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Psico-USF, Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2010
  • Documento sem título Editorial

    Rueda, Fabián Javier Marín
  • Uma análise das evidências de validade brasileiras do PMK Artigos

    Sisto, Fermino Fernandes

    Resumo em Português:

    Tendo em vista a proposta e a quantidade de medidas provenientes do PMK, foram colocados como objeto de análise os estudos de evidência de validade fornecidos pelo Manual. De fato, o interesse é buscar os fundamentos da interpretabilidade dos resultados de um instrumento com uma pretensão dessa magnitude. Como resultado, encontrou-se que as análises fatoriais realizadas não fornecem subsídios para a estrutura proposta para a interpretação das distintas medidas do PMK. Ao lado disso, os estudos com grupo-critério apresentados é, quando muito, incipiente e não fornece evidências de interpretabilidade para quase nenhum dos denominados seis fatores. As evidências apresentadas são confusas, há incoerências entre correlação e análise de variância e a interpretabilidade do teste não fica demonstrada pelas pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    Considering the proposal and amount of measures concerning with the PMK, the analysis of the studies of evidence of validity supplied by the Manual were placed under investigation. In fact, the interest is to search for foundations of the interpretability of the results of a test with a pretentiousness of this magnitude. As a result, the factorial analyzes do not support the proposed structure for the interpretation of the different measures of the PMK. Besides, the presented studies with criterion group were as much as incipient and do not furnish evidences of interpretability for almost none of the named six factors. The showed evidences are confusing, there are incoherencies between the concept of correlation and variance analysis and the interpretability of the test is not demonstrated by the researches.
  • Inteligência emocional avaliada por autorrelato difere do construto personalidade? Artigos

    Woyciekoski, Carla; Hutz, Claudio Simon

    Resumo em Português:

    No presente estudo examinou-se a associação entre duas dimensões de personalidade, neuroticismo e extroversão, com inteligência emocional (IE), medida por meio de uma escala de Autorrelato. Participaram da pesquisa 131 pessoas, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 49 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN), a Escala Fatorial de Extroversão (EFEx) e a Medida de Inteligência Emocional (MIE). Análises correlacionais e de regressão múltipla demonstraram que as escalas de personalidade puderam explicar grande parte da variância da MIE. As dimensões de personalidade extroversão e neuroticismo, e a inteligência emocional medida pela MIE não se apresentaram como construtos independentes. Os resultados corroboraram uma série de estudos prévios e permitem inferir que não é adequado nem razoável medir a IE por meio de escalas de autorrelato.

    Resumo em Inglês:

    The present study examined the association between two personality dimensions, Neuroticism and Extraversion, with Emotional Intelligence (EI) assessed by a self-report measure. Participants were 131 men and women, aged between 18 and 49 years. The instruments used were the Factorial Neuroticism Scale (FNS), the Factorial Extraversion Scale (FES) and the Emotional Intelligence Measure (EIM). Correlational and Multiple Regression Analysis demonstrated that the personality scales could explain a large amount of the variance of the EIM. The personality dimensions, Extraversion and Neuroticism, and Emotional Intelligence, measured by self-report scales did not behave as independent constructs. These present results corroborated a series of previous studies, and allowed us to suggest that it is not adequate, nor reasonable to measure EI through self-reports.
  • Produção científica no contexto psicanalítico (2002-2009) Artigos

    Lustoza, Rosane Zétola; Oliveira, Katya Luciane de; Mello, Bianca Novaes de

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo analisar a produção científica no contexto psicanalítico em 229 artigos (2002 a 2009), seis periódicos científicos indexados. A análise baseou-se em alguns critérios da metaciência, a saber, autoria, temática, discurso e análise dos tipos de recursos. Os resultados evidenciaram que em alguns periódicos há maior concentração de publicações sobre a temática, acentuada nos últimos anos. A participação feminina foi predominante na autoria dos artigos, e detectou-se ampla diversificação nos propósitos e contextos nos quais a psicanálise tem sido aplicada. Conclui-se que a produção divulgada no período revela o amadurecimento da área, mas aponta para alguns aspectos que poderão ser mais explorados em futuras publicações. Sugere-se que outros estudos similares sejam realizados, visando monitorar a expansão da área no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the scientific production in the psychoanalytic context published in 229 articles (2002 to 2009) from six scientific indexed periodicals. The analysis was carried out according to some metascientific criteria such as: authorship, thematic, discourse, and exam of the different types of resources. Results evinced not only a greater concentration of publications regarding psychoanalysis in certain journals, but also an increase of these types of studies recently. It was also found that most of the authors were females and the psychoanalysis were used both in a variety of contexts and with diverse purposes. It was concluded that the divulged production in the period reveals the matureness of the area, but points out some aspects that might be explored in future publications. It is recommended that similar studies be conducted in order to better monitor the expanding area in Brazil.
  • Cognição e eletrofisiologia: uma revisão crítica das perspectivas nacionais Artigos

