Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia Escolar e Educacional, Volume: 1, Número: 1, Publicado: 1996
  • Psicologia Escolar mais um passo à frente Editorial

    Guzzo, Raquel Souza Lobo
  • Qualidades que influenciarão as práticas de teste e avaliação de crianças e jovens no começo do século XXI: perspectivas institucionais

    Oakland, Thomas

    Resumo em Português:

    São revistas as condições que tiveram impacto no desenvolvimento e uso, bem como aquelas que possivelmente continuarão.a influenciar o desenvolvimento e a prática de uso dos testes. A ênfase recaiu no uso de teste com crianças e jovens no cenário internacional.

    Resumo em Inglês:

    Conditions that have impacted test development and use, as well as are those that are likely to influence continued test development and practice, are reviewed. Emphasis is placed on test use with children and youth in the international arena.
  • Escola: um espaço para promoção da saúde

    Martínez, Albertina Mitjáns

    Resumo em Português:

    Há um novo conceito de saúde e esta concepção tem implicações concernentes ao papel de escola na promoção da saúde. Há cinco direções principais para a ação da escola: formação cultural, preparo para o trabalho, informações sobre saúde presentes no currículo de um modo geral e promoção da saúde por meio de disciplinas especiais (Educação Física, Educação Artística). A escola tem um papel relevante em relação à educação da personalidade e como conseqüência no estilo de vida das pessoas para que tenham saúde.

    Resumo em Inglês:

    There are one new health concept and that conception has implications concerning the role of school in the health promotion. There are tive principal directions to the action of the school: cultural formation, work preparation, health information presents in curriculum in general way and promotion of health by special disciplines (Physical Education, Art Education). The school has one re1evant paper in relation to the personality education and as consequence in the life style of the persons in order to have health.
  • A influência da representação social no atendimento psico-sócioeducativo do idoso Artigos

    Novaes, Maria Helena; Schiper, Aline; Coutinho, Ana Paula; Schiper, Ana Paula; Meirelles, Tatiana

    Resumo em Português:

    A pesquisa sobre a influência da representação social do idoso teve por objetivo analisar tal construto em grupos de idosos, institucionalizados ou não, de 60 a 90 anos, de vários níveis socioeconômicos. Três dimensões foram estudadas: a da sua influência nas modalidades de atendimento; nas atitudes dos profissionais que lidam com eles; e nos comportamentos interativos dos e com os idosos. Essa análise foi baseada nos elementos constitutivos do núcleo central desse construto que foram isolados, a fim de permitir o planejamento de uma intevenção de cunho preventivo e uma orientação mais adequada dos programas sócioeducativos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate social perception at the elder1y among groups aged 60-90, pertaining to various socioeconomics levels. Three dimensios were chose for study: types of programs offered, attitudes from the professional staft atending them and behaviors within and between the elder1y groups. Main constructs were analyzed from the responses obtained for preventive intervention and a more adequate orientation to socioeducational programs is discussed.
  • Avaliação da produção científica sobre leitura na universidade (1989/1994) Artigos

    Witter, Geraldina Porto

    Resumo em Português:

    O ensino da leitura e o comportamento de ler na universidade são temas de 51 pesquisas arroladas no Annual Summary of lnvestigation Relating to Reading (1989/1994). A análise de conteúdo do material mostra: os títulos estão de acordo com as regras do discurso científico; os estudantes de graduação são os mais presentes nos estudos; o delineamento experimental é estatisticamente significante em relação aos outros delineamentos; estratégias de ensino e compreensão de leitura são os conteúdos mais pesquisados.

    Resumo em Inglês:

    The teaching of reading and the reading behavior at university are issues of 51 reasearches enroled at the Annual Summary of lnvestigations Relating to Reading (1989/1994). The content analyses of the material shows: the titles are in accord with the rules of the scientific discourse; the undergraduetion students are the more present subjects in the studies; the experimental design is statistically significant in relation to the other designs; teaching strategies and reading comprehension are the contents more researched.
  • Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita Artigos

    Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo

    Resumo em Português:

    Os objetivos desta pesquisa foram: verificar a influência da leitura em família sobre o vocabulário infantil, o desempenho escolar de crianças e padrões de interação familiar. Os sujeitos da pesquisa foram 38 crianças, freqüentando duas pré-escolas (particular e pública) e seus pais que participam semanalmente de um programa voltado para atividades de leitura. Realizou-se a avaliação inicial e final através de: questionário informativo respondido pelos pais; o Teste Metropolitano de Prontidão (TMP) e o Teste de Competência em Leitura (ITPA) para os grupos experimental (GE) e de controle (GC). Os resultados revelaram melhora no desempenho geral dos sujeitos dos grupos experimentais e mudanças nas atitudes frente à leitura e freqüência à biblioteca.

