Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

  • Análise de políticas públicas: uma abordagem em direção às políticas públicas de informação Artigos

    Jardim, José Maria; Silva, Sérgio Conde de Albite; Nharreluga, Rafael Simone

    Resumo em Português:

    As políticas públicas de informação são, cada vez mais, objeto de ações governamentais e de investigação em vários campos do conhecimento. A Análise de Políticas Públicas pode contribuir para os estudos da Ciência da Informação sobre as políticas públicas de informação. Isto requer compreender o papel do Estado como produtor e acumulador de informações e suas implicações na sociedade contemporânea. Sugerem-se aspectos teóricos e metodológicos a serem considerados na pesquisa sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    Public policieson information are increasingly becoming an object of governmental actions and of scientific research in several fields of the knowledge. Public policy analysis can contribute for Information Science studies on public policies for information. This requires an understanding of the role of the State as information producer and accumulator and its implications in contemporary society. Theoretical and methodological aspects are suggested for consideration in research on public policies on information.
  • Política editorial universitária por uma crítica à prática Artigos

    Bufrem, Leilah Santiago

    Resumo em Português:

    Discorre sobre a política editorial, como se concretiza e quais suas peculiaridades em contexto específico de instituições de ensino superior (IESs) no Brasil. Conjuga o que oferece a literatura especializada com a observação sobre as práticas e saberes nas IESs brasileiras. Conclui que a diversidade de modos de articulação enseja propostas editoriais alternativas, tendo como pano de fundo as estruturas e como fatores de mobilização o conjunto de forças e problemas e os avanços da tecnologia relacionados à produção editorial.

    Resumo em Inglês:

    This work deals with publishing policy, considering how it is done and which aspects should be taken into consideration in the specific context of higher education institutions in Brazil. It considers what is available about this theme on the literature and the observation of the practices and knowledges. It is concluded that the diversity in modes of articulation can convey alternative publishing propositions having the structures as the backgound and conjunction of forces and problems, as well as the advances of production technologies, as mobilization factors.
  • O bibliotecário escolar incentivando a leitura através da webquest Artigos

    Costa, Wilse Arena da; Pinheiro, Mariza Inês da Silva; Costa, Maria Neuma da Silva

    Resumo em Português:

    O estudo teve por objetivo averiguar o uso da Webquest para incentivar o gosto das crianças pela leitura, e foi realizado junto à 5ª série de uma escola pública do Ensino Fundamental. A metodologia adotada consistiu na pesquisa-ação, em que foi elaborada e aplicada uma Webquest com um grupo de dez alunos. Ao analisar a Webquest desde a sua construção e aplicação até a obtenção dos resultados, procurou-se verificar se este instrumento, que utiliza basicamente recursos da Internet, apresenta algum benefício ao desenvolvimento do gosto pela leitura. Foi diagnosticada, através da observação participante, a eficiência do uso da Webquest desenvolvida pelas pesquisadoras e explorada pelos alunos em atividades de leitura.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed at verifying the use of the Webquest in order to develop the reading interest of children in the 5th grade of a Public Elementary School. The adopted methodology was the research-action, and an Webquest - which basically uses resources from the Internet - was elaborated and applied to a group of ten students. Through the analysis of the Webquest, from its elaboration and application until reaching the results, we tried to verify whether it had any kind of benefit in terms of developing the interest in reading. Through a participative observation, it could be noticed that the use of the Webquest developed by the researchers and explored by the students in reading activities was very effective.
  • Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da Educação a Distância Artigos

    França, George

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da Educação a Distância. Para isso, contextualiza a questão das tecnologias e seus impactos na Educação. Apresenta as inserções da hipermídia e de suas aplicabilidades dentro deste cenário e descreve os Ambientes Hipermidiáticos, as suas funções e correlações nos processos de design instrucional. Faz uma reflexão contemporânea sobre a EaD, percebendo basicamente a inserção das linguagens e tecnologias e suas conexões com o campo da aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the learning environments in the era of hypermedia and Distance Education. For this, the issue of technology and its impact on education is contextualized. It presents the insertion of hypermedia and its applicability in this scenario and describes the hipermediatic environments, functions and correlations in the processes of instructional design. A contemporary reflection on distance education is brought about, having, as the basis, the integration of technologies and languages and its connections with the field of learning.
  • Utilização de recursos informacionais na educação Artigos

