Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia Escolar e Educacional, Volume: 22, Número: 1, Publicado: 2018
  • EDITORIAL 22.1 - Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia Editorial

    Souza, Marilene Proença Rebello de; Facci, Marilda Gonçalves Dias; Silva, Silvia Maria Cintra da
  • Música e psicologia na escola: mobilizando afetos na classe de recuperação Artigo

    Neves, Maura Assad Pimenta; Souza, Vera Lúcia Trevisan de

    Resumo em Português:

    Resumo Fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo analisar a influência da música na promoção de mudanças na relação estabelecida por alunos de classe de recuperação com as atividades escolarizadas. Foram sujeitos alunos de duas turmas de classes de recuperação intensiva, do Ensino Fundamental II, de uma escola pública estadual de uma cidade do interior de São Paulo.Foram realizados encontros semanais com duração de 1h30, num total de aproximadamente 20 encontros com cada turma. Os procedimentos de construção de informações foram: diálogos com a equipe gestora, professoras e alunos; observações; atividades com músicas, vídeos e filme; devolutivas escritas pelos alunos sobre cada encontro; composições musicais;entrevista semiestruturada com as professoras. Os resultados revelaram que a música é uma materialidade potente na transformação de emoções e sentimentos, favorecendo a configuração de sentidos e significados, sendo uma ferramenta para o trabalho do psicólogo escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Fundamentado en la Psicología Histórico-Cultural, este artículo forma parte de una tesina de maestría en que se tuvo como objetivo analizar la influencia de la música en el desarrollo de cambios en la relación establecida por alumnos de clase de recuperación con las actividades escolarizadas. Fueron sujetos alumnos de dos grupos de clases de recuperación intensiva, de la Enseñanza Fundamental II, de una escuela pública estadual de una ciudad del interior de São Paulo. Se realizaron encuentros semanales con duración de 1h30min., cerca de 20 encuentros con cada grupo. Se utilizaron los procedimientos de construcción de informaciones: diálogos con el equipo gestor, profesoras y alumnos; observaciones; actividades con músicas, vídeos y películas; devolutivas escritas por los alumnos sobre cada encuentro; composiciones musicales; entrevista semiestructurada con las profesoras. Los resultados apuntaron que la música es una materialidad potente en la transformación de emociones y sentimientos, favoreciendo a configuraciones de sentidos y significados, y es una herramienta para la labor del psicólogo escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on Historical-Cultural Psychology, this article is part of a master's thesis that aimed to analyze the influence of music in promoting changes in the relationship established by students of recovery class with school activities. Students from two classes of intensive recovery classes, Elementary School II, from a state public school in a city in the interior of São Paulo, were studied. There were weekly meetings lasting 1h30, in a total of approximately 20 meetings with each class. The procedures of information construction were: dialogues with the management team, teachers, and students; comments; activities with music, videos, and film; students' written records on each meeting; musical compositions; semi-structured interview with the teachers. The results revealed that music is a powerful materiality in the transformation of emotions and feelings, favoring the configuration of meanings and meanings, being a tool for the work of the school psychologist.
  • Avaliação de impacto do Programa Saúde nas Escolas Artigo

    Ataliba, Patrick; Mourão, Luciana

    Resumo em Português:

    Resumo A sexualidade é tema transversal para a Educação Básica e vem ganhando relevância social com o aumento dos casos de AIDS na juventude brasileira. Esta pesquisa objetivou avaliar o Programa Saúde nas Escolas - PSE, a partir da comparação de quatro escolas públicas, duas com adesão ao Programa (grupo experimental) e duas sem (grupo controle). Inicialmente, foi construída e testada psicometricamente uma escala de atitudes e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis - ISTs. Em seguida foi realizado um survey com 400 alunos do Ensino Médio e entrevistas com seis gestores do Programa. Os gestores mostraram bom conhecimento do Programa e de seus objetivos, mas a implementação deste apresenta falhas. Os alunos não confirmam a realização das atividades previstas nas escolas e não foram encontradas diferenças significativas entre o conhecimento do grupo experimental e do grupo controle acerca da prevenção das ISTs, predominando tabus e desinformação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La sexualidad es tema transversal para la Educación Básica y viene ganando relevancia social con el aumento de los casos de AIDS en la juventud brasileña. En esta investigación se tuvo por objetivo evaluar el Programa Salud en las Escuelas - PSE, a partir de la comparación de cuatro escuelas públicas, dos con adhesión al Programa (grupo experimental) y dos sin la adhesión (grupo control). Inicialmente, se construyó y testó psicométricamente una escala de actitudes y prevención de infecciones de transmisión sexual - ISTs. Después se realizó un survey con 400 alumnos de la Enseñanza Secundaria y entrevistas con seis gestores del Programa. Los gestores mostraron buen conocimiento del Programa y de sus objetivos, pero la implementación de éste presenta fallas. Los alumnos no confirmaron la realización de las actividades previstas en las escuelas y no fueron encontradas diferencias significativas entre el conocimiento del grupo experimental y del grupo control acerca de la prevención de las ISTs, predominando tabúes y desinformación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The theme of sexuality is considered as a cross-cutting issue to be worked on basic education and gain social relevance when cases AIDS increase in on young people of Brazil. This study aims to evaluate the Health Program in schools - PSE, with comparison of four public schools, two with joining the program (experimental group) and two without accession (control group). For a start, we built and tested a scale of attitudes and psychometric prevention of sexually transmitted infections - STIs. After that we conducted a survey with 400 high school students, and six interviews with program managers. The managers demonstrated good knowledge of the program and its objectives, but the implementation of the same lapse. Students not confirm the performance of activities provided in schools and no significant differences were found between the knowledge of the experimental group and the control group on the prevention of STIs, prevailing taboos and misinformation.
  • Desempenho Acadêmico e Percepção de Crianças sobre Estilos de Liderança de Professores Artigo

