los niveles de energía y tensión, los problemas cotidianos y las situaciones estresantes son interpretadas de forma diferente. Finalmente, los resultados muestran que las personas autorregulan sus emociones de forma diferente. Las implicaciones de los resultados para la intervención y las futuras investigaciones son discutidas.

    Resumo em Inglês:

    The theory of mood proposed by Thayer is examined in a sample of Spanish psychology students (N = 176). Results showed the existence of a circadian pattern of energy and tension levels, individual differences, such as gender, circadian type (morningness or eveningness), and some possible cross-cultural differences, though energy levels in American and Spanish samples were similar. Data also indicated differences in the assessment and interpretation of personal problems in relation to mood: according to energy level and mood, everyday problems and stress situations are interpreted in different ways. Finally, the results showed different manners in which people regulate mood. Implications for intervention and future research are discussed.
  • Publicação e avaliação de periódicos científicos: paradoxos da avaliação qualis de psicologia Artigos

    Costa, Ana Ludmila Freire; Yamamoto, Oswaldo Hajime

    Resumo em Português:

    A avaliação de periódicos Qualis para monitoramento dos programas de pós-graduação gerou grande repercussão na comunidade científica, suscitando questionamentos sobre o modelo. Nosso objetivo é fazer uma metaavaliação sobre esse processo de avaliação das revistas de Psicologia. Foram consultados editores de Psicologia (38 respondentes, questionário enviado por e-mail), bibliotecários envolvidos com avaliação de periódicos (5 participantes, entrevistas semi-estruturadas) e pesquisadores que participaram/participam da Comissão de Avaliação CAPES/ANPEPP (7 respondentes, questões abertas via e-mail). Os principais aspectos apontam para divergência entre os atores envolvidos quanto à adequação do modelo para retratar a realidade editorial da área e em relação aos critérios adotados; reconhecimento da melhoria das revistas; indicação de que esse modelo de avaliação não aprecia a qualidade da revista. Uma vez considerado esse processo de avaliação como contribuição para o progresso científico, há que construir alternativas para um modelo capaz de fornecer respostas adequadas às demandas da comunidade científica.

    Resumo em Espanhol:

    La evaluación de revistas Qualis para el monitoreo de los programas de post-grados generó gran repercusión en la comunidad científica, suscitando cuestionamientos sobre el modelo. Nuestro objetivo es hacer una meta-evaluación sobre ese proceso de evaluación de las revistas de Psicología. Han sido consultados editores de Psicología (38 respondientes, cuestionario enviado por correo electrónico), bibliotecarios involucrados con evaluación de revistas (5 consultados, entrevistas semiestructuradas) e investigadores que participaron o participan de la Comisión de Evaluación CAPES/ANPEPP (7 participantes, cuestiones abiertas por correo electrónico). Los principales aspectos apuntan para la divergencia entre los actores involucrados con respecto a la adecuación del modelo para mostrar la realidad editorial del área y en relación a los criterios adoptados; reconocimiento del incremento de las revistas; indicación de que ese modelo de evaluación no aprecia la calidad de la revista. Una vez considerado ese proceso de evaluación como contribución para el progreso científico, hay que construir alternativas para un modelo capaz de ofrecer respuestas adecuadas a las demandas de la comunidad científica.

    Resumo em Inglês:

    The assessment of scientific journals for the Qualis database has deep effects on the scientific community and raises questions on the evaluation method. A meta-analysis of this assessment of psychological journals is provided. Scientific editors of psychology journals (38 editors answered questionnaires applied by e-mail), librarians familiar with scientific journals assessment procedures (5 participants, semi-structured interviews) and referees of the CAPES/ANPEPP Commission (7 participants, open questions sent by e-mail) were consulted. The most important points include disagreement among different subjects involved on the suitability of such evaluation model to assess the editorial situation in Psychology and on adopted criteria; acknowledgement of improvements in scientific journals; the model fails to assess the journal's quality. Since the assessment process is important to scientific progress, alternatives should be found to satisfy demands posited by the scientific community.
  • A questão do método na psicologia Artigos

    Furlan, Reinaldo

    Resumo em Português:

    Do ponto de vista da experiência do pensamento, nossa intenção é discutir a questão do método em psicologia e mostrar que não há independência entre método, questão e teoria. Em rigor, há questões metodológicas no enfrentamento do conhecimento da realidade.

    Resumo em Espanhol:

    Desde punto de vista de la experiencia del pensamiento, nuestra intención es discutir la cuestión del método en la psicología, y mostrar que no hay la independencia entre método, cuestión y teoría. Estrictamente, hay cuestiones metodológicas en el enfrentamiento del conocimiento de la realidad.

    Resumo em Inglês:

    The issue of method in Psychology is discussed from the standpoint of the thinking experience. Analysis shows that no independence exists between method, issue and theory. Strictly speaking, there are methodological issues in the act of coping with the knowledge of reality.
  • Contemporaneidade: uma psicopatia americana? Artigos

    Martins, Simone

    Resumo em Português:

    A herança recebida pela contemporaneidade inclui, entre outras características, a racionalidade, as normatizações, a influência da ciência, certa busca por legitimações e uma valorização das permanências. O objetivo deste artigo é questionar alguns desses conceitos tão arraigados no Ocidente utilizando recortes do livro "O psicopata americano", de Bret Easton Ellis, como ilustração e ponto de partida para refletir acerca de alguns aspectos. A tendência a diagnósticos individuais e a busca por anomalias que sejam respostas a questionamentos de uma sociedade que não se responsabiliza pelas margens que estipula, demonstram a compreensão de que o mal pode e deve ser controlado em favor da cidadania dos considerados normais. Questionar, refletir e se responsabilizar é princípio de mudanças sociais para além da simples repressão do diferente; e perceber que há um pouco deste diferente em cada um é repensar os papéis determinados socialmente.

    Resumo em Espanhol:

    La herencia recibida por la contemporaneidad incluye, entre otras características, la racionalidad, las normatizaciones, la influencia de la ciencia, la búsqueda por la legitimación y la valorización de las permanencias. El objetivo de este artículo es cuestionar algunos de esos conceptos tan arraigados en el Occidente, utilizando partes del libro "O psicopata americano" de Bret Easton Ellis, como ilustración y punto de partida para reflexionar sobre algunos aspectos. La tendencia a diagnósticos individuales y la búsqueda por anomalías que respondan a cuestiones de una sociedad que no asume la responsabilidad por las márgenes que determina, demuestran la comprensión de que el malo puede y debe ser controlado en favor de la ciudadanía de los considerados normales. Cuestionar, reflexionar y responsabilizarse es principio de transformaciones sociales más allá de la simple represión de lo diferente. Y percibir que existe un poco de este diferente en cada uno es repensar los roles determinados socialmente.

