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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2012
  • Editorial Editorial

  • A Ciência da Informação como objeto: epistemologias como lugares de encontro Artigos

    Rabello, Rodrigo

    Resumo em Português:

    A Ciência da Informação (CI) conta com um lugar investigativo singular onde se opera a interdisciplinaridade como dispositivo para o estudo dos fenômenos relacionados ao seu difuso objeto - a informação. A esse fecundo cenário também se atribui uma das causas originárias de uma "crise de identidade" refletida nas démarches de validação, em termos epistêmicos, de sua disciplinaridade. Com vistas a apresentar os espaços onde são produzidos tais esforços teóricos, objetivou-se: a) apresentar perspectivas de análise, ou lugares de observação, de onde são produzidas narrativas no campo da CI; b) trazer um quadro teórico contendo explanações e/ou controvérsias teóricas que ilustram a busca pela construção disciplinar da CI. Para tanto, utilizou-se como categorias de análise as epistemologias específica, particular e global, de Hilton Japiassu, as quais ajudaram a identificar a posição do sujeito, epistemólogo, frente ao objeto estudado, no caso, a CI. Observou-se que as narrativas produzidas no campo têm sido direcionadas em espaços epistemológicos bem definidos, embora, por vezes, tenham tido uma trajetória transversal em sítios intermediários, proporcionando profícuos lugares de encontro epistemológicos.

    Resumo em Inglês:

    Information Science (IS) counts on a singular investigative place where interdisciplinarity operates as a device to study phenomena related with its fuzzy object: information. It is one of the causes originating an "identity crisis" reflected in the demarches of validation, along with this productive setting, in epistemic terms of its disciplinarity. In order to introduce spaces where such theoretical efforts are produced, this paper aims to: a) introduce perspectives of analyses, or places of observation, where narratives within the field of IS are produced; b) bring a theoretical framework containing explanations and/or controversies illustrating a search for the disciplinary construction of IS. For such, three epistemologies were used as analysis categories: i) specific; ii) particular; and iii) global. These categories, taken from Hilton Japiassu, helped identifying the position of the subject, i.e. the philosopher, as for the study object - in this case, IS. The narratives produced within the field have been directed in well defined epistemological spaces, although, at times, they seem to follow a transversal trajectory in intermediate sites, providing productive epistemological meeting spaces.
  • Fluxo enxuto de informação: um novo conceito Artigos

    Greef, Ana Carolina; Freitas, Maria do Carmo Duarte

    Resumo em Português:

    A informação representa um valor que, entregue em conformidade às demandas de seus usuários/clientes, gera inovação, inteligência e competitividade. Os conceitos de qualidade da informação, aplicados ao seu fluxo, quando gerenciado pelas organizações, agilizam processos decisórios. A mentalidade enxuta (lean thinking), aplicada em ambientes organizacionais, identifica o valor esperado pelos mesmos clientes/usuários e incentiva a geração de padrões em processos produtivos, a eliminação de falhas e a melhoria contínua. Este artigo resulta de pesquisa exploratória e bibliográfica, com objetivo de oferecer parâmetros para qualificação da gestão e da operação de fluxos informacionais, com base em critérios oriundos do lean thinking. Para tanto, apresenta um conceito de Fluxo Enxuto de Informação (FEI), concebido e analisado criticamente diante do referencial teórico em Ciência da Informação e mentalidade enxuta. Novos elementos teóricos, de uso potencial pelo profissional da informação, são oriundos da pesquisa, cuja contribuição incentiva discussões cientificas sobre aplicações de ambas as áreas à gestão organizacional, no que tange à avaliação de fluxos informacionais.

