Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia Escolar e Educacional, Volume: 11, Número: spe, Publicado: 2007
  • Technology and learning

    Méndez-Vilas, Antonio; Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
  • Modelo adaptado de programa de aprendizagem em linguagem facilitada por multimídia para crianças com autismo Papers

    Lau, Fai-Kim; Yuen, Allan H.K.; Lian, John M-G.

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo é de ajudar os pesquisadores a construir um programa multimídia de aprendizado adequado para estudantes com autismo. Os resultados desse estudo piloto auxiliarão aos programadores de programas de aprendizagem em multimídia a ficarem atentos à necessidade de desenvolverem um padrão simples de paginação, diferentes níveis para apresentação de conteúdo e instruções orais simples e diretas. A principal conclusão refere-se à importância de atender às diferenças individuais destes estudantes durante o período de aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es ayudar a los investigadores a construir un programa multimedia de aprendizaje adecuado para estudiantes con autismo. Los resultados de este estudio piloto auxiliarán a los analistas de programas de aprendizaje en multimedia a estar más atentos a la necesidad de desarrollar un padrón simple de paginación, diferentes niveles para presentar el contenido e instrucciones orales simples y directas. La conclusión principal se refiere a la importancia de atender a las diferencias individuales de esos estudiantes durante le período de aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this pilot study is to help researchers construct an appropriate multimedia-supported learning program for students who have autism. The results of this pilot study assisted the multimedia learn program designers to pay attention to the need of the development of a clear and simple layout, multiple level of content presentation, and simple but direct audio instructions. The core conclusion is the significance of the need for caring individual differences of these students during the learn process.
  • Diferença de gênero em grupos de aprendizagem colaborativa online promovendo educação afetiva e capital social Papers

    Ella, Mebane Minou; Roberta, Sorace; Andrea, Solimeno; Manuela, Tomai

    Resumo em Português:

    Esse artigo apresenta os resultados de um estudo destinado a estabelecer os tipos e a quantidade de conflitos existentes entre homens, mulheres e grupos mistos que atuam de modo assíncrono num modelo de aprendizagem colaborativa online. 60 psicólogos especialistas foram divididos em três grupos de trabalho online orientados pelo mesmo professor. O estudo mostra que os níveis de participação nesses grupos distintos variaram com relação a composição genérica dos mesmos. Além disso, os resultados evidenciaram que todos os grupos femininos revelaram um número muito maior de conflitos em comparação aos formados apenas por homens ou mistos, mas primariamente não apresentaram conflitos interpessoais. Os conflitos dos grupos femininos eram relacionados com a escolha da meta do processo de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los resultados de un estudio destinado a establecer los tipos y la cantidad de conflictos existentes entre hombres, mujeres y grupos mixtos que actúan de modo asíncrono en un modelo de aprendizaje de ayuda online. 60 psicólogos especialistas fueron divididos en tres grupos de trabajo online orientados por el mismo profesor. El estudio muestra que los niveles de participación en esos diferentes grupos variaron con relación a la composición genérica de los mismos. Además de eso, los resultados mostraron que todos los grupos femeninos revelaron un número mucho mayor de conflictos en comparación a los grupos formados apenas por hombres o a los grupos mixtos, siendo que en primer lugar no presentaron conflictos interpersonales. Los conflictos de los grupos femeninos eran relacionados con la elección de la meta del proceso de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports the results of a study aimed to establish whether the amount and types of conflicts vary in all male, all female and mixed gender groups working in asynchronous collaborative learning online settings. Sixty psychology majors were divided into three groups conducted online by the same teacher. The study show that the levels of participation in the three groups varied in relation to gender composition. Further the results evidenced all female group did have more conflicts then male and mixed groups, but primarily they did not have interpersonal. The female groups´ conflicts seem to be related to goal-oriented process of work.
  • Estruturas de apoio e intervenção entre estudantes e professores num Modelo de Aprendizagem Sequenciada (MAS) Papers