    Resumo em Inglês:

    The inheritance from contemporaneity includes, among other characteristics, rationality, normativeness, influence from science, a certain quest for legitimation and the increasing value given to permanence. Current essay questions some of these concepts rooted in Western Civilization, with excerpts from Bret Easton Ellis's American Psycho as an example for starting a reflection on a few aspects. The tendency for individual diagnostics and the search for anomalies as an answer to the questioning of a society that shuns accountability for the boundaries it stipulates, show that evil may and must be controlled in order to protect the citizenship of those who are considered normal. Questioning, reflecting and being accountable constitute the beginning for social changes beyond the mere repression of that which is different. The fact that the different exists in each and every one of us is to rethink socially determined roles.
  • Bergsonismo, psicologia e liberdade Artigos

    Laurenti, Carolina

    Resumo em Português:

    Examina-se neste ensaio o conceito bergsoniano de liberdade. Essa análise passa pelo exame do conceito de grandeza intensiva e pela discussão das teses deterministas e indeterministas. Mas é na descrição do sentimento da graça que se pode encontrar o paradigma da experiência da liberdade. Sugere-se que o tratamento bergsoniano da liberdade lança um desafio de caráter epistemológico à psicologia científica: apresentar-se como psicologia estética, isto é, uma psicologia que resgataria o saber sensível e assumiria uma posição crítica com respeito ao pensamento intelectual. Diante dessa provocação, resta indagar: a psicologia estaria pronta para pensar a ciência como uma arte?

    Resumo em Espanhol:

    En este ensayo se examina el concepto bergsoniano de libertad. Ese análisis pasa por el examen del concepto de grandeza intensiva y por la discusión de las tesis deterministas e indeterministas. Sin embargo es en la descripción del sentimiento de la gracia que se puede encontrar el paradigma de la experiencia de la libertad. Se sugiere que el tratamiento bergsoniano de la libertad lanza un desafío de carácter epistemológico a la psicología científica: presentarse como psicología estética, es decir, una psicología que rescataría el saber sensible y asumiría una posición crítica con respecto al pensamiento intelectual. Ante esa provocación, resta indagar: ¿la psicología estaría lista para pensar la ciencia como un arte?

    Resumo em Inglês:

    Current essay deals with the Bergsonian concept of freedom. Analysis undertakes an examination of the concept of intensive magnitude and discusses the determinists and indeterminists' theses. The paradigm of the freedom experience may be found in a description of the feeling of beauty. The Bergsonian treatment of freedom sets an epistemological challenge to scientific Psychology: it presents itself as esthetic Psychology, or rather, a type of psychology that recuperates the knowledge of the senses and it takes a critical stance on intellectual knowledge. A provocative question may be asked: Is Psychology prepared to consider science as Art?
  • Uma concepção psicanalítica de personalidade: teoria das relações objetais de Fairbairn Artigos

    Celes, Luiz Augusto M.; Alves, Karen Cristina Martins; Santos, Ana Caroline Galli dos

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como propósito maior desenvolver a idéia de que a teoria das relações de objeto, introduzida no movimento psicanalítico em oposição à teoria da sexualidade como base da constituição psíquica, significou uma radical mudança na concepção psicanalítica dos sujeitos. Tal mudança se expressa no abandono da pulsionalidade como fundamento subjetivo em direção à apreensão e compreensão dos sujeitos como personalidade, isto é, algo substantivamente estruturado. Metodologicamente, opta-se pela análise e exposição da principal obra de Willian Ronald D. Fairbairn (1889-1964), tomada como paradigmática das teorias das relações de objeto. Busca-se expor a evolução do pensamento fairbairniano, desde seus estudos sobre a esquizoidia - e a contradição que isso trouxe para a teoria da libido da época - até as modificações e superações que o autor se propõe a realizar na teoria psicanalítica em função da concepção da meta libidinal como sendo o objeto.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo mayor el de desarrollar la idea de que la teoría de las relaciones de objeto, introducida en el movimiento psicoanalítico en oposición a la teoría de la sexualidad como base de la constitución psíquica, significó un cambio radical en la concepción psicoanalítica de los sujetos. Dicho cambio se expresa en el abandono de la pulsionalidad como fundamento subjetivo hacia la aprensión y comprensión de los sujetos como personalidad, es decir, como algo sustantivamente estructurado. Metodológicamente, se elije el análisis y exposición de la obra principal de Willian Ronald D. Fairbairn (1889-1964), tomada como paradigmática para las teorías de las relaciones de objeto. Se busca exponer la evolución del pensamiento fairbairniano, desde sus estudios sobre la esquizoidía - y la contradicción que dicho estudio trajo para la teoría de la libido de la época - hasta las modificaciones y superaciones que el autor se propone realizar en la teoría psicoanalítica en función de la concepción de la meta libidinal como sujeto.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this essay is to develop the idea that the object-relations theory, introduced in the psychoanalytical movement as an opposition to the libido theory as basis to psychic constitution, produced a radical change in the psychoanalytical concept of subjects. Change is represented by the quitting of the drive as a subject foundation and by the apprehension and comprehension of subjects as personalities, or rather, substantially structured. In terms of methodology, the main work by William Ronald D. Fairbairn (1889-1964) was analyzed and taken as paradigmatic for all object-relations theories. The evolution of Fairbairn's thoughts, from his studies on schizophrenia - and the contradiction it brought to the contemporary libido theory - to the changes and overcoming the author proposed to accomplish in psychoanalytical theory, as a result of his finding that the libidinal goal is an object, are presented.
  • Gestação e a constituição da maternidade Artigos

    Piccinini, Cesar Augusto; Lopes, Rita Sobreira; Gomes, Aline Grill; De Nardi, Tatiana

    Resumo em Português:

    Na gravidez ocorrem mudanças biológicas, somáticas, psicológicas e sociais que influenciam a dinâmica psíquica individual e as demais relações sociais da gestante, e maneira como ela vive estas mudanças repercute intensamente na constituição da maternidade e na relação mãe-bebê. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi investigar os sentimentos das gestantes sobre a maternidade, com destaque para a relação entre o período gestacional e a constituição da maternidade. Participaram do estudo 39 gestantes primíparas, entre 19 e 37 anos, no terceiro trimestre de gestação. A análise de conteúdo qualitativa das entrevistas mostrou que as gestantes passaram por importantes transformações corporais, pessoais e interpessoais durante a gestação e vivenciaram intensos sentimentos em relação ao tornar-se mãe. Os achados sugerem que na gestação o processo de constituição da maternidade está em intenso desenvolvimento, assim como o próprio exercício ativo do papel materno.

