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Psicologia em Estudo, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

  • Ganhos e perdas: atitudes dos executivos brasileiros e neozelandeses frente à aposentadoria Artigos

    França, Lucia Helena de Freitas Pinho; Vaughan, Graham

    Resumo em Português:

    As últimas projeções demográficas e econômicas apontam para um número cada vez maior de aposentados no mundo inteiro. A aposentadoria revelou-se como um dos maiores desafios da atualidade. Entretanto, são raros os estudos sobre as atitudes dos trabalhadores diante desta transição. Este artigo tem por objetivo analisar as atitudes de 517 executivos de grandes organizações no Brasil e na Nova Zelândia, avaliadas pela importância dada aos ganhos e às perdas esperadas na aposentadoria. Foram construídas as escalas de importância de ganhos (EPGR) e de importância de perdas (EPLR), que representaram, respectivamente, as atitudes positivas e negativas diante da aposentadoria. Em geral, os executivos dos dois países estavam otimistas acerca da aposentadoria e foram unânimes em avaliar o tempo para os relacionamentos (cônjuge, filhos, amigos e pais) como o ganho mais importante, bem como os salários e benefícios do cargo, como a perda mais importante nesta transição.

    Resumo em Espanhol:

    Las más recientes proyecciones demográficas y económicas indican un número cada vez más grande de jubilados en todo el mundo. La jubilación ha sido uno de los mayores desafíos de la actualidad. Sin embargo, han sido raros los estudios sobre las actitudes de los trabajadores frente a esta transición. Este estudio tiene por objetivo analizar las actitudes de 517 ejecutivos de grandes organizaciones de Brasil y de Nueva Zelandia, evaluadas por la importancia de ganancias y perdidas esperadas hacia la jubilación. Fueron utilizadas escalas de importancia de ganancias (EPGR) y de importancia de perdidas (EPLR) que representaron, respectivamente, las actitudes positivas y negativas frente a la jubilación. En general, los ejecutivos de los dos países se mostraron optimistas respecto a la jubilación y unánimes en su evaluación de más tiempo para relaciones (con esposos(as)/compañeros(as), hijos(as), amigos(as) y familiares) como el logro mas importante, así como los beneficios y compensación de sub escala como la perdida más importante en esta transición.

    Resumo em Inglês:

    The last demographic and economical projections have pointed towards an increasing number of retirees all over the world. However, few studies have been conducted to analyze how workers perceive the process of retirement. This research examined 517 top executives from large organizations in Brazil and New Zealand. The result of importance scales of expected gains (EPGR) and losses (EPLR) are provided. In fact, they acknowledged respectively the positive and negative attitudes towards retirement. In general, executives were optimistic towards retirement and unanimous on evaluating more time for relationships (partner, children, friends and parents) as the most important gain. At the same time, they evaluate the loss of income and benefits subscale as the most important loss in retirement.
  • O processo de luto no idoso pela morte de cônjuge e filho Artigos

    Oliveira, João Batista Alves de; Lopes, Ruth Gelehrter da Costa

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por finalidade discutir a importância de se entender e acompanhar o processo de luto na velhice, principalmente no caso de morte do cônjuge ou filho, que pode provocar um grande impacto no idoso, com repercussões físicas e emocionais, que acrescem a vários outros sofrimentos desta faixa etária, renegada pela sociedade atual.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene por meta deliberar sobre la importancia de entender y acompañar el proceso de duelo en la vejez, sobretodo por la muerte de la pareja e hijo que pude provocar un gran impacto en el anciano con manifestaciones físicas y emocionales que se juntan a diversos otros sufrimientos en esta fase rechazada por la sociedad actual.

    Resumo em Inglês:

    The importance of understanding and following up the mourning process in the elderly, mainly when it refers to the spouses and children’s death, is discussed. The event is a great impact on the elderly and affects them physically and emotionally. This is linked to other sufferings typical of their advanced age whose comprehension is frequently denied by current society.
  • O impacto da doença de Alzheimer no cuidador Artigos

    Cruz, Marília da Nova; Hamdan, Amer Cavalheiro

    Resumo em Português:

    O crescimento da população idosa é um fenômeno mundial. Em 2025 o Brasil será o 6º país do mundo quanto ao contingente de idosos. Concomitantemente com o aumento da população idosa ocorre o aumento das doenças crônico-degenerativas, como a Doença de Alzheimer (DA). A DA é caracterizada por um declínio progressivo nas áreas de cognição, função e comportamento. À medida que a doença progride surge a demanda por cuidados especiais, função importante desempenhada pelos cuidadores. Pesquisas têm evidenciado que o declínio do paciente e suas demandas específicas são fatores importantes de estresse para o cuidador. Estes apresentam altos índices de sintomas psiquiátricos - especialmente a depressão -, prejuízos no sistema imunológico, assim como altos índices de conflitos familiares. Outros estudos sugerem que altos índices de sobrecarga e impacto no cuidador estão associados à institucionalização do paciente. O presente estudo de revisão tem por objetivo levantar os principais aspectos determinantes do impacto no cuidador de pacientes com DA.

    Resumo em Espanhol:

    El crecimiento de la población anciana es un fenómeno mundial. En 2025 Brasil será el 6º país del mundo cuanto al contingente de ancianos. Concomitantemente con el aumento de la población anciana ocurre el aumento de las enfermedades crónico-degenerativas, como la Enfermedad de Alzheimer (DA). La EA es caracterizada por un declino progresivo en las áreas de cognición, función y comportamiento. A la medida que la enfermedad avanza surge la demanda por cuidados especiales, función importante desempeñada por los cuidadores. Pesquisas han evidenciado que el declino del paciente y sus demandas específicas son factores importantes de estrese para el cuidador. Estos presentan altos índices de síntomas psiquiátricos - especialmente la depresión -, perjuicio en el sistema inmunológico, así como altos índices de conflictos familiares. Otros estudios sugieren que altos índices de sobrecarga e impacto en el cuidador están asociados a la institucionalización del paciente. El presente estudio de revisión tiene por objetivo levantar los principales aspectos determinantes del impacto en el cuidador de pacientes con EA.

