Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 11, Número: 3, Publicado: 2006
  • Perspectivas na contemporaneidade Editorial

    Caldeira, Paulo da Terra
  • RedeCI: colaboração e produção científica em ciência da informação no Brasil Artigos

    Parreiras, Fernando Silva; Silva, Antônio Braz de Oliveira; Matheus, Renato Fabiano; Brandão, Wladmir Cardoso

    Resumo em Português:

    Apresenta a metodologia e os resultados preliminares da análise da co-autoria na área de ciência da informação no Brasil, através do uso da técnica conhecida como análise de rede social - ARS - , como parte do projeto RedeCI. Os resultados indicam a concentração de artigos com autoria única e de autores transientes. O número de autores com apenas uma contribuição é significativo e o resultado segue a Lei de Lotka. Os diferentes índices de centralidade na rede têm baixo índice de correlação entre si. Futuros desenvolvimentos permitirão uma boa compreensão dos colégios invisíveis existentes na área da ciência da informação.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the methodology and some preliminary results of a coauthorship network, obtained through the use of a technique knows like social network analysis - SNA - , in Brazilian Information Science as part of an ambitious project called RedeCI. The numbers of authors per paper are relatively reduced and the numbers of papers with a single author are relevant. The number of authors with a single publication shows results consistent with the literature about scientific productivity, measured by number of papers authored, following Lotka's law. The centrality measures estimated using the social network analysis - SNA - are poorly correlated.
  • Dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, na década de 1990: um balanço Artigos

    Gomes, Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras

    Resumo em Português:

    Caracterização da produção acadêmica do curso de Mestrado em Ciência da Informação da UFMG, enfocando as tendências temáticas, os tipos de pesquisa e as abordagens metodológicas predominantes. Comparam-se os resultados obtidos com aqueles encontrados em pesquisas semelhantes realizadas em outros programas da área. Foram analisadas 63 dissertações defendidas no período de 1990 a 1999. Constatou-se uma concentração de trabalhos nas classes gerência de serviços e unidades de informação; estudos de usuário, demanda e uso da informação e de unidades de informação e comunicação, divulgação e produção editorial; bem como presença marcante da pesquisa empírica e predomínio das abordagens quantitativas. O estudo de caso foi a metodologia mais utilizada, com 50% do total, enquanto a pesquisa teórica esteve presente em apenas três dissertações, 5% do total analisado.

    Resumo em Inglês:

    This research portrays graduate-level academic production in the Information Science field at UFMG, focusing on thematic tendencies, kinds of research, and predominant methodological approaches. A comparison was drawn between the findings obtained and those found in similar dissertations in other programs in this area. Sixty-three dissertations written between 1990 and 1999 were analysed, and a tendency in developing research on topics such as Management of Information Centers: Users' studies, Request and Use of Information Centers and Communication, Editorial Production and Publication was evidenced, as well as na impressive amount of empirical research and a predominance of quantitative approaches. Case study was the methodology most utilized, amounting 50% of the total number of dissertations analyzed, whereas theoretical research was used in only dissertations, 4,8% of the total number analyzed.
  • Periódico eletrônico Informação & Sociedade: Estudos - impactos no contexto da comunicação científica Artigos

    Araújo, Eliany Alvarenga de; Dias, Guilherme Ataide; Garcia, Joana Coeli Ribeiro; Silva, Alzira Karla Araújo da

    Resumo em Português:

    Analisa os impactos provocados pelo acesso e uso do periódico Informação & Sociedade: Estudos, em versão eletrônica. Os dados foram coletados junto à comunidade de leitores, avaliadores e autores do referido periódico, em março de 2006, utilizando-se questionário semi-estruturado enviado via correio eletrônico. Os impactos positivos mais citados são: maior agilidade e amplitude no acesso, uso, recuperação, divulgação da informação; diminuição da necessidade de acesso físico à biblioteca; ampliação da produção intelectual. Os impactos negativos são: site do periódico fora do ar; dificuldades na recuperação da informação devido a erros de representação temática e programação visual do periódico.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the information impacts caused by the access and use of the electronic journal Informação & Sociedade: Estudos. A questionnaire, sent to readers peer-reviewers and authors by e-mail in March 2006, was used to collect the research data. The positive impacts mentioned were: more agility in the access, in the use, retrieval and information diffusion; decreased number of physical visits to libraries; increase in intellectual productivity. The negative impacts were: journal site not accessible; difficulties in information retrieval due to errors in subject analyses and journal design.
  • Metodologia de elaboração de tesauro conceitual: a categorização como princípio norteador Artigos

    Campos, Maria Luiza Almeida; Gomes, Hagar Espanha

    Resumo em Português:

    Historicamente, o tesauro documentário surgiu como uma relação estruturada de termos constituídos, quase exclusivamente, de uma única palavra. Posteriormente evoluiu para algumas palavras compostas sem, no entanto, estabelecer bases para isso. A elaboração de um tesauro implica bases classificatórias e as categorias fundamentais permitem correto posicionamento dos conceitos nas classes e a organização de domínio; e a definição de cada conceito é o elemento que vai comprovar objetivamente tanto as relações hierárquicas como as partitivas e associativas com outros conceitos.