    Resumo em Espanhol:

    En el embarazo ocurren cambios biológicos, somáticos, psicológicos y sociales que influyen en la dinámica psíquica individual y en las otras relaciones sociales de la gestante y la manera como ella vive esos cambios repercute intensamente en la constitución de la maternidad y en la relación madre-bebé. Así, el objetivo de esta investigación fue examinar los sentimientos de las mujeres embarazadas sobre la maternidad, con especial atención a la relación entre el período del embarazo y la constitución de la maternidad. Participaron del estudio 39 primíparas embarazadas, entre 19 y 37 años, en el tercer trimestre de gestación. El análisis de contenido cualitativo de las entrevistas mostró que las mujeres embarazadas pasaron por importantes transformaciones corporales, personales e interpersonales durante la gestación y experimentaron intensos sentimientos con respecto a volverse madre. Los resultados sugieren que en la gestación, el proceso de la constitución de la maternidad está en intenso desarrollo, bien como el propio ejercicio activo del rol materno.

    Resumo em Inglês:

    Biological, somatic, psychological and social changes take place in pregnancy which influence the pregnant woman's psychic dynamics and social relationships. The manner a woman experiences these changes impacts intensely on the constitution of motherhood and mother-infant relationships. Current study investigates pregnant women's feelings concerning motherhood, with special emphasis on the relationship between the pregnancy period and the constitution of motherhood. Thirty-nine primipari pregnant women, aged 19 to 37, in the third trimester of pregnancy, took part in the study. Qualitative content analysis on the interviews showed that pregnant women reported considerable body, personal and interpersonal transformations during pregnancy and experienced intense feelings related to the fact of becoming mothers. Results suggest that in pregnancy the process of constitution of motherhood is in sharp development coupled to the active exercise of the maternal role itself.
  • As teorias sexuais infantis na atualidade: algumas reflexões Artigos

    Zornig, Silvia Maria Abu-Jamra

    Resumo em Português:

    O trabalho tem por objetivo retomar a concepção freudiana da sexualidade infantil, discutindo seu valor estruturante na constituição da subjetividade da criança. Ao demonstrar como Freud enfatiza a noção de uma construção subjetiva que é fundada a partir da relação com o outro, o texto subverte a noção de cronologia presente nas etapas do desenvolvimento psicossexual para ressaltar o fator infantil presente e inerente à condição humana.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene por objetivo retomar la concepción de Freud de la sexualidad infantil, discutiendo su valor estructurante en la constitución de la subjetividad del niño. Al demostrar como Freud enfatiza la noción de una construcción subjetiva a partir de la relación con el otro, el texto subvierte la concepción de cronología presente en las etapas del desarrollo psicosexual, para realzar el factor infantil presente e inherente a la condición humana.

    Resumo em Inglês:

    Current analysis discusses Freud's concept of infantile sexuality and its importance in the constitution of the child's subjectivity. Freud emphasizes the subject's constitution based on the relationship between the child and its primary caretakers and at the same time maintains the important notion of an infantile sexuality that is repressed but never suppressed from one's unconscious. Results show that the infantile factor is forever present both in children and in adults.
  • Tensões cotidianas na transição da primeira série: um enfoque de desenvolvimento Artigos

    Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    Tensões cotidianas na transição da 1ª série do ensino fundamental são o foco deste artigo. Seu objetivo é formular, com base no conhecimento disponível sobre estresse psicossocial na infância, um esquema teórico para gerar hipóteses e integrar resultados de pesquisas sobre o estresse da transição, em uma perspectiva de desenvolvimento. O texto está subdividido em três seções. A primeira focaliza o estresse psicossocial na infância, em quatro áreas de pesquisa: relação entre estresse psicossocial e ajustamento; tensões cotidianas; enfoque de desenvolvimento no estudo da relação entre estresse e ajustamento; a escola como fonte de estresse. Na segunda, apresentam-se pesquisas sobre a transição da primeira série que contribuem com achados indiretos sobre o enfrentamento da transição por parte das crianças. Na última seção, apresenta-se o esquema conceitual, articulando tarefas adaptativas da transição e domínios de tensões cotidianas, com previsões sobre o impacto da transição no desenvolvimento. Temas de pesquisa são sugeridos a partir do esquema proposto.

    Resumo em Espanhol:

    Tensiones cotidianas en la transición del 1er año de la Enseñanza Primaria son el foco de este artículo. Su objetivo es formular, con base en el conocimiento disponible sobre estrés psicosocial en la infancia, un esquema teórico para generar hipótesis e integrar resultados de investigaciones sobre el estrés de la transición, en una perspectiva de desarrollo. El texto está subdividido en tres secciones. La primera focaliza el estrés psicosocial en la infancia, en cuatro áreas de investigación: relación entre estrés psicosocial y ajuste; tensiones cotidianas; enfoque de desarrollo en el estudio de la relación entre estrés y ajuste; la escuela como fuente de estrés. En la segunda, se presentan investigaciones sobre la transición del 1er año de la Enseñanza Primaria que contribuyen con hallazgos indirectos sobre el enfrentamiento de la transición por parte de los niños. En la última sección, se presenta el esquema conceptual, articulando tareas adaptativas de la transición y dominios de tensiones cotidianas, con previsiones sobre el impacto de la transición en el desarrollo. Temas de investigación son sugeridos a partir del esquema propuesto.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on daily hassles during the transition to first grade. A theoretical framework has been posited to generate hypotheses and integrate research results on the stress of this transition. Framework is based on current knowledge on psychosocial stress during childhood, followed by a developmental view of child stress. The paper comprises three sections. The first one focuses on childhood psychosocial stress in four research fields: relationship between psychosocial stress and adjustment; daily hassles; a developmental view of the stress-adjustment relation; school as a source of daily hassles. In the second section, results on the first grade transition are given and contribute through indirect evidence towards the children's coping with the transition. The conceptual framework is presented in the last section, comprising an articulation between adaptive tasks and daily hassle domains, as well as hypotheses on the impact of transition on development. Relevant research issues are suggested on the basis of the proposed framework.
  • Comparação do tempo de latência entre nomeação e leitura em escolares Artigos

