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Psicologia em Estudo, Volume: 18, Número: 2, Publicado: 2013
  • Autoria em tempos de "produtivismo acadêmico" Editorial

    Domingues, Eliane
  • A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa Artigos

    Castro, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de; Teixeira, Marco Antônio Pereira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue describir los aspectos de la experiencia académica que pueden estar asociados con el abandono de un curso de psicología. Además el objetivo de observar si las categorías extraídas de la literatura podrían servir de base para el análisis de la experiencia académica en estudios cualitativos sobre la evasión. Participaron seis exalumnos, adultos jóvenes, que fueron enrolados entre los 2 y 5 semestres. Las entrevistas individuales se realizaron posteriormente sometidos a análisis de contenido. Cómo podría observar resultados que la evasión está asociados con los aspectos relacionados a los individuos (baja motivación, dificultades en las relaciones, el comportamiento exploratorio bajo) en relación con la institución (relación fría con los maestros, el enfoque curricular en áreas específicas, los conflictos entre diferentes puntos de vista psicología, lo que lleva a desacuerdos internos). Hacemos hincapié en la necesidad de tomar medidas para ayudar a preparar al individuo para el ingreso a la universidad, y orientación profesional a los estudiantes que se enfrentan a las dudas y dificultades en sus trayectorias académicas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to describe aspects of the academic experience that may be associated with dropout at a psychology course. In addition, it aimed to analyze if literature-based categories could provide a basis for the analysis of academic experience in qualitative studies of dropout. Participants were six former students, young adults, who were enrolled between 2 and 5 semesters before attrition. Individual interviews were conducted and subsequently submitted to content analysis. Results showed that dropout was related to individual factors (low motivation, difficulty in relationships, low exploratory behavior) as well as institutional ones (cold relationship with faculty, curriculum focused on specific areas; conflicts between different views of psychology, leading to internal disagreements within course functioning). It is concluded that interventions have to be offered in order to help students who are planning to enroll higher education courses in order to make better decisions, as well as career counseling for those who face doubts and difficulties in their academic trajectories.
  • A rede social significativa de uma mulher após o diagnóstico de HIV/AIDS Artigos

    Von Zuben, Juliana Vieira; Rissi, Maria Rosa Rodrigues; Guanaes-Lorenzi, Carla

    Resumo em Português:

    Partindo da concepção de que a rede social influencia a saúde de uma pessoa e de que o seu estado de saúde influencia a manutenção de sua rede, este artigo tem como objetivo compreender como se configura a rede social de uma mulher portadora do HIV/aids, considerando os sentidos produzidos acerca do impacto do diagnóstico e dos efeitos que este exerce sobre sua vida e seus relacionamentos. As informações apresentadas neste estudo foram coletadas através de entrevista individual, desenvolvida com base em um roteiro semiestruturado dividido em dois momentos: uma conversa inicial acerca do recebimento do diagnóstico de HIV/aids e uma conversa mais específica sobre a configuração da rede social significativa, após o diagnóstico, tendo como disparador a construção de um "mapa de rede". Esta entrevista foi audiogravada e transcrita na íntegra, e sua análise foi desenvolvida com base no método de estudo de caso, tendo como fundamentação as contribuições do movimento construcionista social. Nossa análise ilustra como o entrelaçamento entre o contexto de vulnerabilidade, o impacto do diagnóstico e os discursos em torno do HIV/aids marcam a vida de uma mulher soropositiva, influenciando a construção de sua rede social. Discutimos, assim, a importância de que o trabalho em saúde inclua uma sensibilidade relacional, com ênfase na compreensão da pessoa em rede e em contexto. Desse modo, esperamos contribuir com práticas de cuidado em saúde que visem a reduzir o impacto do diagnóstico na vida e nos relacionamentos das mulheres soropositivas (FAPESP).

    Resumo em Espanhol:

    Partiendo de la concepción de que la red social afecta la salud de una persona y que su estado de salud afecta la manutención de su red, este artículo tiene como objetivo comprender como se configura la red social de una mujer portadora de VIH/sida, considerando los sentidos producidos acerca del impacto del diagnóstico y de los efectos que lo mismo ejerce sobre su vida y relacionamientos. Las informaciones presentadas en este estudio fueron colectadas a través de entrevista individual, desarrollada con base en un guión semi estructurado, organizado en dos momentos: una conversación acerca del recibimiento del diagnóstico de VIH/sida; y una conversación más específica sobre la configuración da red social significativa, después el diagnóstico, teniendo como disparador la construcción de un "mapa de red". Esta entrevista fue audio-grabada y transcrita en la íntegra, y su análisis fue desarrollado con base en el método de estudio de caso, teniendo como fundamentación las contribuciones del movimiento construccionista social. Nuestro análisis ilustra como el entrelazamiento entre el contexto de vulnerabilidad, el impacto del diagnóstico y los discursos alrededor del VIH/sida marcan la vida de una mujer seropositiva, influenciando en la construcción de su red social. Discutimos, así, la importancia de que el trabajo en salud incluya una sensibilidad relacional, con énfasis en la comprensión de la persona en red y en contexto. De ese modo, esperamos contribuir con prácticas de cuidado en salud dirigidos a reducir el impacto del diagnóstico en la vida y en los relacionamientos de las mujeres seropositivas (FAPESP).

