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Economia Aplicada, Volume: 11, Número: 1, Publicado: 2007
  • Uma investigação dos determinantes socioeconômicos da depressão mental no Brasil com ênfase nos efeitos da educação Artigos

    Santos, Marcelo Justus dos; Kassouf, Ana Lúcia

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a relação entre fatores socioeconômicos e depressão mental com ênfase nos efeitos da educação, objetivando avançar no conhecimento e discussão sobre a relação entre fatores socioeconômicos e saúde. Foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2003 e de seu suplemento especial sobre saúde. Foram estimadas, separadamente, equações para homens e mulheres. Constatou-se que as condições socioeconômicas podem interferir na probabilidade de ambos os gêneros desenvolverem sintomas depressivos. Contudo, o efeito destas condições é maior nas mulheres. Por fim, concluímos que um maior nível educacional pode reduzir o risco de depressão.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the relationship between socioeconomic factors and mental depression emphasizing the educational effect. Analyses for men and women were performed separately, using a 2003 Brazilian Household Survey (PNAD). It was verified that socioeconomic conditions can interfere in the probability of both men and women to develop depressive symptoms. However, the effect of these conditions is larger for women. Finally we concluded that higher education can reduce the risk of depression.
  • Political business cycles: evidências empíricas para os municípios paulistas (1989 - 2001) Artigos

    Sakurai, Sergio Naruhiko; Gremaud, Amaury Patrick

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o comportamento fiscal dos municípios paulistas perante dois fatores de ordem política: o calendário eleitoral e os diferentes partidos políticos dos prefeitos municipais, entre os anos de 1989 e 2001. São analisados componentes específicos do orçamento público por meio de Econometria de dados em painel, sendo encontradas evidências de impulsos positivos na despesa municipal nos anos eleitorais de 1992 e 1996, ao passo que, no tocante às agremiações partidárias, observa-se que: (i) PFL é o partido que mais investe; (ii) PTB, PPB/PDS e PMDB são os partidos que mais despendem recursos em transferências correntes. Adicionalmente, a Lei de Responsabilidade Fiscal parece exercer influência significativa sobre o comportamento das despesas municipais.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the fiscal performance of the São Paulo state municipalities during the 1989-2001 period, considering the influence of two political factors: the electoral agenda and the different political party ideologies. By considering specific components of the public municipal budget and panel data Econometrics, evidences of positive impulses in municipal expenditures were found in the election years of 1992 and 1996 and, for the political parties, it is found evidences that: (i) higher public investments are undertaken by PFL; (ii) PTB, PPB/PDS and PMDB spend more financial resources in personal current transfers than the other political parties. Additionally, the Brazilian Fiscal Responsibility Law seems to exert an effective control on the public budget performance.
  • O vencimento da dívida pública cambial influencia a taxa de câmbio? Um estudo econométrico para o brasil no período 2003-2004 Artigos

    Meurer, Roberto; Moura, Guilherme Valle; Nunes, Maurício Simiano

    Resumo em Português:

    Neste trabalho testou-se a hipótese de sinalização, sob a qual a taxa de câmbio entre o real e o dólar teria um comportamento diferente nos períodos que antecedem a liquidação da dívida pública interna cambial brasileira, com o que os detentores da dívida conseguiriam um rendimento acima do normal. Testes paramétricos lineares (regressão com variável dummy) e não-lineares (GARCH e mudança de regime markoviano), bem como não-paramétricos (Mann-Whitney e Wilcoxon) não detectaram comportamento anormal da variação da taxa de câmbio antes do vencimento da dívida pública cambial em 2003 e 2004. Com isto rejeita-se a hipótese de que a proximidade da data de vencimento da dívida pública poderia sinalizar ganhos extraordinários no mercado de câmbio, mas há alteração na volatilidade. Os testes de Mann-Whitney e Wilcoxon e o modelo GARCH com variável dummy detectaram comportamento diferente do retorno da taxa de câmbio no dia do vencimento da dívida pública, quando já não haveria interesse dos detentores dos títulos em elevar a cotação do dólar. Pelo modelo GARCH há uma aceleração da apreciação da moeda brasileira no dia do vencimento da dívida pública em relação ao restante dos anos de 2003 e 2004. O teste para mudança de regime markoviano, entretanto, não detectou retornos anormais no dia do vencimento da dívida pública cambial.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to test the hypothesis that the exchange rate between the Brazilian real and the US dollar has a different behavior in the periods that precede the liquidation of dollar linked public debt, which could generate an above-normal return to the debt holders. The tests by dynamic regression with dummy variables, the non parametric Mann-Whitney and Wilcoxon tests, and Markov-switching models did not detect an abnormal behavior of the exchange rate in the days that precede the expiration of dollar indexed public debt in 2003 and 2004, rejecting the hypothesis that the expiration of dollar linked public debt is a signalization of abnormal returns on the foreign exchange market. However, that is a change in the volatility of the exchange rate. The Mann-Whitney and Wilcoxon tests and the GARCH model with dummy variables detected a different behavior of the exchange rate on the day of liquidation of dollar linked public debt, after the determination of the exchange rate used to settle the debt. The GARCH model detects an abnormal appreciation of the Brazilian real in comparison with the rest of the years 2003 and 2004. The Markov-switching model did not detect abnormal returns of the exchange rate on the day of expiration of public debt.
  • Transformações na estrutura produtiva da economia paranaense nos anos 80 e 90 Artigos

    Rodrigues, Rossana Lott; Parré, José Luiz; Moretto, Antonio Carlos; Alves, Alexandre Florindo

