Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 19, Número: 4, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

    Souza, Terezinha de Fátima Carvalho de; Araújo, Carlos Alberto Ávila
  • As competências do bibliotecário na educação básica: reflexões de rede Artigos

    Garcez, Eliane Fioravante

    Resumo em Português:

    O artigo resulta de estudo de um modelo de gestão para bibliotecas da rede de escolas de educação básica vinculada à administração pública do Estado de Santa Catarina, desenvolvido em 2012. O estudo dessa rede, composta por mais de mil unidades escolares distribuídas em 293 municípios, além de prever a criação de 300 cargos de bibliotecário fez surgir um modelo de rede estruturado em três níveis de competência bibliotecária a partir do lugar de atuação desse profissional: a) Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação; b) Gerências Regionais distribuídas em 36 municípios sede; e, c) Unidades Escolares. O estudo mais recente do qual fizemos um recorte e apresentamos neste artigo, teve a participação de representantes dessa categoria profissional em Santa Catarina e com representantes da Secretaria de Estado da Educação. Com as ideias abordadas neste texto se pretende ampliar a discussão sobre o papel do bibliotecário quando da formação de uma rede de bibliotecas escolares no âmbito da administração pública estadual.

    Resumo em Inglês:

    This article results from a study of a management model for libraries in the public schools that offer basic education linked to the state of Santa Catarina (SC) Public Administration. The study was developed in 2012 and it comprised over a thousand schools distributed in 293 cities in the state. Besides anticipating the creation of 300 librarian positions, the study made possible the emergence of a network model structured in three levels of librarian competence starting from the work place of this professional: a) Central department of the Education Secretary of SC b) regional offices distributed in 36 cities, and, c) Schools. The latest study, from which we detached a part, had the participation of representatives of school librarians in SC and of the Education Secretary of SC. With the ideas discussed in this text, it is intended to extend the discussion about the librarian role with respect to the formation of a network of school libraries within the state public administration.
  • A metacognição de usuários no processo de busca da informação em catálogo coletivo de biblioteca universitária Artigos

    Dal'Evedove, Paula Regina; Neves, Dulce Amélia de Brito; Fujita, Mariângela Spotti Lopes

    Resumo em Português:

    Observou-se a trajetória metacognitiva de usuários de uma biblioteca universitária a fim de identificar as estratégias metacognitivas utilizadas durante o processo de busca da informação em catálogo coletivo online. Sua configuração foi pautada nos relatos orais dos sujeitos participantes obtidos por meio da técnica do Protocolo Verbal Individual de modo a propiciar uma configuração real da tarefa e uma análise mais aproximada do seu fazer natural em sistemas de recuperação da informação. Os resultados demonstram que o conhecimento de estratégias metacognitivas repercute na qualidade dos resultados obtidos no processo de busca da informação e interferem no modo como se concretiza a recuperação da informação em catálogo online, fato que acentua a necessidade de estudos que avancem em questões relacionadas à metacognição de usuários de informação.

    Resumo em Inglês:

    It was observed the metacognitive trajectory of three users from a public university library the state of Sao Paulo to identify the metacognitive strategies that were used during the process of searching for information in a online collective catalog. Its configuration was based on participants' oral reports obtained by the technique of individual verbal protocol to provide an actual configuration of the task ans a closer examination of its natural recovery of information systems. The data collection sessions were recorded, and the recorded data were transcribed and categorized into four units of analyses: 1- expertise, 2-regulation, 3-assessment of knowledge itself and 4- organization of cognitive process. The results showed that knowledge of meta-cognitive strategies affects the quality of the results obtained in the process of searching for information and interferes in the way it implements retrieval on-line catalog, a fact the emphasizes the need for studies to move forward on issues meta-cognition of users of information.
  • Comportamento informacional em uma comunidade científica formada a partir da implementação de projetos colaborativos institucionais

    Valero Rivero, Dámaris; Molina, María Pinto; Ponjuán Dante, Gloria

    Resumo em Português:

    A presente investigação faz parte de um estudo realizado com um grupo de profissionais pertencentes às ciências naturais, exatas e aplicadas, os quais formam uma comunidade científica criada a partir de um projeto colaborativo institucional liderado pelo Instituto de Medicina Tropical "Pedro Kourí", na província de Sancti Spíritus/Cuba. O objetivo do estudo esteve direcionado à determinação das características e comportamento informacional dos especialistas da comunidade científica pesquisada, visando conhecer quais as fontes e os recursos informativos mais utilizados, bem como a relação existente entre nível de estudo, idade, tipo e etapa da investigação, com o recurso informativo e a fonte que utilizam os pesquisadores da comunidade científica, quando precisam satisfazer as constantes necessidades de informação. Foi aplicado um questionário aos membros do grupo, cujos resultados foram analisados de forma descritiva, utilizando provas estatísticas não paramétricas com o intuito de comprovar a correlação existente entre as variáveis selecionadas no estudo. Estes resultados foram comparados com estudos similares realizados em países Iberoamericanos, fundamentalmente na Espanha e no México, apresentando coincidências ou pontos de contato, tais como: o acesso aos papers como primeira opção para verificar aos resultados publicados de primeira mão; o uso das publicações periódicas; a biblioteca como principal recurso de informação, e uma ampla utilização do texto eletrônico devido à massificação das tecnologías da informação.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación que se presenta forma parte de un estudio realizado a un grupo de profesionales pertenecientes a las ciencias puras, naturales, exactas y aplicadas que conforman una comunidad científica formada a partir de un proyecto colaborativo institucional, liderado por el Instituto de Medicina Tropical "Pedro Kourí", en la provincia de Sancti Spíritus. El objetivo de este estudio se encauzó en determinar las características y el comportamiento informacional de los especialistas que conformaban la comunidad científica investigada; para ello el basamento fundamental de la investigación estuvo dado en indagar cuáles eran las fuentes y recursos informativos más utilizados; así como la relación existente entre el grado de estudio, edad, tipo y etapa de investigación con el recurso de información y fuente informativa que utilizan los investigadores de esta comunidad científica cuando precisan satisfacer sus constantes necesidades informativas. Fue aplicado un cuestionario a los miembros del grupo y los resultados obtenidos fueron analizados de forma descriptiva, empleándose pruebas estadísticas no paramétricas para comprobar la correlación existente entre las variables seleccionadas en el estudio. Los resultados se compararon con investigaciones similares realizadas en países de Iberoamérica, fundamentalmente con España y México, demostrando la existencia de coincidencias o puntos de contacto, tales como: el acceso a los paper como primera opción para acceder a los resultados publicados de primera mano, el uso de las publicaciones periódicas, la biblioteca como el recurso de información más utilizado y un elevado uso del texto electrónico debido al creciente acceso a las tecnologías de información.

    Resumo em Inglês:

    The research is part of a study carried out to a group of professionals belonging to the scientific, natural, pure, exact and applied sciences which form a scientific community formed from an institutional collaborative project, led by the Tropical Medical Institute "Pedro Kourí" in Sancti Spiritus province. This study is aimed to determine the characteristics and researchers information behavior that make up this studied scientific community. The research was based on inquiring what were the most used sources and information resources as well as the relationship between the degree of study, age, type and stage of research on the type of information resource and source of information they use when they need to meet their information needs. A questionnaire was applied to all members of the group and the results were analyzed descriptively, using nonparametric statistical tests in order to check the correlation between the selected variables. These results were compared with similar studies in Latin American countries, primarily Spain and Mexico, presenting, some overlap or touch points, such as: the use of periodicals and access to the papers as a preferred option to access the published results firsthand, the library and the most used source of information and increased use of electronic text due to increased access to information technologies.
  • Instrumento de descrição arquivística em meio eletrônico: definição do quadro de padrões, normas e metadados