    Resumo em Inglês:

    Following the understanding that the social network influences one's health and that one's health influences the maintenance of their social network, this article aims to compreehend the configuration of the social network of an HIV-carrier woman, considering meanings made about the diagnosis and its effects over the woman's life and relationships. The information presented in this study was collected through an individual interview, which was developed based in a semi-structured script organized in two moments: an initial conversation about the receiving of the diagnosis of HIV/aids; and a more specific conversation about the configuration of the woman's meaningful social network, which had the construction of a "network diagram" as a resource. This interview was recorded in audio and fully transcribed. The analysis of this interview was developed by the method of a case study, under the contributions of the social constructionist movement. The analysis illustrates how the context of vulnerability, the impact of the diagnosis, and the discourses surrounding HIV/aids are intertwined, impacting the life of an HIV-positive woman and influencing the construction of her social network. We discuss how important it is for healthcare work to include a relational sensibility that emphasizes an understanding of the person as a part of a network and a specific social context. Thus, we expect to contribute to healthcare practices that aim at reducing the impact of the diagnosis to the HIV-positive women lives and relationships (FAPESP).
  • Concepções atribuídas por mulheres ao processo de adoecimento por Lúpus Artigos

    Xavier, Hélida Vieira; Zanotti, Susane Vasconcelos; Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira

    Resumo em Português:

    Este estudo busca compreender as concepções atribuídas por algumas mulheres ao processo de adoecimento por Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Foram entrevistadas nove mulheres que realizaram tratamento no ambulatório de reumatologia de um hospital universitário do Nordeste Brasileiro. Os dados obtidos foram organizados, a partir da análise de conteúdo, em cinco temas-eixo: O início da doença; Corpo e lúpus; O tratamento; Lúpus e suas causas; e Discurso médico e o Lúpus. Para interpretação dos dados foi utilizada a teoria psicanalítica, especialmente as concepções de corpo e adoecimento. Os resultados indicaram que o adoecimento por Lúpus promove estranhamento, acometendo o corpo e sua imagem e causando angústia. Não obstante, com o decorrer do tratamento essas mulheres passaram a se reconhecer na condição de doente crônico. Tal condição é compreendida por elas a partir de referenciais simbólicos do discurso médico que auxiliam na constituição de uma nova imagem corporal e provocam modificações nos modos de vida.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio busca comprender los conceptos atribuidos por las mujeres, al proceso de la enfermedad de Lupus Eritematoso Sistémico (LES). Fueron entrevistadas nueve mujeres que realizaban tratamiento en un ambulatorio de reumatología de un Hospital Universitario en el noreste brasileño. Los datos fueron organizados a partir del análisis de contenido, en cinco temas-ejes: El principio de la enfermedad; Cuerpo y Lupus; El tratamento; Lupus y sus causas y; El discurso médico y el Lupus. Para interpretar de los datos fue utilizada la teoría psicoanalítica, especialmente las concepciones del cuerpo y la enfermedad. Los resultados indicaron que la enfermedad por Lupus promueve lo estrañamiento, que afecta el cuerpo y su imagen y que causa angustia. Sin embargo, con el transcurso del tratamiento, estas mujeres comenzaron a reconocerse en una condición de enfermo crónico. Tal condición es entendida por ellas a través de las referencias simbólicas del discurso médico, que ayudan en la formación de una nueva imagen corporal y provoca cambios en los estilos de vida.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to understand the concepts attributed by women to the disease process of Systemic Lupus Erythematosus (SLE). We have interviewed nine women who were undergoing treatment at the outpatient rheumatology clinic of a university hospital in the Northeast of Brazil. The collected data was organized, based on content analysis, in five axis: disease onset; body and Lupus; the treatment; Lupus and its causes; medical discourse and Lupus disease. As for interpreting the data, psychoanalytic theory was used with that aim, especially its conceptions of body and illness. Results indicated that the Lupus disease process leads to estrangement, affecting the body and its image and causing anguish. Nevertheless, with the course of treatment, these women began to recognize themselves in a condition of chronic patient. This condition is understood by them from the symbolic references provided by medical discourse which aids in the assemblage of a new body image and provokes changes in their lifestyles.
  • A (in)visibilidade dos bebês na discussão sobre acolhimento institucional Artigos

    Moura, Gabriella Garcia; Amorim, Kátia Souza

    Resumo em Português:

    Neste estudo realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre o tema "Desenvolvimento de bebês em situação de acolhimento institucional", tendo-se em vista as dificuldades em implementar ações neste sentido e as implicações sociais e teóricas referentes a esse tema. A revisão foi conduzida em duas bases de dados - a nacional (BVS-Psi) e a internacional (PsicInfo) -, com cruzamento das palavras-chave bebês e abrigos. Os resultados revelaram baixa produção de estudos sobre medidas de acolhimento com foco em bebês, e nos estudos não há destaque diferenciado para a experiência com bebês nesse contexto, nem para aspectos do seu desenvolvimento; o eixo temático colocou em destaque formação dos vínculos iniciais - principalmente em termos de rompimento do vínculo materno -, tratando menos sobre a relação com cuidadores. Observou-se ainda que, no decorrer das últimas três décadas, pesquisas internacionais apresentaram maior diversidade na oferta de serviços de proteção e maior variabilidade de temas discutidos. Entre as conclusões, destaca-se a necessidade de ampliar os estudos sobre acolhimento de bebês.

