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Psico-USF, Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Marín Rueda, Fabián Javier
  • Avaliação de um programa computadorizado para intervenção fônica na dislexia do desenvolvimento Artigos

    Oliveira, Darlene Godoy de; Lukasova, Katerina; Macedo, Elizeu Coutinho de

    Resumo em Português:

    A teoria do Déficit Fonológico explica as trocas e déficits de consciência fonológica em sujeitos com dislexia do desenvolvimento. Intervenções focadas nesse processamento contribuem para melhora da leitura. Este estudo verificou a eficácia do Software Alfabetização Fônica Computadorizada na promoção de consciência fonológica e correspondências grafofonêmicas em disléxicos. Vinte crianças disléxicas foram divididas em dois grupos (GI e GII) e foram pareadas por idade, sexo e escolaridade. Os participantes realizaram provas de consciência fonológica e habilidades de leitura e de escrita. Os participantes do GI frequentaram 16 sessões de intervenção e, após o período, os grupos foram reavaliados. Houve aumento significativo no escore do GI na prova de compreensão de leitura de sentenças e de consciência fonológica. O mesmo grupo apresentou diminuição significativa no tempo de execução de provas de leitura e de escrita de palavras isoladas. Nesse sentido, a intervenção trouxe benefícios para a leitura dos disléxicos.

    Resumo em Inglês:

    The Phonological Deficit theory explains confusions and deficits in phonological awareness presents in subjects with Developmental Dyslexia. Interventions focused on this process contributes to improvement in reading. The study examined the effectiveness of a Phonic Literacy Software in promoting phonological awareness and graphophonemic correspondences in dyslexic. Twenty dislexic children were divided in two groups (GI and GII) and were paired by age, sex and schooling. All subjects performed tests of phonological awareness and reading skills and writing. The participants of GI participated in 16 intervention sessions and, after this period, the groups were reevaluated. There was significant increase in the score of the GI in reading comprehension of sentences task and phonological awareness task. The same group presented significant decrease in execution time in word reading and written words tasks. Therefore, the intervention brought benefits for reading of dyslexics.
  • Desenvolvimento de uma Lista de Verificação em Comunicação e Linguagem para os Transtornos do Espectro Autístico Artigos

    Gaino, Silvana Batista; Salgado, Manoel Henrique; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    A Lista de Verificação em Comunicação e Linguagem aqui apresentada foi elaborada para avaliar as especificidades de dois grupos distintos: os transtornos do espectro autístico e outras alterações de desenvolvimento da linguagem. Com essa finalidade foi aplicada em 60 participantes, divididos em dois grupos: 20 portadores de transtornos do espectro autístico (M=7, 11) e 40 portadores de outras alterações de desenvolvimento da linguagem (M=4, 10). Foi utilizado o teste do Qui-Quadrado para avaliar a validade do conteúdo e determinar quais questões deveriam ser retiradas do instrumento por não serem significativas. Os outros testes utilizados foram o Índice de Concordância Kappa e o teste de Mann-Withney. A Lista também apresentou uma sensibilidade de 90% e uma especificidade de 97,5%, o que demonstra a viabilidade de sua utilização como instrumento auxiliar na detecção de transtornos do espectro autístico.

    Resumo em Inglês:

    The Checklist in Communication and Language presented herein was elaborated to assess specificities of two distinct groups: the autistic spectrum disorders and other languages development alterations. With this objective, it was applied in 60 participants divided into two groups: 20 subjects with autistic spectrum disorders (M=7, 11) and 40 with language development alterations (M=4, 10). The statistical analysis held after application was the Chi-Square distribution test to assess the content validity and to determine what questions should be removed of the instrument for not being significant. The other tests used were the Kappa Index Agreement and Mann-Whitney test. The Checklist indicated sensibility of 90% and specificity of 97,5%, which demonstrates viability to be used as an auxiliary tool in detecting the autistic spectrum disorders.
  • Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares Artigos

    Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to: (a) characterize a sample of mothers and children in separated families with regard to their social skills; (b) investigate the relation between mothers' social skills and children's behavior; and (c) compare clinical and non-clinical sample as to the behavioral repertory. Forty three mothers of children of both sexes, aged between four and six years participated in the study. Mothers answered a Sociodemographic Questionnaire, an Interview about Parental Educational Social Skills, the Child Behavior Checklist - CBCL, a Questionnaire of Social Skills Responses, and Rutter's A2 Scale. For data analysis, Spearman and Mann-Whitney tests were used. Results showed that mothers' educational social skills were related to social skills of children, while negative practices were associated with behavioral problems. We discuss how maternal social skills may influence children's behavior in separated families.
  • Inserção em grupos formais e qualidade de vida entre adolescentes Artigos