    Resumo em Inglês:

    Increase in the elderly population is a worldwide phenomenon. In 2025 Brazil will be the sixth country in the world in the number of elderly people. Consequently, there will also be an increase in chronic-degenerative diseases, such as Alzheimer Disease (AD.). AD is described as a progressive decline in cognition areas, function and behavior. During its progressive development, the AD person requires special care which is administered by health care nurses. Researches evidenced that the patient’s deterioration stage and his/her requirements are important stress factors to the care nurses. These manifest high indexes of psychiatric symptoms, mainly depression, damage at the immunological system and also high familiar disagreement indexes. Other studies suggest that these high indexes and burden on the care nurses are associated with the patient’s institutionalization. Current revision study shows the main determinant aspects on the impact on care nurses with AD patients.
  • Câncer de mama e sofrimento psicológico: aspectos relacionados ao feminino Artigos

    Silva, Lucia Cecilia da

    Resumo em Português:

    No Brasil e no mundo a incidência do câncer de mama vem aumentando e aparecendo cada vez mais cedo na vida da mulher. O tratamento envolve mastectomia, quimioterapia e radioterapia, que, pelos seus efeitos físicos, podem comprometer em variados graus a auto-estima, a imagem corporal e a identidade feminina daquelas que recebem o diagnóstico da doença. Além disso, em nossa sociedade o câncer adquiriu significados relacionados a culpa, punição, deterioração, dor e morte, agravando o sofrimento psicológico das doentes. Neste sentido, este artigo tem o objetivo de levantar alguns pontos de reflexão no que se relaciona aos significados culturais da doença e do significado do seio enquanto ícone da identidade feminina. Partimos do princípio de que enriquecer a compreensão dos aspectos que influenciam o sofrimento da mulher com câncer de mama contribui para que os profissionais de saúde, principalmente os de saúde mental, possam assisti-la de maneira mais eficiente e abrangente.

    Resumo em Espanhol:

    En Brasil y en el mundo la incidencia del cáncer de mama está en acenso. Es una enfermedad que está manifestándose cada vez más temprano en la vida de la mujer. El tratamiento envuelve mastectomía, quimioterapia y radioterapia que, por sus efectos físicos, pueden comprometer en variados grados la autoestima, la imagen corporal y la identidad femenina de aquellas mujeres que reciben el diagnóstico de la enfermedad. Además de eso, en nuestra sociedad el cáncer ha adquirido significados relacionados con la culpa, punición, deterioración, dolor y muerte, agravando el sufrimiento psicológico de las enfermas. En este sentido, este artículo tiene como objetivo levantar algunos puntos de reflexión en lo que se relaciona con los significados culturales de la enfermedad y del significado del seno como icono de la identidad femenina. Partimos del supuesto de que enriquecer la comprensión de los aspectos que pueden influenciar el sufrimiento de la mujer con cáncer de mama, contribuye para que los profesionales de la salud, sobretodo los de salud mental, puedan prestarle asistencia de un modo más eficiente y abarcador.

    Resumo em Inglês:

    The incidence of breast cancer in Brazil and all over the world has been rising and affected women at an earlier age. Treatment involves mastectomy, chemotherapy and radiotherapy whose side effects might compromise self-esteem, body image and feminine identity of the sick to various degrees. Moreover, in current society, cancer has acquired meanings associated with guilt, punishment, deterioration, pain and death, aggravating the patients’ psychological suffering. Therefore, current essay reflects on the cultural meanings of the disease and on the breast as an icon of feminine identity. The basic assumption is that knowledge on the aspects influencing the suffering of breast-cancer-sick women is a great help for health professionals, particularly those who care for mental health, to assist their patients in a more effective and comprehensive way.
  • Bem-estar psicológico, enfrentamento e lipodistrofia em pessoas vivendo com HIV/AIDS Artigos

    Seidl, Eliane Maria Fleury; Machado, Ana Cláudia Almeida

    Resumo em Português:

    Os objetivos do estudo foram investigar os efeitos da lipodistrofia sobre o bem-estar psicológico e a adesão ao tratamento anti-retroviral, e identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por pessoas soropositivas afetadas pela síndrome. Participaram 21 pessoas, com idades entre 29 e 52 anos, das quais quatorze eram homens. As entrevistas foram analisadas com base na análise de conteúdo categorial. Os resultados apontaram que a descoberta e a vivência da lipodistrofia podem afetar o bem-estar psicológico, ocasionando redução da auto-estima, percepção negativa da imagem corporal e evitação de contatos sociais. Não se observou impacto negativo sobre a conduta de adesão. As estratégias de enfrentamento relatadas com maior freqüência foram: prática de atividade física, uso de roupas que escondam as mudanças corporais, realização de procedimentos estéticos e adoção de novos hábitos alimentares. Conclui-se que a ocorrência da lipodistrofia pode acarretar dificuldades psicológicas, merecendo atenção das equipes de saúde que atuam em HIV/aids.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos del estudio fueron explorar los efectos de la lipodistrofia en el bienestar psicológico, la adhesión al tratamiento antirretroviral, bien como identificar las estrategias de afrontamiento utilizadas por personas soropositivas con lipodistrofia. Participaran de la investigación 21 personas, con edades entre 29 y 52 años, catorce hombres. El análisis de las entrevistas siguió la técnica de análisis de contenido categorial. Los resultados indican que la descubierta y vivencia de la lipodistrofia pueden afectan el bienestar psicológico, lo que ocasiona reducción en la autoestima, percepción negativa de la imagen corporal y evitación de personas de la red social. No se ha observado impacto negativo en las conductas de adhesión al tratamiento. Las más frecuentes estrategias de afrontamiento relatadas fueron: práctica de actividad física, uso de ropas que disfrazan los cambios corporales, realización de procedimientos estéticos y adopción de nuevos hábitos alimentares. Se ha concluido que la lipodistrofia puede causar dificultades psicológicas, lo que justifica una atención especial de los equipos de salud que actúan en VIH/Sida.

    Resumo em Inglês:

    The study investigates the effects of the HIV lipodystrophy syndrome on the psychological well-being and on the adherence to anti-retroviral treatment. It also identifies the coping strategies used. Twenty-one people, age bracket 29 - 52 years old, including fourteen males, took part in the research. Data procedures included structured and semi-structured interview. Results showed that disclosure of lipodystrophy may affect the psychological well-being, leading towards a decrease in self-esteem, negative perception of body image and avoidance of social relationships. The most related coping strategies consisted of practice of physical activities, usage of clothing which can hide body changes, realization of esthetic procedures and the adoption of new feeding habits. Results show that lipodystrophy experience may cause relevant emotional and psychological difficulties to affected people. This fact suggests that it should be given more attention to health professionals who deal with HIV/AIDS.
  • Qualidade de vida e bem-estar espiritual em universitários de Psicologia Artigos

    Costa, Cristine Cardozo da; Bastiani, Marcelo de; Geyer, Júlia Gaertner; Calvetti, Prisla Ücker; Muller, Marisa Campio; Moraes, Maria Lúcia Andreoli de

    Resumo em Português:

    Essa pesquisa teve o objetivo de avaliar a qualidade de vida e bem-estar espiritual em universitários de Psicologia e investigar se existe correlação entre esses aspectos. O estudo teve delineamento transversal. A amostra foi aleatória de 136 universitários de Psicologia da PUCRS. Os instrumentos utilizados foram: questionário de qualidade de vida WHOQOL-bref e escala de Bem-Estar Espiritual (SWBS). Foi realizada análise estatística descritiva inferencial. Verificou-se que existe correlação positiva entre os domínios físico, psicológico, social e ambiental com o bem-estar existencial nesses universitários. Destacou-se que o domínio psicológico e bem-estar existencial obtiveram a correlação mais alta (r= 0,63 p=0,00). Salienta-se a importância da inserção do tema da espiritualidade como discussão no campo científico.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tuvo como objetivo evaluar la calidad de vida y bienestar espiritual en universitarios de Psicología, y analizar si existe correlación entre dichos aspectos. El delineamiento del estudio ha sido transversal y la muestra aleatoria, de 136 universitarios de Psicología de la PUCRS. Los instrumentos utilizados fueron: cuestionario de calidad de vida WHOQOL-bref y escala de Bienestar Espiritual (SWBS). Se realizó un análisis estadístico descriptivo inferencial verificándose que existe correlación positiva entre los dominios físico, psicológico, social y ambiental con el bienestar existencial en esos universitarios. El dominio psicológico y bienestar existencial obtuvieron la correlación más alta (r= 0,63 p=0,00). Cabe destacar la importancia de la inserción del tema de la espiritualidad como discusión en el campo científico.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed at evaluating quality of life and spiritual well-being in Psychology students, and to investigate correlation among these aspects. The study had a transversal design. The students, allocated, responded instruments of Quality of Life WHOQOL-bref and Scale of spiritual well-being (SWBS) (n=136). Statistic descriptive and inferencial analysis showed positive correlation between physical, psychologic, social, ambiental areas and existencial well-being. The psychological area and existencial well-being obtained highest correlation (r=0,63 p=0,00). It is emphasized the importance of insertion of spirituality themes as discussion in scientific field.
  • Relacionamentos pessoais e sociais: amizade em adultos Artigos

    Souza, Luciana Karine de; Hutz, Claudio Simon

    Resumo em Português:

    A amizade é um relacionamento importante para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo; no entanto a maioria dos estudos trata da amizade na infância e na adolescência, havendo pouca ênfase na investigação de adultos. O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre relacionamentos de amizade na adultez, procurando descrever criticamente a produção científica na área. Estudos brasileiros indicam que relacionamentos de amizade no nosso país podem ser comparados aos de outras culturas e discutidos com base nos modelos teóricos existentes. Não obstante, há algumas diferenças que requerem mais estudo, inclusive para verificar se os modelos internacionais correntes são satisfatórios para explicar adequadamente relações de amizade entre adultos na cultura brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    La amistad es un relacionamiento importante para el desarrollo social, emocional y cognitivo, pero la mayor parte de los estudios trata de la amistad en la niñez y en la adolescencia, habiendo poca énfasis en la investigación con adultos. El estudio en cuestión presenta una revisión de la literatura sobre relacionamentos de amistad en la edad adulta, buscando describir críticamente la producción científica en el área. Estudios brasileños indican que relacionamientos de amistad en ese país pueden ser comparados a los de otras culturas y discutidos en base a los modelos teóricos existentes. Sin embargo, hay algunas diferencias que requieren más estudio incluso para averiguar si los modelos internacionales actuales son satisfactorios para explicar adecuadamente relaciones de amistad entre adultos en la cultura brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Friendship is an important relationship for social, emotional and cognitive development. However, most empirical studies investigate friendship in childhood and adolescence, with little emphasis in adulthood. Current analysis presents a critical review of the literature on friendship among adults, describing the major empirical studies undertaken up to the present. Brazilian studies suggest that friendship among Brazilians might be similar to friendship in other cultures and that international theoretical models may be useful to describe it. Nevertheless, there may be some differences that require further investigation to assess if current models may explain satisfactorily friendship in Brazilian culture.
  • Implicações políticas da semântica familialista nos discursos de amizade contemporâneos Artigos

    Gomes, Lívia Godinho Nery; Silva Júnior, Nelson da

    Resumo em Português:

    Historicamente, a semântica da amizade tem sido articulada aos ideais de igualdade e fraternidade, caracterizando-se por uma semântica familialista que associa o amigo à figura do irmão; no entanto alguns autores apontam que a semântica familialista pautada na prerrogativa de intimidade e familiaridade privilegia processos de homogeneização e supressão da alteridade, podendo configurar práticas intolerantes, de desumanização e descriminação do outro. Este artigo pretende descrever e discutir alguns resultados de uma pesquisa que buscou investigar a semântica da amizade nos discursos contemporâneos. A semântica familialista da amizade mostrou-se articulada à fragilidade dos laços e à depreciação das habilidades sociais que o encontro com a alteridade requer.

    Resumo em Espanhol:

    La semántica de la amistad es articulada, históricamente, a los ideales de igualdad-fraternidad, caracterizándose por una semántica familialista que asocia el amigo a la figura del hermano. Sin embargo, algunos autores apuntan que la semántica familialista basada en la prerrogativa de intimidad y familiaridad privilegia procesos de homogeneización y supresión de la alteridad, permitiendo configurar prácticas intolerantes, de deshumanización y despenalización del otro. Este artículo pretende describir y discutir algunos resultados de una investigación que buscó investigar la semántica de la amistad en los discursos contemporáneos. La semántica familialista de la amistad se mostró articulada a la fragilidad de los lazos y a la depreciación de las habilidades sociales que el encuentro con la alteridad requiere.