    Souza, Pâmella Batista de; Batista, Ana Priscila

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre o desempenho acadêmico de crianças e a percepção destas quanto aos estilos de liderança de seus professores. Participaram 119 alunos de 4º e 5º anos de escolas públicas do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 11 anos. Os alunos foram distribuídos, conforme suas notas, em três grupos: baixo, médio e alto desempenho escolar. Foi utilizado o Inventário de Estilos de Liderança de Professores para coleta de dados. Os resultados mostraram que, com relação aos grupos de desempenho escolar e os estilos de liderança de professores, não houve resultado significativo estaticamente (p>0,05). No entanto, encontrou-se relação entre percepção de maior uso de controle coercitivo pelo professor no grupo de menor desempenho escolar quando comparado ao grupo de alto desempenho escolar, sendo essa diferença estatisticamente significativa (p<0,05). Discute-se esta relação e aponta-se para a importância de práticas educativas mais positivas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este estudio se tuvo por objetivo averiguar la relación entre el desempeño académico de niños y la percepción de ellos mismos cuanto a los estilos de liderazgo de sus profesores. Participaron 119 alumnos de 4º y 5º cursos de escuelas públicas de la Enseñanza Básica, con edad entre 8 y 11 años. Los alumnos fueron distribuidos, conforme sus notas, en tres grupos: bajo, medio y alto desempeño escolar. Se utilizó el Inventario de Estilos de Liderazgo de Profesores para recolecta de datos. Los resultados mostraron que, con relación a los grupos de desempeño escolar y los estilos de liderazgo de profesores, no hubo resultado significativo estadísticamente (p>0,05). Sin embargo, se encontró relación entre percepción de mayor uso de control coercitivo por el profesor en el grupo de menor desempeño escolar cuando comparado al grupo de alto desempeño escolar, siendo esa diferencia estadísticamente significativa (p<0,05). Se discute esta relación y se apunta para la importancia de prácticas educativas más positivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to verify the relationship between the academic performance of children and their perception of the leadership styles of their teachers. There are119 students from 4th and 5th years of public elementary schools, aged between 8 and 1 who participated the study. The students were distributed according to their grades in three groups: low, medium and high school performance. The Teacher Leadership Styles Inventory was used for data collection. The results showed that, in relation to the school performance groups and the teacher leadership styles, there was no statistically significant result (p> 0.05). However, there was a relationship between the perception of greater use of coercive control by the teacher in the group of lower school performance when compared to the group with high school performance, this difference being statistically significant (p <0.05). We discuss this relationship and point out the importance of more positive educational practices.
  • Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas Artigo

    Lemos, Flávia Cristina Silveira; Galindo, Dolores; Nascimento, Maria Livia do; Tomaz, Luanna

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo aborda un estudio de investigación bibliográfica de algunos conceptos de Michel Foucault para pensar la democracia en la relación con educación, la psicología política y la mentalidad gubernamental. Para tanto, se analiza prácticas de dominación, violencia y ética, en la subjetividad y en la estética de la existencia en la producción de la libertad. Así, se ha utilizado hechos históricos para la problematización del presente en que vivimos, entre ellos algunos de la llamada Nueva República brasileña y de los contextos de mundialización, de medicalización, de emprendimientos de la vida, de la ciudadanía minimizada y valorada por la excepción jurídica y médico-psicológica. Traer el coraje de la verdad a la ética, la estética y la política nos ayuda a analizar cuestiones que nos inquietan, nos atraviesan, nos mueven históricamente a problematizar determinados procesos de subjetivación en la actualidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article approaches a bibliographical research of some concepts of Michel Foucault to think about democracy in relation to education, political psychology, and governmentality. To do so, it analyzes practices of domination, violence, and ethics, in the subjectivity and aesthetics of existence in the production of freedom. Thus, historical events are used for the problematization of the present in which we live, among them some of the so-called New Brazilian Republic and the contexts of globalization, medicalization, life endeavors, and citizenship that has been valorized by the legal and medical-psychological exception. Bringing the courage of truth to ethics, aesthetics, and politics helps us analyze issues that trouble us, cross us, move us historically to problematize certain processes of subjectivity today.
  • A autorregulação, avaliação e promoção da aprendizagem por meio da prática de recuperação da memória Artigo

    Oliveira, Letícia Horn; Stein, Lilian Milnitsky

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende discutir a avaliação como promotora dos processos de aprendizagem em sala de aula, para além do exame. Para isso, traz a discussão sobre “o efeito de teste” como uma metodologia a serviço da consolidação da memória nos processos de ensino e autorregulação do estudo pelos estudantes. Testar com frequência conteúdos aprendidos pode otimizar o ensino e modificar a forma como hoje são conduzidos os processos em sala de aula. O conhecimento de estratégias metacognitivas de aprendizagem leva a um maior empoderamento dos alunos na gestão do aprendizado, consolidando o papel do professor como um mediador do conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se intenta discutir la evaluación como promotora de los procesos de aprendizaje en sala de clase, para más allá del examen. Para eso, se hace una discusión sobre “el efecto de test” como una metodología a servicio de la consolidación de la memoria en los procesos de enseñanza y autorregulación del estudio por los estudiantes. Testar con frecuencia contenidos aprendidos puede optimizar la enseñanza y modificar la forma como hoy son conducidos los procesos en sala de clase. El conocimiento de estrategias meta cognitivas de aprendizaje lleva a un mayor empoderamiento de los alumnos en la gestión del aprendiz, consolidando el papel del profesor como mediador del conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article intends to discuss evaluation as a promoter of the learning processes in the classroom, in addition to the exam. For this, it brings the discussion about "the test effect" as a methodology in the service of the consolidation of memory in the processes of teaching and self-regulation of the study by the students. Frequently testing learned content can optimize teaching and modify the way classroom processes are conducted today. The knowledge of metacognitive strategies of learning leads to a greater empowerment of students in the management of learning, consolidating the role of the teacher as a mediator of knowledge.
  • Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística Artigo

    Silva, Ana Cristina; Almeida, Tiago

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda a problemática das escritas pré-convencionais em crianças de idade pré-escolar e tem como objetivo descrever, com base na literaturaatual, as principais perspetivas sobre escritas inventadas, nomeadamente as teorias construtivistas, fonológica e de aprendizagem estatística. Estas teorias diferem não apenas nos estádios de desenvolvimento propostos, mas igualmente nos mecanismos de aprendizagem que defendem. São apresentados os estádios de desenvolvimento propostos pelas abordagens construtivistas e fonológica e discutidos os mecanismos de aprendizagem evárias críticas que podem ser feitas a cada um destes três modelos. No final são realçadas as vantagens da integração dos contributos de cada uma destasperspetivas, sendo apontadas linhas de investigação que já tentam corresponder a esse objetivo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se aborda la problemática de las escrituras pre-convencionales en niños de edad pre-escolar y tiene como objetivo describir, con base en la literatura actual, las principales perspectivas sobre escritas inventadas, nombradamente las teorías constructivistas, fonológica y de aprendizaje estadístico. Estas teorías difieren no solo en las etapas de desarrollo propuestos, sino igualmente en los mecanismos de aprendizaje que defienden. Se presentan las etapas de desarrollo propuestos por los abordajes constructivistas y fonológica y discutidos los mecanismos de aprendizaje y varias críticas que pueden ser hechas a cada uno de estos tres modelos. En el final son realzadas las ventajas de la integración de las contribuciones de cada una de estas perspectivas, siendo apuntadas líneas de investigación que ya intentan corresponder a ese objetivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article focus on invented spelling in pre-school children and its aim is to describe three perspectives in the study of spelling development: phonological, constructivist and the statistical learning perspectives These theories differ not only on the perspectives about the phases of early spelling but most of all diverge on the mechanisms behind the evolution. The two first approaches present the progression on invented spelling through a stage models while the third approach does not, because, according to their point of view the same basic mechanism underlies spelling acquisition throughout development. The authors discuss several critics that can be point out to each model and defend the importance of integrating the contributions of each theory in order to build up a clear picture of children’s development. They also describe several investigations that try to accomplish that purpose.
  • Medicalização e educação: análise de processos de atendimento em queixa escolar Artigo