    Resumo em Espanhol:

    Debido a las dificultades de su aplicación, así como las implicaciones sociales y el desarrollo de los bebés en una situación de la atención institucional, se produjo una revisión sistemática de la literatura sobre este tema. La revisión se realizó en dos bases de datos, nacional (BVS-Psi) e internacionales (PsicInfo), con la intersección de las palabras clave lactante y abrigos. Los resultados rebelaron la baja producción de investigaciones sobre abrigos teniendo como foco lactantes; no había un destaque diferenciado para la experiencia de los bebes en ese contexto y ni para aspectos de su desarrollo. El eje temático en destaque fue la formación de los vínculos iniciales - principalmente en términos de rompimiento con el vinculo materno, y menos sobre la relación con los cuidadores; durante las ultimas tres décadas las investigaciones internacionales presentaron mayor diversidad en la oferta de servicios de protección y mayor variabilidad de temas en discusión. Se concluye que existe necesidad de realizar estudios más amplios sobre institucionalización de los bebés.

    Resumo em Inglês:

    Due to the difficulties of its implementation, as well as social implications and theoretical ones about babies' development in a situation of institutional care, it was carried on a systematic literature review on this issue. The review was conducted in two databases, national (BVS-Psi) and international (PsicInfo), with the intersection of the keywords infants and foster home. Results revealed that the academic production of researches concerning foster care for infants is not extensive; neither the babies' experience in the context of foster home care nor their developmental aspects are specially highlighted in the studies ; the thematic axis regarding the construction of bonds is highlighted, focusing especially in terms of the breaking up of infant's relationship with the mother, and less concerning the babies' relationship construction with the caregivers and it was observed that during the last three decades, international researches presented a higher diversity of protection services and greater variability of issues under discussion. Among the findings, we highlight the need to expand studies on babies' institutional care.
  • Bem-estar no trabalho: estudo de revisão Artigos

    Santos, Gustavo Barreto; Ceballos, Albanita Gomes da Costa de

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo é apresentar uma revisão de literatura científica sobre o bem-estar no trabalho (BET) e mostrar a produção científica na área de modo a sistematizar a condução de novos estudos. Realizou-se, entre os meses de junho e setembro de 2012, uma busca de publicações sobre o tema utilizando-se as bases Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), PubMed e Science Direct, nas quais foram recuperados dezoito artigos para análise. Os resultados mostram a recente preocupação em definir/conceituar nos estudos brasileiros a diversidade de instrumentos e medidas utilizados e os fatores positivos e negativos que interferem no BET e, consequentemente, na saúde do trabalhador.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es presentar una revisión de la literatura científica sobre el Bienestar en el Trabajo (BET) y mostrar la producción científica con el fin de sistematizar la realización de nuevos estudios. Fue realizado entre junio y septiembre de 2012, una búsqueda de publicaciones sobre el tema utilizando las bases de la Biblioteca Virtual en Salud (Bireme), Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed y ScienceDirect donde se recuperaron 18 artículos para su análisis. Los resultados muestran la preocupación reciente por definición / concepto en estudios brasileños, la diversidad de instrumentos y medidas utilizados y los factores positivos y negativos que afectan a la BET y por lo tanto la salud del trabajador.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to present a review of scientific literature on Well-being at Work (BET) and show the scientific production in order to systematize the conduction of new studies. A search of publications on the subject using the bases Virtual Health Library (Bireme), Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed and ScienceDirect where 18 articles were retrieved for analysis was carried out between June and September of 2012. The results show the recent concern by definition / concept in Brazilian studies, the diversity of instruments and measures used and the positive and negative factors that affect the BET and consequently the health of the worker.
  • O "morar" em hospital psiquiátrico: histórias contadas por familiares de ex-"moradores" Artigos

