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Psico-USF, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

    Villemor-Amaral, Anna Elisa de
  • Discriminação fonológica e memória em crianças com dislexia e bons leitores Artigos

    Lukasova, Katerina; Barbosa, Anna Carolina Cassiano; Macedo, Elizeu Coutinho de

    Resumo em Português:

    Presente estudo avaliou a capacidade de discriminação fonológica de sílabas em crianças com dislexia do desenvolvimento e bons leitores. Participaram do estudo 10 disléxicos e 10 controles pareados por idade, sexo, série, nível intelectual e atencional. 45 pares de sílabas diferentes quanto à sonorização, ponto de articulação e sílabas iguais foram apresentados para julgamento de similaridade em provas SOM/SOM e SOM/ESCRITA. O intervalo entre estímulos variou de curto, médio e longo. Os resultados mostraram diferenças entre-grupo em tarefa SOM/SOM, sendo que os disléxicos obtiveram desempenho inferior aos bons leitores em sílabas sonoras e ponto de articulação com intervalos longos. Análise dos pares de sílabas mostrou baixo acerto dos disléxicos nas sonoras (/KA/-/GA/ e /FA/-/VA/) e ponto de articulação (/ZA/-/VA/). Os resultados mostram perda mais rápida da informação fonológica na memória de trabalho em crianças disléxicas.

    Resumo em Inglês:

    The present study assessed the syllables' phonological discrimination ability in children with developmental dyslexia and good readers. 10 dyslexics and 10 controls matched for age, gender, school grade, intelligence and attention participated in the study. 45 pairs of syllables differentiated by sound, point of articulation and identical syllables were presented in forced choice tests SOUND/SOUND and SOUND/LETTER. The inter stimuli time varied from short, medium and long. The results showed between-group differences in SOUND/SOUND test with dyslexics doing worse than good readers in sound syllables and point of articulation syllables with long intervals. Analysis of the syllables pairs showed lower score for dyslexics in sound syllables (/KA/-/GA/ and /FA/-/VA/) and point of articulation syllables (/ZA/-/VA/). The results showed faster loss of phonological information in dyslexic children working memory.
  • Consciência morfossintática, alfabetização e contextos do desenvolvimento Artigos

    Mota, Márcia da; Mota, Daniela Cristina Belchior; Cota, Junia; Mansur, Stella; Lima, Simone; Calzavara, Átila; Cunha, Natália; Banhato, Eliane

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta dados sobre um estudo que investigou o papel da escolarização sobre o desenvolvimento da consciência metassintática. Cinquenta e quatro crianças oriundas da primeira e segunda séries de escolas privadas e estaduais participaram deste estudo. A elas foram dados três tarefas de consciência sintática: julgamento de sentenças corretas, julgamento de sentenças incorretas e correção. Não foi encontrados um efeito estatisticamente significativo para série, mas se encontrou um efeito significativo para o tipo de escola. Crianças de escolas particulares tiveram um desempenho melhor do que crianças de escolas públicas. Correlações entre as medidas de consciência sintática mostraram que quanto melhor as crianças eram medidas em consciência sintática, melhor elas eram nas tarefas de escrita. Os resultados sugerem que a experiência das crianças no seu meio ambiente tem um papel no desenvolvimento da consciência sintática.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports data of a study that investigated the role of schooling in metasyntactic awareness development. Fifty-four children drawn from first and second grade from private and state schools participated in the study. They were given three syntactic awareness tasks: judgement of correct and incorrect sentences and correction. There were no grade-effect but a significant school effect. Children from private schools performed better than from public schools. Correlations between syntactic awareness and literacy measures showed that the better children were at syntactic awareness the better they were at literacy measures. The results suggest that children's environmental experience have a role to play in the development of syntactic awareness.
  • Propriedades psicométricas do conjunto de testes da habilidade visuo espacial Artigos