    Stålbrandt, Eva Edman; Hössjer, Annika

    Resumo em Português:

    O objetivo desse artigo é conhecer as Estruturas Educacionais de Apoio (EEA) quando alunos em escolas suecas utilizam material educacional digital e investigar qual é o principal foco nas intervenções dos professores durante um Modelo de Aprendizagem Seqüenciada (MAS), baseado numa perspectiva sócio-cultural. Os resultados indicam que as EEA foram mais comuns nas unidades de transformação primárias e o tipo mais freqüente foi a EEA de procedimento, embora todos os tipos tenham sido identificados - conceitual, metacognitiva, processual, estratégica e afetiva. EEA técnica ocorreu em todas as etapas do MAS. Nesse estudo a maioria dos professores e alunos, pensam que para utilizar material de educação digital é necessário outras formas de MAS. Além disso, de acordo com o processo de aprendizado dos alunos, as intervenções dos professores foram consideradas tanto de apoio quanto de restrição. Os motivos para isso estão relacionados ao conteúdo das intervenções e se os professores intervem junto aos alunos ou não.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es conocer las Estructuras Educacionales de Apoyo (EEA) cuando alumnos en escuelas suecas utilizan material educacional digital, e investigar cual es el foco principal en las intervenciones de los profesores durante un Modelo de Aprendizaje Secuencial (MAS), apoyado en una perspectiva socio-cultural. Los resultados indican que las EEA fueron más comunes en las unidades de transformación primarias y el tipo más frecuente fue la EEA de procedimiento, pese a que todos los tipos fueron identificados - conceptual, metacognitiva, procesal, estratégica y afectiva. EEA técnica ocurrió en todas las etapas del MAS. En este estudio la mayor parte de los profesores y de los alumnos piensan que para utilizar material de educación digital son necesarias otras formas de MAS. Además de eso, de acuerdo con el proceso de aprendizaje de los alumnos, las intervenciones de los profesores fueron consideradas tanto de apoyo como de restricción. Los motivos para eso están relacionados al contenido de las intervenciones y a si los profesores intervienen junto a los alumnos o no.

    Resumo em Inglês:

    The aims of this paper are to develop knowledge about scaffolding when students in Swedish schools use digital educational material and to investigate what the main focus is in teachers' interventions during a Learning Design Sequence (LDS), based on a socio-cultural perspective. The results indicate that scaffolding were most common in the primary transformation unit and the most frequent type was procedural scaffolding, although all types of scaffolds; conceptual, metacognitive, procedural, strategic, affective and technical scaffolding occurred in all parts of a learning design sequence. In this study most of the teachers and students, think that using digital educational material requires more and other forms of scaffolding and concerning teacher interventions teachers interact both supportively and restrictively according to students' learning process. Reasons for that are connected to the content of the intervention and whether teachers intervene together with the students or not.
  • A validade do Sistema Orientado de Cloze: um estudo correlacional Papers

    Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo

    Resumo em Português:

    Este estudo analisou a eficiência do Sistema Orientado de Cloze (SOC) considerando sua relação com atitude em leitura e sua validade. O Programa Informatizado de Compreensão (PIC) para alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental foi baseado no SOC de trechos de histórias da literatura infantil brasileira e aplicado em 18 horas/aula, duas vezes por semana. Os 40 participantes, 10 para cada série, de ambos os gêneros e com idade entre 7 e 11 anos, foram avaliados antes e depois do PIC por um teste de Cloze, Eles responderam também ao Inventário de Atitudes de Leitura, num protocolo impresso e adaptado para o Português, visando avaliar a atitude de leitura dos alunos e a influência do PIC na leitura acadêmica e recreacional. Os resultados revelaram que o desempenho de todos os participantes em compreensão de leitura foi alto após participarem do PIC e foram encontradas diferenças significativas em relação à atitude de leitura, de acordo com os resultados obtidos pelo teste T de Wilcoxon. Correlação entre o desempenho em compreensão em leitura antes e depois do PIC e atitude de leitura foi verificada. Há diferença significativa da atitude para leitura acadêmica no pós-teste entre os leitores proficientes e os que apresentam pouca habilidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analizó la eficiencia del Sistema Orientado de Cloze (SOC) considerando su relación con actitud en lectura y su validez. El Programa Informatiza de Comprensión (PIC) para alumnos del 1º al 4º grado de la enseñanza primaria fue basado en el SOC de pedazos de historias de la literatura infantil brasileña y aplicado en 18/horas/clase, dos veces por semana. Los 40 participantes, 10 de cada grado, de ambos géneros y con edad entre 7 y 11 años, fueron evaluados antes y después del PIC por un test de Cloze. Ellos también respondieron al Inventário de Atitudes de Leitura en un protocolo impreso y adaptado para el portugués, con el objetivo de evaluar la actitud de lectura de los alumnos y la influencia del PIC en la lectura académica y recreacional. Los resultados revelaron que el desempeño en comprensión de lectura de todos los participantes fue alto después de participar del PIC y fueron encontradas diferencias significativas en relación a la actitud de lectura, de acuerdo con los resultados obtenidos por el test T de Wilcoxon. Correlación entre el desempeño en comprensión en lectura antes y después del PIC y actitud de lectura fue verificada. Hay diferencia significativa de la actitud para lectura académica en el pos-test entre los lectores proficientes y los que presentan poca habilidad.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze the efficiency of the Cloze Oriented System (COS) considering its relation with reading attitude and its validity. The Electronic Program Comprehension (EPC) for students from K1 to K4 based on the COS parts of stories from the Brazilian Children's literature was applied in eighteen class-hours. The 40 subjects, ten in each grade, of both genders aged 7 to 11 years, were evaluated before and after the EPC with a Cloze test. They answered the Elementary Reading Attitude Survey too, in a printed protocol adapted to Portuguese, to evaluate the reading attitude of the students and the influence of the EPC in the academic and recreational reading. The results showed that the performance in reading comprehension of all the subjects was higher after taking part in the EPC, and also had significant differences in reading attitude, according to the results of the T of Wilcoxon statistic test. A correlation between comprehension performance before and after the EPC and the reading attitude was verified. There was significant difference for academic reading attitude in the post-test between proficient readers and the one's that has low skill.
  • Uma estrutura para projetar e implementar meios criativos de aprendizagem Papers

    Ishii, Norio; Suzuki, Yuri; Fujiyoshi, Hironobu; Fujii, Takashi; Kozawa, Masanori

    Resumo em Português:

    Esse artigo propõe uma estrutura para projetar e implementar meios de aprendizagem da criatividade na engenharia. A estrutura é composta por três componentes: modelos instrucionais baseados no conhecimento da psicologia, desenvolvimento de sistemas para apoiar atividades criativas e avaliação objetiva de resultados relacionados com a criatividade no aprendizado. Baseado nessa estrutura, projetou-se e testou-se um curso baseado na programação de um robô em uma Universidade Japonesa em 2004. Como resultado, confirmaram-se duas vantagens da estrutura escolhida: a habilidade dos estudantes para gerar idéias foi ampliada e ativaram suas habilidades metacognitivas. No ano de 2005, o curso foi estruturado e implementado a partir dos resultados observados no curso de 2004. Como resultado final, confirmou-se que o número de atividades realizadas pelos alunos cresceu no curso de 2005. Os relatórios dos alunos se tornaram mais detalhados, com maior quantidade de informações descritas neles.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo propone una estructura para proyectar e implementar medios de aprendizaje de la creatividad en ingeniería. La estructura es formada por tres componentes: modelos institucionales basados en el conocimiento de la psicología, desarrollo de sistemas para apoyar actividades creativas y evaluación objetiva de resultados relacionados con la creatividad en el aprendizaje. Basado en esa estructura se proyectó y examinó un curso basado en la programación de un robot en una Universidad Japonesa en el 2004. Como resultado se confirmaron dos ventajas de la estructura elegida: la habilidad de los estudiantes para generar ideas fue ampliada y activaron sus habilidades metacognitivas. En el año del 2005 el curso fue estructurado e implementado a partir de los resultados observados en el curso del 2004. Como resultado final se confirmó que el número de actividades realizadas por los alumnos creció en el curso del 2005. Los informes de los alumnos se tornaron más detallados y con una mayor cantidad de información descrita.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a framework for designing and improving learning environment for creativity in engineering. The framework consists of the following three components: instructional design based on knowledge from psychology, development of systems for supporting creative activities, and objective evaluation of learning results related to creativity. Based on that framework, we design and practice course based in the programation of a robot at a Japan University in the 2004 academic year. As a result, we confirm the following two advantages of our framework: learners' idea generation skills were improved and their meta-cognitive activities were also activated. In the 2005 academic year, we improve the course based on 2004 results. As a result, we confirm that the number of uploads of activity data from students have increased in the 2005 course, students' reflection sheets have become more detailed, and their volume of information have also increased.
  • Uma avaliação das práticas tecnológicas de jovens imigrantes latinos que não frequentam escola Papers