    Frazatto, Carina Furlaneto; Boarini, Maria Lucia

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo conhecer as histórias de ex-"moradores" de hospital psiquiátrico na visão de seus familiares. Por meio de uma pesquisa de campo de caráter exploratório entrevistamos alguns familiares de ex-"moradores" de hospital psiquiátrico, os quais descreveram o trajeto percorrido. As histórias possibilitaram delinear os caminhos que levaram essas pessoas a se tornarem "moradoras" de hospital psiquiátrico, o que esse fato lhes acarretou e o que lhes possibilitou retornar ao lar. A recorrência e longevidade da internação psiquiátrica dos "moradores" provocaram perda de papéis sociais e de laços afetivos, além de sinais de cronificação do transtorno mental, reforçando que o modelo manicomial acarreta agravos que poderiam ser evitados com o tratamento em consonância com os preceitos da atenção psicossocial. Neste modelo não há lugar para o "morar" em um hospital psiquiátrico tradicional, mas leitos em hospital geral para permanência pelo menor tempo possível, como determinam a Lei 10.216, de 06 de abril de 2001, e a Portaria 3.088, de 23 de dezembro de 2011.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tuvo como objetivo conocer las historias de ex "habitantes" de hospital psiquiátrico según la visión de sus familiares. Por medio de una investigación de campo de carácter exploratorio, entrevistamos tales familiares cuyos relatos permitieron delinear los caminos que hicieron que estas personas se convirtieran en "habitantes" de hospital psiquiátrico, las consecuencias de este hecho y lo que les posibilitó el retorno a sus casas. La recurrencia y la longevidad de la internación psiquiátrica generaron la pérdida de papeles sociales y de lazos afectivos, además de señales de cronificación del trastorno mental, reforzando que el modelo manicomial conduce a agravantes que podrían evitarse con el tratamiento de acuerdo con los principios de atención psicosocial. En este modelo no hay lugar para el "vivir" en hospital psiquiátrico tradicional, pero en los lechos de los hospitales generales y en el menor tiempo posible, según lo determinado por la Ley 10.216 de 6 de abril de 2001 y el Decreto 3088 de 23 de diciembre de 2011.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at getting to know stories of the ex-"residents" of psychiatric hospital in their families'view. Through a field research of exploratory character, families of ex-"residents" of psychiatric hospital were interviewed and they described the route taken by them. The stories allowed to trace the path that led these people to become "residents" of psychiatric hospital, what this fact caused to them and what allowed them to return home. The recurrence and longevity of psychiatric hospital admission of "residents" caused loss of social roles and of affective bonds, and also cronicity signs of mental disorders, reinforcing that the asylum model entails in aggravations that could be avoided with treatment in accordance with the precepts of psychosocial care. In this model, there is no place to "reside" in traditional psychiatric hospital, but in general hospital beds and in the shortest time possible, as determined by Law 10216 of April 6, 2001 and by Decree 3088 of 23 December 2011.
  • Representações sociais do uso e abuso de drogas entre familiares de usuários Artigos

    Medeiros, Katruccy Tenório; Maciel, Silvana Carneiro; Sousa, Patricia Fonseca de; Tenório-Souza, Flaviane Michelly; Dias, Camila Cristina Vasconcelos

    Resumo em Português:

    O uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas vem sendo foco de grande preocupação mundial, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença crônica e recorrente, com sérias consequências pessoais e sociais. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou estudar as representações sociais sobre as drogas, que foram elaboradas por 37 familiares de dependentes químicos (álcool e crack). Foram realizadas entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, sendo os dados analisados pelo software ALCESTE. Os resultados indicaram que esses familiares representaram as drogas como algo nocivo, que prejudica as relações familiares, sendo responsáveis por conflitos e desarmonia na família. Segundo essas representações, as drogas acarretam sobrecarga emocional e estados de tensão, evidenciados por mudanças comportamentais e questões de ordem financeira, devido ao agravamento da dependência e às frequentes hospitalizações. A ausência das drogas foi apontada como uma das formas de se alcançar a qualidade de vida para os familiares.

    Resumo em Espanhol:

    El abuso de drogas lícitas e ilícitas ha sido foco de preocupación mundial, considerado por la Organización Mundial de la Salud una enfermedad crónica, recurrente, con graves consecuencias personales y sociales. Esta investigación, de enfoque cualitativo, tuvo el objetivo de estudiar las representaciones sociales acerca de las drogas, que fueron desarrolladas por 37 parientes de dependientes químicos (alcohol y crack). Las entrevistas individuales se guión seme-estructurado, y los datos analizados por el software ALCESTE. Los resultados indicaron que la familia representó las drogas como algo dañino, que perjudica las relaciones familiares, siendo responsable por conflictos y discordias en la familia. Según las representaciones, las drogas resultan sobrecarga emocional y estados de estrés, evidenciados por cambios de conducta y asuntos financieros debido a la mayor dependencia y las hospitalizaciones frecuentes. La ausencia de las drogas fue apuntada como una de las formas para lograr la calidad de vida para la familia.

    Resumo em Inglês:

    The abusive use of legal and illegal drugs has been the focus of a great world worry, being considered by the World Health Organization (WHO) as a chronicle and recurrent disease, with serious personal and social consequences. This qualitative nature research aimed to study the social representation about the drugs, which were elaborated by 37 chemical dependent relatives (alcohol and crack). Individual interviews were done, with semi-structured script; data were analyzed by the software ALCESTE. The results indicated that these relatives represented the drugs as something harmful, which harms the family relationships, being responsible for conflicts and family disharmony. According to these representation, drugs lead to emotional overload and stress states, highlighted by behavioral changes and finantial questions, due to the aggravation of the dependence and to the frequent hospitalizations. The absence of drugs was pointed as one of the forms of reaching the quality of life of the relatives.
  • Análise da demanda e implicação dos pais no tratamento infantil Artigos

    Silva, Caroline Gonçalves Carneiro da; Serralha, Conceição Aparecida; Laranjo, Ana Cristina Silveira

    Resumo em Português:

    O trabalho em equipe da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS) visa ao atendimento integral do indivíduo. Na área da criança, a maioria dos casos acolhidos por uma equipe de RIMS evidenciou queixas relacionadas à hipótese diagnóstica de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dificuldades de aprendizagem. Este artigo objetivou relatar os resultados de uma pesquisa qualitativa que visou compreender, sob a ótica da Psicologia, as demandas presentes no atendimento de cinco crianças de idade entre seis e oito anos com as características citadas. Para tanto, foram revistos os prontuários e as anotações da equipe e realizadas entrevistas com os cuidadores. Observaram-se demandas que suplantavam a queixa inicial, relacionadas aos aspectos da história de vida da criança e dificuldades pessoais dos cuidadores. Houve influência dessas dificuldades, dos padrões sociais de tratamento e da medicalização nos resultados das intervenções.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo en equipo multiprofesional integrado en la Residencia en Salud (RIMS) está dirigido a la atención integral de la persona. En el área de los niños, la mayoría de los casos recibidos por un equipo del RIMS quejas reveló el diagnóstico de Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) y problemas de aprendizaje. Este artículo pretende informar sobre los resultados de una investigación cualitativa dirigida a comprender la perspectiva de la psicología, las demandas actuales en el cuidado de cinco niños entre seis y ocho años con estos diagnósticos. Para ello, se revisaron los registros médicos notas, de entrevistas con el personal y los cuidadores. Demanda observada a entender que superan la denuncia inicial, en relación con los aspectos de la historia de la vida de los niños y los problemas personales de los cuidadores. Hubo influencia de estas dificultades, las normas sociales de tratamiento y resultados en la medicalización de las intervenciones.

    Resumo em Inglês:

    The work of the Multiprofessional Integrated Residency in Health (RIMS) team is aimed at the comprehensive care of the individual. In the children's area, most cases received by a team of RIMS reveals complains related to the diagnosis of Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD) and learning disabilities. This article looks to report the results of a qualitative research aimed to understand, from a Psychological perspective, the present demands on the treatment of five children between six and eight years old with these diagnoses. To accomplish this, we reviewed the medical records, interview's notes from staff and carers. We observed demands that outweigh the initial complaint related to aspects of the history of children's lives and personal problems of caregivers. There was influence of these difficulties, social standards of treatment and the medicalization in the interventions results.
  • Compreensão leitora de palavras e frases: elaboração de procedimento avaliativo Artigos

    Oliveira, Adriana Marques de; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivos elaborar o procedimento de avaliação da compreensão de leitura de palavras e frases e caracterizar o desempenho de escolares de 2º ano do Ensino Fundamental neste procedimento. O estudo foi dividido em duas partes: 1) elaboração das provas de avaliação da compreensão de leitura, composta por três provas: compreensão da palavra escrita (CPE), frase (CFE) e frases a partir de figura (CFF) e 2) aplicação das provas elaboradas em 120 escolares distribuídos em: GI, 60 escolares do ensino público municipal e GII, 60 escolares do ensino particular. A prova CPE obteve maior média de acertos, seguida da CFF e CFE para ambos os grupos, pois a figura auxilia no processo de extração do significado tanto da palavra como da frase. O procedimento elaborado, ao identificar as dificuldades inerentes do início do processo de alfabetização, mostrou-se eficaz para avaliar as habilidades iniciais da compreensão da leitura.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo por objetivo elaborar procedimiento de evaluación de comprensión de lectura de palabras y frases y caracterizar el desempeño de los escolares del 2º grado de educación primaria en este procedimiento. El estudio fue dividido en dos fases, siendo la fase 1 dedicada a la elaboración de las pruebas de evaluación de comprensión de lectura, dividido en tres pruebas: comprensión de palabra escrita (CPE), frase (CFE) y frases a partir de diseños (CFD). La fase 2 dedicada a la aplicación de las pruebas elaboradas en 120 estudiantes distribuidos en: GI, 60 estudiantes de escuela pública y GII, 60 estudiantes de escuela privada. La prueba CPE obtuvo mayor media de aciertos, seguidos de la CFD y CFE para los dos grupos, pues el diseño auxilia el proceso de extracción del significado tanto de la palabra como de la frase. Lo procedimiento elaborado, al identificar las dificultades inherentes del inicio del proceso de alfabetización, se mostró eficaz para evaluar las habilidades iniciales de comprensión de lectura.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to develop procedures for assessing reading comprehension of words and phrases and characterize the performance of students of 2nd year of elementary school in this procedure. It was divided into two phases: 1) preparation of evaluation tests of reading comprehension, consisting of three events: comprehension of written word (CWW), sentences (CWS) and sentences through pictures (CSP) and 2) application of the elaborated evaluation in 120 students distributed in the following groups: GI, 60 students from a public (municipal) school and GII, 60 students from a private school. The CWW test obtained the highest average of score, followed by CSP and CWS for both groups, since the picture contributes to the comprehension of the meaning either of the word and sentences. The procedure was effective to assess initial skills of reading comprehension once it identified inherent difficulties related to the literacy process.
  • É hora de investirmos em intervenções comportamentais computadorizadas no Brasil? Artigos