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a evolução da estrutura produtiva da economia paranaense nas décadas de 1980 e 1990. Para tanto, estimou-se uma série de 5 matrizes de insumo-produto para os anos de 1980, 1985, 1990, 1995 e 1999, divididas em 32 setores, a partir das quais foram calculados o campo de influência, os índices de ligação de Hirschman-Rasmussen e puros e os multiplicadores setoriais. Esses indicadores permitiram identificar, além dos setores-chave, a evolução das relações econômicas e interindustriais no período. Os resultados mostraram tendência de diversificação da estrutura produtiva estadual e de maior abertura comercial, refletida nos menores índices de ligações internas e nos multiplicadores de produção.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the evolution of the productive structure of the economy of the State of Paraná in the 1980's and 1990's. A set of 5 regional input-output matrices, divided in 32 sectors, was estimated for the years of 1980, 1985, 1990, 1995 and 1999, in order to calculate the field of influence, the Hirschman-Rasmussen and pure linkages and the sectors multipliers. These indicators allowed to identify, besides the key sectors, the evolution of economic and inter-industrial relationships in the period. The results showed trends of diversification in the productive structure of State and of greater commercial opening, both reflected in fewer internal linkages and in production multipliers.
  • Integração monetária no Mercosul: ganhos com menores custos de transação? Artigos

    Chagas, Leonardo; Baumann, Renato

    Resumo em Português:

    A redução dos custos de transação é um dos benefícios mais citados na literatura sobre ganhos e perdas de uma moeda única. Este artigo busca estimar quais seriam os custos de transação que poderiam ser economizados pela economia brasileira, caso fosse adotada uma moeda única no Mercosul. Os resultados obtidos apontam uma economia, em termos de valor presente, de pouco mais de 5 bilhões e 500 milhões de dólares norte-americanos. Este montante refere-se aos custos de transação que o setor real da economia deixaria de transferir ao setor financeiro.

    Resumo em Inglês:

    The reduction of transaction costs is one of the most cited benefits of a currency union. This paper aims to calculate the amount of transaction costs that could be saved by the Brazilian economy after the adoption of a single currency in Mercosur. The results point to savings, in present value terms, of around five billion and five hundred thousand US dollars. These are the transaction costs that the real sector would not transfer anymore to the financial sector.
  • Interações energéticas entre o Estado de Minas Gerais e o restante do Brasil: uma análise inter-regional de insumo-produto Artigos

    Perobelli, Fernando Salgueiro; Mattos, Rogério Silva de; Faria, Weslem Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa as interações entre o Estado de Minas Gerais e o restante do Brasil com relação ao consumo de energia. A análise é feita utilizando-se um modelo inter-regional híbrido de insumo-produto, por meio do qual são computadas medidas de intensidade de uso energético. Essas medidas permitem, por exemplo, avaliar em que grau a produção de um setor de atividade dentro de Minas Gerais impacta o consumo de energia dentro e fora do Estado. Também permitem avaliar em que a produção de um setor de atividade no restante do Brasil (fora de Minas Gerais) impacta o consumo de energia dentro e fora do Estado. A análise desenvolvida apresenta informações desagregadas para 14 setores de atividade, duas áreas espaciais (Minas Gerais e restante do Brasil) e um tipo de energia consumida (energia total), permitindo traçar um retrato refinado dos padrões de interações. Conclui-se que a metodologia provê informações para o gestor/planejador estadual no desenvolvimento de estratégias eficientes, voltadas para garantir o suprimento de energia.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the interactions between the State of Minas Gerais and the rest of Brazil with regard to energy consumption. A hybrid interregional input-output model, by means of which energy intensity measures are computed, is used to undertake the analysis. The energy measures allow, for instance, to assess the degree in which a sector production in Minas Gerais impacts the energy consumption inside and outside the state. Also, the measures allow to assess the degree in which a sector production in the rest of Brazil (outside Minas Gerais) impacts energy consumption inside and outside the state. The analysis presents disaggregate information for 14 economic sectors, two spatial areas (Minas Gerais and the rest of Brazil), and one kind of energy use (total energy), thus allowing to trace an accurate portrait of interdependence patterns. A conclusion is that the methodology provides relevant information for the state managers/planners in the development of efficient strategies to guarantee energy supply.
  • Déficits, gastos do governo e a não-estabilidade da carga tributária no caso do Estado do Rio Grande do Sul Artigos

    Marques Junior, Liderau dos Santos

    Resumo em Português:

    A hipótese de estabilização da carga tributária (tax-smoothing hypothesis) implica: 1) a carga tributária ótima segue um passeio aleatório puro; 2) um superávit orçamentário igual ao valor presente esperado de variações nos gastos do governo. No presente artigo, são realizados testes de passeio aleatório da carga tributária para o período 1970-2002 e usa-se um modelo de vetores auto-regressivos para o período 1970-1997 no caso das finanças públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Os testes rejeitam a hipótese de estabilização da carga tributária para o caso em estudo em ambos os períodos. Isto é, as evidências indicam que o governo estadual não se comportou como um tax-smoother.

    Resumo em Inglês:

    The tax-smoothing hypothesis implies that: 1) the optimal tax rate follows a pure random walk; 2) a budget surplus equal to the expected present value of changes in government expenditures. In this paper random walk tests of tax rate are performed for the period 1970-2002 and use a vector autoregression model to the period 1970-1997 in the case of the state of Rio Grande do Sul public finances. The tests reject the tax-smoothing hypothesis for the case in study for both periods. That is, the evidences show that the state government has not behaved as tax-smoother.
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