    Gomes, Cristiano Mauro Assis; Borges, Oto Neri

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa as propriedades psicométricas de um conjunto de testes elaborados para mensurar a habilidade visuo espacial (Gv), quanto a sua estrutura fatorial, unidimensionalidade, validade convergente e discriminante. Fizeram parte da pesquisa 558 participantes que cursavam ou concluíram o ensino médio. Utilizou-se o Teste de Visualização (Vz), Teste de Flexibilidade de Fechamento (CF), Teste de Memória Visual (MV), Teste de Fluência Figural (FF), Teste de Fluência Ideacional 1 (FI1) e Teste de Fluência Ideacional 2 (FI2). Foram usados procedimentos de análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e o ajuste ao modelo Rasch. Os índices de ajuste dos modelos aos dados estão adequados às recomendações da literatura. Os testes possuem uma estrutura fatorial de dois níveis, porém unidimensional. Convergem para mensurar a habilidade visuo espacial (Gv) e divergem na mensuração da fluência, utilizada neste estudo como habilidade contrastante.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the psychometrical properties of a test kit developed to measure visual-spatial ability in terms of its factorial structure, unidimensionality, convergent validity and divergent validity. A sample of 558 students that were either attending High School or had just concluded it participated of this research. The Visualization Test (Vz), Flexibility of Closure Test (CF), Visual Memory Test (MV), Figural Fluency Test (FF), Ideational Fluency Test 1 (FI1) and Ideational Fluency Test 2 (FI2) were used. The data analysis used the exploratory factorial analysis, the confirmatory factorial analysis and the fit to the Rasch model procedures. The model fit indexes are in accordance with the cutoff values suggested by the literature. The tests showed a two-level factorial structure, although it can be taken as an unidimensional structure. The tests converge to measure the visual-spatial ability and diverge to measure the fluency ability which was used in this study as contrast ability.
  • La comunicación y la asertividad del discurso durante las interacciones grupales presenciales y por computadora

    Terroni, Nancy Noemí

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se reportan los resultados del análisis reticular en la comunicación, y los puntajes de la asertividad del discurso de los partipantes de pequeños grupos que resuelven una tarea de recuperación de memoria (La guerra de los fantasmas, Bartlett, 1932). El diseño es cuasiexperimental y los 90 participantes alumnos de la Universidad Nacional de Mar del Plata, debieron reconstruir la misma en forma grupal colaborativa. Los sujetos fueron asignados aleatoriamente a los grupos y a las dos condiciones (grupos cara a cara y mediados por computadora). Se registraron las interacciones presenciales mediante video filmaciones y las electrónicas quedaron almacenadas en el canal de chat. En general, la asertividad del discurso y la comunicación presentaron asociaciones significativas, con algunas diferencias según el canal comunicacional empleado. Se discuten estos resultados con relación al tipo de tarea y a las restricciones de los medios electrónicos.

    Resumo em Inglês:

    This work reports the results of reticular analysis in communication, and the scores from the discourse assertiveness of the participants of small groups who solve a recall memory task (The war of the ghosts, Bartlett, 1932). The design is a quasi-experimental one and the 90 subjects, students from Mar del Plata University had to reconstruct the same story in collaborative groups. The subjects were assigned in an aleatory way, to both conditions (face to face and computer-mediated groups). The subjects' interactions in face-to-face communication groups were recorded in video films and the electronic ones were stored in the chat channel. In general, the discourse assertiveness and the communication presented significant associations, with some differences according to the communication channel used. These results are discussed about the type of task and the restrictions of the electronic media.
  • Autoritarismo e adesão a sistemas de valores psicossociais Artigos

    Barros, Thaís Santiago; Torres, Ana Raquel Rosas; Pereira, Cícero

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre o autoritarismo e a adesão a sistemas de valores. Para tanto, utilizou-se a escala de Autoritarismo de Extrema-Direita (Altemeyer, 1981, 1988) e o Questionário de Valores Psicossociais (Pereira, Da Costa & Camino, 2005b). Com base em dados de 284 estudantes universitários de Goiânia, verificou-se que a Escala de Autoritarismo mede duas dimensões políticas: autoritarismo e tolerância. Verificou-se também que os valores religiosos estão relacionados com diminuição da tolerância, enquanto a adesão aos valores hedonistas está relacionada com o aumento da tolerância e com a diminuição do autoritarismo. Além disso, a adesão aos valores materialistas está relacionada com o aumento do autoritarismo. Esses resultados são discutidos ressaltando a importância de uma perspectiva psicossocial que leve em conta os valores contextuais como fatores importantes para a compreensão do apoio das pessoas ao autoritarismo e à democracia.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the relationships between authoritarianism and the adhesion to values systems. Due to that, Altemeyer's (1981; 1988) Right-wing Authoritarianism Scale and the Psychosocial Value Questionnaire (Pereira, Da Costa & Camino, 2005b) were used. The participants were 284 university students from Goiânia. The results showed that the Authoritarianism Scale was organized in two factors, named authoritarianism and tolerance. The results showed that religious values are negatively correlated to tolerance while hedonist values are positively correlated to this factor. The authoritarianism factor is negatively correlated to hedonist values and positively to materialist values. These results are discussed emphasizing the importance of adopting a psychosocial perspective, taking into account the broader context, in order to analyze political constructs as authoritarianism and democracy.
  • Direito de brincar: as (im)possibilidades no contexto de trabalho infantil produtivo Artigos