    Bueno, Cheila de Oliveira; Strelhow, Miriam Raquel Wachholz; Câmara, Sheila Gonçalves

    Resumo em Português:

    Este estudo avalia a relação entre afiliação a grupos formais e sexo e autoestima, satisfação com a vida e propósito de vida, conjuntamente, enquanto componentes da qualidade de vida de adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, com uma amostra de 748 estudantes do 1º ano do ensino médio, com idades entre 13 e 22 anos, alunos de escolas públicas estaduais de um município da grande Porto Alegre. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: Pil Test, Brief Life Satisfaction Scale e Escala de Auto-Estima de Rosenberg. Os resultados apontam que as três dimensões avaliadas, conjuntamente, foram significativamente afetadas pela pertença a grupos (F(3, 698)=2,88, p<0,05), mas não por sexo. A qualidade de vida adolescente é melhor entre os jovens que participam de grupos formais. O estudo aponta para a participação em grupos formais como um indicativo de saúde positiva e um aspecto relevante para a promoção da saúde.

    Resumo em Inglês:

    This present study evaluates the relation between affiliation to formal groups and gender and self-esteem, life satisfaction and purpose of life, altogether, as components of the quality of life of adolescents. This is a transversal study, with a sample of 748 teenager students from the first year of high school, ages between 13 and 22 years-old, of state public schools of a city in the metropolitan area of Porto Alegre. The instruments used to collect the data were: Pil Test, Brief Life Satisfaction Scale and Rosenberg's Self-Esteem Scale. The results indicate that the three aspects evaluated, altogether, were significantly affected by the affiliation to groups (F(3, 698)= 2,88, p<0,05), but not by gender. The adolescent quality of life is better among youngsters who take part in formal groups. The study points out to the participation in formal groups as an indicative of positive health and a relevant aspect for health promotion.
  • Problemas de saúde mental na adolescência: características familiares, eventos traumáticos e violência Artigos

    Benetti, Silvia Pereira da Cruz; Pizetta, Adriana; Schwartz, Cristian Baqui; Hass, Raíssa de Azevedo; Melo, Vera Lúcia

    Resumo em Português:

    A ocorrência de situações traumáticas, exposição à violência e características das relações parentais são fatores de risco para saúde mental. Este estudo procurou identificar as situações individuais, familiares e contextuais associadas às manifestações de problemas de saúde mental em adolescentes estudantes da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Eventos Estressores na Adolescência, Triagem da Exposição de Crianças à Violência na Comunidade, Inventário de Estilos Parentais e o Child Behavior Checklist- versão YRF. Participaram 245 adolescentes, sendo 114 (46,5%) do sexo masculino com idade média de 16,02 anos (DP=1,83). A análise dos dados realizou-se através de estatística descritiva e inferencial para estimar os determinantes do diagnóstico clínico. Situações de violência, práticas parentais negativas e eventos traumáticos associaram-se ao diagnóstico clínico. Aponta-se a necessidade de implantação de ações preventivas e de atenção em saúde mental na infância e adolescência.

    Resumo em Inglês:

    The occurrence of traumatic events, exposure to violence and characteristics of parental relationship are risk factors associated to mental health. This study aimed to identify individual, family and contextual factors associated to the manifestation of mental health problems in a sample of adolescent students from the metropolitan region of the city of Porto Alegr e, RS. The instruments used were the Stressful Adolescence Events Inventory, Screening of Exposure to Community Violence, Parental Style Inventory and the Child Behavior Checklist- YRF version. Two hundred and forty five adolescents, of which 114 (46,5%) male, mean age 16,02 (DP=1,83) participated in the study. Data analysis was done through descriptive and inferential statistics to estimate the determinants of clinical diagnostics. Violence situations, negative parenting practices and traumatic events were associated to clinical diagnosis. It is appointed the need to implement preventive actions and intervention geared to child and adolescent mental health.
  • Localização e qualidade formal do Rorschach-SC no Brasil: validade com não-pacientes Artigos

