Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 16, Número: 1, Publicado: 2011
  • Editorial Editorial

    Rueda, Fabián Javier Marín
  • Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental Artigos

    Rufini, Sueli Edi; Bzuneck, José Aloyseo; Oliveira, Katya Luciane de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um instrumento de avaliação da qualidade motivacional de estudantes do ensino fundamental, tendo por referência a Teoria da Autodeterminação. Inicialmente, com o propósito de obter dados para a elaboração de itens, foram entrevistadas 20 crianças acerca dos motivos alegados para irem à escola. Com base nessas informações e em itens disponíveis na literatura, chegou-se a uma versão preliminar da escala, composta de 30 itens e aplicada para um grupo de 30 crianças. Após os ajustes, responderam à versão final da escala 1.381 estudantes do ensino fundamental do estado do Paraná. A análise fatorial exploratória resultou na exclusão de 4 itens do instrumento, ficando um total de 25. Foram aceitáveis os índices de consistência interna para as dimensões avaliadas (desmotivação α=0,85, motivação extrínseca por regulação externa α=0,67, por regulação introjetada α=0,76, por regulação identificada α=0,88 e motivação intrínseca α=0,81). Novas investigações estão em andamento.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to develop and validate an instrument for assessing the motivational quality of elementary school students, with reference to the Self-determination Theory. Initially, the purposes of obtaining data for the preparation of items, 20 children were interviewed about the alleged reasons for going to school. Based on this informations and items available in the literature, it reached a preliminary version of the scale included 30 items and applied to a group of 30 children. After the adjustments, they answered the final version of the 1.381 students in of Compulsive Work. The results showed that from the sociodemographic variables, only Compulsive Work. The results showed that from the sociodemographic variables, only elemetary school in the state of Parana. Factor analysis resulted in the exclusion of four items of the instrument, leaving a total of 25. It was acceptable the indices of internal consistency for the dimensions tested (α = 0.85 amotivation, extrinsic motivation by external regulation of α = 0.67 for α = 0.76 introjected regulation, identified regulation by α = 0.88 and intrinsic motivation α = 0.81). Further investigations are underway.
  • Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior Artigos

    Fior, Camila Alves; Mercuri, Elizabeth; Almeida, Leandro da Silva

    Resumo em Português:

    As relações que os estudantes estabelecem com os pares são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento psicossocial e cognitivo. Diante disso, este estudo apresenta a construção e as evidências de validade da Escala de Interação com Pares para estudantes do ensino superior. Participaram da pesquisa 1.070 universitários, com idade média de 23 anos (DP=6,5). A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura multidimensional, composta pelos fatores: interações sociais, interações íntimas, interações acadêmicas pautadas no oferecimento de ajuda e interações acadêmicas com ênfase no recebimento de ajuda. A análise fatorial confirmatória destacou a adequação dos dados à estrutura fatorial (CFI=0,978; GFI=0,980; RMSEA=0,06). Os coeficientes de regressão dos itens junto aos fatores foram satisfatórios (0,55<ß<0,86) e os indicadores de consistência interna de cada fator são adequados (0,72<α<0,85). Tais resultados sinalizam a existência de propriedades psicométricas aceitáveis e sugerem eficiência na utilização do instrumento.

    Resumo em Inglês:

    The relationships that students establish with pairs are important to their learning and to their psychosocial and cognitive development. In view of this, this study presents the construction and evidence of the validity of the Pair Interaction Scale for higher education students. 1070 university students with an average of 23 years of age (SD=6.5) participated in the research. The exploratory factor analysis indicated a multidimensional structure, composed of the factors: social interactions, intimate interactions, academic interactions related to offering help and academic interactions with emphasis on receiving help. The confirmatory factor analysis highlighted the suitability of the data to the factor structure (CFI=0.978; GFI=0.980; RMSEA=0.06). The regression coefficients of the items in relation to the factors were satisfactory (0.55<ß<0.86) and the indicators of internal consistency of each factor are suitable (0.72<α<0.85). Such results signal the existence of acceptable psychometric parameters and efficiency in the utilization of the instrument is suggested.
  • Construção dos itens da escala de autoeficácia para escolha profissional Artigos

    Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo; Noronha, Ana Paula Porto

    Resumo em Português:

    RESUMOEsse trabalho relata a construção dos itens da Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP). Na primeira etapa procedeu-se a uma busca em base de dados internacional para se levantar a produção a respeito do tema. Na segunda, procedeu-se à aplicação de um instrumento aberto em 149 pessoas de diferentes situações educacionais e ocupacionais. Realizou-se análise de conteúdo nas respostas, agrupando-as em quatro categorias, que foram analisadas por juízes. Por fim, a terceira etapa envolveu a aplicação-piloto da versão inicial em estudantes do ensino médio para avaliar a clareza das instruções e redação dos itens. Os resultados não indicaram necessidade de mudanças significativas na estrutura da escala, que em estudos futuros poderá ter suas propriedades psicométricas testadas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to report the construction of the items for the Professional Choice Self-efficacy Scale (EAE-EP). In the first step a search in an international database was carried out to raise the production on the subject. In the second, it was proceeded to the implementation of an open-answer instrument in 149 subjects of different educational and occupational situations. Content analysis of the answers was carried out, grouping them into four categories, which were reviewed by judges. Finally, the third step involved the pilot application of the original version in high school students to evaluate the clarity of the instructions and wording of items. The results indicated no need for changes in the structure of the scale, that in future studies may have tested its psychometric properties.
  • Teste de habilidades sociais para crianças: evidências psicométricas de uma versão inicial Artigos

    Bartholomeu, Daniel; Silva, Marjorie Cristina Rocha da; Montiel, José Maria

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve o desenvolvimento de uma medida de avaliação das habilidades sociais em crianças do ensino fundamental. Foram investigadas 257 crianças que cursavam de segundo ao quarto ano, de escolas públicas de cidades do interior do estado de São Paulo, com idades entre 8 e 11 anos e média de 9 anos. A escala foi composta de 99 itens descritores de situações de relacionamento interpessoal em situações escolares. A análise de componentes principais com rotação varimax sugeriu uma estrutura de três fatores que explicaram 38,42% de variância. Os fatores foram civilidade e altruísmo (alfa = 0,85), desenvoltura e autocontrole na situação de interação (alfa=0,60) e assertividade de enfrentamento (alfa=0,47). A aplicação do instrumento ocorreu de forma coletiva, realizada nas salas de aulas dos alunos, e somente a aqueles cujos pais haviam autorizado previamente. Esse instrumento avalia os fatores de habilidades sociais separando a dificuldade de expressão de cada uma das condutas, o que pode ser útil no planejamento de intervenções. Além disso, esses resultados denotam confiabilidade no uso do instrumento em futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    This article describes the development of a social skills measure for elementary school children. 257 children, attending in second to fourth grades in public schools in the interior of São Paulo State, aged from 8 to 11 years old (mean age 9 years, DP=0,77) were studied. The scale was composed by 99 items that described scholar interpersonal relationship situations. The data were analyzed by means of principal components analysis with varimax rotation and suggested a three factor structure explaining 38,42% of variance. The dimensions were altruism and civility (alpha=0,85); self-control and resourcefulness in the social interaction (alpha=0,60) and coping assertivity (alpha=0,47). The application of the instrument was made collectively, in the students' classrooms, and only to those students whose parents provided previous authorization. The instrument assesses social skill factors splitting the difficulty of behavior expression of each behavior, which can be useful in the planning of interventions. These data enables the instrument to be used in future research.
  • Evidências de validade da versão brasileira da Escala de Autoeficácia Sexual - Função Erétil Artigos

    Finotelli Júnior, Ítor; Capitão, Cláudio Garcia

    Resumo em Português:

    Para contribuir com o desenvolvimento de instrumentos que avaliam as disfunções sexuais, o presente estudo buscou por evidências de validade baseadas na estrutura interna e nas relações com outras variáveis para a versão brasileira traduzida e adaptada da Escala de Autoeficácia Sexual - Função Erétil (SSES-E). Trata-se de um estudo retrospectivo em prontuários de arquivo permanente com aplicações realizadas em homens com queixas de disfunção erétil e ejaculação rápida de idades entre 18 e 62 anos. Os resultados indicaram a possibilidade de duas dimensões, denominadas de obtenção da ereção e manutenção da ereção. Tanto o instrumento quanto as dimensões foram capazes de discriminar importantes características da amostra a respeito das queixas primária e secundária, tipo de dificuldade eretiva e satisfação com o relacionamento sexual. Qualificam-se esses resultados como evidências de validade para SSES-E, além de destacar-se sua importância como um instrumento útil na avaliação de questões específicas da sexualidade, como a função sexual.