    Resumo em Inglês:

    Information represents a value delivered in accordance to demands of its customers generating innovation, competitiveness and intelligence. The quality of information flow managed in organizations makes their decision-making processes easier. When applied in organizations lean thinking identifies the expected value of customers, creates patterns in manufacturing processes, eliminates failures and improves processes continuously. This article results from exploratory research which provides parameters for qualification of the management and the operation of information flows, that are based on criteria derived from the lean thinking. It presents a concept of Lean Information Flow, designed and analyzed according to the theoretical framework in Information Science and lean thinking. The research brings about new theoretical elements of potential use by information professionals and presents as contribution a scientific basis for discussions regarding the evaluation of information flow.
  • Modelos de gestão de revistas científicas: uma discussão necessária Artigos

    Guanaes, Paulo Cezar Vieira; Guimarães, Maria Cristina Soares

    Resumo em Português:

    A possibilidade de se publicar revista científica em meio eletrônico e em acesso livre, com apoio das tecnologias de informação e comunicação (TICs), tem acarretado mudanças substanciais no processo de comunicação científica. Um aspecto ainda pouco discutido nessa nova configuração, diz respeito aos modelos de gestão de periódicos, para os quais convergem questões, tanto de custos quanto de garantia de qualidade do conteúdo. Ambas as dimensões colocam em foco a sustentabilidade dos periódicos eletrônicos em acesso livre, que é o tema abordado no presente artigo. O ponto de partida retoma uma discussão sobre o nascimento e morte dos periódicos científicos brasileiros e como isso pode se reconfigurar à luz das modificações em curso no campo. Dos modelos clássicos de gestão, passa-se à descrição de um amplo portfólio de alternativas disponível atualmente, o que pede uma reflexão sobre a sustentabilidade dos mesmos. O artigo finaliza com apontamentos sobre a importância de colocar esse tema na agenda das políticas públicas de ciência e tecnologia e informação no Brasil e, mais especificamente, na agenda de prioridades de pesquisa em saúde pública.

    Resumo em Inglês:

    The possibility of publishing a journal in electronic format with open access with the support of information technologies and communication technologies (ICTs) has brought about substantial changes in the process of scientific communication. One aspect still not much discussed in this new configuration is related to management model of journals, to which there are issues of both cost of production and quality assurance of content. Both dimensions put in focus the sustainability of open access electronic journal, which is the subject of this article. The starting point incorporates a discussion about the birth and death of Brazilian scientific journals, and how this can be reconfigured in the light of changes underway in the scientific communication model. A classical model of management is the description of a broad portfolio of alternatives available today which prompts a reflection on their sustainability. The article concludes pointing out the importance of placing this issue on the agenda of public policies on science and technology and information in Brazil, and more specifically on the agenda of priorities for research on public health.
  • As bibliotecas brasileiras em 2018: resultados da técnica de delfos Artigos

    Costa, Maira Murrieta

    Resumo em Português:

    Apresenta os principais resultados de um estudo delphi, realizado com especialistas em bibliotecas, envolvidos no oferecimento de produtos e serviços de informação. Foram avaliadas as opiniões desses especialistas quanto ao futuro das bibliotecas brasileiras em 2018. Um sistema desenvolvido em ambiente web serviu como suporte para quatro rodadas da pesquisa, que recebeu contribuições de 16 especialistas (primeira rodada) e de 14 respondentes nas três rodadas seguintes. Os resultados obtidos são apresentados em três categorias: consenso, tendência de consenso e sem consenso. Os dados revelam o impacto das tecnologias de informação e comunicação no acesso à informação, obrigando as bibliotecas a repensarem a oferta de serviços e produtos em ambientes digitais, utilizando novas tecnologias, como as colaborativas da web 2.0 e as novas formas de acesso à rede, como os tablets e smartphones. Em 2018, o atendimento remoto estará consolidado e, consequentemente, o atendimento presencial será reduzido, mas continuará sendo oferecido pelo bibliotecário.

    Resumo em Inglês:

    It presents the main results of a Delphi study conducted with library experts, involved in providing information products and services. The opinions of these experts were evaluated on the future of libraries in Brazil in 2018. A web information system was developed to support four rounds of the survey, which received contributions from 16 experts (first round) and 14 respondents in the next three rounds. The study presents the results divided into three categories: consensus, consensus tendency and without consensus. The results are presented in three categories: consensus, tendency to consensus and without consensus. The data reveal the impact of information and communication technologies in information access, forcing libraries to rethink the provision of services and products in digital environments, using new technologies such as collaborative Web 2.0 and new forms of network access, such as the tablets and smartphones. In 2018 the remote service will be consolidated, thus the contact hours will be reduced but will continue to be offered by the librarian.
  • A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias Artigos

    Fujita, Mariângela Spotti Lopes; Lacruz, María del Carmen Agustín; Díaz, Raquel Gómez

