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Psicologia Escolar e Educacional, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2004
  • Em busca da continuidade… Editorial

  • Identificando talentos, aspirações profissionais e pessoas mais admiradas por estudantes Artigos

    Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Feldhusen, John F.; French, Brian

    Resumo em Português:

    Foi objetivo do estudo identificar talentos que estudantes atribuem a si mesmos, profissões que aspiram exercer, pessoas que mais admiram e participação em atividades ou cursos relacionados aos seus talentos. A amostra foi constituída por 111 estudantes de uma cidade satélite do Distrito Federal, os quais responderam ao instrumento “Meus Talentos”, do segundo autor. Esportes, teatro, redação/poesia, matemática, computação foram as áreas em que um maior número de alunos se consideraram talentosos, sendo esportes e artes as mais representadas nas atividades ou cursos relacionados a seus talentos dos quais participaram. Por outro lado, um maior número desses estudantes aspiravam exercer profissões relativas às artes, ciências médicas, ciências, engenharia e direito. Embora o pai e a mãe tenham sido apontados por maior número de estudantes como as pessoas que mais admiravam, na maior parte dos casos não se constituíram como modelos para a escolha profissional.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the study was to identify the talents students attribute to themselves, areas they hope to pursue careers, people they admire and activities related to their talents that they have participated in. One hundred and eleven students from a satellite city from the Federal District, responded the questionnaire “My Talents”, constructed by the second author. Sports, drama, writing/poetry, mathematics, and computers were their major areas of talent, while sports and arts were the activities or courses participants reported being more frequently involved in related to their talent strengths. The major areas in which they hope to pursue careers were in the arts, medical sciences, science, engineering and law. Although father and mother were named more frequently as the people they admire most, in the majority of cases parents were not the models for their career aspirations.
  • Psicologia escolar e educacional no ensino superior: análise da produção científica Artigos

    Bariani, Isabel Cristina Dib; Buin, Edimariz; Barros, Raquel de Camargo; Escher, Carolina de Aragão

    Resumo em Português:

    Este trabalho visou a identificação e descrição dos objetivos e dos métodos científicos de pesquisas nacionais sobre a educação superior, que tenham abordado as temáticas: corpo docente, corpo discente e processo ensino-aprendizagem. Primeiramente, foram identificadas 34 pesquisas, a partir de busca bibliográfica em duas universidades. Cada documento foi lido e analisado, garantindo-se acordo entre juízes. Considerando os objetivos destes trabalhos, identificou-se que a maioria recaiu nas categorias corpo discente e processo ensino-aprendizagem. Apenas uma pesquisa usou o método experimental, as demais optaram pelos delineamentos descritivos. As fontes de informações mais utilizadas foram estudantes iniciantes e concluintes, de diferentes séries. Predominantemente, utilizou-se instrumentos impressos aplicados coletivamente. Para o tratamento dos dados adotou-se procedimentos quantitativos e qualitativos, ou ambos.

    Resumo em Inglês:

    This work wanted to identify and describe the objectives and the scientific methods of national researches about higher education that have approached the following themes: teaching staff, student body and teaching-apprenticeship process. Firstly, it was identified 34 researches, from a bibliographicsearch into two universities. Each document was read and analized, until there was an agreement betwen the judges. It was identified thatmost of the objectives of these works were about the categories: students body and teaching-apprenticeship process. Only one research used the experimental method and everyother research chosedescriptivedelineation. In most cases, the source of informations were first-year students and students about to graduate from different grades. It was also applied, for the most part, collective and printed instruments. In order to manage the data, it was utilized qualitativeand quantitativeprocedures, or even both.
  • La universidad como agente promotor de la lectura en el contexto de la sociedad venezolana Publicaciones

    Vicentelli, Herminia

    Resumo em Espanhol:

    Se presentan resultados de investigaciones sobre el desempeño lector del estudiante universitario y la intervención de la universidad en la promoción de la lectura, en el contexto de la sociedad venezolana. En función de las informaciones obtenidas, se derivan, entre otras, las siguientes conclusiones. Hay necesidad: a) del perfeccionamiento sistemático del lector universitario; b) Estimular la experiencia de la lectura en sus distintas funciones; c) intervención efectiva de la universidad en la solución de la problemática planteada.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, results of inquiries about the University Student Performance in reading are presented, as well as the University Mediation in the promotion of reading, in the context of Venezuelan Society. According to the information collected, the following conclusions, among others, are drawn. It is necessary: a) the systematic perfecting of the University Reader; b) To encourage the experience of reading in its different functions; c) effective mediation of the University in solving the problematic stated.
  • Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental Artigos

    Barrera, Sylvia Domingos; Maluf, Maria Regina

    Resumo em Português:

    A pesquisa teve como objetivo investigar a influência da variação lingüística sobre a aquisição da linguagem escrita. Participaram da pesquisa 65 alunos de três classes da primeira série de uma escola pública de ensino fundamental. O material utilizado para avaliar o nível de variação lingüística das crianças foi aplicado no início do ano escolar. As provas utilizadas para avaliar os níveis de leitura e escrita foram aplicadas no início e final do ano letivo. A análise estatística mostrou correlação negativa significativa entre os níveis iniciais de variação lingüística e o desempenho final das crianças em leitura, sugerindo que a utilização de linguagem não-padrão pelos alunos pode dificultar o processo de alfabetização, sobretudo quando não trabalhada adequadamente pelas professoras. Os resultados obtidos sugerem a importância de uma efetiva difusão dos conhecimentos lingüísticos e sociolingüísticos, através dos cursos de formação de professores alfabetizadores.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to investigate the influence of different linguistic patterns in written language acquisition.. Subjects were 65 first grade students at a public school. The material used to measure levels of linguistic variation was applied at the beginning of the school year. Reading and writing assessment tests were applied both at the beginning and the end of the school year so as to evaluate acquisition levels. Statistics analysis showed negative and significant correlation between initial levels of linguistic variation and final performance in reading evaluation. These results suggest that different linguistic patterns can difficult the written language acquisition if they aren’t well working by the teachers that need to know and to use the linguistic and sociolinguistic knowledge in their literacy practice.
  • Estudo correlacional do inventário de busca auto dirigida (self-directed search) com o IFP Artigos

    Primi, Ricardo; Moggi, Melissa Aparecida; Casellato, Érica Oliveira

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou as correlações da versão brasileira do Self-Directed Search (SDS) de John L. Holland, com o Inventário Fatorial de Personalidade (IFP) avaliando um conjunto de necessidades conceituadas por Henrry Murray. O estudo foi realizado com 81 adolescentes, 76,8% mulheres a maioria com 16-17 anos que participavam de um programa de orientação profissional. Os coeficientes de consistência interna das escalas do SDS estiveram entre 0,86 a 0,94. As correlações significativas situaram-se entre os 0,22 a 0,39 e foram observadas entre o Tipo R com Heterossexualidade, O Tipo I com Exibição e Desabilidade; Tipo A com Assistência, Intracepção, Deferência e Afiliação; Tipo S com Assistência, Intracepção, Desejabilidade e correlação negativa com Agressão; Tipo E com Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Autonomia, Heterossexualide e correlação negativa com Ordem; e Tipo C com Persistência. Estes resultados foram discutidos fazendo referência à precisão e validade do SDS.

    Resumo em Inglês:

    This research studied the correlations of the Brazilian version of the Self-Directed Search (SDS) of John L. Holland with the Factorial Personality Inventory (IFP) that assess a group of basic needs conceptualized by Henrry Murray. Participants were 81 teenagers mainly aged in the range of 16-17 years of with 76.8% were women, participating in a career counseling program. SDS Internal consistency coefficients were in the .89-.94 range. The significant correlation with IFP scores were in the .22 to .39 range and were observed in: Type R with Heterossexuality, Type I with Exhibition and Social Desirability; Type A with Nurturance, Intraception, Deference and Affiliation; Type S with Nurturance, Intraception, Social Desirability and neg. corr. with Aggression; Type E with Dominance, Achievement, Exhibition, Aggression, Autonomy, Heterossexuality and neg. corr. with Order; and Type C with Endurance. These results were discussed concerning reliability and validity of the Brazilian version of the SDS.
  • Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos Artigos

    Maia-Pinto, Renata Rodrigues; Fleith, Denise de Souza

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo avaliar o rendimento acadêmico e a criatividade de alunos de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos, investigar a percepção de professores, alunos e mães acerca das atividades e estratégias educacionais implementadas no programa, bem como examinar a extensão em que tais atividades e práticas educacionais se diferenciam das utilizadas em sala de aula regular. Participaram do estudo 77 alunos, do ensino fundamental e médio, que freqüentavam o programa, 11 professores que atuavam no programa, 6 professores de sala de aula regular e 6 mães de alunos do programa. Os resultados indicaram que alunos com habilidade em áreas acadêmicas apresentaram rendimento acadêmico superior aos da área artística que, por sua vez, obtiveram escores superiores no teste de criatividade. A percepção de professores, alunos e mães acerca das atividades empregadas no programa era positiva. As práticas educacionais utilizadas no programa se diferenciavam moderadamente das implementadas na sala de aula regular.