    Resumo em Inglês:

    This current study has searched for evidences of validity based on the internal structure and the relations to other variables for the translated and adapted Brazilian version of the Sexual Self-Efficacy Scale - Erectile Function (SSES-E), which contributes to the development of instruments for the evaluation of sexual dysfunctions. This study is also related to the retrospective study of permanent files of medical reports about application on men complaining of erectile dysfunction and rapid ejaculation with ages between 18 and 62. The results have indicated the possibility of two dimensions, designated as achieving and maintaining erection. Not only the instruments but also the dimensions were able to discriminate important characteristics of the samples about the primary and secondary complaints, types of erectile difficulties and satisfaction with the sexual relationship. These results are qualified as evidences of validity on SSES-E, also important as being a useful instrument when evaluating specific questions about sexuality, like sexual functioning.
  • Vulnerabilidade ao estresse no trabalho e percepção de suporte familiar em porteiros: um estudo correlacional Artigos

    Nunes, Cristiane Oliveira Alves Telles; Calais, Sandra Leal

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou avaliar e correlacionar os níveis de vulnerabilidade ao estresse no trabalho e percepção de suporte familiar em trabalhadores porteiros. Participaram 100 porteiros de uma empresa prestadora de serviços de médio porte. Utilizou-se o questionário de caracterização, a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT) e o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF). A idade média dos participantes foi de 37,8 anos; trabalhavam na empresa, em torno de quatro anos e como porteiros, em média, há cinco anos. Os resultados mostraram uma pontuação média na medida de estresse geral da EVENT, sugerindo indicação de poucos estressores nesse grupo de porteiros. O IPSF também apresentou pontuação média, indicando que grande parte dos participantes possui percepção de bom suporte familiar. As análises mostraram correlações negativas fracas, porém estatisticamente significantes, entre a dimensão adaptação familiar do ipsf e as dimensões clima e funcionamento organizacional, pressão no trabalho e total da EVENT.

    Resumo em Inglês:

    This study had the objective of evaluating and correlating the levels of work stress vulnerability and family support perception in doormen workers. 100 doormen of a medium sized, service provider company took part. A characterization questionnaire, the Scale of Vulnerability to the Stress at Work (EVENT), and the Inventory of Perception of Family Support (IPSF) were used. The age average of the participants was 37,8 years old, who worked in the company around four years, and as doormen, an average of five years. The results showed an average score that was obtained in measuring general stress of EVENT, suggesting that few stress factors were indicated on this doormen group. The IPSF also presented an average score, indicating that most of the participants have the perception of good family support. The analysis showed negative correlations between work stress vulnerability and family support, but statistically significant.
  • Transtorno de estresse pós-traumático: evolução dos critérios diagnósticos e prevalência Artigos

    Sbardelloto, Gabriela; Schaefer, Luiziana Souto; Justo, Alice Reuwsaat; Haag Kristensen, Christian

    Resumo em Português:

    O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) se caracteriza por sintomas persistentes de revivência, evitação e entorpecimento, e excitabilidade aumentada, após a exposição a um evento traumático. Estudos epidemiológicos mostram que, entre os transtornos de ansiedade, o TEPT é o terceiro mais prevalente. Desde 1980, quando foi reconhecido como um diagnóstico válido, mudanças conceituais importantes ocorreram. A partir disso, o presente artigo apresenta uma revisão crítica da literatura sobre o desenvolvimento dos critérios diagnósticos do TEPT ao longo das edições do Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM), bem como informações sobre a prevalência do transtorno.

    Resumo em Inglês:

    Posttraumatic stress disorder (PTSD) can be characterized by persistent symptoms of reexperience, avoidance and numbing, and increased arousal following exposure to a traumatic event. Epidemiological studies showed that PTSD is the third most prevalent anxiety disorder. Since it's recognition in 1980 as a valid diagnosis, important conceptual changes occurred. This article presents a critical review of the literature regarding development of diagnosis criteria of PTSD in the Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM) as well as information regarding its prevalence.
  • Influência dos pais no processo de escolha profissional dos filhos: uma revisão da literatura Artigos

    Almeida, Fabiana Hilário de; Melo-Silva, Lucy Leal

    Resumo em Português:

    Considerando a reconhecida importância da família, sobretudo dos pais, no desenvolvimento vocacional do adolescente, como aponta a literatura, este estudo objetiva contribuir com uma sistematização da produção do conhecimento sobre a influência dos pais no processo de escolha da carreira de filhos adolescentes. Trata-se de um estudo ilustrativo e não representativo. O corpus de análise foi constituído por artigos, livros, teses e dissertações, encontrados em bases eletrônicas de dados e em acervos de universidades. As publicações foram sistematizadas segundo os referenciais teóricos predominantes nos textos analisados. Os resultados mostraram que, independentemente dos referenciais, a influência dos pais ocorre continuamente nos processos de interação dentro dos grupos familiares. Apesar dessa constatação, identificou-se lacuna de estudos sobre intervenções realizadas diretamente com os pais de jovens em processo de escolha da carreira no contexto brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Having in view the importance of family, chiefly parents, in adolescents' vocational development, as seen in the literature, this study aimed at contributing with a systematization of production of knowledge about the influence of parents on their adolescent children's career choice. This is an illustrative, not representative study. The corpus for analysis constituted of papers, books, theses and dissertations found in electronic data bases and university libraries. The publications were systematized according to the prevailing theoretical approaches in the analyzed texts. The results showed that, whatever the approaches are, parental influence occurs continuously in the interaction processes within family groups. Despite this observation, a lack of studies about interventions carried out directly with parents of adolescents in career-choice processes was verified to exist in the Brazilian context.
  • Adição ao trabalho e relação com fatores de risco sociodemográficos, laborais e psicossociais Artigos

    Carlotto, Mary Sandra

    Resumo em Português:

    O estudo buscou identificar a prevalência e os fatores de risco sociodemográficos, laborais e psicossociais da adição ao trabalho em 471 trabalhadores de Porto Alegre e região metropolitana. Como instrumento, foi utilizado o "Dutch Work Addiction Scale" (DUWAS), versão reduzida. A escala avalia a adição ao trabalho em suas duas dimensões, o trabalho compulsivo e trabalho excessivo. Os resultados revelam que, dentre as variáveis sociodemográficas, somente a variável sexo assinalou diferença significativa, tendo as mulheres apresentado índices mais elevados em trabalho excessivo. Quanto às variáveis laborais, verificou-se associação positiva entre trabalho excessivo e carga horária contratual, e trabalho excessivo e carga horária efetivamente realizada. Houve associação negativa entre trabalho excessivo e percepção de estar saudável. O trabalho compulsivo se associou negativamente ao tempo de exercício profissional e de trabalho na empresa atual, bem como à percepção de estar saudável e à satisfação com a vida em geral.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study is to identify sociodemographic, laboral and psychosocial risk factors of workaholism in 471 workers in Porto Alegre and metropolitan area. The instrument used was the reduced version of the Dutch Work Addiction Scale (DUWAS). The scale assesses workaholism in its two dimensions, excessive work and compulsive work. The results showed that from the sociodemographic variables, only the gender variable showed a significant difference, where women had higher rates of excessive work. As for the labor variables, excessive work had a positive association with contractual working hours and with working hours that were effectively carried out; and a negative association with the perception of being healthy. Compulsive work was negatively correlated to the time of professional practice and of work in the current company, to the perception of being healthy, and to satisfaction with life in general.
  • A teoria triangular do amor de Sternberg e o modelo dos cinco grandes fatores Artigos

    Mônego, Bruna Gomes; Teodoro, Maycoln Leoni Martins

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou a influência dos traços de personalidade de acordo com o modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) e do amor segundo a Teoria Triangular do Amor de Sternberg na satisfação conjugal. A amostra foi composta por 192 universitários que vivenciavam um relacionamento amoroso classificado como ficante, namoro/noivado ou casamento. Os participantes responderam coletivamente à Escala Fatorial de Satisfação em Relacionamento de Casal, à Escala Triangular do Amor de Sternberg e à Bateria Fatorial de Personalidade. Os resultados indicaram padrões diferentes de correlação para cada tipo de relacionamento e o modelo de Regressão Linear Múltipla foi significativo (F=23,19, gl=10, p<0,001) e explicou 58% da variância. Os construtos intimidade, paixão e realização contribuíram positivamente para a satisfação, enquanto o traço neuroticismo apresentou influência negativa. O componente compromisso e os demais traços de personalidade não obtiveram significância estatística.