    De La Peña, Yvonne; Orellana, Marjorie Faulstich

    Resumo em Português:

    A maioria dos estudos existentes relacionados com juventude e tecnologia foca principalmente o acesso físico, habilidades relacionadas à computação ou comportamento dos alunos. Pouco é conhecido sobre os aspectos culturais e sociais relacionados à interação de jovens com a tecnologia. Contudo, entender como os jovens a utilizam e os diferentes fatores que afetam esse uso podem nos ajudar a priorizar as qualidades desses jovens. Por meio da utilização de sondagens, pesquisas e dados etnográficos, esse estudo tem a intenção de contribuir para uma melhor interpretação da interação entre jovens e a tecnologia. Os participantes desse estudo foram imigrantes latinos (alunos entre quinta e sexta série) de uma escola de ensino fundamental localizada em uma grande metrópole nos Estados Unidos da América. Resultados forneceram uma figura global sobre as práticas tecnológicas dos jovens. Práticas essas nos levam a crer, Por meio de uma visão mais profunda, que para os jovens a relação com a tecnologia é muito valiosa e significativa.

    Resumo em Espanhol:

    La mayoría de los estudios existentes relacionados con juventud y tecnología se centran principalmente en el acceso físico, en las habilidades relacionadas a la computación o al comportamiento de los alumnos. Poco se conoce sobre los aspectos culturales y sociales relacionados a la interacción de jóvenes con la tecnología. Pese a eso, entender de que manera los jóvenes usan esa tecnología y los diferentes factores que afectan ese uso pueden ayudarnos a priorizar las cualidades de esos jóvenes. A través de sondeos, investigaciones y datos etnográficos, este estudio tiene la intención de contribuir para interpretar mejor esa interacción entre los jóvenes y la tecnología. Los participantes del estudio fueron inmigrantes latinos (alumnos entre quinto y sexto grado) de una escuela de enseñanza primaria situada en una gran metrópolis en Estados Unidos. Los resultados ofrecieron una visión global sobre las prácticas tecnológicas de los jóvenes. Esas prácticas nos llevan a creer, a través de una visión más profunda, que para los jóvenes la relación con la tecnología es muy valiosa y significativa.

    Resumo em Inglês:

    The majority of the existing research on youth and technology has focused on physical access, computer-related skills, or student attitudes. Less is known about the social and cultural aspects of young people's interactions with technology. However, understanding how youth use technology and the different factors that affect these uses can help us capitalize on students' strengths. Using survey and ethnographic data, this study is intended to contribute to a better understanding of youths' interactions with technology. Participants in the study were Latino immigrant students (fifth- and sixth-graders) from an elementary school located in a large metropolis in the United States. Results provide both an overall picture of the youths' technological practices as well as a deeper look at the ways in which engaging with technology was valuable and meaningful for them.
  • Os efeitos de dois roteiros de aprendizagem colaborativa baseada em computador (ACBC) sobre o pensamento crítico de estudantes universitários Papers