    Resumo em Inglês:

    This research goals were: identify the family reading influence in the vocabulary,in the children's school performance, and in the family interation patterns. The subjects were 36 children, frequenting two pre-schools (private and public). Their parents participated weekly in a reading programo The initial and final assess were realized with: informative questionary answered by the parents; the Readiness Metropolitan Test (TMP) and the Reading Competence Test (ITPA) to the experimental (GE) and control (GC) groups. The results showed improvement in the development of the experimental group subjects, changes in the attitude toward the reading and library frequence
  • Ciência no globo-ciência Artigos

    Mendonça, Otávio Machado Lopes de

    Resumo em Português:

    O objetivo da presente pesquisa foi verificar as áreas de conhecimento científico que se fizeram presentes na programação do Globo-Ciência, veiculada pela Rede Globo de Televisão,verificando também as estratégias usadas e o material empregado como recursos didáticos. O material utilizado foi o catálogo da programação do Globo-Ciência-10 anos (1984-1994). Os resultados mostram que as Ciências Exatas e da Terra foi a mais apresentada no programa com 49,65%,havendo pouco espaço para as outras, vindo em seguida a Ciência da Saúde com 21,42%. Com relação as estratégias utilizadas a Pesquisa foi a categoria mais utilizada para a apresentação dos programas com 31,9%. Conclui-se que talvez, em decorrência das ciências que tiveram maior espaço, foi privilegiada a estratégia pesquisa como meio de ensino. Novas pesquisas devem ser feitas para verificar aceitabilidade e motivação do programa.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research was to verify wich areas of scientific knowledge integrated the Globo-Ciência programmation, a program that is broadcasted by Rede Globo de Tevevisão, also observing what strategies and materials were employed as didatic resourse. The necessary information were obtained from the Globo- Ciência programation catalog (1984-1994). The results point Technological and Earth Sciences as the most frequent, corresponding to 49,65% of programation, in second plase is Health Sciences, corresponding to 21,42%, with little space left for the others. Conceming the strategies employed, Research was the category more often used in presentation of the programs, with 31,9%. The conclusion is that perhaps in correlation to the sciences wich represented the mayor part of programation, research was prefered as a teaching mean. New research should be done in order to evaluate the program acceptability and motivation.
  • Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade Artigos

    Guzzo, Raquel Souza Lobo; Riello, Isabel Cristina; Primi, Ricardo

    Resumo em Português:

    Os estudos de personalidade e temperamento tem sido conduzidos em diferentes países buscando entender e avaliar as diferenças individuais. Esta avaliação assume importante papel no Brasil, principalmente por três razões: 1) os psicólogos no Brasil não tem suficientes pesquisas e instrumentos para avaliação psicológica; 2) não existem inventários de temperamento específicos para a prática do psicólogo na escola; 3) para a prática do psicólogo escolar a avaliação de características de personalidade é uma função importante. O objetivo deste trabalho foi estabelecer referências para o conceito e dimensões avaliadas pela versão Brasileira do PTS e promover análises para a clarificação do constructo desta área. A amostra foi composta por 395 sujeitos de diferentes grupos de idade que responderam ao instrumento. Foi conduzi da uma análise de itens. Os resultados foram discutidos considerando a avaliação internacional do PTS.

    Resumo em Inglês:

    The studies of personality ant temperament has been conducted in different countries in order to betler understand and assess the individual differences. This issue assumes an important role in Brazil maily because of three kinds of reasons: 1) Brazilian psuchologist has no sufficient research and instruments for psychological assessment; 2) There is no specific temperament scale for school psychologist practices and 3) for school psychologist service the assessment for personality characteristics is an important function. The purpose ofthis study was to establish empirical referents for the particular concept and dimensions assessed by PTS-Brazilian version, and providing an empirical analysis for the clarification ofthe constructs ofthis area. Third hundred nithy five (395) subjects from different group age, answered the scale, and it was conducted a analysis of the items. Results was described and discussed considering the international evaluation ofthe PTS.
  • Funções da leitura para estudantes de graduação Artigos

    Oliveira, Maria Helena Mourão Alves de

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa tem como objetivo identificar as funções da leitura de universitários e assim compreender os seus motivos de leitura. Os sujeitos são 123 estudantes universitários dos cursos de Engenharia e de Fonoaudiologia. O instrumento utilizado foi a Escala de Funções da Leitura. A análise das funções de leitura praticadas pelos estudantes de engenharia e fonoaudiologia evidencia o predomínio das funções Aprendizagem e Utilidade, seguindo-se a função Lazer. A maioria dos estudantes situam-se no nível médio de utilização das funções, sendo que a comparação inter grupos evidencia uma diferença significante em favor do estudante de Fonoaudiologia.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to study the functions of reading identified by undergraduate students and to understand their reasons of reading, by comparing such students according to the use they make of the functions. The sample cinsisted of 123 students, especifically Phonoaudiology and Engineering students.The instrument used for this research was the Functions Reading Scale. The results of this study made evident the predominancy of Learning and Utility functions with a less evident use of Reading for leisure in both of the groups. The majority of the students reveals an average levei of utilization of the functions, mostly evident in the Phonoaudiology group, when the two groups are compared.
  • Análise de conteúdo das sessões de comunicação científica do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar Comunicações

    Witter, Carla; Yukimitsu, Maria Terezinha C. P.
  • Comunicações

    Castillo, Hermínia V. de
  • Introdução à interação em sala de aula: elementos para compreensão Resenhas

    Campos, Luiz Fernando de Lara
  • Avaliação da pesquisa psicopedagógica Resenhas

    Witter, Geraldina Porto
  • Entrevista com a fundadora da ABRAPEE Prof. Dra. Solange Múglia Wechsler História

    Witter, Geraldina Porto
  • Pioneiros da psicologia escolar MIRA Y LÓPEZ (1896-1996) História

    Pfromm Netto, Samuel
  • Roteiro para escrever "Livro" Sugestões Práticas

    Witter, Geraldina Porto
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br