    Stivanin, Luciene; Scheuer, Cláudia

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi comparar o tempo de latência entre a leitura de palavras e a nomeação de figuras. Participaram 74 crianças, de 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental de escola pública, sem queixas de alterações no desenvolvimento e sem dificuldades escolares. Foram aplicadas provas de leitura e de nomeação, com estímulos equivalentes. O tempo de latência, referente ao tempo entre a apresentação do estímulo e o início da produção oral, foi registrado por meio de um programa computacional. Os resultados apontaram para um tempo de latência maior para a nomeação do que para a leitura, em todas as séries. A diferença entre as séries foi observada apenas na leitura de palavra. As características psicolingüísticas dos estímulos afetam o processamento de palavras e de figuras de forma diferente, porém estas tarefas apresentam um ponto em comum, mais evidente no que se refere à freqüência dos estímulos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de esta investigación fue el de comparar el tiempo de latencia entre la lectura de palabras y el nombramiento de figuras. Participaron 74 niños, de 2º, 3er y 4º años del Enseñanza Primaria de escuela pública, sin quejas de alteraciones en el desarrollo y sin dificultades escolares. Fueron aplicadas pruebas de lectura y de nombramiento, con estímulos equivalentes. El tiempo de latencia, que se refiere al tiempo entre la presentación del estímulo y el inicio de la producción oral, fue registrado por medio de un programa computacional. Los resultados señalaron un tiempo de latencia mayor para el nombramiento, comparado al tiempo de latencia para la lectura, en todos los años. La diferencia entre los años fue observada sólo en la lectura de palabra. Las características psicolingüísticas de los estímulos afectan el procesamiento de palabras y de figuras en forma distinta, pero estas tareas presentan un punto en común, más evidente en lo que se refiere a la frecuencia de los estímulos.

    Resumo em Inglês:

    Latency time between word reading and naming picture tasks is compared. Seventy-four children, grades 2, 3 and 4 grades of a primary public school, without developmental complains and without schooling difficulties, participated. Word reading and naming picture with equivalent stimuli were applied. Latency time, registered in a computational program, was the period between stimuli presentation and the beginning of the child's oral response. Results show that children from all grades spend longer latency time for naming. Difference in grades was observed only for reading. Psycholinguistics traits of the stimuli affect in different manners the word and picture processing. Tasks have a common denominator which is more evident in stimuli frequency.
  • Sexo e gênero em revistas: uma análise preliminar de discurso Artigos

    Beiras, Adriano; Souza, Carolina Duarte de; Kaszubowski, Erikson; Soares, Marina Silveira; Lago, Mara Coelho de Souza

    Resumo em Português:

    Reportagens que essencializam a diferença entre características masculinas e femininas têm obtido destaque em diversas revistas de circulação nacional, para um público leigo. Pretendeu-se, assim, problematizar a questão, discutindo algumas publicações sobre o enfoque relacional de gênero. Foram analisadas revistas veiculadas de janeiro a abril de 2005, representativas da imprensa de grande circulação, disponibilizadas na biblioteca de um colégio particular dirigidas para os alunos da quinta série do ensino fundamental até a terceira série do ensino médio. Também foram pesquisadas duas revistas direcionadas a profissionais e estudantes de Psicologia. Dentre 33 artigos encontrados, foram estudados 17 e selecionados 08 para serem submetidos à técnica de análise de discurso. Nos artigos pesquisados, percebeu-se um expressivo enfoque biológico no tratamento da temática, valorizando perspectivas médicas, neurológicas, etológicas, num viés muitas vezes psicologizante. Verificou-se também a confusão dos conceitos de sexo e gênero, dicotomizados em algumas publicações e utilizados como sinônimos em outras.

    Resumo em Espanhol:

    Reportajes que esencializan la diferencia entre características masculinas y femeninas han obtenido destaque en diversas revistas de circulación en nivel nacional en Brasil, para un público lego. Se ha buscado, de este modo, problematizar la cuestión, discutiendo algunas publicaciones sobre el enfoque relacional de género. Han sido analizadas revistas publicadas de enero a abril de 2005, representativas de la prensa de gran circulación, disponibles en la biblioteca de un colegio particular dirigida a los alumnos del quinto año de la Enseñanza Primaria hasta el tercer año de la Enseñanza Secundaria. También han sido investigadas das revistas dirigidas a profesionales y estudiantes de Psicología. De 33 artículos encontrados, fueron estudiados 17 y seleccionados 08 para ser sometidos a la técnica de análisis de discurso. En los artículos investigados, se ha percibido un expresivo enfoque biológico en el tratamiento de la temática, valorizando perspectivas médicas, neurológicas, etológicas, bajo una concepción muchas veces psicologizante. Se ha verificado también la confusión de los conceptos de sexo y género, dicotomizados en algunas publicaciones y utilizados como sinónimos en otras.

    Resumo em Inglês:

    Articles that essentialize the difference between feminine and masculine characteristics have obtained especial attention in national magazines with readers mostly composed lay people. Taking such a situation in consideration, the above subject matter is questioned through a discussion of certain articles from the gender approach. Magazines published from January to April 2005, most of them highly popular throughout Brazil, were analyzed. Magazines, hailing from the library of a private and traditional school in Florianópolis SC Brazil, were read by students aged 11 to 18 years old. Two Psychology magazines, found in the Psychology Department of the Universidade Federal de Santa Catarina, were also consulted. Out of 33 articles seventeen were selected and finally 8 articles were analyzed according to Discourse Analysis method (Orlandi, 1999). Results show that in the analyzed articles an expressive biological theorization on this subject occurred, valorizing medical, neurological and ethological approaches. Concepts of sex and gender are used in different ways, even as different concepts, while in others they are explained as synonyms.
  • Uma contribuição ao entendimento da iniciação sexual feminina na adolescência Artigos

    Taquette, Stella R.; Vilhena, Marília Mello de

    Resumo em Português:

    O início da atividade sexual com envolvimento genital acontece, em geral, durante a adolescência e, na atualidade, tem ocorrido em idades mais precoces, o que pode resultar em gestações não esperadas e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Este estudo foi realizado com o objetivo de entender alguns aspectos da iniciação sexual feminina entre adolescentes de baixa renda, grupo social mais vulnerável às suas conseqüências indesejáveis. O método utilizado foi qualitativo por meio de reuniões em grupo e entrevistas individuais semi-estruturadas, e a população alvo composta por trabalhadoras da indústria calçadista da cidade de Franca - SP. Os resultados indicam que as adolescentes com investimento afetivo familiar se apropriam mais de sua sexualidade, agem com maior proteção e não se submetem meramente à satisfação dos desejos de outrem.