    Schellens, Tammy; Keer, Hilde Van; De Wever, Bram; Valcke, Martin

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo é enfatizar o uso de dois diferentes roteiros como possibilidades para estruturar o discurso de estudantes universitários em grupos de discussão assíncrona e, conseqüentemente, promover o aprendizados dos mesmos. Mais especificadamente, esse estudo têm o objetivo de ensinar alunos a dar suas contribuições por meio do roteiro de De Bono's Thinking Hats (roteiro 1) e pelo roteiro Weinberger para a construção de seqüências argumentativas (roteiro 2) que afetam o curso do processo de pensamento presente numa discussão. Os resultados revelaram que rotulação (roteiro 1) supera o roteiro argumentativo (roteiro 2) em relação a profundidade do pensamento crítico global e do pensamento crítico durante o estágio de identificação de problemas e, em particular, na etapa relativa à integração de problemas. Além disso, pode ser considerado que alunos competentes em rotulação são mais engajados, críticos e orientados para a prática nas discussões.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es enfatizar el uso de dos guías diferentes como posibilidades para estructurar el discurso de estudiantes universitarios en grupos de discusión asíncrona y, consecuentemente, promover el aprendizaje de los mismos. Más especificamente, este estudio tiene el objetivo de enseñarle a alumnos a dar sus contribuciones por medio de la guía de De Bono's Thinking Hats (guía 1) y por la guía Weinberger para la construcción de secuencias de argumentos (guía 2) que afectan el curso del proceso de pensamiento que está presente en una discusión. Los resultados mostraron que rotulación (guía 1) supera la guía argumentativa (guía 2) en relación a la profundidad del pensamiento crítico global y del pensamiento crítico durante el periodo de identificación de problemas y, particularmente, en la etapa relativa a la integración de problemas. Además de eso, puede ser considerado que los alumnos competentes en rotulación son más comprometidos, críticos y orientados para la práctica en las discusiones.

    Resumo em Inglês:

    The present study focuses on the use of two different types of scripts as possible ways to structure university students' discourse in asynchronous discussion groups and consequently promote their learning. More specifically, the aim of the study is to determine how requiring students to label their contributions by means of De Bono's Thinking Hats (script 1) and Weinberger's script for the construction of argumentation sequences (script 2) affects the ongoing critical thinking processes reflected in the discussion. The results suggest that both scripts successfully facilitated critical thinking. The results showed that the labeling condition (script 1) surpasses the argumentation script (script 2) with regard to the overall depth of critical thinking in the discussion, and the critical thinking processes during the stages of problem identification and problem integration in particular. Further, it can be argued that students in the labeling condition are engaged in more focused, more critical, and more practically-oriented discussions.
  • Personalização e aprendizado: novos métodos para ensinar em e-learning Papers

    Webster, Ray; Sudweeks, Fay

    Resumo em Português:

    Esse artigo sugere que para estudantes serem bons professores, especialmente no contexto do e-Learning, é necessário entender de aprendizagem. Isso é especialmente importante devido às mudanças na educação superior, na medida em que nos movemos em direção a uma sociedade de conhecimentos. O e-Learning é baseado em aprendizagem e tem objetivo de formar bons professores, porém sua compreensão pode ser difícil para acadêmicos que não compreendem quais aspectos a aprendizagem engloba. Apesar de seu objetivo ser simples, ele não é necessariamente compreendido ou aplicado por acadêmicos universitários no ensino. Um dos problemas é que professores universitários têm que desenvolver uma teoria de aprendizagem e ensino. Logo, acadêmicos podem ter uma filosofia de ensino mas, em muitos casos, até essa filosofia pode não ser conscientemente realizada ou implementada com sucesso. Um programa para promover mudanças conceituais nas técnicas de ensino dos estudantes é destacado no artigo.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo sugiere que para que estudiantes sean buenos profesores, especialmente en el contexto e-learning, es necesario entender sobre aprendizaje. Eso es especialmente importante por causa de los cambios en la educación superior, en la medida en que nos movemos en dirección a una sociedad de conocimientos. El e-learning es basado en aprendizaje y tiene como objetivo formar buenos profesores, pese a que su comprensión puede ser difícil para los académicos que no entienden cuales aspectos son englobados por el aprendizaje. Pese a su objetivo ser simple, no necesariamente es entendido o aplicado por universitarios académicos en la enseñanza. Uno de los problemas es que los profesores universitarios tienen que desarrollar una teoría de aprendizaje y enseñanza. De esa forma, los académicos pueden tener una filosofía de enseñanza, pero en muchos casos, esa propia filosofía puede no ser conscientemente realizada o implementada con suceso. Un programa para promover cambios conceptuales en las técnicas de enseñanza de los estudiantes es destacado en el artículo.

    Resumo em Inglês:

    This paper suggests that for academics to be good teachers, especially in the context of e-Learning, they need to understand learning. This is especially important with the associated changes in higher education as we move towards the knowledge society. E-Learning is embedded in learning and, without an understanding of what learning encompasses, it can be difficult for academics to develop into good teachers. It is suggested that, although this may appear to be a simple aim, it is not necessarily understood or applied by university academics in their teaching. One inference is that university teachers need to develop a theory of learning and teaching. Academics may have a 'philosophy of teaching', but in many cases even this may not be consciously held or successfully implemented. A program for promoting conceptual change in academics' approaches to teaching is outlined.
  • Porque estudantes de Hong Kong preferem aulas presenciais na aprendizagem mista Papers

    Henri, James; Lee, Sandra

    Resumo em Português:

    Um estudo, realizado durante três anos, sobre as características de estudantes, necessidades e tipos de aprendizado na University of Hong Kong Faculty of Education tinha o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem relacionada às Tecnologias da Informação e Comunicação. Um método misto de abordagem analisou as informações coletadas com estudantes universitários, professores em treinamento em serviço em um Programa de Aprendizagem Mista (PAM), e colaborou com os instrutores do programa a ter uma visão sobre o trabalho docente em Hong Kong e a prestação de serviços ulterior de um PAM na biblioteca e para informações científicas. Estudantes de meio período indicaram preferência por uma combinação de ensino online e presencial, com mais aulas presenciais. Descobertas também poderão ser informativas para outros programas de meio período que utilizam modelos mistos de ensino e aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Un estudio realizado durante tres años sobre las características, necesidades y tipos de aprendizaje de estudiantes en la University of Hong Kong Faculty of Education tuvo el objetivo de mejorar la enseñanza y el aprendizaje relacionado a las tecnologías de la información y comunicación. Un método mixto de abordaje analizó las informaciones cosechadas con estudiantes universitarios, profesores en entrenamiento en servicio en un Programa de Aprendizaje Mixto (PAM), y colaboró con los instructores del programa en el sentido de tener una visión sobre el trabajo docente en Hong Kong y la prestación de servicios posteriores de un PAM en la biblioteca, así como también para informaciones científicas. Estudiantes de medio período indicaron preferencia por una combinación de enseñanza online y presencial, con más clases presenciadas. Hallazgos también podrán ser informativos para otros programas de medio período que utilizan modelos mixtos de enseñanza y aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    A three year study in student characteristics, needs and learning styles guided instructors at the University of Hong Kong Faculty of Education to improve teaching and learning in a core module: Information Literacy. A mixed-method approach analyzed data collected from undergraduate, in-service teachers in a BEd program, and helped instructors in the program to gain insight into the Hong Kong teacher working, post-service towards a BEd in Library and Information Science. Part-time students indicated a preference for a combination of online and face-to-face teaching, with more face-to-face class time in that mix. These findings would also be informative for other part-time programs using blended teaching and learning models.
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br