    Benedetti, Mariana Dias; Bezerra, Danielle Mirian Marques de Moura; Telles, Maria Carolina Guimarães; Lima, Luís Antônio Gomes de

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos da medicalização através do uso de medicamento no processo de escolarização de crianças atendidas em um serviço psicológico-escola. Buscou-se, através da análise de prontuários, compreender o que levou ao diagnóstico como doença e consequentemente, à medicalização, e quais os efeitos para a criança, a família e a escola. Foram lidos 43 prontuários de um serviço psicológico-escola de um curso de psicologia e somente 2 atendiam aos critérios definidos pelas pesquisadoras. Os resultados obtidos com essa pesquisa foram divididos em duas categorias de análise: 1) a família e a criança medicalizada e 2) a medicina como panaceia. Como resultados, percebeu-se a continuidade de uma escola que discrimina quem não atenda ao modelo de aluno e família que se enquadre as suas modalidades predominantes de ensino, naturalizando como dificuldade individual fenômenos de origem sócio-histórico-cultural.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la presente investigación se tuvo el objetivo comprender los efectos de la medicalización por intermedio del uso de medicinas en el proceso de escolarización de niños atendidas en un servicio psicológico-escuela. Se buscó, por intermedio del análisis de prontuarios, comprender lo que llevó al diagnóstico como enfermedad y consecuentemente, a la medicalización, y cuales los efectos para el niño, la familia y la escuela. Se leyó 43 prontuarios de un servicio psicológico-escuela de un curso de psicología y solamente 2 atendían a los criterios definidos por las investigadoras. Se dividieron, los resultados obtenidos con esa investigación, en dos categorías de análisis: 1) la familia y el niño medicalizada y 2) la medicina como panacea. Como resultados, se percibió la continuidad de una escuela que discrimina quien no atienda al modelo de alumno y familia que se encuadre a sus modalidades predominantes de enseñanza, naturalizando como dificultad individual fenómenos de origen socio-histórico-cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present research aimed to understand the effects of medicalization through the use of medication in the schooling process of children attending a psychological-school service. It was sought, through the analysis of medical records, to understand what led to the diagnosis as a disease and, consequently, to the medicalization, and what the effects for the child, the family, and the school. We read 43 medical records of a psychological-school service of a psychology course and only 2 met the criteria defined by the researchers. The results obtained with this research were divided into two categories of analysis: 1) the family and the medicalized child and 2) medicine as a panacea. As a result, we noticed the continuity of a school that discriminates against those who do not meet the model of student and family that fits their predominant teaching modalities, naturalizing as an individual difficulty phenomena of socio-historical-cultural origin.
  • Sexualidade e gênero(s): debates e desafios no estágio de licenciatura em psicologia Artigo

    Santos, Sheila Daniela Medeiros dos; Paranahyba, Jordana de Castro Balduino

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva apresentar e problematizar uma experiência de estágio de licenciatura em Psicologia consolidada através de um projeto de extensão (minicurso) destinado aos jovens de uma instituição de educação profissional técnica de nível médio, localizada na região central do município de Goiânia. Esta experiência, implementada pelos licenciandos(as) do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás, efetivou-se a partir do referencial teórico de Pandita-Pereira (2013) e Sekkel (2010). As análises dos dados mostraram que a elaboração de projetos de extensão no estágio de licenciatura em Psicologia consolida-se como uma proposta inovadora, uma vez que os(as) licenciandos(as), as professoras formadoras (docentes universitárias) e a comunidade escolar têm a possibilidade de se apropriarem coletivamente de conhecimentos que transformam as suas concepções teóricas conscientizando-se do papel que possuem como sujeitos históricos na luta contra as formas opressoras que discriminam e estigmatizam os indivíduos considerados diferentes em uma sociedade normativa e excludente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se tiene por objetivo presentar y problematizar una experiencia de pasantía de licenciatura en Psicología consolidada por intermedio de un proyecto de extensión (taller) destinado a los jóvenes de una institución de educación profesional técnica de nivel secundaria, localizada en la región central del municipio de Goiania. Esta experiencia, implementada por los licenciandos (as) del curso de Psicología de la Universidad Federal de Goiás, se ha realizado a partir del referencial teórico de Pandita-Pereira (2013) y Sekkel (2010). Los análisis de los datos enseñaron que la elaboración de proyectos de extensión en la pasantía de licenciatura en Psicología se consolida como una propuesta innovadora, una vez que los licenciandos(as), las profesoras formadoras (docentes universitarias) y la comunidad escolar tienen la posibilidad de apropiarse colectivamente de conocimientos que transforman sus concepciones teóricas concientizándose del papel que poseen como sujetos históricos en la lucha en contra las formas opresoras que discriminan y estigmatizan los individuos considerados diferentes en una sociedad normativa y excluyente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to present and problematize a Bachelors degree internship experience in a consolidated psychology through an extension project (short course) aimed at young people of a medium-level technical vocational education institution located in the central region of the municipality of Goiânia. This experience, implemented by the graduates of the Psychology course at the Federal University of Goiás, was based on the theoretical reference of Pandita-Pereira (2013) and Sekkel (2010). The analysis of the data showed that the elaboration of extension projects in the degree course in Psychology is consolidated as an innovative proposal, since the students, the educating teachers (university professors) and the school community have the possibility of collectively appropriating knowledge that transforms their theoretical conceptions by becoming aware of their role as historical subjects in the struggle against oppressive forms that discriminate and stigmatize individuals considered different in a normative and exclusionary society.
  • Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental Artigo

    Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Moraes, Mayara Salgado de; Lima, Thatiana Helena