    Bueno, Silvana Beatriz

    Resumo em Português:

    A pesquisa está inserida no contexto educacional e se propôs a compreender como ocorrem a busca, a seleção, o acesso e o uso de fontes de informação pelos professores do Ensino Fundamental da Escola, e sua relação com as atividades de ensino desenvolvidas. Os resultados do uso de fontes de informação na prática de ensino evidenciaram que a atividade propiciou o diálogo entre professor e alunos, e que houve maior interesse dos alunos, resultados positivos na aprendizagem e melhor qualidade no ensino.

    Resumo em Inglês:

    The research described in the article approaches the educational context and its purpose is to understand how the search, selection, access and use of information sources by Elementary and Middle School teachers take place and relates to the teaching activities developed in the school. The results of the use of information sources in the teaching practice showed that the activity fostered the dialogue and there was a greater interest by the students, positive results in learning and a better quality in teaching.
  • Organização da informação em sistemas eletrônicos abertos de Informação Científica & Tecnológica: análise da Plataforma Lattes Artigos

    Silva, Fábio Mascarenhas; Smit, Johanna Wilhelmina

    Resumo em Português:

    Discussão, avaliação e apresentação de parâmetros para a organização da informação científica e tecnológica brasileira, enfocando os problemas do acesso à informação em sistemas abertos, especificamente a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolveu-se um estudo exploratório para identificar se a natureza aberta do sistema compromete a consistência dos dados na recuperação da informação, concluindo-se que há comprometimento. A partir da sistematização dos resultados, apresentam-se sugestões para aprimorar o sistema.

    Resumo em Inglês:

    Discussion, assessment and presentation of parameters for organization of the Brazilian Scientific and Technological Information are shown with focus on the problems of access to information in open systems, specifically the Lattes Database of Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). An exploratory study is presented which was developed with CVs taken from the Lattes Database. The goal was to identify whether the open nature of the system could put at risk the consistency of the data when information is retrieved. Since the answer was affirmative we present suggestions to improve the system from a perspective of results systemization.
  • Diferenças entre tesauros e ontologias Artigos

    Sales, Rodrigo de; Café, Lígia

    Resumo em Português:

    Tesauros e ontologias são modelos de representação do conhecimento baseados no controle terminológico de domínios específicos. Este artigo relata parte de uma pesquisa de Mestrado em Ciência da Informação desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina e foca as diferenças existentes entre aqueles dois modelos de representação. Foi empregado, no plano metodológico, o Método de Análise de Conteúdo. No plano teórico, a pesquisa foi subsidiada pela Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT). A constatação de que ambos os modelos apresentam diferenças no tocante aos termos, conceitos e objetivos permite um entendimento mais profundo desses instrumentos, tão imprescindíveis à comunicação técnica e científica.

    Resumo em Inglês:

    Thesauri and ontologies are models of knowledge representation based on the terminological control of specific domains. This article describes a research project developed at the Universidade Federal de Santa Catarina as part of a Masters degree in Information Science and it focusses on the current differences between these two models of representation. The Content Analysis Method was used as the methodology, and the theory was supported by the Communicative Terminology Theory. The discovery that both models exhibit differences regarding terms, concepts and objectives allows a deeper understanding of these tools which are considered as vital to technical and scientific communications.
  • Ação de informação para cidadania: biblioteca e arquivo escolar Artigos

    Freire, Isa Maria; Nóbrega, Nanci Gonçalves da; Badini, Sandra Borges; Araújo, Vânia Maria Rodrigues Hermes de

    Resumo em Português:

    Apresenta resultados de um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social do IBICT em parceria com o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Descreve a ação realizada na disciplina Temas especiais: Informação para cidadania, oferecida nos cursos de graduação em Arquivologia e em Biblioteconomia. Destaca como resultados: o diagnóstico dos recursos de informação do Colégio Universitário da UFF, em Niterói, RJ; a proposição, pelo curso de Biblioteconomia, de um projeto de extensão para apoio técnico ao melhoramento dos recursos da biblioteca do Colégio Universitário da UFF; a conscientização dos alunos sobre a importância do arquivo e da biblioteca escolar.