    Resumo em Português:

    Na atualidade a atribuição dos descritores de assuntos ou indexação do conteúdo dos livros, nem sempre está associada ao contexto concreto de cada biblioteca, provocando, em muitos casos, que a recuperação por assuntos não resulte adequada. Neste trabalho analisam-se os principais desafios e perspectivas da indexação dos livros, os avanços de análises de assuntos nos catálogos de bibliotecas, examinam-se procedimentos, instrumentos, regras e condutas utilizadas nas análises e representação do conteúdo dos livros. Também se mostra a interação entre o ensino, a pesquisa e a atuação profissional necessária para que os estudantes possam desenvolver competências na análise, na representação e na procura da informação, assim como os princípios - provavelmente menos evidentes- da organização do conhecimento. Este trabalho coloca em evidência que as políticas de gestão da informação, mais quantitativas que qualitativas, deixam num segundo plano o processamento intelectual do conteúdo prejudicando, desta maneira, a recuperação por assuntos através do catalogo da biblioteca. Finalmente, se recolhe uma serie de propostas docentes relacionadas com a atribuição de descritores de assuntos em contextos bibliotecários.

    Resumo em Inglês:

    At present the assignment of subject descriptors or indexing the content of books is not always associated to the specific context of each library, resulting in many cases in the retrieval of not appropriate materials. This paper analyzes the main challenges and prospects for the indexing of books, progress in the analysis of materials in library catalogs, reviews the procedures, instruments, rules and behaviors used in the analysis and representation of the contents of books. It also shows the interaction between teaching, research and performance necessary for students to develop skills in analysis, representation and information retrieval, and the principles-perhaps less obvious - of knowledge organization. The study shows that the policies of management information, more quantitative than qualitative, leave in the background intellectual processing content, thus impairing the retrieval of materials through the library catalog. Finally, the proposal contains a number of teaching materials related to the descriptors allocation in library contexts.
  • Produtos e serviços da web 2.0 no setor de referência das bibliotecas Artigos

    Jesus, Deise Lourenço de; Cunha, Murilo Bastos da

    Resumo em Português:

    Este trabalho busca demonstrar como as ferramentas da web 2.0 podem atuar nas bibliotecas, auxiliando o processo de atendimento ao usuário e promovendo melhorias nos serviços prestados pelo setor de referência. São apresentadas as principais ferramentas e suas funcionalidades, identifica exemplos da sua utilização em unidades de informação, introduz aspectos sobre o surgimento da internet e da web 2.0. Focaliza o atendimento ao usuário e compara as gerações de bibliotecas (biblioteca 1.0 x biblioteca 2.0). A partir de então, são apresentados exemplos de como tais ferramentas podem ser utilizadas no setor de referência. Conclui, apontando a importância da adoção dessas ferramentas em bibliotecas e indicando que a utilidade das mesmas é um fato que deve ser considerado pelos profissionais brasileiros, como ponto central do processo de evolução das bibliotecas.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at demonstrating how web 2.0 tools can operate in libraries helping the users care process and promoting improvements in the services of the reference sector. The main tools and features are identified, examples of their application in libraries are commented, and aspects about the appearance of the internet and web 2.0 are introduced. This study also focuses on costumers service and compares the generation of libraries ( 1.0 X 2.0 ). Examples of how to use these tools in the reference sector are presented. It is concluded that the adoption of these tools in libraries is very important and is a fact that should be considered by Brazilian information professionals as main point of the evolution process of libraries.
  • La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de Brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web

    Tirado, Alejandro Uribe

    Resumo em Espanhol:

    La formación en competencias informacionales (Alfabetización Informacional) es uno de los retos más actuales de las bibliotecas universitarias ante la posibilidad de acceso a enormes recursos de información que posibilitan los medios digitales y la necesidad de conocer y aplicar mejores criterios de selección y evaluación de la información para recuperar la más pertinente y de mayor calidad. Frente a esta situación, las bibliotecas universitarias iberoamericanas han ido poco a poco incorporando esta formación bien sea desde programas-cursos directos ofrecidos por la biblioteca o mediante el trabajo colaborativo con docentes y facultades en los currículos de distintas universidades o en disciplinas específicas. Este trabajo desde la metodología de análisis de contenidos Web, hace una revisión de la información que presentan las bibliotecas universitarias brasileras sobre esta actividad fundamental de formación, para a partir de esa información, visualizar los niveles de incorporación de las competencias informacionales (Alfabetización Informacional) que desde sus sitios web estarían presentando.