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve como propósito identificar a relação existente entre compreensão de leitura e motivação para aprender de estudantes do ensino fundamental. Foram aplicados o Teste de Cloze e a Escala da Avaliação da Motivação para a Aprendizagem. Para tal, participaram da pesquisa 169 adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de oito turmas diferentes, de uma única escola pública do interior do estado de São Paulo. Dentre os alunos 49,1 % são do sexo masculino e 50,9 % do sexo feminino, com idades entre 11 e 17 anos. Os resultados indicaram uma correlação positiva e significativa entre os escores do Teste de Cloze e os da meta aprender, e negativa significativa no que diz respeito às metas performance, aproximação e evitação. Os dados são discutidos à luz da literatura sobre o tema.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente estudio se tuvo como propósito identificar la relación existente entre comprensión de lectura y motivación para aprender de estudiantes de la enseñanza primaria. Se aplicó el Test de Cloze y la Escala de la Evaluación de la Motivación para el Aprendizaje. Para tal, participaron de la investigación 169 adolescentes del 6º al 9º año de la enseñanza primaria, de ocho grupos distintos, de una única escuela pública del interior del estado de São Paulo. Entre los alumnos el 49,1 % son del sexo masculino y el 50,9 % del sexo femenino, con edades entre 11 y 17 años. Los resultados indicaron una correlación positiva y significativa entre los escores del Test de Cloze y los de la meta aprender, y negativa significativa en lo que dice respeto a las metas performance, acercamiento y alojamiento. Los datos son discutidos a la luz de la literatura sobre el tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study aimed to identify the relationship between reading comprehension and motivation to learn from elementary school students. The Cloze Test and the Motivation Assessment Scale for Learning were applied. To this end, 169 adolescents from the 6th to the 9th grade of elementary school, from eight different classes, from a single public school in the interior of the state of São Paulo participated in the study. Among the students, 49.1% were male and 50.9% female, with ages ranging from 11 to 17 years. The results indicated a positive and significant correlation between the scores of the Cloze test and those of the target learning, and significant negative regarding performance, approximation and avoidance goals. The data are discussed in light of the literature on the subject.
  • No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses Artigo

    Martins, Dulce; Carvalho, Carolina

    Resumo em Português:

    Resumo Os contextos de vida moderna trazem desafios que despertam o interesse de (re)pensar a importância e a forma de realizar um percurso para uma carreira. O objetivo do presente artigo é compreender como a frequência de cursos profissionais possibilita aos jovens institucionalizados em centros educativos portugueses uma exploração vocacional. Os jovens participantes (N=15) encontravam-se em cumprimento de medidas tutelares educativas, com a média de idades situada nos 16 anos de idade, a frequentar cursos de Educação e Formação de Adultos para aquisição de competências escolares e profissionais. As oportunidades disponíveis nos centros educativos portugueses promovem a caminhada dos jovens na educação e na responsabilidade através da frequência em atividades de educação e formação. É necessário dinamizar programas de intervenção para os jovens institucionalizados, para o desenvolvimento de um trilho para a vida ativa ancorado na realização e no equilíbrio positivo entre a vida pessoal e a carreira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los contextos de vida moderna traen retos que despiertan el interés de (re)pensar la importancia y a la forma de realizar una trayectoria hacia a una carrera. El objetivo del presente artículo es comprender como la frecuencia de cursos profesionales posibilita a los jóvenes institucionalizados en centros educativos portugueses una exploración vocacional. Los jóvenes participantes (N=15) se encontraban en cumplimiento de medidas tutelares educativas, con un promedio de edades situada en los 16 años de edad, a frecuentar cursos de Educación y Formación de Adultos para adquisición de competencias escolares y profesionales. Las oportunidades disponibles en los centros educativos portugueses promueven la caminata de los jóvenes en la educación y en la responsabilidad a través de la frecuencia en actividades de educación y formación. Es necesario dinamizar programas de intervención para los jóvenes institucionalizados, para el desarrollo de un sendero para la vida activa anclado en la realización y en la satisfacción entre la vida personal y la carrera.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The modern life setting brings forth challenges that instigate the interest of (re)considering the importance of a career and ways to achieve such goal. This paper aim is to deepen the understanding of opportunities of career exploration for institutionalized youngsters in Portuguese educational centers. Pursuant to the court's decision, the youngsters participants (N=15), with an average age of 16 years old, attended Adult Education and Training courses for the acquisition of academic and professional skills. The available opportunities in the Portuguese educational centers promote the youngsters path through education and responsibility by participating in educational and training activities. It is necessary to stimulate intervention programs for institutionalized youngsters, in order to develop a journey for the active life built upon the achievement and positive balance between personal life and a career.
  • Educação inclusiva e as representações dos estudantes sobre seus pares com deficiência Artigo

    Magnabosco, Molise de Bem; Souza, Leonardo Lemos de

    Resumo em Português:

    Resumo A educação inclusiva propõe a valorização da diversidade presente na sociedade, inclusive das pessoas com deficiência. Contudo, ainda há predomínio de práticas integradoras nas escolas. O objetivo desta pesquisa foi identificar as representações que os estudantes sem deficiência elaboram sobre a criança com deficiência física no cotidiano escolar. Tais representações foram analisadas a partir da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Participaram deste estudo 27 crianças, de 6 a 8 anos, de escolas de uma rede municipal de ensino. Elas foram entrevistadas individualmente, com base em uma situação fictícia de conflito. Como resultados, podemos elencar a prevalência do modelo médico sobre as deficiências, que se desdobram em preconceito e estigmatização. As representações foram centralizadas nas limitações do sujeito com deficiência e na atribuição, a ele, de sentimentos negativos. A partir disso, verifica-se a necessidade da promoção da compreensão da inclusão fundamentada em uma perspectiva social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la educación inclusiva se propone la valoración de la diversidad presente en la sociedad, incluso de las personas con deficiencia. Sin embargo, aún hay predominio de prácticas integradoras en las escuelas. El objetivo de esta investigación fue identificar las representaciones que los estudiantes sin deficiencia elaboran sobre el niño con deficiencia física en el cotidiano escolar. Se analizaron tales representaciones a partir de la Teoría de los Modelos Organizadores del Pensamiento. Participaron de este estudio 27 niños, de 6 a 8 años, de escuelas de una red municipal de enseñanza. Ellas fueron entrevistadas individualmente, con base en una situación ficticia de conflicto. Como resultados, podemos enumerar la prevalencia del modelo médico sobre las deficiencias, que se desdoblan en prejuicio y estigmatización. Las representaciones fueron centralizadas en las limitaciones del sujeto con deficiencia y en la atribución, a él, de sentimientos negativos. A partir de eso, se verifica la necesidad de la promoción de la comprensión de la inclusión fundamentada en una perspectiva social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Inclusive education proposes the valuation of the diversity present in society, including people with disabilities. However, there is still a predominance of integrative practices in schools. The purpose of this research was to identify the representations that students without disabilities elaborate on the child with a physical disability in the daily school life. These representations had analyzed from the Theory of Thinking Models. Twenty-seven children aged 6 to 8 years participated in this study of schools in a municipal school network. They had interviewed individually, based on a fictitious situation of conflict. As results, we can list the prevalence of the medical model on the deficiencies, which unfold in prejudice and stigmatization. The representations had centered on the limitations of the subject with disability and the attribution, to him, of negative feelings. From this, there is a need to promote the understanding of inclusion based on a social perspective.
  • Reificação, inteligência e medicalização: formas históricas e atuais de classificação na escola Artigo