    Oliveira, Indira Caldas Cunha de; Francischini, Rosângela

    Resumo em Português:

    Dentre os vários aspectos relacionados à infância, elegemos o direito da criança brincar, atividade esta considerada importante para o seu desenvolvimento, segundo várias perspectivas teóricas em Psicologia, dentre as quais destacamos a sociohistórica. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar como as crianças em situação de trabalho, a partir do seu discurso e de suas práticas, vivenciam o brincar em seu cotidiano. Participaram da pesquisa quatro crianças que desenvolvem atividades no processo de beneficiamento da castanha de cajú. Como procedimentos recorremos à entrevistas semiestruturadas, observação participante e fotografias. A perspectiva de análise fundamenta-se nos estudos sociohistóricos e discursivos. Diante da análise do corpus, percebemos que os sujeitos participantes da pesquisa conseguem viver, mesmo que seja de forma parcial, a sua ludicidade. Assim, o trabalho restringe a construção da cultura lúdica dessas crianças, uma vez que o tempo de que dispõem está comprometido, em grande extensão, com as atividades do beneficiamento da castanha de cajú.

    Resumo em Inglês:

    Among several aspects related to childhood we have chosen the rights of the children to play, which is considered an important activity for their development according to several theoretical perspectives in Psychology, among which we highlight the social-historic approach. In that context, the aim of this work was to investigate from their speech and their practices how children in working situation play in their everyday lives. Four children participated in the research, developing activities in the process of cashew nuts advantaging. We recurred to interviews, participating observations, and photographs. The perspective of analysis for this work is based on social-historic and discursive studies. Due to the analysis of the corpus, we realize that the subjects in the research can live, even in a partial way, its truth. Thus, the work restrains the construction of those children's culture, because the time they get is damaged largely due to their work on the cashew nuts.
  • Crenças irracionais, ajustamento psicológico e satisfação de vida em estudantes universitários Artigos

    Matta, Adriana da; Bizarro, Lisiane; Reppold, Caroline Tozzi

    Resumo em Português:

    Crenças irracionais (CIs) são interpretações ilógicas da realidade que colaboram para o desenvolvimento de perturbações emocionais. A premissa deste estudo é que as CIs podem estar relacionadas ao ajustamento emocional e à satisfação de vida. Estudantes universitários (n=157), responderam ao Questionário de Crenças Irracionais, à Escala de Crenças Irracionais, à Escala Fatorial de Neuroticismo e à Escala de Satisfação de Vida. As CIs apresentaram correlações positivas com dois fatores da Escala Fatorial de Neuroticismo (Vulnerabilidade e Ansiedade) e negativa com idade e com satisfação de vida. Os resultados levam a reflexões importantes sobre a efetividade da Terapia Cognitiva, em especial da Terapia Racional Emotivo-Comportamental, para o ajustamento emocional e para a satisfação de vida dos clientes, que poderiam ser medidas indiretas de sucesso terapêutico.