    Gomide, Henrique Pinto; Martins, Leonardo Fernandes; Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    Intervenções comportamentais computadorizadas apresentam evidências de eficácia para diversas condições de saúde, como transtornos de ansiedade ou de humor e abuso do uso de álcool e tabagismo. Embora apresentem efeitos relativamente pequenos, elas podem atingir um grande número de usuários simultaneamente e funcionar de forma ininterrupta. Os objetivos do presente estudo foram: 1) analisar criticamente as evidências de eficácia presentes na literatura sobre intervenções comportamentais computadorizadas; 2) avaliar o potencial de utilização no país; 3) descrever a regulamentação existente; e 4) apresentar ferramentas para desenvolvimento destas intervenções através de uma revisão narrativa da literatura. As intervenções comportamentais computadorizadas se configuram como uma potencial ferramenta para a saúde pública, devido ao crescimento do uso de computadores e internet no Brasil e ao baixo custo de seu desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    Intervenciones conductuales informatizadas tienen evidencia de efectividad para varias condiciones de salud tales como trastornos de ansiedad, del estado de humor, el abuso del alcohol y el tabaco. A pesar de que muestran tamaños de efecto relativamente pequeñas, pueden llegar a un gran número de usuarios al mismo tiempo sin interrupción. Los objetivos de este estudio fueron: analizar críticamente las evidencias de la efectividad en la literatura presente sobre el tema, evaluar el potencial de uso en el país, describir la normativa vigente y proporcionar herramientas para el desarrollo de estas intervenciones, a través de una revisión de la literatura. Las intervenciones conductuales computarizadas se configuran como una herramienta potencial para la salud pública debido al creciente uso de computadores e internet en Brasil y el bajo costo de desarrollo.

    Resumo em Inglês:

    Studies have shown that computer-based interventions are effective treatment modality for many health conditions such as anxiety disorders, depression, alcohol abuse, and nicotine dependence. Although these interventions have shown small effect sizes, they could reach a large number of people. This study aims to analyze critically the efficacy evidence of computer-based interventions in scientific literature, evaluate their potential utilization in Brazil , describe the current regulation, and introduce some development tools. To reach these aims, a narrative review of literature was performed. The computer-based interventions are configured as a potential tool for public health due to the growing use of computers and Internet in Brazil and the low cost of development.
  • Contribuições das investigações de Annemarie Mol para a psicologia social Artigos

    Moraes, Marcia Oliveira; Arendt, Ronald João Jacques

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta as principais contribuições das investigações realizadas pela médica e filósofa Annemarie Mol para as pesquisas em psicologia social. No campo dos estudos da ciência, tecnologia e sociedade, as investigações realizadas pela filósofa holandesa representam uma guinada para a prática, diferenciando-se do modo como tradicionalmente a teoria ator-rede se situa neste campo. As pesquisas de Mol se caracterizam pela afirmação do caráter performativo das práticas, o que a leva a problematizar os modos de conhecer e intervir das ciências sociais. Por fim são discutidos os alcances das noções de política ontológica e lógica do cuidado para as pesquisas em psicologia social.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta las principales aportaciones de la investigación realizada por el médica y filósofa, Annemarie Mol para la investigación en psicología social. En el campo de los estudios de la ciencia, la tecnología y la sociedad, las investigaciones efectuadas por el filósofa holandesa representan un giro a la práctica, que difieren en la forma tradicional de la teoría del actor-red se encuentra en este campo. Las investigacións de Mol se caracterizan por la afirmación del carácter performactivo de las prácticas, lo que a lleva a cuestionar las formas de conocer e intervenir en las ciencias sociales. Finalmente se discute el alcance de las nociones de la política ontológica y de la logica del cuidado a la investigación en psicología social.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents the main contributions of the research undertaken by the physician and philosopher Annemarie Mol for research in social psychology. In the field of science, technology and society studies, the investigations conducted by the Dutch philosopher represent a practical turn, making a difference in the way in which, traditionally, actor-network theory lies in this field. Mol's research is characterized by the affirmation of practices performative character, which leads her to question the ways of knowing and intervening in social sciences. Finally we discuss the scope of the notions of ontological politics and logic of care to researches in social psychology.
  • Supervisão em psicanálise na universidade Artigos

    Derzi, Carla; Marcos, Cristina Moreira

    Resumo em Português:

    Neste artigo propomo-nos a responder à seguinte questão, surgida da nossa prática como supervisoras na universidade: Como fazer operar a supervisão na universidade a partir do discurso do analista? Dita de outro modo: Como a supervisão no meio universitário pode transmitir algo da psicanálise? Trataremos, em um primeiro momento, da inserção da psicanálise na universidade e da prática de supervisão neste meio a partir da teoria dos discursos formalizada por Lacan (1969-1970) em "O Seminário livro XVII, O avesso da psicanálise". Posteriormente abordaremos a questão da transmissão da psicanálise na supervisão e seus possíveis efeitos. O que nos interessa interrogar não é a formação do psicanalista, e sim, a possibilidade de uma transmissão da psicanálise no âmbito da universidade pela via da clínica.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo, proponemos la siguiente pregunta que surge de nuestra práctica como supervisores de la universidad: ¿Cómo hacer funcionar la supervisión en la universidad a partir del discurso del analista? En otras palabras: ¿Cómo la supervisión en la universidad se puede transmitir algo del psicoanálisis? Lo haremos, en primer lugar, la inserción del psicoanálisis en la universidad y la práctica de la supervisión a partir de la teoría de los discursos de Lacan (1969-1970) en "El Libro Seminario XVII El reverso del psicoanálisis". Posteriormente, se discute la cuestión de la transmisión en la supervisión del psicoanálisis y sus posibles efectos. La pregunta que nos interesa no es la formación del psicoanalista, sino la posibilidad de transmisión del psicoanálisis en la universidad a través de la clínica.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we propose the following question arising in our practice as supervisors at the university: How to operate the supervision at the University from the Discourse of the Analyst? In other words: how can the supervision transmit something of the Psychoanalysis in the University environment? Firstly, we will consider the introduction of the Psychoanalysis and the Psychoanalytical supervision in the University, from the perspective of the theory of the Discourses, formalized by Lacan (1969-1970) in " The Seminar. Book XVII: The Other Side of Psychoanalysis." After that, we will tackle the issue of the transmission of Psychoanalysis in the supervision and its possible effects. We are not so much interested in the formation of the psychoanalyst, but the possibility of transmitting Psychoanalysis in the clinical practice in the University.
  • O terapêutico e o analítico em Freud Artigos