    Resumo em Inglês:

    Friendship semantics has been historically articulated to the concepts of equality and fraternity. It has been characterized by a familial semantics that associates friends to brothers. However, several authors show that familial semantics, based on intimacy and familiarity, privileges homogenization processes and suppression of otherness. In fact, it may foreground intolerable practices of debasement and discrimination of the other. Current essay describes and discusses results of a research on friendship semantics in contemporary discourses. Friendship’s familial semantics seems to be associated with fragility of bonds and with the depreciation of social skills which an encounter of the other requires.
  • O amor pode ser virtual? O relacionamento amoroso pela Internet Artigos

    Dela Coleta, Alessandra dos Santos Menezes; Dela Coleta, Marilia Ferreira; Guimarães, José Luiz

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como finalidade contribuir para o entendimento de uma nova modalidade de relacionamento - o virtual. Dele participaram 50 usuários brasileiros da Internet, que responderam a um questionário contendo 31 questões sobre opiniões e comportamentos relacionados a afetividade e relacionamento virtual. A amostra foi composta, em sua maior parte, por homens, adultos jovens, solteiros, sem filhos, dos níveis socioeconômicos médio e alto. Verificou-se que os sujeitos acreditam na possibilidade de relacionamentos virtuais em uma fase inicial, no entanto relataram necessidade do contato face a face para sua continuidade. Observou-se também alta freqüência de usuários de chats de conversação considerados viciados na Internet. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que não houve mudanças comportamentais e afetivas radicais com essa nova forma de relacionamento, mas os dados sugerem a importância de mais pesquisas para esclarecer as conseqüências do relacionamento virtual e do uso exagerado da Internet como forma de comunicação social.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tenía el objetivo de contribuir para el entendimiento de una nueva forma de relaciones - el virtual. Cincuenta usuarios de Internet brasileños contestaron un cuestionario que contiene 31 preguntas sobre opiniones y comportamientos relacionados con la relación afectiva y virtual. La muestra fue formada por una mayoría de hombres, adultos jóvenes, solos, sin niños, y perteneciendo al nivel socioeconómico medio o alto. Fue verificado que los sujetos creen que podrían haber relaciones virtuales como una fase inicial. Sin embargo, ellos relataron la necesidad de un contato cara a cara, de modo que la relación pudiera durar. También ha sido encontrado una frecuencia alta de sujetos identificados como adictos de Internet. A partir de estos resultados, se puede concluir que no hay cambios comportamentales y afectivos significativos con aquella nueva clase de relación. Por lo tanto, los datos sugieren la importancia de planear más investigaciones para elucidar las consecuencias de relaciones virtuales y el abuso del Internet como una forma de la comunicación social.

    Resumo em Inglês:

    Current analysis contributes towards a new way of relationships, or rather, virtual relationship. Fifty Brazilian Internet users answered a questionnaire containing 31 questions about opinions and behaviors related to affective and virtual relationship. Sample comprised males, or rather, young adults, single, with no children, middle or high socioeconomic level. Subjects believed that there might be virtual relationships at an initial phase. However, they reported the need of face-to-face contact so that the relationship could last. Further, a relatively high number of subjects considered themselves to be Internet-addicted. Results show that there were no significant behavioral and affectionate changes in this new type of relationship. Data suggest the importance of planning more researches to elucidate the consequences of virtual relationships and the abuse of Internet as a way of social communication.
  • Linguagem escrita e relações estéticas: algumas considerações Artigos

    Munhoz, Silmara Carina Dornelas; Zanella, Andréa Vieira

    Resumo em Português:

    O processo de constituição do sujeito ocorre a partir de relações sociais, semioticamente mediadas. Assim, é via produção de sentidos que o ser humano produz cultura e, simultaneamente, constitui-se enquanto singularidade, o que caracteriza esse processo como criador. Ao reconhecer a linguagem como constitutiva do sujeito e entender o processo de criação como característico do ser humano, o presente trabalho apresenta reflexões, à luz da Psicologia Histórico-Cultural, sobre os processos de criação na/com a linguagem escrita. Situações de uma pesquisa anteriormente desenvolvida são apresentadas para ilustrar as dicotomias existentes no processo de produção escrita, mais especificamente no que se refere às relações forma/conteúdo e técnica/sentido. Para a superação dessas dicotomias, necessário se faz estabelecer relações estéticas com a realidade, por cujo intermédio a pessoa pode distanciar-se e aproximar-se da produção escrita, seja esta produto de sua objetivação ou não. É este movimento que possibilita a organização de novos sentidos para a produção própria ou alheia e, por conseguinte, novas escritas.

    Resumo em Espanhol:

    El proceso de constitución del sujeto ocurre a partir de relaciones sociales, semióticamente mediadas. Así, es vía producción de sentidos que el ser humano produce cultura y, simultáneamente, se constituye con singularidad, lo que caracteriza ese proceso como creador. Al reconocer el lenguaje como constitutivo del sujeto y entender el de creación como característico del ser humano, el presente trabajo presenta reflexiones, a la luz de la Psicología Histórico-cultural, sobre los procesos de creación en el/con el lenguaje escrito. Situaciones de una encuesta anteriormente desarrollada son presentadas para ilustrar las dicotomías existentes en el proceso de producción escrita, más específicamente en lo que se refiere a las relaciones forma/contenido y técnica/sentido. Para la superación de esas dicotomías, se hace necesario establecer relaciones estéticas con la realidad, por cuyo intermedio la persona puede distanciarse y aproximarse de la producción escrita, sea ésta producto de su objetivación o no. Es este movimiento que posibilita la organización de nuevos sentidos para la producción propia o ajena y, por consiguiente nuevas escritas.

    Resumo em Inglês:

    The process of the constitution of the subject occurs through semiotically mediated social relationships. Through the production of meanings the human being produces culture and, simultaneously, constitutes its singularity, which characterizes the process as creative. While acknowledging language as constitutive of the subject and the comprehension of the creative process as unique to humans, current analysis presents some considerations, based on historical-cultural psychology, on the creative processes with language writing. Situations from a previous research are shown to illustrate the dichotomies during the process of writing production, more specifically the relations between shape/content and technique/meaning. So that these dichotomies may be overcome, it is necessary to establish aesthetic relations with reality. Through reality the subject may distance him/herself from or approach the writing production whether or not it is his/her production. Such shifting permits the organization of new meanings for one’s own or for others’ production, or rather, for new writings.
  • O estatuto simbólico dos gestos no contexto da surdez Artigos

    Santana, Ana Paula; Guarinello, Ana Cristina; Berberian, Ana Paula; Massi, Giselle

    Resumo em Português:

    A discussão sobre a relação entre gesto e língua, embora não seja recente, ainda pode ser considerada insuficiente. Os gestos, de forma geral, têm sido discutidos de forma separada da língua. Neste trabalho discutirei a relação entre gesto e língua a partir do estudo da surdez e de uma perspectiva discursiva da linguagem. Os estudos evidenciam uma interdependência de gesto e língua em termos simbólicos, interativos e cognitivos.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene por meta deliberar sobre la importancia de entender y acompañar el proceso de duelo en la vejez, sobretodo por la muerte de la pareja e hijo que pude provocar un gran impacto en el anciano con manifestaciones físicas y emocionales que se juntan a variados otros sufrimientos en esta fase rechazada por la sociedad atual.