    Resumo em Espanhol:

    El inicio de la actividad sexual con envolvimiento genital tiene lugar, en general, durante la adolescencia y, en la actualidad, ha ocurrido en edades más precoces, lo que puede resultar en gestaciones no esperadas y enfermedades transmisibles sexualmente. Este estudio fue realizado con el objetivo de entender algunos aspectos de la iniciación sexual femenina entre adolescentes de baja renda, grupo social más vulnerable a sus consecuencias indeseables. El método utilizado fue el cualitativo por medio de reuniones en grupo y encuestas individuales semiestructuradas, y la población blanco compuesta por trabajadoras de la industria del calzado de la ciudad de Franca - en el estado de São Paulo, en Brasil. Los resultados señalan que las adolescentes con inversión afectiva familiar se apropian más de su sexualidad, se manejan con mayor protección y no se someten meramente a la satisfacción de los deseos del otro.

    Resumo em Inglês:

    Articles that essentialize the difference between feminine and masculine characteristics have obtained especial attention in The initiation of sexual activity involving genitals mainly occurs during adolescence. Sexual activity currently occurs at even earlier stages of life which may lead to unexpected pregnancy and sexually transmitted diseases (STD). Some aspects of female sexual initiation among low income adolescents, a social group which is highly vulnerable to undesired consequences, are provided. A qualitative method was carried out involving group meetings and semi-structured individual interviews with female workers in the shoe industry in the city of Franca SP Brazil as target population. Results indicate that adolescents with high family cohesion are more accountable for their sexuality, act safer and do not give in to satisfying someone else's desires.
  • O corpo problematizado de uma perspectiva histórico-política Artigos

    Prado Filho, Kleber; Trisotto, Sabrina

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da produção histórico-política dos corpos dos indivíduos nas sociedades ocidentais modernas, perspectiva mais próxima das ciências sociais e humanas, que é diversa e crítica da clássica abordagem anatômico-fisiológica predominante no domínio das ciências naturais e da medicina. Esta reflexão, apoiada no pensamento de Michel Foucault, busca desnaturalizar uma abordagem do corpo centrada em seus elementos biológicos e anatomofisiológicos, para problematizar a sua construção em termos sociais, econômicos e políticos, além de estéticos, ao longo da história.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de la producción histórico-política de los cuerpos de los individuos en las sociedades occidentales modernas, perspectiva más próxima de las ciencias sociales y humanas, que es diversa y crítica del clásico abordaje anatómico-fisiológico predominante en el dominio de las ciencias naturales y de la medicina. Esta reflexión, apoyada en el pensamiento de Michel Foucault, busca desnaturalizar un abordaje del cuerpo centrado en sus elementos biológicos y anatomofisiológicos, para problematizar su construcción en términos sociales, económicos y políticos, además de estéticos, a lo largo de la historia.

    Resumo em Inglês:

    The bodies' historical and political production in individuals in modern Western societies is provided. Whereas above perspective is closer to the social and human sciences, it is different and critical to the anatomical and physiological approach predominant in the natural sciences and in medicine. Current analysis, based on Michel Foucault, denaturalizes an approach of the body centered on biological and anatomical-physiological elements and problematizes its construction in social, economical and political terms, besides aesthetical ones, throughout History.
  • O ingresso na universidade após os 45 anos: um evento não-normativo Artigos

    Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli; Günther, Isolda de Araújo

    Resumo em Português:

    Examinam-se neste estudo as razões que levam à decisão de ingressar na universidade na idade adulta, um evento não dependente de gradação por idade, denominado pela perspectiva do curso de vida de evento não-normativo (non-normative event). Os 40 participantes (27 F e 13 M), alunos de uma universidade particular do Centro-Oeste, com idades entre 45 e 60 anos, responderam a seis questões de uma entrevista estruturada, cujas respostas foram preenchidas pela primeira autora. Os resultados indicaram que os respondentes vivenciaram na vida adulta um período de estabilidade e que, embora conscientes das expectativas do seu ambiente quanto ao tempo e à seqüência das transições do ciclo de vida, avaliaram seus recursos pessoais, selecionaram seus objetivos e otimizaram suas capacidades de reserva antes de ingressar no ensino superior. Os resultados são discutidos à luz da perspectiva do curso de vida.

    Resumo em Espanhol:

    Se examinan en este estudio las razones que llevan a la decisión de ingresar a la universidad en la edad adulta, un acontecimiento no dependiente de gradación por edad, denominado por la perspectiva del curso de vida de evento no-normativo (non-normative event). Los 40 participantes (27 M y 13 H), alumnos de una universidad particular de la región centro-oeste brasileño, con edades entre 45 y 60 años, contestaron a seis preguntas de una encuesta estructurada cuyas respuestas fueron rellenadas por la primera autora. Los resultados indicaron que los respondientes vivenciaron en la vida adulta un periodo de estabilidad y que, aunque conscientes de las expectativas de su ambiente cuanto al tiempo y a la secuencia de las transiciones del ciclo de vida, evaluaron sus recursos personales, seleccionaron sus objetivos y optimizaron sus capacidades de reserva antes de ingresar en la enseñanza superior. Los resultados son discutidos a la luz de la perspectiva del curso de vida.