    Carpes, Franciele Simon; Flores, Daniel

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta a definição do quadro de padrões, normas e metadados que foi utilizado para descrição das resoluções do reitor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Devido ao seu valor probatório e informativo, os documentos decorrentes dos atos legais e normativos da UFSM são considerados de caráter permanente, ou seja, são documentos históricos, que compõe o patrimônio documental da Universidade. Anteriormente, a maioria destes documentos estava acessível apenas em suporte papel. A disponibilização destes documentos em meio eletrônico permitirá um maior e melhor acesso. Para desenvolver um instrumento de descrição em meio digital é necessária a definição do quadro de padrões, normas e metadados a serem utilizados. Para isso, primeiramente, buscou-se compreender a situação deste acervo em relação à descrição e acesso. Isso foi necessário porque o estabelecimento deste quadro foi baseado nas experiências anteriores, adequando-o as normas arquivísticas. A norma utilizada é a NOBRADE e o padrão de metadados é o do e-ARQ Brasil. Esse quadro deverá ser implementado gradualmente no sistema eletrônico da Universidade o SIE. Posteriormente, publicar-se-á o instrumento de descrição arquivística em meio eletrônico. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para os estudos quanto à Descrição Arquivística, o emprego de suas normas, e a utilização da tecnologia da informação.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a framework for setting standards, and metadata standards to be used for description of the resolutions of the rector of the Federal University of Santa Maria - UFSM. Due to its probative value and informative documents arising from legal and normative acts UFSM are considered permanent, i.e., they are historical documents that make up the documentary heritage of the University. Currently, most of these documents are available only in paper form. The release of these documents will allow a greater and better access. To develop a tool description in the digital medium is necessary to define the framework of standards and metadata standards to be used. For this, first, we tried to understand the situation of the acquits regarding the description and access. This was necessary because the establishment of this framework was based on previous experience, adapting it to archival standards. The standard used is NOBRADE and metadata standard is the e-ARQ Brazil. This framework should be implemented in the electronic system of the University (SIE). Later, it will publish the instrument in electronic archival description. Thus, the research has contributed to studies on the Archival Description, employment of its standards, and the use of information technology.
  • O novo museu e a sociedade da informação Artigos

    Gouveia Junior, Mário

    Resumo em Português:

    Discute a emergência do novo museu e sua função enquanto abrigo do patrimônio e da memória nacional. Evidencia em que medida tais noções de preservação, celebração e ostentação do fantástico contribuíram no sentido de afastar o público dessas instituições. Identifica- se que essa forma de alienação acabaria por contribuir para a crise de valor e significados sociais do museu em relação à sociedade. Da mesma forma, verifica-se que o delineamento de uma transformação paradigmática começou a se apresentar a partir das discussões ocorridas na Mesa Redonda de Santiago, de 1972. Trata-se de uma investigação epistemológica que se respalda num estudo exploratório, no âmbito da Museologia e da Ciência da Informação. Como resultados, enfatiza-se que os museus evidenciam conceitos e práticas em metamorfose, estando focados na promoção da cidadania, na valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental, na universalidade do acesso à informação e no intercâmbio interinstitucional.

    Resumo em Inglês:

    Discusses the emergence of the new museum and its function as custody the heritage and national memory. Highlights the extent to which such notions of preservation, celebration and pageantry of fantastic contributed towards the public away from these institutions. This disposition would eventually contribute to the crisis of value and social meanings of the museum in relation to society. Likewise, it appears that the design of a paradigmatic transformation began performing from the discussions that took place in Santiago Round Table, 1972. This is an epistemological investigation that supports an exploratory study in the context of Museology and Information Science. As a result, it is emphasized that museums demonstrate concepts and practices in metamorphosis and it is focused on promoting citizenship in the appreciation and preservation of cultural and environmental heritage, in universal access to information and inter-institutional exchange.
  • Sistema de informação: um entendimento conceitual para a sua aplicação nas organizações empresariais Artigos

    Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa; Falsarella, Orandi Mina; Sugahara, Cibele Roberta