    Pizzinga, Vivian Heringer; Vasquez, Henrique Romero

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo procurou problematizar diferentes formas de categorização de sujeitos na escola, a partir de uma perspectiva histórica, cotejando a função do coeficiente de inteligência com a função da medicalização realizada através de diagnósticos psiquiátricos, processos que operam no sentido da falácia da reificação, processo através do qual abstrações estatísticas são tomadas como ‘coisas reais’. Discutiu-se a acurácia do conceito de medicalização, através de um breve panorama de sua modificação conceitual ao longo do tempo. Fez-se, ademais, uma análise da entrada da psicologia na escola e dos estudos eugenistas de inteligência no início do século XX, de forma a permitir uma discussão pautada na orientação ética que alerta para o risco dos sistemas classificatórios (de inteligência ou de diagnósticos psiquiátricos), que podem induzir o engessamento da subjetividade do indivíduo. Concluiu-se que a medicalização, assim como o eugenismo, apresenta um foco no indivíduo problema e em determinantes supostamente biológicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente artículo se buscó problematizar diferentes formas de categorización de sujetos en la escuela, a partir de una perspectiva histórica, cotejando la función del coeficiente de inteligencia con la función de la medicalización realizada por intermedio de diagnósticos psiquiátricos, procesos que operan en el sentido de la falacia de la reificación, proceso por medio de lo cual abstracciones estadísticas son tomadas como ‘cosas reales’. Se discutió la exactitud del concepto de medicalización, por intermedio de un breve panorama de su modificación conceptual a lo largo del tiempo. Se hace, además, un análisis de la entrada de la psicología en la escuela y de los estudios eugenistas de inteligencia en el inicio del siglo XX, de forma a permitir una discusión basada en la orientación ética que alerta para el riesgo de los sistemas clasificatorios (de inteligencia o de diagnósticos psiquiátricos), que pueden inducir a enyesar la subjetividad del individuo. Se concluye que la medicalización, así como el eugenismo, presenta un enfoque en el individuo problema y en determinantes supuestamente biológicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to problematize different forms of categorization of subjects in the school, from a historical perspective, comparing the function of the coefficient of intelligence with the function of medicalization performed through psychiatric diagnoses, processes that operate in the sense of the reification fallacy, process through which statistical abstractions are taken as 'real things'. The accuracy of the concept of medicalization has discussed through a brief overview of its conceptual modification over time. In addition, an analysis was made of the entrance of psychology in school and of eugenics studies of intelligence in the early twentieth century, in order to allow a discussion based on the ethical orientation that alerts to the risk of classification systems (intelligence or diagnostics psychiatric disorders) that can induce the subjectivity of the individual. It has concluded that medicalization, like eugenics, presents a focus on the problem individual and on supposedly biological determinants.
  • Atendimento a queixa escolar nos serviços públicos de saúde mental da Bahia Artigo

    Viégas, Lygia de Sousa; Freire, Klessyo do Espírito Santo; Bomfim, Flávia Brandão

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo analisa a atuação de psicólogos nos serviços públicos de saúde mental frente à demanda escolar na Bahia. Para tanto, os psicólogos que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) responderam um questionário com perguntas sobre seu perfil profissional, o perfil das demandas escolares e as práticas e concepções adotadas no atendimento a tais demandas. A análise apontou, com relação ao perfil profissional, a presença de psicólogas mulheres, jovens, recém-formadas em instituições privadas de ensino. Quanto ao perfil do encaminhamento, destaca a presença de alunos pobres e negros, entre 6 e 12 anos, estudantes do ensino fundamental público, encaminhados por problemas de aprendizagem e comportamento. No atendimento, predomina uma visão individualizante da queixa escolar, embora haja profissionais que incorporaram elementos críticos. Espera-se, com a pesquisa, contribuir com os avanços no atendimento às demandas escolares, presentes em publicações no campo da psicologia escolar e educacional em uma perspectiva crítica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente artículo se analiza la actuación de psicólogos en los servicios públicos de salud mental frente a la demanda escolar en Bahía. Para tanto, los psicólogos que actúan en los Centros de Atención Psicosocial (CAPS) respondieron a un cuestionario con preguntas sobre su perfil profesional, el perfil de las demandas escolares y las prácticas y concepciones adoptadas en la atención a tales demandas. El análisis apuntó, con relación al perfil profesional, la presencia de psicólogas mujeres, jóvenes, recién-diplomadas en instituciones privadas de enseñanza. Cuanto al perfil del encaminamiento, destaca la presencia de alumnos pobres y negros, entre 6 y 12 años, estudiantes de la enseñanza básica pública, encaminados por problemas de aprendizaje y comportamiento. Y la atención, predomina una visión individualizada de la queja escolar, aunque haya profesionales que incorporaron elementos críticos. Se espera, con la investigación, contribuir con los avances en la atención a las demandas escolares, presentes en publicaciones en el campo de la psicología escolar y educacional en una perspectiva crítica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the performance of psychologists in public mental health services in response to school demand in Bahia. To that end, the psychologists who work in the Psychosocial Care Centers (CAPS) answered a questionnaire with questions about their professional profile, the profile of the school demands and the practices and conceptions adopted in meeting these demands. The analysis pointed out, in relation to the professional profile, the presence of female psychologists, young, recently graduated in private educational institutions. Regarding the referral profile, the presence of poor and black students aged 6 to 12 years old, students of public primary education, referred by learning and behavior problems, stands out. In the care, an individualized view of the school complaint prevails, although there are professionals who incorporate critical elements. It expects, with the research, to contribute to the advances in the attendance to the school demands, present in publications in the field of the school and educational psychology in a critical perspective.
  • Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professores Artigo

    Dalcin, Larissa; Carlotto, Mary Sandra

    Resumo em Português:

    Resumo A Síndrome de Burnout é caracterizada como um estresse crônico que impacta o trabalhador na sua saúde mental e física e requer ações de prevenção e intervenção. Assim, o estudo objetivou avaliar o efeito de uma intervenção para SB em professores. Foi utilizado delineamento pré-experimental com pré e pós-teste. Participaram da intervenção 20 professoras que atuam em uma escola municipal de ensino fundamental da região metropolitana de Porto Alegre, RS. A intervenção constitui-se de seis encontros que abordaram os seguintes temas: autodiagnóstico, estratégias de enfrentamento, manejo de problemas e emoções, gestão do tempo/família x trabalho e expectativas profissionais realísticas no trabalho. Os resultados evidenciaram que as dimensões de ilusão pelo trabalho, coping focado no problema e variabilidade de emoções no trabalho foram as variáveis que obtiveram aumento significativo quando comparados os tempos 1 e 2 de aplicação dos testes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Síndrome de Burnout se caracteriza como un estrés crónico que impacta el trabajador en su salud mental y física y requiere acciones de prevención e intervención. Así, en el estudio se tuvo por objetivo evaluar el efecto de una intervención para SB en profesores. Se utilizó delineamiento pre-experimental con pre y post-test. Participaron de la intervención 20 profesoras que actúan en una escuela municipal de enseñanza básica de la región metropolitana de Porto Alegre, RS. La intervención se constituyó de seis encuentros que abordaron los siguientes temas: auto diagnóstico, estrategias de enfrentamiento, gestión de problemas y emociones, gestión del tiempo/familia x trabajo y expectativas profesionales realísticas en el trabajo. Los resultados evidenciaron que las dimensiones de ilusión por el trabajo, coping enfocado en el problema y variabilidad de emociones en el trabajo fueron las variables que obtuvieron aumento significativo cuando comparados los tiempos 1 y 2 de aplicación de los testes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Burnout Syndrome is characterized by a chronic stress that impacts the worker on his mental and physical health and requires actions of prevention and intervention. Thus, the study aimed to evaluate the effect of an intervention for SB in teachers. A pre-experimental design with pre and post-test was used. Twenty teachers participated in the intervention, working in a municipal elementary school in the metropolitan region of Porto Alegre, RS. The intervention consists of six meetings that dealt with the following themes: self-diagnosis, coping strategies, problem and emotion management, time/family vs. work management and realistic professional expectations at work. The results showed that the dimensions of illusion for work, problem-focused coping, and variability of emotions at work were the variables that obtained a significant increase when compared times 1 and 2 of application of the tests.
  • Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias Artigo

    Peres, Silvana Goulart; Naves, Renata Magalhães; Borges, Fabrícia Teixeira

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como proposta analisar a contação de histórias e a interação entre professora e crianças com ênfase na utilização dos recursos simbólicos - e, por conseguinte, a expansão da imaginação por meio do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou, para a construção dos dados, observações e videogravação de episódios de contação de histórias em uma biblioteca escolar da Educação Infantil. Posteriormente, foram realizadas microanálises de episódios interativos. Os participantes da pesquisa foram 18 crianças entre 4 e 5 anos e 1 professora de biblioteca escolar da Educação Infantil. A contação de histórias, feita de forma interativa, potencializou o uso de recursos simbólicos quando os participantes fizeram referências às suas experiências cotidianas permeadas por afetividade - o que, consequentemente, desencadeou a expansão dos processos imaginativos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente artículo se tiene como propuesta analizar la narración de historias y la interacción entre profesora y niños con énfasis en la utilización de los recursos simbólicos - y, por lo tanto, la expansión de la imaginación por intermedio del aporte teórico de la Psicología Histórico-Cultural. La investigación, de cuño cualitativo, utilizó, para la construcción de los datos, observaciones y vídeo grabación de episodios de narración de historias en una biblioteca escolar de la Educación Infantil. Posteriormente, se realizaron microanálisis de episodios interactivos. Los participantes de la investigación fueron 18 niños entre 4 y 5 años y 1 profesora de biblioteca escolar de la Educación Infantil. La narración de historias, realizada de forma interactiva, potencializó el uso de recursos simbólicos cuando los participantes hicieron referencias a sus experiencias cotidianas permeadas por afectividad - lo que, consecuentemente, desencadenó la expansión de los procesos imaginativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze storytelling and the interaction between teacher and children with emphasis on the use of symbolic resources - and, therefore, the expansion of the imagination through the theoretical contribution of Historical-Cultural Psychology. The qualitative research used, for the construction of the data, observations, and videotaping of episodes of storytelling in a school library of Early Childhood Education. Subsequently, microanalysis of interactive episodes has performed. The participants of the research were 18 children between 4 and 5 years old and 1 teacher of school library of Early Childhood Education. Storytelling, interactively, enhanced the use of symbolic resources when participants made references to their everyday experiences permeated by affectivity - which, consequently, triggered the expansion of imaginative processes.
  • Atuação do psicólogo na inclusão escolar de estudantes com autismo e deficiência intelectual Artigo

    Benitez, Priscila; Domeniconi, Camila

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi operacionalizar a atuação do psicólogo-pesquisador no processo de inclusão escolar de estudantes com autismo (TEA) e deficiência intelectual (DI), a partir de intervenções aplicadas pelos professores e pais; e avaliar a aprendizagem de leitura e escrita do grupo experimental (exposto às intervenções) e controle. Participaram 14 estudantes, sete pais e nove professores. O procedimento envolveu o planejamento das intervenções, a capacitação com os agentes, aplicação das intervenções e supervisão pelo psicólogo, pós-teste e follow-up.Os desempenhos do grupo controle não apresentaram muitas variações entre pré e pós-teste. O grupo experimental passou de desempenho nulo para desempenhos maiores no pós-teste (leitura: 33%, 75% e 100% de acertos para os demais; escrita: 50%, 75%, 75% e 100% de acertos para os demais). A atuação do psicólogo contribuiu com a inclusão dos estudantes com DI e TEA, a despeito das práticas segregadoras realizadas com esse público, em décadas anteriores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del estudio fue la operatividad la actuación del psicólogo-investigador en el proceso de inclusión escolar de estudiantes con autismo (TEA) y deficiencia intelectual (DI), a partir de intervenciones aplicadas por los profesores y padres; y evaluar el aprendizaje de lectura y escritura del grupo experimental (expuesto a las intervenciones) y control. Participaron 14 estudiantes, siete padres y nueve profesores. El procedimiento involucró la planificación de las intervenciones, la capacitación con los agentes, aplicación de las intervenciones y supervisión por el psicólogo, post-test y follow-up. Los desempeños del grupo control no presentaron muchas variaciones entre pre y post-test. El grupo experimental pasó de desempeño nulo para desempeños mayores en el post-test (lectura: el 33%, el 75% y el 100% de aciertos para los demás; escritura: el 50%, el 75%, el 75% y el 100% de aciertos para los demás). La actuación del psicólogo contribuyó con la inclusión de los estudiantes con DI y TEA, a pesar de las prácticas segregadoras realizadas con ese público, en décadas anteriores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of the study was to operationalize the performance of the psychologist-researcher in the process of school inclusion of students with autism (ASD) and intellectual disability (DI), based on interventions applied by teachers and parents; and evaluate the reading and writing learning of the experimental group (exposed to interventions) and control. It was attended by 14 students, seven parents and nine teachers. The procedure involved the planning of the interventions, the training with the agents, the application of the interventions and supervision by the psychologist, post-test and follow-up. The performances of the control group did not present many variations between pre- and post-test. The experimental group went from zero to higher performance in the post-test (reading: 33%, 75% and 100% correct for others, written: 50%, 75%, 75% and 100% correct for the others). The performance of the psychologist contributed to the inclusion of students with ID and TEA, in spite of the segregating practices performed with this public, in previous decades.
  • Percepções da comunidade escolar sobre a implantação do programa unplugged em escolas Artigo

    Medeiros, Pollyanna Fausta Pimentel de; Pereira, Ana Paula Dias; Schneider, Daniela Ribeiro; Sanchez, Zila M.