    Darriba, Vinicius Anciães; Bosse, Carolina

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo investigar, na obra de Freud, a demarcação que se institui entre o terapêutico e o analítico. Tal investigação enfoca, primeiramente, a passagem da hipnose à associação livre e o direcionamento do autor à questão da causa, o que estabelece uma visada para a cura analítica em confluência com o que se desdobra da exploração do campo do inconsciente e da consideração de um domínio pulsional. Delimitados por esta via os objetivos terapêuticos e analíticos, interroga-se, em seguida, como a dimensão do terapêutico se veria reintroduzida nos termos da nova direção de cura proposta por Freud.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo investigar, en la obra de Freud, la demarcación que establece entre la terapéutica y el analítico. Esta investigación se centra, en primer lugar, en el pasaje de la hipnosis a la libre asociación, en la canalización del autor a la pregunta de la causa, que establece una meta para la cura analítica hasta la confluencia con el que se desarrolla la explotación del campo del inconsciente y del examen de un campo pulsional. Delimitados, por esta vía, los objetivos terapéuticos y analíticos, se pregunta, entonces, como el terapéutico volverá a presentarse en la nueva dirección de cura que es propuesto por Freud.

    Resumo em Inglês:

    This article aimed to investigate into Freud's work the boundary between the therapeutic and analytical process. This research focuses mainly on the hypnosis's transition to free association; the author's aiming to a cause , which establishes a target for analytical treatment in confluence with the unfolding of the field of the unconscious investigation and instinctive consideration of a domain. Delimited, in this way, the therapeutic and analytical goals, questions then, how the therapeutic dimension would be reintroduced under the new direction of healing that is proposed by Freud.
  • Revendo estudos sobre a assistência domiciliar ao idoso Artigos

    Lima, Andreza Aparecida de; Spagnuolo, Regina Stella; Patrício, Karina Pavão

    Resumo em Português:

    A assistência domiciliar apresenta-se como uma recente modalidade de cuidado aos idosos, sobretudo no Brasil, e vem sendo inserida nas políticas públicas. Este estudo busca identificar produções científicas acerca da assistência domiciliar, a fim de verificar quais as contribuições desta na dinâmica social do idoso. A pesquisa foi realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE, com artigos publicados entre os anos de 2001 a 2011, nos idiomas português e inglês. A combinação de palavras-chave utilizada foi home care e elderly, elderly e care, e elderly e caregiver, e as correspondentes em português. A discussão dos resultados evidenciou a importância da assistência domiciliar, principalmente para idosos solitários ou negligenciados. A revisão revelou poucos estudos referentes à assistência domiciliar na dinâmica social de idosos e a necessidade de ampliar as discussões para além do campo da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    La atención domiciliaria se presenta como una nueva modalidad de atención a los ancianos, especialmente en Brasil, y se ha insertado en las políticas públicas. Este estudio tiene como objetivo identificar producciones científicas acerca de la atención domiciliaria, a fin de determinar cuáles son las aportaciones de esta dinámica social de las personas mayores. La investigación se realizó en la bases de datos MEDLINE y LILACS, con artículos publicados en 2011 en Portugués e Inglés. La combinación de palabras clave se utilizó y el cuidado de asilo de ancianos, de edad avanzada y la atención, y las personas mayores y cuidadores, así como corresponsales en portugués. El debate puso de relieve la importancia de los cuidados en el hogar, especialmente para los ancianos solos o abandonados. El examen reveló pocos estudios sobre la dinámica social en la atención domiciliaria de las personas mayores y la necesidad de ampliar el debate más allá del campo de la salud.

