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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 18, Número: 1, Publicado: 2013
  • Documento sem título Editorial

    Neves, Jorge Tadeu de Ramos; Oliveira, Marlene de
  • Discursividades sobre o bibliotecário Artigos

    Bastos, Gustavo Grandini; Galli, Fernanda Correa Silveira; Romão, Lucília Maria Sousa

    Resumo em Português:

    Nosso objetivo, neste artigo, é pensar as discursividades que circulam sobre o bibliotecário, nos espaços denominados bibliotecas comunitárias, instituições informacionais de grande relevância cultural e social, que, muitas vezes, não contêm esse profissional no quadro de funcionários. Em nossas reflexões, temos o intuito de: i) apresentar uma breve discussão conceitual sobre essas bibliotecas, organizações que permitem inscrições discursivas tão particulares, principalmente em locais muito carentes de apoio informacional; e ii) realizar um trabalho de escuta dos sentidos que são discursivizados acerca do profissional bibliotecário, com base nos conceitos da análise do discurso (AD) de filiação pecheuxtiana.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, think about the discourses that circulate in the space called the librarian community libraries, institutions of great informational social and cultural relevance, often don't contain this professional staff. In our reflections, we have the aim of: i) provide a brief conceptual discussion about these libraries, organizations that provide such specific discursive inscriptions, especially in very poor informational support, ii) perform a job of listening to the meanings that are concerning discourse professional librarian, based on the concepts of the French Discourse Analysis.
  • Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada Artigos

    Fialho, Janaina

    Resumo em Português:

    Aborda a experiência com estudantes do ensino médio, através da pesquisa escolar orientada, com o objetivo de desenvolvimento do letramento informacional. Para a prática da pesquisa, foi escolhida uma turma do segundo ano do ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, em Goiânia, na disciplina de Biologia. Utilizou-se o Modelo ISP para orientar a pesquisa, em todas as suas fases. Conclui-se que o modelo é um referente interessante para trabalhar a pesquisa com os estudantes devido a sua flexibilidade, à consideração das emoções e ao estímulo à reflexão, no processo de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses an experience with high school students through supervised school research aiming to develop information literacy. In order to carry out this experience, we chose a high school second year biology class at Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Center for Teaching and Research Applied to Education), in Goiania. We used the ISP model to guide all phases in the process. We concluded that the model is an interesting reference to work with students due to its flexibility, because it takes into consideration the students' emotions, and stimulates reflection in the research process.
  • Bibliotecas domiciliares: um estudo de caso Artigos

    Maciel Filho, Adalberto Rego; Aquino, Miriam Cunha; Soares, Islla Silva; Silva, Camila Alves

    Resumo em Português:

    Pesquisa empírica sobre o papel da biblioteca domiciliar e do hábito de leitura dos pais dos professores da Universidade de Pernambuco, na escolaridade dos educadores. 107 professores foram entrevistados (24 especialistas, 60 mestres, 25 doutores). Constatou-se que a residência na infância dos professores da UPE, na média, teria uma biblioteca domiciliar de 119,7 volumes (no Fundamental I); e seus pais, na maioria, liam e tinham quase 11,1 anos de estudo. Simulações também foram realizadas, analisando as relações entre o tamanho das bibliotecas domiciliares e desempenho escolar com dados do PISA, referentes a 27 países e, no caso do Brasil, com 2000 alunos. Os resultados acompanham as conclusões apresentadas na revisão da literatura, que apontam uma correlação positiva entre as duas variáveis. São sugeridas políticas que poderiam influenciar programas já existentes e novos projetos, ou, ainda, incentivar novas pesquisas na área de bibliotecas domiciliares e públicas.

    Resumo em Inglês:

    Empirical research on the role of the home library and reading habits of the teachers` parents at the University of Pernambuco in the educators` schooling. 107 teachers were interviewed (25 doctors, 60 master and 24 with after graduation courses). The results were: the teachers´ residence in their childhood, on average, had a library with 119.7 volumes; the majority of their parents had reading habits and had nearly 11.1 years of study. Simulations were also performed analyzing the relationship between the size of the home library and school performance with PISA data relating to 27 countries and, in the case of Brazil, with 2000 students. The results follow the conclusions presented in the literature review which indicate that there is positive correlation between the two variables. Policies are suggested that could influence existing programs, new projects or encourage further research in the area of household and public libraries.
  • Mapeamento da produção científica sobre memória organizacional e ontologias Artigos

    Zancanaro, Airton; Erpen, Julio Graeff; Santos, Jane Lucia S.; Steil, Andrea Valeria; Todesco, José Leomar

    Resumo em Português:

    Memória organizacional e gestão do conhecimento são temas interligados que têm crescido em importância para pesquisadores e organizações, ao longo dos anos 2000. A literatura aponta as ontologias como importantes métodos que podem ser aplicados para formalizar e representar a memória organizacional. Entretanto, existe um hiato quanto à investigação das pesquisas desenvolvidas na intersecção dessas duas áreas. Este artigo objetiva mapear o perfil e as características das publicações relacionadas à memória organizacional e às ontologias, por meio de técnicas bibliométricas. Foram localizados 39 trabalhos, os quais foram escritos por 85 autores, vinculados a 40 instituições de 18 países diferentes. Para a elaboração desses trabalhos, os autores utilizaram 845 referências e 117 palavras-chave, dentre as quais se destacam Knowledge management, e-Learning e Organizationallearning. Em suma, este estudo possibilita a visualização de padrões e tendências da literatura científica, mostrando quais pesquisas podem ser promissoras no campo de memória organizacional e ontologias.

    Resumo em Inglês:

    Organizational Memory and Knowledge management are interconnected themes that have grown up in importance to researchers and organizations over the years 2000. The literature has indicated Ontologies as important methods that can be applied to formalize and represent organizational memory. However, there is a knowledge gap at the intersection of these two areas. This article aimed to map the publications related to organizational memory and ontologies through bibliometric techniques. 39 papers were identified, which were written by 85 authors, linked to 40 institutions from 18 countries. For the elaboration of their work, the authors used 845 references and 117 keywords, among which are highlighted Knowledge Management, e-Learning and Organizational Learning. In short, this work enabled the visualization of patterns and trends of the scientific literature and shows that research may be promising in the field of organizational memory and ontologies.
  • Integração do MOODLE com repositórios abertos Artigos

    Tarouco, Liane Margarida Rockenbach; Rodrigues, Alessandra Pereira; Schmitt, Marcelo Augusto Rauh

    Resumo em Português:

    Com a disseminação da Tecnologia de Informação e Comunicação no ambiente educacional, aliada à proliferação de ferramentas de autoria, a quantidade de material educacional digital sendo produzido aumentou significativamente. Tal situação acarretou a necessidade de ampliar o escopo dos repositórios digitais, com o propósito de incluir, nesses ambientes, conteúdos educacionais digitais produzidos segundo a estratégia de Objetos de Aprendizagem (OA), com vistas a favorecer a disponibilização e a reusabilidade desses conteúdos. Com esse novo escopo, esse tipo de repositório passou a ser conhecido como Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). A integração dos ROA com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tem o objetivo de facilitar o uso dos OA por parte dos professores, uma vez que o ambiente no qual os professores atuam mais frequentemente é o AVA. Este artigo apresenta uma estratégia para implementar a integração de ROA com AVA, exemplificando com uma implementação pautada pela estratégia proposta e que levou à integração de um ROA baseado no padrão Learning Object Metadata (LOM) com o AVA Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE).

    Resumo em Inglês:

    Information and Communication Technology has been spread out through educational scenery as well as authoring tools proliferation, the amount of digital educational material being produced has meaningfully increased. This situation led to the necessity of expanding the scope of digital repositories aimed at including in these environments digital educational contents produced according to the strategy of Learning Objects (LO) in order to foster the availability and reusability from these contents. Within this new scope this type of repository has been known as Learning Object Repositories (LOR). The integration of crowns with Learning Management Systems (LMS) has as goal to facilitate the use of LO by teachers, since the environment in which teachers work more frequently is the LMS. This article presents a strategy to initiate the integration between LOR and AVA illustrating with an implementation strategy guided by the proposal and which led to the integration of an LOR based on the standard LOM with the LMS MOODLE.
  • Um estudo sobre gestão do conhecimento e inovação em uma empresa multinacional do setor de fast-food: o caso da Subway Artigos

    Oliveira, Paulo Henrique de; Gonçalves, Carlos Alberto; de Paula, Edmar Aderson Mendes; Assis, Vivian Coelho