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem por objetivo discutir a relação entre os diversos termos e conceitos referentes a sistemas de informação apresentados nos estudos sobre o tema, a fim de compreender as características comuns e diferenciadoras entre eles, de forma a facilitar seu desenvolvimento e aplicação nas organizações. Trata-se de um estudo exploratório, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, que busca identificar um denominador comum entre os diferentes tipos de sistemas de informação a partir dos atributos da informação. A análise baseada na informação permitiu a formação de grupos de sistemas de informação, cujos resultados evidenciam que interesses de uso específico e os recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação são determinantes para a variedade de termos e conceitos atribuídos aos sistemas de informação. Conclui-se que diferentes denominações sempre vão existir, portanto é muito importante para os estudos no tema que se compreenda e se assimile as características apresentadas pelos grupos de sistemas de informação, pois facilita o acompanhamento e discernimento em relação à variedade disponibilizada para as organizações.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to discuss the relationship among the various terms and concepts related to information systems presented in the studies on the subject, in order to understand the common and differentiating characteristics among them, in order to facilitate their development and application in organizations. This is an exploratory study, developed through a literature search, which tries to identify a common denominator between the different types of information systems, from the attributes of information. The analysis based on the information allowed the formation of groups of information systems and its result shows that specific usage interests and resources of the Information and Communication Technologies are critical to the variety of terms and concepts attributed to information systems. The conclusion is that different denominations will always exist, so it is very important for studies about the theme to understand and assimilate the characteristics presented by the groups of information systems, which simplifies monitoring and discrimination toward the variety available to organizations.
  • Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão com a técnica de raciocínio baseado em casos Artigos

    Urnau, Eduardo; Kipper, Liane Mahlmannn; Frozza, Rejane

    Resumo em Português:

    O trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema para apoio à tomada de decisão percorrendo os temas que abordam o conhecimento, as estratégias utilizadas nas empresas e o uso da técnica de raciocínio baseado em casos. A técnica de Inteligência Artificial atendeu o desafio de tornar o conhecimento parte da cultura organizacional. O estudo de caso foi realizado proporcionando à empresa análises detalhadas dos resultados. Modelos foram utilizados, para tornar esta aplicação diferenciada: linear da faixa de interesse para cada atributo; matriz simétrica de similaridade e tabela de definição dos valores por atributos. Os resultados apresentam melhoria significativa na acurácia das informações em tempo real, auxiliando na tomada de decisões.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the development of a system to support decision making covering issues related to the knowledge, the strategies used in businesses and the use of the technique of case-based reasoning. The Artificial Intelligence achieved the challenge to become the knowledge part of the organizational culture. Case study was conducted to provide detailed analysis of the results. Models were used to make this application differentiated: linear band of interest for each attribute; symmetric similarity matrix and table to definition of attributes values. The results show significant improvement in the accuracy of the information in real time to decision making.
  • Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras Artigos

    Escrivão, Giovana; Nagano, Marcelo

    Resumo em Português:

    A importância da gestão do conhecimento para qualquer ambiente organizacional como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual é amplamente reconhecida, apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. Diversos são os contextos em que a gestão do conhecimento pode ser aplicada proporcionando a geração de novos conhecimentos, sendo um deles a educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental. O objetivo dessa pesquisa é analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo e pode ser definida como estudo de casos, pois foi realizado um estudo aprofundado das características dos programas de educação ambiental em duas das principais universidades brasileiras. Os métodos utilizados para coletar e analisar os dados foram a entrevista e a análise de conteúdo. Ao final da pesquisa pôde-se sugerir práticas aos programas de educação ambiental que podem proporcionar a gestão e estimular a criação de novos conhecimentos, como por exemplo, substituir as equipes, que são atualmente homogêneas, por equipes heterogêneas para que diferentes contextos, experiências e conhecimentos sejam compartilhados. No que diz respeito a teoria da criação de conhecimento, os casos estudados possibilitaram a identificação de observações sobre alguns pressupostas desta teoria, como por exemplo, a alta rotatividade dos alunos e a estabilidade garantida dos funcionários influem sobre o comprometimento destes com a criação de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Although the importance of knowledge management for any organizational environment as a strategy to confront the current instability has been widely recognized, little is known concerning the creation of organizational knowledge. Different contexts that knowledge management can be applied providing creation of new knowledge and its better use, like in the environmental education on accounting of growing environmental degradation. The present paper analyzes and describes the process of knowledge creation in environmental education programs at the two largest Brazilians public universities by conducting comparative case studies. This research can be classified as qualitative with a descriptive characteristic conducted through case studies, as a detailed study of the characteristics of the environmental education programs was realized in two major Brazilian universities. The methods used to collect and analyze the data were interviews and content analysis. At the end of the study it was made some suggestions of practices that can provide manage of the environmental knowledge and incentive for the creation of new knowledge to environmental education programs, as replacing the teams, that are homogeneous, by heterogeneous teams in order to share different contexts, know-how and knowledge. Concerning theory of knowledge creation, some results of studied cases made available the identification of eight observations that question some assumptions of this theory, as the high turnover or the guaranteed stability on work can perform on employees' commitment to knowledge creation.
  • Inovação no acervo e no acesso de informações: o sistema de repositório institucional nos Tribunais de Contas do Brasil Artigos