    Resumo em Inglês:

    Irrational beliefs (IB) are illogical interpretations of reality that contribute to the development of emotional problems. This study aims to show that irrational beliefs in college students (n=157) might be related to emotional adjustment and life satisfaction. The participants have completed Irrational Beliefs Questionnaire, Neuroticism Factorial Scale and Life Satisfaction Scale. The IB showed positive correlation with two factors of the Neuroticism Factorial Scale (Vulnerability and Anxiety), and negative correlation with age and life satisfaction. The results suggest important considerations on the effectiveness of Cognitive Therapy, especially of Rational Emotive Therapy, for the emotional adjustment and life satisfaction of the clients, which could be an indirect measure of the therapeutic success.
  • Avaliação da agressividade na família e escola de ensino fundamental Artigos

    Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias, Anelise Silva; Marini, Janete Aparecida da Silva

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou identificar a percepção de crianças do ensino fundamental acerca da agressividade na família e escola, verificando possíveis diferenças entre essa variável com gênero, faixa etária, série e tipo de escola. Aplicou-se uma escala de agressividade em 758 alunos brasileiros, de 2ª a 4ª séries, de ambos os sexos, sendo 50,4% meninas. Os participantes apresentaram poucas condutas agressivas. A agressividade familiar teve maiores índices do que a escolar. Identificou-se influência do gênero sobre a agressividade geral dos participantes. Verificou-se que os meninos apresentaram índices de agressividade na família mais altos e significativamente diferentes em relação às meninas. Constataram-se diferenças significativas para idade e série apenas para agressividade familiar.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed to identify the perception of children from the fundamental school between aggressiveness in the family and in the school, verifying possible differences among this variable with gender, age, grade and type of school. The aggressiveness scale was applied in 758 brazilian students, from second to fourth grade, of both genders, from which 50,4% were girls. The participants revealed few aggressive actions. The aggressive behavior in the family had higher level than the one in the school. The influence of gender on the aggressiveness of the participants was identified. Boys showed higher and more significant levels of agressivity in the family than girls. Significative differences for age and grade were ascertained only in family aggressiveness.
  • "Não havia outra saída": percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior Artigos

    Bardagi, Marucia Patta; Hutz, Cláudio Simon

    Resumo em Português:

    A evasão no Ensino Superior é um fenômeno em expansão no Brasil, mas são poucos os estudos sobre as características da evasão e suas consequências na vida do estudante. Este estudo, parte de uma tese de doutorado sobre desenvolvimento de carreira na graduação, buscou identificar as razões da insatisfação de carreira e as percepções sobre a evasão em oito alunos evadidos, três mulheres e cinco homens entre 20 e 25 anos (M=22,6), de diferentes áreas, que abandonaram o curso em diferentes momentos da graduação. Por meio de entrevistas foi possível identificar a fragilidade das escolhas iniciais, a pouca atividade exploratória e as expectativas irrealistas de carreira. Ainda, a decisão de evadir foi majoritariamente impulsiva, causada por uma insatisfação de longo prazo e não relacionada a novas escolhas de carreira. Estes resultados apontam a necessidade de estratégias que favoreçam a atividade exploratória e de serviços de apoio ao estudante universitário.

    Resumo em Inglês:

    University dropout is a phenomenon that is increasing in Brazil but there are few studies about the characteristics of dropout and its consequences for the student"s life. This study, part of a doctoral dissertation on vocational development in Higher Education, aimed to identify the reasons for career dissatisfaction and evasion in eight dropout students, three women and five men between 20 and 25 years-old (M=22,6), undergraduates in different areas who abandoned the university at different moments. Through interviews, it was possible to identify the fragility of the initial choices, little exploratory activity, and unrealistic career expectations. Besides, the decision to drop out was mostly impulsive, caused largely by long term dissatisfaction, and unrelated with new career choices. These results pointed out that strategies that emphasize exploratory behavior are important, along with support services to college students.
  • Avaliação das características de afetividade em crianças e jovens com síndrome de Down Artigos

    Rodrigues, Elaine Custódio; Alchieri, João Carlos

    Resumo em Português:

    Este trabalho buscou investigar a manifestação da afetividade em crianças e jovens com síndrome de Down (SD) e a percepção de pais e educadores quanto à sua expressão no comportamento e nas atividades sociais. Participaram 70 pessoas com SD, na faixa etária de 4 a 26 anos. Os instrumentos utilizados foram questionários sobre percepção da afetividade, aplicados aos pais e professores, e o Zulliger, avaliando os indivíduos com SD. Os dados dos questionários foram analisados pelo programa Tri-deux-Mots, e o Zulliger foi avaliado buscando caracterizar os aspectos da afetividade, com base no método de Klopfer. Pelo Tri-deux-mots, observou-se que tanto no comportamento afetivo como no relacionamento com o outro os sujeitos com SD expressam sua afetividade mediante características positivas e negativas. O Zulliger possibilitou elementos iniciais, no entanto é preciso estudos futuros para investigar o motivo das respostas não estarem direcionadas às categorias relacionadas à afetividade.