    Jaeger, Antonio; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta

    Resumo em Português:

    A técnica eletrofisiológica Potenciais Relacionados ao Evento (PRE) vem sendo amplamente utilizada para o estudo da atividade cerebral correspondente a processos cognitivos específicos. O presente artigo apresenta uma revisão crítica dos estudos empregando PRE desenvolvidos em universidades brasileiras, enfatizando especialmente seus objetivos principais e abordagens metodológicas. Os estudos examinados investigaram efeitos eletrofisiológicos tradicionalmente reportados na literatura em PRE, como os efeitos denominados P300, N400 e MMN, proporcionando resultados relevantes teoricamente, bem como demonstrando a utilidade do PRE para a investigação de diversos temas de pesquisa. Possibilidades referentes a abordagens metodológicas alternativas para a análise dos PREs, assim como o emprego desta técnica no estudo de diversos processos psicológicos, são examinados e discutidos.

    Resumo em Inglês:

    The electrophysiological technique Event-related potentials (ERP) has been widely employed in the study of brain activity reflecting specific cognitive processes. This current article presents a critical review of the ERP studies conducted in Brazilian universities, with special emphasis on their main goals and methodological approaches. The examined studies investigated electrophysiological effects traditionally reported in the ERP literature, as the P300, N400 and MMN effects, providing theoretically relevant results and demonstrating the usefulness of this technique for the investigation of several research topics. Possibilities concerning alternative methodological approaches on ERP analysis and the employment of this technique in the study of a variety of psychological processes are examined and discussed.
  • Inventário de Arnett de Busca de Sensações (AISS): testando diferentes modelos fatoriais Artigos

    Gouveia, Valdiney Veloso; Pimentel, Carlos Eduardo; Gouveia, Rildésia S. V; Freires, Leogildo Alves; Athayde, Rebecca Alves Aguiar; Araújo, Rafaella de Carvalho Rodrigues

    Resumo em Português:

    O estudo do traço de busca de sensações permite explicar diversos comportamentos de risco. Considerando sua relevância e a ausência de medida específica no Brasil, decidiu-se adaptar o Inventário de Arnett de Busca de Sensações. Este é formado por 20 itens, medindo dois fatores: novidade e intensidade. Participaram da pesquisa 279 estudantes do ensino médio de escolas particulares e públicas, com idade média de 17 anos, igualmente distribuídos quanto ao sexo, provenientes de João Pessoa (n=108) e Teresina (n=171). Por meio de análises fatoriais confirmatórias, testaram-se quatro modelos, segundo o número de fatores (um ou dois) e itens (12 ou 20). Os resultados mostraram que o modelo bifatorial reduzido apresentou melhores índices de ajuste. Os fatores e a pontuação total desse instrumento apresentaram consistência interna aceitável, estando correlacionados com sexo e idade dos participantes. Tais resultados justificam a utilização dessa medida em estudos futuros.

    Resumo em Inglês:

    The study of sensation seeking trait is able to explain several risky behaviors. Considering its relevance and the lack of specific instruments to measure it in Brazil, it was decided to adapt the Arnett Inventory of Sensation. It is composed by 20 items, measuring two factors: novelty and intensity. Participants were 279 high school students of private and public schools from João Pessoa (n=108) and Teresina (n=171). They had mean age of 17 years old, being equally distributed for sex. Using confirmatory factor analysis, four models were tested according to the number of factors (one or two) and items (12 or 20). Results showed that the reduced bifactorial model presented the best fit indices. The factors and the total score of this instrument presented acceptable internal consistency, being correlated with sex and age. These results justify the use of this instrument in subsequent studies.
  • Transtorno do estresse pós-traumático em acidentes de trânsito: validação de escala Artigos

    Bringhenti, Marta Elisa; Luft, Caroline Di Bernardi; Oliveira, Walter Ferreira de