    Resumo em Inglês:

    This present study investigated the influence of personality traits according to the Big Five Factors (CGF) model and to love according to Sternberg's Triangular Theory of Love in marital satisfaction. Sample was composed by 192 undergraduate students who experienced a loving relationship classified as an informal relationship, dating/engagement or wedding. Participants answered the "Escala Fatorial de Satisfação em Relacionamento de Casal", the Sternberg's Triangular Love Scale and the "Bateria Fatorial de Personalidade". Data showed different patterns of correlation for each type of relationship and multiple linear regression model was significant (F=23.19, df=10, p<0.001) and explained 58% of the variance. The intimacy, passion and conscientiousness constructs contributed positively to the satisfaction, while neuroticism had a negative influence. The commitment component and the other personality traits did not reach statistical significance.
  • Teste Wisconsin de classificação de cartas: uma revisão sistemática de 1952 a 2009 Artigos

    Silva-Filho, José Humberto da; Pasian, Sonia Regina; Humberto, Janaina Silva Martins

    Resumo em Português:

    O WCST é um teste neuropsicológico de resolução de problemas. Os critérios de resolução são inicialmente desconhecidos e mutantes, exigindo do respondente uma compreensão dos princípios lógicos do problema. Diante da relevância do WCST na avaliação neuropsicológica, este trabalho descreve uma revisão bibliográfica dos artigos que fazem referência ao teste. Realizou-se uma busca bibliográfica em três bases internacionais: Medline, Science Direct, PsycINFO, usando como descritor o unitermo "WCST". Foram identificados 1.076 artigos científicos, desde 1952 até 2009, observando-se significativo aumento das publicações com WCST a partir de 1993, com proporções crescentes a cada ano. Os países que mais publicaram sobre este teste neuropsicológico foram Holanda, Estados Unidos e Reino Unido, sendo os principais descritores das revistas que publicaram sobre o WCST: Psiquiatria, Neuropsicologia, Psicologia e Cérebro. O presente trabalho demonstra, ainda, que os periódicos que publicaram 10 ou mais artigos sobre o WCST têm elevado fator de impacto (JCR).

    Resumo em Inglês:

    The WCST is a problem-solving, neuropsychological test, with solving criteria initially unknown and mutant. Such task requires the respondent to understand the logical principles of the proposed problem. Considering the relevance of such test for neuropsychological assessment, this present study describes a bibliographic review of articles mentioning the WSCT. Such articles were searched for in three international databases (Medline, Science Direct and PsycINFO), with WSCT used as the descriptor. From 1952 to 2009, 1076 scientific articles were indentified, with a significant increase of publications from 1993 on. The countries with most studies on the WSCT were the Netherlands, USA, and UK. The main descriptors of journals that published these studies were Psychiatry, Neuropsychology, Psychology and Brain. This present study also demonstrates that the journals that published 10 or more articles on WSCT show an elevated impact factor (JCR).
  • Reflexões sobre o uso clínico do TAT na contemporaneidade Artigos

    Parada, Ana Paula; Barbieri, Valéria

    Resumo em Português:

    A elaboração de testes psicológicos ocorre em contextos socioculturais específicos e, portanto, não estão isentos de sua influência. Considerando as mudanças sociais que ocorreram desde a data de publicação do Teste de Apercepção Temática - TAT, é plausível indagar sobre as condições desse instrumento de apreender a subjetividade do indivíduo nos tempos atuais. Diante destas reflexões, este estudo buscou evidenciar a influência do contexto sócio-histórico-cultural e artístico na definição dos cartões do TAT, e refletir sobre sua utilização na realidade contemporânea. Nossas ponderações, sustentadas pela experiência clínica, sugerem que essas influências aparecem nas histórias contadas pelos sujeitos que referem-se aos cartões como imagens que dizem respeito ao passado, com conotações particulares. Diante disso, recomenda-se um uso crítico e cauteloso do TAT, no que diz respeito à análise das histórias produzidas, especialmente nas interpretações referentes ao uso dos mecanismos defensivos de isolamento e apego à realidade.

    Resumo em Inglês:

    The elaboration of psychological tests occurs in specific social cultural contexts and, therefore, these are not free from their influence. Considering the social changes that have occurred since the date of publication of the Thematic Apperception Test - TAT, it is plausible to question the conditions of this instrument used for learning the individual's subjectivity nowadays. In face of such considerations, this study aimed at offering evidence of the influence of the social-historical-cultural and artistic context over the definition of the TAT cards, and pondering about its use in contemporary reality. Our considerations, supported by clinical experience, suggest that these influences appear in the stories told by the subjects, which refer to the cards as images related to the past, with particular connotations. Considering that, a critical and cautious use of TAT is recommended for the analyses of the stories produced, especially in the interpretations related to the use of defense mechanisms of isolation and attachment to reality.
  • Testes informatizados para a avaliação psicológica e educacional Resenha

    Silva, Marlene Alves da
  • Atualização em avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças e adolescentes Resenha

    Piovezan, Nayane Martoni
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br