    Resumo em Inglês:

    Although not a recently born discussion, the relation between gesture and language is still highly insufficient. Gestures and language have been usually discussed from a dissociated approach. Current essay analyzes the gesture-language relationship from the point of view of studies on deafness and from a socio-cognitive perspective. Research evidences interdependence between language and gesture in symbolic, interactive and cognitive terms.
  • Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual Artigos

    Nuernberg, Adriano Henrique

    Resumo em Português:

    Entre as contribuições da psicologia histórico-cultural de Vigotski para a educação destacam-se aquelas que fazem referência às condições analisadas no contexto da defectologia. Esse artigo identifica algumas destas contribuições para a intervenção educacional junto a pessoas com deficiência. Para tanto, são revisados estudos fundamentados em Vigotski que apontam subsídios para a educação de pessoas com deficiência intelectual, surdez, surdocegueira, entre outras condições. Com vista a aprofundar os aportes vigotskianos para educação de pessoas com cegueira, analisa-se o conceito de sistemas psicológicos e seu valor para a reflexão sobre a intervenção educativa no contexto da deficiência visual. Conclui-se este estudo ressaltando-se que os aportes de Vigotski trazem à tona pistas concretas para a implementação de experiências educacionais que favoreçam a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência visual.

    Resumo em Espanhol:

    Entre las contribuciones de la psicología histórico-cultural de Vigotski para la educación se destacan aquellas que hacen referencia a las condiciones analizadas en el contexto de la defectología. Ese artigo identifica algunas de estas contribuciones para la intervención educacional junto a personas con deficiencia. Para tanto, son revisados estudios fundamentados en Vigotski que apuntan subsidios para la educación de personas con deficiencia intelectual, sordez, sordo-ciego, entre otras condiciones. Con vista a profundizar los aportes vigotskianos para educación de personas con ceguera, se analiza el concepto de sistemas psicológicos y su valor para la reflexión sobre la intervención educativa en el contexto de la deficiencia visual. Se concluye este estudio resaltándose que los aportes de Vigotski traen al borde pistas concretas para la implementación de experiencias educacionales que favorezcan la autonomía y la ciudadanía de las personas con deficiencia visual.

    Resumo em Inglês:

    Among Vygotski’s contributions to historical and cultural psychology with regard to education, enhancement is conferred to those that refer to the conditions analyzed within the context of disabilities. Current research identifies some of these contributions for the educational intervention with disability people. Studies on Vygotski which highlight contributions for the education of people featuring intellectual disability, deafness, blindness/deafness and others, are reviewed. Aiming at going deeper into the Vygostski’s theory for blind people’s education, the psychology system and its importance on the educational intervention within the visual disability context are analyzed. Current research enhances the real contribution that Vygotski produced for the implementation of educational experiences that benefit the autonomy and citizenship of visually disabled people.
  • Adolescência e paternidade: sobre os direitos de criar projetos e procriar Artigos

    Orlandi, Renata; Toneli, Maria Juracy Filgueiras

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa voltou-se para a investigação de algumas das repercussões da paternidade no cotidiano de adolescentes pais, visando contribuir para a elaboração de políticas públicas. Entre os oito adolescentes pais entrevistados (com idades entre 16 e 19 anos), dois planejaram a gestação junto com a parceira, cinco não haviam planejado a gravidez, mas consideravam o filho desejado, e somente um deles não considerou a paternidade planejada nem desejada. O comportamento preventivo em relação às DST’s não foi contemplado no discurso destes jovens, e quando citado, a prevenção foi tratada como uma preocupação secundária e rapidamente contornada, tendo como pano de fundo a noção de confiança. A dificuldade em lidar e, especialmente, em negociar com a parceira o uso de métodos contraceptivos denuncia a escassez e/ou ineficácia de políticas públicas voltadas para a emancipação da população jovem no que se refere ao campo dos direitos sexuais e reprodutivos.

    Resumo em Espanhol:

    Esta pesquisa se volcó para la investigación de algunas de las repercusiones de la paternidad en el cotidiano de adolescentes padres, visando contribuir para la elaboración de políticas públicas. Entre los ocho adolescentes padres entrevistados (con edades entre 16 y 19 años), dos planearon la gestación junto con la pareja, cinco no habían planeado el embarazo, pero consideraban el hijo deseado, y solamente uno de ellos no consideró la paternidad planeada ni deseada. El comportamiento preventivo en relación a las DST’s no fue contemplado en el discurso de estos jóvenes, y cuando citado, la prevención fue tratada como una preocupación secundaria y rápidamente contornada, teniendo como pantalla la noción de confianza. La dificultad en hablar y, especialmente, en negociar con la pareja el uso de métodos contraceptivos denuncia la escasez y/o ineficacia de políticas públicas volcadas para la emancipación de la población joven en lo que se refiere al campo de los derechos sexuales y reproductivos.

    Resumo em Inglês:

    Current research investigates approaches certain repercussions of paternity’s in the adolescent father’s daily life, contributing towards the elaboration of public policies. In the context of eight participants interviewed (ages between 16 and 19 years), two had planned pregnancy with the partner, whereas five failed to do so. However, the later considered the son as desired; only one did not consider paternity planned or desired. Preventive behavior with regard to STDs was not mentioned the adolescents’ discourse; in fact, prevention was treated as a secondary concern, quickly shifting the discourse due to a false notion of trust. The difficulty in dealing and, especially, negotiating the use of preventive methods with the partner denounces the scarcity and/or the inefficacy of public policies directed toward the emancipation of the young population within the context of sexual and reproductive rights.
  • Atuação do psicólogo com adolescentes em conflito com a lei: a experiência do Canadá Artigos

    Gallo, Alex Eduardo

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta o relato de experiência da atuação do psicólogo no sistema de justiça canadense, especialmente no caso de adolescentes em conflito com a lei. É apresentada uma comparação entre o Estatuto da Criança e do Adolescente e leis semelhantes do Canadá, intituladas Youth Criminal Justice Act. São apresentados os procedimentos de avaliação biopsicossocial do adolescente, assim como a execução das medidas socioeducativas chamadas medidas alternativas. Embora a execução das medidas alternativas seja parecida entre os dois países, os índices de violência no Canadá são expressivamente menores do que no Brasil, o que evidencia que não são as medidas de caráter judicial que, isoladamente, reduzem a violência, mas uma série de fatores sociopolíticos, educacionais e culturais envolvidos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo expone el relato de una experiencia de actuación del Psicólogo en el sistema judicial canadiense, especialmente en casos de adolescentes en conflicto con la Ley. Es presentada una comparación entre el " Estatuto da Criança e do Adolescente" y las leyes semejantes en Canadá, tituladas Youth Criminal Justice Act. Se presentan los procedimientos de evaluación bio-psicosocial del adolescente, así como la ejecución de las medidas socioeducativas, llamadas de medidas alternativas. La ejecución de las medidas alternativas, aunque sea parecida con la brasilera, los índices de violencia en Canadá son expresivamente menores que los de Brasil, lo que evidencia que no son solamente las medias de carácter judicial que reducen la violencia, sino una serie de factores sociopolíticos, educacionales y culturales envolvimos.