    Resumo em Inglês:

    Historically, thesaurus documentation consisted of a structured list of terms constituted almost of one-worded terms. Later, it evolved to include some compound words but no guidance was offered as to when to use them or not. A thesaurus is viewed as a classifying system and the Fundamental Categories provide the basis for a correct positioning of the concepts in their classes and organization of the domain. Definition of each concept is the element that will objectively prove the different relationships with other concepts, be it hierarchical, partitive or associative.
  • Mapeamento de competências em bibliotecas universitárias Artigos

    Oliveira, Ângela Maria; Novais, Eunice Silva; Silva, Ivani da; Bertholino, Maria Luiza Fernandes

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo apresentar um mapeamento de competências para identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes existentes e necessárias ao staff da Biblioteca Central Prof. Faris Michaele da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná. Para tanto, foram listados os cargos existentes e identificadas as suas atribuições para direcionar e estabelecer diretrizes. Verificou-se que, para o segmento bibliotecário, os conhecimentos e as habilidades atingiram os pontos fortes, médios e fracos e as atitudes atingiram pontos fortes e médios. Para o auxiliar de biblioteca, os conhecimentos e habilidades atingiram pontos fortes e médios e as atitudes foram todas classificadas como pontos médios. Para o segmento técnico de biblioteca, os conhecimentos e habilidades classificaram-se entre pontos fortes e médios e todas as atitudes atingiram pontos fortes.

    Resumo em Inglês:

    This study had the objective of presenting the mapping of competencies of the staff of Prof. Faris Michaele Central Library of Ponta Grossa State University - Parana, Brazil. Thus, the existing positions were listed and the attributions of each of them were identified in order to direct and establish guiding principles. It was verified that Librarians scored strong, average and weak for knowledge and abilities, and strong and average for attitudes. Library assistants scored strong and average for knowledge and abilities, and average for attitudes. Library Technicians scored strong for knowledge and abilities, and average for attitudes.
  • Educação continuada e mercado de trabalho: um estudo sobre os bibliotecários do Estado Rio Grande do Norte Artigos

    Miranda, Ana Cláudia Carvalho de; Solino, Antônia da Silva

    Resumo em Português:

    Apresentar a importância e necessidade da educação continuada para os profissionais bibliotecários que atuam no Estado do Rio Grande do Norte. Entende-se que a análise dessa temática neste momento de aceleradas mudanças frente aos avanços das novas tecnologias é essencial para o redirecionamento e posicionamento desses profissionais no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os profissionais reconhecem a importância da educação continuada como um instrumento de aperfeiçoamento e atualização, capaz de auxiliá-los na aquisição de um conjunto de habilidades, atitudes e comportamentos necessários ao desempenho eficiente de sua prática profissional.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at describing the importance of and need for continuing education of professional librarians that work in Rio Grande do Norte State, Brazil. This is an essential analysis due to the great number of changes related to technological advances. The paper provides data related to the position that these professionals occupy in the current work market. Results show that librarians recognize the importance of continuing education as a valuable tool for better qualification and acquisition of skills, attitudes and behavior for an efficient professional practice.
  • Biblioterapia para crianças em idade pré-escolar: estudo de caso Artigos

    Lucas, Elaine R. de Oliveira; Caldin, Clarice Fortkamp; Silva, Patrícia V. Pinheiro da

    Resumo em Português:

    Buscou identificar quais as contribuições da aplicação da biblioterapia nas crianças em idade pré-escolar, matriculadas em período integral no Centro de Educação Nossa Senhora da Boa Viagem, e realizar atividades lúdicas que proporcionem às crianças momentos de lazer e diversão, propiciando a catarse, o estímulo à criatividade, a promoção da leitura, e a possibilidade de contato com diferentes tipos de textos, instigando o seu imaginário. Foram realizados treze encontros, com 22 crianças, e desenvolvidas atividades de contação de histórias relacionadas à literatura infantil. Optou-se por uma abordagem qualitativa de um estudo exploratório que assumiu forma de estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de observação participativa, relatando-se todas as atividades realizadas e as reações das crianças. Fez-se uma análise dos encontros, identificando-se o alcance dos objetivos e as dificuldades encontradas durante a realização do trabalho. Acredita-se que o bibliotecário, em parceria com outros profissionais, pode ser um profissional atuante na realização de atividades sócio-culturais, contribuindo estreitamente para a formação de indivíduos leitores, capazes de modificar o seu contexto e melhorar sua qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    The present research aimed at identifying the benefits of bibliotherapy for preschool children at the Nossa Senhora da Boa Viagem Educational Center, and also to carry out ludic activities that provide children with moments of leisure, thus promoting catharsis, stimulating creativity, encouraging reading, and putting children in contact with different types of texts that instigate their imaginary. Thirteen meetings and storytelling activities were conducted with twenty-two children. A qualitative approach was chosen for the analysis of what, first envisaged as an exploratory study, became a case study. Data collection was done through participative observation, and all activities and children's reactions were reported. An analysis of the meetings was later carried out in order to determine which goals had been accomplished as well as which obstacles were found as research was in progress. The results obtained lead us to conclude that librarians, working in partnership with other professionals, can actively participate in socio-cultural activities, contributing to the formation of readers that will be capable to transform their contexts and improve their life quality.
  • Engenharia produz, a sociedade utiliza Artigos

    Prysthon, Cecília; Schmidt, Susana; Silveira, Murilo

    Resumo em Português:

    Estudo sobre criação e repasse de tecnologias produzidas pelos cinco grupos de pesquisa da Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. Investiga dezenove docentes/pesquisadores e sua atuação nas áreas respectivas, verificando a aplicabilidade e repercussão das tecnologias junto ao segmento social. As pesquisas desenvolvidas revelam bom índice de retorno e benefício a problemas ambientais e de infra-estrutura da região.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at studying the process of creation and application of technologies developed by the Department of Civil Engineering at the Federal University of Pernambuco. In this study nineteen professors were interviewed in order to find out whether their respective research has any applicability in public agencies. The results revealed that the technologies provide benefits to the users of public facilities of the region.
  • A administração da informação integrada às estratégias empresariais Revisões De Literatura

    Fidelis, Joubert Roberto Ferreira; Cândido, Cristiane Missias

    Resumo em Português:

    Revisa e comenta os principais conceitos e atividades utilizados na gestão da informação nas organizações, tratados pela literatura. Visto que a informação tornou-se, na economia atual, fonte de valor para as organizações, a gestão informacional assume o papel de prover performance às organizações por meio da seleção da informação relevante aos seus negócios. A conexão da administração da informação com as atividades empresariais contribui com o processo da tomada de decisão eficiente.

    Resumo em Inglês:

    This study reviews and comments on the main concepts and activities used in information management in organizations based on the literature. Information has become an important value for companies in current economy. Information management takes up the role of providing performance to the organizations by selecting the relevant information to their business. However, the connection of information management with the activities of the companies contributes to an efficient decision-making process.
  • Procedimentos básicos de seleção de documentos para conversão digital: elementos de atualização profissional em setores de duas instituições públicas federais Relatos De Experiência

    Silva, Rubens Ribeiro Gonçalves da

    Resumo em Português:

    Comenta especificamente os principais elementos da seleção de documentos para digitalização, considerando que mesmo instituições de grande porte enfrentam lacunas na capacitação de seus quadros funcionais. Nesse sentido reúne aspectos observados em assessorias técnicas prestadas ao Centro de Memória e Documentação da Fundação Casa de Rui Barbosa e à Divisão de Informação e Prospecção Tecnológica do Instituto Nacional de Tecnologia, ambas na cidade do Rio de Janeiro. Conclui com considerações acerca do acesso remoto digital a acervos de instituições públicas.

    Resumo em Inglês:

    This article comments on part of the results of technical consulting done at Centro de Memória e Documentação, Fundação Casa de Rui Barbosa (2003) and at Divisão de Informação e Prospecção Tecnológica, Instituto Nacional de Tecnologia (2004). The common element of the two consulting works was a technical training course on digital conversion of collections. The main aspects about selecting documents for digitization are discussed. It is shown that even renowned institutions face problems on professional training in digital conversion of collections.
  • Documento sem título Resumos De Dissertações

  • Um modelo baseado em ontologias para representação da memória organizacional Resumos De Teses

    Almeida, Maurício Barcellos
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br