    Resumo em Inglês:

    The reasons for admittance to the university after age 45, a non-normative event according to the life-span perspective, are analyzed. Forty students (27 females and 13 males), between 45 and 60 years old, from a private university in the central-western region of Brazil responded to a structured interview administered and recorded by the first author. Results indicate that the respondents perceived their adult life as a period of stability. While conscious of the expectations of their environment as to the time and transitions in their life cycle, the respondents evaluated their personal resources, selected their objectives and optimized their capacities before entering university. These results are discussed according to the life-span perspective frame of reference.
  • Estresse e comportamento de colaboração em face do tratamento odontopediátrico Artigos

    Cardoso, Cármen Lúcia; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    A pesquisa foi realizada no contexto da disciplina de odontopediatria em uma clínica-escola. Objetivou-se caracterizar os problemas comportamentais das crianças atendidas e as manifestações de estresse das crianças, dos seus acompanhantes e dos alunos de odontologia, além de identificar o medo diante do tratamento odontológico dos acompanhantes e as possíveis associações entre as manifestações de estresse e a colaboração das crianças em face dos procedimentos odontológicos. Participaram do estudo 110 crianças, 110 acompanhantes e 70 alunos. Procedeu-se à aplicação dos seguintes instrumentos: Escala de Estresse Infantil; Escala Comportamental A2 de Rutter; Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp; Dental Fear Survey. Constatou-se que o atendimento odontopediátrico mostrou-se permeado de manifestações de estresse por parte das crianças, acompanhantes e alunos, condição pouco favorecedora da aprendizagem dos alunos e de comportamentos de colaboração com o atendimento por parte das crianças, o que se fez presente em procedimentos de diferentes níveis de invasão.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación fue realizada en el contexto de la disciplina de odontopediatría en una clínica escuela. Tuvo como objetivo caracterizar los problemas comportamentales de los niños asistidos y las manifestaciones de estrés de los niños, de sus acompañantes y de los alumnos de odontología, además de identificar el miedo ante el tratamiento odontológico de los acompañantes y las posibles asociaciones entre las manifestaciones de estrés y la colaboración de los niños ante a los procedimientos odontológicos. Participaron del estudio 110 niños, 110 acompañantes y 70 alumnos. Se hizo la aplicación de los siguientes instrumentos: Escala de Estrés Infantil; Escala Comportamental A2 de Rutter; Inventario de Síntomas de Estrés de Lipp; Dental Fear Survey. Se constató que en la asistencia odontopediátrica hubo manifestaciones de estrés, en los niños, acompañantes y alumnos, condición poco favorecedora del aprendizaje de los alumnos y hubo, también, comportamientos de colaboración con la asistencia por parte de los niños, lo que se hizo presente en procedimientos de diferentes niveles de invasión.

    Resumo em Inglês:

    Current study, carried out at the Pediatric Dentistry Clinic, characterizes behavioral problems and stress manifestations in children undergoing dental treatment and identifies possible links between children's cooperation in dental procedures. Manifestations of stress in the accompanying person and in the dental student practicing the treatment were identified, showing the manner they influence the child behavior during the procedure. One hundred and ten children, 110 accompanying persons and 70 students participated in the study. The following instruments were applied: Child Stress Scale, Rutter Parent Scale A2, Lipp Stress Symptoms Inventory, and Dental Fear Survey. Since dental treatment was permeated with stress manifestations by children, accompanying persons and dentistry students, such conditions did not favor the dentistry students' learning or the children's cooperative behavior. Manifestations were present regardless of the invasiveness degree of the procedure.
  • Modelo biopsicossocial e formulação comportamental: compreendendo a cefaléia do tipo tensional Artigos

    Flores, Adriana Mayon Neiva; Costa Junior, Áderson Luiz

    Resumo em Português:

    A cefaléia do tipo tensional constitui um tipo freqüente de dor de cabeça, que tende a ocasionar uma série de comportamentos de evitação, com prejuízos físicos, sociais e psicológicos aos indivíduos afetados. O presente trabalho descreve algumas contribuições do modelo biopsicossocial de saúde para a compreensão da cefaléia do tipo tensional, descreve os tratamentos mais freqüentemente oferecidos e discute as vantagens de modalidades terapêuticas que utilizam a formulação comportamental. Destaca-se a relevância da consideração de fatores psicossociais presentes nas formas mais comuns de evolução da cefaléia do tipo tensional, o que contribui para a elaboração de planos de tratamento mais eficientes e coerentes com uma proposta realmente sistêmica e idiográfica.

    Resumo em Espanhol:

    La cefalea del tipo tensional constituye un tipo frecuente de dolor de cabeza, que tiene la tendencia a ocasionar una serie de comportamientos de evitación, con daños físicos, sociales y psicológicos a los individuos afectados. El presente trabajo describe algunas contribuciones del modelo biopsicosocial de salud para la comprensión de la cefalea del tipo tensional, describe los tratamientos más frecuentemente ofrecidos y discute las ventajas de modalidades terapéuticas que utilizan la formulación comportamental. Se destaca la relevancia de la consideración de factores psicosociales presentes en las formas más comunes de evolución de la cefalea del tipo tensional, lo que contribuye para la elaboración de planes de tratamiento más eficientes y coherentes con una propuesta realmente sistémica e idiográfica.

    Resumo em Inglês:

    Tension-type headache are a frequent source of complaints in health assistance units. It tends to cause avoidance behaviors with adverse consequences in physical, psychological and social aspects. Contributions from the Bio-Psychosocial perspective are described for a better understanding of the tension-type headache problem. Study also analyzes the most frequent treatments used in clinical settings and discusses some advantages of behavioral cases formulations. Results reveal the importance of behavioral and social factors present in the complex etiology of tension-type headache. Such knowledge is useful to support the formulation of more efficient treatments that are linked to a real systemic and idiographic perspective.
  • Cenários da agressão no trânsito: a percepção que as pessoas têm de um motorista agressivo Artigos

    Gouveia, Valdiney V.; Diniz, Pollyane K. C.; Medeiros, Emerson Diógenes de; Cavalcanti, Jane Palmeira Nóbrega; Gouveia, Rildésia S. V.