    Resumo em Inglês:

    Current research presents an experience report of a psychologist working within the Canadian justice system with young offenders. A comparison between the Brazilian Child and Adolescent Statute and Canadian similar laws, called Youth Criminal Justice Act is provided. Procedures for the adolescent’s bio-psycho-social evaluation, as execution of alternative measures, are also given. Although the execution of alternative measures are similar to those in Brazil, the violence rate in Canada is expressively lower, which demonstrates that merely justice measures do not reduce violence, but social-political, educational and cultural factors are involved too.
  • Desenvolvimento de bebês prematuros relacionado a variáveis neonatais e maternas Artigos

    Fraga, Daniele Abruzzi de; Linhares, Maria Beatriz Martins; Carvalho, Ana Emília Vita; Martinez, Francisco Eulógio

    Resumo em Português:

    O estudo verificou a relação entre ansiedade materna, características neonatais e indicadores de desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo aos 12 meses de idade cronológica corrigida. Foram avaliadas 14 crianças com as Escalas Bayley-II e suas mães com o Inventário de Ansiedade Traço-Estado. Os itens relativos à resolução de problemas, permanência do objeto, intencionalidade, linguagem e motricidade correlacionaram-se significativamente com variáveis neonatais do bebê e ansiedade materna. A maior gravidade de risco clínico neonatal associou-se com pior desempenho em itens relativos à permanência do objeto, linguagem e motricidade ampla. O nível de ansiedade materna mais elevado associou-se com melhor desempenho dos bebês em tarefas cognitivas e pior em tarefas de motricidade ampla e permanência do objeto. Dessa forma a ansiedade materna mostrou ter efeito diferencial em áreas do desenvolvimento da criança, podendo atuar como fator de risco ao desenvolvimento motor amplo e como mecanismo de proteção ao desenvolvimento cognitivo.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio verificó la relación entre ansiedad materna, características neonatales e indicadores de desarrollo de niños nacidos pré termo a los 12 meses de edad cronológica corregida. Fueron evaluados 14 niños con las Escalas Bayley-II y sus madres con el Inventario de Ansiedad Trazo-Estado. Los ítenes relativos a la resolución de problemas, permanencia del objeto, intencionalidad, lenguaje y motricidad se correlacionaron significativamente con variables neonatales del bebé y ansiedad materna. La mayor gravedad de riesgo clínico neonatal se asoció con peor desempeño en ítenes relativos a la permanencia del objeto, lenguaje y motricidad amplia. El nivel de ansiedad materna más elevado se asoció con mejor desempeño de los bebés en tareas cognitivas y peor en tareas de motricidad amplia y permanencia del objeto. De esa forma la ansiedad materna mostró tener efecto diferencial en áreas del desarrollo del niño, pudiendo actuar como factor de riesgo al desarrollo motor amplio y como mecanismo de protección al desarrollo cognitivo.

    Resumo em Inglês:

    Current study analyzes the relation between mother’s anxiety, pre-term neonatal status and developmental outcome in 12-month-old (corrected age) infants. Fourteen preterm children with very low weight at birth were assessed by Bayley-II Scales and mothers were evaluated by State-Trait Anxiety Inventory. Resolution problems, permanence of objects, intentionality, language and motor factors were significantly correlated with the child’s neonatal variables and with mother’s anxiety. The severest neonatal clinical risk has been linked to the child’s lowest performance with regard to permanence of object, language and broad motor factors. Mother’s highest anxiety level was significantly correlated with better performance on cognitive tasks and worst performance with motor and permanence of objects tasks. Mother’s anxiety showed to have differential effects on the infant’s development in certain areas. It may be a risk factor for gross motor development and a protection mechanism for cognitive development.
  • Aspectos emocionais de crianças diabéticas: experiência de atendimento em grupo Artigos

    Marcelino, Daniela Botti; Carvalho, Maria Dalva de Barros

    Resumo em Português:

    O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crônica que atinge crianças, adolescentes e adultos jovens e que tem aumentado no mundo todo. Seu tratamento exige controle glicêmico intenso para prevenir complicações. Pelo fato de a doença ser crônica e exigir muitos cuidados em nome da vida, o diabético tipo 1 sofre repercussões emocionais importantes. O acompanhamento psicológico possibilita ao paciente obter aceitação psíquica de sua condição de doente e a elaboração do luto pelo corpo perfeito, contribuindo para motivar o paciente nos cuidados em relação à doença. O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos emocionais de crianças diabéticas através de teste e técnicas projetivas. Foram sujeitos desta pesquisa 6 crianças diabéticas atendidas pelo Projeto DOCE (Diabetes Objetivando Controle e Educação). O resultado mostrou que várias projeções estavam relacionadas aos sentimentos de medo, preocupação e dor trazidos pela doença. Conclui-se que o acompanhamento psicológico em grupo contribuiu para a elaboração destes sentimentos.

    Resumo em Espanhol:

    El Diabetes mellitus tipo 1 es una enfermedad crónica que aflige niños, adolescentes y jóvenes adultos y que tiene crecido en todo el mundo. Su tratamiento exige el control de la glicemia intensa para la evitación de complicaciones futuras. Como es una enfermedad crónica y exige muchos cuidados en la manutención de la vida, el sujeto diabético tipo 1 tiene repercusiones emocionales importantes. El acompañamiento psicológico ayuda al paciente el acepte psíquico de su enfermedad y a hacer el luto por un cuerpo perfecto, contribuyendo para motivarlo en los cuidados para mantener la salud y la vida. El objetivo de este estudio fue evaluar los aspectos emocionales de los niños diabéticos a través de un teste y técnicas protectivas. Esta investigación incluyó 6 niños diabéticos que fueron atendidos pelo Proyecto DOCE (Diabetes Objetivando el Control y la Educación). Los resultados mostraron que muchas proyecciones estuvieron relacionadas a los sentimientos de medo, aflicción y el dolor que la enfermedad atrae hacia sí. Se concluye que el acompañamiento psicológico en grupo contribuye para la elaboración de estos sentimientos.