    Resumo em Inglês:

    Training in information competencies (Information Literacy) is one of the current challenges of university libraries at the possibilities of access to vast information resources that facilitate digital media, but in turn, given the need to understand and apply best practices in selection and evaluation of information to retrieve the most relevant and highest quality. In this situation, Ibero-American university libraries (Latin-America, Spain and Portugal) have been slowly incorporating this training either from direct training programs, offered from the library or through collaborative work with teachers and schools in curricula of various universities as a whole or in specific disciplines. This work from the methodology of Web content analysis a review of the information presented by the Brazil university libraries on this core activity of training, for from that information, view the levels of incorporation of information competencies (Information Literacy) that from their web sites would be presenting.
  • Informação e conhecimento acessíveis aos deficientes visuais nas bibliotecas universitárias Artigos

    Fialho, Janaina; Silva, Daiane de Oliveira

    Resumo em Português:

    As bibliotecas universitárias precisam ser acessíveis, para que possam atender às necessidades informacionais diversas do público que as procura, tais como os deficientes visuais. Elas fazem parte do processo de desenvolvimento acadêmico do estudante com deficiência visual, cumprindo sua função primordial de apoiarem as pesquisas e promoverem o acesso à informação. Para que isso ocorra, deve haver uma preocupação, por parte das universidades, com a adaptação e estrutura voltada para atender esse tipo de usuário. O bibliotecário é responsável por intermediar o acesso à informação, permitindo que os deficientes visuais possam usufruir desse acesso. Com base na experiência da Biblioteca Braille José Álvarez de Azevedo em Goiânia e na literatura sobre o assunto, foram feitas algumas sugestões de equipamentos e softwares direcionados para os deficientes visuais em bibliotecas universitárias. Conclui-se que softwares e equipamentos são instrumentos importantes para o deficiente visual ter acesso à informação, bem como o preparo dos profissionais para atendê-lo. Com bons recursos disponíveis gratuitamente no mercado, as bibliotecas universitárias podem equipar seus espaços de apoio ao deficiente visual, inclusive o acesso à Internet.

    Resumo em Inglês:

    University libraries need to be accessible in order to answer the publics demand for different kinds of information and that includes the visually impaired. Libraries are part of the academic development of the students with visual impairments, fulfilling their elementary functions which are to support research and promote access to information. For this to occur there must be a concern on the part of universities to adapt and build a structure designed to meet this type of users needs. The librarian is responsible for mediating access to information as well as allowing the visually impaired to take advantage of such access. Based on the experience of José Alvarez de Azevedo Braille Library, located in Goiania, and in the subject-specific literature, it was made some suggestions for university libraries equipment and software which target the visually impaired public. We concluded that software and equipment are important tools to enable the visually impaired to access information. It is also important to prepare the professionals who will help them in doing so. Considering all good resources freely available on the market, university libraries can set up their spaces of support to the visually impaired, especially with regard to Internet access.
  • Modelo conceitual de comunicação da informação para estudos de interação informacional baseado em competências conversacionais em serviço de referência Artigos