    Resumo em Inglês:

    Home care presents itself as a new modality of care for the elderly, especially in Brazil , and has been inserted into public policies. This study aims to identify scientific productions about home care, in order to ascertain which are the contributions of this social dynamic in the elderly. The research was conducted in the databases MEDLINE and LILACS, with articles published between the years 2001- 2011, in Portuguese and English. The combination of keywords used was home care and elderly , elderly and care, and elderly and caregiver, and correspondents in Portuguese. The discussion highlighted the importance of home care, especially for lonely or neglected elderly. The review revealed few studies concerning the social dynamics in the home care of the elderly and the need to broaden the discussion beyond the field of health.
  • Ações de psicólogos escolares de João Pessoa sobre queixas escolares Artigos

    Cavalcante, Lorena de Almeida; Aquino, Fabíola de Sousa Braz

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa teve como objetivo conhecer concepções e práticas de psicólogos escolares de João Pessoa relacionadas às queixas escolares. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, baseadas na literatura da área escolar/educacional, com trinta psicólogos de escolas públicas e privadas. Os resultados revelaram a diversidade de queixas escolares encaminhadas aos psicólogos escolares, com ênfase nos encaminhamentos de queixas concentradas nos alunos, sejam estas comportamentais ou de aprendizagem. Quanto às causas atribuídas pelos entrevistados às queixas escolares, destacou-se a dinâmica familiar do aluno, embora esta tenha sido mencionada por motivos diferentes entre escolas públicas municipais e estaduais e escolas privadas. Além disso, as ações dos profissionais entrevistados sugerem formas de atuação tradicionais, pois não englobam o trabalho interdisciplinar e institucional como via estratégica para lidar com as queixas escolares. Esses resultados foram discutidos considerando-se o papel do psicólogo escolar/educacional como agente promotor de relações interpessoais e do processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo conocer las concepciones y prácticas de los psicólogos escolares de João Pessoa ante las quejas escolares. Por tanto, se llevaron a cabo entrevistas semiestructuradas, en base a la literatura de la Psicología de la Educación, con treinta psicólogos de escuelas públicas y privadas. Los resultados revelaron la diversidad de quejas escolares remetidas a los psicólogos escolares, con énfasis en las quejas centradas en los estudiantes, sea de comportamiento o de aprendizaje. En cuanto a las causas atribuidas por los encuestados a las quejas escolares, se destacó la dinámica de la familia del estudiante, aunque fue mencionado por diferentes razones en las escuelas públicas municipales y estatales y en las escuelas privadas. Además, las acciones de los profesionales entrevistados sugieren formas tradicionales de actuación, ya que no incluyen el trabajo institucional e interdisciplinario como una manera estratégica de lidiar con las quejas académicas. Se discutió estos resultados considerando el rol del psicólogo de la escuela como agente de promoción de las relaciones interpersonales y los procesos de enseñanza y aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    This present research aimed to know João Pessoa's school psychologists' conceptions and practices about difficulties at schooling process. For that, semi-structured interviews were realized, based on School Psychology's literature, with thirty psychologists from public and private schools. The results revealed the diversity of difficulties at schooling process directed to school psychologists, emphasizing those about behavioral or learning complaints centered on students. Regarding the causes assigned by the respondents to school problems, they emphasized the family dynamics of the student, although this has been mentioned for different reasons in public and state schools and private schools. In addition, the actions of the professionals interviewed suggest the traditional practices, as they do not involve interdisciplinary and institutional work as a strategic way to deal with school problems. These results were discussed considering the school psychologist role as a promoting agent of interpersonal relations and learning process.
  • Gênero e dinheiro: os múltiplos matizes na relaçao do casal Relato De Experiencia Profesional

    Xavier, Vera Regina

    Resumo em Português:

    Este artigo é um estudo de caso de um casal em processo de separação. Apresentamos alguns dos conceitos culturais e sociais relacionados ao casamento. Estudamos a relação através da interação entre trabalho, dinheiro e desigualdade. As sociedades estruturam e constroem sua cultura em torno da diferença sexual dos indivíduos que a compõem, atribuindo características e significados às ações que homens e mulheres desempenham, ou que se espera que desempenhem, conforme o socialmente aprendido. A metodologia utilizada é um estudo de caso desenvolvido em profundidade através de uma intervenção de cinco encontros em que se faz uma discussão individual do caso com interpretação geral do tema e conclusão. A principal razão para realizar a pesquisa é apresentar um enfoque diferente da relação, um diálogo provocativo para casais e terapeutas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo es un estudio de caso de una pareja en proceso de petición de separación. Presentamos algunos de los conceptos culturales, sociales relacionados con el matrimonio. Estudiamos la relación a través de la interacción, del dinero, del trabajo y también de la desigualdad. Las sociedades estructuran y construyen su cultura en torno a la diferencia sexual de los individuos que la conforman, atribuyéndoles características y significados a las acciones que desempeñan mujeres y hombres o se espera que desempeñen, según lo socialmente aprendido. En la metodología presentamos un estudio de caso investigado en profundidad a través de una intervención de cinco encuentros. Presentando una discusión individual del caso interpretación general del tema y conclusión. El motivo fundamental de la investigación es aportar un otro enfoque de la relación, un dialogo provocativo para parejas y terapeutas.

    Resumo em Inglês:

    This article is a case study of a couple in separation process request. We present some of the cultural concepts, social relating to marriage. We study the relationship through interaction, money, work and inequality. Structured societies and build your culture around sexual difference of the individuals comprising it, attributing characteristics and meanings to actions that men and women play or are expected to play, as socially learned. The methodology we present a case study investigated in depth through an intervention of five games. Presenting an individual case discussion general interpretation of the theme and conclusion.The main reason for the research is to provide a different approach to the relationship, a provocative dialogue for couples and therapists.
  • Esboços de psicologia: introdução Seção Especial

    Wundt, Wilhelm
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