    Resumo em Inglês:

    Type 1 diabetes mellitus is a chronic disease which afflicts children, adolescents and young adults and that has increased worldwide. Its treatment demands intensive glycemic control to avoid future complications. Owing to the fact that it is a chronic disease and needs a great attention, the diabetic type 1 person has important emotional effects. Psychological attendance makes it possible for the patient to gain psychic acceptance of being ill and the psychological elaboration of the struggle for the perfect body. This contributes towards the patient’s motivation concerning precautions related to the disease. Current research evaluates the emotional aspects of diabetic children using tests and projective techniques. Six diabetic children, subjects of research, were assisted by the Diabetes with Control and Educational Purpose project (DOCE). Results showed that several projections were linked to fear, worry and painful feelings brought by the disease. The psychological attendance group helped towards the elaboration of such feelings.
  • O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares Artigos

    Cia, Fabiana; Pamplin, Renata Christian de Oliveira; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi estudar a relação entre o envolvimento dos pais na educação dos filhos e o desempenho acadêmico destes. Participaram deste estudo 110 crianças da 4ªsérie do Ensino Fundamental. As crianças preencheram o questionário " Qualidade da interação familiar na visão dos filhos" e foram avaliadas usando-se o Teste de Desempenho Escolar - TDE. Observou-se que quanto maior a freqüência de comunicações entre ambos os pais e seus filhos e a participação de ambos os pais nas atividades escolares, culturais e de lazer dos filhos, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento parental no desempenho acadêmico dos filhos e, em caso de déficits nessa área, a necessidade de programas, visando melhorar a qualidade das interações entre pais e filhos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo fue estudiar la relación entre el envolvimiento de los padres en la educación de los hijos y el desempeño académico de estos. Participaron de este estudio 110 niños de la 4ªserie de la Enseñanza Fundamental. Los niños rellenaron el cuestionario " Cualidad de la interacción familiar en la visión de los hijos" y fueron evaluados usándose el Teste de Desempeño Escolar - TDE. Se observó que cuanto mayor la frecuencia de comunicaciones entre ambos los padres y sus hijos y la participación de ambos los padres en las actividades escolares, culturales y de lazer de los hijos, mejor el desempeño académico de los niños. Tales resultados sugieren la importancia del envolvimiento parental en el desempeño académico de los hijos y, en caso de déficits en esa área, la necesidad de programas, visando mejorar la cualidad de las interacciones entre padres e hijos.

    Resumo em Inglês:

    The relationship between parental involvement in children’s education and children’s academic performance is provided. A total of 110 (fourth grade children) participated in this study. The children completed the questionnaire " Quality of family interaction according to the children" and were evaluated by the using the School Performance Test (TDE). Results showed that the higher the frequency of mother-and father-child communication and the greater the parents’ involvement in the children’s school, cultural and leisure activities, the higher the children’s academic performance. Results suggest the importance of parental involvement on the children’s academic performance. In case of deficits is this area, the urgent need of programs aiming at improving the quality of the interactions between parents and their children, is enhanced.
  • Meninos de rua: desafiliados em busca de saúde mental Artigos

    Botelho, Adriana Pedreira; Silva, Samantha Lemos Ferreira da; Kassab, Marina Janzen; Leite, Ligia Costa

    Resumo em Português:

    Este artigo parte da hipótese de que " os meninos de rua vão para as ruas em busca de saúde mental" , formulada a partir dos textos de Leite, Winnicott, Castel e Foucault. Leite aposta na saúde mental desses jovens; Winnicott trabalha com a teoria da tendência anti-social; Castel com a desafiliação social; e finalmente Foucault, com a idéia de que a doença mental é uma expressão positiva da sociedade. Esta hipótese é verificada no Programa de Assistência e Pesquisa, coordenado por Leite e desenvolvido no Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ), o qual investiga a subjetividade desses jovens através de suas narrativas, visando subsidiar políticas públicas de assistência social e saúde mental no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo parte de la hipótesis de que " los niños de la calle van a las calles en busca de salud mental" , formulada a partir de los textos de Leite, Winnicott, Castel y Foucault. Leite que cree en la salud mental de estos jóvenes; Winnicott con la teoría de la tendencia antisocial; Castel con la " desafiliación" social; y finalmente Foucault con la idea de que la enfermedad mental es una expresión positiva de la sociedad. Esta hipótesis es verificada en el Programa de Asistencia e Investigación, coordenado por Leite y desarrollado en el Instituto de Psiquiatría (IPUB/UFRJ), que investiga la subjetividad de estos jóvenes a través de sus narrativas, con el objetivo de subsidiar políticas públicas de Asistencia Social y Salud Mental en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The hypothesis, or rather, street children go on the streets in search of mental health, is discussed to Leite’s, Winnicott’s, Castel’s and Foucault’s ideas. Leite discusses the idea that street children are mentally healthy; Winnicott foregrounds the theory of antisocial behavior; Castel bases his theory on socially parentless concept; Foucault discusses the idea that mental illness is a positive expression of society. This hypothesis has been verified in the Assistance and Research Program coordinated by Leite and developed by the Psychiatry Institute (IPUB/UFRJ). It investigates teenager’s subjectivity through their life narratives and tries to use them as guidelines for public policies of Social Assistance and Mental Health in Brazil.
  • Relações entre abuso sexual na infância, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e prejuízos cognitivos Artigos

    Borges, Jeane Lessinger; Dell'Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    Este estudo teórico aponta as relações entre abuso sexual infantil, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e prejuízos cognitivos. A perspectiva cognitiva dos efeitos do abuso sexual e do TEPT foi adotada nesta revisão. O abuso sexual contra crianças pode ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento infantil, devido às severas seqüelas cognitivas, emocionais e comportamentais relacionadas à sua ocorrência, podendo seu impacto envolver efeitos a curto e longo prazos e estender-se até a idade adulta. Os estudos de revisão fortalecem a associação entre eventos traumáticos (abuso sexual), TEPT e alterações, tanto estruturais quanto funcionais, em áreas cerebrais envolvidas nos sistemas neurais de resposta ao estresse. Finalmente, é discutida a necessidade de pesquisas que investiguem os efeitos do estresse e do trauma no neurodesenvolvimento infantil.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio teórico apunta las relaciones entre abuso sexual infantil, trastorno de estrés post-traumático (TEPT) y perjuicios cognitivos. La perspectiva cognitiva de los efectos del abuso sexual y del TEPT fue adoptada en esta revisión. El abuso sexual contra niños puede ser considerado un factor de riesgo para el desarrollo infantil, debido a las severas secuelas cognitivas, emocionales y conductuales, que son relacionadas a su ocurrencia, siendo que su impacto puede envolver efectos a corto y a largo plazo, extendiéndose hasta la edad adulta. Los estudios de revisión fortalecen la asociación entre eventos traumáticos (abuso sexual), TEPT y alteraciones, tanto estructurales cuanto funcionales, en áreas cerebrales envueltas en los sistemas neuronales de respuesta al estrés. Finalmente, es discutida la necesidad de investigaciones futuras que investiguen los efectos del estrés y del trauma en el neurodesarrollo infantil.