    Pianowski, Giselle; Villemor-Amaral, Anna Elisa de

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade para o Atlas de Localização e a Lista de Qualidade Formal brasileiros para o Rorschach-SC. Utilizou-se uma amostra de não-pacientes composta por 46 adultos de ambos os gêneros, sendo 54% do sexo masculino, com idades entre 18 e 64 anos e variados níveis de escolaridade. Os instrumentos foram o Self Questionary Report (SRQ-20) e o Método de Rorschach. Análises comparativas, por meio da prova ANOVA, verificaram os indicadores de localização, que são W, D, Dd e Dd99, e os índices e porcentagens referentes à qualidade formal, que são FQo, FQu, FQ-, X+%, Xu%, XA%, X-% e WDA%. As comparações revelaram diferenças significativas nos índices Dd, Dd99, XA% e X-% e marginalmente significativa no índice FQ-. Na comparação com o grupo normativo, observaram-se diferenças entre grupos para os índices FQo, XA%, X+% e X-%. Os resultados revelaram evidências de validade para o atlas elaborado no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This present study aimed to verify the validity for the Atlas of Location and FQ List for the Rorschach-SC. It was investigated a sample of non-patients of 46 adults of both genders, being 54% male, aged between 18 and 64 years, and varying levels of education. The instruments used were the Self Report Questionnaire (SRQ-20) and the Rorschach Method. Comparative analysis by means of ANOVA were performed with the variables of location - W, D, Dd and Dd99, and frequencies and percentages concerning the formal quality - FQo, FQu, FQ-, X +% Xu%, X% X% and WDA%. The comparisons revealed significant differences for Dd, Dd99, XA and X-%%, and marginally significant difference for the FQ. In comparison with the normative group, the analysis highlighted differences between groups for the FQo, XA%, X +% and X%. The results were interpreted as evidence of validity for the location of Atlas and the List of FQ produced in Brazil.
  • Logoterapia e o sentido do sofrimento: convergências nas dimensões espiritual e religiosa Artigos

    Moreira, Neir; Holanda, Adriano

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem o objetivo de analisar o sentido do sofrimento em Logoterapia - psicoterapia do sentido que propõe a compreensão da existência através dos fenômenos tipicamente humanos, especificamente das convergências nas dimensões espiritual e religiosa. Com base no resgate do conceito de vontade de sentido, pretende-se estabelecer tanto uma relação entre os conceitos de pathos, finitude e morte quanto sua articulação com a perspectiva do Homo patiens em Logoterapia; assinalando o lugar da culpa, da doença, da dignidade, da responsabilidade e do sentido nesse contexto. Ademais, considerando a natureza do sofrimento como inerente à constituição humana, a teoria de Viktor Frankl considera a resiliência uma adaptação positiva do homem em resposta às adversidades, as quais possibilitam ao homem superar-se. O texto também pontua as dimensões essencialmente humanas, enfatizando a dinâmica do Homo religiosus e a dimensão noética como fatores fundamentais no processo de identificação, enfrentamento e superação do sofrimento.

    Resumo em Inglês:

    This present article has the purpose of analyzing the meaning of suffering in Logotherapy - psychotherapy of meaning that seeks to comprehend existence by typical human phenomenon, specifically through the convergences in the spiritual and religious dimensions. From the rescue of the meaning's will concept, it intends to establish a relation both in the concept of pathos, finitude and death, as well as its articulation with Homo patiens perspective in Logotherapy; distinguishing the place of guilt, disease, dignity, responsibility and meaning in this context. Furthermore, considering the nature of suffering as inherent to the human constitution, the theory of Viktor Frankl considers resilience a positive adaptation of man in response to adversities, which enables him to overcome them. The text also indicates the essentially human dimensions, emphasizing the Homo religiosus dynamics and the noetic dimension as fundamental factors in the process of identifying, confronting and overcoming suffering.
  • Significados atribuídos ao envelhecimento: idoso, velho e idoso ativo Artigos

    Ferreira, Olívia Galvão Lucena; Maciel, Silvana Carneiro; Silva, Antonia Oliveira; Sá, Roseane Christina da Nova; Moreira, Maria Adelaide Silva P.