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou conhecer a percepção que as pessoas têm de um motorista agressivo e as causas atribuídas ao seu comportamento. Participaram 389 estudantes universitários, a maioria mulheres (53,8%). Estes leram os cenários de agressão no trânsito, indicando sua opinião acerca do motorista agressor (civilidade e rusticidade) e de suas motivações (interna e externa) para agir com agressividade. Posteriormente, responderam o Questionário de Agressão de Buss-Perry e a perguntas demográficas. Os resultados indicaram o motorista agressor percebido como pessoa de mais rusticidade do que delicadeza e urbanidade; contudo, na percepção dos participantes, o comportamento deste foi considerado conforme o tipo de motivação. Os respondentes com maior pontuação em agressão verbal e agressão física tenderam a minimizar a conotação negativa do comportamento do motorista agressor. Finalmente, seu comportamento foi julgado como mais internamente determinado quando se tratava de alguém do sexo masculino e jovem. Estes resultados são consistentes com os da literatura.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio buscó conocer la percepción que las personas tienen de un conductor agresivo y las causas atribuidas a su conducta. Participaron 389 estudiantes universitarios, en su mayoría mujeres (53.8%). Ésos leyeron escenarios de agresión en el tránsito, indicando su opinión con respecto al conductor agresor (civilidad y rusticidad) y sus motivaciones (interna y externa) para accionar con agresividad. Posteriormente, contestaron al Cuestionario de Agresión de Buss-Perry y a preguntas demográficas. Los resultados indicaron que el conductor agresor fue percibido como una persona de más rusticidad, que delicadeza y civilidad; sin embargo, en la percepción de los participantes, el comportamiento de éste fue considerado conforme con el tipo de motivación. Los respondientes con mayor puntaje en agresión verbal y agresión física tuvieron la tendencia a minimizar la connotación negativa de la acción del conductor agresor. Finalmente, su conducta fue juzgada como más internamente determinada cuando se trataba de un varón y joven. Éstos resultados son consistentes con la literatura.

    Resumo em Inglês:

    People's perception of an aggressive driver and the causes attributed to his/her behavior are provided. Participants, 389 undergraduate students, most of them women (53.8%), interpreted aggression scenes in road traffic and revealed their opinion on the aggressive driver (civility and rudeness) and on the driver's motivations (internal and external motivation) to behave with such aggressiveness. Participants filled the Buss-Perry Aggression Questionnaire and demographic questions. Results indicated that the aggressive driver was perceived as demonstrating more rudeness than civility. In the participants' perception, however, the driver's aggressive behavior did not differ from the type of motivation. Participants with high scores in verbal aggression and physical aggression tended to minimize the negative connotation of the driver's aggressive behavior. Finally, the drive's aggressive behavior was judged as more internally determined when male and young. Findings are consistent with the literature.
  • A importância do treino de comunicação na terapia comportamental de casal Artigos

    Silva, Lucilene Prado e; Vandenberghe, Luc

    Resumo em Português:

    A modificação da interação entre os parceiros e o treino de resolução de problemas foram aspectos importantes desde o início do movimento da terapia comportamental de casal. Entretanto, o treino de comunicação sempre se destacou por possibilitar que os parceiros mudem o processo central de negociação do relacionamento, de enfrentamento de problemas e de convivência em geral. Destarte, esse aspecto é potencialmente forte e capaz de influenciar outros fatores relevantes na terapia de casal. Analisando detalhadamente como oficinas de comunicação foram conduzidas desde o início histórico da terapia comportamental de casal, percebe-se quanto esse procedimento continua atual dentro da filosofia contextualista da nova onda da terapia comportamental integrativa de casal. O presente artigo destaca assim o treino de comunicação como ingrediente essencial da abordagem comportamental de casal.

    Resumo em Espanhol:

    La modificación de la interacción entre los compañeros y el entrenamiento de resolución de problemas fueron aspectos importantes desde el inicio del movimiento da terapia comportamental de casal. Sin embargo, el entrenamiento de comunicación siempre se destacó por hacer posible que los compañeros puedan cambiar el proceso central de negociación de la relación, de enfrentamiento de problemas y de convivencia en general, siendo, por lo tanto, un aspecto potencialmente fuerte, influenciando otros aspectos relevantes en la terapia de casal. Analizando detalladamente cómo talleres de comunicación fueron conducidos desde el inicio histórico de la terapia comportamental de pareja, se percibe el cuánto ese procedimiento sigue actual dentro de la filosofía contextualista de la nueva ola de la terapia comportamental integrativa de pareja. El presente artículo destaca de este modo el entrenamiento de comunicación como ingrediente esencial del abordaje comportamental de pareja.

    Resumo em Inglês:

    Changes in behavioral exchanges between partners and problem-solving training have been important aspects since the beginning of the movement in behavioral marital therapy. Communication training stands out because it provides the opportunity for partners to change the central process of relationship negotiations and their mode in coping with problems and their relationships in general. Communication training has a potentially powerful influence on other relevant factors that comprise marital therapy. Analyzing how communication work-shops were conducted since the historical beginning of behavioral marital therapy, it may be observed how much this procedure remains updated and compatible with the contextual philosophy of the contemporary wave of integrative behavioral marital therapy. Current essay argues that communication training must be considered an essential ingredient in behavioral marital therapy.
  • Mini-mac - escala de ajustamento mental para o câncer: estrutura fatorial Artigos

    Gandini, Rita de Cássia; Martins, Maria do Carmo Fernandes; Pedrosa, Ecione Cristina Martins

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo da estrutura fatorial da escala Mini-MAC, que mede o ajustamento mental dos pacientes ao câncer. Após análise semântica, a escala foi aplicada em 283 pacientes de um hospital universitário com diferentes tipos e estádios da doença que possuíam idade média de 54 anos. Confirmada a fatorabilidade da amostra (KMO = 0,88), os dados foram submetidos à análise dos componentes principais, rotação oblíqua, dada a interdependência entre os fatores. Foram mantidos sete fatores com valores próprios maiores que 1,0. Apenas dois fatores possuíam índices de fidedignidade satisfatórios ("Preocupação Ansiógena" com "Alpha de Cronbach" de 0,87 e "Desamparo/Desesperança" com "Alpha" de 0,74), reunindo 13 itens com cargas fatoriais maiores ou iguais a 0,40 e explicavam 30% da variância total. Os resultados revelaram a boa qualidade psicométrica do instrumento. As diferenças entre a estrutura fatorial do instrumento original e a deste estudo podem ser atribuídas às diferenças culturais e educacionais entre as amostras.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de estudio de la estructura factorial de la escala Mini-MAC, que mide el ajuste mental de los pacientes al cáncer. Tras el análisis semántico, la escala fue aplicada en 283 pacientes de un hospital universitario con distintos tipos y estadios de la enfermedad - pacientes esos, que poseían edad media de 54 años. Confirmada la factorabilidad de la muestra (KMO = 0,88), los datos fueron sometidos al análisis de los componentes principales, rotación oblicua, dada a la interdependencia entre los factores. Fueron mantenidos siete factores con valores propios mayores que 1,0. Sólo dos factores poseían índices de fidedignidad satisfactorios ("Preocupación Ansiogénica" con "Alpha de Cronbach" de 0,87 y "Desamparo/Desesperanza" con "Alpha" de 0,74), reuniendo 13 ítemes con cargas factoriales mayores o iguales a 0,40 y explicaban 30% de la varianza total. Los resultados revelaron la buena calidad psicométrica del instrumento. Las diferencias entre las estructuras factoriales del instrumento original y de este estudio pueden ser atribuidas a las diferencias cultural y educacional entre las muestras.