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi investigar as percepções da comunidade escolar sobre o programa Unplugged, implantado pelo Ministério da Saúde em escolas públicas brasileiras de ensino fundamental II. A metodologia utilizada foi a qualitativa e envolveu coleta de dados através de 11 grupos focais de professores (n=13), alunos (n=54) e administradores escolares (n=11) em 8 escolas de 3 cidades brasileiras. Análise de conteúdo permitiu a identificação de 3 eixos temáticos. As facilidades identificadas estiveram relacionadas com o suporte técnico para implantação da metodologia, como a formação e supervisão recebida, além do suporte dos administradores das escolas. As dificuldades apontadas estiveram relacionadas ao tempo das aulas, a obtenção de materiais de suporte para as aulas e ao cumprimento adequado do currículo regular. Como potencialidade, identificou-se a melhoria das relações de convivência. Os resultados aqui alcançados permitem o aprimoramento da implantação do programa Unplugged nas escolas brasileiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del presente estudio fue investigar las percepciones de la comunidad escolar sobre el programa Unplugged, implantado por el Ministerio de la Salud en escuelas públicas brasileñas de enseñanza primaria II. Se utilizó la metodología cualitativa e involucró recolecta de datos por intermedio de 11 grupos focales de profesores (n=13), alumnos (n=54) y administradores escolares (n=11) en 8 escuelas de 3 ciudades brasileñas. El análisis de contenido permitió la identificación de 3 ejes temáticos. Las facilidades identificadas estuvieron relacionadas con el soporte técnico para implantación de la metodología, como la formación y supervisión recibida, además del soporte de los administradores de las escuelas. Las dificultades apuntadas estuvieron relacionadas al tiempo de las clases, la obtención de materiales de soporte para las clases y al cumplimiento adecuado del currículo regular. Como potencialidad, se identificó la mejora de las relaciones de convivencia. Los resultados aquí alcanzados permiten el perfeccionamiento de la implantación del programa Unplugged en las escuelas brasileñas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present study was to investigate the perceptions of the school community about the Unplugged program, implemented by the Ministry of Health in Brazilian public elementary school. The methodology used was qualitative and involved data collection through 11 focus groups of teachers (n = 13), students (n = 54) and school administrators (n = 11) in 8 schools in 3 Brazilian cities. The content analysis allowed the identification of 3 thematic axes. The facilities identified were related to the technical support for the implementation of the methodology, such as the training and supervision received, and the support of the school administrators. The difficulties pointed out were related to class time, obtaining support materials for classes and adequate fulfillment of the regular curriculum. As potentiality, the improvement of the relations of coexistence was identified. The results obtained here allow the improvement of the implementation of the Unplugged program in Brazilian schools.
  • Vozes de crianças e adolescentes: o que dizem da escola? Artigo

    Coutinho, Luciana Gageiro; Carneiro, Cristiana; Salgueiro, Larissa Magalhães

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda a importância das pesquisas com crianças e adolescentes, nas quais se preconiza o olhar para esses como sujeitos, e não como seres em formação, apresentando uma análise de parte do material de uma pesquisa-intervenção realizada em um setor de saúde mental infanto-juvenil que recebe um grande número de encaminhamentos vindos da escola. Parte da construção histórica dos conceitos de infância e escola, para compreender melhor o panorama atual em que se dá a relação entre ambos. Em seguida, pautando-se em pressupostos teóricos da psicanálise, apresenta algumas falas de crianças e de adolescentes recolhidas durante a pesquisa-intervenção, que expressam suas experiências na escola, levantando questionamentos sobre os ideais e as demandas sociais que norteiam o funcionamento escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se aborda la importancia de las investigaciones con niños y adolescentes, en las cuales se preconiza la mirada para estos como sujetos, y no como seres en formación, presentando un análisis de parte del material de una investigación-intervención realizada en un sector de salud mental infanto-juvenil que recibe un gran número de encaminamientos que vienen de la escuela. Parte de la construcción histórica de los conceptos de infancia y escuela, para mejor comprender el panorama actual en que se da la relación entre ambos. En seguida, pautandose en presupuestos teóricos del psicoanálisis, presenta algunas hablas de niños y de adolescentes recogidas durante la investigación-intervención, que expresan sus experiencias en la escuela, alzando cuestionamientos sobre los ideales y las demandas sociales que apoyan el funcionamiento escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article addresses the importance of research with children and adolescents, in which it is recommended to look at these as subjects, rather than as beings in formation, presenting an analysis of part of the research-intervention material carried out in a child mental health sector who receives a large number of referrals from the school. Part of the historical construction of the concepts of childhood and school, to better understand the current panorama in which there is the relationship between both. Then, based on theoretical assumptions of psychoanalysis, it presents some statements of children and adolescents collected during the intervention research, who express their experiences in school, raising questions about the ideals and social demands that govern school functioning.
  • Crítica ao método de pesquisa construcionista social a partir da psicologia vigotskiana Artigo

    Costa, Eduardo Moura da; Tuleski, Silvana Calvo

    Resumo em Português:

    Resumo A utilização do pensamento vigotskiano para contrapor o modelo experimental positivista foi um dos destinos de sua teoria no ocidente. Uma das apropriações de Vigotski foi feita pelo construcionismo social. Tal movimento teórico tem sido utilizado como método de pesquisa em várias áreas do saber, inclusive no contexto educacional. Nesse sentido, realizamos uma análise comparativa entre os conceitos de Vigotski que são utilizados por esse movimento e suas implicações para a teoria do conhecimento. Constatamos que alguns conceitos de Vigotski são tomados sem se levar em conta a totalidade de sua obra, principalmente sua concepção de linguagem. Argumentaremos que autores como Gergen e Shotter generalizaram as explicações de Vigotski sobre o desenvolvimento infantil para todos os estágios do desenvolvimento cultural. Por fim, analisaremos a compreensão construcionista de imaginação. Demonstraremos que separar a imaginação da explicação de Vigotski sobre a relação entre linguagem e pensamento levou o construcionismo a uma interpretação pós-moderna desse psicólogo soviético.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La utilización del pensamiento de Vygotsky para contraponer el modelo experimental positivista fue uno de los destinos de su teoría en el occidente. Una de las apropiaciones de Vygotsky se hiso por el construccionismo social. Tal movimiento teórico ha sido utilizado como método de investigación en varias áreas del saber, inclusive en el contexto educacional. En ese sentido, realizamos un análisis comparativo entre los conceptos de Vygotsky que son utilizados por ese movimiento y sus implicaciones para la teoría del conocimiento. Constatamos que algunos conceptos de Vygotsky son tomados sin llevarse en cuenta la totalidad de su obra, principalmente su concepción de lenguaje. Argumentaremos que autores como Gergen y Shotter generalizaron las explicaciones de Vygotsky sobre el desarrollo infantil para todas las etapas del desarrollo cultural. Por fin, analizaremos la comprensión construccionista de imaginación. Demostraremos que separar la imaginación de la explicación de Vygotsky sobre la relación entre lenguaje y pensamiento llevó el construccionismo a una interpretación post-moderna de ese psicólogo soviético.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The use of Vygotsky's thought to counter the positivist experimental model was one of the fates of his theory in the West. One of Vygotsky's appropriations has made by social constructionism. This theoretical movement has been used as a research method in several areas of knowledge, including in the educational context. In this sense, we perform a comparative analysis of the concepts of Vygotsky that are used by this movement and its implications for the theory of knowledge. We find that some concepts of Vygotsky are taken without taking into account the totality of his work, especially his conception of language. We will argue that authors like Gergen and Shotter generalized Vigotski's explanations on child development for all stages of cultural development. Finally, we will analyze the constructivist understanding of imagination. We will show that separating the imagination from Vygotsky's account of the relationship between language and thought has led constructionism to a postmodern interpretation of this Soviet psychologist.
  • Histórias de educação: viagens e “viagens” Resenha