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo apreender os significados atribuídos ao envelhecimento elaborados por idosos funcionalmente independentes. Utilizando o aporte teórico das representações sociais, tratou-se de priorizar as falas dos participantes, a fim de salientar as dimensões simbólicas acerca do envelhecimento. O estudo foi realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) localizada no bairro Alto do Mateus, na cidade de João Pessoa, PB. A amostra foi constituída por 100 idosos funcionalmente independentes, com idades entre 60 e 93 anos. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados o MIF e o Teste de Associação Livre de Palavras, sendo os resultados submetidos à análise do software Tri-Deux-Mots. Com base nos resultados, observou-se que os estímulos idoso e velho foram associados a aspectos com conotações mais negativas. No entanto, para o estímulo idoso ativo, embora existissem as conotações negativas, os significados positivos foram mais enfocados pelos idosos investigados.

    Resumo em Inglês:

    This present study intended to understand the representations produced by a group of functionally independent aged people about the ageing process. Starting from the theoretical principles of social representations, priority was given to the participants' speech in order to stress the symbolical dimensions about ageing. The study was carried out at a family health unit in "Alto do Mateus", a suburban area of "João Pessoa", "Paraíba". The sample included 100 functionally independent aged persons, from 60 to 93 years old. Data were collected through the "MIF" and the test of Free Association of Words; and the results were analyzed by means of the "Tri-Deux-Mots" software. The results showed that the aged and the old stimuli were connected with aspects of more negative connotation. However, for the "active elderly" stimulus, though the negative connotation still subsisted, the positive significations showed more evidence among the aged persons under investigation.
  • Prácticas de estimulación y promoción del desarrollo infantil en la etnia Mayo

    Vera Noriega, José Ángel; Torres Ávila, Miguel Ángel; Rodríguez Carvajal, Claudia Karina; Siqueiros Aguilera, José Pablo

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se identificaron las características de las prácticas de estimulación y promoción del desarrollo en una comunidad indígena Mayo del estado de Sonora y Sinaloa en el noroeste de México. Se evaluaron dos grupos de 50 madres cada uno: un primer grupo que llamaremos de resistencia étnica, hablaba la lengua mayo a sus hijos y participaba en un programa educativo no escolarizado cuyo objeto es estimular el desarrollo. Un segundo grupo de madres que llamaremos de asimilación étnica, no hablaba la lengua mayo y no pertenecía al programa educativo. Se realizó mediante la aplicación de entrevistas a las madres y con escalas de desarrollo psicológico para niños de 0 y 5 años de edad. Los resultados indican que la población no hablante y sin educación inicial (asimilación étnica) presenta baja frecuencia en el rango de problemas en el desarrollo y estimulación del niño en el hogar, comparado con la población hablante y con educación inicial (resistencia étnica). Se concluye en términos de un modelo intercultural de educación inicial para población indígena.

    Resumo em Inglês:

    In this study the characteristics of stimulation practices and developmental practices in an indigenous Maya community from the state of Sonora and Sinaloa in the northwestern part of Mexico have been evaluated. Two groups of 50 mothers each: the first group, which we will call ethnic resistance, spoke the Mayan language to their children and participated in a non-schooled educational program of development stimulation. A second group of mothers which we will call ethnic assimilation did not speak the Mayan language and didn't belong to the initial educational program. It was accomplished by the application of interviews to mothers with the scales of psychological development for children ranging from 0 to 5 years of age. The results indicate that the non-speaking population and without the initial education (ethnic assimilation) present low frequency in the range of developmental problems and home stimulation of the child, compared to the speaking populations and with initial education (ethnic resistance). We conclude for an intercultural model of initial education for an indigenous population.
  • Análise do funcionamento diferencial dos itens do Exame Nacional do Estudante (ENADE) de psicologia de 2006 Artigos

    Primi, Ricardo; Carvalho, Lucas Francisco de; Miguel, Fabiano Koich; Silva, Marjorie Cristina Rocha da

    Resumo em Português:

    Parte do Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Educação Superior considera o desempenho dos estudantes por meio do ENADE. Neste artigo efetuou-se uma análise dos itens da prova do ENADE de psicologia aplicada em 2006 tentando-se detectar itens com funcionamento diferencial (DIF), isto é, itens com problema de equivalência ao medir ingressantes e concluintes e estudantes de instituições públicas e privada. Analisou-se uma amostra de 26.613 estudantes ingressantes e concluintes representativa de todos os cursos do país. Empregou-se a análise de Rasch e regressão logística para se detectar o DIF. Onze itens dos 30 que compunham a prova apresentaram DIF. Dois tipos de DIF ocorreram, um tipo em itens com baixa discriminação e outro em itens com alta discriminação. O subgrupo mais relevante tende a favorecer alunos de instituições públicas. Discute-se também a questão da discriminação elevada como indicativo de DIF.