    Resumo em Inglês:

    This study evaluated the impact of a program designed to meet the needs of gifted and talented students on the academic performance and creativity of its participants, to investigate teachers’, students’ and parents’ perception of activities and strategies implemented in the program, as well as to examine the extent to which activities and educational strategies adopted in the program differ from the ones used in the regular classes. Seventy-seven students who attended the program, 11 teachers who worked in the program, 6 teachers from regular clasrooms and 6 parents of students from the program participated in this study. The results indicated that academically gifted students had a better academic performance than talented students, who obtained a higher score in the creativity test. The perception of teachers, students and parents about activities developed in the program was positive. Educational practices implemented in the program were moderately different from that adopted in regular classrooms.
  • O adolescente com transtorno de conduta: um estudo filosófico no âmbito da psicologia educacional e esportiva Artigos

    Codea, Janaina de Souza Marinho Teles; Beresford, Heron

    Resumo em Português:

    O valor de uma intervenção da psicologia escolar/educacional e esportiva junto ao adolescente com transtorno de conduta social, sob o ponto de vista moral e existencial, surgiu da necessidade de uma proposta educacional de cunho psicológico, para tal indivíduo. O presente estudo visou estabelecer uma fundamentação filosófica de natureza fenomenológica e axiológica existencial transubjetiva como referência para uma intervenção positiva da psicologia escolar/educacional e esportiva, por meio de atividades físicas, junto ao indivíduo em questão. Buscou também compreensões fenomenológica e axiológica do adolescente com o transtorno citado e uma ordenação axiológica relacionando tais compreensões à atividade física. A metodologia utilizada foi o método fenomenológico com suas três etapas, substituindo-se a terceira pela ordenação axiológica. Os resultados permitiram verificar que a fundamentação filosófica evidenciada adequou-se como referência para uma intervenção positiva da psicologia escolar/educacional e esportiva na vida do adolescente com transtorno de conduta social.

    Resumo em Inglês:

    The value of a psychological intervention related to scholar/educational and sport matters, focusing the social misbehavior adolescent on the moral and existential point of view. The study aimed a philosophical route in a phenomenological and axiological existential methodology. This was as a reference to a positive intervention of the scholar/educational and sportive psychology, through physical activities with the adolescent The methodology used was : phenomenological method with its’ three stages, substituting the third by the axiological ordination. The philosophical fundamentation had shown fit as a reference to a positive intervention of the scholar/educational and sportive psychology with the adolescent
  • Dificuldades lingüísticas na aquisição da escrita e agressividade Artigos

    Sisto, Fermino Fernandes; Fernandes, Débora Cecílio

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa estudou a relação entre dificuldades lingüísticas da escrita e agressividade em estudantes de oito a doze anos. Participaram 834 alunos de escolas estaduais e particulares. Foi aplicada a Escala de Agressividade para Crianças e Jovens, que fornece medidas de agressividade geral e nas situações familiar e escolar e o ADAPE, que consiste em um ditado composto por palavras com dificuldades lingüísticas. As dificuldades lingüísticas e as medidas de agressividade escolar indicaram grandes semelhanças nos resultados das segundas e terceiras séries, fornecendo correlações significativas e positivas, ou seja, conforme aumentaram os erros na escrita, aumentaram também as pontuações em agressividade escolar. Entretanto, com os alunos da quarta série, houve uma nítida diferenciação entre os gêneros. Enquanto que as meninas forneceram coeficientes positivos e alguns muito altos, os meninos registraram correlações negativas, indicando que conforme aumentaram os erros, diminuiu a agressividade escolar.

    Resumo em Inglês:

    The current research studied the relationship between linguistics difficulties in writing down and aggressiveness in eight to ten years old students. 834 students from both public and private schools took part in the research. The Aggressive Scale for Children and Teenager was applied, which yields measures of general aggressiveness and in the school and family situation, and ADAPE, a dictation composed by words including linguistics difficulties. The linguistic difficulties and school aggressiveness measures indicated close similarity in the second and third-grade outcomes for they yielded positive and significant correlations, which is, as the writing errors increased the school aggressiveness score also increased. However, a clear difference between female and male fourth grade students was noticed. While girls showed positive and some high correlations, boys registered negative correlations, which indicates that as the errors increased the school aggressiveness decreased.
  • Entrevistas em psicologia escolar: reflexões sobre o ensino e a prática Artigos

    Silva, Silvia Maria Cintra da; Ribeiro, Maria José; Marçal, Viviane Prado Buiatti

    Resumo em Português:

    A entrevista é um instrumento bastante utilizado no trabalho do psicólogo escolar, mas existem poucos estudos sobre essa técnica dirigidos exatamente a esse público, principalmente como subsídio para estagiários, pois a entrevista é mais identificada com a área clínica ou com contextos de pesquisa. Este artigo discute a relevância do ensino da entrevista em psicologia escolar; procura abordar aspectos que, efetivamente, colaborem para a reflexão acerca dessa técnica e o seu manejo.

    Resumo em Inglês:

    The interview is an instrument used frequently in the work of a School Psychologist, however few studies directed exactly to this population exist principally for interns. This is due to the fact that the interview is more commonly associated with clinical practice or research. This article aims to present interviews in the School Psychology context and discuss aspects which effectively collaborate for the re-thinking of this technique and its management.
  • Reciprocidade e compreensão da leitura Resenhas

    Witter, Geraldina Porto
  • O universitário em foco Resenhas

    Granado, José Inácio Fernandes
  • Entrevista com Sérgio Antônio da Silva Leite História

    Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
  • Ensino de estratégias de leitura Sugestões Práticas

    Cantalice, Lucicleide Maria de
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