    Resumo em Inglês:

    This work intended to investigate the expression of the affectivity among children and young people with down syndrome and also the perception that parents and educators have of this expression in the behaviour and social activities. Seventy people with down syndrome took part in the research, in the age group from 04 to 26 years old. In terms of the instruments, questionnaires concerning the perception of the affectivity were applied to parents and teachers, and the Zulliger was used to assess the individuals with down syndrome. The data from the questionnaires were analyzed by the program Tri-deux-Mots, and the Zulliger, based on the method of Klopfer, was evaluated with the intention of describing the aspects of the affectivity. By the use of the Tri-deux-Mots, it was noticed that, both in the affectional behaviour and the relationship with the other, the subjects with Down Syndrome express their affectivity through positive and negative characteristics. The Zulliger created the possibility of some elements, however future studies are needed in order to investigate the reason why the answers are not directed to the categories concerning the affectivity.
  • Qualidade de vida e desesperança em familiares de dependentes químicos Artigos

    Aragão, Antonio Teulberto Mesquita; Milagres, Elizabete; Figlie, Neliana Buzi

    Resumo em Português:

    Medir o nível de Qualidade de Vida e Desesperança em um grupo de mulheres residentes na periferia de São Paulo atendidas em um centro de intervenção e apoio que convivem com um dependente químico em seus lares. Participaram desta amostra 56 mulheres. A entrevista foi realizada individualmente no início do tratamento no serviço, sendo investigados os transtornos psiquiátricos na amostra, segundo critérios diagnósticos do CID-10. Os instrumentos de avaliação aplicados foram: entrevista para obtenção de dados demográficos; o levantamento do CCEB; WHOQOL-bref que mede Qualidade de Vida e BHS (Beck Hopelessness Scale) que mede nível de desesperança, acrescido de avaliação psiquiátrica. Foi constatado que 39% das mulheres apresentam desesperança mínima; 44% leve; 16% moderada/grave. Na Qualidade de Vida destacou-se o domínio Físico (x=14,45), seguido pelo domínio Social (x=13,26), Psicológico (x=12,57) e Meio Ambiente (x=10,68). No tocante aos transtornos psiquiátricos, 23% (n=13) apresentaram depressão e 5%(n=3) apresentaram transtorno de ansiedade. A maioria dos familiares possui nível de desesperança satisfatório, porém o grupo com desesperança moderada/grave desperta preocupações e demonstra a necessidade de intervenção, principalmente quando os dados são analisados com a presença de transtornos psiquiátricos.

    Resumo em Inglês:

    To measure the quality of life and hopelessness of a group of women living in the outskirts of Sao Paulo attended at a center for assistance and support living with a drugs addicts in their homes. Participated in this sample, 56 women. They were individually interviewed in beginning of the treatment to investigate psychiatric disorders in the sample, according to diagnoses criteria of CID-10. The scales used on this study were interviews in order to gather demographical data; the CCEB survey; the WHOQOL-bref that measures life quality, the BHS (Beck Hopelessness Scale), that measures the level of hopelessness and a psychiatric assessment. It was noted that 39% of women presented minimal hopelessness, 44% light and 16% moderate / severe hopelessness. In Life Quality the physical domain was outstanding (x=14,45), followed by the social domain (x=13,26), the psychological domain (x=12,57) and the environmental domain (x=10,68). Concerning the psychiatric diagnosis, 23% (n=13) showed depression and 5% (n=3) showed anxiety. The majority of relatives presented satisfactory level of hopelessness. Nonetheless, the group with moderate/severe hopelessness demands attention and shows intervention need, especially when data is analyzed considerating the psychiatric diagnosis.
  • Piaget e os estudos contemporâneos sobre moral: interfaces ainda a discutir Resenha

    Razera, Júlio César Castilho
  • Psicologia vocacional: perspectivas para a intervenção Resenha

    Ottati, Fernanda
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
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