    Resumo em Inglês:

    The factorial validation of the Mini MAC - The Mental Adjustment to Cancer Scale, that measures mental adjustment to cancer, is investigated. After semantic validation, the scale was applied to a sample of 283 patients, average age 54 years old, suffering from cancer of different types and in various stages of the disease, and attended to at a university hospital. The factorability of the sample was appropriate (The Kaiser-Meyer-Olkin was 0.88); data were submitted to principal components analysis, oblique rotation, due to interdependence of factors. Seven factors attained eigenvalue greater than 1.0. Two factors showed good reliability ("Anxious Preoccupation" with Cronbach's Alpha = 0.87 and "Helpless/Hopeless" with Cronbach's Alpha = 0.74), with 13 items with loadings 0.40 or more, which explained 30% of total variance. Results suggested good psychometric quality. Difference between the factor structure of the original scale and that in current study explains the cultural and educational differences among samples.
  • Escalas de interesses vocacionais (EIV): construção, validade fatorial e consistência interna Artigos

    Teixeira, Marco Antônio Pereira; Castro, Graciele Dotto; Cavalheiro, Carine Viegas

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi construir um instrumento para avaliar seis dimensões de interesses vocacionais: realista (R), ivestigativa, atística (A), social (S), empreendedora (E) e cnvencional (C). Os itens gerados foram aplicados a estudantes de ensino médio e universitários, totalizando 857 protocolos válidos. Análises de componentes principais foram conduzidas para selecionar os melhores itens. Obteve-se uma solução de seis componentes, compatível com as expectativas teóricas, com 48 itens (8 por dimensão). A consistência interna (alpha de Cronbach) obtida para cada uma das escalas foi: R (0,83), I (0,79), A (0,78), S (0,85), E (0,74) e C (0,80). Análises das subamostras de estudantes universitários e de ensino médio feitas separadamente produziram resultados similares. Comparações específicas entre pares contrastantes de cursos universitários revelaram a capacidade das escalas para discriminar grupos-critério; portanto, há evidências de que o instrumento proposto é válido e fidedigno, podendo ser utilizado em futuras pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue el construir un instrumento para avaluar seis dimensiones de intereses vocacionales: Realista (R), Investigativo (I), Artístico (A), Social (S), Emprendedor (E) y Convencional (C). Los ítemes generados fueron aplicados a estudiantes de secundaria y universitarios, totalizando 857 protocolos válidos. Análisis de componentes principales fueron conducidos para seleccionar los mejores ítemes. Se obtuvo una solución de seis componentes compatible con las expectativas teóricas con 48 ítemes (8 por dimensión). La consistencia interna (alpha de Cronbach) obtenida para cada una de las escalas fue: R (0,83), I (0,79), A (0,78), S (0,85), E (0,74) y C (0,80). Análisis de las submuestras de estudiantes universitarios y de secundaria, por separado, produjeron resultados similares. Comparaciones específicas entre pares contrastantes de cursos universitarios revelaron la capacidad de las escalas para discriminar grupos-criterio. Por lo tanto, hay evidencias de que el instrumento propuesto es válido y fidedigno, pudiendo ser utilizado en futuras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    An instrument to assess six dimensions of vocational interests, namely, Realistic (R), Investigative (I), Artistic (A), Social (S), Enterprising (E) and Conventional (C) is established. Items generated to evaluate the proposed dimensions were applied to university and high school students, comprising 857 valid protocols. Principal components analysis was conducted to select the best items. A six component solution compatible with theoretical expectations was obtained for 48 items (6 for each dimension). Reliability estimates (Cronbach's alpha) for the scales were: R (0.83), I (0.79), A (0.78), S (0.85), E (0.74), and C (0.80). Separate analyses with university and high school students showed similar results. Mean comparison between contrasting pairs of university courses for each dimension showed that scales may discriminate criterion groups. Results indicate that the instrument is valid and reliable, and may be used in future research.
  • Análise da escrita de uma criança com Hipomelanose de ITO Relato De Experiência

    Massi, Giselle; Costa, Vera Lúcia Anunciação; Santana, Ana Paula; Berberian, Ana Paula; Guarinello, Ana Cristina; Tonochi, Rita de Cássia; Ghislandi, Liziane

    Resumo em Português:

    A hipomelanose de Ito caracteriza-se por manchas hipossegmentadas decorrentes de uma rara alteração na mielinização que pode ocasionar seqüelas neurológicas como déficit cognitivo, macrocelafia e epilepsia. O objetivo deste trabalho é analisar as características da linguagem escrita de um sujeito portador dessa alteração. Para tanto, nosso estudo se pauta em uma abordagem que toma a linguagem como atividade constitutiva. O resultado de nossas análises demonstrou que a aquisição da escrita do sujeito dessa pesquisa coincide com o processo previsível de desenvolvimento da linguagem, apesar dos déficits neurológicos que ele apresenta.

    Resumo em Espanhol:

    La hipomelanosis de Ito se caracteriza por manchas hipo-segmentadas, decurrentes de una rara alteración que puede ocasionar secuelas neurológicas como el déficit cognitivo, macrocefalia y epilepsia. El objetivo de ese trabajo es analizar las características del lenguaje escrito de un sujeto portador de esa alteración. Para eso, nuestro estudio se orienta en un abordaje que toma el lenguaje como actividad constitutiva. El resultado de nuestros análisis ha demostrado que la adquisición de la escritura del sujeto de esa investigación coincide con el proceso previsible de desarrollo del lenguaje, a pesar de los déficits neurológicos que él presenta.

    Resumo em Inglês:

    Ito's hypomelanosis is characterized by hyposegmental spots caused by a rare alteration in the melanization that may cause neurological sequences such as cognitive deficiency, macrocephaly and epilepsy. Current analysis bases itself on the approach that considers language as a constitutive activity. Results show that the acquisition of the written language of the subject in current research coincides with the predictable development of the language process in spite of its neurological deficiencies.
  • Errata 1

  • Errata 2

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br