    Volpato, Sílvia Maria Berté; Rodrigues, Leonel Cezar; Silveira, Amélia

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa apresenta os resultados de um estudo que investigou a viabilidade de implantação de repositório institucional nos Tribunais de Contas do Brasil. Os repositórios se apresentam como uma tendência em organizações voltadas para a inovação, a exemplo de universidades, havendo ferramentas gratuitas para sua adoção. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados envolveram, inicialmente, uma pesquisa descritiva, com método quantitativo e de levantamento; exploratória, com método qualitativo, e adoção da técnica Delphi, no momento seguinte. Como resultado apresenta a efetivação da inovação sujeita à adoção das diretrizes de caráter institucional, estrutural e operacional, para implantação de inovação arquitetural nas bibliotecas dos Tribunais de Contas e descreve os elementos estruturantes de cada um deles e enfatiza a magnitude e os benefícios que poderão ocorrer nas instituições com a implantação do repositório institucional.

    Resumo em Inglês:

    This research presents the results of a study that investigated the feasibility of implementing an institutional repository in the Courts of Accounts in Brazil. The repositories are presented as a tendency in organizations devoted to innovation, such as universities, with free tools for adoption. Therefore, the applied methodological procedures involved initially a descriptive research with data collection and quantitative method, and in the next moment; a exploratory research with qualitative method and the adoption of the Delphi technique. As a result, this research presents the effectiveness of the innovation subject to the adoption of guidelines with institutional, structural and operational character, for implementing architectural innovation in the libraries of the Courts of Accounts, and also describes the structural elements of each guideline and emphasizes the magnitude and the benefits that may occur in the institutions with the institutional repository implementation.
  • Relacionamentos em tesauros: o valor semântico dos verbos Artigos

    Maculan, Benildes Coura; Lima, Gercina Ângela Borém de Oliveira

    Resumo em Português:

    Os relacionamentos que compõem a estrutura conceitual dos tesauros podem ser mais claros e inteligíveis para humanos e máquinas quando explicitamente representados. De forma geral, essa representação é realizada através de verbos ou expressões verbais. Por essa razão, a Linguística forneceu importantes aportes teóricos. A abordagem discutida neste artigo foi desenvolvida por Borba (1996), tendo por base as teorias da Gramática de Valências e da Gramática de Casos, utilizadas na representação dos relacionamentos em sistemas de organização do conhecimento (SOC) do tipo tesauro. Essa abordagem tem como foco a classe gramatical do verbo e trabalha com os distintos papéis temáticos que o mesmo desempenha dentro de uma frase. Os resultados permitiram perceber que os relacionamentos existentes em um tesauro não podem desprender-se do domínio analisado, assim como também o verbo precisa de seu contexto para ser apreendido. O sentido, tanto do relacionamento quanto do verbo, resulta de uma construção social localizada.