    Resumo em Inglês:

    The articles presents results from a research project developed by the Research Group on Information and Social Inclusion of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), together with the Department of Information Science of Universidade Federal UFF). It describes the actions that have been carried out with Library Science and Archivology students in 2006. Some of the important results are: diagnosis of the information resources of Colegio Universitario of UFF, in the city of Niteroi; proposal, by the UFF Library Science Course, of an Extension project on management of information resources to be offered to the technical support staff of Colegio Universitario; and, development of student awareness about the importance of school library and archives.
  • O desempenho terminológico dos descritores em Ciência da Informação do Vocabulário Controlado do SIBi/USP nos processos de indexação manual, automática e semi-automática Artigos

    Lima, Vania Mara Alves; Boccato, Vera Regina Casari

    Resumo em Português:

    Avaliou-se o desempenho terminológico, nos processos de indexação manual, automática e semi-automática, dos descritores, do Vocabulário Controlado do SIBi/USP, que representam o domínio da Ciência da Informação. Concluiu-se que os atuais descritores em Ciência da Informação do Vocabulário Controlado do SIBi/USP para representar adequadamente o conteúdo do corpus indexado devem ser ampliados e contextualizados através de definições terminológicas, de maneira a atender as necessidades de informação de seus usuários.

    Resumo em Inglês:

    The terminological performance of the descriptors representing the Information Science domain in the SIBI/USP Controlled Vocabulary was evaluated in manual, automatic and semi-automatic indexing processes. It can be concluded that, in order to have a better performance (i.e., to adequately represent the content of the corpus), current Information Science descriptors of the SIBi/USP Controlled Vocabulary must be extended and put into context by means of terminological definitions so that information needs of users are fulfilled.
  • Análise da coesão entre seções de textos de documentos extensos apartir da aplicação conjunta das técnicas de análise de redes sociais e referências internas Artigos

    De Sordi, José Osvaldo

    Resumo em Português:

    Este artigo refere-se à qualidade da informação textual, mais especificamente de documentos extensos, no que tange à coesão entre suas seções de textos. Nesse sentido, foi proposta e testada uma abordagem que integra dois recursos técnicos: análise de redes sociais e referências internas. A metodologia empregada foi a pesquisa participante, abrangendo a análise da coesão entre 109 seções de textos de um documento extenso em desenvolvimento pelos próprios pesquisadores. Os resultados alcançados mostraram-se satisfatórios por auxiliar os pesquisadores na identificação de pontos de aprimoramento com relação à coesão entre as diversas unidades de texto do documento analisado.

    Resumo em Inglês:

    This article refers to the quality of the textual information, more specifically in extensive documents, addressing the cohesion between text sections. In this sense, an approach was proposed and tested which integrates two technical resources: social network analysis and internal references. The methodology employed was participatory research, including cohesion analysis between 109 sections of an extensive document text developed by the actual researchers. The results have proved satisfactory in helping the researchers to identify points for improvement of cohesion between the various text units in the extensive document analyzed.
  • Fatores que influenciam o compartilhamento da informação e do conhecimento Artigos

    Alcará, Adriana Rosecler; Chiara, Ivone Guerreiro Di; Rodrigues, Jorge Luis; Tomaél, Maria Inês; Piedade, Valéria Cristina Heckler

    Resumo em Português:

    O compartilhamento da informação e do conhecimento é essencial para a construção de novos conhecimentos, porém esse processo pode ser influenciado por diferentes fatores. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o compartilhamento da informação, do conhecimento e da experiência no ambiente de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os dados coletados, por meio de entrevistas, foram analisados a partir da técnica análise de conteúdo. Entre os resultados estão os principais fatores que podem interferir no processo de compartilhamento da informação, entre os quais a motivação, as barreiras e a obrigatoriedade; bem como as formas e os meios mais utilizados para compartilhar informação e conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The process of knowledge and information sharing is essential for the construction of new knowledge even though it may be affected by several factors. This article shows the results of a research on knowledge, information and experience sharing in the context of research & development (R&D). The data were collected through interviews and analyzed by means of the context analysis approach. Among the main factors that may interfere in the process of information sharing are: motivation, barriers and obligations and also the most common forms and means to share information and knowledge.
  • Análise comparativa regional de indicadores de inovação tecnológica empresarial: contribuição a partir dos dados da pesquisa industrial de inovação tecnológica Artigos