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi realizar a validação da escala PCL-C para o rastreamento do transtorno do estresse pós-traumático entre vítimas de acidentes de trânsito. Participaram, 114 pessoas, que responderam à escala composta por 17 itens, divididos em três dimensões. Verificou-se a consistência interna por meio do coeficiente alfa de Cronbach com um valor de 0,94. A análise fatorial exploratória, abrangendo a análise dos componentes principais e cargas fatoriais, com normalização Kaiser e rotação ortogonal pelo método oblimin, indicou que o construto da escala é unidimensional. Para adequação do ponto de corte realizou-se análise de sensibilidade e especificidade por meio da curva Receiver Operating Characteristic (ROC). O ponto de corte que obteve maior sensibilidade (1) foi 68 pontos com uma especificidade de 0,842, mostrando-se o mais adequado para a discriminação do transtorno. A escala PCL-C apresentou qualidades psicométricas confiáveis para ser utilizada como um instrumento para o rastreamento do transtorno.

    Resumo em Inglês:

    The study evaluates the validity of the PCL-C scale for screening victims of traffic accidents for post-traumatic stress disorder. One hundred and fourteen victims of traffic accidents participated in this study by completing the scale comprising 17 items, divided into three criteria related to the traumatic event. The Cronbach coefficient was used in order to verify the internal consistency with a value of 0.94. The exploratory factor analysis was carried out to verify the construct validity, including the analysis of the main components and factor loadings with Kaiser normalization and orthogonal rotation by the oblimin method. The results of exploratory factor analysis indicate that de construct is one-dimensional. For the suitability of the cutoff point, sensitivity and specificity analysis was carried out through the Receiver Operating Characteristic (ROC) curve. The cutoff point which obtained the greatest sensitivity (1) was 68 points with specificity of 0.842, this being the most suitable value for the identification of the disorder. The scale for the screening of post-traumatic stress disorder showed reliable psychometric qualities.
  • Desenvolvimento e validação da Escala de Conflitos Intragrupos - ECIG Artigos

    Silva, Narla Ismail Akel; Puente-Palacios, Katia

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve o processo de desenvolvimento e validação da Escala de Conflitos Intragrupos (ECIG). Os itens foram formulados a partir do modelo teórico bidimensional do conflito, segundo o qual tanto as desavenças relativas às tarefas quanto as relativas às relações interpessoais compõem o construto. Foram criados inicialmente 13 itens, respondidos em escala tipo Likert de 5 pontos, que passaram por processo de validação semântica e estatística. Na validação estatística, realizada com 200 estudantes de graduação e pós-graduação de instituições pública e privada, utilizou-se a análise fatorial (PAF, rotação oblíqua). A solução mais satisfatória encontrada foi a bifatorial, com 11 itens, divididos nos fatores conflito de tarefas e de relacionamento. Ambos alcançaram índices psicométricos adequados (α=0,82 e α=0,86 respectivamente) e incluíram conteúdos consistentes com o modelo teórico adotado, permitindo explicar 57,48% da variância do conflito. Implicações teóricas e práticas nas organizações, com o uso dessa escala, são discutidas.

    Resumo em Inglês:

    This article describes the development and validation process of Escala de Conflitos Intragrupos (ECIG). Item construction was based on a two dimensional theoretical model according to which intra-group conflicts construct is composed both on disagreements related to tasks and on disagreements related to interpersonal relations. Initially, 13 items were constructed using a 5-point Likert scale. These items went through a process of semantic and construct validation. The construct validation was accomplished using a factor analysis (PAF, oblique rotation) on a sample of 200 undergraduate and postgraduate students of public and private universities. The most satisfactory solution indicated two factors, one related to conflicts concerning tasks and the other related to conflicts about interpersonal relations. Both factors showed appropriate psychometric properties (α=0,82 and α=0,86, respectively) and their content was in accordance with the adopted theoretical model explaining 57,48% of variance of conflict. Theoretical and practical implications of the use of this scale inside organizations are discussed.
  • Viabilidade da estimativa de QI a partir dos subtestes Vocabulário e Cubos da WAIS-III Artigos

    Wagner, Flávia; Pawlowski, Josiane; Yates, Denise Balem; Camey, Suzi Alves; Trentini, Clarissa Marceli

    Resumo em Português:

    Objetivou-se avaliar a viabilidade de estimar o Quociente de Inteligência (QI) de adultos por meio de duas estratégias que utilizam uma forma curta constituída pelos subtestes Vocabulário e Cubos da Escala Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS-III). Participaram do estudo 77 homens e mulheres, com idade média de 39,1 anos (dp=13,4). Foi aplicada a WAIS-III e questionários para cumprir os critérios de inclusão dos participantes sem prejuízos neurológicos e psiquiátricos. Para avaliar a concordância entre as duas estratégias de estimar o QI, utilizou-se o método estatístico proposto por Bland e Altman. Como resultado, encontrou-se que as estimativas de QI geradas pelas duas estratégias apresentam concordância com a medida do QI realizada pela aplicação da escala completa apenas em alguns dos casos avaliados. Sugere-se cautela na utilização dessas estratégias para estimar o QI de adultos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to evaluate the feasibility of estimating the Intelligence Quotient (IQ) in adults based on two strategies that use Vocabulary and Block Design subtests of Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS-III). Seventy-seven men and women participated of the study, with mean age of 39.1 (sd=13.4). WAIS-III subtests were administered and questionnaires were used to verify inclusion criteria for participants without neurological or psychiatric impairments. A statistical method proposed by Bland and Altman was used to evaluate the agreement between both strategies to estimate IQ. Results suggest that IQ estimates derived from both strategies only agree with the IQ derived from the full battery in a few cases of the sample. Considering these findings, caution is suggested when using these strategies to estimate adults' IQ.
  • Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes Artigos

    Arruda, Marina Noronha Ferraz de; Melo-Silva, Lucy Leal

    Resumo em Português:

    A avaliação de estratégias de intervenções de carreira é considerada relevante na literatura internacional. Este estudo objetiva avaliar a intervenção de carreira realizada em um serviço-escola de um curso de psicologia de uma universidade pública brasileira. Participaram do estudo 77 ex-clientes jovens entre 17 e 24 anos, com predomínio de mulheres, e atendidos em grupo. O método de avaliação da intervenção é baseado no modelo de French, Hiebert e Bezanzon, que contem três dimensões de análise (input, processos e output). O questionário, enviado por correio, contém questões objetivas e dissertativas. Os resultados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e os dados qualitativos, por meio da análise de conteúdo. Em síntese, os ex-clientes avaliaram positivamente as condições oferecidas pelo serviço, valorizando as atividades e os temas trabalhados na intervenção. A incorporação de mais atividades informativas e a expansão do serviço foram sugeridas.

    Resumo em Inglês:

    Evaluation of career intervention strategies is considered relevant in international literature. This study aimed at evaluating career interventions carried out at a clinic-service delivered by a psychology course at a Brazilian state university. Seventy-seven former clients, aged between 17-24 years old, with prevalence of females, and attended in groups, participated in this study. The intervention evaluation was based on French, Hiebert and Bezanzon's model, which contains three dimensions of analysis (input, processes and output). The questionnaire, forwarded by post, consisted of open and closed questions that contemplated three dimensions: inputs, processes and outcomes. The quantitative data were analyzed by means of descriptive statistics, and the qualitative data by means of content analysis. In summary, the former clients evaluated the service conditions positively and attributed positive value to the activities and themes developed in the interventions. The need for more career information and service expansion were suggested.
  • Liderança, compatibilidade treinador-atleta e satisfação no andebol: percepção de atletas novatos e experientes Artigos

    Gomes, Rui; Paiva, Paulo

    Resumo em Português:

    Este trabalho compara a percepção de atletas em formação desportiva (novatos) e em competição adulta (experientes), ao nível dos estilos de liderança dos treinadores, da compatibilidade com os treinadores e da satisfação com a liderança. Participaram 91 atletas do sexo masculino de andebol, incluídos na formação desportiva (n=59; "novatos") e competição (n=32; "experientes"). Foram usadas as seguintes medidas: Questionário Demográfico, Escala Multidimensional de Liderança no Desporto-2, Medida de Compatibilidade Treinador-Atleta e Questionário de Satisfação em Atletas. Devemos realçar dois resultados principais: os novatos avaliaram mais positivamente os estilos de liderança dos treinadores, evidenciaram maior compatibilidade treinador-atleta, e assumiram maior satisfação com a liderança; e as dimensões da liderança explicaram 32% da variância associada à compatibilidade treinador-atleta nos novatos e 43% nos experientes.