    Silva, Larice Santos
  • Entrevista com Marilene Proença Rebello de Souza História

    Silva, Silvia Maria Cintra da
  • A construção de práticas críticas em espaços de formação do/a psicólogo/a escolar Relatório De Práticas Profissionais

    Bulhões, Larissa Figueiredo

    Resumo em Português:

    Resumo Trata-se de relato de experiência interventiva de uma das frentes do estágio em psicologia da educação do curso de psicologia de uma instituição pública de ensino superior, realizado por duas estagiárias que atuaram junto ao atendimento de crianças encaminhadas com queixa escolar. O objetivo deste relato é contribuir com a socialização de práticas críticas em psicologia escolar frente a difculdades de aprendizagem. O trabalho destaca o processo avaliativo e interventivo realizado, o qual abarca três segmentos envolvidos na superação das difculdades de aprendizagem vivenciadas - a família, a escola e a criança. Conclui-se que esta experiência de intervenção aponta caminhos sólidos para a construção de atuações críticas nos espaços de formação do/a psicólogo/a escolar e educacional. Foi possível promover às estagiárias a vivência de práticas que transcenderam a aparência fragmentada dos fenômenos e buscaram nas relações interpessoais essenciais a via de superação das difculdades de aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se trata de relato de experiencia de intervención de una de las frentes de pasantía en psicología de la educación del curso de psicología de una institución pública de enseñanza universitaria, realizado por dos practicantes que actuaron junto a la atención de niños encaminadas con queja escolar. El objetivo de este relato es contribuir con la socialización de prácticas críticas en psicología escolar frente a difcultades de aprendizaje. El estudio destaca el proceso evaluativo y de intervención realizado, lo cual abarca tres segmentos involucrados en la superación de las difcultades de aprendizaje vivenciadas - la familia, la escuela y el niño. Se concluye que esta experiencia de intervención apunta caminos sólidos para la construcción de actuaciones críticas en los espacios de formación del/de la psicólogo/a escolar y educacional. Fue posible promover a las alumnas practicantes la vivencia de prácticas que trascendieron la apariencia fragmentada de los fenómenos y buscaron en las relaciones interpersonales esenciales la vía de superación de las difcultades de aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract It is a report of an interventional experience of one of the fronts of the psychology internship in the psychology course of a public institution of higher education, carried out by two trainees who worked with the care of children referred with a school complaint. The objective of this report is to contribute to the socialization of critical practices in school psychology in the face of learning diffculties. The work highlights the evaluation and intervention process carried out, which encompasses three segments involved in overcoming the learning diffculties experienced - the family, the school, and the child. It has concluded that this experience of intervention points out solid paths for the construction of critical actions in the educational spaces of the school and educational psychologist. It was possible to promote to the trainees the experience of practices that transcended the fragmented appearance of the phenomena and sought in the essential interpersonal relations the way of overcoming the diffculties of learning.
  • O atendimento a queixas escolares no CRAS Relato De Práticas Profissionais

    Saraiva, Luís Fernando de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este relato de experiência apresenta a atuação do psicólogo em grupos multifamiliares realizados em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com benefciários do Programa Bolsa Família (PBF), em descumprimento da condicionalidade da educação. Em uma abordagem breve e focal, foram formados grupos multifamiliares, compostos por a 10 e 15 responsáveis pelo cadastro da família - sobretudo as mães. No grupo era abordado e problematizado o entendimento das mães para o que vinha acontecendo para que seus flhos faltassem à escola. Buscando uma relação horizontal, as mães eram convidadas a expressarem suas hipóteses, refletindo sobre elas e sobre as possibilidades de enfrentamento. Considera-se que a Psicologia Escolar fornece importantes subsídios para que se desenvolvam formas de atendimento que superem a costumeira culpabilização das famílias pobres pelas difculdades que vivem, buscando a produção dessas em contextos necessariamente mais amplos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este relato de experiencia presenta la actuación del psicólogo en grupos multifamiliares realizados en un Centro de Referencia de Asistencia Social (CRAS) con benefciarios del Programa “Bolsa Familia” (PBF), en incumplimiento de la condicionalidad de la educación. En un abordaje breve y focal, se formaron grupos multifamiliares, compuestos por a 10 y 15 responsables por el catastro de la familia - sobretodo las madres. En el grupo era abordado y problematizado el entendimiento de las madres para lo que venía sucediendo para que sus hijos faltasen a la escuela. Buscando una relación horizontal, las madres eran invitadas a expresar sus hipótesis, reflexionando sobre ellas y sobre las posibilidades de enfrentamiento. Se considera que la Psicología Escolar fornece importantes subsidios para que se desarrollen formas de atención que superen la habitual culpabilidade de las familias pobres por las difcultades que viven, buscando la producción de esas en contextos necesariamente más amplios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This experience report presents the performance of the psychologist in multifamily groups carried out in a Social Assistance Referral Center (CRAS) with benefciaries of the Bolsa Família Program (PBF), in violation of education conditionality. In a brief and focal approach, multifamily groups have formed, composed of 10 and 15 family heads - especially the mothers. In the group, the mothers’ understanding of what had been happening for their children to attend school has addressed and problematized. Looking for a horizontal relationship, the mothers have invited to express their hypotheses, reflecting on them and on the possibilities of confrontation. It is considered that School Psychology provides important subsidies for the development of forms of care that overcome the habitual blame of poor families for the diffculties they face, seeking to produce them in necessarily broader contexts.
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br