    Rocha, Elisa Maria Pinto da; Dufloth, Simone Cristina

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma análise de indicadores de inovação tecnológica empresarial. A metodologia baseia-se na análise desagregada, segundo regiões do País, dos dados produzidos pelo IBGE na Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica. A análise de tais indicadores confirma a idéia de que a inovação envolve elementos outros que não apenas aqueles essencialmente econômicos. A região Sudeste - líder nacional em termos de capacidade econômica de produção - não apresenta o mesmo destaque no que diz respeito à amplitude da inovação tecnológica. As empresas das regiões Nordeste, Norte e Sul são aquelas que realizam maior esforço inovador, comparativamente às outras regiões, e são também as que apresentam maior amplitude de inovação. Os resultados sugerem que a preocupação com a proteção do conhecimento por meio de patentes revela-se mais intensa naquelas regiões em que há maior investimento em atividade de P&D por parte das empresas (Sul e Sudeste). Finalmente, os resultados indicam que a existência de instrumentos de apoio governamental ao desenvolvimento industrial tende a estimular um número maior de empresas a inovar, o que pode ser ilustrado pelos casos das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an analysis of indicators of business technological innovation. The methodology is based on broken down analysis of the data produced by the IBGE Industry Research on Innovation and Technology, according to the country´s regions. Analysis of these indicators confirms the idea that innovation involves not only primarily economic elements. The Southeast region, despite being the national leader in terms of economical capacity of production, is not ranked first in technological innovation. Companies from the Northeast, North and South regions are those that show more innovative effort, compared to other regions, and are also the ones showing more innovation. The results suggest that in those regions where companies invest more in R & D there is an increased concern with the protection of knowledge through patenting (South and Southeast). Finally, the results indicate that the existence of governmental supporting instruments for industrial development tends to encourage more of the industries to innovate, which can be illustrated by cases in Southern and Southeastern Brazil.
  • Proposta de uma metodologia para mensurar o nível de dependência do tomador de decisão em relação às fontes de informações: o caso dos pequenos varejos da região do Barro Preto em Belo Horizonte Artigos

    Oliveira, Paulo Henrique de

    Resumo em Português:

    Apresenta uma metodologia para avaliar o nível de dependência do decisor em relação à determinada fonte de informação utilizada na tomada de decisão estratégica. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa realizada pelo autor com nove lojistas localizados na região do Barro Preto em Belo Horizonte. Como resultado constatou-se que a metodologia pode ajudar o decisor a melhorar a eficácia do seu comportamento informacional, na medida em que demonstra o quanto uma fonte de informação é relevante para a sua tomada de decisão.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a methodology for assessing the level of dependence of the decision maker regarding a particular source of information used in strategic decision making. For that, a survey with nine merchants from Barro Preto region in Belo Horizonte was conducted by the author. It was found that the methodology can help the decision maker to improve the efficiency of the informational behavior as it demonstrates the extent to which a source of information is relevant for decision making.
  • Sistemas de informação e conhecimento emancipatório Artigos

    Loebel, Eduardo; Strehlau, Vivian Iara

    Resumo em Português:

    Esse trabalho aborda o conhecimento emancipatório no campo de sistemas de informação, fundamentado em teoria crítica. Os objetivos são: descrever um método de análise dialético para a produção desse tipo de conhecimento e aplicá-lo na análise de uma ilustração empírica, utilizando um caso brasileiro. Duas metáforas emergem como resultado, evidenciando-se numa delas a possibilidade de conhecimento emancipatório na situação analisada. Nas considerações finais discute-se a adequação do método de análise dialético, suas forças e limitações observadas no decorrer da investigação.

    Resumo em Inglês:

    This paper focusses on emancipatory knowledge considering the field of information systems based on the critical theory. The objectives are: to present a dialectical method of analysis producing such knowledge and to apply it through an empirical illustration using a Brazilian case. Two metaphors emerge from the analysis and in one of them there is evidence of emancipatory knowledge. The adequacy of the dialectic method of analysis as well as strengths and limitations observed during the research are discussed.
  • Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia Resenhas

    Caldeira, Paulo da Terra
  • Teses e Dissertações Teses E Dissertações

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br