    Resumo em Inglês:

    This work compares the perceptions of two groups of athletes (novice and experienced athletes) about the leadership styles of their coaches, compatibility with the coach and satisfaction with leadership. The sample included 91 male athletes of a handball team; 59 were youth sport athletes (novice) and 32 were adult sport athletes (experienced). We applied the following measurements: Demographic Questionnaire, Multidimensional Scale of Leadership in Sports, Coach-Athlete Compatibility, and Athlete Satisfaction Questionnaire. The results showed that: novice athletes evaluated more positively the leadership styles, assumed more compatibility with the coach, and demonstrated more satisfaction with leadership. Therefore, leadership scales explained 32% of the variance related with Coach-Athlete Compatibility in novice athletes and 43% in experienced athletes.
  • Satisfação com a vida e satisfação diádica: correlações entre construtos de bem-estar Artigos

    Scorsolini-Comin, Fabio; Santos, Manoel Antonio dos

    Resumo em Português:

    A literatura científica aponta que pessoas casadas tenderiam a ser mais felizes do que as não casadas. Este estudo teve por objetivo investigar as relações existentes entre satisfação com a vida e satisfação diádica em pessoas casadas. Participaram 106 pessoas casadas, de ambos os sexos, com média de idade de 42±11 anos. Foram utilizados instrumentos para caracterização sociodemográfica e classificação socioeconômica, Escala de Bem-Estar Subjetivo e Escala de Ajustamento Diádico. Pela análise de correlações e de regressão múltipla stepwise, verificou-se que a satisfação com a vida (variável do construto BES) e a satisfação diádica (variável de conjugalidade) são positiva e significativamente correlacionadas (r=0,20; p=0,04), o que revela que pessoas que se dizem satisfeitas com a vida, em diferentes domínios também o fazem em relação à experiência conjugal.

    Resumo em Inglês:

    Scientific literature points out that married people tend to be happier than non-married people. The objective of this present study was to investigate the relationship between life satisfaction and dyadic satisfaction among married people. 106 married people (53 couples), with an average age of 42 (sd=11), participated in the study. The following instruments were used: demographic identification and social classification; Subjective Well-being Scale; and Dyadic Adjustment Scale. Correlation analysis and stepwise multiple regression analysis showed that satisfaction with life and dyadic satisfaction are positive and significantly correlated (r=0.20; p=0.04). Based on this finding, the researchers have concluded that people who are generally satisfied with life are also satisfied in the conjugal relationship.
  • Rorschach Sistema Compreensivo na avaliação de psicoterapia psicodinâmica Artigos

    Yazigi, Latife; Amaro, Terezinha de Carvalho; Fiore, Maria Luiza de Mattos; Semer, Norma Lottenberg

    Resumo em Português:

    A proposta foi avaliar mudanças decorrentes de psicoterapia psicanalítica em pessoas assistidas em um serviço universitário. Assim, 68 pessoas adultas, de ambos os sexos, foram avaliadas antes e depois de um ano de psicoterapia. Os protocolos de Rorschach Sistema Compreensivo foram analisados de acordo com seu grau de complexidade, metade em "menor" [R↓+F↑] e metade em "maior" [R↑+F↓]. Diferenças estatisticamente significantes foram encontradas com (a) aumento no grupo de "menor" complexidade e diminuição no grupo de "maior" complexidade em: R; EA; es; SumY; SumShd; FC+CF+C; CF+C; M; ativo; FD; H+(H)+Hd+(Hd); H puro, DEPI, (b) diminuição no "menor" e aumento no "maior" em Lambda e F puro. Observou-se confluência dos resultados, com o grupo de "maior" complexidade com menos turbulência em suas emoções e o de "menor" complexidade expressando abertura às experiências, mesmo se desconfortáveis. A terapia mostrou trazer benefícios a essas pessoas.

    Resumo em Inglês:

    The proposal aimed to evaluate changes due to psychoanalytic psychotherapy on individuals assisted in a university clinic. Thus, 68 adult subjects, both genders, were evaluated before and after one year of psychotherapy. The Rorschach Comprehensive System protocols were analyzed according to their level of complexity, half on "low" [R↓+F↑] and half on "high" [R↑+F↓]. Significant statistical differences were found for (a) increase in "low" complexity group and decrease in 'high' complexity group on: R; EA; es; SumY; SumShd; FC+CF+C; CF+C; M; active; FD; H+(H)+Hd+(Hd); H pure, DEPI, (b) decrease in "low" and increase in "high" on Lambda and F pure. A confluence of these results was observed; the "high" complexity group showing less turbulence of their emotions, and the "low" complexity group displaying openness to experiences, even if of a more discomforting kind. The therapy proved to be beneficial to the individuals.
  • Matemática e problemas do cotidiano: estratégias para o ensino Resenha

    Witter, Geraldina Porto
  • Motivação para aprender na escola Resenha

    Mognon, Jocemara Ferreira
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
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