Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia Escolar e Educacional, Volume: 3, Número: 1, Publicado: 1999
  • Documento sem título Editorial

    Witter, Geraldina Porto
  • Psicologia e educação: hoje e amanhã Artigos

    Lomônaco, José Fernando Bitencourt

    Resumo em Português:

    O papel do conhecimento psicológico na educação é considerado levando em conta o passado e as várias perspectivas teóricas da Psicologia, atuando para a solução de problemas educacionais hoje. O papel da Psicologia na Educação de amanhã não é uma questão fácil de responder, mas há necessidade de uma concepção psicológica mais completa sobre a natureza humana.

    Resumo em Inglês:

    The role of the psychological knowledge in the education is considered taking in consideration the past and the various theoretical views of Psychology working in order to solve educational problems to day. The role of the Psychology in the Education tomorrow it is not an easy question to be answered but there are a need of one more complete Psychological conception about the human nature.
  • Psicólogos escolares e reforma educacional: mudanças e oportunidades

    Furman, Anton

    Resumo em Português:

    Psicologia escolar é um sistema de serviços psicológicos para escolas e uma disciplina distinta dentro da ciência psicológica. O contexto educacional da Eslováquia e da Chechênia são usados para se compreender a Psicologia Escolar dentro de um sistema educacional. Mudanças no sistema político e econômico atuais refletem-se no status da Psicologia Escolar e no preparo de psicólogos escolares para a solução das necessidades e problemas educacionais.

    Resumo em Inglês:

    School Psychology is a system of psychological services for schools and a distinctive discipline within psychological sciences. Slovak and Czech Republics educational context are used in order to understand school Psychology within a system of education. Change of the political and economic system present reflections in the status of the school ofthe preparation of school psychologists in order to solve educational needs and problems.
  • Ensino-aprendizagem à distância e revolução na informação: implicações psicológicas e pedagógicas das novas realidades Artigos

    Pfromm Netto, Samuel

    Resumo em Português:

    Desenvolvimentos recentes em educação à distância, tecnologia educacional e mídia educativa estão alterando concepções, práticas e recursos na aprendizagem e no ensino, e estão igualmente a exibir a atenção e o envolvimento dos psicólogos escolares e educacionais no mundo inteiro. São aqui considerados vários pontos essenciais relativos à crescente utilização de recursos tecnológicos como o vídeo, a Internet, o áudio, os CDRom e outros, no campo da educação, no contexto da nova sociedade global e de informações em que começamos a viver.

    Resumo em Inglês:

    Recent developments in distance education and educational technology and media are changing conceptions, posictices and resources in learning and teaching and also demanding the attention and involvement of school psychologists and Educational Psychologists everywhere. Here are considered several keypoints related to the expanding utilization of technological resources like video, Internet, audio, CD-Rom and others in the educational field - in the context of the new global and information society in which we begin to live.
  • A psicologia educacional e a formação de professores: tendências contemporâneas Artigos

    Bzuneck, José Aloyseo

    Resumo em Português:

    A Psicologia Educacional é uma das disciplinas da formação acadêmica dos professores, mas é também uma área de pesquisa com implicações para a aprendizagem e o ensino. Ela apresenta um meio para compreensão da complexa tarefa educacional no contexto da sala de aula e sociocultural. Os professores precisam ter uma perspectiva psicológica útil para poderem fazer o melhor em seu trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Educational Psychology is one of the disciplines in the academic formation of teachers, but it is also one research area with implication to learning and teaching. It presents a way to understant the complex education task in classroom and in the socio-cultural contexts. The teacher must to have one use fui psychological perspective in order to do the best in their work.
  • A educação paraibana da colônia a nossos dias: uma abordagem histórica Artigos

    Mello, José Octávio de Arruda

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta o contexto histórico da evolução da educação e do sistema educacional na Paraíba, um dos estados brasileiros. Os temas considerados são: escolas profissionalizantes; perspectivas teóricas; escolas históricas; ciclos históricos e progressos educacionais.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents the historical context of the evolution of the education and of the educational system in Paraíba, one of the Brazilian States. The issues considered are: professional schools; theoretical perspectives; historical schools; historical cycles and educational advances.
  • Brinquedo e educação: na escola e no lar Artigos

    Bomtempo, Edda

    Resumo em Português:

    Como o artigo mostra, brinquedo, brincar e jogar são considerados de grande importância para o desenvolvimento humano. Os tópicos considerados são: aprender brincando ou brincar para aprender; papéis educacionais dos brinquedos e jogos; os professores e os brinquedos; brinquedos e jogos no lar e na escola; o lar como um lugar divertido. Pais e professores precisam estar informados do valor dos brinquedos, brincadeiras e jogos para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    Toy, play and game are considered of great importance to the human development as the papel' shows. The issues considered are: learning in play or play to learning; the educational roles of toys and games; teachers and play; toys and games at home and school; the home as one entertaining place. Parents and teachers must be informed of the value of toys, plays and games to the children and adolescents development.O propósito deste trabalho é o de apresentar uma taxonomia de qualidades afetivas, descrever termos básicos, discutir princípios que ajudam a obter precisão, oferecer exemplos de métodos geralmente usados para medir qualidades afetivas e oferecer informações que possam ajudar às pessoas que buscam conhecer mais profundamente estes tópicos.
  • Caminhos para a construção de um futuro com esperança Artigos

    Novaes, Maria Helena

    Resumo em Português:

    O desafio atual da educação é o de incentivar caminhos criativos para se construir um mundo futuro com esperança, face às repetidas mudanças de vida cotidiana da organização social, das formas de comunicação, das instituições e da cultura através de uma visão transdisciplinar lúcida, crítica e realista, poderá se perceber melhor o que é mais essencial para a sobrevivência da humanidade, o que pressupõe articular ciências, artes, tecnologia e crença. Propõe-se a "razão aberta" como modelo no sentido de assimilar os elos da cadeia: ordem e desordem, interação e organização no paradigma da complexidade, assim como a do jogo combinatório, a do sistema de unidade complexa, considerando a metamorfose epistemológica, dentro de uma ética que garante a qualidade de vida, a conquista da autonomia na base de interdependência das gerações com um novo olhar da razão, verdade, memória e história.

    Resumo em Inglês:

    Today's challenge of education is to find criative ways to construct a future world with hope face the rapid changes in daily life, as well as in the social organization, forms of comunication, institutions and culture. Though a transdisciplinary vision clear critical and realistic one can see better what is more essencial to humen survival, which presumes an articulation with science art, techonology and faith. We propose the "open reason" as a model in the sense of assimilate the rings of the chain: order and disorder, interaction and organization a complexity paradigm as well as the one of a combinatory game, a system of complex unity, considerary the espistemological metamorphosis searching na other that can provid the quality of live, the autonomy by the interdependence of genrations with a new look of reason, truth memory and history.
  • O outro lado da psicanálise Resenhas

    Largura, Walmor de Almeida Nogueira
  • Entrevista com Raquel S. L. Guzzo História

    Witter, Geraldina Porto
  • Formação profissional para surdos: resgatando uma história História

    Pfeifer, Eliane Aparecida
  • Consideraciones generales sobre el uso del texto informativo en la formación académica del estudiante a nivel de escuela básica

    Castillo, Hermínia Vicentelli de
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br