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa as práticas de gestão do conhecimento e da inovação em uma franquia de uma importante empresa multinacional do setor de fast-food de Minas Gerais: a Subway. Como estratégia de pesquisa, utilizou-se um estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio de uma entrevista em profundidade, realizada com o proprietário de quatro lojas dessa franquia, situadas em regiões estratégicas da cidade de Belo Horizonte. Os resultados demonstraram que os processos de criação, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos entre os funcionários administrativos e operacionais são incentivados e têm alcançado resultados significativos nas lojas da franquia, conforme defende a teoria. Entretanto, talvez em decorrência desse modelo de negócio (franquia), esses conhecimentos produzidos e compartilhados, entre tais funcionários, não são aplicados em sua totalidade na inovação dos produtos e dos processos operacionais no local de vendas, pois grande parte das inovações é desenvolvida no ambiente da franqueadora, o que restringe o espaço de inovação nas lojas franqueadas, apesar de haver resultados satisfatórios na inovação de alguns processos gerenciais.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the practices of knowledge management and innovation in a franchise of a major multinational company in the fast-food industry of Minas Gerais: Subway. As a research strategy, we used a descriptive case study and data were collected through a in-depth interview conducted with the owner of four stores in that franchise located in strategic areas of the city of Belo Horizonte. The results showed that the processes of creation, development and sharing of knowledge between the administrative and operational staff are encouraged and have achieved significant results, the franchise stores, as the theory claims. However, perhaps because of this business model (franchise), this knowledge produced and shared among such employees are not applied in its entirety on product innovation and operational processes on the sales, because most of the innovations developed in the environment and the franchisor, which restricts the space for innovation in franchised stores, in spite of satisfactory results in some innovation management processes.
  • O uso das informações contidas em documentos de patentes nas práticas de Inteligência Competitiva: apresentação de um estudo das patentes da UFMG Artigos

    Teixeira, Renata Cristina; Souza, Renato Rocha

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta a Inteligência Competitiva (IC) como ferramenta minimizadora dos riscos, durante a tomada de decisão nas empresas. Apresenta o conceito de IC, seu histórico e seus processos. Apresenta o documento de patente, como fonte de informação de expressiva importância para recuperação de informações tecnológicas e, consequentemente, como ferramenta para as práticas de IC. Apresenta a análise do conhecimento protegido, através dos documentos de patentes depositados pela UFMG no Brasil e no exterior, publicados até novembro de 2012.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the Competitive Intelligence (CI) as a tool for risk minimizing during the decision-making process. It presents the CI concept, its history and its processes. It features the patent document as an information source of great importance for technological information retrieving and, consequently, as a tool for CI practices. It presents the analysis of knowledge protected through patent documents filed by the Federal University of Minas Gerais in Brazil and abroad, published by November 2012.
  • A Web 2.0 como ferramenta de análise de tendências e monitorização do ambiente externo e sua relação com a cultura de convergência dos media Artigos

    Maravilhas-Lopes, Sérgio Paulo

    Resumo em Português:

    Analisamos a utilização das ferramentas da Web 2.0 para a monitorização do ambiente externo das organizações, com a consequente obtenção de informação acerca da concorrência e tendências de mercado e a sua relação com a denominada cultura de convergência dos media, incidindo, essencialmente, em dois pontos-chave: a convergência tecnológica e a cultura de convergência, que permitem a todos os membros da organização a recolha de informação relevante para o desempenho das suas funções e do sucesso da organização onde colaboram e a sua partilha com os restantes membros dessa organização, melhorando a comunicação. Na convergência dos media, convém realçar a dimensão do relacionamento entre pessoas e destas com a tecnologia, assim como os benefícios daí resultantes. Atualmente é possível a qualquer membro da organização, não só os especialistas, recolher informação válida para efeitos de monitorização, graças à democratização no acesso às ferramentas designadas Web 2.0. Qualquer pessoa, com um mínimo de formação em tecnologia e análise de mercados, é capaz de proceder a essa tarefa, enriquecendo a visão comum acerca da concorrência. A convergência reside essencialmente nessa troca, na partilha e colaboração, potencializadas pela tecnologia, que promovem a interação entre as pessoas e a construção de um conhecimento mais alargado.

    Resumo em Inglês:

    We analyzed the use of Web 2.0 tools for monitoring the external environment of organizations, obtaining information about the competition and market trends, and their relationship with the so-called media convergence culture, focusing mainly on two points: technological convergence and convergence culture, allowing all members of the organization to gather information relevant to the performance of their duties and the success of the organization where they work, sharing it with other members of the organization, improving communication. In media convergence it should be noted the relationship between people and technology, as well as the resulting benefits. Currently it is possible for any member of the organization, not only to experts, gather valuable information for monitoring purposes, thanks to the democratization of access to these tools called Web 2.0. Anyone with a minimum of training in technology and market analysis is able to undertake this task, enriching the common vision about the competition. The convergence lies essentially in this exchange, sharing and collaboration, enhanced by technology, which promotes interaction between people and building a wider knowledge.
  • Avaliação heurística de usabilidade em jornais online: estudo de caso em dois sites Artigos

    Rosa, Juan Miguel; Veras, Manoel

    Resumo em Português:

    O trabalho foca a usabilidade em sites de jornais eletrônicos. São descritas as principais metodologias de avaliação de usabilidade propostas na literatura, e adota-se, dentre elas, a avaliação heurística de Nielsen, para analisar a usabilidade dos sites dos jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Uma vez detalhados os resultados das avaliações, apresentam-se as considerações finais, nas quais destacam-se a concentração de violações nas heurísticas sobre visibilidade do estado do sistema; a consistência e padrões; e a prevenção de erros.