    Resumo em Inglês:

    Current theoretical study shows relationships between sexual abuse during childhood, post-traumatic stress disorder (PTSD) and cognitive impairments. The cognitive perspective of sexual abuse effects and PTSD has been undertaken. Child sexual abuse against children is considered a risk factor in child development due to severe cognitive, emotional and behavioral sequences related to the event. The impact of sexual abuse involves short and long term effects and may be seen during adulthood. Review studies foreground the association between traumatic events (sexual abuse), PTSD, and alterations, structural and functional, in cerebral areas related to biological stress response systems. The necessity of future researches investigating the effects of stress and trauma in the child’s neurodevelopment will be discussed.
  • Construção e validação da Escala de Percepção de Suporte Social Artigos

    Siqueira, Mirlene Maria Matias

    Resumo em Português:

    O suporte social é apontado por estudiosos de diversas áreas do conhecimento como um fator capaz de proteger e promover a saúde. Este estudo teve como objetivo construir e validar, através de análise fatorial, a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS). A versão-piloto da EPSS, composta por 29 itens, foi aplicada a 437 pessoas (72 homens e 365 mulheres) com idade média de 23,93 anos. Análises fatoriais revelaram a existência de dois fatores consistentes que explicaram 47,33% da variância total, tendo o fator 1 reunido 19 itens que condizem a suporte prático com alfa de Cronbach de 0,91, enquanto o fator 2 reuniu 10 itens de suporte emocional com alfa de Cronbach de 0,92. Os resultados forneceram evidências de ser a EPSS uma medida bifatorial, com dois fatores consistentes e precisos, podendo ser utilizada como instrumento de diagnóstico ou de pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    La ayuda social es señalada por estudioso de las áreas diversas del conocimiento como uno de los factores sociales con capacidad de proteger y de promover la salud. Este estudio que tenía como objetivo para construir y para validar, con el análisis factorial, la Escala de Percepción de Soporte Social (EPSS). Aplicaron al piloto de la versión del EPSS, compuesto para 29 artículo, las 437 personas, siendo 72 hombres y 365 mujeres con la edad media de 23.93 años. Los análisis factoriales habían divulgado la existencia de dos factores constantes que habían explicado 47.33% de la variación total, teniendo factor 1 juntaron el artículo 19 que condicen la ayuda práctica con la alfa de Cronbach de 0.91, mientras que el factor 2 juntó el artículo 10 de la ayuda emocional con la alfa de Cronbach de 0.92. Los resultados habían proveído a las evidencias de ser los EPSS a la medida bifactorial, de dos constantes y de factores necesarios, pudiendo ser utilizado como instrumento de la investigación o de la diagnosis.

    Resumo em Inglês:

    Social support is pointed out by scholars from several areas as one of the factors able to protect and promote health. Current study constructs and validates, through factor analysis, the Perceived Social Support Scale (PSSS). The pilot version of the PSSS, composed of 29 items, was applied on 437 people - 72 men and 365 women - mean age 23.93 years. Factor analysis revealed the existence of two consistent factors which explained 47.33% of total variance. Factor 1 gathered 19 items related to practical support with Cronbach alpha 0.91, whereas factor 2 gathered 10 items related to emotional support with Cronbach alpha 0.92. Results provided evidences on PSSS as a bi-factorial scale, with two precise and consistent factors. It may be used as a diagnostic or research instrument.
  • Maternidade e depressão: impacto na trajetória de desenvolvimento Relatos De Experiência

    Alt, Melissa dos Santos; Benetti, Silvia Pereira da Cruz

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho é discutir o caso clínico de uma mulher em psicoterapia psicanalítica que apresentou um quadro depressivo grave no primeiro ano de vida de sua filha e reviveu esses sintomas quando esta ingressou na puberdade, movimento que demandou ajustamentos na função parental. Alguns aspectos das manifestações dos quadros da depressão e psicose puerperal são apresentados e discutidos em relação às implicações e conseqüências do estado afetivo materno e à compreensão psicodinâmica dos componentes emocionais da maternidade. Neste sentido, destaca-se a importância das vivências maternas com suas próprias figuras parentais, as vivências traumáticas na trajetória de vida e a depressão materna no período do puerpério. Considera-se necessária a ênfase no acompanhamento de crianças cujas mães tiveram episódios depressivos graves no primeiro ano de vida do bebê, assim como o acompanhamento da própria trajetória materna em face do desenvolvimento de seus filhos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente trabajo es discutir el caso clínico de una mujer en terapia psicoanalítica que presentó un cuadro depresivo grave al primer año de vida de su hija y revivió esos síntomas cuando ésta ingresó en la pubertad, movimiento que demandó ajustes en la función parental. Algunos aspectos de las manifestaciones de los cuadros de la depresión y psicosis puerperal son presentados y discutidos en relación a las implicaciones y consecuencias del estado afectivo materno y a la comprensión psicodinámica de los componentes emocionales de la maternidad. En este sentido, se destaca la importancia de las vivencias maternas con sus propias figuras parentales, las vivencias traumáticas en la trayectoria de vida y la depresión materna en el periodo de la puerperilidad. Se considera enfático el acompañamiento de niños cuyas madres tuvieron episodios depresivos graves al primer año de vida del bebé es necesaria, así como el acompañamiento de la propia trayectoria materna hace al desarrollo de sus hijos.

    Resumo em Inglês:

    The clinical case of a woman undergoing psychoanalytic therapy, with severe depressive symptoms during her daughter’s first year of life and with a re-experience of the same symptoms during the girl’s start of the puberty period, which required adjustments in parental functioning, is discussed and analyzed. Aspects of puerperal psychosis and depression are presented and discussed in relation to the implications and the consequences of the maternal affective state and to the psychodynamic comprehension of emotional components of motherhood. Maternal experiences with their parental figures, traumatic life events and maternal depression are highlighted. It is understood that the follow-up of children whose mothers experienced depression, coupled to the mother’s trajectories in response to the children’s development, is necessary.
  • A ética e os comitês de ética em pesquisa com seres humanos Debate

    Tomanik, Eduardo Augusto
  • Orientação à queixa escolar: desenhando uma nova prática para o psicólogo clínico Resenha

    Toassa, Gisele
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
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