    Resumo em Inglês:

    The relationships that form the conceptual structure of thesauri can be more readily understood to humans and machines when explicitly represented. In general, this representation is realized through the use of verbs or verb phrases. For this reason, Linguistics provided important theoretical contributions. The approach discussed here was developed by Borba (1996), which based his study on the Grammar of Valence and Grammar of Cases theories and used in the representation of relationships in knowledge organization systems (KOSs) of the thesaurus type. This approach focuses on the verb grammar class and its different thematic roles in a sentence. The results showed that the existing relationships in a thesaurus cannot be separated from the domain analyzed as well as the verb needs to be in context to be understood. Both meanings of the relationship and the verb result from a localized social construction.
  • Inferência estatística clássica para a confiabilidade de rede de coautoria com enfoque nos vértices Artigos

    Oliveira, Sandra Cristina de; Ferreira, Taiane de Paula; Brigantini, Beatriz Barbero; Uehara, Jéssica Katty

    Resumo em Português:

    Um grupo de pesquisa pode ser considerado uma rede social, a qual pode ser modelada por um grafo G composto por k vértices e m arestas. Os pesquisadores que compõem essa rede podem ser interpretados como seus vértices, e as conexões ou ligações entre esses pesquisadores (representadas por trabalhos em coautoria) podem ser consideradas suas arestas. O objetivo deste trabalho foi estudar a medida de confiabilidade de redes considerando os vértices ou pesquisadores não confiáveis e as arestas ou conexões perfeitamente confiáveis. Especificamente, foi proposta uma abordagem inferencial clássica para a confiabilidade de redes, obtendo os estimadores de máxima verossimilhança e os respectivos intervalos de confiança para os componentes individuais (pesquisadores) e para a rede de coautoria; foi aplicada a metodologia a um grupo de pesquisa da UNESP cadastrado no CNPq; e, foram obtidas medidas de centralidade de vértices para auxiliar na identificação de situações onde a inserção de uma aresta ou ligação entre dois pesquisadores do grupo poderia aumentar significativamente a confiabilidade da rede de coautoria. Os resultados mostraram a utilidade da inferência estatística no contexto de confiabilidade de redes sociais, ressaltando que a contribuição de cada pesquisador é de extrema importância para a manutenção de um grupo de pesquisa. Verificou-se ainda que o cálculo da confiabilidade de uma rede de coautoria pode ser bastante desgastante de ser executado e que as medidas de centralidade são uma ferramenta viável quando se intenciona aumentar a confiabilidade dessa rede.

    Resumo em Inglês:

    A research group may be considered a social network, which may be modeled by a graph G with k nodes and m edges. Researchers that make up this network can be interpreted as its nodes or actors, and the connections or links between those researchers (represented by co- authored papers) can be considered as its edges. The aim of this study was to measure the reliability of networks considering unreliable nodes or researchers and perfectly reliable edges or connections. Specifically, a statistical analysis based on classical inference to the network reliability was proposed, obtaining the maximum likelihood estimators and confidence intervals for the individual components (researchers) and the co- authorship network; the methodology was applied to a research group of UNESP registered in CNPq; and measures of centrality of nodes were obtained to assist in identifying situations where the insertion of an edge or connection between two researchers of the group could significantly increases the reliability of this co-authorship network. The results showed the usefulness of statistical inference in the context of social networks reliability, noting that the contribution of each researcher is of extreme importance for the maintenance of a research group. It was also found that calculating the reliability of a co-authorship network can be quite exhausting to be executed and that the centrality measures are a viable tool when it intends to increase the reliability of this network.
  • Museu virtual: um novo olhar para a informação e comunicação na museologia Relatos De Experiências

    Teixeira, Robson da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda os espaços virtuais de museus, a partir da questão de uma representação virtual do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); esse museu virtual contempla coleções de ciência e tecnologia do Instituto de Física (IF) como subsídio para a pesquisa museológica e para a construção da história e memória do ensino de física no Brasil. Este artigo está voltado para a memória institucional do IF (UFRJ), que em 2013 fez 49 anos, e ocupa um lugar de destaque entre as instituições de ensino e pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the virtual spaces of museums, from the question of a virtual representation of the Physics Institute of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), that includes virtual museum collections science and technology of the Institute of Physics (IF) as a subsidy museum for research and the construction of history and memory of physics education in Brazil. This article is focused on the institutional memory of the IF (UFRJ), who did 49 years in 2013, and occupies a prominent place among the institutions of education and research.
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br