    Inazawa, Fernandez Kenji; Baptista, Sofia Galvão

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir um modelo conceitual de comunicação da informação aplicável a estudos de interação entre usuário e bibliotecário, baseado em "competências conversacionais" em serviço de referência. Na ciência da informação, o fenômeno das "competências conversacionais" estaria no âmbito da transferência ou da comunicação da informação? Seria o modelo de Shannon e Weaver o mais apropriado para explicar esse fenômeno? Refletindo-se sobre a primeira pergunta, parece haver certa confusão conceitual, quando o assunto é comunicação da informação em ciência da informação. Utilizou-se Barreto (2005) e Pinheiro e Loureiro (1995), como base para a discussão desse aspecto. Com relação à segunda pergunta, talvez, a explicação da adoção do modelo de Shannon e Weaver na ciência da informação se dê pelo estudo dos paradigmas. Como as pesquisas iniciais da ciência da informação, em meados dos anos 50, estavam mais focadas no paradigma físico da recuperação da informação e o modelo de Shannon e Weaver surge mais ou menos na mesma época, a apropriação foi quase imediata. Mas, com a inserção de outros paradigmas, como o cognitivo e o social nos estudos na ciência da informação, o modelo de Shannon e Weaver passou a ser desconstruído e reconstruído sob novas óticas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to discuss a conceptual model of communication of information applicable to studies of the interaction between user and librarian based on "conversational competencies" in a reference service. In information science would the phenomenon of "conversational skills" be in the transfer or communication of information? Would Shannon and Weaver 's model be the most appropriate to explain this phenomenon? Reflecting on that first question, there seems to be a conceptual confusion when the subject is communication of information in information science. We used Barreto (2005) and Pinheiro and Loureiro (1995) as a basis for the discussion of the first question. Regarding the second question, perhaps explaining the adoption of the model of Shannon and Weaver in information science is given through the study of paradigms. Since the early research of information science in the mid-50s were more focused on the physical paradigm of information retrieval and the model of Shannon and Weaver appears at approximately the same time its appropriation was almost immediate. But, with the inclusion of other paradigms such as cognitive and social paradigms in the studies of information science, and also with the emergence of other theories in science communication, the model of Shannon and Weaver came to be deconstructed and rebuilt under new perspectives.
  • Uma análise da contribuição da biblioteca da Fundacentro na produção científica em segurança e saúde no trabalho Artigos

    Laruccia, Mauro Maia; Cosmano, Sergio Roberto; Nardi, Roberta Galasso

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da biblioteca na produção científica da Fundacentro. Utilizou-se o método survey de pesquisa para levantar os dados e abordagem qualitativa na discussão. Os resultados demonstraram que a biblioteca da Fundacentro atende às expectativas dos usuários da Instituição tanto no CTN e regionais, mas há alguns pontos que precisam ser revistos e melhorados, a fim de que ofereça plena satisfação aos pesquisadores, servidores e colaboradores e, também, a todos aqueles que se utilizam da biblioteca física ou online, bem como de seus produtos e serviços, para realização de seus trabalhos ou nas suas produções científicas.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze how the Fundacentro library contributes in the scientific production in health and safety at work. We used survey research to obtain data and qualitative approach in the discussion. The results showed that the Fundacentro library meets users expectations in both CTN and regional. However, there are some points that need to be reviewed and improved in order to receive full satisfaction from researchers, collaborators and employees, and all those who use the physical or online libraries, as well as its products and services to perform their jobs or their scientific productions.
  • Gestão do conhecimento e redesenho de processos de negócio: proposta de uma metodologia integrada Artigos

    Moreno, Valter; Santos, Lucia Helena Andrade dos

    Resumo em Português:

    Na última década, diversas abordagens voltadas à Gestão do Conhecimento (GC) foram desenvolvidas e aplicadas, visando aprimorar a geração, armazenagem, transferência e reutilização de conhecimentos. Contudo, vários projetos deixam de gerar os benefícios esperados, devido à distância entre as atividades orientadas à GC e as que constituem a rotina dos colaboradores da organização, como parte de seus processos de negócio. Este artigo parte da ideia de que a aproximação das práticas de GC e das rotinas organizacionais vem se tornando essencial para o sucesso das empresas, propondo uma metodologia integrada de revisão de processos e gestão do conhecimento. Para tanto, são analisados alguns dos principais modelos de GC, identificando-se as tarefas essenciais à eficaz gestão do conhecimento. Em seguida, avalia-se a compatibilidade entre essas tarefas e os procedimentos definidos nas principais metodologias de redesenho de processos. Com base nesta análise, delineia-se uma metodologia de redesenho que integra os princípios e técnicas dos dois tipos de iniciativa. A adoção dessa metodologia na condução de projetos deverá gerar processos de negócio mais equilibrados, que proporcionem uma operação eficiente e de baixo custo para empresa, ao mesmo tempo em que sistematizem as atividades de geração, armazenagem, transferência e reuso de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    In the last decade, several Knowledge Management (KM) frameworks have been developed and applied to improve creation, storage, transfer and reuse of knowledge. However, a number of projects have failed to generate the expected benefits due to a gap between KM activities and those that constitute the routines of an organization, as defined in its business processes. This paper draws on the idea that the association of KM practices and organizational routines is essential to companies success nowadays to put forth an integrated process redesign and knowledge management methodology. With this goal, some of the foremost KM frameworks were analyzed to identify the tasks that are essential to the effective management of organizational knowledge. Then, the compatibility between such tasks and the procedures defined by major process redesign methodologies were evaluated. This analysis supported the elaboration of a revised methodology that integrates the principles and techniques of both types of initiatives. The adoption of the proposed methodology should elicit the creation of business processes that harmonize an efficient, low cost operation and the systematization of an organizations knowledge creation, storage, transfer and reuse activities.
  • Ofertas de trabalho na Web para os profissionais brasileiros da informação-documentação: análise das competências e habilidades exigidas pelas empresas e instituições Artigos