    Resumo em Inglês:

    Part of the National Assessment of Institutions of Higher Education considers student performance through ENADE. In this article we performed differential item function analysis of the ENADE that took place in 2006 trying to detect items with problems in measurement equivalence in the assessment of freshman and senior students and from public and private institutions. We analyzed a sample of 26,613 freshmen and seniors representative of all the courses in the country. We used the Rasch analysis and logistic regression to detect DIF. Eleven of the 30 items composing the test showed DIF. Two types of DIF were observed, one occurring in less discriminating items and the other in more discriminating items. The most relevant subgroup of items tends to favor students from public institutions. We also discuss the issue of discrimination parameter being an indicator of DIF.
  • Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): validade fatorial e consistência interna Artigos

    Sbicigo, Juliana Burges; Bandeira, Denise Ruschel; Dell'Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas da Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) para adolescentes. Participaram 4.757 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos (M=15,77; DP=1,22), de nove cidades brasileiras. Os participantes responderam a uma versão da EAR adaptada para o Brasil. A análise fatorial exploratória apontou uma estrutura bidimensional, com 51.4% da variância explicada, que foi sustentada pela análise fatorial confirmatória. As análises de consistência interna realizadas por meio do coeficiente alfa de Cronbach, confiabilidade composta e variância extraída indicaram bons valores de fidedignidade. Diferenças nos escores de autoestima em função do sexo e da idade não foram encontradas. Conclui-se que a EAR apresenta qualidades psicométricas satisfatórias, mostrando-se um instrumento confiável para medir autoestima em adolescentes brasileiros.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the psychometrics properties of the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSS) for adolescents. The sample was composed of 4.757 adolescents, with ages between 14 and 18 years old (M=15.77; SD=1.22) in nine Brazilian cities. Participants responded to an adapted version of the RSS for Brazil. Exploratory factorial analysis showed a bidimensional structure, with 51.4% of explained variance. This result was supported by confirmatory factor analysis. The internal consistency analysis by Cronbach alpha coefficient, composite reliability and extracted variance indicated good reliability. Differences in self-esteem for gender and age were not found. These findings show that RSS has satisfactory psychometric qualities and it's a reliable instrument to assess self-esteem in Brazilian adolescents.
  • Inventário de Fatores de Estresse nos alunos do 12º ano: construção e validação de um instrumento Artigos

    Silva, Cândida; Caires, Susana

    Resumo em Português:

    Os estudantes do 12º ano constituem um grupo em constante exposição a situações de estresse, pois, a par das transformações físicas e psicológicas caraterísticas da adolescência, são confrontados com a eminência da realização de uma série de decisões com impacto significativo no seu percurso atual e futuro. Visando um conhecimento mais aprofundado dos estressores mais frequente e intensamente vivenciados, no contexto português, procedeu-se à construção e validação do Inventário de Fatores de Estresse - 12º ano (IFS). O estudo envolveu um total de 341 alunos do 12º ano de três escolas do Norte de Portugal. Uma análise de componentes principais fez emergir 4 fatores, com alfas de Cronbach oscilando entre 0,72 e 0,93, e explicando 52% da variância. As caraterísticas métricas do IFS sugerem-no como um instrumento válido na identificação da prevalência e intensidade dos fatores de estresse entre alunos do 12º ano.

    Resumo em Inglês:

    The 12th grade students are a group in constant exposure to stressful situations. Besides the physical and psychological changes that they experience during adolescence, they usually face the imminent completion of a series of decisions with important impact on their current and future lives. Seeking a better understanding of the most common and intense stress factors experienced by the Portuguese students, the authors built up the questionnaire and also the validation of the Inventory of 12th graders' Stress Factors (ISF - 12th). The study involved a total of 341students, all of them 12th graders from three schools from Northern Portugal. A Principal Component Analyses highlights a four dimension instrument with Cronbach's alphas varying between .72 and .93, and explaining 52% of variance. The results suggest the ISF as a valid instrument in the identification of the prevalence and intensity of stress factors among Portuguese 12th graders.
  • Perspectivas em avaliação psicológica Resenha

    Pinto, Lariana Paula
  • Testes de atenção dividida alternada Resenha

    Gomes, Juliana Oliveira
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
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