    Resumo em Inglês:

    The paper focuses usability in news websites. The text describes main usability evaluation methodologies proposed by scientific literature, among which Nielsen's heuristic evaluation is adopted for the analysis of the sites of Estado de São Paulo and Folha de São Paulo journals. Evaluation results are fully displayed before final considerations stress the concentration of usability violations in heuristics related to visibility of system status; consistency and standards; and error prevention.
  • A mediação da informação no âmbito da arquivística Artigos

    Ferreira, Letícia Elaine; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de

    Resumo em Português:

    O texto analisa a Arquivologia e sua relação com a mediação da informação. Defende que a base teórica da Arquivologia proporciona condições fundamentais para que, no âmbito da prática, se desenvolvam operações metodológicas que resultem no tratamento adequado dos documentos. Dessa forma, ressaltando a práxis arquivística, compreende-se a utilização de instrumentos e técnicas como uma mediação de sistemas, na qual as etapas da metodologia arquivística atendem ao objetivo primordial de organização de massas documentais, possibilitando seu tratamento, com o propósito de recuperar e disponibilizar as informações dos respectivos conjuntos documentais. A atuação técnica de profissionais da informação, especificamente do arquivista, nesse contexto, já configura uma mediação, mas uma mediação, sobretudo, que lida com a protoinformação. Dessa forma, argumenta-se que é necessário entender como essa protoinformação torna-se informação. Afirma-se que, nesse sentido, a mediação da informação apresenta-se como objeto que vislumbra tal compreensão, partindo, para tanto, do parâmetro da apropriação da informação dos usuários-pesquisadores do arquivo e sua produção e/ou alteração do conhecimento resultante da relação com esse ambiente, para garantir, de fato, uma mediação da informação arquivística. Advoga que essa perspectiva inovadora da mediação da informação nos arquivos, caracteriza uma abordagem que carece de maiores reflexões na área.

    Resumo em Inglês:

    The text analyzes the Archivology and its relationship with the mediation of information. Argues that the theoretical basis of Archival Science provides key condition of the scope of practice, to develop methodological operations that result in the proper handling of documents. Thus, highlighting the archival practice includes the use of tools and techniques what is one system mediation, where the stages of the methodology archival has the primordial objective with organization archival, to retrieve and available information from respective sets of documents. The technical work of information professionals, specifically the archivist in this context already set up a mediation, but, especially dealing with the proto-information. It should be recognized as it becomes proto-information in information. Thus, it is argued that it is necessary to understand how this proto-information becomes information. It is said that in this sense, the mediation of information presents itself as an object that sees such an understanding, of the beginning to end, the parameter of the appropriation of information of users-researchers of archives, and their production and / or modification of knowledge resulting from the relationship with this environment to ensure in fact a mediation of archival information. Hopes that this innovative approach of mediation of information in the archives featuring an approach that requires one further reflection in the area.
  • Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) como instrumento de poder Teses E Dissertações

    Cavalcante, Ricardo Bezerra
  • O que informam as cartas de leitores e leitoras enviadas a jornais impressos: os casos do Estado de Minas e do Le Monde Teses E Dissertações

    Santos, Patrícia Espírito
  • Gestão, informação e comunicação museológica: um estudo comparativo entre pequenos e médios museus brasileiros e franceses Teses E Dissertações

    Santos, Vânia Carvalho Rôla
  • Portal Periódicos CAPES: estudo dos não- usuários docentes das IFES brasileiras Teses E Dissertações

    Fernandes, Wesley Rodrigo
  • Inclusão digital na terceira idade: um estudo de usuários sob a perspectiva fenomenológica Teses E Dissertações

    Gandra, Tatiane Krempser
  • Orientação informacional em instituições de ensino superior de Belo Horizonte Teses E Dissertações

    Macedo, Solange Madalena Souza
  • A relação dos bibliotecários com a profissão, com a rotina profissional e com os usuários a partir de uma perspectiva compreensiva Teses E Dissertações

    Sepúlveda, Maria Inês Moreira
  • Contradictions of a knowledge intensive economy: interview with Michael Perelman, Professor at California State University

    Marques, Rodrigo Moreno; Perelman, Michael
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