    Gonzalez, José Antonio Moreiro; Vergueiro, Waldomiro

    Resumo em Português:

    Analisam-se as características de ofertas de emprego do setor da Informação-Documentação. A mostra foi obtida de anúncios na Internet, feitos por empresas e instituições privadas brasileiras, durante o ano de 2010. A atividade foi realizada no âmbito de pesquisa maior, que tem como objetivo geral construir uma taxonomia que classifique e hierarquize as competências e conhecimentos exigidos pelas empresas, bem como as características dos postos oferecidos. Extraiu-se a informação de 200 ofertas de emprego obtidas nos portais Catho e Portal do bibliotecário. Cada entrada foi mantida em seu contexto de incidência e com a expressão original. Os termos obtidos passaram por um processo de normalização. A análise busca classificar e valorar as atividades, conhecimentos e tarefas mais solicitados, bem como as aptidões, competências e habilidades, além das incidências das unidades e dos profissionais de informação.

    Resumo em Inglês:

    The characteristics of employment offers in the Information-Documentation segment are analyzed. The sample was obtained from advertisements of Brazilian companies and private institutions in the Internet during the year 2010. The activity was part of a larger research which has as its main objective the construction of a taxonomy to classify and hierarchy the competences and knowledge demanded by the companies, as well as the characteristics of the offered positions. The information was extracted from 200 job offerings obtained in the portals Catho: http://www.catho.com.br/ and Portal do bibliotecário: http://www.portalbibliotecario.com.br/. Each entry was maintained in its incidence context and with its original expression. The terms passed by a standardization process. The analysis answers to the following classifications: more demanded activities, knowledge and tasks, aptitudes, competences and abilities, besides the incidence of units and of information professionals.
  • A sociedade literária São Bento (SC): uma base institucional de leitura na Serra do Planalto Norte de Santa Catarina Artigos

    Eggert-Steindel, Gisela; Cisne, Caroline Santos de

    Resumo em Português:

    Apresenta resultados da pesquisa que objetivou responder de que modo a comunidade de São Bento do Sul (SC), conformou uma instituição de leitura ao longo do tempo. Trata-se de um trabalho pautado na abordagem da História Cultural, atentando para autores como Roger Chartier, Sandra Jatahy, entre outros. Como fonte de estudo, analisou-se documentos institucionais, impressos (jornais) e depoimentos orais. As fontes impressas analisadas mostram pouca visibilidade da Sociedade Literária São Bento, no entanto, as fontes orais (como os recolhidos do tesoureiro e da bibliotecária de ofício) revelaram a tenacidade das diferentes diretorias e seu esforço junto à comunidade local, para manter abertas as portas para o futuro dessa instituição de leitura no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina.

    Resumo em Inglês:

    The text presents the results of the research that aimed to answer in which way São Bento do Sul community, has become a reading institution. The work is based on the Cultural History approach considering authors such as Roger Chartier, Sandra Jatahy Pesavento, among others. As a source of the study institutional documents were analyzed as well as newspapers and oral statements. The analyzed printed sources show little visibility of the Society. However, the oral sources (such as those of the treasurer and librarian) revealed the tenacity of different director boards making efforts on the local community to keep the doors open for the future of this reading institution of Santa Catarina State North Plateau.
  • Livros & Telas. MARTINS, Aracy Alves et al. (Orgs.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. 261 p Resenhas

    Carvalho, Maria da Conceição
  • Documento sem título Teses E Dissertações

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
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